segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Violência contra a mulher: Canal Delas, da Hapvida NotreDame Intermédica, registra quase 300 denúncias em um ano de funcionamento


O Canal Delas, plataforma disponibilizada pela Hapvida NotreDame Intermédica, registrou, em um ano, 299 denúncias feitas por mulheres vítimas de violências domésticas. Acessível não apenas para colaboradoras e clientes, o projeto é realizado em parceria com a ONG As Justiceiras e tem como objetivo suprir a necessidade de canais e sistemas alternativos para combater e prevenir agressões de diversas ordens. 

Desde 2023, quando houve a expansão do alcance do Canal da Mulher, um aumento considerável de denúncias foi registrado e já desenha um perfil nacional de denunciantes que ajuda agentes de proteção e combate à violência a agir de maneira mais direta e ininterrupta. 


Nas estatísticas mensuradas entre junho de 2023 e junho de 2024, boa parte das 299 denunciantes está nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, possui entre 31 e 40 anos, tem filhos menores de 16 anos, faz a queixa pela primeira vez e classifica a violência como de média gravidade. Os principais tipos citados são de ordens psicológicas, físicas e patrimoniais, praticadas por atuais ou ex-companheiros, na própria casa em que as mulheres moram. 

A plataforma de denúncia da maior empresa de saúde da América Latina está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e conta com uma força tarefa voluntária de mulheres para oferecer orientação jurídica, psicológica, socioassistencial, médica, além de rede de apoio e acolhimento. A escolha pela ONG As Justiceiras foi estratégica, justamente pelo fato de ser uma rede que tem parcerias com organizações/signatários, além de fazer parte do acordo público como a ONU Mulheres e da coalizão pelo fim da violência contra as mulheres, o que torna pública a ação diante da sociedade.

De acordo com Eliana Vieira, vice-presidente de Recursos Humanos da Hapvida NotreDame Intermédica, a ideia de um canal de denúncias surgiu pela realidade da própria empresa, em que 70% do quadro de funcionários é composto por mulheres. A iniciativa é promovida pela área de Diversidade da Companhia com o apoio do setor de Comunicação Corporativa.


“O Canal surgiu, a princípio, internamente, apenas para colaboradoras, depois expandimos para clientes e, há pouco tempo, deixamos acessível para todas as mulheres. É um canal seguro para apoiar, orientar e direcionar todas as questões relacionadas ao tema. Entendemos como responsabilidade de toda a sociedade promover e conscientizar sobre esse tema. Temos também focado na elaboração de guias de orientação, palestras e treinamentos sobre os vários tipos de violências contra a mulher. Nossa empresa trabalha por um todo de pessoas saudáveis e compreendemos que faz parte dos processos de transformação social ouvir e respeitar as mulheres, para que reconheçam e busquem os seus direitos”, explica. 

Para Gabriela Manssur, idealizadora da ONG Justiceiras e advogada especialista em Direitos das Mulheres, a parceria com a Hapvida vem sendo fundamental. “Ter uma empresa como a Hapvida NDI apoiando essa causa é muito importante para ganharmos mais repercussão em torno de um tema tão importante para toda a sociedade. A ampliação dessa parceria é essencial para que a violência doméstica seja combatida de todas as formas”, destaca Gabriela. 

Neste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, celebram-se também os 18 anos da Lei Maria da Penha. Para a mulher que deu nome à lei, pela sua própria história de lutas, como vítima da violência doméstica, Maria da Pena Maia Fernandes considera que combater a violência contra as mulheres é combater consequências que trazem impactos negativos para toda a sociedade. “Nessas mulheres, há a perda da saúde mental, da autoestima, da confiança no próprio potencial, da autonomia financeira, da capacidade de sonhar e de ter esperança. Há também crianças órfãs, vítimas invisíveis. A lei é a emancipação de todas as mulheres, é uma bandeira de luta. É um desafio necessário criar instrumentos para combater e prevenir essas violências”, enfatiza. 

Como fazer as denúncias pelo Canal Delas
Utilizando a tecnologia, a própria vítima pode denunciar uma violência sofrida e/ou a pessoa denunciante pode relatar violência contra uma terceira. As plataformas são intuitivas e de fácil acesso.

=> Pelo Portal (Beneficiárias)
Por meio do site https://portal-beneficiario.hapvida.com.br/ e após realizar o login, na coluna à esquerda, clique na aba “Serviços”. Uma série de opções irão aparecer. Clique no comando “Precisa de Ajuda”. Na tela que será apresentada, clique em “Canal Delas”.

=> Pelo app Hapvida (Beneficiárias)
Pelo app Hapvida, disponível para Android e iOS, depois do login, busque a opção Benefícios e clique em “Precisa de Ajuda?”. Logo depois, a opção Canal Delas ficará disponível e você pode fazer sua denúncia. 

=> Pelo Instagram (Todas)
Pelo Instagram @hapvidasaude, clique no link linktr.ee/hapvidasaude , localizado na bio do perfil. Logo depois, clique na opção Canal da Mulher. Por ele, serão oferecidas três possibilidades de escolha, a partir de quem está fazendo a denúncia: “Sofri violência, quero denunciar e preciso de ajuda”, “Quero denunciar uma violência sofrida por outra mulher” e “Quero denunciar uma violência pelo WhatsApp”. A partir de então, um formulário para preenchimento será aberto.

Corona Cero lança iniciativa no esporte: contratos de atletas terão cláusula para incentivar momentos de relaxamento


Entre tantas ondas e performances de tirar o fôlego, as competições de surfe hipnotizam os espectadores! Só os atletas sabem a importância de tirar algumas pausas em meio aos campeonatos para equilibrar o bem estar e a pressão para superar recordes históricos no mundo do surfe. Sabendo disso, Corona Cero, a cerveja premium da Ambev e patrocinadora de surfistas de elite, lança uma cláusula contratual que redefine os acordos de patrocínio no mundo do esporte. 

Por meio da Cláusula Corona Cero, os atletas patrocinados pela marca têm a garantia de vivenciar períodos de relaxamento, sem comprometer os vínculos contratuais com a cerveja global. Muito mais do que uma adição aos termos dos contratos, a iniciativa funciona como um pacto pelo bem-estar dos atletas, refletindo a essência de Corona: incentivar que as pessoas vivam mais momentos de pausa e conexão com a natureza. Os atletas do surfe Gabriel Medina, Tati West, Pedro Scooby e Chloé Calmon são os primeiros a aderirem à nova modalidade contratual que prioriza o equilíbrio entre performance e descanso.

