terça-feira, 19 de novembro de 2024

Semana Latino-Americana de Prevenção ao Afogamento 2024: Um Chamado à Ação pela Vida

 
A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) convida a todos para uma reflexão profunda e necessária a segurança aquática durante a Semana Latino-Americana de Prevenção ao Afogamento, que acontece de 18 a 22 de novembro. Contando com 15 países participantes, a iniciativa, nasceu em 2017 durante a reunião do Comitê Latino Americano de Prevenção ao Afogamento tendo em vista que a cada 90 minutos 3 latinos morrem afogados.
 
Os dados recentes do Boletim Epidemiológico do Afogamento SOBRASA 2024 revelam um cenário alarmante: o Brasil registrou mais de 5.400 mortes por afogamento, com crianças e adolescentes representando um terço dessas fatalidades. Em crianças de 1 a 4 anos é a segunda causa de mortes no país e a cada dois dias uma criança morre afogada, destacando a urgência de ações preventivas.
 
“A prevenção ao afogamento é uma questão de saúde pública que exige uma resposta ampla e integrada,” afirma o Dr. David Szpilman, Secretário Geral da SOBRASA. “Iniciativas como esta semana especial ajudam a espalhar mensagens vitais sobre segurança, especialmente para pais, professores e gestores de academias de natação.”
 
Com uma campanha aberta aos voluntários e à sociedade em geral, a SOBRASA estimula o desenvolvimento de atividades práticas e lúdicas em escolas, clubes, praias e piscinas de todo o país. Este ano, a ação será feita junto ao Programa Piscina + Segura, e o foco será na educação preventiva para crianças, treinamento de primeiros socorros e práticas de natação segura, visando reduzir os incidentes em locais propensos, como rios, lagos piscinas e praias.
 
A SOBRASA também reforça a importância do uso de coletes salva-vidas, a vigilância ativa em áreas de lazer na água e o conhecimento das condições climáticas antes de entrar em ambientes aquáticos. Dados do boletim apontam que a imprudência e o desconhecimento das normas de segurança estão entre os fatores mais comuns por trás dos afogamentos fatais.
 
“Todos podem ser agentes de mudança e salvar vidas. Saber como agir em uma situação de emergência e promover práticas seguras de recreação aquática são passos essenciais para diminuir essas estatísticas trágicas”, acrescenta Dr. Szpilman.
 
Durante a semana, especialistas de diversos países compartilharão suas experiências, ações e estratégias de sucesso nas redes sociais, fortalecendo uma rede de apoio mútua em prol da preservação de vidas.
 
*SOBRE A SOBRASA* - A SOBRASA é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1995 com a missão de “unir o Brasil para reduzir os afogamentos” utilizando para isto mais de 15 programas educacionais de prevenção esportivos, recreativos, sociais e culturais por todo Brasil. É a primeira entidade nacional desta natureza em toda a América do Sul, representante no Brasil da Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) e parceira da Organização Mundial de Saúde na luta contra os afogamentos em todo mundo. Temos representatividade nos 27 estados de nossa Federação, por meio da presença de 13 diretores, 56 chefes de departamento, 210 consultores, mais de 90 mil colaboradores na área de segurança aquática e mais de 6.500 voluntários. Todos trabalham de forma voluntária sem receber honorários ou ajuda de custo. Em 2023, nossas ações alcançaram 1.256.432 pessoas e obtivemos 21 milhões de impressões digitais com 37.674 postagens, 1.563 reportagens em TVs, Jornais, Rádios e outros, 176 milhões de cobertura e 1,3 bilhão de visualizações.

16° Festival de Jazz Porto movimenta a Villa Muro Alto neste sábado (23)


A noite do próximo sábado (23) será de muito jazz e blues na Villa Muro Alto. Chega pela primeira vez ao espaço, localizado em frente ao Polinésia Villa e Resort, a 16° edição do Festival de Jazz Porto. O evento acontecerá a partir das 18h, aberto ao público e com entrada gratuita.

