segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Falta empatia no Brasil...

Telespectadores do Rio de Janeiro comentaram nas redes sociais uma série de matérias jornalísticas sobre a miséria na capital carioca. Muitos se sensibilizaram com a situação extremamente difícil das famílias que estão abaixo da linha da pobreza.

Nota do Blog: Assista a reportagem Aqui . E vários internautas já estão se mobilizando pra apoiar as famílias mostradas na reportagem



























Eis que uma internauta soltou o comentário:






















Heterossexual está virando minoria e perdeu direitos, diz ministro do STJ

O ministro João Otávio Noronha, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), disse nesta segunda-feira (4) que o heterossexual vai precisar reivindicar direitos porque está "virando minoria" no Brasil. 

"Hoje o nosso juiz constitucional não pode ser pautado pelas minorias só. Aliás eu já vi que quero meus privilégios porque o heterossexual agora está virando minoria. Não tem mais direito nenhum. Estamos criando isso", afirmou, em tom de brincadeira, durante evento promovido pelo tribunal para discutir o ativismo judicial. 

Noronha, que também é corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão responsável por fiscalizar os juízes do país, disse ainda que o Congresso "não se perdeu por causa de corrupção". 

"Se tem deputado, senador, sendo processado, essa é outra questão. Mas o poder de julgar do Congresso não se perdeu por causa de corrupção de um ou outro. É um poder que está na Constituição e é a consagração do princípio democrático", disse Noronha. 

ATIVISMO JUDICIAL 

Ao longo do dia, ministros debateram o tema ativismo judicial –expressão usada para criticar o que seria considerado uma interferência indevida do Judiciário nos poderes Executivo e Legislativo. 

"Nunca o Judiciário esteve tanto na emergência de interferir na vida econômica, pública, social. Essa judicialização da vida, que, para nós é em um contínuo, está chegando em momento acentuado. O Supremo [Tribunal Federal] É chamado para interferir no funcionamento de quase tudo e o STJ principalmente na parte de direito privado", disse o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ. 

O ministro Gilmar Mendes, do STF, que também participou das discussões, defendeu a independência do juiz para tomar decisões como a concessão de habeas corpus a réus e investigados. Na abertura do evento, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, afirmou que o tema é "atualíssimo". 

"Ativismo judicial é um tema atualíssimo, porque o constitucionalismo mudou, o direito mudou e o cidadão mudou para ser o protagonista da sua história. A atividade do poder Judiciário não é passiva. Essa é a grande mudança", disse a ministra. 


Folha SP

Tarde de protestos no Recife


O maior ataque aos direitos reprodutivos de mais de 100 milhões de mulheres está sendo liderado por 18 homens conservadores e fundamentalistas. Se aprovada como está, a PEC 181 irá proibir a interrupção de gravidez até MESMO NOS CASOS JÁ APROVADOS POR LEI, como em situações de ESTUPRO, RISCO DE VIDA PARA A MÃE E ANENCEFALIA FETAL.

Eles agendaram nova reunião da Comissão Especial para votar os destaques à Proposta de Emenda Constitucional PEC 181/2015 nesta terça, 5 de dezembro. 

Vamos às ruas fazer barulho pela vida e pela autodeterminação das mulheres. Todas contra a PEC 181! 

Terça-feira, 05/12 
A partir das 14h
Conde da boa vista
Na altura da 7 de setembro

Assine a petição online contra a PEC 181:

Leia Mais:




Esse é o maior ataque à Previdência Social da nossa história! Os únicos que ganham com este golpe é a Casa Grande e a Casa Branca, os 1% de milionários e bilionários. Enquanto pintam um “rombo” na Previdência com mentiras e com muito dinheiro de publicidade, a dívida pública cresce ano após ano, entregando mais da metade das nossas riquezas!

É preciso ter certeza: essa deforma é CONTRA O POVO BRASILEIRO! Ela representa um projeto de país que não tem compromisso NENHUM com a maioria da nossa gente!

Por isso, chamamos todas e todos para no dia 05 de Dezembro se mobilizar! Algumas centrais sindicais, sem consultar a Intersindical ou mesmo as suas bases, lançaram uma nota irresponsável na manhã da sexta-feira (01/12) suspendendo a Greve Geral. Ainda assim, as mobilizações se mantém! Vamos transformar cada terreiro, quebrada, aldeia, periferia e ocupação em uma célula pulsante que lute pelo Brasil, por um país soberano capaz de dar dignidade a vida do seu povo.

