terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Morre cantor grego Demis Roussos

O cantor grego Demis Roussos morreu na noite de sábado (24), aos 68 anos, em Atenas, na Grécia, disse sua família nesta segunda. As informações são da agência Efe.
Emily, a filha do famoso músico conhecido, confirmou a notícia ao jornal francês "Le Figaro". Segundo a France Presse, ele morreu em um hospital particular. "Depois de ficar internado por um longo tempo no Hospital Igia, o conhecido artista Demis Roussos faleceu", diz a nota.
Roussos, que construiu grande parte de sua popularidade na França, inicialmente se destacou como integrante do grupo Aphrodite's Child e, depois, com sua carreira solo na década de 1980.
Ele também fez parte de grupos como We Five e the Idols durante os anos 60, antes de se tornar o vocalista do Aphrodite's Childs, onde ficou marcado pelo timbre e potência de sua voz.
Seu último foi lançado em 2009. Afastado da vida artística, fez sua última aparição pública em setembro de 2013, e recebeu do embaixador da França em Atenas a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra.
Portal G1

Paulo Câmara é recebido no Ministério da Saúde

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi recebido, nesta segunda-feira (26), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a secretária executiva da pasta, Ana Paula Soter. Acompanharam o chefe do Executivo estadual no encontro, realizado no gabinete do ministro, os secretários Iran Costa Júnior (Saúde), Antônio Figueira (Casa Civil) e José Neto (chefe da Assessoria Especial).

       Paulo recebeu sinalizações positivas sobre o principal ponto da pauta: recursos para o custeio e a ampliação da rede materno-infantil, com a construção do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; e da UTI neonatal do Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. Câmara reafirmou seu compromisso com o segmento, mesmo neste ano difícil para a economia. "Vamos manter o investimento de 15% na Saúde, bem acima do que é definido pela Constituição, que é de 12% do orçamento do Estado", garantiu. 

       A construção do Hospital da Mulher do Agreste atingiu 50% da obra. A unidade, que tem investimentos de R$ 47 milhões, terá atendimento de urgência e emergência 24 horas em média e alta complexidades; nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Contará com 158 leitos, sendo 45 de UTI (neonatal e adulto). Já o Hospam, em Serra Talhada, vai ganhar uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal e passará por reestruturação para atender os casos de alto risco, transformando-se no Hospital da Mulher do Sertão.

     O ministro reconheceu o esforço que Pernambuco tem feito na Saúde e elogiou o Estado na área de Especialidades. "Pernambuco e o Ceará estão investindo forte nisso", enalteceu Chioro. O titular da pasta pediu a colaboração do governo estadual na elaboração do programa federal Mais Especialidades. "Vamos ficar sintonizados com vocês. Vai ser uma via de não dupla", completou o ministro. 

      "Pernambuco talvez seja um dos estados mais avançados nessa área e o programa do Governo Federal Mais Especialidades pode rodar em Pernambuco com a nossa UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada)", disse o secretário de Saúde, Iran Costa.

       O estado tem hoje 9 unidades do tipo já em funcionamento e trabalha para a inauguração de outros equipamentos. "A aprovação desse serviço pela população é muito alta e vamos continuar dando ênfase nessa área", assegurou Paulo Câmara.

     As UPAEs funcionam nos municípios de Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. Ainda serão abertas novas unidades em Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri. 

REDE - Outro ponto alto do encontro foi a ênfase que o ministro prometeu dar à rede de urgência e emergência da II Macrorregional de Saúde, que abrange todo o Agreste pernambucano. O governo pediu destaque para o Hospital São Sebastião, no que se refere ao custeio.

       Apesar de  frisar que este é um "ano muito difícil" economicamente para o Brasil, Arthur Chioro afirmou que vai priorizar projetos que estejam funcionando e que Pernambuco pode contar com seu empenho. "Vamos focar nas áreas de maior impacto, de maior demanda para a população".
 
         Toda a oferta de serviços nas UPAEs é pactuada com os municípios beneficiados, promovendo a integração entre a Estratégia de Saúde da Família e a média complexidade em âmbito regional, em consonância com a Política Nacional de Humanização. 