Para Corona, pausa é sinônimo de combustível e reconexão: “Corona incentiva todo mundo a viver a vida lá fora, cada vez mais offlines, conectados com a natureza e com moderação. Para a marca, a busca por momentos de descompressão é essencial para todos; e no caso dos atletas, chega a ser algo inegociável ter uma pausa para se reconectar. Afinal, é preciso recarregar as energias longe da pressão das competições, o que acaba interferindo positivamente no rendimento dos atletas”, diz Gabriela Gallo, diretora de Corona no Brasil.

Durante a vigência dos contratos, as condições e os pagamentos ficam mantidos enquanto o atleta decide tirar uma pausa entre as competições. Assim, a Cláusula Corona Cero propõe que os esportistas tirem um tempo para ficar em sua praia natal aproveitando o ar livre sem participar de competições; surfar sem pontuações ou ficar mais tempo no mar sem se preocupar com o relógio para buscar seu equilíbrio; e ouvir o som das ondas e do vento, sem precisar ouvir o som da expectativa de uma plateia.

“Se eu continuasse do jeito que eu estava, sem me permitir um descanso, eu provavelmente abandonaria o surf daqui uns anos”, afirma a surfista Chloé Calmon. 

Pedro Scooby, nome bastante conhecido no esporte, diz: "O que me coloca pra cima é mergulhar na natureza. Fazer de tudo enquanto não penso em mais nada.”

"Não é sobre qual onda surfar, mas sobre saber qual deixar passar" 

Com essa filosofia, Corona dá sequência à sua atuação como marca premium que aposta no conceito “This is Living”, estimulando a adoção de hábitos que façam as pessoas se sentirem melhor, mais vivas, como apreciar um pôr do sol. A cerveja feita com ingredientes naturais vem oferecendo uma série de experiências aos seus fãs que envolvem a contemplação da natureza. 

“Precisamos saber quando relaxar. Corona acredita nesse estilo de vida que inclui o tempo de relaxar e moderação, por isso incentiva seus atletas a valorizarem a prática, seja descobrindo paraísos naturais ou criando hábitos simples de reconexão com a natureza, sem pensar em obrigações”, ressalta Gabriela Gallo.

“É importante aprender a ouvir o seu corpo e saber quando você precisa dar uma pausa", conclui Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe. 

A ação foi idealizada pela agência Jogo.

De trainees a grandes líderes da Ambev


A Ambev sempre buscou por pessoas excelentes que sonham grande e fazem acontecer. Pessoas que ajudaram a construir a companhia, hoje reconhecida por suas marcas icônicas como Corona, Brahma e Guaraná que chegam até a mesa de todo brasileiro. Para os jovens talentos que participaram dos programas de trainee, a Ambev se destaca não apenas por seu compromisso com o desenvolvimento e a ascensão profissional, mas também por impulsionar seus colaboradores a se tornarem líderes inspiradores, tanto dentro quanto fora do ecossistema.

Nesses 25 anos, cerca de 1200 trainees passaram pela Ambev e tiveram a oportunidade de dar um salto em sua carreira por conta do programa. Alguns desses profissionais relataram como foi participar do Trainee da companhia.

Julia Maalouli Hajli, 30 anos, participou do programa em 2018 e hoje é Diretora Regional, com sede em Fortaleza. “Como entrei no programa após meu estágio na Ambev, tinha plena consciência da sua concorrência e foi um grande orgulho fazer parte daquela turma. O programa é muito completo e ampliou minha visão para uma perspectiva mais macro e estratégica do negócio. Além disso, tive a oportunidade de criar conexões que mantenho até hoje”, afirma.

Para Júlia, um dos momentos de mais orgulho nessa jornada foi quando recebeu a alocação de sua posição final. “Estávamos dando um grande passo em nossas carreiras e ver toda a turma comemorando foi muito gratificante”, acrescenta.

De trainee a vice-presidente de Logística da Ambev, Paulo Zagman, relata que ter começado sua carreira na Ambev foi uma experiência muito especial. “Lembro até hoje da pessoa que me ligou, da hora e do local onde eu estava. Comecei na companhia no dia 2 de janeiro de 2002 e ainda tenho o meu primeiro contracheque em casa”, conta.

Zagman acrescenta que as qualificações também foram importantes nessa etapa. “Me senti muito preparado durante o treinamento e isso me deu confiança para iniciar minha primeira função. A liberdade e autonomia para tomar decisões e conduzir o ‘meu pequeno negócio’ na companhia me marcaram na época. Além disso, a oportunidade de cruzar com pessoas tão competentes foi fundamental para minha formação. Aprendi desde cedo na empresa que ética e força de vontade são diferenciais competitivos no longo prazo”, ressalta.

Leticia Paraíso, 23 anos, participou do Trainee em 2023, e, atualmente, é Especialista em Engajamento do Consumidor da Ambev. Para ela ser trainee fazia parte do seu ‘sonho grande’. “Sempre almejei participar do programa, pois sabia que seria transformador para a minha carreira. O Trainee abriu portas para o conhecimento e aprendizado contínuo sobre a Ambev e o mundo dos negócios. Pude viver um pedacinho de cada parte da companhia, e isso me faz pensar no todo. Hoje, tomo decisões avaliando tanto o impacto para o negócio, quanto para o ecossistema. Outro fator essencial foi a visão de liderança. Nossa gente é nosso bem mais precioso, e direcionar os caminhos estratégicos alinhados com a evolução pessoal é um dos maiores legados que eu carrego”, afirma.

Além dos aprendizados com as lideranças, Letícia destaca que conhecer histórias inspiradoras durante suas viagens para as regionais da companhia também fez a diferença. “A Ambev impacta realmente o importante: as pessoas! Em Minas Gerais, a dona Inava, proprietária de um restaurante e confeitaria, fez questão de me ensinar a tradicional receita do pão de queijo mineiro. Também conheci um dono de adega que transformou seu negócio ao se tornar parceiro do Zé Delivery e ajudou toda sua família. Conhecer essas histórias foi muito emocionante e ampliou ainda mais minha admiração pela Ambev”, finaliza.

