quarta-feira, 14 de julho de 2021

FPS promove evento gratuito de Educação Física

 

A Faculdade Pernambucana de Saúde, que passará a contar com o curso de Educação Física a partir de 2022, realiza na próxima quinta-feira (15) o seu primeiro Meeting de Educação Física. Será online e aberto ao público, através da plataforma do Webex. As inscrições podem ser feitas através do site https://fps-edu.webex.com/meet/sala27

O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Educação Física e Academia da Cidade, abordará o tema “treinamento de força”, das 18h30 às 22h. Serão debatidos a importância do treino de força para a saúde, adaptações neurais associadas aos ganhos de força, adaptações fisiológicas associadas à hipertrofia muscular e controle de periodização do treinamento de força.

Facilitadores do meeting:

PhD Raphael Perrier - CREF 005544-G/PE

Graduação em Educação Física pela UPE, Mestrado em Educação Física pela UPE, Doutorado em Educação Física pela UPE, Coordenador do curso de Educação Física da FPS.

PhD Luciano Machado - CREF 003044-G/PE

Graduação em Educação Física pela UFPE, Especialização em Exercícios aplicados à reabilitação cardíaca e grupos especiais, Mestrado em Educação Física pela UPE, Doutorado em Medicina pela UFPE, Professor adjunto da UFPE (Vitória), Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPE.

Feira da Agricultura Familiar de Caruaru oferece, semanalmente, frutas e verduras livres de agrotóxicos

 

A Feira da Agricultura Familiar segue sendo realizada todas as quintas-feiras, das 5h às 12h, na Rua Ângelo Dias Vidal, ao lado da Fundação de Cultura de Caruaru. Iniciada em maio de 2018, ela é uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR).

Na conhecida e já tradicional "Feirinha", são oferecidos itens como hortaliças, raízes, frutas, bem como ovos, queijos, frangos, carnes de bode, porco e boi, além de comidas típicas, feitas artesanalmente, para atender os frequentadores que vão ao local semanalmente garantir os produtos livres de agrotóxicos.

A feira funcionava no pátio da antiga Estação Ferroviária. Em agosto de 2020, mudou de endereço, ganhando um maior espaço e garantindo, dessa forma, uma melhor circulação de todos, seja de feirante ou comprador. Atualmente, a feira conta com 30 comerciantes e tem como objetivos auxiliar a renda familiar, valorizar a produção local e impulsionar a economia da cidade.

Para o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Francisco Dantas, além de oferecer mais qualidade de vida aos consumidores, a feira dá uma oportunidade ao pequeno agricultor de poder vender seu produto. “A realização da Feira da Agricultura Familiar é importante não apenas no sentido de escoamento do produto local, mas também na valorização do homem do campo e na aproximação entre os pequenos produtores e o consumidor final, que pode ter acesso a produtos de qualidade e livres de agrotóxicos”, ressaltou.

Serviço:
Feira da Agricultura Familiar
Rua Ângelo Dias Vidal (ao lado da Fundação de Cultura), às quintas-feiras, das 5h às 12h.

lmprensa Caruaru

'Sem Palavras', da companhia brasileira de teatro, inicia ações no Teatro Oi Futuro

 

O Oi Futuro, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresentam, a partir do dia 25 de julho, às 19h, detalhes do processo criativo do espetáculo “Sem Palavras”, através de vídeo transmissão ao vivo, no Teatro Oi Futuro. Também será exibido debate provocado pela professora, transativista e escritora Helena Vieira; documentário sobre a pesquisa, o processo criativo e finalização da obra. Uma vídeo-instalação feita com os artistas, criadores, atores e atrizes do espetáculo, a partir da dramaturgia da obra, ficará disponível para visitação gratuita, de 28 de julho a 29 de agosto, no térreo do Centro Cultural Oi Futuro Flamengo. Os vídeos e documentários serão disponibilizados pelo canal do Youtube da Companhia Brasileira de Teatro.

A visitação segue todos os protocolos de segurança sanitária previstos pelos órgãos responsáveis e deve ser agendada por meio do site https://oifuturo.org.br/agendamentocentrocultural/ ou por telefone 21 3131-3060. A entrada é gratuita.

“Sem Palavras” flagra os deslocamentos e travessias que ocorrem durante um dia ao redor de um apartamento. Oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências, histórias de vida e mundos imaginados passam por ali e são a base para reflexões sobre a palavra e também sua ausência, já que o espetáculo aposta em visualidades que comunicam ao público sem uso da linguagem textual.

A atual montagem, junto com PROJETO BRASIL e Preto, compõe uma espécie de trilogia para refletir territórios em que palavra e corpo são elementos indissociáveis. A peça, composta por pesquisas que passam pela performance, teatro, dança e visualidades diversas, tem direção e texto assinados por Marcio Abreu, que também divide a dramaturgia com Nadja Naira. A ficção é livremente inspirada no livro Um apartamento em Urano: crônicas da travessia, do filósofo espanhol transgênero Paul B. Preciado e nos escritos da autora, jornalista e ativista brasileira Eliane Brum.

"Fica evidente que a história do Brasil é criada também pelas palavras que não foram ditas ou que não são escutadas. A língua é um lugar que se habita, a linguagem é um território de existência. Entender um Brasil como um país formado por muitas histórias que não foram contadas mostra como reivindicar a palavra é algo urgente", diz Marcio Abreu. Para ele, um dos maiores desafios impostos pela peça foi contextualizá-la neste lugar em que as cenas faladas e as sem palavras tivessem impacto e uma pesquisa dramatúrgica ampla. "Fazer essa separação de texto e dramaturgia foi muito importante no nosso processo. Trata-se de uma escolha ética, estética e política", completa.

Como Marcio define, a adaptação parte de um lugar do sensível, e não de uma correspondência literal. Não há as palavras usadas por Preciado na peça, mas sim um diálogo permanente de criação, o que se encontra também com o trabalho de outros pensadores e ativistas a exemplo de Eliane Brum, referenciada como uma das inspirações para a criação dos textos que compõem a peça.

"Essas pessoas que se colocam no mundo como faróis influenciaram nosso trabalho. A discussão sobre linguagem é importante porque ela nos foi tomada de assalto e agora é usada como parte de um plano de extermínio. Como recuperar a língua com um território que também é meu?", questiona o diretor.

Pernambuco solicita mais vacinas, para conter transmissão da variante Delta no Estado

 

O governador Paulo Câmara solicitou ao Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (14/07), o envio para Pernambuco de mais 420 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno. A iniciativa – assim como aconteceu no Maranhão – tem como objetivo conter a transmissão da variante Delta, sobretudo após a confirmação, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), de dois casos de contaminação em tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre.

“Temos progredido bastante na imunização da nossa população desde o início da campanha de vacinação. Mas é preciso intensificar esse trabalho, porque sabemos que quanto mais pessoas imunizadas com as duas doses das vacinas tivermos, e mais rapidamente, menor será a propagação dessa variante, que tem preocupado o mundo todo”, frisou Paulo Câmara.

Em entrevista coletiva online, nesta tarde, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que esses dois pacientes, de 25 e 48 anos, estão estáveis e internados na enfermaria de uma unidade de saúde privada no Recife. “As amostras biológicas de ambos foram processadas no Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE), que confirmou a contaminação pela variante originária da Índia”, acrescentou Longo. A embarcação fazia a rota da Suécia ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Contudo, no dia 30 de junho, por conta da suspeita de casos da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a atracação no Porto do Recife.

