quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

#VcNoBlog Chames Balladares

Empresas solidárias transformam comunidades

O período natalino é uma época marcada pela solidariedade, onde o desejo de transformar a vida daqueles que mais necessitam ganha força. E nos inspira a refletir mais. E no contexto de recomeços, planejamentos para um novo ano que nos acena, lembro que as empresas pernambucanas têm uma oportunidade única de exercer a solidariedade, dando exemplos de como abraçar causas sem comprometer seu fluxo financeiro: por meio da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido para apoiar projetos sociais tão necessários para atender nossa gente mais carente.

Existe uma grande vantagem dessa ação. É que as empresas já têm a obrigação de pagar seus impostos, mas a legislação permite que uma fração do IR devido seja direcionada a projetos aprovados por mecanismos como o Fundo da Criança, o Fundo do Idoso, a Lei de Incentivo ao Esporte, a Lei de Incentivo à Cultura, o PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e o PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), e outros em regulamentação.

Lembramos que essa possibilidade está atualmente restrita às empresas que declaram pelo regime de lucro real. Contudo, há uma esperança crescente de que os legisladores ampliem em breve essa prerrogativa também para as empresas que optam pelo Simples Nacional e pelo lucro presumido, permitindo que mais empresas se envolvam nessa oportuna corrente de solidariedade.

O processo de destinação é simples e cada vez mais facilitado pelos contadores, que têm abraçado essa causa solidária. Além de contribuir para uma sociedade mais justa, essa ação também atende às demandas de um mercado cada vez mais exigente, onde consumidores valorizam empresas que praticam os princípios do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

A Fundação Terra aposta em iniciativas assim para continuar realizando seus propósitos. A instituição realiza anualmente sua campanha de destinação do IR junto às empresas. E neste final de 2024 começa a movimentar Empresas Solidárias Transformam Comunidades ( Converta seu Imposto em Solidariedade). É um exemplo claro do impacto positivo dessa prática. Por meio dessa iniciativa, as empresas podem destinar 1% do IR devido para um projeto da Fundação aprovado junto ao Fundo da Criança e Adolescente de Arcoverde e 1% para outro projeto aprovado junto ao Fundo do Idoso de Arcoverde. Esses recursos são essenciais para a manutenção de atendimentos a mais de 900 crianças e dezenas de idosos em situações de alta vulnerabilidade social, muitos deles com nível de dependência III.

Para ajudar a Fundação Terra , a doação é extremamente simples, prática: basta que o contador da empresa calcule 1% do IR devido e realize o depósito diretamente na conta do Fundo da Criança de Arcoverde e outro 1% na conta do Fundo do Idoso. Após o depósito, é necessário enviar o comprovante à Fundação Terra, que solicitará o recibo junto aos conselhos respectivos e encaminhará à empresa para ser anexado à sua contabilidade. Um processo ágil, transparente e extremamente eficaz.

Há mais de uma década, a Fundação Terra realiza essa campanha, alcançando resultados significativos para as comunidades mais carentes do sertão pernambucano. Porém, os desafios são constantes e a ajuda de novas empresas, ampliando esse leque de apoios é essencial para que esse trabalho continue a transformar vidas.

Neste Natal, convidamos mais empresa a abraçar essa causa e fazer parte de uma transformação que vai muito além de presentes: construir um futuro mais digno para milhares de crianças e idosos. Com o apoio de empresas solidarias, podemos fazer muito mais.
   
*Chames Balladares é advogada e coordenadora do setor de moblização de recursos da Fundação Terra

Ação especial de Natal promove cuidados para cães e gatos e moradores da zona norte do Recife


No próximo dia 15 de dezembro, a ativista e ex-vereadora da causa animal Goretti Queiroz, em parceria com a ONG Ampavoz, realizará uma ação especial de Natal voltada para o bem-estar animal e seus tutores no Centro de Esterilização Animal (CEA), a partir das 9h. Denominado de "Natau Animau", o evento será uma edição especial do programa "Meu Bairro É o Bicho". Serão oferecidos serviços gratuitos essenciais para cães e gatos como vermifugação, aplicação de carrapaticida, vacinação antirrábica e agendamento de castração, além de serviços de saúde para a população local como aferição de pressão e medição de glicose. 