Pedro Celestino, 32 anos, é diretor de Go to Market da Ambev. Foi Trainee em 2015 e considera essa uma das melhores experiências profissionais de sua vida. “O Trainee me fez evoluir como profissional de uma maneira muito mais rápida. O cuidado da liderança com a turma de trainees foi fundamental e nos fez sentir parte da empresa. Ficamos apaixonados pela Ambev desde o primeiro dia”, conta

Para Pedro, conhecer a dimensão da companhia foi um grande orgulho. “Ainda no primeiro ano do programa, tivemos palestras de toda a liderança sênior da Ambev. Isso nos mostrou a magnitude da empresa na qual havíamos ingressado e gerou um grande orgulho. Nesse mesmo ano, me tornei gerente de vendas e tive a oportunidade de liderar um time de mais de 25 pessoas. Aquela função foi muito gratificante, foi o primeiro gostinho do impacto que podemos gerar no mercado”, acrescenta.

*Trainee Ambev 2025*

As inscrições para o Programa de Trainee da Ambev estão abertas até o dia 3 de setembro, e os candidatos podem escolher entre as áreas de Business ou Supply Chain. Para participar basta ter conclusão de graduação entre dezembro de 2022 e dezembro de 2024, além de disponibilidade para morar em outros estados. Os interessados podem se inscrever ou obter mais informações sobre o programa acessando o site da Ambev.

Foto: Divulgação

Gestores da Hapvida NotreDame Intermédica são indicados para prêmio de liderança empresarial

O CEO da Hapvida NotreDame Intermédica, Jorge Pinheiro, e a vice-presidente de Recursos Humanos da companhia, Eliana Vieira, concorrem aos títulos de CEOs e RHs mais admirados do Brasil e da América Latina. A premiação está na 19ª edição e é realizada pelo Grupo Gestão RH com o objetivo de enaltecer líderes empresariais com olhar humanizado e excelência na gestão de negócios e de colaboradores.

A votação é feita em duas fases. A primeira é por meio do voto eletrônico do público em geral. Entre as categorias, estão CEO e RH do ano, os 10 CEOs e RHs mais admirados, além dos destaques regionais. Desde 2006, mais de 3 mil profissionais foram reconhecidos pela pesquisa. A cerimônia de premiação será no dia 31 de outubro em São Paulo.

Curso focado em segurança cibernética inicia na UNINASSAU no Rio de Janeiro



Começou hoje (2) a 9ª Maratona CiberEducação Cisco Brasil. O evento visa oferecer treinamento e habilidades essenciais para profissionais interessados na área de cibersegurança. On-line e aberto ao público, ele é organizado pela UNINASSAU Rio de Janeiro, por meio do curso de Ciência da Computação e seu grupo de estudos de Segurança da Informação, e promovido pela Cisco - uma das maiores empresas de educação tecnológica do mundo.

A maratona é o primeiro passo para os participantes concorrerem a 1500 bolsas de estudos profissionalizantes gratuitas em segurança cibernética. Ela proporciona uma avaliação detalhada de vulnerabilidades em redes, como protegê-las, sistemas operacionais e pontos finais (endpoints). Os alunos aprendem habilidades essenciais para manter a integridade, confidencialidade e disponibilidade de redes e dados.

“Essa é uma oportunidade para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado de trabalho, além de obter certificação de uma empresa com reconhecimento global,” afirma Horácio Ribeiro, instrutor da maratona e professor do curso de Ciência da Computação da UNINASSAU Rio de Janeiro. Thiago Menezes, recém-formado na área, complementa que “participar de cursos tão relevantes para o mercado e de um evento dessa magnitude é uma chance única e valiosa”.

Com a crescente demanda por profissionais de segurança cibernética, o curso oferece uma oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais utilizados no ambiente de trabalho. Os participantes desenvolvem uma base sólida em cibersegurança, preparando-se para explorar diversas possibilidades de carreira no setor e criando habilidades para manter uma rede segura, abrangendo hardware, software e mídia.

O curso inclui:
● 10 módulos;
● 31 laboratórios e atividades do Cisco Packet Tracer;
● Mais de 40 atividades interativas e quizzes;
● Um exame final.
As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no perfil da UNINASSAU Rio de Janeiro no Instagram (@uninassau.rj) até o dia 26/09.

SEAP encerra Agosto Lilás com fiscalização de monitorados por violência doméstica na Região Metropolitana do Recife


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), encerrou, na sexta-feira (30/8), o Agosto Lilás com uma fiscalização voltada para os agressores monitorados por tornozeleiras eletrônicas, com base na Lei Maria da Penha. A equipe de policiais penais fiscalizou bairros do Recife, Camaragibe e Paulista. 

A ação culminou com a abordagem de três agressores por violência doméstica e o recolhimento de um monitorado do regime semiaberto por descumprimento das regras de monitoraração. “A operação visa a conscientização e combate à violência contra a mulher que devem ser constante. Marcou também o encerramento do curso dos novos policiais penais do Cemep, reforçando o trabalho de excelência no sentido de proteger as mulheres, mantendo a marca de nunca ter ocorrido um feminicídio envolvendo homem monitorado eletronicamente”, afirmou o gerente do Cemep, Alony Santos.

 A SEAP/PE alerta para a importância das mulheres denunciarem seus agressores e solicitarem à Secretaria da Mulher de Pernambuco a unidade portátil de rastreamento (UPR), mais conhecida como Botão do Pânico. Esse equipamento indica a aproximação do agressor. O Cemep registra atualmente 231 vítimas para 615 agressores monitorados. O Agosto Lilás é uma campanha de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher, realizada anualmente no Brasil.

*A SEAP dispõe do 0800.643.5508, exclusivo para vítimas de violência doméstica, funcionando 24 horas, nos sete dias da semana.*

Foto: Divulgação SEAP

Em Paulista, juventude reforça campanha de Ramos no bairro do Nobre


A campanha do candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), ganhou, nesta segunda-feira (02/09), um reforço com novos membros da juventude da cidade.

Durante a primeira atividade, o grupo promoveu uma porta a porta, no Nobre, efetuando a entrega de material de divulgação e conversando com os eleitores sobre o programa de governo de Ramos e acerca do combate à corrupção.

