quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano reforça campanha contra o desperdício de alimentos

Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas.
Por meio da comemoração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pode sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário.
As iniciativas de qualquer perfil são importantes para favorecer a sustentabilidade, e o PNUMA convida todos a se juntar a esta celebração. Organize a limpeza comunitária de um espaço público, reduza o uso de sacolas plásticas, combata o desperdício de alimentos, procure formas alternativas de transporte… Tudo isso conta!
E a sua ação pode fazer parte do esforço global do PNUMA para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Saiba como registrá-la aqui: www.unep.org/wed/activities/register
Sem ideias? Acesse o guia rápido para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e busque inspiração:www.unep.org/wed/WEDpack

Pensar.Comer.Conservar

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha “Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.
Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastantes no meio ambiente, Pensar.Comer.Conservar incentiva as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação. Enquanto o planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas – que deve chegar a 9 bilhões até 2050 – a FAO estima que um terço da produção de comida é perdida. O desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e um contribuinte para impactos negativos no meio ambiente.
Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. Por exemplo, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado. E gases estufas são emitidos ao longo em toda a cadeia de produção.
A produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas.
A campanha deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente convida você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.
Então Pense antes de Comer e ajude a Conservar o meio ambiente!

Mongólia, país-sede das celebrações em 2013

A Mongólia, que está priorizando a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia e promovendo a conscientização ambiental dos seus jovens, irá sediar as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2013.
O anúncio foi feito na última sessão do Conselho de Administração do PNUMA, em fevereiro. Tsakhia Elbegdorj, atual presidente do país, foi um dos seis eleitos como Campeões da Terra do PNUMA em 2012.
“A Mongólia está enfrentando um desafio imenso, incluindo uma pressão crescente sobre sua segurança alimentar, o estilo de vida nômade de alguns dos seus povos e as reservas hídricas por conta das mudanças climáticas”, afirmou o Subsecretário-Geral da ONU e Direto Executivo do PNUMA, Achim Steiner, no anúncio.
“A temperatura média no país subiu 2ºC nos últimos 70 anos e as chuvas diminuíram bruscamente em algumas regiões. Ainda assim o governo se mostra determinado em enfrentar essas adversidades e aproveitar as oportunidades para criar um futuro mais sustentável. Tenho certeza que, ao receber a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Mongólia vai mostrar ao mundo que a transição para uma Economia Verde é possível, mesmo para os setores mais desafiadores da sua indústria, quando liderança, visão, políticas eficientes e vontade política são traduzidas para a ação”, completa Steiner.
As mudanças na Mongólia já estão se tornando realidade. O país aprovou uma lei contra a poluição atmosférica impulsionado pelo crescimento populacional e o uso de carvão na capital, Ulã Bator. Desde 2010, a Mongólia suspendeu todos os pedidos de criação de minas até que uma legislação atualizada seja estabelecida, com o argumento de proteger o ambiente mineral e o meio de subsistências de povos tradicionais.
Iniciativas de conscientização sobre conservação ambiental se tornaram mais comuns. Dias nacionais para plantar mudas e combater a desertificação e a escassez de água fizeram com que mais de 2 milhões de árvores fosse plantadas nas regiões desérticas desde 2011. O país também tem um grande potencial em captação de energia solar, em especial na região de Gobi.
“Nosso governo mostrou seu comprometimento com ações ambientais por meio de ações concretas. Espero que a nossa liderança e a organização deste importante evento possa mostrar ao mundo que a mudança é possível”, declarou o Vice-Ministro do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Verde da Mongólia, Tulga Buya.
Saiba mais no site global do Dia Mundial do Meio Ambiente:www.unep.org/wed
Saiba mais no site da campanha Pensar.Comer.Conservar:www.thinkeatsave.org
ONU Brasil

Conselho dos Direitos da Mulher critica aprovação do Estatuto do Nascituro

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher se manifestou hoje (6) contra a proposta do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007), aprovada ontem pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Em nota, o conselho informou que o Estatuto do Nascituro viola os direitos das mulheres e descumpre garantias constitucionais de previsão e indicação de fonte orçamentária. “É lamentável que as mulheres sejam, mais uma vez, vítimas da legitimação da violência perpetrada contra elas. O projeto dificulta o acesso das mulheres aos serviços de aborto previsto em lei, nos casos de risco de vida à gestante, de estupro e de gravidez de feto anencéfalo”, diz a nota.

O substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 478/2007 aprovado ontem prevê, entre outros pontos, o direito ao pagamento de pensão alimentícia, equivalente a um salário mínimo, às crianças concebidas de violência sexual. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O debate da proposta foi acompanhado por defensores dos direitos das mulheres, contrários ao projeto, e manifestantes contrários ao aborto e defensores da proposta. As duas partes lotaram a sala da comissão e exibiram faixas e cartazes pró e contra a matéria. O substitutivo, aprovado anteriormente na Comissão de Seguridade Social e Família, modificou o projeto original e ressalvou o direito de aborto em caso de gravidez resultante de estupro, atualmente permitido pelo Código Penal.
Agência Brasil

Suspeita de matar a mãe no Rio recebeu dinheiro de colegas da vítima para ajudar na busca