A iniciativa busca atender tutores que desejam garantir a saúde de seus animais de estimação, promovendo a conscientização sobre a importância dos cuidados básicos e da vacinação. "Esse é o nosso presente de Natal para a comunidade e para os animais que tanto precisam de atenção e cuidados”, destaca Goretti Queiroz.

A ação reforça o compromisso da ativista e da ONG Ampavoz com a causa animal e promete beneficiar diversas famílias e seus pets. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (81) 98906.3927 e levar seus animais até o local da ação no dia do evento.

Serviço:

Evento: Natau Animau
Local: Centro de Esterilização Animal (CEA)
Endereço: Rua São Caetano, 442, Campo Grande.
Horário: 09 às 13h

CREF12/PE pede apoio à Lei de Incentivo ao Esporte


O CREF12/PE (Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco) enviou Ofício para todos os Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais solicitando dos parlamentares atenção especial ao Projeto de Lei Complementar 210/24, apresentado recentemente na Câmara dos Deputados, que pode ser aprovado até o final do ano, e deve afetar diretamente o esporte brasileiro.

A Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) pode estar com os dias contados. Esta é a principal política esportiva do Brasil e permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional.

O Projeto de Lei Complementar 210/24 prevê que não serão concedidos, ampliados ou prorrogados benefícios e incentivos fiscais caso o governo tenha déficit primário ou as despesas discricionárias caiam de um ano para outro.

O cenário fiscal do Brasil é extremamente desafiador. Existe, portanto, um sério risco de um dos gatilhos ser acionado e da Lei de Incentivo ao Esporte, que expira em 2027, não ser renovada no futuro.

Os projetos executados pela LIE atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Conforme a última atualização da Diretoria de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, foram apresentados 5.883 projetos em 2023, sendo 2.851 da Manifestação Educacional, 1.714 da Manifestação de Rendimento/Formação e 1.318 da Manifestação de Participação. As três modalidades esportivas mais apresentadas no ano passado foram futebol (2.488), basquete (668) e voleibol (514).

O CREF12/PE solicita forte mobilização de toda a sociedade para que o Congresso Nacional retire a Lei de Incentivo ao Esporte dos impactos deste projeto.

Homem da Meia-Noite inaugura o Espaço Afetivo no Shopping Patteo Olinda


O ícone maior do Carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite, deu mais um passo na preservação e celebração da cultura pernambucana com a inauguração do Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite, no piso L2 do Shopping Patteo Olinda. O evento de abertura contou com o lançamento da primeira linha de moda praia de um Clube Carnavalesco, apresentada pela Grife do Calunga com a energia inconfundível do Carnaval pernambucano.

O Espaço Afetivo é uma iniciativa inovadora que une história, arte e economia criativa. Com produtos que vão desde camisetas e acessórios até miniaturas colecionáveis e itens de moda praia, o local oferece a oportunidade de levar para casa um pedaço da tradição e magia do Homem da Meia-Noite. Além disso, o espaço valoriza a interação afetiva com o público e trará uma programação especial ao longo de fevereiro, com momentos marcantes. A grife conta também com uma parceria com a Diabolô Praia. 

No dia 09 de fevereiro de 2025, haverá uma sessão de fotos com o Homem da Meia-Noite, oferecendo aos fãs a oportunidade única de registrar memórias com o Calunga. Já no dia 15 de fevereiro de 2025, acontece um evento especial com o Calunguinha, celebrando a tradição de maneira lúdica e encantadora.


Uma agenda conectada ao Carnaval 2025

Com o tema "O Bom Sebastião", o Homem da Meia-Noite promete fazer do Carnaval de 2025 uma experiência inesquecível, exaltando a saudade, a amizade e a riqueza dos blocos líricos de Pernambuco. O Espaço Afetivo será peça fundamental dessa jornada, fortalecendo a conexão do público com a história e a identidade do Calunga.