VISITA - Paulo Câmara aproveitou para convidar o ministro para o Carnaval de Pernambuco. Chioro não poderá comparecer mas agendou uma visita ao Estado para o final de fevereiro. Quer conhecer as UPAEs de perto.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Comunistas gregos planejam imposto sobre grandes fortunas

Assim que os eleitores confirmaram, nas urnas, a vitória dos comunistas gregos liderados por Alexis Tsipra, responsáveis políticos europeus mostraram, nesta segunda-feira, que têm intenção de negociar com o Governo que vier a ser formado pelo Syriza. Diante do programa econômico que a nova coalizão de esquerda adotará, no entanto, os credores europeus assinalaram que os acordos assinados no passado pela Grécia “são para cumprir”, o que dificilmente acontecerá, da forma como imaginam.
Segundo o professor Renato Janine Ribeiro, catedrático de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo, “a direita no poder foi uma calamidade não só social, mas também econômica. Aumentou a proporção da dívida em relação ao PIB. Ou seja, a intervenção conservadora europeia na economia grega – o grupo que em Portugal, sujeito ao mesmo absurdo, é chamado de tróika – só piorou as coisas”.
“Obviamente, o que Merkel e acólitos queriam era, não resolver a situação grega, mas destruir o país, como exemplo para quem desafiasse sua política única”, acrescenta o professor, na sua página em uma rede social.
Ainda segundo Janine Ribeiro, “por isso mesmo, minha desconfiança diante de qualquer solução única. O que a Grécia viveu foi claramente uma política ideológica de direita, sem nenhum fundamento científico, econômico ou o que seja. Pura ideologia, da pior. Este é um ponto em que insisto: a direita prefere defender sua política econômica como a realista e denunciar a esquerda como ideológica. Mas os desastres grego e português mostram uma direita puramente ideológica, sem conhecimento de economia”.
O professor da USP também repara que a Grécia “vive ou vivia uma sonegação de impostos espantosa. Mas não vi nenhuma proposta de solução econômica, estes cinco anos, que incluísse uma taxação das grandes fortunas ou dos grandes sonegadores. Todas apenas pretendiam penalizar os mais pobres”. Estas medidas, segundo planos do novo governo, irão adiante nos próximos meses.
Escolha soberana
Em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira, em Bruxelas, o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, afirmou que o bloco “respeita a escolha soberana e democrática do povo grego”.
– Estamos prontos para negociar com o governo grego assim que for formado. A Grécia tem feito progressos notáveis nos últimos anos, e continuamos prontos a ajudar a Grécia a avançar nas reformas que faltam – disse.
O presidente do Eurogrupo – onde estão reunidos os ministros das Finanças dos 19 países da zona euro – também disse estar “preparado para começar a trabalhar” com o novo governo grego. Jeroen Dijsselbloem salientou, contudo, que “fazer parte da zona euro significa que é preciso respeitar o conjunto dos acordos feitos no passado”.
A expectativa é grande em relação ao futuro do programa de resgate grego, que expira a 28 de Fevereiro. Os ministros das Finanças da zona euro reuniram-se, nesta tarde, para uma análise do programa de assistência à Grécia, devendo uma extensão do programa por alguns meses ser debatida.
Não haverá ainda decisões, uma vez que o novo governo grego está em processo de formação. Qualquer decisão de extensão terá de ser solicitada oficialmente pela Grécia. É sabido que há vontade tanto dos parceiros europeus como da Grécia em chegar a acordo antes do próximo encontro de chefes de Estado e governo, a dia 12 de Fevereiro, no qual Tsipras tomará parte.
Já esta segunda-feira o primeiro-ministro finlandês, Alex Stubb, emitiu um comunicado em que declara que “se o governo grego se comprometer com os acordos prévios e as reformas estruturais necessárias, estamos prontos a discutir a possibilidade de estender o programa grego por uns meses”. No entanto ressalva que a Finlândia, país de orientação socialista, “não está em debate nenhuma exigência para um perdão da dívida“.
Correio do Brasil

FAB: "Pilotos fizeram trajeto diferente do previsto"