Funcionários da cooperativa de táxi onde trabalhava Adriana Rocha de Moura Machado, 43, morta no dia 25 de maio no Rio de Janeiro, ficaram sensibilizados com o desaparecimento da colega e fizeram uma "vaquinha" para dar dinheiro à filha da vítima, na esperança de ajudarem nas buscas. Investigações da 32ª DP (Taquara) apontam, no entanto, que a adolescente e o namorado, Daniel Duarte Peixoto, 20, mataram Adriana e queimaram seu corpo.
A jovem esteve na cooperativa de táxi em que a mulher trabalhava três dias após seu desaparecimento, em companhia do namorado. "Ela chegou aqui dizendo que ia fazer buscas no IML [Instituto Médico Legal]. Todo mundo deu o que tinha no bolso para ela. Estávamos juntando mais, uns R$ 250, mas agora vamos comprar uma coroa de flores para o enterro com esse dinheiro", disse Tuane Lobo, funcionária da empresa.
A atendente trabalhou com Adriana e estava na empresa no dia em que a jovem esteve lá. "Ela estava fria, apesar de ter chorado. O rapaz parecia desesperado, nervoso", disse Tuane.
Segundo ela, todos os funcionários da empresa estão chocados, porque Adriana era querida pelos colegas. "Estamos todo abalados, sentindo muito. Ela era uma pessoa maravilhosa, fazia tudo para a filha", disse a atendente.
No dia seguinte à morte de Adriana, funcionários da cooperativa chegaram a ligar para a casa da vítima para saber o motivo de sua ausência. A adolescente atendeu ao telefonema e disse que a mãe havia saído para o trabalho. "Ela era responsável, nunca faltava, ficamos desconfiados da ausência dela", disse a atendente.
Um taxista da cooperativa que não quis ser identificado disse ter ficado revoltado quando soube do crime. "Ela deve ter torrado o dinheiro que demos para ela em um shopping. Todos os colegas estão atordoados com isso", afirmou. A cooperativa não quis se manifestar oficialmente sobre o caso.

Crime

Segundo a polícia, Adriana foi morta quando dormia ao lado da filha. De acordo com o delegado, ela deu um golpe conhecido como "mata leão", mas não morreu na hora. Com isso, Peixoto teria entrado no quarto e colocado um saco na cabeça. Para se livrar do corpo, o casal teria levado a vítima para um terreno em Duque de Caxias e ateado fogo ao corpo.
"No dia seguinte, ela procurou a polícia para acusar a vizinha pelo desaparecimento. Mas os depoimentos começaram a ser diferentes, eles começaram a entrar em contradição. No quarto depoimento, somente, ela confessou", disse Antonio Ricardo Nunes, titular da 32ª DP. O delegado acrescentou ainda que a movimentação telefônica dos acusados contradisse os depoimentos.
O corpo de Adriana foi reconhecido pela arcada dentária --o cadáver foi encontrado quatro dias após a morte.
Nunes disse que a adolescente aparentava frieza ao ser presa. Ela confessou o crime no quarto depoimento. "Ela demonstrou frieza e nenhum arrependimento. Ela planejou, depois negou. No dia seguinte ao crime, ela foi ao shopping".
Diferentemente da postura da adolescente, o jovem suspeito demonstrou arrependimento, segundo o delegado. "Ele se emocionou, viu que a coisa ficou grave, demonstrou arrependimento", afirmou Nunes.
Na delegacia, Peixoto negou ter participado da morte. Ele disse que só transportou o corpo. Ele vai responder por homicídio triplamente qualificado com ocultação de cadáver. A jovem vai responder por ato análogo ao crime de homicídio.
Portal UOL

Preços de presentes para Dia dos Namorados sobem mais que o IPC

O Dia dos Namorados deste ano não será igual ao do ano passado, e a razão é simples: a “inflação dos namorados” está em alta. Segundo explicou hoje (6) à Agência Brasil o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), os preços dos presentes e serviços consumidos para comemorar a data evoluíram 6,84% nos últimos 12 meses.
A “inflação dos namorados” superou a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV entre junho de 2012 e maio de 2013, que alcançou 5,96%. “Isso mostra que boa parte daquilo que é usado como presente ou serviço, que é consumido na ocasião, está avançando muito [nos preços]”,segundo BrazEle observou que, desde o ano passado, quando a FGV iniciou esse tipo de sondagem, o item serviços chama a atenção.
No ano passado, hotelaria e motel foi o item que teve destaque. Já este ano, a variação ficou abaixo da inflação (3,71%). “Mas quando você olha show musical, restaurante, excursão, com certeza eles estão acumulando aumento real e estão pesando no bolso de quem preferir comemorar a data com algum desses serviços”, disse Braz. Os aumentos apurados pela FGV atingiram 15,06%, para show musical; 11,52%, para excursão; e 8,61% para restaurantes.
O economista destacou que, entre os presentes, a parte de vestuário se apresenta como uma boa opção, porque as variações de preços são baixas em comparação a 2012. “Mas quem optar em dar uma bijuteria, por exemplo, pode se surpreender, porque os preços subiram mais de 11%”. A inflação apurada em bijuterias em geral foi 11,99%.
André Braz observou, entretanto, que apesar dos aumentos, os namorados podem aproveitar o próximo dia 12, desde que tenham criatividade. “Dá para comemorar a data sem gastar muito dinheiro. Mas o casal vai ter que usar um pouco a criatividade. Mas, pelo menos o jantar, com certeza, vai ser mais caro que o pago em 2012”.
Agência Brasil