“O festival já é uma tradição de Porto de Galinhas e ter a oportunidade de trazer a 16ª edição para a Villa Muro Alto é agregar cada vez mais novidades ao nosso espaço, e claro, ao nosso público tão fiel. Uma programação gratuita para toda família, com música de qualidade e a receptividade que sempre oferecemos”, comenta Alexander Borges, diretor executivo Ara Resorts.


Entre os nomes convidados, sobem ao palco os grupos Vintage Boys, trio pernambucano com repertório que mescla sucessos internacionais dos anos 50, 60 e 70, Vintage Pepper, que se destaca pelo seu estilo próprio e traz blues e soul, e Uptown Band, grupo vencedor do Prêmio Profissionais da Música de 2018.

Além das atrações musicais, o espaço de convivência é referência na região de Muro Alto, contando com seu complexo gastronômico que inclui nomes como os restaurantes Beijupirá Obará e Toscana Trattoria, Harina Café e D’Anton Gelateria. A Villa Muro Alto também celebra missas todos os sábados, na Capela Santana, e abre a sua Feira Criativa para os visitantes conhecerem mais sobre o artesanato da região, a partir das 17h.

*Serviço - 16° Festival de Jazz Porto - Palco Villa Muro Alto*

Data: 23 de novembro
Horários: Programação semanal da Villa Muro Alto (a partir das 17h); Festival de Jazz Porto (a partir das 18h)
Endereço: Villa Muro Alto (Rua Estrada de Muro Alto, s/n, Praia do Cupe - Porto de Galinhas, Ipojuca - PE
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 98222-3738/(81) 99282-7802

Audiência pública define cursos do campus do novo IFPE em Goiana


O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, participou na manhã desta terça-feira (19) da audiência pública de implantação de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no município.

O evento serviu para discutir sobre os novos cursos que poderão ser ofertados no Campus Goiana do IFPE. A audiência pública aconteceu no auditório do Sesc Ler Goiana com a presenca de professores, estudantes da rede municipal de ensino, empresários, representantes políticos, de movimentos sociais e da sociedade civil. "Este foi um processo de escuta ativa para coleta de informações que atendam às necessidades reais da nossa comunidade que venham promover o desenvolvimento regional através da educação", destacou Maria Goretti, secretária de Educação e Inovação de Goiana.


Hoje, o IFPE tem 16 Campus espalhados no Estado com 12 polos EAD e 188 cursos. "São aproximadamente 30 mil estudantes que estamos formando e estamos felizes em chegar em Goiana a partir de eixos tecnológicos embasados em dados censitários, econômicos e educacionais da região", enfatizou o reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior.

De acordo com o previsto, o novo campus deverá comportar 1.400 estudantes, com 16 salas de aula 12 laboratórios, diversas áreas de convivência, entre outros espaços. Na audiência pública, a equipe do IFPE apresentou os eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde; Produção Industrial; Controle de Processos Industriais; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; e Recursos Naturais, de onde serão selecionados os eixos e cursos da unidade Goiana. As sugestões de cursos, podem ser enviadas através do formulário: https://forms.gle/MrK7a3EWex5icyQd6 até o dia 04 de dezembro.

"Estamos realizando um sonho de ter em Goiana essa oportunidade de oferecer aos nossos jovens cursos de qualidade em nossa terra. E em breve, muitos goianenses terão a formação necessária para atender as demandas do nosso mercado de trabalho. Esse novo campus é um marco histórico para a educação pública da nossa região", disse o prefeito.

Ainda segundo Eduardo Honório, o terreno já foi desapropriado para a construção do novo campus, e será ao lado da UPA Deputado Osvaldo Rabelo.

Instituto RB abre no feriado da Consciência Negra para visitação


Nesta quarta é feriado de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra - mas o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea , um dos museus mais procurados do país , estará aberto para visitação. Funcionará normalmente , das 13h às 17h, com o último acesso programado às 16h30. O InstitutoRB funciona de terças-feiras aos domingos. 