Amanhã às 15:00 - 20:00
Praça do Derby, S/N, 52010140 Recife


Com informações de arquivo e das páginas dos dois eventos no Facebook

Ódio: centro de cidadania LGBT é atacado em São Paulo

O ataque ao Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, na região da Consolação, área central de São Paulo, neste fim de semana, mostra “a presença do ódio contra os LGBT e os trabalhadores que ali prestam serviço a essa população”, diz. Em nota, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania também afirma que a casa “foi covardemente invadida e atacada”.

Criado em 2015 como CCLGBT Arouche, o local mudou de nome no final do ano passado, em homenagem ao morador de rua assassinado em 25 de dezembro, na estação Dom Pedro II do Metrô, ao defender duas mulheres transexuais que sofriam agressão no local. No imóvel, que recentemente foi pintado com as cores da bandeira LGBT, também foi instalada a sede do Programa Transcidadania, voltado para transexuais.

“O imóvel foi vandalizado e roubado por pessoas cuja identidade, até o momento, é desconhecida”, diz a secretaria. “No entanto, nenhum objeto levado causou mais dor, tristeza e consternação do que a agressão ao nosso trabalho e tudo que ele representa. Mais do que equipamentos públicos da administração municipal, os Centros de Cidadania LGBT representam um valor e uma postura diante do mundo, a fim de combater todas as violências diariamente enfrentadas pela população LGBT – desde a física até aquela silenciosa na qual todos os direitos são negados, até mesmo de ser chamado pelo nome social.”

Um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, vizinhos manifestaram solidariedade durante todo o dia de hoje (4), chocados com o ataque.

“Quando os responsáveis pela invasão defecam em nosso espaço de trabalho e colocam as fezes no corredor, quando esses mesmos agressores – de posse dos prontuários de pessoas por nós atendidas – rasgam documentos e os utilizam para limpeza, demonstram o desprezo por tudo que estes papéis representam e atestam na defesa dos direitos humanos e na promoção da cidadania. Urinaram em vasos de flores e os deixaram na recepção. Destruíram e sujaram itens pelos quais não tinham interesse, apenas para destruir – cadeiras, gaveteiros, computadores, projetor. Todas as torneiras foram abertas, com o claro objetivo de alagarem a casa. Além disso, todos os cabos dos computadores e da rede de telefonia foram cortados, com a intenção de calar a voz e o trabalho em prol da comunidade LGBT.”

Para a Coordenação de Políticas para LGBT da secretaria, o ataque mostra o tamanho do desafio a ser enfrentado. “Não cruzaremos nossos braços e o trabalho vai continuar, sempre com a participação de toda a equipe do centro – comprometida e engajada na continuidade do serviço. A destruição deste lugar de acolhimento para muitas pessoas não vai nos fazer parar, pelo contrário: nos exorta a continuar trabalhando.”

Portal Sul 21 (RS)

SP: Homem mata ex-mulher e nora a facadas

Um homem de 52 anos foi preso suspeito de matar a facadas a ex-mulher Claudelice Alves da Silva, de 45 anos, e sua nora, Alessandra Gomes Vieira, de 28 anos, na manhã desta segunda-feira (4), no Jardim Campestre, em Pilar do Sul (SP).

Segundo a polícia, João Batista Gomes de Souza foi encontrado com as vítimas trancado no banheiro.

Os policiais foram até o local informado por vizinhos, que escutaram os gritos, e encontraram João e as vítimas mortas. Segundo a polícia, o suspeito estava ferido e teria tentado suicídio após o crime.

Ele foi socorrido, encaminhado ao hospital da cidade, onde foi medicado. Em seguida, foi à delegacia, onde o boletim de ocorrência foi registrado.

A polícia também informou que o filho da Alessandra, um bebê de seis meses, estava sozinho em uma cama.

Ainda conforme a polícia, uma medida protetiva já havia sido pedida pela ex-mulher. Uma equipe da perícia técnica foi acionada e os corpos das duas mulheres foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. O caso será investigado.

Portal G1

Caminhão capota e esmaga cinco veículos em Brasília

Um caminhão branco, placa JGB 3751/DF, capotou, por volta das 12h desta segunda-feira (4/12), na pista de acesso ao Complexo Penitenciário da Papuda, e atingiu cinco veículos. Duas pessoas ficaram feridas.

