sábado, 22 de outubro de 2022

Baile Biu Bruxa


Banda Biu Bruxa apresenta: BAILE DO BIU!

Tu gosta de Funk, Soul, Disco, de groove da pesada?

Então vem com a banda Biu Bruxa e se joga no baile, esse local mágico que promove encontros reais em torno da música e da dança, para além de qualquer distância, longe das telas, olho no olho, suor, flerte, encanto...

Serviço:

Data: 22/10 (sábado)

Hora: 20h (abertura da casa às 19h)

Local: IRAQ

Rua do Sossego, 179.


Como estimular a criatividade entre as crianças nas escolas?

 

Fator fundamental para a construção da aprendizagem de uma criança, a criatividade é muito mais importante do que se imagina. Isso porque é uma habilidade que está diretamente ligada à autoestima. Ou seja, quanto mais confiante é uma criança, mais criativa ela será e mais facilidade terá para aprender. Por tanto, especialistas reforçam a importância da escola estimular essa habilidade dentro da sala de aula, promovendo atividades voltadas para o explorar e o imaginar e, dessa forma, desenvolvendo a criatividade entre os pequenos.

“A criatividade não é inata de toda criança, ela é desenvolvida. E a escola tem esse papel. A primeira condição para o desenvolvimento da criatividade é a liberdade de expressão. A escola que condenava o erro do aluno causava um prejuízo ao desenvolvimento da criatividade dele. Quando a escola tem uma perspectiva do erro como um caminho para o acerto, é possível fazer com que o aluno perceba a sua trajetória como um processo dessa aprendizagem e, consequentemente, para o acerto, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade”, avalia a gestora pedagógica do Colégio GGE, escola parceira do Sistema GGE de Ensino, Anabelle Veloso.

Para a profissional de educação, a criatividade pode ser estimulada por diversas estratégias dentro de sala de aula. O fortalecimento da autoestima é uma delas. “Nenhuma criança será criativa se ela for tolhida das suas ideias”, alerta. Anabelle também defende a liberdade de ideias, de criação. “Isso precisa acontecer para que o desenvolvimento de um processo criativo seja possível entre as crianças. É essencial”.

Entre as ações voltadas ao estímulo da criatividade infantil que Anabelle realiza no dia a dia da sua escola está a Coleção Ludus, criada pelo Sistema GGE. O material pedagógico é voltado para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e tem como objetivo instigar o perfil questionador e investigativo dos alunos por meio de exercícios contextualizados. “Como o próprio nome da Coleção sugere, a vivência desse conteúdo valoriza situações lúdicas de aprendizagem e acaba por reforçar a capacidade das crianças de perguntar, argumentar, formular novas respostas e, consequentemente, desenvolver a criatividade”, pontua.

A Coleção Ludus conta com uma turma de personagens criados com base em características reais dos alunos. Foram pensados de maneira cuidadosa para encantar e envolver as crianças em diversas situações do cotidiano e o mais instigante é que os personagens crescem com os alunos, ano após ano.

Uma outra estratégia também utilizada no dia a dia e presente no material didático do GGE, na visão da gerente pedagógica, é a resolução de situações-problema. “Quando se coloca a criança para pensar em soluções, você está estimulando a criatividade dela, uma vez que não existe um modelo pronto, um formato correto para aquele problema. Então, ela é levada a pensar nas maneiras mais inusitadas de resolver a situação proposta. Essa é uma forma eficiente: não entregar nada pronto e, sim, fazer com que a criança, a partir do seu conhecimento, da sua reflexão, consiga pensar, sem amarras”, analisa.

Coletivo pernambucano Gambia Rec Produções realiza 1ª Mostra de Cinema

 

A 1ª Mostra de Cinema do coletivo pernambucano Gambia Rec Produções será realizada neste sábado, 22 de outubro, às 20h, no Bar Super 8. O evento tem entrada gratuita e reúne três dos seis curtas-metragens independentes da produtora.

De acordo com a organização, a ideia é movimentar a cena do audiovisual, ocupando espaços e alimentando a arte local. “Viver da arte é muito difícil e, com a pandemia, a situação ficou ainda mais crítica, por isso resolvemos criar nossas próprias oportunidades e fortalecer o cenário do audiovisual. Será a primeira edição de muitas outras que pretendemos realizar”, destacou a roteirista Mel de Castro.

Todo o processo de criação e produção é feito pelo quinteto, onde cada um cumpre com várias funções dentro do coletivo. Isso exigiu que os artistas buscassem conhecimentos que ainda não possuíam. “É um trabalho desafiador. Mesmo sem tantas ferramentas disponíveis, a gente tenta se virar como pode. Eu atuo, dirijo e roteirizo, mas tive que aprender a editar vídeos para auxiliar na finalização dos filmes”, aponta o ator.

Serão exibidos os filmes “Respiro”, de Carolina Queiroz; “Clara Obsessão”, de Stephan Levita e Mel de Castro; e “Promiscuidade Ética”, de Mel de Castro. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

A aprovação de três roteiros pela Lei Aldir Blanc garantiu ao coletivo a possibilidade de adquirir melhores equipamentos de filmagem, som e iluminação. “Não temos os melhores equipamentos cinematográficos, mas conseguimos o básico para fazer um bom trabalho. A Gambia existe há dois anos, nós unimos nossos conhecimentos e experiências para fazer algo que a gente realmente acredita. Então, continuaremos na luta pra viabilizar nossas produções”, pontuou a produtora Rafaela Quintino.

A ideia da Mostra surgiu de uma conversa despretensiosa que tomou forma e começou a se consolidar em parceria com Vinicius Costa e Leandro Sandres, os fundadores do Bar Super 8. “Pra gente é um sonho ver eventos como esse sendo realizados. Nossa região tem tanto talento para o audiovisual, e ao mesmo tempo, tão pouco espaço. E a proposta do Super 8 é exatamente essa: tornar visível o audiovisual independente. Que haja mais espaços na nossa cidade, onde possamos exibir cada vez mais o trabalho dessa geração incrível de cineastas”, finalizou Vinicius.

Para acompanhar a noite de cinema, o público pode contar boa comida e bebida do Bar Super 8, com opções variadas, além de um espaço temático da sétima arte para fazer muitos registros do momento.

SERVIÇO
Hora: 20h
Data: 22 de outubro
Local: Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144)
EVENTO GRATUITO
Instagram: @gambiarec

Com informações da jornalista Rafaela Quitino