A coleta dos dados sobre o acidente aéreo que matou o ex-candidato à Presidência da RepúblicaEduardo Campos em agosto do ano passado mostrou que os pilotos realizaram um trajeto diferente do oficialmente previsto para realizar o pouso, informaram durante apresentação realizada nesta segunda-feira (26), em Brasília, oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Tanto na descida inicial para a pista da Base Aérea de Santos, quanto na arremetida (quando o avião sobe de volta no momento em que não consegue aterrissar na primeira vez), os radares captaram um percurso diferente do recomendado no mapa. Durante esse trajeto, a tripulação também não informou precisamente os locais por onde passava nos momentos em que isso é exigido.
Segundo o tenente-coronel Raul de Souza, o piloto fez trajeto "diferente" do previsto na carta. "A gente não pode concluir que ele tenha feito um atalho. Ele fez um procedimento diferente do que estava previsto", afirmou (veja na imagem acima).
A comparação entre o trajeto recomendado e o efetivamente realizado pela aeronave mostra que os pilotos “encurtaram” o pouso. Em vez de fazer um caminho dando uma volta no formato de um 8, eles tomaram uma rota manobrando à direita para descer o jato.
“O comum é seguir [a rota]. Está previsto em regulamento”, declarou  o chefe da Cenipa, Dilton José Schuck.
Os responsáveis pela análise, porém, disseram que ainda não é possível concluir se esse fator contribuiu para o acidente nem se houve erro dos pilotos.
Essa avaliação ainda será feita pelos técnicos da Cenipa, que não têm como atribuição apontar causas do acidente, mas fazer recomendações para evitar novas ocorrências e situações de risco.
No último dia 16, o jornal "O Estado de S. Paulo" afirmou que o acidente teria sido motivado por uma sequência de erros do piloto. "A gente não pode afirmar que houve falha humana ainda", afirmou o tenente-coronel Raul de Souza.
AS AFIRMAÇÕES DO CENIPA SOBRE O ACIDENTE
Os pilotos fizeram um trajeto diferente do previsto na carta de recomendação
Ainda não é possível dizer que houve falha humana.
Até o momento, não foi identificada falha técnica da aeronave
Estão descartadas colisões com aves, veículos não tripulados (Vants) ou outros objetos no ar.
Não houve incêndio na aeronave antes da queda
O avião não caiu de cabeça para baixo.
A velocidade do avião no momento do pouso era superior à recomendada.
O avião estava com uma inclinação de 38 graus negativos no momento da queda
O trem de pouso estava recolhido na primeira tentativa de pouso antes da queda
O áudio encontrado nas investigações não é o do dia do acidente..
Fonte: Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)

Portal G1

Paulinho Serra faz stand up "Em Pedaços"

O humorista Paulinho Serra vem ao Recife com o espetáculo autoral de stand up comedy "Paulinho Serra em pedaços", nesta terça (27), às 20h, no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem. A apresentação coloca em cena toda a versatilidade do artista, que interpreta vários personagens, entre eles, o conhecido “traficante gay”. O ingresso custa R$ 40.
Ator da série Fred & Lucy, do canal MultiShow, Serra apresenta esquetes e improvisações característicos desde a época da companhia Deznecessários, onde atuou com nomes como Eduardo Sterblitch, Tatá Werneck, Miá Mello, Rodrigo Capella e Marcelo Marrom. Para o espetáculo apresentado no Manhattan, Paulinho contará com a participação especial do ator e comediante Bruno Romano.
Serra também fez sucesso na MTV, como VJ. “O riso eleva a alma do ser humano e é trazendo a risada para o público que consigo conquistar fãs em todos os lugares que tenho passado”, diz o ator. Além da participação na companhia Deznecessários, o humorista já atuou ao lado de Eri Johnson no teatro, fez parte dos elencos das novelas “Duas Caras”, “Pé na Jaca” e “Beleza Pura” e encenou o longa “Os Normais 2”, de Fernanda Young e Alexandre Machado, sucesso com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.

Serviço:

Apresentação: Paulinho Serra em pedaços
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Terça (27)
Hora: A partir das 20h
Ingressos: A partir de R$ 40
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.
Informações: (81) 3325-3372