Segundo informações dos Bombeiros, o caminhão transportava biscoitos, óleo, detergente e outros materiais de limpeza. Jonathan da Conceição de Andrade, 24 anos, foi socorrido com escoriações e dor no tórax. Wallisson Carlos Borges Teixeira, 37, tinha um corte no lado esquerdo do rosto, escoriações, mas estava consciente e orientado. Ambos foram levados para o Hospital do Paranoá.

Portal Metrópoles (DF)

Ó o Gás!!!

A Petrobras reajustou em 8,9%, em média, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor à 0h desta terça-feira (5/12).

O aumento se deve principalmente à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanha a alta do Brent, (petróleo cru), que indica a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado, segundo a Petrobras.

O percentual anunciado de reajuste leva em contra preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg deve subir, em média, 4%, ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Em nota, o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) afirma que o reajuste anunciado pela Petrobras ainda deixa o preço dos botijões de cozinha de 13kg cerca de 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Diário da Manhã (GO)

Renato Góes é só emoção ao gravar áudio da Paixão de Cristo

O ator pernambucano Renato Góes passou a tarde do domingo (3) no estúdio Muzak, no bairro de Casa Forte, no Recife, gravando áudios com as falas de Jesus para o espetáculo da Paixão de Cristo, que acontece no município de Brejo da Madre de Deus, na cidade teatro de Nova Jerusalém, agreste pernambucano de 24 a 31 de março de 2018.

Sob o comando de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, diretores artísticos do espetáculo, Renato seguiu à risca todas as orientações. Mas em alguns momentos a voz do ator embargava por conta da emoção que brotava da interpretação do drama vivido por Jesus.

As gravações da dublagem continuam na manhã desta segunda-feira (4). Logo em seguida Renato Góes segue para Nova Jerusalém para fazer a capitação de imagens para os filmes promocionais do espetáculo.

As filmagens começam na terça-feira, dia 5, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 160 km do Recife. Os artistas convidados para a próxima temporada, que estarão participando das gravações, são Renato Góes (Jesus), Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás) e Nicole Bahls (Herodíades), Fabiana Pirro (Maria) e Rita Guedes (Madalena).

Recife sedia seminário nacional sobre responsabilidade socioambiental do setor de saneamento

As metodologias de trabalhos socioambientais aplicadas nos serviços, investimentos e obras de saneamento no Brasil, na perspectiva de promover diferentes práticas de responsabilidade social, serão apresentadas e discutidas por profissionais da área de responsabilidade socioambiental de companhias de todo o Brasil durante o I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento. O evento será realizado no Recife, na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro, de amanhã (5) até quinta-feira (7). A proposta é provocar uma reflexão acerca dos desafios regionais e nacionais e elaborar um documento de referência sobre a responsabilidade socioambiental no contexto da política de saneamento.

No seminário, haverá uma exposição sobre as ações, projetos e programas de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas empresas de saneamento, buscando integrar os profissionais da área e compartilhar as boas práticas e experiências. A programação prevê palestras com a socióloga Andréa Santini Henriques, pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro - e gestora do Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social – e com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), o engenheiro Roberval Tavares, atual Superintendente da Sabesp. Outros palestrantes são o jornalista Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e criador da Plataforma Liderança Sustentável, e o ambientalista, educador popular, dramaturgo, cordelista e engenheiro Rodolfo Cascão, que coordena o Grupo Parangolé Arte Mobilização e é consultor em mobilização social e arte educação. A abertura acontece amanhã, a partir das 18h.

SERVIÇO:

I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das empresas de Saneamento
Quando: de 5 a 7 de dezembro de 2017
Onde: Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Doutor Jayme da Fonte, S/N, Santo Amaro – Recife/PE)


Imprensa Compesa

Anthonyel é o novo Mister Brasil Universo

O representante do Piauí, Anthonyel Marques foi eleito o Mister Brasil Universo 2017, na noite do último domingo (03), em cerimônia realizada na cobertura do Paço Alfândega. Além de ganhar diversos prêmios, Anthonyel representará o país no concurso mundial que será realizado em 2018, na República Dominicana.

O piauiense que levou o título de homem mais bonito do Brasil arrebatou os jurados não só pela beleza. O discurso carregado de empatia com as mulheres fez o Mister ganhar mais destaque no concurso. O pernambucano Pedro Lyra ficou em segundo lugar na disputa.

