sábado, 16 de novembro de 2024

Oficina de Estamparia Experimental Artesanal com inscrições abertas


A Oficina de Estamparia Experimental Artesanal, projeto contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo do município de Paulista criado pela artista visual e jornalista Sildelane V. Marques, segue com inscrições abertas e vagas gratuitas. O curso será oferecido no Studium Saúde e Bem-Estar, no Janga, aos sábados, até o dia 30 de novembro.

Durante o curso, que terá também a participação da artista visual Tatiane Renata, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas criativas de estamparia de forma acessível e divertida. De acordo com Sildelane, o diferencial da oficina é a utilização de materiais alternativos e experimentais para criar estampas únicas e autorais. “Ao longo das aulas, os participantes poderão trazer alguns objetos pessoais e reciclados para enriquecer as práticas. Esses itens permitirão explorar várias técnicas de estamparia, como gravura em relevo, carimbos manuais, estêncil, e muito mais, estimulando a criatividade e o reaproveitamento de materiais”, comenta.

O projeto é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que visa fomentar a cultura e o desenvolvimento artístico no município de Paulista. Vale frisar que não é necessário ter experiência prévia em estamparia e o material básico já está incluído. Os alunos serão convidados a explorar materiais alternativos e reciclados para criar estampas autorais e únicas. Poderão ser utilizados objetos como plásticos, frutas, tecidos velhos, tampinhas, entre outros materiais.
Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/1v7jV9bg8uFd86rzyeftrDUEc9mheUcpJDv8Jb4llbeE/edit

Serviço:
- Data: Sábados: 16, 23 e 30 de novembro de 2024
- Horário: 15h às 17h
- Local: Studium Saúde e Bem-Estar (Rua Áureliano Artur Soares Quintas, 68 - Janga, Paulista - PE)
Contato: Instagram @svm.studio.criativo

Prefeitura de Gravatá e Senac/PE oferecem curso gratuito de qualificação em atendimento ao turista


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com o Senac/PE, está oferecendo um curso gratuito de capacitação voltado para a qualidade no atendimento ao turista. O curso, que visa aprimorar as habilidades de recepção e atendimento aos visitantes da região, ocorrerá no Distrito de Mandacaru, área rural de Gravatá.

As aulas serão realizadas entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024, das 18h às 22h, na Escola Municipal Professor Aderbal Jurema, localizada na Rua Cônego Américo Pita, em Mandacaru. A iniciativa tem como objetivo melhorar a experiência do turismo local e qualificar profissionais para oferecer um atendimento de excelência.

Os interessados em participar devem ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo. Para efetuar a matrícula, os candidatos devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovação de escolaridade. As inscrições podem ser feitas através do link: [https://forms.gle/5ebCyEYgSawwSN5p7].
Essa ação é mais um passo da administração municipal para fortalecer o setor turístico de Gravatá, um dos principais vetores de desenvolvimento da cidade.

Serra Talhada conquista selo ouro em transparência pública


A Prefeitura de Serra Talhada alcançou o selo ouro no Radar da Transparência Pública 2024, certificado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A premiação é um reconhecimento à eficiência e ao compromisso das gestões municipais com a ética e a responsabilidade no uso dos recursos públicos, refletindo o empenho da cidade em manter elevados padrões de governança.

"Esse selo ouro é um reflexo do nosso trabalho constante para assegurar que a população tenha acesso completo e transparente a todas as informações da administração," afirmou a prefeita Márcia Conrado. "Transparência é um direito da sociedade e um dever do governo, e em Serra Talhada, seguimos firmes nesse propósito", concluiu. 

De acordo com o levantamento do Radar da Transparência, Serra Talhada cumpre 100% dos requisitos essenciais em seus canais oficiais de prestação de contas, permitindo que a população tenha acesso fácil e rápido às informações sobre o uso do dinheiro público e as ações administrativas.

"O selo reforça o compromisso da atual gestão com o aprimoramento contínuo dos processos de governança e a construção de uma relação de confiança com os cidadãos", frisou o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Thehunnas Peixoto.

Foto: divulgação

Projeto ‘Revitaliza Paulista’ acontece em Maranguape I


O ‘Revitaliza Paulista’, coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista intensifica o combate ao descarte irregular de lixo nos bairros. Nesta quinta-feira (14.11), a ação acontece na Avenida Nelson Ferreira, uma das mais movimentadas da cidade, no bairro de Maranguape I.