Acampados em universidade, índios aguardam decisão sobre terras em Sidrolândia

Os cerca de 500 participantes da marcha de indígenas, trabalhadores rurais sem terra e quilombolas – que saiu da cidade de Anhaduí, a cerca de 50 quilômetros da capital sul-mato-grossense – chegaram na manhã de hoje (6) a Campo Grande e estão acampados na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Os manifestantes aguardam o resultado da reunião de representantes dos índios terenas com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho sobre a situação das terras indígenas em Sidrolândia (MS), onde ocorreu o conflito que resultou na morte do índio Oziel Gabriel e onde, na última terça-feira (4), o índio Josiel Gabriel Alves foi baleado durante tentativa de ocupação de uma fazenda da região. A reunião está prevista para as 15h.
“Estamos esperando o resultado desta reunião em Brasília. Queremos ouvir e buscar quem defenda nossos direitos. O governo precisa sair de cima do muro e dizer que nós também somos brasileiros e trabalhar para nós”, disse à Agência Brasil a integrante da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e índia terena Tiliana Brunetto. Segundo ela, após o resultado da reunião, os manifestantes vão avaliar se permanecem acampados na universidade.
A marcha faz parte do movimento denominado Jornadas Unitárias de Luta em Mato Grosso do Sul, que reuniu inicialmente cerca de mil pessoas. Organizado por movimentos sociais, a manifestação cobra a demarcação de terras indígenas e de quilombolas, além da reforma agrária. Eles cobram ainda a apuração da morte do índio terena Oziel Gabriel, no dia 30 de maio.
“Viemos aqui para gritar o nome de Oziel que foi morto por culpa da demora na demarcação das terras indígenas. Aquela terra tem uma história. Ela é dos nossos antepassados e foi reconhecida pela Funai, só falta o governo homologar [isso]”, ressaltou o índio Elvis Terena. Segundo ele, em todo o estado, 298 índios foram mortos, nos últimos anos em razão dos conflitos pela posse da terra.
Amanhã (7), os manifestantes pretendem fazer um ato no centro da cidade com a presença de parlamentares ligados à questão do campo. A manifestação está prevista para as 10h. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), só em Sidrolândia e Aquidauana há 13 fazendas ocupadas desde meados da década de 1980. Em todo o estado, o número chega a 65.
Agência Brasil

Governo de Pernambuco entrega 1ª etapa da ampliação do Terminal Integrado Barro

O governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (07/06), às 10 horas, a primeira etapa de ampliação do Terminal Integrado do Barro, no Recife. O terminal, que está em operação desde 1994, agora conta com uma nova estrutura para os mais de 50 mil usuários que transitam pelo local diariamente. Durante a cerimônia de entrega, o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinarão a Ordem de Serviço para o início das obras da segunda etapa do projeto, que contemplará a reconstrução do terminal hoje em operação.

Com investimentos de mais de R$ 4 milhões, a primeira etapa contemplou a construção de um terminal ao lado do TI do Barro em operação. Na área, foram feitos serviços de pavimentação e urbanização, e construídas plataformas, rede de lojas, lanchonete, banheiros públicos, copa, rede de drenagem e esgoto, área de estocagem e Ilhas de despachantes.

A segunda etapa consiste na reconstrução do Terminal do Barro hoje existente. Na área, serão construídas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário e acesso definitivo ao metrô. As obras serão concluídas em dezembro de 2013. O investimento é de R$ 3,3 milhões.

SERVIÇO:
Inauguração da primeira etapa do Terminal Integrado do Barro
Dia: sexta-feira (07/06)
Horário: 10h
Local: BR 101 - Jardim São Paulo (acesso pela avenida Central). Anexo à estação de Metrô do Barro

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Morre mulher que ficou 21 horas em cárcere privado no Rio Grande do Sul

A mulher vítima do cárcere privado que se arrastou por 21 horas na região metropolitana de Porto Alegre, entre terça (4) e quarta-feira (5), morreu na manhã desta quinta-feira (6). Rosemeri da Silva Anori, 51 anos, não resistiu a uma nova parada cardíaca, e sua morte foi confirmada às 9h18, no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.
Ela estava internada na instituição em estado gravíssimo desde o desfecho do caso, na manhã de ontem. Seu ex-companheiro, Jerry Eder Aguiar, 41, a asfixiou e se suicidou, enforcando-se. Rosemeri estava sendo atendida em um leito da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na área de emergência da instituição.
Ela foi mantida sob ameaça de Aguiar desde a manhã dessa terça-feira. Ao longo de todo o dia e da madrugada de quarta, a polícia negociou com o ex-presidiário, que, em um primeiro momento, havia aceitado libertar a refém. Entretanto, antes do amanhecer, ele interrompeu o contato com os negociadores.    
"Na última ligação, ele pediu que o defensor e a imprensa estivessem presentes, que iria se entregar. Depois, não atendeu mais e a casa ficou silenciosa", explicou o subcomandante da BM, coronel Silanus Melo. Ao não ouvir mais movimentação dentro da residência, agentes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Brigada Militar invadiram o local. Eles encontraram Rosemeri desacordada sobre o sofá, que bloqueava a abertura da porta da casa. Perto dela, estava o corpo de Aguiar.
A mulher foi encontrada com marcas no pescoço e sem batimentos cardíacos. Em frente à residência, ela foi levada para uma ambulância do SAMU, onde os médicos precisaram de 25 minutos para reanimá-la. Familiares da mulher relatam que o ex-companheiro era violento e ameaçava sua família. Havia a favor de Rosemeri uma medida protetiva que impedia que Aguiar se aproximasse de sua casa. Entretanto, rondava a região e fugia quando a polícia era chamada.
O caso é tratado pela polícia como crime passional. O assassino não aceitava a separação. Ainda na manhã dessa terça-feira, Aguiar, depois de render a ex-companheira e o seu neto, um bebê de 26 dias (na foto no colo do policial), com uma faca, jogou um bilhete aos policiais que cercavam a residência. Ele se dizia deprimido e inconformado com a separação.
Portal UOL

Cientistas afirmam ter encontrado origem do câncer de mama

Em sua essência, o câncer é uma célula entre milhões de outras que começa a funcionar mal. No caso do câncer de mama, na maioria das vezes essa célula maligna fica nos ductos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo. Mas, por que ali e não em outra parte? O que há nesta região?