Participam dessa edição do Espaço Afetivo 15 marcas criativas, que apresentam produtos autorais valorizando e fomentando a economia criativa local. Para marcas interessadas em fazer parte do projeto, a curadoria está aberta e pode ser acessada pelo Instagram da @grifedocalunga.


Sobre o projeto

O Espaço Afetivo é uma parceria entre o Homem da Meia-Noite e o Shopping Patteo Olinda, com produção cultural e gestão de Rafaela Mendes, da Rafa Q Faz. Este projeto reforça o compromisso com a cultura pernambucana e a valorização da criatividade local, transformando o espaço em um ponto de referência para a tradição e a inovação.

Serviço:

Sessão de Fotos com o Homem da Meia-Noite
Data: 9 de fevereiro de 2025
Local: Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite

Evento com o Calunguinha
Data: 15 de fevereiro de 2025
Local: Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite

Redes sociais:
Instagram do Homem da Meia-Noite: @homemdameianoiteoficial
Instagram da Grife do Calunga: @grifedocalunga

Orquestra Latinolindense lança releitura da música “Último Regresso” nas plataformas digitais


A Orquestra Latinolindense lançou nas plataformas digitais um novo single, a canção “Último Regresso”, um dos hinos do carnaval de rua de Pernambuco. A nova versão conta com a participação especial do compositor da música, o mestre Getúlio Cavalcanti. O single mistura bolero e frevo de bloco, trabalho peculiar que a Orquestra Latinolindense traz no repertório, ao familiarizar ritmos afro-latinos com o frevo.

A canção “Último Regresso” é uma das mais belas composições de frevo já escrita, regravada por mais de 50 artistas, tendo sua versão original o frevo de bloco. Com a regravação, a OLO faz uma releitura irreverente, onde a canção do frevo tradicional de bloco ganha uma linguagem musical com ritmos latinos, e mistura o tradicional com o contemporâneo, trazendo a voz original da música com Getúlio Cavalcanti, que é memória viva do frevo e construindo caminho de hereditariedade na voz do jovem cantor da OLO, Roger Ricco, que divide o vocal com o grande autor da obra prima. O lançamento servirá ainda como um abre alas para o carnaval de 2025, onde a Orquestra Latinolindense comemora sete anos de formação, reverenciando e dando continuidade ao frevo. 

*OLO* – Formada em 2018, a Orquestra Latinolindense (OLO) é o encontro de músicos de várias linguagens e gerações da música pernambucana. Ela foi idealizada com o objetivo de criar novas concepções sonoras e trazer para o cotidiano hinos consagrados do frevo pernambucano, com uma linguagem diferenciada, criando uma simetria musical, agregando os ritmos afro-latinos contagiantes.

A base da OLO é composta por 06 músicos, a maioria integrantes de bandas renomadas no cenário musical nacional e internacional. São eles: Roger Ricco (vocal), Lucas Crasto (vocal, baixo elétrico e acústico), Didi Mell (piano), Wilson Neto (percuteria), Jarbinhas Araújo (percussão) e Bolo Brown (congas). A musicalidade diferenciada é resultado de um trabalho de pesquisa, resgate e transformação. A gravação do single “Último Regresso” conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Olinda (PE).

Dia SER: atendimentos gratuitos são ofertados a cuidadores de pessoas com TEA


Buscando acolher e oferecer momentos de bem-estar para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus cuidadores, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realiza o “Dia SER: cuidando do cuidador”. O evento acontece nos dias 14, 16, 17 e 18 de dezembro e a programação conta com atendimentos de saúde gratuitos e palestras. Os interessados devem se inscrever por meio do link https://sereduc.com/RvUckF.

A iniciativa é do Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA). No primeiro dia, as palestras abordam autocuidado, terapia ocupacional e qualidade de vida diária, cuidado com a alimentação de pessoas com TEA e a importância da ecoterapia. Todas acontecem no bloco C da Instituição de Ensino Superior (IES), no auditório Capiba. 