O concurso teve início às 19h30, com apresentação de Marcos Sales e Wilma Gomes, que foi Miss Pernambuco e Miss Simpatia do Miss Brasil 2007. A produção nacional foi assinada por Miguel Braga e a direção por Ralph Santos.

O júri foi formado por cerca de 15 nomes, entre eles: Naime Wihby (consagrado consultor de moda e instrutor de passarela), Diego Carvalho (colunista do Diário de Pernambuco), Cuca Amorim (modelo e blogueira pernambucana), Gabriela Rocha (Vice Miss Brasil 2011), Romildo Alves (decorador), Cyntia Verçosa (estilista pernambucana queridinha dos globais), entre outros. A trilha sonora ficou por conta da cantora Brícia Hellen.

Parque Dois Irmãos deve ser ampliado

Visando fomentar ainda mais as ações de conservação da biodiversidade no Estado, o governo desapropriou e regularizou os 774,09 hectares do terreno denominado Fazenda Brejo dos Macacos, localizado na Zona Norte do Recife. A medida objetiva ampliar a extensão do Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), que passa ao triplo do tamanho a partir da integração com a área adquirida e a modernização com a implantação do conceito Bioparque no Zoológico. Além disso, será implantada uma unidade de Conservação Ambiental no local. O total investido foi de R$ 26,8 milhões.

A ação tem base no Decreto Estadual nº 40.547/2012, que oportuniza um novo limite para o PEDI, considerando além do já estabelecido em 2006, pela Lei nº 13.159 (384,42 ha), o acréscimo de 774,09 ha, praticamente triplicando a área do Parque, que passa a possuir 1.158,51 ha de área protegida no município do Recife. A área adquirida pelo Estado pertencia ao Banco Econômico. 

PEDI - O Parque Estadual de Dois Irmãos, Unidade de Conservação de Proteção Integral, estabelece um referencial de conservação da biodiversidade dos ecossistemas de Mata Atlântica. A complexidade do conjunto vegetacional desempenha papel importante no que se refere à contribuição para a manutenção da qualidade e quantidade do volume hídrico, no caso o complexo da sequência dos açudes do Prata, do Meio e do Mandi, que confluem suas águas em direção ao Rio Capibaribe.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Messenger pra crianças

As crianças já não têm de mentir sobre a idade para falar no Facebook. Esta segunda-feira, a rede social anunciou o lançamento do Messenger Kids, uma nova aplicação para smartphone criada para crianças entre os seis e os 12 anos falarem com os amigos e familiares. Tal como o Messenger, podem enviar mensagens de texto ou falar por mensagens de vídeo ou voz.
PUB


Para usar, porém, as crianças não precisam ter uma conta no Messenger (continua a ser proibido criar uma antes dos 13 anos). São os pais que definem os amigos e familiares com quem os filhos falam através da própria versão da aplicação (e ao introduzir o seu nome de usuário e senha).

A empresa diz que a segurança das crianças foi uma prioridade: “Não há anúncios no Messenger Kids e a informação partilhada pelas crianças não é utilizada para anúncios. A aplicação é gratuita e não se pode comprar nada”, lê-se no comunicado sobre o aplicativo.
Facebook prevê críticas

O objectivo é dar aos pais “mais controle” sobre o que os filhos fazem online. De acordo com dados do Facebook, 81% dos pais diz que os seus filhos começaram a utilizar redes sociais entre os oito e os 13 anos. A informação veio de um estudo com cerca de 1200 pais de crianças nos EUA com menos de 13 anos.

Público (Portugal)

Collor pode ser preso por não pagar pensão

A ex-mulher do senador Fernando Collor de Mello, Rosane Malta, deve pedir prisão do parlamentar por atrasos no pagamento de pensão. De acordo com informações do jornal Extra, o ex-presidente deve quase R$ 1 milhão a ela. Advogados da ex-primeira-dama devem entrar com o pedido nesta segunda-feira (4).

O senador tem, por determinação judicial, até o primeiro dia útil do mês para depositar o valor de cerca de R$ 28 mil para Rosane. No entanto, Collor não tem cumprido com a determinação. “Tenho meus compromissos e já vou ter que arcar com os juros este mês”, diz ela.

O casal briga na Justiça por causa da pensão há 12 anos, desde o divórcio. A ação de pensão alimentícia, que pede o pagamento de retroativos não quitados, já foi julgada em última instância no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e não cabe mais recurso.

Ele me deve anos de pensão. Se não pagar mensalmente, vai preso. Eu estou pedindo os retroativos com todas as correções e juros”, explica Rosane.