“O projeto consiste na erradicação de pontos de descarte irregular de resíduos, onde a população recebe orientações de uma equipe de agentes ambientais, para uma conscientização correta nesse descarte. A iniciativa acontece como base em um grande mutirão de limpeza e colocação de pneus velhos doados por borracharias cadastradas no projeto, onde é feito um plantio de mudas de árvores nativas, melhorando o meio ambiente e o paisagismo do local,” garante o Superintendente de Obras e Serviços Públicos, Wellington Freitas.

“Agora esse trabalho trouxe mais vida para a avenida e acabou com aquela sujeira que havia no local. A prefeitura fez a parte dela, agora resta a gente morador fazer nossa parte e não deixar ninguém colocar lixo neste lugar”, comemorou o morador Taurino de Oliveira Filho.

O ‘Revitaliza Paulista’ também conta com uma equipe no local que realiza o cadastro dos moradores para a coleta seletiva, além de fiscalizar as ruas para identificar os pontos que precisam da intervenção.

As pessoas que têm interesse em solicitar a erradicação de algum ponto podem procurar o líder comunitário da localidade ou a própria Secretaria de Obras e Serviços Públicos, localizada na Rua Sairé, s/n, Artur Lundgren I, Paulista.

Fotos: Gerson Nascimento


Morre ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo; Alepe faz Nota de Pesar


*Nota de pesar*

Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Gilberto Marques Paulo. Nascido em Alagoas, formado pela Faculdade de Direito do Recife, Gilberto Marques Paulo teve atuação destacada na advocacia, obtendo êxito também como homem público. Como gestor da capital, teve administração marcada pela reestruturação e reordenamento do centro da cidade. Como deputado, deu grande contribuição à Assembleia Legislativa, deixando exemplo de dedicação e compromisso político. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Anderson Correia discute políticas públicas animalistas no Recife e no Cabo de Santo Agostinho


Aproveitando o feriado da Proclamação da República, o vereador Anderson Correia (PP) esteve visitando, nesta sexta-feira (15), os municípios do Recife e Cabo de Santo Agostinho, onde se reuniu com grupos de protetores e amantes da causa animal para discutir políticas públicas animalistas. Na capital pernambucana, o defensor dos animais foi recebido com muita festa no Ibura, bem como no Cabo, onde foi recepcionado com muito alegria e celebração por todos que acompanham seu trabalho que já se tornou referência em todo o Estado.

“É muito bom voltar aqui e ser recebido da forma que fui por essas pessoas do Recife e do Cabo. Eles fazem eu me sentir em casa, ainda mais pelo amor pelos animais, pelo interesse em discutir políticas públicas animalistas, unindo forças para o crescimento desta causa tão nobre em seus municípios. Minha gratidão a cada um que tirou o tempo do seu feriado para estar comigo e com minha equipe, com certeza voltaremos mais vezes para fortalecer cada vez mais essa parceria”, destacou Anderson.

*Parceria no Cabo*

A relação de Anderson com o Cabo de Santo Agostinho vem desde antes das eleições de 2022, quando ele teve uma votação expressiva no município como candidato a deputado federal. Isso se deu pela parceria que existe entre o parlamentar caruaruense e os protetores de animais da cidade, que só tem crescido ao longo dos anos, trabalhando juntos em prol de políticas públicas para os animais de rua e de tutores baixa renda na região.

Fliporto 2024 movimenta dia de brasilidades, música e Café em Olinda neste sábado (16.11)


A XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) movimenta Olinda neste sábado, dia 16 de novembro, com uma programação vibrante que combina literatura, música e cultura. Sob o tema da celebração de marcos culturais e literários, o evento acontece no histórico Mercado Eufrásio Barbosa, reunindo artistas, escritores e especialistas para homenagear o passado e inspirar o presente. 

Entre os destaques, às 14h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, a jornalista e escritora Lorena Calábria comanda uma conferência sobre os 30 anos do icônico álbum *Da Lama ao Caos*, de Chico Science & Nação Zumbi, marco do movimento Manguebeat. Ao lado do produtor musical Liminha e de Goretti França, irmã de Chico Science, Lorena discutirá o impacto cultural do álbum. “Mesmo 30 anos depois, o disco continua revolucionário. Ele não apenas fundiu maracatu, rock e hip-hop de forma inédita, mas colocou a cultura pernambucana no mapa mundial”, afirma Calábria. O evento ainda terá intervenções da DJ Vibra, que promete releituras modernas do repertório.