Além disso, há a oportunidade de visitar o novo espaço da Clínica-Escola de Psicologia e a entrega de vouchers para os atendimentos de saúde, que acontecem em 16, 17 e 18 de dezembro. Os serviços ofertados para os cuidadores são liberação miofascial, quick massage e orientações jurídicas sobre os direitos dos pacientes diagnosticados com TEA. Para crianças de até 12 anos com o Transtorno, há atendimento psicomotor e odontológico. Eles são realizados nas Clínicas-Escola de Fisioterapia e Odontologia, no Núcleo de Práticas Jurídicas e na Academia-Escola da IES. 

“Reconhecemos a importância e a necessidade de também oferecer suporte para as pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado de crianças com TEA. Devido à rotina corrida, muitas vezes, elas esquecem de si mesmas. O Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista demonstra o nosso empenho em oferecer apoio e bem-estar a todos”, explica Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora nacional dos cursos de Saúde do grupo Ser Educacional – mantenedor da UNINASSAU. 

Para a Diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, o NATEA desempenha um papel essencial no atendimento às necessidades dos cuidadores. “Por meio de ações como o Dia SER, oferecemos atendimentos gratuitos, palestras e um ambiente acolhedor, proporcionando suporte prático e emocional às famílias que convivem com o TEA. Além de beneficiar diretamente a comunidade, essas iniciativas fazem parte das atividades do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, que alia a entrega de serviços à sociedade com a formação dos nossos alunos. Ao participarem, os estudantes vivenciam a prática profissional, ampliam sua visão social e desenvolvem competências fundamentais para sua trajetória acadêmica e sua carreira”. 

Serviço
Dia SER: cuidando do cuidador
Palestras - Bloco C, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 778;
Atendimento Psicomotor - Academia-Escola, na Rua Guilherme Pinto, 265;
Atendimento Odontológico - Clínica-Escola de Odontologia, na Rua Guilherme Pinto, 265;
Liberação miofascial e quick massagem - Clínica-Escola de Fisioterapia, na Rua Ana Angélica, 45;
Orientações jurídicas - Núcleo de Práticas Jurídicas (Bloco C), localizado na Rua Joaquim Nabuco, 778.

Lançamento do livro “O livro de Dora e suas irmãs” celebra histórias de resistência e afeto


Na sexta-feira, 13 de dezembro, a Livraria Jardim, em Boa Vista, será palco do lançamento de “O livro de Dora e suas irmãs”, da jornalista mineira Sulamita Esteliam. A obra, baseada nos diários de Maria Dora, uma costureira que viveu no Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte, resgata histórias de uma vida marcada por coragem, amor e superação.

Os relatos de Dora, cuidadosamente registrados ao longo dos anos, foram entregues à amiga de infância Sulamita, que assumiu o compromisso de transformar essas memórias em literatura. “O livro de Dora e suas irmãs” transcende o cotidiano familiar para revelar a força de uma mulher que desafia preconceitos, criando sua prole e vivendo intensamente.

Para a produção da obra, Sulamita complementou os escritos com pesquisas sobre os personagens mencionados nos diários e com suas próprias vivências, já que também participou de momentos cruciais da trajetória de Dora. A autora descreve a experiência como uma missão literária: “Meu papel foi alinhavar essas histórias para que tocassem tanto os olhos quanto a alma dos leitores.”

O livro conta com prefácio de Eneida da Costa, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas, e texto de orelha da jornalista Ana Karla Dubiella. Para Dubiella, a obra é um retrato universal da vida, com suas alegrias, dores e renascimentos. “É impossível não se emocionar ou não se identificar com as histórias que nos lembram nossas próprias memórias familiares”, afirma.