O espaço oferece uma série de opções para quem curte arte. Exposição permanente sobre o Brasil Holandês de Maurício de Nassau e especialmente em Pernambuco, na sua pinacoteca, mostras de obras de arte significativas distribuídas ao ar livre em seus jardins , um curioso e valioso acervo de objetos que retratam as artes nas guerras – telas, objetos, esculturas, no chamado Castelo das Armas. 

Vale conferir. 

Informações: 21 21 0365-0334.


Influenciadora Cíntia Chagas lidera palestra sobre desenvolvimento empreendedor


No próximo dia 27 de novembro, o Teatro Guararapes, em Olinda, receberá o evento Dinastia, uma imersão dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo. Em um contexto onde o papel dos empreendedores se torna cada vez mais relevante, o encontro reunirá participantes interessados em adquirir ferramentas práticas e teóricas para fortalecer sua atuação profissional e pessoal, principalmente nas áreas de liderança, comunicação e inovação.

O empreendedorismo no Brasil tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Segundo dados do Sebrae, que promove o evento ao lado do Clubjob, pequenas e médias empresas representam mais de 90% dos negócios no país, sendo que o acesso ao conhecimento e à formação são considerados fatores essenciais para o sucesso desses empreendimentos. Nesse cenário, o evento Dinastia se propõe a ser um espaço de apoio, compartilhamento e inspiração, criando uma rede de fortalecimento mútuo entre empreendedores de diversos setores.

Para enriquecer a jornada de aprendizado, o evento contará com palestras de especialistas de destaque no cenário brasileiro. Entre eles estão Cíntia Chagas e Martha Gabriel, cujas trajetórias exemplificam como a comunicação e a inovação podem abrir novos caminhos e transformar realidades.

Cíntia Chagas, comunicadora nata, professora de português e especialista em oratória, trará a palestra "Oratória da Elegância", onde compartilha técnicas para comunicar-se com confiança e autenticidade, principalmente em um mundo onde a presença digital é cada vez mais influente. Conhecida como uma das educadoras mais irreverentes do país, Cíntia se destaca em mídias como o G1 e possui dois livros campeões de vendas pela Veja e pela Amazon. Escritora, palestrante, influenciadora e ex-articulista da Forbes, ela coleciona milhares de alunos em cursos virtuais, mostrando que humor, inteligência e elegância podem caminhar juntos.

Martha Gabriel, um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, abordará temas de inovação e tecnologia. Autora dos best-sellers "Liderando o Futuro", "Inteligência Artificial — do zero a superpoderes" e "Você, Eu e os Robôs", Martha possui uma formação sólida como engenheira pela Unicamp, com pós-graduação em Marketing e Design, mestrado e PhD em artes, além de formação executiva pelo MIT. Colunista do MIT Sloan Management Brasil e MIT Technology Review Brasil, Martha também é professora de Inteligência Artificial na PUC-SP e faculty internacional da CrossKnowledge. Reconhecida como Top Voice no LinkedIn, já palestrou em mais de 90 eventos internacionais, incluindo nove TEDx, e é embaixadora no Brasil da Geek Girls Latam.

O evento visa capacitar os participantes em habilidades técnicas e interpessoais. Com três objetivos principais, o encontro foca em aprimorar a comunicação empática, fortalecer a autoconfiança ao falar em público e desenvolver técnicas de oratória que impressionem e conectem. A programação foi cuidadosamente elaborada para que os participantes possam construir uma presença profissional autêntica e confiante, essencial em um mercado com desafios contínuos.

Os ingressos estão à venda em www.eventodinastia.com.br e variam de R$ 90 a R$ 320, dependendo da área de interesse.