O navio tem 19 tripulantes. Destes, nove testaram positivo para o novo coronavírus. Além dos dois internados em enfermaria, um terceiro tripulante, de 49 anos, continua internado em UTI. Os outros seis positivos para a Covid-19 passam bem e estão isolados no navio, sendo monitorados, assim como os 10 tripulantes que testaram negativo para a doença. As amostras biológicas de sete casos positivos não estavam nas condições viáveis para o trabalho de sequenciamento, por não apresentarem grau ideal de virulência para esse tipo de processamento.

No último sábado foi feito um novo teste de RT-PCR com todos os tripulantes que permanecem no navio. Dos seis casos que positivaram anteriormente e estão na embarcação, apenas um ainda teve resultado positivo. Todos os casos negativos, na primeira leva, continuaram negativos na segunda.

CONTACTANTES – Além do monitoramento dos 19 tripulantes do cargueiro, a SES-PE realizou o teste da Covid-19 em 27 profissionais de assistência que tiveram contato com esses pacientes. Até o momento, apenas uma pessoa apresentou resultado positivo para a Covid-19, está assintomática e em isolamento domiciliar. A amostra biológica da profissional também passará por sequenciamento genético para verificar a variante presente. Os contactantes próximos dela também estão sendo testados para reforçar o trabalho de vigilância.

“Desde a chegada do navio, demos início ao processo de vigilância e monitoramento de todos os tripulantes e também de seus contactantes. É importante destacar que todos os casos foram identificados em tripulantes isolados e que estão sendo monitorados diariamente pelas nossas equipes de vigilância em saúde”, explicou André Longo, destacando a importância de acelerar o processo de imunização da população e do reforço das medidas de prevenção. “Cuidado e vacinação são as palavras-chaves para que possamos vencer o vírus e suas variantes. Mais uma vez faço o chamado para que aqueles, que estão com a segunda dose da vacina em atraso, procurem seus municípios para concluir o esquema vacinal. Também é primordial manter e reforçar os cuidados – e isso vale até para quem já está imunizado. O vírus continua entre nós e, para que haja contaminação, só é preciso um descuido”, alertou.

VARIANTE GAMA – O Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE) ainda recebeu outras 93 amostras de pacientes, com coletas realizadas entre os dias 26 de junho e 02 de julho. Dessas, 80 obtiveram genomas de alta qualidade, todas para a variante Gama (P.1) e suas derivadas, confirmando a prevalência dessa variante no Estado. Os pacientes são de 24 municípios de todas as regiões de Pernambuco.

As 80 amostras são dos municípios de Afrânio, Águas Belas, Aliança, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Canhotinho, Caruaru, Custódia, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Lagoa Grande, Nazaré da Mata, Olinda, Petrolina, Recife, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata, Sertânia, Surubim, Timbaúba, Tracunhaém, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão.

PLANO DE CONVIVÊNCIA - O Governo de Pernambuco anunciou ainda, nesta quarta-feira, a autorização de apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e eventos em todo o Estado, a partir da próxima segunda-feira (19.07). Esses serviços de alimentação também poderão funcionar por uma hora a mais aos sábados e domingos. No entanto, seguem proibidos os espaços destinados para dança, evitando aglomeração.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, no caso específico dos eventos sociais e buffets, que englobam aniversários, batizados, casamentos e formaturas, por exemplo, o número de pessoas permitido vai aumentar de 50 para 100, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. “Apesar dessas medidas de flexibilização, precisamos manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. Essa é uma fase essencial para que a economia não precise sofrer novas restrições. Além disso, vai ser muito importante a observação nesses próximos dias para que possamos avançar ainda mais nas flexibilizações”, apontou Ana Paula.

lmprensa PE

Lançado em Olinda o Programa Remédio em Casa

 

Com objetivo de proporcionar comodidade e qualidade de vida a quem faz uso contínuo de medicamentos, foi lançado nesta quarta-feira (14.07), em Olinda, o Programa Remédio em Casa. A ação da Secretaria de Saúde do município resulta na entrega, de forma gratuita e por meio de motoqueiros, remédios nas residências dos moradores da cidade. Para isso, basta se dirigir a uma das unidades de saúde ou policlínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e realizar o cadastro.

É preciso levar um documento com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e a receita do medicamento. A inscrição no programa vale por seis meses e, para prorrogar o prazo, é necessário realizar o procedimento no quinto mês de vigência. Inicialmente, os medicamentos disponíveis são os utilizados na insulinoterapia. Nos próximos meses a oferta será ampliada para outras patologias clínicas.

O lançamento do novo programa aconteceu no Centro de Abastecimento Farmacêutico de Olinda (CAF), que fica na Vila Olímpica, em Rio Doce. O prefeito da cidade, Professor Lupércio, esteve presente e destacou a importância dessa ação. "Estamos dando início a um projeto tão arrojado e que estava em nossos corações há muitos anos e era um desejo da população de poder receber o remédio em casa, principalmente aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção. É importante destacar que todos os bairros de Olinda serão atendidos por essa iniciativa", concluiu Lupércio.

lmprensa Olinda

Vacinação contra gripe na Imbiribeira e Madalena nesta quinta (15)

 

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura do Recife vai montar dois pontos itinerantes para vacinar os grupos prioritários contra a gripe. As pessoas que fazem parte do público-alvo definido para a Campanha Nacional contra Influenza vão poder se imunizar, das 8h às 12h, no Mercado da Madalena, e das 9h às 16h, na Estação Antônio Falcão do metrô, na Imbiribeira. Já na sexta-feira (16), as equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão na Estação Shopping, também na Imbiribeira.

Até o momento, pouco mais de 299 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa 46% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde. As informações sobre o público-alvo da campanha estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife – www.recife.pe.gov.br.

Além desses locais, a vacina de gripe é disponibilizada em 150 unidades de saúde, de segunda a sexta, e em três postos volantes (Sítio Trindade, Parque Dona Lindu e Pátio do Carmo, sendo este último de segunda a sábado), de domingo a domingo. No App Conecta Recife, é possível usar a geolocalização para identificar o ponto mais perto do usuário.

lmprensa Recife

That Swing Dance Company apresenta espetáculo Swing Era no Teatro Sérgio Cardoso Digital

 

O espetáculo Swing Era, da That Swing Dance Company, apresenta uma temporada com sessões online pelo Teatro Sérgio Cardoso Digital, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte. As transmissões são gratuitas e acontecem via plataforma Sympla Streaming a partir do dia 20 de julho, terça-feira, às 20h. De forma irreverente e cênica, o espetáculo aproxima o público da cultura do jazz afro-norte-americano.

Projetado para ser realizado em linguagem audiovisual, com nova perspectiva ao inserir a câmera dentro do palco, captando diferentes ângulos das coreografias, a peça tem o objetivo de trazer o espectador para mais perto dos dançarinos. Após as apresentações das quartas-feiras (21 e 28 de julho), o público pode participar de um bate-papo com os artistas.

That Swing Dance Company

A That Swing Dance Company é uma companhia de dança focada na pesquisa e no estudo das Swing Dances e nas novas formas de apresentá-las, trabalhando com coreografias, espetáculos, mídias, intervenções e ocupando os espaços da cidade com arte. A cia é formada por professores de diferentes escolas e estúdios de dança, todos focados no estudo e difusão da cultura das diferentes Swing Dances, como Lindy Hop, Charleston e Authentic Jazz.