Notícias ao Minuto

AM: Garota de programa esfaqueada por cliente

Uma mulher de 31 anos foi esfaqueada na madrugada desta segunda-feira (4) após ser esfaqueada por um cliente após um programa sexual.

Segundo a Polícia Militar, a mulher contou que o homem se recusou a pagar o valor do programa R$ 20 e a golpeou no peito e na mão.

A vítima está internada no hospital Platão Araújo, zona leste.

Portal do Holanda (AM)

Sobreviventes de colisão na Tamarineira têm melhora clínica

O advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, 46 anos, internado após um acidente de trânsito provocado por um motorista bêbado no dia 26 de novembro, apresenta evolução clínica diária e encontra-se em reabilitação física neste domingo (3), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Joana.

Segundo a unidade de saúde, a filha dele, Marcela Guimarães da Motta Silveira, de cinco anos, permanece em coma na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica, mas tem quadro clínico e metabólico considerado estável.

Além de deixar pai e filha feridos, o acidente resultou na morte de três pessoas. Uma delas, a advogada Maria Emília Guimarães Silveira, 39 anos, era esposa de Miguel e mãe de Marcela. Também faleceram Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, de três anos, o outro filho do casal, e a babá Roseane de Brito Souza, 23 anos, que estava grávida e deixou uma filha de três anos. O motorista do outro carro, João Victor de Oliveira, de 25 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na segunda (27).

Através de uma nota recebida pela TV Globo na noite da terça (28), os parentes de Miguel Arruda e Marcela Guimarães agradeceram o carinho demonstrado por quem se solidarizou e pediu pela continuidade das orações pela família.

No sábado (2), voluntários da ONG Novo Jeito realizaram um “abraço” simbólico no cruzamento entre a Estrada do Arraial e a Rua Cônego Barata, no bairro da Tamarineira, local em que ocorreu o acidente. O grupo realizou um minuto de silêncio e, em seguida, depositou flores no local em que um dos carros capotou.

No mesmo dia, foi realizada uma missa em homenagem a Maria Emília e Miguel Neto, na Zona Norte do Recife. Uma missa em homenagem a Roseane de Brito Souza ocorreu no domingo, em Caueiras, distrito de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco.

Na segunda (27), dia seguinte ao acidente, Maria Emília recebeu homenagens no local em que trabalhava. O luto pelas vítimas do acidente também foi demonstrada através das flores deixadas no local em que ocorreu a colisão.

Punições

João Victor Ribeiro responderá pelos crimes de triplo homicídio doloso, quando há intenção de matar, e lesão corporal gravíssima. O advogado do estudante deixou o caso e ele passou a ser assistido por um defensor público. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Paulo Jean, o carro dirigido pelo universitário tem um histórico de multas por avanço de semáforo e excesso de velocidade.

A Polícia Civil também abriu um inquérito para investigar duas agressões que teriam sido cometidas por João Victor. Uma delas foi denunciada por vizinha dele e teria sido cometida no mês de agosto. Outra agressão, denunciada pelo segurança de um posto de gasolina de Olinda, teria ocorrido no mês de outubro. Além disso, João Victor também tem um histórico de multas por excesso de velocidade e avanço de sinal, segundo a Polícia Civil.

Com informações do Portal G1 e de Arquivo

Irlanda: menina de 11 anos se mata por não gostar do próprio corpo

Milly Tuomey, de 11 anos, cometeu suicídio há dois anos atrás, no entanto, só agora o caso foi encerrado. A menina já teria dado sinais de que tentaria contra a própria vida, a família estava atenta, mas não conseguiram impedi-la. O caso aconteceu na cidade Templeogue, em Dublin.

O inquérito concluiu que a garota mantinha um diário suicida. Dois meses antes de cometer suicídio ela teria publicado no Instagram a data em que gostaria de morrer.

A filha mais velha e a escola alertaram os pais sobre o ocorrido. A partir disso, os pais, Fiona e Tim Tuomey levaram a menina ao psiquiatra que passou a ser acompanhada semanalmente por um terapeuta.

A tentativa de suicídio aconteceu no dia 1 de dezembro, após o jantar. A família a encontrou minutos depois e a socorreu. Ela escreveu em seu próprio corpo a seguinte frase: “meninas bonitas não comem”.

Milly foi encaminhada ao Our Lady’s Children’s Hospital, mas não resistiu e faleceu no dia seguinte.