O evento de lançamento é aberto ao público e promete uma noite de celebração das histórias que moldaram uma mulher e inspiram gerações. Vale lembrar que para participar do evento, é necessário confirmar a presença através do link do Sympla, disponível na bio do Instagram oficial da livraria, o @livrariadojardim. No perfil são publicadas atualizações diárias de futuras programações, lançamentos e eventos da livraria, além de dicas literárias e recomendações de leitura para todos os gostos.

*Serviço*
*O quê:* Lançamento do livro “O livro de Dora e suas irmãs”
*Quando:* 13 de dezembro, sexta-feira, das 18h às 20h
*Onde:* Livraria Jardim, Rua Manoel Borba, 292, Boa Vista

Afinal, porque os medicamentos genéricos são mais baratos?


"Muitas vezes, o segredo não está na marca, mas no laboratório." Essa é a visão da jornalista Paula de Társsia, que confia nos medicamentos genéricos tanto quanto nos de marca. Para ela, o que importa é a fórmula e a eficácia do tratamento, não o nome no rótulo. Paula compartilha sua experiência positiva com o uso de genéricos, ressaltando que sempre opta pelo que cabe no bolso, desde que seja recomendado por um médico. 

De acordo com a Anvisa, os medicamentos genéricos representaram 38,32% do total de medicamentos vendidos no Brasil em 2023 . Isso mostra que, aos poucos, a população tem se conscientizado sobre a eficácia e segurança desses medicamentos, aproveitando a economia que eles proporcionam. Mesmo assim, quando surge a dúvida sobre levar ou não um medicamento genérico em vez de um de marca, muitas pessoas ainda ficam com medo de a versão mais barata não ter o mesmo efeito.  

O farmacêutico da Wyden, John Eric, esclarece que os medicamentos genéricos são idênticos aos de referência, tanto no princípio ativo quanto na dose e forma farmacêutica. “Não há alterações na forma de tomar, na indicação ou na via de administração. Na ausência do medicamento de referência, o genérico pode ser utilizado sem qualquer prejuízo ao tratamento”, explica. 

A jornalista Paula conta que sua mãe, como muitos brasileiros, ainda têm receio de que o genérico não seja tão eficaz quanto o medicamento de referência. Mas é importante saber: a segurança e a qualidade dos medicamentos genéricos são garantidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). John Eric afirma que “antes de chegar ao consumidor, o genérico passa por testes rigorosos de qualidade para atestar sua bioequivalência no corpo, ou seja, sua absorção, concentração e velocidade, além de se a composição é idêntica ao medicamento de origem”. Assim, esses medicamentos são testados e produzidos exatamente da mesma forma que os de referência, com a mesma eficácia e segurança. 

O farmacêutico da Wyden explica, ainda, porque os medicamentos genéricos são mais baratos: “O medicamento de referência passou por anos de estudos e pesquisas, que são protegidos por patentes. Quando a patente expira, outros laboratórios podem fabricar o mesmo medicamento, sem os mesmos custos de pesquisa, só os de produzir a fórmula e distribuir. Por isso, o genérico termina saindo mais barato”, explica.  

O profissional enumera ainda as diferenças entre genéricos e medicamentos similares. Embora ambos tenham o mesmo princípio ativo, John Eric explica que o similar pode ter diferenças no tamanho, forma, embalagem e prazo de validade, entre outros aspectos. “Ele deve ser identificado por um nome comercial, ao contrário do genérico, que leva o nome do princípio ativo”, afirma.

Pobre Juan apresenta menu especial de final de ano


O restaurante Pobre Juan, localizado no RioMar Shopping, preparou uma sugestão especial para as celebrações de final de ano. Disponível entre os dias 15 e 31 deste mês (dezembro), o destaque do menu é o Cordero Patagónico, uma paleta de cordeiro ao forno, finalizada na parrilla e servida com molho Malbec, acompanhada de couscous marroquino e ensalata de batata. O prato, que serve até três pessoas, é assinado pelo chef executivo da rede, Geraldo Ribeiro.

O restaurante ainda oferece opções personalizadas para eventos, que incluem entrada, prato principal, sobremesa e pacote de bebidas não alcoólicas, com valores entre R$ 216,00 e R$ 274,00, além de opções de menus para coquetéis e café da manhã, com valores sob consulta.