A That Swing Dance Company vem construindo uma identidade singular, reconhecendo as características e bagagens individuais de seus integrantes, gerando meios de conexões entre intérpretes e público.

Tem em seu histórico parcerias e trabalhos com as bandas Jazz Não Morde, Fizz Jazz, Família Bonagente, Santa Jam Vó Alberta e Unidos do Swing. Também é o grupo residente no evento Jazz Mansion e tem em seu repertório os trabalhos cênicos Um Jazz para Dançar, Cavalgada das Danças do Séc. XX e Swing Era.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Renato Lopes
Produção: Renato Lopes e Gabriela Araújo
Ensaiadores convidados: Andrea Ravache
e Ronaldo Aguiar
Intérpretes-criadores: Cesar Munhoz l Danilo Brum
Suzana Ruiz l Aline Cortes
Narrador off: Evandro Smile Ferreira
Iluminador Cênico: Renato Lopes
Figurinista: Gabriela Araújo
Cenografia: Renato Lopes e Gabriela Araújo
Edição de trilha sonora: Henrique Mendonça
Intérprete de libras: Libras Mais

Serviço:
Swing Era
Local: Teatro Sérgio Cardoso Digital
Data: Dias 20, 21, 27 e 28 de julho, terças-feiras e quartas-feiras às 20 horas
Nos dias 21 e 28 de julho, quartas-feiras, haverá bate-papo com os artistas.
Ingressos: Gratuitos, com retirada através do sistema Sympla Streaming
A sala de transmissão digital abre com 15 minutos de antecedência. É recomendável acessá-la antes do horário de início da apresentação.
Acessibilidade: Todas as transmissões terão tradução em libras e legendagem em português.
Duração: 48 min
Classificação indicativa: Livre

AGE tem desempenho recorde no primeiro semestre de 2021

 

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), do Governo do Estado, apresentou desempenho crescente no primeiro semestre de 2021. De janeiro a junho de 2021, quando somados os contratos de Microcrédito e de Demais Operações foram liberados R$ 17.157.811 milhões para 6,6 mil beneficiados em relação ao mesmo período de 2020. Deste total, foram 6.549 empreendedores do programa Crédito Popular, que receberam R$ 15.188.254 para investirem em seus negócios.

Ascom AGE

Especialistas dão dicas para o uso correto de bombinhas na asma

 

O inverno é uma época na qual os cuidados com a saúde devem ser redobrados. As mudanças de clima afetam nosso sistema imunológico, e em algumas pessoas, gripes e resfriados são inevitáveis. Os vírus que provocam essas disfunções respiratórias se tornam mais comuns nessa época do ano, agravando outros problemas crônicos de saúde, como a asma – sobretudo em crianças. Para controlar essa doença, são necessários medicamentos com funções muito específicas, e que merecem uma atenção especial ao serem utilizados.

A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Flávia Morais, e a tutora do curso de Farmácia da FPS, Ítala Nóbrega, explicam que o uso de medicamentos para controlar a asma em geral vem associado ao uso das “bombinhas”, que é um inalador pressurizado e os espaçadores, especialmente para as crianças. Elas alertam que existem orientações farmacêuticas para o uso correto desse dispositivo, e que o mal uso pode ocasionar uma subdose do medicamento, e dão dicas de como utilizar a bombinha da forma certa.

“É recomendado após fazer o medicamento, escovar os dentes ou enxaguar a boca, fazendo um gargarejo com água. Isso vai eliminar os resíduos do medicamento que ficaram na boca. É sempre importante atentar para a lavagem do reservatório plástico pelo menos uma vez por semana e acompanhar o volume do medicamento na bombinha, caso ela não tenha marcador. O uso do espaçador é muito recomendado, pois vai ajudar na execução correta da técnica e assim direcionar uma maior quantidade do medicamento para ser inspirado até os pulmões”, explicou Flávia Morais.

Até a forma de segurar a bombinha é importante. De acordo com Ítala Nóbrega, ela deve estar em formato de “L”. Posteriormente o paciente deve puxar o ar, ao mesmo tempo que pressionar o dispositivo, disparando assim, o medicamento no jato. Depois deve-se fechar a boca e aguardar 10 segundos. Na sequência, respire normalmente.

“Com o medicamento já encaixado no envoltório plástico, retira-se a tampa do envoltório plástico e realize uma agitação vigorosa. Precisamos colocar o medicamento que está lá dentro disperso e em repouso, em suspensão para ser atomizado. Quem vai receber o medicamento, precisa está em pé ou sentado, essa posição é importante para que toda a superfície pulmonar esteja disponível para receber o medicamento. Soltar o ar dos pulmões, aproximar a bombinha da boca (cerca de 5cm)”, acrescentou Ítala.

Produtor cultural Lulinha lança sua primeira obra literária no Recife

 

Produtor cultural há 25 anos, Luiz Carlos, mais conhecido como Lulinha, lança sua primeira obra literária no Recife. “Amanhã é se Deus Quiser” é um livro de reflexão que traz situações simples do dia a dia que pretende provocar as pessoas para que reflitam sobre temas como foco, força e fé. O lançamento acontece no próximo sábado (17), no Café Santa Clara, em Boa Viagem, a partir das 15h.

Lulinha tem sua carreira com várias experiências artísticas, dentre elas, elaboração de projetos culturais, assessoria especializada na arte, com produção executiva de artistas e confecção de bonecos gigantes. Atualmente é idealizador do Projeto Caixa de Natal, onde quarenta crianças e jovens do coral do movimento Pró-criança abrem a noite no período natalino, cantando lindas canções das janelas do prédio da Caixa Cultural Recife. Um espetáculo emocionante das janelas do prédio da Caixa Cultural.

Lulinha é católico, e no livro pretende fazer com que as pessoas reflitam sobre sua rotina diária, sobre situações que parecem não ter solução. “É um livro de reflexão, sou uma pessoa bem especial, muito voltado para o espiritual, pra Deus. Sou Católico, sou um bom cristão, um bom católico. E por tudo aquilo que já passei, eu queria compartilhar com as pessoas sobre coisas simples, situações do nosso dia a dia, que a gente pode resolver com simplicidade e terminamos fazendo uma tempestade no copo d’água. Eu vou provocar as pessoas, eu vou fazer com que elas reflitam sobre temas, sobre foco, sobre força, sobre fé. Que ao contrário é a fé, força e foco sobre tomadas de decisões, sobre escolhas, sobre a renovação da fé, sobre a nossa grande missão, de a cada dia estarmos mais próximos de Deus. Um livro edificante, um livro com um conteúdo de início, meio e fim, e eu utilizo como base a minha história”, acrescentou.

Sobre a situação do mundo com a pandemia, Lulinha acredita que é um momento de refletir, parar um pouco e compreender o momento para refletir sobre nós mesmos. “Também tenho uma passagem da covid. É um livro super pertinente para o momento que estamos vivendo. Então, o tema central é FOCO, FORÇA E FÉ. Eu não sou perfeito, mas eu procuro sempre ficar mais próximo de Deus. Deus é perfeito. Eu falo das tentações mundanas, do qual o mundo precisava desse freio imposto pela covid na verdade, pra gente voltar a rever nossos valores, nossos conceitos”, destacou.