O tucano tem como candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD). A chapa lidera a coligação A Força da Mudança, constituída por PSDB, PSD, MDB, PRD, NOVO, Cidadania e Podemos.

Feira de Troca-Troca de livros no Shopping ETC: circulação de saberes para o feriado de 7 de setembro


No próximo sábado, dia 7 de setembro, o Shopping ETC, localizado no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, promoverá a tradicional Feira de Troca-Troca de livros. O evento será realizado das 12h às 17h, em um quiosque na entrada do mall, proporcionando um momento cultural durante o feriado.

A feira tem como objetivo incentivar a leitura e promover a troca de saberes entre os participantes. Segundo Gildo Marcelino, coordenador de marketing do Shopping ETC, a feira é uma oportunidade de valorização da cultura e do conhecimento, além de promover a circulação de livros entre a comunidade.

Regras de participação:

• Os interessados devem trazer livros em bom estado de conservação para participar da troca.
• Não serão aceitos livros didáticos, acadêmicos, de poesia, em outros idiomas ou que tenham sido distribuídos gratuitamente.
• As obras disponíveis para troca não serão reservadas.
• A venda de livros é proibida durante a feira.

A feira acontece todo primeiro sábado do mês.

SERVIÇO:
O QUÊ: Feira de “Troca-Troca de livros”
ONDE: Shopping ETC, na Avenida Rosa Silva, 1460, nos Aflitos (Stand no piso principal)
QUANDO: 07 de setembro – das 12h às 17h
QUANTO: gratuito
MAIS INFORMAÇÕES: @shoppingetcoficial

Fórum Gourmet: Palestras, soluções inovadoras e muito networking


Feira HFN – Hotel & Food Service, de 2 a 4 de outubro em Pernambuco, atualizará as tendências no setor de alimentação fora do lar

O setor de alimentação fora do lar encontra na HFN – Hotel & Food Nordeste, de 2 a 4 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções, a oportunidade ideal para se atualizar sobre as tendências e a evolução do mercado. A Abrasel-PE promove este ano, além do consagrado Salão Gourmet Experience, o Fórum Gourmet, que será realizado antes da abertura da feira, no turno da manhã.
De acordo com o presidente da Abrasel-PE, Tony Sousa, ambos os espaços são voltados para proporcionar uma experiência imersiva aos participantes, com foco na inovação e na conexão contínua entre fornecedores e compradores durante todo o ano. “Serão diversas atividades nos três dias de evento. Teremos a gravação de episódios ao vivo do podcast ‘O Café e a Conta’ com dicas valiosas para os empreendedores, apresentação de soluções inovadoras para otimização e produtividade por seis startups, almoço exclusivo com o chef Rapha Vasconcellos, happy hour e uma área de parceiros e patrocinadores para troca de ideias e networking”, enumera.
O happy hour será realizado diariamente das 16h às 20h, oferecendo um ambiente descontraído para interação após um dia repleto de atividades. “Este espaço é exclusivo para associados, parceiros e patrocinadores, reforçando a missão da Abrasel de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, facilitando o empreendedorismo e melhorando a qualidade de vida no país”, completa Sousa.
Já o Fórum Gourmet será inovador, ocorrendo no período da manhã. Com capacidade para cem pessoas, o fórum abordará temas como gestão para aumento de lucratividade, otimização de delivery, engenharia de cardápio, legislação, soluções tecnológicas, bem-estar e saúde mental, inteligência artificial e marketing. Após o fórum, os participantes terão um almoço exclusivo preparado pelo renomado Chef Rapha Vasconcellos, no Espaço do Chef, dentro do Salão Gourmet Experience. O projeto é assinado pela Abrasel-PE e conta com a Revista Bares e Restaurantes como media partner.

A inscrição para o Fórum Gourmet pode ser realizada pelo link https://www.hbatools.com.br/forum-gourmet__1787 e sai a R$ 150 o dia e R$ 405 o combo para os três dias. Associados da Abrasel pagam R$ 75 o dia e R$ 215 o combo dos três dias. Já o Gourmet Experience é exclusivo para parceiros e associados da entidade.
Sobre a HFN 2024
O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20. Aproveite o cupom ‘CONVIDADOHFN_2024’ para garantir seu ingresso gratuito.
A HFN é organizada pela ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e Insight Feiras & Negócios. O evento tem o patrocínio Ouro da Pan Cristal. Para outras informações e credenciamento, visite o site oficial da feira https://hfne.com.br/ e aproveite as vantagens exclusivas do evento.


Programação 
2 de Outubro
- 9h30 - 10h15: "Processos e Equipes que Realmente Funcionam" - Andreza Lago e Jeff Simão (Produz)
- 10h15 - 10h30: "Cozinha do Futuro: aumentando os lucros com baixo investimento" – Mardônio Filho (Domaná)
- 10h30 - 11h00: "Bem-Estar no Trabalho: A importância da Saúde Mental em Restaurantes" - Paulo Jelihovschi (Abrasel Nacional)
- 11h10 - 11h50: "Delivery do Zero ao Lucro: Lucrando com Delivery" - Raphael Silva (Lucrando com Delivery)
- 11h50 - 12h10: "Case de Sucesso: Hamburgueria Azilados" - Pedro Leite (Azilados)
- 12h10 - 12h20: "Embalagens personalizadas como ferramentas de crescimento de bares e restaurantes" - Rodrigo Oliveira (Colorata)
- 12h20 - 13h00: "Cardápios Inteligentes: estratégias para melhores resultados" - Renata Cruz (Foodness)
- 13h - 14h: Ação - Bandolera e Nespresso


3 de Outubro
- 9h30 - 10h30: "Cardápios que vendem: A ciência da Engenharia de Cardápios" - Silvana Carvalho (Líderchef)
- 10h30 - 10h45: "Gestão Estratégica de Custos em Compras Corporativas" - Martiniano Brandão (Clube da Cotação)
- 10h45 - 11h: "Transformando a Gastronomia com Expertise e Inovação" - Michel Dutra e Ricardo Udson (Feito)
- 11h45 - 12h00: "Economize até 40% na fatura mensal de energia do seu negócio" - Renata Gonçalves (Kroma)
- 12h - 12h45: "Proteja seu negócio: Aspectos empresariais e tributários para economia no setor de AFL" - Waldemberg Mendes (WM Advocacia)
- 12h45 - 13h: "Energia sob controle: O novo normal na gestão energética" - Igor Dalton (XP Energy)
- 13h - 14h: Ação - Santa Fé e Nespresso