David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, ficaram perplexos ao descobrir a resposta.

Em seu estudo, publicado na revista especializada Stem Cell Reports, eles explicam como descobriram que todas as mulheres - propensas ou não a desenvolver câncer de mama - têm uma classe particular de células-mãe com telômeros (estruturas que formam as extremidades do cromossomo) extremamente curtos.

Os cientistas se deram conta de que estes cromossomos, com as extremidades tão pequenas, fazem com que as células fiquem mais propensas a sofrer mutações que podem desenvolver o câncer.

Diferentemente de muitos estudos sobre o câncer, a investigação se deu em mulheres normais que doaram seus tecidos após terem se submetido a uma operação de redução de seios por razões estéticas.

"O que procurávamos eram possíveis vulnerabilidades em células normais que fizeram com que se tornassem malignas", explicou Gilley à BBC Mundo.

Prevenção

Eles explicam que as células-mãe se dividem em células chamadas de diferenciadas ou finais, que, por sua vez formam o ducto mamário. E é nessas células em que se origina o câncer de mama, afirmam os especialistas.

Eles observaram que quando os telômeros dessas células finais perdem sua função - que é a de manter a estrutura do cromossomo, evitando que suas extremidades se juntem ou combinem com os outros - pode ocorrer é "um verdadeiro caos" no ciclo celular que se segue.

Apesar de todas as mulheres terem células com telômeros bem curtos, nem todas desenvolvem câncer de mama. Em alguns casos, porém, a multiplicação dessas células pode funcionar mal e produzir uma célula maligna, explica Gilley.

Para os especialistas, o estudo lhes permite entender o que está por trás do início do câncer de mama e estabelecer marcadores que sirvam de parâmetros para exames a partir de amostras de tecidos e sangue, e poder monitorar todas as mulheres, especialmente as que têm alto risco de desenvolver o câncer.

O que tentamos fazer foi olhar o câncer de uma forma distinta, nos focando em como começa", explica Gilley.

"Porque uma vez que o tumor se desenvolve, particularmente em alguns tipos de câncer de mama, não há muito o que se pode fazer".

Portal UOL

Com diagnóstico de câncer sem cura, Oscar Schmidt concilia tratamento com realização de sonhos

Mesmo com fortes enjoos decorrentes da quimioterapia e consciente de que o câncer no cérebro não tem cura, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, de 55 anos, enfrenta a doença de forma bem-humorada. Para o neurocirurgião Marcos de Queiroz, médico que acompanha Schmidt, o otimismo é fundamental nesta fase do tratamento.
— A evolução de qualquer tipo de câncer em pacientes deprimidos é mais rápida do que em pessoas que têm mais energia para tratá-lo. O Oscar está 100% focado no tratamento e demonstra uma vontade enorme de vencer esta batalha.
Segundo o médico, o tempo de sobrevivência do paciente vai depender da gravidade do quadro e da resposta do organismo ao tratamento, "podendo variar de dois a dez anos". Mas isso não parece abalar o maior cestinha da história do basquete mundial. Em entrevista recente ao Domingo Espetacular, da Record, Schmidt disse que "este tumorzinho pegou o cara errado" e está certo de que ainda há tempo de aproveitar a vida.
— Depois que descobri o tumor, não guardo mais dinheiro, só gasto, especialmente com viagens e joias para a minha mulher. Caixão não tem cofre.
Em setembro, ele receberá uma das grandes homenagens do basquete, entrando para o Hall da Fama.
A doença começou há dois anos quando Schmidt foi submetido a uma cirurgia no cérebro para retirar o tumor grau dois que, segundo ele, era do tamanho de uma laranja. Recentemente, o câncer voltou e o ex-atleta precisou passar por uma nova cirurgia, conforme explica o médico.
— Apesar de pequeno, o tumor voltou um pouco mais agressivo. Numa escala que vai de um a quatro, ele foi classificado como grau três.
Agora, o ex-atleta segue o tratamento com radioterapia e quimioterapia via oral, ou seja, o medicamento é usado em casa e tem menos efeitos colaterais. O neurocirurgião Paulo Sanematsu Junior, diretor de neurocirurgia do A.C. Camargo Cancer Center, explica que o tratamento do câncer no cérebro visa preservar a qualidade de vida.
— Como a doença não tem cura e não sabemos quanto tempo o paciente vai sobreviver, o tratamento tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Se o tumor não for tratado, a pessoa pode apresentar problemas de visão, fala e movimento, dependendo da área do cérebro que ele afetar.
Felizmente, este não é o caso do ex-jogador de basquete. Apesar das duas cirurgias, Schmidt não teve sequelas. Com o apoio e o carinho da mulher Maria Cristina e dos dois filhos, Felipe e Stephanie, Schmidt não desanima, conforme conta Queiroz.
—A família está mais abatida do que ele, mas eles estão sempre ao lado de Oscar. Tenho certeza de que ele vai lutar até o último minuto.
Entenda o câncer de cérebro
Segundo Sanematsu, o câncer de cérebro é uma doença rara, sendo que o grau quatro (o tumor mais agressivo) costuma aparecer após os 50 anos de idade. Como o cérebro comanda todas as funções do corpo, ele explica, os sintomas estão relacionados ao local que o tumor atingir.
— O paciente pode apresentar problemas de visão, por exemplo, se o tumor afetar a área do cérebro responsável por esta função. Mas, o sintoma mais frequente e significativo é convulsão, especialmente acima dos 18 anos.
Neste caso, o especialista orienta a realização de uma ressonância magnética para destacar a hipótese de tumor ou fazer o diagnóstico correto. Embora muitas pessoas acreditem que estresse, traumatismos ou uso frequente de celular possam causar a doença, o médico é enfático.
— Isso é mito. A única coisa que pode causar tumor cerebral é radioterapia.
Sanematsu acrescenta que existe componente genético, mas o câncer de cérebro não é hereditário e nem tem prevenção. No entanto, ele garante, é possível conviver com a doença com qualidade de vida, “desde que o paciente siga o tratamento e seja otimista”.
Portal R7