Lulinha finaliza com uma mensagem de reflexão a todos os leitores. "Me tornei líder da minha caminhada. No momento em que você olha para o lado e vê que você não é líder da sua caminhada, que o amigo lida suas regras, que o esposo dita as suas regras, que tua família dita o que você tem que fazer, está errado. Você tem que voltar para o início e tem que se declarar líder da sua caminhada", finalizou.


Sancionada lei que autoriza reajuste no programa PE no Campus

 

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta terça-feira (13.07), a lei que reajusta as bolsas do programa PE no Campus, que oferece uma ajuda de custo a estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas da rede estadual, aprovados em universidades públicas por todo o País. Os valores serão elevados de R$ 950 e 400, no primeiro e segundo ano de graduação, respectivamente, para R$ 1.100 e R$ 440.

“É uma importante valorização e incentivo para que os estudantes possam frequentar a universidade. Desde que foi instituído, o PE no Campus já deu apoio a mais de duas mil pessoas, e o objetivo é que cada vez mais graduandos sejam beneficiados. Pernambuco vem se consolidando como um importante polo educacional, e uma ação como essa reforça o papel do Estado, a importante missão de apoiar solidamente os nossos estudantes”, destacou o governador.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, ressaltou a importância do PE no Campus para garantir que os estudantes frequentem a universidade. “Eles podem contar com esse recurso para garantir alimentação, transporte, a sua sobrevivência. O reajuste contribuirá ainda mais para que os estudantes possam se manter e se estruturar no início da vida acadêmica”, reforçou.

PROGRAMA – O programa PE no Campus entrou em vigor em dezembro de 2017, com o objetivo de melhorar as condições de acesso dos estudantes da rede estadual às universidades públicas – tanto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), adotado pela Universidade de Pernambuco (UPE) – oferecendo apoio financeiro na forma de bolsas aos estudantes de baixa renda.

Em junho passado, a Secretaria de Educação e Esportes disponibilizou 386 bolsas remanescentes da edição de 2020 do programa, quando mil vagas foram abertas, sendo 900 para os que optaram por concorrer com a nota do Enem e 100 bolsas para os vestibulandos que optaram pelo SSA. O pagamento é realizado a partir do mês de início das aulas, desde que o bolsista tenha todos os documentos exigidos anexados e validados.

Para ter direito ao benefício, também é necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino médio em escola pública da rede estadual de educação, tendo concluído entre 2014 e 2019 e ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Bolsa Família do governo federal, ou possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos, além de residir em domicílio situado em município distante, no mínimo, a 50 quilômetros da cidade onde se localiza a instituição de ensino superior em que foi admitido.

lmprensa PE

Iterpe realiza vistoria social e acompanhamento técnico na zona rural de Arcoverde

 

As atividades da equipe do Crédito Fundiário do Iterpe estão sendo executadas nesta semana na zona rural do município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

As visitas têm como objetivo a regularização do quadro social e vistoria técnica dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil.

A primeira vistoria, realizada pela técnica em Desenvolvimento Social Cristiany Loureiro e pelo técnico agrícola Danilo Silva, aconteceu na Unidade Produtiva do Sítio Cafundó, onde as famílias ocupam uma área de 236 hectares para plantio das culturas de palma, milho e feijão, além da criação de animais como gado, ovelha e bode.

lmprensa lterpe PE

Paulista recebe doação de 61 mil máscaras descartáveis

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista recebeu, na última sexta-feira (09.07), a doação de 61 mil máscaras descartáveis da empresa Mirante Comércio de Fardamentos, situada em Paulista, na PE-22. Os equipamentos de segurança reforçarão os trabalhos dos profissionais de saúde do município, principalmente aos que estão na linha de frente, na vacinação da covid-19.

O sócio da Mirante Comércio de Fardamentos, Luiz Augusto, recebeu o secretário de Saúde de Paulista, Charles Roger, e o vereador Israel José Silva (Raul Silva), na última sexta-feira (09.07), na sede da empresa. Na ocasião, Roger agradeceu a empresa e também ao vereador, que intermediou a ação. Charles reforçou a importância do uso da máscara no dia a dia. "É preciso ressaltar que é recomendado o uso contínuo da máscara para a prevenção efetiva, mesmo no caso das pessoas que já foram imunizadas", declarou.

O parlamentar Raul Silva agradeceu o apoio da iniciativa privada. "Este é um momento ímpar em nosso município, inclusive de unificar as forças e fazer diferente. Essa doação expressiva de máscaras descartáveis tem grande importância para amenizar a covid-19 na prevenção da disseminação do vírus, principalmente em ajudar as pessoas mais vulneráveis da cidade", disse o parlamentar.

lmprensa Paulista PE

Cartão Cesta Básica Qualitá

 

Em um momento de aumento de preços em diferentes setores, economizar torna-se uma prioridade entre os consumidores brasileiros. A Qualitá, marca exclusiva das redes Pão de Açúcar e Extra, agora traz uma nova ferramenta de economia para os clientes, o cartão Cesta Básica.

O cartão pré-pago recarregável ajuda no controle dos gastos, pois o cliente pode inserir um valor determinado e realizar compras sem gastar mais do que o planejado. Ele é aceito em todas as lojas físicas do Extra Hiper, Mercado Extra, Mini Extra, Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar para a compra de produtos alimentícios, independente da marca.

O Cartão Cesta Básica Qualitá pode ser adquirido em qualquer loja física das redes Extra e Pão de Açúcar por R$5,00 e é possível carregá-lo com valores entre R$50,00 e R$600,00. Ele tem validade de um ano e pode ser recarregado no caixa.

Pesquisa aponta que consumidor pretende gastar mais com presente do Dia dos Pais

 

Uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, reuniu mais de 3.800 brasileiros de todas as regiões do País, para entender o comportamento de compra dos consumidores para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 8 de agosto. O levantamento revelou que os brasileiros pretendem gastar em média R$245 com o presente dos pais, um valor de intenção de consumo superior ao apontado no estudo feito para o Dia dos Namorados que foi de R$240 e para o Dia das Mães de R$210.

A maior parte do grupo entrevistado nesta pesquisa (60%) faz compras online há mais de um ano, é mulher (67%) e com faixa etária entre 31 e 45 anos. Outro dado é que 70,5% dos participantes costumam usar o e-commerce para comprar presentes em datas comemorativas. Os resultados revelam ainda um comportamento de consumo onde quem compra online há mais tempo tende a gastar mais: R$263 será o ticket médio de gasto para quem compra na internet há mais de um ano; R$226 para compradores de 6 meses; e R$204 para quem está há menos de 6 meses comprando no universo digital.

Para o Dia dos Pais, a pesquisa revelou que 70,5% dos participantes confessaram estar indecisos sobre o que presentear e 53,7% planejam comprar algo com duas semanas ou mais de antecedência. No estudo, 60,5% dos entrevistados afirmaram considerar importante o preço acessível e a boa relação de custo-benefício na hora de buscar opções de presente, seguidos de 15% que preferem escolher algo que a pessoa deseja ganhar. O estudo também apontou os quatro principais fatores que fazem os consumidores irem às compras online, onde 66% responderam que são motivados por cupons de frete grátis; 57,1% afirmaram que são os preços baixos, 56,6% as promoções, e 54% a variedade de produtos disponíveis.