4 de Outubro
- 9h30 - 10h30: "Do Caos ao Controle: Soluções para gerir melhor o seu negócio" - Tony Sousa (Abrasel Pernambuco)
- 11h - 11h45: "Inteligência Artificial Aplicada em Restaurantes" - Matheus Mason (Abrasel Nacional)
- 11h45 - 12h: "Inovação no Food Service" - Rafael Carlos (Praso)
- 12h - 12h30: "Decisões inteligentes: Como usar dados e identificar oportunidades no mercado"
- Zé Edu (Abrasel Nacional)
- 13h - 14h: Ação - Domaná e Nespresso

Super Mix 2024: Maior feira de varejo do Norte e Nordeste


A Super Mix, a maior feira de negócios do setor supermercadista e varejista do Norte e Nordeste, está com o credenciamento aberto para sua 18ª edição em 2024. O evento, que ocorrerá de 2 a 4 de outubro no Pernambuco Centro de Convenções, promete ser um ponto de encontro essencial para profissionais do setor, funcionando das 14h às 21h e ocorrendo em paralelo à HFN – Hotel & Food Nordeste.

Organizada pela Insight Feiras e Negócios e promovida pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES) com patrocínio Prata da São Braz, a Super Mix 2024 terá um foco especial na inovação do varejo, antecipando as tendências globais para o mercado nordestino.

"Estamos entusiasmados em apresentar a Super Mix 2024, um evento que destaca o dinamismo e a inovação do setor varejista, além de promover um ambiente vibrante para negócios, networking e aprendizado. Convidamos todos os profissionais do setor a se juntarem a nós e a explorar as tendências que estão moldando o futuro do varejo", convida a sócia da Insight Feiras e Negócios Carol Baía.

O credenciamento é gratuito para profissionais do setor com CNPJ, garantindo acesso a uma das feiras mais completas do Brasil. Segundo Inácio Miranda, presidente da ASPA, a Super Mix deste ano está imperdível. "Esperamos com grande expectativa a oportunidade de reunir os principais profissionais do segmento de varejo e serviços para fechar bons negócios", afirma Miranda.
João Alves, presidente da APES, destaca que a Super Mix está sempre se renovando, ano a ano. “A Super Mix oferece uma experiência única, permitindo aos participantes explorar novas tendências, fazer networking e se atualizar sobre as inovações do mercado”, afirma.

Com uma expectativa de receber mais de 26 mil visitantes, a feira proporcionará uma oportunidade única para descobrir lançamentos de produtos e se conectar com uma ampla gama de marcas expositoras. A Super Mix será uma vitrine para empresas de atacado, distribuição, indústria de alimentos e bebidas, equipamentos, e muitos outros segmentos do varejo.
Os interessados em participar podem obter outras informações e realizar seu credenciamento através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.

Dani Portela participa de Lançamento da Agenda Política do Instituto Marielle Franco 2024


Retomando as suas atividades de campanha, nesta segunda-feira (02), a candidata à prefeitura Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), participou da cerimônia de lançamento da Agenda Política do Instituto Marielle Franco 2024. O evento está na sua terceira edição e trata-se de um conjunto de práticas e propostas políticas antirracistas, feministas, LGBTQIANP+, periféricas e populares para serem implementadas nas prefeituras e câmaras municipais, inspiradas nas ações deixadas por Marielle durante sua vida parlamentar e como ativista social. E Dani, como mulher negra, mãe, educadora e atuante na defesa dos direitos humanos, das mulheres, da população negra, das pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+, prestigiou esse momento tão importante para a construção de uma cidade mais justa para todas e todos. “O sistema político eleitoral é pensado para que nós mulheres não alcancemos. A gente tem que lutar por uma transformação política. Queremos uma reforma política profunda e nós mulheres negras temos que pautar isso em nossa marcha. Nós queremos mudar a fotografia da cidade, porque não é apenas sobre mim e sobre a minha vice Alice Gabino. Queremos mudar porque é sobre todas nós mulheres”, enfatizou a candidata. 

De acordo com a diretora-executiva do Instituto Marielle Franco (IMF), Lígia Batista, este período de campanha eleitoral para vereança e prefeitura é um dos momentos mais importantes para discutir a cidade. “É através de políticas públicas construídas a partir de uma consulta popular que vamos construir a cidade que queremos. Nesses últimos anos, mais mulheres negras, cis, trans e travestis, comprometidas com os direitos humanos, entraram na política, mas ainda continuamos subrepresentadas e impactadas pela persistência da violência política de gênero e raça”, evidenciou. 

Uma mesa de debate composta pela Coordenadora de Incidência e Pesquisa do Instituto Marielle Franco, Brisa Lima, a deputada estadual Robeyoncé Lima, a cientista política e ativista da Redes Mulheres Negras de Pernambuco, Myrella Santana, a jornalista e membra da Operativa Nacional da Coalizão Negra por Direitos, Mônica Oliveira e a educadora e coordenadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Piedade Marques, algumas das práticas políticas de Marielle, que servem de inspiração, foram destacadas, como a ampliação de alianças com organizações do terceiro setor e instituições públicas comprometidas em garantir o acesso da população aos seus direitos. A relevância em coletivizar os objetivos,  entendendo que o benefício da política deve ser coletivo e não individual, além de fomentar uma cultura política de cuidado e participação que acolha e não exclua. 
No total, mais de 200 coletivos, movimentos sociais e organizações participaram desta edição em 2024, dobrando o número de participações de 2022. Essa etapa conta com a participação de consulta popular, de diversas ativistas da Rede de Sementes do Instituto Marielle Franco, articulação e fortalecimento que desenvolve ações coletivas para lutar por justiça, defender a memória e multiplicar o legado de Marielle. 

O lançamento da Agenda Marielle Franco aconteceu no Auditório G4 da UNICAP Universidade Católica, no bairro da Boa Vista. 