Livraria Jaqueira lança livro sobre uma princesinha desastrada

"PRINCESA DESASTRADA" NA LIVRARIA JAQUEIRA

A Livraria Jaqueira do Recife Antigo vai receber mais um super lançamento, no dia 23 de novembro, sábado, às 15h, com sessão de autógrafos com Maidy Lacerda, do livro "O Diário de uma princesa desastrada 3". Sucesso entre a garotada! As senhas serão limitadas e o acesso à autora será através da compra do livro em loja.

Sinopse: Amora e seus amigos viajarão no tempo para aprender com os antigos erros do reino. O que Amora não imaginava é que ali se esbarraria com uma garota idêntica a ela: a Princesa Ametista. As duas princesas decidem trocar de lugar, mas as coisas por ali estão igualmente ruins: a terrível vilã Rainha Inominável está disposta a destruir tudo com um plano que poderá prender Amora naquele tempo para sempre. Será que Amora vai descobrir como salvar o seu próprio tempo e o tempo da Ametista?
De uma coisa você pode ter certeza: tudo vai acabar em uma grande confusão.

Confira!

LIVRARIA JAQUEIRA RECIFE ANTIGO:
Rua Madre de Deus, 110, Recife Antigo.

Espetáculo Spidey e Seus Amigos chega ao Teatro RioMar Recife neste sábado


A criançada que curte super-heróis terá um encontro especial neste final de semana. O espetáculo Spidey e Seus amigos será apresentado neste sábado, dia 23 de novembro, no Teatro RioMar Recife, localizado no Piso L4 do RioMar Recife. Sempre lutando contra vilões, o pequeno Peter conta com um time de amigos para ajudá-lo quando necessário.

Com lições sobre companheirismo, amizade e trabalho em equipe, o espetáculo traz canções divertidas e situações para fazer a alegria de crianças e adultos. A classificação é livre. 

Os ingressos custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Porto de Suape premiado com selo Pró-Clima em reconhecimento à gestão sustentável


A entrega dos troféus encerrou a programação do primeiro dia do Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, no auditório da estatal portuária

Suape foi um dos premiados com o selo Pró-Clima, na categoria Ouro, honraria concedida pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos em reconhecimento aos membros que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. Além do atracadouro pernambucano, receberam o troféu na mesma categoria o Porto do Itaqui, o Portonave e a Transbrasa.

Na categoria Prata, venceu a VPorts – Autoridade Portuária dos Terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho. Já na categoria Bronze, o Terminal Portuário Santa Catarina foi o vencedor. Os destaques ficaram para o Porto Sudeste, Santos Brasil e o Porto do Açu, na categoria Diamante. 

A entrega dos troféus encerrou a programação do primeiro dia do Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), ocorrido na segunda-feira (18). O Complexo de Suape é o anfitrião desse evento, que tem como objetivo debater e acelerar a implementação de programas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) efeito estufa (GEE) nas operações e no transporte aquaviário do país.

Na manhã do segundo e último dia do evento, houve, simultaneamente, o encontro de CEOs dos portos e instituições ligadas ao setor marítimo e o Demoday, com apresentações de empresas prestadoras de serviços e fornecedores de produtos que contribuem para a descarbonização. Durante à tarde, os participantes do encontro realizaram visitaram técnica às instalações portuárias. 

“A aliança tem como meta transformar as diretrizes da descarbonização de portos em ações concretas. Assim, o encontro responde às demandas urgentes de mitigação climática e contribui para a construção de um futuro portuário resiliente, competitivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade”, enfatizou a coordenadora-geral da ABDP, Luane Lemos. 

Espetáculo de flamenco LauD leva ao palco do Teatro Barreto Júnior a dualidade e a fusão cultural do Nordeste com a Andaluzia nesta quarta


Um diálogo intercultural que une aboio e cante, gibão e mantocillo, taconeo e arrasta-pé para celebrar, com olés e oxentes, a dualidade e as semelhanças profundas entre o Nordeste brasileiro e a região da Andaluzia, no Sul da Espanha. Essa intersecção das tradições flamenca e sertaneja define o espetáculo LauD - De Andaluzia ao Sertão, que fará o palco do Teatro Barreto Júnior arder no próximo dia 20 de novembro, a partir das 19h30, com o vigor e a intensidade de almas que cantam e pés que contam histórias. 