Panetone Zero Açúcar você encontra na Pães e Delícias


Se você tem restrição ao açúcar mas ama panetone, não deixe de aproveitar o panetone zero açúcar da Pães. Ele é indicado para pessoas que fazem dieta , ou mesmo têm uma alimentação mais restrita e quer aproveitar essa época do ano e comemorar a data com panetone , o zero açúcar está a disposição nas lojas da Pães .

Para comemorar a magia do Natal a padaria produz uma linha especial de panetones para todos os gostos: Panetone Tamanho Família, Mini-Panetone, Panetone Zero Açúcar, Panetone de Chocolate e o clássico Panetone Tradicional. 

Panetone tamanho Família:
Ideal para compartilhar momentos especiais, como a ceia natalina.

Mini-Panetone:
Uma opção prática e deliciosa para lanches e brindes de Natal e final de ano.

Panetone Zero Açúcar:
Saboroso e saudável, perfeito para quem busca uma alimentação equilibrada e livre de açúcar.

Panetone de Chocolate:
Uma tentação irresistível para os amantes de chocolate.

Panetone Tradicional:
O clássico que nunca sai de moda, recheado com laranja cristalizada, produz um sabor especial.
Todos eles já estão disponíveis e prontos para adoçar suas celebrações.

Trenó Bus do Conorte vai levar pessoas com deficiência visual para uma viagem inclusiva

A data 13 de dezembro celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, instituído em 1961, com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação, além de garantir direitos e a inclusão das pessoas que apresentam essa condição. Para lembrar a importância da data e aproveitar a época natalina, o Conorte prepara uma ação inesquecível com o seu Trenó Bus, veículo decorado com iluminação de Led e enfeitado com adesivação temática. Além de levar beleza para as ruas, nos dias 13 e 20 de dezembro, serão realizadas duas viagens gratuitas em que o público será composto por pessoas com deficiência visual, acompanhados por uma equipe que fará audiodescrição de todo o trajeto percorrido, dando detalhes da decoração pública do Natal do Recife. 

“Pensamos nessa ação porque é uma causa nobre e para que todas as pessoas possam aproveitar a energia do Natal. Vamos realizar uma rota passando pelos principais pontos da decoração da cidade, como a Avenida Agamenon Magalhães e o Recife Antigo. Nosso destino final é o Marco Zero e teremos uma parada para registros e confraternização dos participantes. Menores de 18 anos terão direito a um acompanhante”, explica Diego Benevides, diretor de operações do Conorte.


A saída do ônibus será às 17h30, da sede do Instituto dos Cegos, no bairro das Graças, e o horário de retorno será às 19h. O momento contará com a participação da equipe da Com Acessibilidade, empresa responsável pelo roteiro de audiodescrição do passeio. 

Liliana Tavares, gestora da Com Acessibilidade, fala sobre a importância desse tipo de iniciativa. “Imagine você viver em uma cidade e não acompanhar as mudanças que existem durante as datas festivas? Durante o passeio, nós vamos trabalhar com dois audidoescritores, uma consultora em audiodescrição e uma técnica de aparelho. Tudo para transmitir esse sentimento de encantamento do Natal”.  

A servidora pública Ana Cláudia Cabral tem deficiência visual e é a primeira vez que vai participar desse tipo de ação. “Só de pensar já fico arrepiada. Eu amo o Natal, amo as luzes, mas nem sempre tem alguém que descreva. Então, estou muito animada”, esclarece.  

Para mais informações sobre as viagens e sobre como participar, é possível enviar uma mensagem para o telefone: (81) 9 9606 3464.

No dia 13 de dezembro também é comemorado o Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos para os católicos, e o Dia do Audiodescritor, profissional que colabora para que pessoas com deficiência visual possam entender melhor produtos audiovisuais e, assim, consigam participar em igualdade de oportunidades de todos os tipos em eventos e espetáculos.