Sabatina do Porto Digital

No período da tarde, Dani Portela participou da sabatina do Porto Digital. Ela falou sobre a  falta de acesso digital ser uma das grandes desigualdades da população recifense e que o setor tecnológico pode ser fundamental para o avanço da cidade. Dani também destacou a questão das cotas ser fundamental para a inclusão da população LGBTQIAPN+ neste setor. "O Porto Digital já avançou bastante na política de cotas com a população negra, que representa a maior parte da população do Recife, mas é preciso também pensar em política de cotas para população transexual e travestis. Hoje, são pessoas que não alcançam a empregabilidade. Inclusive, muitas não tiveram a escolaridade devida. Então, a política de cotas seria um olhar importante para incluir essa parcela tão significativa da nossa população, nessa política de inclusão digital.”, destacou a candidata.

“Moradia, renda e educação. Eu não vejo saída que transforme de fato a vida das pessoas sem passar por esse pilares.”, ressaltou Dani Portela em sua fala. A candidata ainda destacou a necessidade de geração de emprego, trabalho e renda. “Eu não acredito em nenhuma transformação sem investimento na educação. Tanto que o embarque digital já olha para a oferta de bolsas, para que as pessoas possam fazer cursos na área de tecnologia. E não podemos olhar para essas pessoas apenas nos cursos técnicos e superiores, mas precisamos pensar em uma educação integrada, que venha desde a creche até a formação superior.”, finalizou.

Prefeitura entrega 100 cestas básicas ao Santuário e retira duas caçambas de entulhos no Morro


Na manhã desta segunda (2), a Prefeitura do Recife entregou 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo da ação foi complementar o estoque da igreja para que as famílias atingidas pela tragédia da última sexta-feira (30) não tenham ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar. Além disso, foi iniciada a etapa mecanizada do trabalho de remoção dos entulhos gerados pelo desabamento, o que já resultou na retirada de duas caçambas de material. O serviço está sendo executado por uma empresa especializada em demolição contratada pela gestão municipal e deve durar cerca de 30 dias.

As cestas foram doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas à Pastoral Social do Santuário, que ficará responsável pela distribuição às famílias. “As cestas irão para famílias carentes do Morro. Elas já iriam receber as cestas, mas a entrega não foi possível devido ao acidente. Vamos definir uma estratégia de distribuição que atinja todas essas pessoas, não só com a feira, mas também com o trabalho psicológico”, afirma o coordenador da Pastoral, Jorge Gomes.

Quem passou pelas proximidades do Santuário viu o início do trabalho mecanizado de retirada dos resíduos de dentro da igreja. “Após a remoção das portas, acionamos uma máquina com tesoura mecânica para agilizar o serviço e já recolhemos duas caçambas de material. Desde sábado, o procedimento estava sendo feito de forma manual, incluindo a retirada de diversos objetos sacros que estavam em meio aos escombros”, explica o chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares. O COP coordena a atuação de todas as secretarias e órgãos municipais no atendimento à ocorrência.

*LUTO OFICIAL E PRONTA RESPOSTA -* Minutos após a tragédia, o COP direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU, Guarda Municipal, Emlurb, Controle Urbano e diversas secretarias, como de Saúde, Governo, Desenvolvimento Social, entre outras, ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais. A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. A tragédia levou duas pessoas a óbito.

*Fotos: Héilia Scheppa/Prefeitura do Recife*


Recife sedia I Workshop sobre Prevenção e Solução de Conflitos Tributários


Com o objetivo de apresentar e discutir práticas inovadoras que acelerem a resolução consensual de litígios tributários, reduzam a litigiosidade dos processos e apresentem novos métodos para solucionar conflitos no setor, será realizado no Recife nos próximos dias 5 e 6, o I Workshop Sobre Prevenção e Solução de Conflitos Tributários. O evento acontecerá no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, e é promovido pelo Centro Nacional Para a Prevenção e Resolução de Conflitos Tributários (Cenapret). As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no bit.ly/45LxcBW. Informações também podem ser obtidas através do (81) 2127-7002.
O I Workshop Sobre Prevenção e Solução de Conflitos Tributários reunirá autoridades renomadas na área, professores, advogados e juristas de várias regiões do país e contará com painéis sobre os temas: A criação de uma rede de prevenção de conflitos tributários; Mediação e autorregularização fiscal; Arbitragem tributária e normas gerais de prevenção; Soluções Consensuais na AGU; Recuperação judicial e transação; Jurimetria e prevenção de litígios; Questões atuais da transação tributária; e Consensualidade na Reforma Tributária. 
Dados recentes apontam que o contencioso tributário brasileiro é um dos maiores do mundo e movimenta mais de R$ 5 trilhões de reais que estão discutidos em mais de 39 milhões de processos judiciais. “É um cenário que traz grandes impactos para as empresas na arrecadação federal, estadual e municipal e para a economia em geral pois afeta as atividades empresariais e congestiona o Judiciário”, destaca a advogada e pós-doutora em Direito Tributário, Mary Elbe Queiroz, presidente do Cenapret.  
A tributarista enfatiza que a transação e os acordos administrativos surgem como alternativas eficazes para se chegar a uma resolução jurídica, sem necessariamente passar por um processo nas varas da Justiça. “Essas opções beneficiam tanto os contribuintes, que conseguem descontos e regularização, quanto a Fazenda, que arrecada mais rápido, e a economia, que se fortalece com a legalização das empresas”, orienta Mary Elbe.
Com a Reforma Tributária também em debate, a advogada ressalta a relevância do workshop. “É fundamental que as mudanças sejam justas e tragam benefícios para todos. Discutir as possíveis consequências é essencial para evitar futuros conflitos e garantir um equilíbrio entre os setores”, observa. O evento, nesse contexto, visa explorar soluções que moldem o futuro do sistema tributário no Brasil.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP:
1º DIA – 05/09/2024
13:00 – CREDENCIAMENTO
14:00 – ABERTURA DO EVENTO E APRESENTAÇÃO DO CENAPRET
Mary Elbe Queiroz – Presidente do CENAPRET
Antonio Carlos de Souza Jr – Vice-presidente do CENAPRET
Ricardo Paes Barreto – Presidente do TJPE
Fernando Braga Damasceno – Presidente do TRF da 5ª Região
Carlos André Guedes Loureiro - Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda – PGE/PE
Ingrid Zanella Andrade Campos – Advogada. Vice-Presidente da OAB-PE
Ronnie Duarte - Presidente da ESA-Nacional
Alexandre Freire - Procurador-Regional da Fazenda Nacional na 5ª Região. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
Darci Mendes de Carvalho Filho - Superintendente Regional da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal 
Roberto Vieira do Nascimento – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco

RODADAS DE DEBATES
15:00 – CRIAÇÃO DA REDE DE PREVENÇÃO DE CONFLITOS TRIBUTÁRIOS: A proteção da confiança legítima como paradigma do Direito Tributário.
Líder: Bárbara Mengardo - jornalista e editora de Tributos do Jota
Palestrantes:
Rita Dias Nolasco – Procuradora da Fazenda Nacional; Doutora em Direito pela PUC SP; Membro da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do CNJ
Cid Marconi – Desembargador Federal do TRF 5ª Região
Betina Treiger Grupenmacher– Advogada. Professora Titular de Direito Tributário da UFPR. Presidente da ABDF.
Priscila de Souza – Coordenadora Nacional do IBET e Doutora PUC/SP

16:30 – MEDIAÇÃO E AUTORREGULARIZAÇÃO FISCAL
Subtemas: Projeto de lei de Mediação (PL nº 2.485/2022). Conformidade fiscal no Estado de Pernambuco. Programa Confia da RFB. 
Líder: Elmo Queiroz - Vice-presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários - IPET. Pós-graduado em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário (Univ. Cândido Mendes/RJ).
Palestrantes:
Antônio Machado Guedes Alcoforado - Doutor em Direito Tributário pela PUC - SP; ex-superintendente jurídico e auditor da Sefaz-PE 
Adriana Rêgo – Secretária Especial Adjunta da Receita Federal do Brasil (RFB). Ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)
Valter Lobato – Advogado. Professor da UFMG. Presidente da ABRADT.


2º DIA – 06/09/2024
RODADAS DE DEBATES
9:00 – ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA E NORMAS GERAIS DE PREVENÇÃO  
Subtemas: Aspectos gerais do PL nº 2.486/2022. 
Líder: Carolina Brasil – Advogada Tributarista, Mestranda em Direito Tributário, Cofundadora Mulheres no Tributário.
Palestrantes: 
Manoel Tavares – Procurador da Fazenda Nacional
Tácio Lacerda Gama (virtual) - Livre-docente em Direito, Presidente IAT e advogado 
Luiz Henrique Ferraz - Sócio da Queiroz Advogados Associados. Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

10:30 – Intervalo

10:45 – SOLUÇÕES CONSENSUAIS NA AGU
Subtemas. Portaria Normativa AGU nº 130/2024 e a transação da dívida ativa. Meios consensuais no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública. Rede Federal de Mediação e Negociação – Resolve (Decreto nº 12.091/2024)
Líder: Erick Macedo - Ex-Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) de João Pessoa/PB. Presidente do Instituto de Direito Tributário da Paraíba (IDTP)
Palestrantes: 
Melissa Guimarães Castello – Procuradora do Estado do RS
Clarice Calixto – Secretária-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União
Jefferson Vieira - Advogado da União. Procurador-Regional da União na 5ª Região - PRU5R

12:00 – Intervalo para Almoço 

14:00 – RECUPERAÇÃO JUDICIAL E TRANSAÇÃO 
Líder: Marcelo Magalhães Peixoto – Presidente-fundador da Associação Paulista de Estudos Tributários (APET). Mestre e Doutorando em Direito Tributário- (PUC/SP)
Palestrantes: 
Antonio Carlos de Souza Jr – Vice-presidente do CENAPRET
João Grognet – Procurador-Geral Adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS
Denise Lucena Cavalcante – Pós-doutorado em Direito Tributário; Professora Titular UFC; Procuradora da Fazenda Nacional

15:00 – JURIMETRIA, PREVENÇÃO DE LITÍGIOS E CONSENSUALIDADE
Subtemas: Fórmulas e dados na Transação da Dívida Ativa. Os dados no mapeamento dos conflitos tributários. Método contábil-fiscal para definição da capacidade de pagamento real. Como a IA pode auxiliar na prevenção de litígios?
Líder: Joaquim Dias Filho – Procurador-Chefe da Defesa da Procuradoria da Fazenda Nacional da 5° Região. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.
Palestrantes: 
Alexandre Freire Pimentel – Desembargador do TJPE
Paula Armstrong Sayão - Subprocuradora Regional da Fazenda Nacional na 5a Região. Especialista em Direito Tributário pelo IBET, Mestre em Administração Pública pela FGV.
Paulo César Conrado – Juiz federal em São Paulo. Professor no mestrado profissional da FGV-Direito-SP.

15:45 - Intervalo
16:00 – TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA – QUESTÕES ATUAIS
Subtemas: Novos Editais da Transação do Contencioso de Disseminada Controvérsia. A litigiosidade como fator para classificação do passivo fiscal. Desafios da transação individual. Transação Tributária no CARF
Líder: Hadassah Santana – Pós-doutora em Direito Tributário, Advogada e Professora da Escola de Políticas Públicas das FGV.
Palestrantes: 
Lana Borges – Procuradora-Geral Adjunta de Representação Judicial (PGAJU). Mestre em Direito e Políticas Públicas
Cristiano Neuenschwander – Mestre em Políticas Públicas e Governo. Coordenador Nacional de Negociações Tributárias da PGFN
Caio Graco Nunes de Sá Pereira – Coordenador do Núcleo de Negociações da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região – Negocia/PRFN5
Carlos Higino Ribeiro de Alencar – Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF

17:00 – A CONSENSUALIDADE NA REFORMA TRIBUTÁRIA  
Subtemas: Meios alternativos de prevenção de litígios nos projetos de regulamentação da reforma tributária do consumo 
Líder: Mary Elbe Queiroz
Palestrantes: 
Anelize Lenzi (virtual) - Procuradora-Geral da Fazenda Nacional
Robson Maia Lins – Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP; Professor de Direito Tributário da PUC-SP e do IBET; Advogado, Sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados
Marcus Abraham – Desembargador Federal do TRF da 2ª Região. Professor titular de direito financeiro e tributário da UERJ

SERVIÇO:

I Workshop Sobre Prevenção e Solução de Conflitos Tributários
Dias: 5 e 6 de setembro
Local: Grand Mercure, Avenida Boa Viagem, 4070, Boa Viagem- Recife (PE).
Inscrições: bit.ly/45LxcBW.
Informações: (81) 2127-7002

Fotos: André Valentim

Justiça Eleitoral mantém inserção nas redes sociais de Daniel que denuncia a fome no Recife


Na tarde desta segunda-feira (02), Daniel Coelho (PSD), candidato da coligação “Recife Levado à Sério”, comemorou a vitória na Justiça Eleitoral que manteve no ar a inserção nas suas redes sociais sobre a alarmante situação da fome em Recife. A decisão veio após uma tentativa do candidato João Campos (PSB) de retirar a peça publicitária do ar, alegando que ela continha mentiras e manipulação de dados.