Ator Sebastião Vasconcelos deixa hospital após internação de um mês

Depois de passar 1 mês e 11 dias internado no Hospital Israelita Albert Sabin (HIAS) para tratar um enfisema pulmonar e pneumonia,  o ator Sebastião Vasconcelos recebeu alta às 13h horas desta quarta-feira (5).  Sebastião, 85, deixou o hospital acompanhado por familiares e receberá os cuidados em casa. O ator é famoso por suas participações em novelas Mulheres de AreiaTieta,  Irmãos CoragemFelicidade, Riacho DoceVale Tudo,O Clone, e outras produções da TV Globo e TV Tupi. 

Revista Contigo

Mulheres bem sucedidas casam-se menos e divorciam-se mais

As mulheres, de maneira geral, têm um desempenho melhor do que os homens no ensino médio americano. Com isso, um maior número delas acaba se graduando nas universidades. À medida que as mulheres se tornam presidentes de empresas importantes como HP, IBM e Pepsico, há sinais de que a diferença salarial entre homens e mulheres pode finalmente estar sendo desafiada.
Esse tipo de acontecimento encoraja jovens profissionais do sexo feminino a acreditar que as normas sociais estão mudando. No entanto, um estudo recente revela que os ganhos das mulheres no "front" econômico também podem contribuir para uma redução no número de casamentos e também para uma menor estabilidade das uniões.
Uma das explicações é que, com um maior poder econômico, as mulheres podem estar mais dispostas a sair de casamentos insatisfatórios. Ao mesmo tempo, elas podem estar desafiando a norma social cristalizada de que o homem devem ser o principal responsável pelo "ganha-pão" da família.
A dificuldade masculina em aceitar essa mudança mostra um paradoxo. Os homens que passam a adolescência sem rumo e metade da faculdade bêbados não deveriam se surpreender ao ver as mulheres ganhando espaço no mercado de trabalho. A evidência mostra, porém, que os homens, embora aplaudam a iniciativa das esposas de ajudar nas contas, sentem-se ameaçados quando elas passam a ganhar mais do que eles.
Um estudo das economistas da Universidade de Chicago Marianne Bertrand, Emir Kamenica e Jessica Pan mostra que as visões tradicionais de identidade de gênero, especialmente a noção de que o marido tem de ganhar mais do que a mulher, estão afetando as escolhas sobre com quem as pessoas se casam e também a estabilidade das uniões.
Apoio condicional. Um levantamento feito em encontros às escuras para casais solteiros mostra que as mulheres buscam homens inteligentes e ambiciosos. Já os homens preferem mulheres com as mesmas qualidades, mas só até o ponto em que eles não se sintam ameaçados.
Os ganhos financeiros das mulheres têm aumentado constantemente ao longo dos últimos 40 anos - ainda que, em termos médios, as trabalhadoras ganhem menos do que seus pares do sexo masculino.
Um sinal de mudança é evidenciado por um estudo recente da Pew Research. Ele mostra que hoje 15% dos lares americanos com filhos têm as mães como as principais responsáveis pela renda. Pode parecer pouco, mas o índice era de apenas 3,5% em 1960.
A expectativa de acentuação dessa realidade deve trazer ainda mais estresse para as uniões ou até impedir que os casamentos ocorram. Esse dado talvez ajude a explicar a razão pela qual o casamento de jovens adultos (com idade até 34 anos) decaiu entre 30% e 50% nos Estados Unidos, em diversos grupos étnicos, no período entre 1970 e 2008.
Estadão