Quando questionados sobre os produtos que estão na intenção de compra para o Dia dos Pais, os entrevistados revelaram uma lista de itens preferidos: calçados (sapatos, tênis) com 16% das intenções de compra, seguidos de acessórios (relógio, carteira, óculos, boné), joias, esportes, câmeras e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, acessórios para veículo, informática, comida e bebida.

Na Shopee, por exemplo, a plataforma oferece mais de 20 categorias com produtos nacionais e internacionais reunidos em uma experiência fácil, segura e divertida com jogos e recompensas para os usuários. Para o mês de agosto, a plataforma terá a campanha 8.8 Liquidação Dia dos Pais com ofertas especiais. Seguindo o modelo das datas duplas com mais vantagens, a empresa oferecerá ainda descontos adicionais e cupom de frete grátis sem valor mínimo de compras no dia 8.8 (8 de agosto).

Preservação de documentos e mulheres serão temas de eventos do Museu da Imigração

 

Na segunda quinzena de julho, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promoverá um intenso cronograma de atividades online. Entre as temáticas, o público terá a oportunidade de acompanhar ações sobre preservação, artesanato, mulheres, contação de história e mobilidade humana.

Em parceria com o SISEM-SP, a oficina “Como preservar documentos de família” acontecerá no dia 15 (quinta-feira), às 15h, no Zoom. Na aula, a responsável pelo Arquivo Institucional no MI, Letícia Brito de Sá, apresentará a maneira correta de conservar fotografias e objetos de acervos pessoais. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente.

No dia 17 (sábado), o artesanato será o foco de mais uma edição da oficina “Ponto a Ponto”, na qual os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório ensinarão a técnica teia de aranha, também às 15h. Os interessados em acompanhar a ação, diretamente no Zoom, devem realizar a inscrição até o dia 16 (sexta-feira), às 17h.

Em mais uma live da série “Conversas entre MI e MC”, as equipes técnicas das instituições irão se reunir no dia 20 (terça-feira), no Instagram, às 17h. A troca de experiências terá como pauta o desenvolvimento da curadoria de duas exposições: “O Feminino no Café, 1870-1930”, cuja inauguração está agendada para 22 de julho no Museu do Café, e “Mulheres em movimento”, a ser lançada em breve no equipamento cultural de São Paulo. Questões de gênero, poder e silenciamento estão entre os assuntos previstos.

Pensando no público infantil e familiar, uma contação de história, com a mediadora do espaço de leitura “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, será realizada no dia 25 (domingo), às 16h30. Ainda no Instagram, a transmissão ao vivo se baseará no livro “O Grúfalo”, de Julia Donaldson, uma divertida fábula relacionada aos poderes da imaginação.

Finalizando a programação do mês, no dia 29, o educador Guilherme Ramalho conduzirá mais uma live da série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”, às 17h. O bate-papo, também no Instagram, receberá a integrante da Presença da América Latina (PAL), Monica Rulo. Na ocasião, o foco será a atuação dessa organização da sociedade civil, criada em 2004, com a finalidade de articular e fortalecer comunidades de imigrantes latino-americanos residentes no Brasil. O encontro abordará, ainda, a experiência da convidada como Conselheira Extraordinária Imigrante no Conselho Participativo Municipal de Ermelino Matarazzo e os mecanismos de participação popular na elaboração de políticas públicas.

Serviço
Oficina “Como preservar documentos de família”
Data: 15 de julho
Horário: 15h
Plataforma: Zoom

Oficina “Ponto a Ponto: ponto teia de aranha”
Data: 17 de julho
Horário: 15h
Plataforma: Zoom

Live “Conversas entre MI e MC”
Data: 20 de julho
Horário: 17h
Plataforma: Instagram

Contação de História “O Grúfalo”
Data: 25 de julho
Horário: 16h30
Plataforma: Instagram

Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”
Data: 29 de julho
Horário: 17h
Plataforma: Instagram

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

Ascom Museu da lmigração

Som na faixa encerra programação com shows

 




















O Som na Faixa termina neste fim de semana (16, 17 e 18), em grande estilo. No repertório musical tem música instrumental caipira e de viola. A programação tem início às 19h, com transmissão online para todo o Brasil, através do Facebook e YouTube da Muda Cultural, realizadora do evento. Ao todo, serão três apresentações, com grandes nomes da cena musical brasileira.

Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Osni Ribeiro, Mariana Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaime são alguns dos nomes que animam a programação do festival.

Com o propósito de levar entretenimento, arte e cultura para o público quarentenado em casa e incentivar e apoiar talentos da música brasileira, uma das classes mais atingidas por conta da pandemia do Covid-19, o Som Na Faixa também conta com uma série de oficinas que ocorrem até o domingo (18).

"Realizar um festival em dois anos pandêmicos, é motivo de orgulho para a Muda Cultural. É a nossa maneira de ajudar o ecossistema da cultura, em tempos tão difíceis. Entre artistas, equipe que trabalhará no local e remotamente, são mais de 60 oportunidades de emprego geradas. E ainda, uma oportunidade de levar espetáculos relevantes ao público.", afirma Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.

Na sexta (16/07), às 19h, a viola de contrastes do trio Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine promete encantar o público. Violeira paulistana radicada em Jundiaí, Marina Ebbecke tem como influências, além da música caipira, o clube da esquina, o rock, folk e a MPB. Gabriel Souza, que desde 2017 é parceiro de palco de Marina, tem como foco a viola instrumental e a construção de seu repertório autoral. O músico apresentará suas influências no universo da viola caipira e também seu trabalho na busca de uma estética contemporânea que amplie as possibilidades sonoras do instrumento. Atriz, percussionista e produtora cultural louveirense, Nayra Jaine iniciou os estudos musicais em , na Banda Marcial de Louveira. Ingressou na Emesp Tom Jobim, em 2016 e atualmente atua como produtora no Coletivo Abertamente, além de representar a percussão na banda Jasper e a Gana.



No sábado (17/07), Osni Ribeiro Duo e sua rabiola cantam temáticas que habitam o inconsciente coletivo do interiorano e daqueles que apreciam a vida no mato. À exemplo do luar, o amor, a religiosidade, a natureza e a boa e velha prosa. Embora beba dessa fonte, a obra de Osnir vai além do lamento sertanejo, muito comum no cancioneiro caipira. O show de Osnir está marcado para às 19h.

O festival encerra a sua programação do domingo (18/07), com uma super festa na roça de Neymar Dias e Toninho Ferragutti. Um dos grandes multi-instrumentistas brasileiros, Neymar Dias é paulistano e carrega nas memórias uma história afetiva com a música e sua vastidão de estilos. Com uma musicalidade ímpar, Neymar começou a tocar diversos instrumentos sozinho. Autodidata, aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim, o que o fez desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a música regional brasileira.

Um dos principais acordeonistas do país, Toninho Ferragutti é compositor e arranjador. Em seu currículo constam duas indicações ao Latin Grammy: o disco “Festa Na Roça” (2014), em parceria com Neymar Dias e “Sanfonemas” (2000). Cresceu no ambiente musical do interior de São Paulo. Filho de instrumentista e compositor, ainda menino, ganhou seu primeiro instrumento do pai e foi incentivado a estudar música. Sua formação se deu no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas.