Concebido pela fundadora da escola de flamenco Flamencura, Rafaela Wanderley, LauD é apresentado em três atos – Rocio, Noite de San Juan e Flamencura –, cada um espelhando as raízes e crenças das duas culturas. O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cervantes, Ellas Resinart, Quimilab e VBV Comércio. 
Em uma atmosfera que alia dança, música e figurinos cuidadosamente selecionados, o público será transportado por cenas que evocam as peregrinações religiosas, as festividades de São João e as influências árabes e judaicas que permeiam as tradições de ambas as regiões. "A busca pelo que é comum entre as culturas pernambucana e andaluza revela uma unidade implícita. Quando observamos o canto do aboiador ao lado do cante flamenco, ou o gibão nordestino e os trajes folclóricos espanhóis, percebemos uma conexão que vai além da superfície e nos aproxima", destaca Rafaela Wanderley, que também assina a coreografia de LauD junto com André Pimentel, La Negra (Ana Medeiros), Mariana Abreu e Milene Muñoz.


O espetáculo contará com 24 bailaoras no palco, incluindo a diretora e coreógrafa. LauD é encenado com música ao vivo executada por quatro artistas, três deles trazidos ao Recife pelo Instituto Cervantes: o guitarrista Allan Harbas, a flautista Camila Latenek, e a cantaora Isadora Arruda. Já a percussão será comandada pelo pernambucano Mek Mouro. A também pernambucana Laís Senna ficará responsável pelo canto do aboio. 
*TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE EM TRÊS ATOS*
Inspirado na peregrinação de Rocío, o primeiro ato entrelaça a devoção e a espiritualidade. Em cena, as bailaoras desenvolvem um percurso em que a Virgem de La Paloma, figura central na fé andaluza, encontra Nossa Senhora da Conceição, santa mais querida dos recifenses. Nesse momento, o sagrado e o profano se interligam em coreografias de Sevilhanas e Tangos de Granada e de Triana, que ecoam o fervor das procissões religiosas.

O segundo ato evoca as festas de São João no Nordeste do Brasil e no Sul da Espanha, que se assemelham nos sons, na alegria e nas cores. Com referências visuais que remetem às vestimentas e personagens nordestinos, incluindo a Rainha do Milho e os cangaceiros, executam Jaleos, Tangos, Bulerías e Fandangos de Huelva.
No ato final, LauD aborda a essência do flamenco e as afinidades culturais na expressão dos sentimentos. As bailaoras dançam a Seguiriya, inspirada na Missa do Vaqueiro, conectando a dança flamenca à tradição do aboio nordestino. Também estão previstos o Tarantos, Zambra com Castanholas e Alegrías, simbolizando a união entre os povos. 

Os figurinos, idealizados pela La Prenda Flamenca, relacionam o flamenco ao artesanato brasileiro, ressaltando as cores e texturas de ambos os lugares.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Guichê Web (www.guicheweb.com.br/). Custam R$ 60 (antecipado); R$ 60 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira) no dia do espetáculo. 


*ORIGEM*
A Escola de Flamenco Flamencura, responsável pela realização de LauD, foi fundada em novembro de 2023 com o propósito de difundir a arte flamenca em Pernambuco. Desde então, vem criando pontes entre as culturas nordestina e espanhola. "O flamenco, para nós, é mais do que uma dança. É uma expressão que reflete nossa própria identidade e que nos permite aprofundar raízes que, muitas vezes, nem sabíamos que tínhamos", enfatiza Rafaela Wanderley. 