Lei das Domésticas segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado

A comissão mista de parlamentares formada para regulamentar os pontos pendentes relativos aos direitos dos empregados domésticos previstos na Emenda 72, em vigor desde o início de abril, aprovou na tarde de hoje (6), o projeto de lei (PL) proposto pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). A matéria agora segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, onde ainda pode ter alterações.
Um dos pontos mais importantes contidos no PL é a explicitação de o que é justa causa no caso de demissões de trabalhadores domésticos - estão previstos onze pontos: maus-tratos a idoso, criança ou pessoa com deficiência; improbidade; incontinência de conduta; condenação criminal; negligência; embriaguez; violação da intimidade do empregador; indisciplina ou insubordinação; abandono do emprego; ato lesivo de honra ou ofensa física; e prática de jogos de azar.
Essa é uma das questões que mais gerava dúvidas entre empregados e empregadores, especialmente até o momento em que ainda estava prevista a possibilidade de pagamento de multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador. Devido à natureza do trabalho doméstico, questionava-se que tipo de conduta caracterizaria justa causa para demissão.
Segundo o PL, a multa foi extinta, como foi anunciado pelo senador Romero Jucá, sendo compensada por meio de um percentual de 3,2% a mais na contribuição do empregador ao fundo. Caso haja demissão injustificada, o montante arrecadado a partir desse percentual vai para o trabalhador. Se a demissão for por justa causa, o empregador recebe de volta o valor somado. No caso de culpa recíproca, o montante será dividido.
Outra questão esclarecida pelo projeto são a obrigatoriedade do ponto - eletrônico ou manual - para registrar as horas de trabalho e contabilizar horas extras - que até as primeiras 40 horas do mês e deverão ser pagas, como reivindicaram centrais sindicais  ou abatidas no mesmo mês, por meio de folgas ou horas trabalhadas a menos em outros dias. Se as horas adicionais ultrapassarem as 40 horas mensais, a compensação deverá ser feita ao longo do ano.
Em relação à contratação de menores de 18 anos para a execução de atividades domésticas, a possibilidade ficou vedada. No PL, estava prevista a fiscalização de possíveis irregularidades por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na proposta, a fiscalização só poderia entrar no domicílio com a autorização e mediante acompanhamento do proprietário, salvo em casos de mandados expedidos pela Justiça, embasados em denúncias.  O mesmo estava fixado para fiscalizações em caso de trabalho análogo a escravo ou para situações de trabalho que viole os direitos fundamentais do funcionário. Os parlamentares, no entanto, não concordaram com esse dispositivo, que foi suprimido da proposta. Assim, a fiscalização será feita de acordo com o que é estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As horas extras, segundo o PL, deverão ser pagas de acordo também com o que é estabelecido pela CLT - 50% a mais do que o valor da hora normal. Em relação ao adicional noturno, foi proposto que a hora tenha duração de 52 minutos e custará, pelo menos, 20% a mais do que a hora diurna. O período noturno começará a partir das 22h e irá até as 5h da manhã seguinte. Trabalhos temporários ficaram limitados ao período máximo de dois anos. Contratos temporários, ao período de 90 dias.
A jornada de trabalho, já em vigor, está limitada a 44 horas semanais. Está permitida, mediante acordo entre as partes, a jornada de 12 horas de trabalho para 36 horas de folga nos casos de cuidadores de idosos ou de pessoas com deficiência, por exemplo. Nos domingos e feriados, o trabalho não compensado deverá ser pago em dobro. Em viagens, serão pagas apenas as horas efetivamente trabalhadas e mediante acordo entre as partes.
Foi mantida a proposta do Supersimples para os empregadores, o Simples Doméstico - que ainda terá de ser regulamentado em 20 dias após a aprovação do PL. Além da contribuição das alíquotas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o FGTS e o imposto de renda, está previsto o recolhimento para seguro-acidente, estabelecido na emenda, em que o empregador deverá pagar 0,8% sobre a remuneração do empregado, no âmbito do Simples. O empregado e o empregador ficam isentos de contribuição sindical.
Em relação à previsão do pagamento de salário-família aos empregados, ficou estabelecido que o benefício será pago, mensalmente e proporcionalmente o número de filhos do empregado - mediante a apresentação de certidão de nascimento da criança.
Com a aprovação do projeto e a possível aprovação dos plenários de ambas as casas, espera-se que parlamentares entrem com projetos de lei ou de emenda constitucional para tentar minimizar os gastos do empregador. O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), por exemplo, já tem um PL elaborado para apresentar em plenário, em que prevê a possibilidade de dedução dos gastos com empregados domésticos no Imposto de Renda. Estima-se que os gastos do empregador aumentem em até 60% com o vigor dos novos direitos.
A proposta do deputado foi baseada em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese),  do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Ministério do Trabalho, em que o trabalho formal nesse setor teria tido redução de 95 mil postos entre abril de 2012 e o mesmo mês de 2013. Estima-se que, atualmente, haja mais de 7 milhões de empregados domésticos no Brasil - dos quais apenas cerca de 1 milhão trabalham com carteira assinada.
Agência Brasil

Palmirinha passa mal durante gravação

A apresentadora Palmirinha Onofre sofre um susto na tarde desta quinta-feira durante a gravação de seu programa de TV. A culinarista estava com Jair Rodrigues quando sentiu-se mal. Segundo o assessor de imprensa da apresentadora, Anderson Clayton, que interpreta o personagem Guinho, a situação logo ficou bem.
— Ela teve uma queda de pressão. Mas ficou tudo bem. A gente continuou a gravação.
Pelo Facebook, Palmirinha postou a foto do encontro com Jair Rodrigues e tranquilizou os fãs.
— Está tudo bem, minhas amiguinhas... Muita emoção !
Portal R7

Filho de jornalista pernambucano é o novo repórter do CQC

O programa “CQC”, da Band, selecionou Guga Noblat, filho do jornalista Ricardo Noblat, como novo repórter da atração. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, do UOL, Guga deve fazer as primeiras gravações já a partir desta semana.A emissora ainda não se pronunciou oficialmente sobre a contratação de Guga, que se destacou por sua paixão por MMA. 