A apresentação do evento é comandada por Adriana Farias. Expoente da música sertaneja e integrante do grupo Barra da Saia, Adriana toca viola caipira e violão. Ao longo de sua trajetória, a artista trabalhou com vários artistas renomados como Fábio Jr, Vavá, Wanessa Camargo, Raimundos e também apresentou o tradicional programa "Viola Minha Viola".

O Som na Faixa conta com o patrocínio do Atacadão via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e, como apoiador, o site Catraca Livre. Todo o festival foi previamente gravado em estúdio na cidade de São Paulo, respeitando todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades, incluindo testagens dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento e acompanhamento por um técnico de segurança do trabalho.

Recife realiza serviço para segunda etapa da recuperação de cabeceira da Ponte Giratória

 

A partir das 5h desta quinta-feira (15), a Prefeitura do Recife inicia a segunda etapa do serviço para recuperação da laje de transição da cabeceira sul da Ponte Giratória, que liga os bairros de São José e do Recife. A intervenção, a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), será executada neste final de semana para atender ao sentido Centro - Boa Viagem da ponte. A previsão é de que o serviço seja concluído até a próxima terça-feira (20).

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá auxiliar e orientar os condutores durante os dias de execução do serviço, quando haverá a interdição de sentido na Ponte Giratória. A Emlurb contará com o trabalho de 20 pessoas e o uso de maquinário como retroescavadeiras, caminhões caçamba, rolo compactador e caminhões basculantes para recuperar 253 m² de laje. O custo total do serviço é de R$ 135 mil.

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para a segunda etapa da obra da Emlurb na Ponte Giratória, área central da cidade. Dessa vez, o trecho interditado será o que segue em direção à Zona Sul. Os condutores que estão no bairro do Recife em direção a Pina, deverão utilizar a Ponte Maurício de Nassau como rota alternativa e seguir pelas ruas Primeiro de Março, do Imperador, Avenida Martins de Barros e Cais Santa Rita. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante toda a intervenção.

Recuperação de Pontes – A Prefeitura do Recife vem trabalhando na recuperação de pontes, pontilhões e passarelas da cidade, com o objetivo de garantir a segurança de quem faz uso desses equipamentos, muitos deles já conhecidos cartões postais da capital do Estado. Já foi entregue a recuperação estrutural das pontes da Torre, do Derby, e a requalificação da Ponte Motocolombó, importante eixo de ligação entre a Zona Sul e o Centro, conectando os bairros da Imbiribeira e de Afogados. O investimento nessas três pontes foi de mais de R$ 15 milhões.

Outras intervenções - Em 2015, a Emlurb investiu, com recursos próprios, cerca de R$ 1,5 milhão na recuperação e reconstrução da ponte do Rio Tejipió. Em 2018, o órgão concluiu a recuperação estrutural da ponte na Rua José C. Cosme, em Dois Unidos, intervenção que contou com a demolição da antiga estrutura e construção de uma nova em concreto. O serviço teve um custo de R$ 800 mil. A nova ponte, com 16 metros de extensão, cruza o Rio Morno, no ponto localizado na Rua José C. Cosme. A estrutura foi projetada para a passagem de veículos nos dois sentidos, além de passeio para pedestres com guarda-corpo. Em função dos desgastes naturais dos materiais que compunham a antiga estrutura da ponte foi necessária a intervenção, resgatando suas características iniciais.

Além dessas intervenções, a Emlurb concluiu o pontilhão da Avenida Pinheiros, na Imbiribeira, complementando a requalificação da via. O novo pontilhão, com 15 metros de extensão, foi construído em concreto, com sua base em quatro bueiros celular, duas faixas de rolamento para a passagem de veículos e passeios nas duas extremidades. O valor investido na nova estrutura foi de R$ 740 mil.

Todos os anos, a Emlurb também realiza a manutenção externa das pontes. Os serviços abrangem a pintura das estruturas, pequenos consertos nos elementos mais visíveis como guarda-corpo, vigas de bordo, iluminação e passeios, por exemplo. Estas ações também funcionam como uma forma de eliminar as pichações existentes nas estruturas.

lmprensa Recife

1º Outlet da Beleza movimenta setor de cosméticos

 

Posicionamentos éticos, atributos orgânicos e naturais e engajamento digital figuram entre as principais tendências globais que norteiam o mercado de beleza e cuidados pessoais, segundo o recente levantamento Beauty and Personal Care Voice of the Industry, que ouviu 1.113 profissionais em 55 países e também identificou outros destaques, como beleza relacionada à saúde e ao bem-estar, novos ingredientes e formulações e inspiração em marcas independentes. Abraçando o comportamento do consumidor, os negócios estão cada vez mais investindo na presença em redes sociais e também em inteligência artificial, realidade virtual e apps de beleza, usados por 39% dos consumidores globais em 2019. E este surpreendente mercado de beleza cresce progressivamente no Brasil, mesmo durante a pandemia, prometendo muitas surpresas, inclusive para públicos como o masculino. “Com a pandemia vieram as restrições, o medo, a apreensão e a desconfiança. Porém, as pessoas perceberam que precisavam investir em si mesmas e, com isso, surgiram diversas alternativas como manter uma rotina dentro de casa, ou contar com o suporte de profissionais e serviços preparados para atendimento com os protocolos de segurança”, comenta a empresária Bruna Miranda, que atua diretamente junto ao mercado de estética e beleza.

Conforme pesquisa realizada pelo grupo Croma, empresa dedicada ao design de inovações, a questão da beleza masculina não só vem ganhando mais espaço como ainda ficou em alta também durante o momento que vivemos no mundo e no Brasil, onde já respondemos como quarto maior consumidor deste segmento. Os dados revelaram que são diversos produtos em consumo e na intenção de consumo entre os homens como perfumes (65%); shampoos e condicionadores (63%); cuidados com a barba (40%) e cremes e loções para o corpo (30%). E, para acompanhar o crescimento do setor, profissionais, indústrias cosméticas e o nicho magistral apostam em linhas de produtos de beleza seguindo as novidades e necessidades deste público-alvo. “Estamos vivendo, mais do que nunca, um momento em que devemos priorizar a saúde e o bem estar. E, como especialistas e pesquisas comprovam, o autocuidado e a autoimagem estão diretamente ligados à autoestima e também da percepção da qualidade de vida”, esclarece a empresária, que que comanda a partir deste sábado (17) o 1º Outlet da Beleza (http://hairnor.com.br/outletdabeleza/), em Pernambuco.

Pensando nessa demanda reprimida do setor que, ao longo desse duro momento no mundo, precisava se reorganizar para mostrar sua força, apostou na criação da primeira iniciativa voltada a toda cadeia produtiva (profissionais da beleza, donos de salões de beleza e barbearias, distribuidores e donos de pequenas indústrias), que poderão se conhecer, ficar por dentro de destaques e inovações do mercado e estabelecer contatos que gerem negócios in loco ou posteriormente. “O mercado de beleza está precisando de união de forças para mostrar seu potencial na região, e sabemos que é possível realizar isso em um evento seguro e que funcione como um ambiente ideal para movimentação de negócios. Deste modo, estamos reunindo as melhores marcas do segmento, trazendo o que há de mais moderno e inovador na atualidade para estimular o sucesso das empresas, empreendedores e profissionais locais”, comenta Bruna, diretora da Autonor Empreendimentos, empresa responsável pela Hairnor – Feira da Beleza do Nordeste.