*SERVIÇO*
Espetáculo: LauD
Data: 20 de novembro de 2024
Horário: 19h30
Local: Teatro Barreto Júnior, bairro do Pina
Ingressos: R$ 60 (antecipado); R$ 60 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira) no dia


*Saiba mais sobre as características dos palos/bailes flamencos:*
Sevilhanas - Dança alegre e festiva, frequentemente associada às celebrações em Sevilha, com movimentos em pares e ritmos marcados.
Tangos de Granada - Estilo sensual e melódico, caracterizado por um compasso de ritmo lento e profundo, típico da região de Granada.
Tangos de Triana - Ritmo vivo e animado, originário do bairro Triana em Sevilha, com influência do flamenco cigano.
Jaleos - Baile vibrante e enérgico com muitos gritos de encorajamento, característico de danças espontâneas e festivas.
Tangos - Variação de flamenco descontraído e rítmico, com batidas fortes e uma influência afro-árabe.
Bulerías - Dança rápida e animada, marcada por improvisação e energia, popular em festas flamencas.
Fandangos de Huelva - Estilo de fandango com ritmo particular da região de Huelva, geralmente com letras que refletem a vida rural.
Zambra com Castanholas - Ritmo cigano de Granada, com danças sensuais e profundas, utilizando castanholas para acentuar o ritmo.
Alegrías - Modalidade leve e festiva, com batidas que lembram o som do mar, comum em Cádiz e associado à alegria e celebração.

*SINOPSE - Por Samuel José*
Espetáculo LauD – de Andaluzia ao Sertão
Se você já presenciou o cante rasgado de uma cantaora flamenca e o brado sonoro de um aboiador, saberá que o limiar entre o rifle do cangaceiro e o florete de um toureiro é estreito. Com um olhar atento e cuidadoso é possível perceber onde os passos da Andaluzia (Sul da Espanha) e do Nordeste brasileiro se encontram, abrindo fissuras onde cruzamentos se produzem. Se esse amálgama hispânico/pernambucano pudesse germinar em uma flor, ele seria certamente uma flor de mandacaru, símbolo de resistência que representa a força, adjetivo de comum ao cidadão nordestino e andaluz. 
Também como flor de mandacaru nasce o espetáculo lauD, que propõe a partir da dualidade o encontro com a unidade. Descortinando sua história, lauD é um espetáculo dividido em três atos Fé/Rocio, Noite de San Juan e Flamencura. Como quando as águas de um rio espelham a lua, lauD lança sua dualidade refletindo as duas culturas híbridas em um território único criado pela atmosfera da cena. 
O olhar zeloso da Virgem de La Paloma encontra o de Nossa Senhora da conceição na peregrinação do rocío; a noite de San Juan toca o sagrado e o profano de ambos os povos, onde o corpo reza dançando e assim encontra o amor; e na flamencura, os sentidos aguçam e a unidade pode enfim ser descoberta por inteiro. Pois, como afirma Allan Watts “Toda dualidade explícita… é uma unidade implícita”.


*FICHA TÉCNICA*
Realização: Flamencura Recife
Direção geral: Rafaela Wanderley
Roteiro original: Rafaela Wanderley
Colaboração artística: Adriano Cabral, Samuel José e Adilson Saturno.
Assessoria de imprensa: Mona Lisa Dourado e Angélica Renepont 
Produção: Flamencura Recife - escola de dança flamenca e Lara Barros.
Figurino: La Prenda Flamenca - moda flamenca e Señora Traje Flamenco.
Concepção de figurinos: Luísa dos Anjos (La Prenda Flamenca) e Rafaela Wanderley
Cenografia: Carol Lins (Acria Arte)
Cenotécnico: Luiz Xavier
Som: Izabel Brito
Direção musical: Allan Harbas (guitarra flamenca)
Design de luz: Cleison Ramos (Farol Ateliê da luz)
Design gráfico: Bruno Amorim
Fotografia e filmagem: Plume Fotografia de Dança (Camila Coimbra e Renata Ricarte)
Coordenação de palco: Laíse Brito

IV Fórum Intergeracional da Casa Vovó Bibia