Portal Imprensa

Sem acordo, comissão da PEC 37 deve apresentar parecer em 2 semanas

Sem entendimento sobre pontos polêmicos, representantes do grupo de trabalho que discute mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público, se reuniram nesta quinta-feira com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, e se comprometeram a entregar um parecer até o dia 19. Alves reafirmou que a PEC será votada "de forma irreversível" no dia 26.
"Voltei a fazer um apelo para que eles se entendam; conversem porque é irreversível: dia 26 deste mês a matéria vai à pauta e vai à votação", disse o peemedebista. O presidente da Câmara defendeu uma solução consensual que permita a divisão de tarefas na investigação entre as polícias e o Ministério Público.
"Estou confiante, e esta Casa tem o dever de procurar harmonizar o texto. O combate à corrupção, à impunidade tem que ter a participação do Ministério Publico e dos delegados de forma harmônica e responsável. Se não chegarem a um entendimento, deixei claro, vou pautar e vamos votar", acrescentou.
Hoje, a presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Cavalcanti, entregou proposta de anteprojeto, com 48 artigos, para regulamentação da investigação criminal. "A proposta que defendemos realmente é a da regulamentação, com regras de prazos, de judicialização das investigações e a amplitude nas investigações de forma total. Não deve existir a palavra privativa para nenhuma das partes. Nem para o Ministério Público, nem para a polícia", defendeu Cavalcanti.
O vice-presidente parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Benito Augusto Tiezzi, disse que é preciso, primeiramente, definir os aspectos constitucionais para, posteriormente, tratar da regulamentação. "Nosso intuito é manter a investigação que proteja não só aquele que foi vítima, mas o investigado. O que falamos é que toda a investigação tem que ter por base o inquérito policial. Se vier, em algum momento, algum tipo de autorização, que se tenha como regra o inquérito policial. A exceção não pode ter regra própria, tem que submeter à regra geral", argumentou.
O deputado Fábio Trad (PMDB-MS), representante da Câmara no grupo de trabalho, informou que haverá mais três reuniões, nos dias 12, 13 e 18 deste mês, para tentar buscar um acordo. "O importante é considerar que, quando a PEC foi proposta não se admitia sequer a possibilidade de investigação por parte Ministério Público, isso agora é consenso. Falta definir em quais hipóteses", argumentou Trad.
A PEC 37 foi apresentada em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado de polícia Lourival Mendes (PTdoB-MA). O texto altera trecho da Constituição, indicando que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias civil e da Federal. Na prática, a medida impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que teve seus poderes ampliados na Constituição de 1988.
Portal Terra com informações da Agência Brasil

Eduardo Sterblitch escapa da morte ao sofrer acidente de carro

Na madrugada da última quinta-feira (6), o ator e humorista Eduardo Sterblitch, do programa "Pânico na Band", e seu empresário, Eduardo Perez, sofreram um acidente de carro na marginal Tietê, na alça de acesso à rodovia dos Bandeirantes, por causa de um bueiro que estava sem a tampa.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Sterblitch afirmou que moradores das redondezas, que chegaram ao local logo após a colisão, contaram a ele que a tampa já estava saindo do bueiro antes do acidente e que uma equipe da Sabesp estava indo para o local averiguar o problema.

"É um absurdo ter um bueiro aberto numa via expressa. Cidadãos da nossa cidade merecem estradas melhores e cuidados maiores. Além de asfalto de baixa qualidade, somos tratados com trabalho mal feito. Eu tenho vergonha desse país que trata seus habitantes com impostos abusivos e tanto descaso", desabafa o ator.
Descrevendo o acidente, Sterblitch, que machucou apenas o braço, disse: "Um caminhão passou com o pneu pelo buraco, perdeu o controle e foi pra cima da gente, eu vi tudo em câmera lenta e tive certeza de que ia morrer".  E acrescentou: "Os bombeiros disseram que num acidente como esse nunca falaram com as vítimas, que não entenderam como estávamos vivos. Minha vida passou inteira na minha cabeça, nasci novamente".

Portal Imprensa

Doenças genéticas raras podem ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado neste seis de junho, foi criado para lembrar que todo recém-nascido tem direito ao exame. Disponível no SUS, o teste faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar seis doenças genéticas. O tratamento precoce das doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho pode evitar o desenvolvimento de sequelas graves para a criança e até mesmo o óbito.
O coordenador substituto de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, explica que o teste do pezinho é fundamental para garantir o diagnóstico precoce de doenças que não têm cura, mas têm tratamento para evitar complicações graves. “Elas não tem cura, elas nascem com o bebê e permanecem por toda a vida dele. O que protege da doença ou pelo menos dos efeitos da doença é o tratamento adequado pra evitar exatamente as sequelas graves, o retardo no desenvolvimento físico e mental das crianças”.
A gerente de negócios, Poliana Brilhante, deu a luz há uma semana e já levou Maria Fernanda para realizar o Teste do Pezinho. “Levei minha filha, com quatro dias, para realizar o teste. Ele é muito importante, porque, este é tipo uma triagem para saber se o bebê tem vários tipos de doença. Diante do resultado a criança pode ser tratada precocemente, verificar o que tem e o que não tem e tratar precocemente”, destaca Poliana.
Atenção ao Recém-Nascido - O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) abrange, além dos exames, o acompanhamento e o tratamento dos pacientes, muitas vezes, durante toda a vida. Dessa forma, os testes são implantados nos estados em três fases, conforme a estruturação dos serviços – capacidade de oferta dos testes de laboratório, contratação de profissionais para o acompanhamento do paciente e a estrutura para o tratamento.
Na fase I do PNTN, é feita a cobertura das doenças hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. Essas doenças são triadas nos 26 estados e no Distrito Federal.
Os estados que se habilitam na Fase II do programa incorporam, além das duas doenças citadas, a Doença Falciforme no seu escopo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento contínuo.
A última fase prevista é a Fase III, que adiciona a Fibrose Cística ao rol de procedimentos da triagem neonatal – enfermidade que apresenta uma cobertura 47,93%, sendo triada e acompanhada por nove estados. Em maio deste ano, houve a incorporação da Fase IV no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
O Teste do Pezinho está associado ao Programa Viver Sem Limites e contextualizada na Rede Cegonha – estratégia lançada em 2011 pelo governo federal – voltada à atenção integral a gestantes e bebês (até dois anos de vida).
Ministério da Saúde