Para o 1º Outlet da Beleza, que terá sua primeira edição deste sábado 17 até a quarta (dia 21 de julho), no piso L3 do Riomar Shopping, no Pina, a empresa promotora (que também é responsável pela Hairnor - está montando um espaço com área total no centro de compras de 1.500 m2 com 50 áreas para ocupação de 9 m2 numa estrutura fechada e ainda um auditório. “Queremos fazer deste evento, que esperamos que seja o primeiro de muitos, uma oportunidade de reencontro e um ambiente bem sucedido, que proporcione grandes negócios para todos aqueles que movimentam o mercado, aproveitando todo o comprovado Know-how de vinte anos na área”, diz Miranda. E, desta forma, a feira seguirá todos os protocolos de feira de negócios no estado de Pernambuco, que atualmente se equiparam aos protocolos aplicados a shopping centers. “Os clientes devem tratar com o expositor diretamente no balcão, onde serão tomadas todas as medidas que as lojas dos centros de compras estão tendo, precisam ser seguidas também pelos expositores. Ou seja, precisa-se disponibilizar álcool em gel, manter distanciamento mínimo e estar atento a todos os cuidados recomendados”, completa Miranda.

O 1º Outlet da Beleza, que acontece perto da Praça de Alimentação, envolverá diversas atividades adicionais a partir do apoio do SinBeleza Pernambuco e com parceria do Sebrae-PE, que subsidiará 60% do valor para a participação de 25 empresas participantes e movimentará uma agenda específica na feira. Sendo assim, haverá uma área institucional no evento que irá funcionar no auditório, com uma programação de conteúdos capitaneada pela instituição. “Neste ambiente de todos nós, iremos desenvolver assim um momento nosso para empresários falarem para outros empresários e aquelas pessoas que querem empreender e abrir negócios próprios possam conhecer melhor o segmento”, comenta a analista de negócios do Sebrae-PE, Romárcia Lima, que trabalha como gestora de Projetos na área de Gestão Empresarial dentro do setor de beleza, entre outros.

O 1º Outlet da Beleza já nasce assim com diversas surpresas e promete um mundo totalmente novo e real para quem busca novidades nesses cinco dias de evento, de sábado (17) a quarta (21), funcionando das 10h às 22h de segunda a sexta, das 10h às 21h aos sábados e das 12h às 21h aos domingos. Informações sobre a feira pelo número (81) 3467-6572 ou pelo e-mail outletdabeleza@hairnor.com.br. Novidades também podem ser acompanhadas pelo Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/ ou @hairnor). E, para quem deseja se inscrever ou cadastrar sua Caravana, basta acessar o link https://www.even3.com.br/outletdabeleza/.

SERVIÇO:
Iª EDIÇÃO DO OUTLET DA BELEZA
Data: 17, 18, 19, 20 E 21 de julho.
Local: Shopping RioMar Recife (Avenida República do Líbano, 251, Pina)
Mais informações: (81) 3467-6572


Com informações da jornalista lvelise Buarque

Habitacional Olindinha recebe visita técnica para regularização fundiária

 

A regularização fundiária avança em Olinda e nesta quarta-feira (14.07) a Prefeitura esteve realizando uma visita técnica no Conjunto Habitacional Olindinha, em Jardim Brasil, para checagem das unidades. O trabalho permitirá que os moradores dos 96 apartamentos contem com o registro dos imóveis, com toda documentação, garantindo mais cidadania e qualidade de vida para todos.

Uma conquista que beneficia toda a cidade, com a dinamização da economia, crescimento sustentável e aumento da renda da população. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Izabel Urquiza, pontua que esse trabalho, com olhar social voltado para as pessoas, é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

"Como poder público também é importante pois com a regularização podemos pleitear convênios e outros investimentos no entorno das localidades regularizadas. A autoestima da pessoa é elevada, pois toda a documentação passa a ser no nome dela. Além da valorização do imóvel", explicou a gestora.

Esse trabalho de regularização fundiária integra o programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Com ele, a pessoa beneficiada tem o imóvel regularizado e recebe o título de posse da propriedade.

O trabalho é integrado entre várias secretarias, envolvendo Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Secretaria de Obras, Secretaria Executiva de Urbanização Integrada, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. Além das parcerias com o TJPE e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

lmprensa Olinda

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode punir empresas e órgãos públicos a partir de agosto

 

A Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018) foi aprovada em 2018 e entrou em vigor 2020, porém, sem penalizações. Depois de ser adiada três vezes, a expectativa agora é que elas aconteçam em agosto deste ano. Entre as punições previstas, a que mais preocupa empresas é a aplicação de multas, que podem chegar a R$ 50 milhões.

A Lei, que representa uma inovação na área de tratamento de dados, funciona como um seguro, já que protegem a maneira como instituições coletam, armazenam e disponibilizam as informações de usuários. Sua importância é clara para a integridade e segurança dos conteúdos.

“As punições podem ser de diversas formas, como simples advertência, multas diárias ou multas sobre o faturamento, com o valor máximo de 50 milhões de reais. Além disso a empresa pode ser suspensa de utilizar dados pessoais, que pode gerar até a pausa de funcionamento. A Agência Nacional de Dados pode tornar público esse descumprimento, que pode gerar um grande dano para o estabelecimento”, explicou a advogada especialista em LGPD Daniela Vasconcelos.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que será responsável pela fiscalização e aplicação de sanções, tem como alvos principais os bancos, e-commerces e empresas de telefonia, já que eles têm os maiores bancos de dados e precisam da segurança adequada. Empresas menores, porém, devem ficar atentas, seguindo o processo à risca. Com o mundo em constante tecnologia e a ameaça de exposição frequente, o ideal é que a lei seja cumprida devidamente.

“A LGPD não é exclusiva para empresas. Todo profissional que exerça atividade com intuito de aferir vantagem financeira, ou seja, atividade comercial, deve se enquadrar à LGPD”, acrescentou o advogado especialista em LGPD Gabriel Vasconcelos.

O cidadão que se sentir lesionado, porém, poderá entrar na justiça com ações, levando à formalização de possíveis processos. Essas instituições públicas também têm grandes riscos em relação ao vazamento de dados.

“O princípio básico da LGPD é a transparência, as empresas precisam mostrar o que fazem com os dados dos clientes. Não se trata apenas de dados de internet, mas os dados colhidos presencialmente, tudo isso é protegido pela lei. Exemplo: quando vamos a uma farmácia, sempre solicitam um cadastro, com várias informações pessoais. Se a empresa não demonstrar ao cliente o que fará com esses dados, ela estará descumprindo a Lei. Se a empresa utilizar o dado sem autorização do cliente, ela pode ser penalizada”, acrescentou Gabriel.

Com a maior proteção e segurança em compras online, contas em bancos, redes sociais e inscrições, a LGPD ajuda diferentes setores e serviços, e a esperança é de que as falhas de sistemas sejam corrigidos, além das aplicações de multas e o benefício do cidadão.

Artista Plástico Alexandre Almeida abre seu ateliê

 

Paulista é uma cidade que abriga grandes artistas de diversos segmentos, reconhecidos no âmbito nacional e internacional. Na tarde da última terça-feira (12), o secretário Executivo de Cultura do município, Isaac Ramos e os Secretário Executivo de Imprensa, Jota Júnior, junto com sua equipe, conheceram mais um talento da nossa terra. O grupo esteve no Ateliê de Alexandre Almeida, um notório artista plástico que vive na área rural de Paulista.