No entanto, a juíza da 4ª Zona Eleitoral decidiu em favor de Daniel Coelho, argumentando que a propaganda se limita a fazer críticas legítimas à atual gestão municipal e ao candidato à reeleição, sem apresentar indícios de informações inverídicas. O trecho da decisão diz: “A veiculação de opiniões contrárias, mesmo que consubstanciadas em severas críticas às propostas e atos de governo não configura conduta apta ser sancionada pelo aparato Estatal”.

Daniel destaca a importância da liberdade de expressão e da democracia na campanha. “É fundamental que possamos debater as questões cruciais que afetam nossa cidade, como a fome, sem receio de censura. A Justiça confirmou que nossa mensagem é um exercício legítimo da nossa liberdade de expressão e não vamos permitir que tentem nos calar. Continuaremos a lutar por um Recife melhor, onde todos possam ter acesso ao básico para viver com dignidade.”

Daniel Coelho é candidato da coligação Recife Levado a Sério (PSD, PP, PODEMOS, Federação PSDB-CIDADANIA, PRD e Mobiliza).

Diego Cabral diz que vai criar muralha eletrônica de segurança nas principais vias de acesso a Camaragibe


Nesta segunda-feira (2), o candidato a prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), se comprometeu a investir pesado em segurança e a criar um dos projetos prioritários de sua gestão caso vença as eleições: a Muralha Eletrônica de segurança, cujo objetivo é reduzir os índices de criminalidade e trazer mais tranquilidade aos moradores do município. 

"Quem é eleito pelo povo tem que ter vontade política, coragem e ousadia para implementar os projetos necessários para o bem de todos. E eu tenho esses atributos, vontade política, coragem e ousadia pra cuidar da população nos quatro cantos de Camaragibe. A Muralha Eletrônica será um projeto seguro de monitoramento que vai trazer tranquilidade a quem mora e visita nossa cidade", declarou o republicano. 

De acordo com Cabral, a Muralha Eletrônica será um sistema de proteção da população, a partir da identificação de veículos roubados semelhante ao existente em Cabedelo (PB), projeto que o candidato visitou na última semana. O foco em Camaragibe será monitorar as rodovias PE-05 (Av. Belmino Correia) e PE-27 (Estrada de Aldeia), além de outras vias de grande circulação na cidade. 

O compromisso do republicano foi firmado durante uma caminhada no bairro de São Pedro, com grande adesão de moradores e pequenos comerciantes, ao lado da candidata a vice-prefeita na coligação "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR e PMB), Comandante Débora (PT), e de vários candidatos a vereador que apoiam Diego Cabral. 

"Diego diz e faz, e eu sou prova disso. Essa rua onde moro foi calçada depois de 40 anos que eu moro aqui. Era um pedido nosso durante muito tempo. E ele como secretário disse que ia calçar e cumpriu. Vai fazer muito mais como prefeito, tenho certeza", afirmou Creuza Soares da Silva, moradora da Rua Porto Amazonas, local onde começou a caminhada desta tarde. 

*Agenda -* Os compromissos de campanha de Diego Cabral continuam nesta terça-feira (3) com mais uma Caminhada 10. Desta vez, o candidato visita o bairro de Santa Terezinha, com a concentração a partir das 16h10, na frente do antigo Clube da Mesbla.

Ramos vai criar linha de crédito para mulheres empreendedoras do Paulista com condições especiais


No quesito desenvolvimento econômico, o candidato à Prefeitura do Paulista, Ramos (PSDB), tem propostas para as mulheres.

O programa de governo do tucano prevê a criação de uma linha de crédito com condições especiais para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios.

Ramos tem como compromissos, também na área da economia, a implementação de um programa de capacitação profissional e empreendedorismo; e incentivo à criação de cooperativas e redes de apoio para mulheres empreendedoras.

Ipubi, Buíque, Saloá e Paranatama foram o roteiro de Jarbas Filho nesta última semana


Cumprindo mais uma agenda extensa pelo interior de Pernambuco, o deputado Jarbas Filho (MDB) visitou na última semana os municípios de Ipubi, Buíque, Saloá e Paranatama. O parlamentar vem intensificando sua passagem pelas cidades parceiras neste segundo semestre para participar de eventos eleitorais e tradicionais do calendário festivo. 

Em Saloá, no agreste pernambucano, Jarbas se reuniu com o candidato a vereador Jamelão e seus apoiadores. Jamelão vai para a reeleição e é um quadro do MDB local, que tem uma chapa competitiva da cidade. “Estamos aqui para fortalecer ainda mais a candidatura de Jamelão e dos outros candidatos do nosso partido, o MDB. Vamos trabalhar para que a nossa chapa seja eleita e chegue forte na Câmara Municipal. Vamos ajudar o prefeito Júnior de Rivaldo após a sua reeleição a continuar o bom trabalho que vem sendo feito na cidade”, afirmou em discurso. 

No município de Paranatama, o deputado participou de um almoço com os candidatos a prefeito e vice, Henrique Gois e Enilda Leonel, respectivamente. Em seguida, com o prefeito Valmir do Leite, Jarbas marcou presença na quarta edição da Cavalgada dos Ventos, que reuniu lideranças locais, o deputado federal Fernando Monteiro e os vaqueiros da região, que abrilhantaram o evento com suas vestimentas e cavalos.

*IPUBI E BUÍQUE*- Anualmente, o deputado estadual participa da Festa de Agosto em Ipubi. Ele esteve ao lado do prefeito Chico Siqueira no primeiro dia do evento. Em Buíque, Jarbas marcou presença no Festival Pernambuco Meu País, organizado pelo Governo do Estado, acompanhando o prefeito da cidade, Arquimedes Valença.