No mesmo dia, às 16h30, na Sala Asa Branca, o jornalista e barista Romoaldo de Souza convida os visitantes a um mergulho sensorial na relação entre café e literatura. “O café e a literatura caminham juntos há séculos, como combustível para a criatividade. É inspirador falar disso em Olinda, onde a história e os sabores se encontram”, reflete Romoaldo. Durante a roda de conversa, ele compartilhará histórias sobre cafés especiais e declamará seu conto *Paralelo 14*, enquanto prepara e oferece degustações da bebida ao público.

A programação do dia também inclui oficinas de artes plásticas e xilogravura, às 14h; a palestra “Os 500 Anos de Camões” com João Morgado, às 17h; e o Sarau “Olinda em Estado de Poesia”, às 18h. À noite, o Palco Marins dos Caetés será palco do Campeonato Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, às 19h, celebrando a cultura popular nordestina.

Encerrando as reflexões sobre Chico Science, Goretti França destaca a atualidade de sua obra: “Chico foi visionário. Ele transformou desigualdade social e caos urbano em arte que ainda ressoa nas escolas, nas ruas e nos palcos. Sua música é eterna.” 

A Fliporto 2024 segue até domingo, 17 de novembro, celebrando a união de literatura, arte e memória. A entrada é gratuita, e a programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do evento, @fliporto.

Com entrada gratuita e apoio de patrocinadores como Governo Federal, Copergás, Fundarpe, Porto Digital, Porto de Suape e Universidade de Coimbra, a Fliporto 2024 é realizada pelo Instituto Asa Branca e a programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram: @fliporto.

Apoiadores e patrocinadores - Governo Federal, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Copergás, Suape, Sandrin Planejados, Fundarpe, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE/PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.  

* Programação deste sábado, dia 16 de novembro

10h00 - Palestra "A Luso Brasilidade Musical" com o escritor Igor Lopes, no Teatro Fernando Santa Cruz.
10h30 - Lançamento do livro "Acessibilidade Digital em Conteúdos Didáticos para Pessoas com Deficiência Intelectual" com a pesquisadora Christiane de Melo, na Livraria Oficial.
11h00 - Conferência "Literatura e Universidades" com a professora Angélica Guilherme e convidados, no Teatro Fernando Santa Cruz.
14h00 - Oficinas de artes plásticas, grafitagem e xilogravura pelo projeto "Olinda das Artes", na Galeria 02 do Mercado.
14h30 - Conferência sobre os 30 anos do Movimento Manguebeat com a jornalista Lorena Calábria e participação da DJ Vibra e Goreti França, irmã de Chico Science, no Teatro Fernando Santa Cruz.
16h30 - Roda de conversa "Os Cafés Especiais e as Impurezas do Café do Dia a Dia" com o jornalista Romoaldo de Souza, na Sala Asa Branca.
17h00 - Palestra sobre os 500 anos do nascimento de Camões, com o escritor português João Morgado, no Teatro Fernando Santa Cruz.
18h00 - Sarau com o tema "Olinda em Estado de Poesia" no Palco Marins dos Caetés, área dos jardins.
19h00 - Campeonato Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, com Ivanildo Vila Nova e Zé Carlos do Pajeú, no Palco Marins dos Caetés.
19h30 - Peça teatral "A Última Noite de Kafka", em homenagem aos 100 anos de falecimento de Kafka, no Teatro Fernando Santa Cruz.

SERVIÇO: 
Olinda das Artes - Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Ateliês do Sítio Histórico, em Olinda
Acesso: Gratuito 
Mais Informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram) 

Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito 
Mais informações: @olindadasartes (Instagram)

Banda KEBRAEW grava clipe de verão em praia do Litoral Norte pernambucano


Formada por meninos sempre ligados ao swing dos guetos e favelas da Zona Norte do Recife, a Banda KEBRAEW, fundada em 2018 para atuar no protagonismo da música popular das comunidades, prepara novidades ainda para 2024. No próximo dia 21/11, o grupo realiza a gravação de um videoclipe de verão no Bar Dona Rúbia, na beira mar da Praia do Janga, em Paulista. 

Com sua formação emblemática percussiva composta de 10 artistas no palco, a KEBRAEW explora o repertório pernambucano e brasileiro com uma mista sonoridade entre o frevo, o caboclinho, o maracatu, levadas de swingueiras e do popular piseiro. É uma verdadeira evidência do novo sem esquecer o cultural proeminente de nossa terrinha.