Alexandre Almeida, 50 anos, é conhecido como “O criador do inexistente”. Ele transforma em arte entulhos e itens que as pessoas consideram inutilizáveis, recolhendo as peças e dando novamente utilidade ao que já se encontrava descartado.

O artista nasceu no Recife e mudou-se para Paulista com sua família quando tinha 6 anos de idade. Por isso, se considera paulistense. “Essa cidade me acolheu quando criança e até hoje vivo e não pretendo sair dela. Por isso, meu ateliê de arte sustentável fica aqui”, disse.

Alexandre pode ser descrito como um homem simples, agricultor, pai de família e amante da natureza. Sua história na arte teve início quando seu filho o questionou sobre o que ele estava fazendo para contribuir com a natureza. Sua resposta veio à tona com a seguinte mensagem: trazer de volta à existência o que já fora descartado.

Em seguida, Almeida dirigiu-se a um ferro velho e deu início a sua carreira de sucesso na arte. Em seu processo criativo, ele se inspirava em objetos do cotidiano: carros, motos, máquinas e outros.

Com seu trabalho, Alexandre já realizou grandes exposições, como a FENEARTE, em 2009, na qual recebeu menção honrosa, além do reconhecimento de grandes artistas plásticos. Ele também participou da X Edição do Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, realizado em São Paulo, sendo vencedor da edição.

Alexandre já carrega 11 anos de bagagem. As obras do artista somam mais de duzentas peças, que foram mostradas ao público pela primeira vez em 2008, numa coletiva realizada no espaço de Artes Inez da Fonseca, no Pina, no Recife. No mesmo ano, fez sua primeira exposição individual “Esculturas em sucata de aço”, realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes, e outra individual, no Shopping Guararapes.

Uma de suas obras mais significativas é um coração humano que fica na entrada do ateliê. “Tenho um apego a essa arte, já vendi mais de 500 dela no mundo todo”, declarou. Além do coração na entrada, outras artes compõem seu espaço. Fazem parte do local uma banheira que virou banco, janelas feitas com carroceria de caminhão, trilho de trem que virou cadeiras, sucatas em luminárias, telefones antigos e interruptores, entre outras coisas.

Quando começou no ramo, Alexandre nem sabia onde chegaria. Deixou a vida levar e a imaginação atuar. Hoje, ele sonha em transformar o galpão em um centro cultural para receber pessoas de todos os lugares e levá-las a ter consciência ambiental, amor pelas artes e valorização aos artistas locais.

“Quero mostrar meu trabalho, principalmente aos moradores de Paulista, que a maioria não conhece minha arte e nem imagina que um artista como eu vive aqui”, afirmou.

Alexandre Almeida deseja deixar um legado na cidade e em sua família. “Minha intenção é mudar a consciência ambiental dos paulistenses. Quero deixar um legado de arte na vida das pessoas. Meu desejo é que meus netos possam ver minha arte espalhada pela cidade que eu amo e pensar que foi meu avô quem fez”, finalizou.

Endereço e horário de funcionamento do ateliê para visitação

Mumbeca: Cesário de Melo - Paulista
Horário: 8:00 às 17:00
Instagram: @alexandrealmeida.arte

lmprensa Paulista PE 

TIM anuncia cobertura 4G em 100% dos municípios pernambucanos em 2021

 

Num cenário de intensa busca por conectividade, a TIM apresenta o seu plano de ampliação de infraestrutura de rede em Pernambuco, que tem foco na cobertura 4G de todos os municípios do Estado até o fim deste ano. Para atingir o objetivo, serão implantados e ampliados 183 sites (antenas) em 67 localidades do Estado, resultando em 23 novos municípios cobertos pela tecnologia. Com o incremento, a operadora cresce em 23% a sua abrangência, no comparativo com o ano passado, e alcança a cobertura em 100% das cidades pernambucanas.

Os dados foram apresentados em reunião realizada nesta quarta-feira (14) entre o CEO da TIM, Pietro Labriola, e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Pernambuco é um estado estratégico para a operadora, e nossa missão é levar até o fim deste ano a tecnologia 4G para todas as cidades do Estado. No Brasil, a retomada da economia passa também pela digitalização. Então a TIM quer mostrar toda essa potencialidade do Estado de Pernambuco. Ao disponibilizarmos para os moradores do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos elevando a qualidade de vida e promovendo a inclusão digital, inclusive ajudando quem precisa da internet móvel para trabalhar e estudar, especialmente neste cenário de pandemia, em que a conectividade se tornou ainda mais essencial”, anunciou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

No encontro, a operadora destacou a campanha Quero 4G da TIM na Minha Cidade, que percorreu 33 cidades pernambucanas para ouvir da população os locais prioritários para ativação da rede 4G. A ação faz parte da meta da companhia de cobrir a totalidade das cidades até o fim deste ano. A campanha tem um braço digital, com a criação de site com enquete, postagens no Instagram e Facebook, e ações presenciais com carros de som e caminhão-vitrine da TIM. A proposta é dar autonomia e voz aos moradores, para que possam definir onde querem a rede em funcionamento, prioritariamente, de acordo com as características de cada local.

A TIM foi a primeira empresa a firmar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Anatel e o investimento vai permitir aumentar ainda mais a presença da operadora no Nordeste e universalizar a rede de quarta geração em Pernambuco. Serão mais 145 mil pernambucanos impactados diretamente com a universalização do 4G da TIM até o fim deste ano.

Com foco na solução de problemas relacionados à estrutura das torres tradicionais de telecomunicações, a TIM destacou a importância do biosite - equipamento criado e patenteado pela companhia, que resolve questões como impacto visual, custo e agilidade de instalação de antenas. Trata-se de uma torre metálica, com aparência de um poste de iluminação pública, que comporta em seu interior todos os componentes de um site, com a vantagem de ser sustentável, moderno e capaz de melhorar a cobertura em locais onde seria inviável instalar uma grande estrutura.

Além da transmissão de sinal, o biosite pode agregar múltiplas funções, porque permite a instalação de câmeras de segurança e pontos de iluminação pública. A solução da TIM já pode ser vista em 307 municípios brasileiros. Em Pernambuco, são 36 biosites, sendo 20 distribuídos nas cidades de Recife e Olinda. Na capital, é possível visualizá-los no Parque Dona Lindu, na Pracinha da Igreja de Boa Viagem e no Shopping Recife, por exemplo.

O presidente da operadora ressaltou ainda a recente parceria da TIM com a Kroton, vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação, que vai permitir que mais pessoas possam se capacitar para entrar no mundo do trabalho via celular. A TIM apresenta as iniciativas que permitirão ampliar o acesso à educação por meio da sua tecnologia, alcançando uma base de mais de 50 milhões de pessoas.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, comemorou a universalização da rede 4G da TIM no Estado. “Esta é uma boa notícia, porque sabemos das dificuldades de infraestrutura da rede e a conectividade é fundamental para nossa economia, porque gera mais oportunidades para as pessoas e aquece o mercado de trabalho, além de impactar diretamente em outros setores, como nas áreas de educação com as aulas remotas”, afirmou o gestor.

Participaram ainda da reunião o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, Mario Girasole, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, o diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil, Leandro Guerra, o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Fábio Reis, e o executivo de Relações Institucionais da TIM Nordeste, Felipe Leão. Do governo, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.