Ciro Gomes pode virar cabo eleitoral de Eduardo Campos

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, do PSB, pode virar cabo eleitoral de Eduardo Campos, governador de Pernambuco, caso este confirme sua candidatura a presidente a República. Ciro, que desde o início tentou minar os movimentos de Eduardo Campos, pode ter se colocado a disposição de Campos para a campanha nacional de 2014.

Ciro tentou disputar a eleição de 2010 contra Dilma, mas acabou rifado por decisão do próprio Eduardo. Desde então, a imagem de Ciro é cada vez menos vista nos noticiários de política. Eduardo Campos, o contrário. Assistindo à iminente candidatura de Eduardo, o cerarense chegou a anunciar seu afastamento por dois anos da política. Mas cogita-se que Ciro estaria atacando o governador com a intenção de voltar aos noticiários, elevar seu valor de mercado e barganhar uma ressurreição política, junto ao governo Dilma ou mesmo junto a Eduardo Campos.
Entenda: Ciro Gomes se afasta da política por dois anos para ser comentarista de futebol

Há meses Ciro critica Aécio Neves (PSDB) e, principalmente, o presidente do seu partido, Eduardo Campos (PSB). Ele e seu irmão Cid Gomes (PSB), governador do Ceará, defendem publicamente a manutenção com a presidente Dilma Rousseff. Mas as últimas declarações foram mais suaves. Houve até espaço para criticar Dilma.
Leia: Não há razão para o PSB lançar candidato em 2014, diz Ciro Gomes

PT quer usar Ciro Gomes para barrar candidatura de Eduardo em 2014, diz colunista

No Palácio o que se comenta é que Ciro, no jantar que teve com Eduardo Campos, no Recife, na segunda-feira 27 de maio, teria se colocado a disposição de Eduardo para ficar na "linha de frente" da campanha nacional.
Leia: Ciro Gomes critica Dilma, no programa de Amaury Júnior

Para Ciro Gomes, Eduardo Campos "tem mais coisa na cabeça" do que Aécio Neves

Ciro Gomes agora defende candidatura do PSB em 2014, mas joga para Eduardo responsabilidade do rompimento

Matéria publicada nesta quarta-feira (5) da repórter Luciana Lima, do Portal Último Segundo, da iG, afirma que Eduardo Campos estaria tentando convencer Ciro Gomes a mudar de domicílio eleitoral para São Paulo, para se candidatar a algum cargo eletivo já em 2014. Por ser irmão do governador do Ceará, Ciro não pode se candidatar no mesmo estado.

"Hábil e polêmico, Ciro seria o político ideal para fincar as bases de Eduardo Campos no maior colégio eleitoral do País e ajudar a sanar um dos pontos fracos de Campos que é ser desconhecido nas regiões Sudeste e Sul. Ainda não se tem definição de qual cargo poderia cair bem ao nome de Ciro, mas é consenso no PSB que a imagem do ex-ministro tem influência em todos os Estados do Brasil e que a liderança do ex-ministro na possível campanha de Campos seria fundamental", destaca a matéria.

Em 2009, incentivado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro chegou anunciar sua mudança para São Paulo. Na época, Lula havia sugerido que ele fosse candidato ao governo do Estado, com apoio do PT. Mas a mudança de domicílio não aconteceu, Ciro não se candidatou a nada e, após dizer que não participaria de campanha alguma, assumiu a coordenação da campanha de Dilma no segundo turno.
Blog do Jamildo

Almir Rouche no workshop "Pernambuco é só Chegar"

 O cantor pernambucano Almir Rouche é o grande destaque do workshop “Pernambuco é só Chegar”, realizado em parceria com a EMPETUR e a Secretaria de Turismo do Estado, que realiza sua última edição neste primeiro semestre, nesta quinta, dia 6, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento, que já passou por Brasília ontem (no Hotel Brasília Imperial, também com Almir Rouche), será realizado no Hotel Dayrell Convenções, das 19h ás 23h.
Almir Rouche fará uma mistura em seu show, com músicas carnavalescas e juninas. Hits como “Voltei Recife”, “Deusa de Itamaracá”, “Tudo outra Vez”, “A natureza das Coisas” são algumas das que serão apresentadas. Ele está acompanhado dos seus bailarinos. O workshop “Pernambuco é só Chegar” visa apresentar as potencialidades do Estado  - riqueza cultural e turística - aos profissionais do setor (agentes de viagens e operadores de turismo).