Além do quesito música, outro ponto forte da banda é sua proposta dançante. Já em seu slogan “quebrando tudo”, fica claro que em suas apresentações a sonoridade vai ser marcante para promover um agito do público presente. São sempre shows de grande interação e participação do público que dançam os variados sucessos. 

Agora, para evidenciar ainda mais esse sucesso já reconhecido no estado, a Banda KEBRAEW prepara um videoclipe cheio de surpresas, que serão desvendadas próximo do lançamento. Em sua gravação, que também será um momento festivo, acontecerá um show especial com a banda Farra das Poderosas. 

A Banda KEBRAEW é um misto de entretenimento e alegria nos bailes, formaturas, casamentos ou até nas festas de momo, seja na rua, nos palcos, nos clubes ou até nos trios elétricos. 

*Serviço:* 

*Gravação Videoclipe da Banda KEBRAEW e show das Farras das Poderosas*
Quando: 21 de novembro - 16h
Onde: Bar Dona Rúbia - Praia do Janga, em Paulista
Informações: 81 99917-5169

Suape sedia encontro para debater descarbonização do setor portuário



É preciso discutir sobre a descarbonização do setor portuário. O ramo de transporte marítimo desempenha papel fundamental no comércio global e é uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com cerca de 3% do total mundial, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO), que estabeleceu metas para reverter esse quadro. O objetivo da IMO é reduzir essas emissões gradativamente até alcançar o emissões líquidas zero em 2050. 

O 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) reunirá especialistas, gestores, formuladores de políticas e outros stakeholders relevantes para debater sobre esse importante tema da descarbonização, nos dias 18 e 19 de novembro, no centro administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, em Pernambuco. 

Com as inscrições presenciais encerradas e a transmissão online gratuita, o evento terá diversos painéis temáticos, um demoday com apresentações de soluções e um encontro de CEOs para os executivos do setor discutirem soluções práticas para a descarbonização portuária. A programação detalhada do evento pode ser conferida no seguinte linK: www.encontro2024alianca.com. Para acompanhar a transmissão online gratuita, acesse o www.youtube.com/@descarbonizacaoportos. 

O painel do Grupo de Trabalho (GT) Regulatório abordará um tema essencial para o futuro da sustentabilidade: as regulamentações da IMO para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Luciana Suman, CEO da MarMec Engenharia, Consultoria e Treinamento, e Eduardo Mota, diretor de Relações Institucionais da FS Fueling Sustainability, apresentarão conceitos valiosos sobre as regulamentações internacionais e os caminhos para reduzir as emissões nos portos brasileiros. A mediação será realizada por Gabriela Costa, diretora da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).
“Queremos transformar as diretrizes da descarbonização de portos em ações concretas. Assim, o encontro responde às demandas urgentes de mitigação climática e contribui para a construção de um futuro portuário resiliente, competitivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade global”, afirma Luane Lemos, coordenadora geral da ABDP.

No evento, também haverá a entrega do Selo Pró-Clima em reconhecimento aos portos membros da aliança que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. Nove empresas vão ser premiadas.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, comenta que é uma honra para a estatal pernambucana sediar o primeiro encontro da aliança e que o porto já deu a largada para a descarbonização com o programa Suape Carbono Neutro 2038. “Além da atração de novos empreendimentos com foco na pesquisa e produção de energias renováveis, a exemplo da instalação da primeira fábrica de e-metanol do Brasil no complexo – do grupo European Energy, já temos parte das instalações portuárias alimentada por energia renovável e a frota de veículos movida a biocombustíveis”, revela o gestor.

SOBRE A ALIANÇA
É uma iniciativa brasileira que reúne portos de todo o mundo com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover práticas sustentáveis. A Aliança facilita a troca de conhecimento e tecnologia, além de fomentar a implementação de soluções inovadoras para descarbonizar as operações portuárias. Atualmente, fazem parte da Aliança 55 membros, entre terminais, empresas, associações e startup.

SOBRE SUAPE
Fundado há 46 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado uma das locomotivas do desenvolvimento econômico de Pernambuco e do Nordeste, atraindo importantes empreendimento. Situado a apenas 40 quilômetros da capital, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares, dos quais 59% estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica. O complexo soma investimentos privados de R$ 74,5 bilhões desde a sua inauguração, com mais de 80 empresas em funcionamento, que geram mais de 20 mil postos de trabalho.