Diário da Manhã (GO)

Brasília: Bombeiro do DF rouba viatura, dirige por quase 30 km e é preso a caminho do Congresso

O sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Fabrício Marcos de Araújo, de 44 anos, foi preso, na madrugada deste domingo (3), após roubar uma viatura da corporação e seguir, em alta velocidade, em direção ao Congresso Nacional. O carro foi interceptado perto da Catedral de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios. Ninguém ficou ferido.

Antes de amanhecer, militares dos Bombeiros e da Polícia Militar informaram que o homem aparentava estar "em surto aparente", e gritava que "não iria parar" no rádio comunicador do carro.

O carro foi retirado sem autorização de um quartel em Ceilância, e percorreu quase 30 quilômetros até chegar à Esplanada dos Ministérios. Segundo a PM, o bombeiro militar recusou várias ordens de parada, informadas pelo rádio do próprio veículo e por carros que acompanharam o trajeto.

"O militar se mostrava muito indignado com a situação do país em geral e bastante perturbado emocionalmente. O militar não se encontrava em suas plenas faculdades mentais, mas com o decorrer do tempo demonstrou que aparentemente estava ciente de suas atitudes.", afirmou uma testemunha á Polícia Militar.

Peritos da Polícia Civil encontraram duas latas de cerveja na viatura.

O advogado do Bombeiro, Rodrigo Veiga, disse acreditar que terrorismo, religião e política não seriam as motivações para a ação do militar, mas não soube apontar qual seria a razão. O segundo sargento deve passar por nova avaliação psiquiátrica.

O homem é réu primário e tem bons antecedentes. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele não tem histórico negativo na corporação. Araújo, que tem pelo menos dez anos na corporação e é segundo sargento, está no Núcleo de Custódia do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Araújo vai responder por quatro crimes previstos no Código Penal. Juntas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Furto qualificado: descrito no artigo 240 do CPM, tem pena variável de dois a oito anos. A pena pode ser agravada por uma série de fatores – crime praticado à noite, com abuso de confiança ou emprego de chave falsa, por exemplo. A Secretaria de Segurança não informou qual dessas circunstâncias foi considerada no caso.

Desobediência: consta no artigo 300 do CPM, e prevê pena de detenção de até seis meses.

Dano em aparelhos e instalações de aviação e navais, e em estabelecimentos militares: descrito no artigo 264 do CPM, estabelece reclusão de dois a dez anos, a depender da extensão do dano.
Tentativa de dano: o crime de "dano simples" prevê detenção de seis meses a três anos, se o bem danificado é público. No caso de tentativa, o Código Penal Militar prevê que a pena seja diminuída de um a dois terços.


Com informações do Portal G1

USP recebe email anônimo com ameaça de assassinato de “travestis, esquerdistas e feministas”

Um suposto membro de um grupo fascista ameaçou abrir fogo contra alunos e funcionários da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo).

“Eu vou aparecer hoje na segunda-feira, último dia de aula, com uma touca ninja e duas pistolas 9mm que eu comprei na favela São Remo [vizinha à Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo], e vou entrar atirando para matar o maior número de viados (sic), travestis, esquerdistas e feministas que aparecerem na minha frente”, diz a mensagem.

O e-mail, cujos nomes de autor e endereço possuem nomes diferentes, foi enviado à secretaria de alunos do curso de Letras, ameaçando ainda atacar “a gorda que trabalha lá” com ácido sulfúrico.

Diante da ameaça, a diretoria da USP registrou um BO (Boletim de Ocorrência) no 93º DP (Jaguaré), que está investigando o caso. Até o momento, a polícia aponta Murilo Ianelli como suspeito, uma vez que participa de um grupo neonazista. Ianelli teria registrado, no passado, um BO por ter sofrido ameaças.

“Semana passada foi organizado uma palestra neonazista na FFLCH, comandada pelo professor Luiz Antonio Lindo. Um palestrante foi expulso após uma saudação nazista, e a suspeita é de que o Ianelli seja este palestrante, já que o professor Lindo sumiu e não informa o nome do convidado”, afirma a delegada Juliana de Andrade Barbosa.

Diário do Centro do Mundo



"Sempre trabalhei como uma negra"

A autora da frase, a socialite Carmen Mayrink Veiga morreu no Rio neste domingo (3) aos 88 anos. O corpo de Carmen será cremado no Memorial do Carmo, às 14h desta terça-feira (5). A família ainda não confirmou o horário do velório.

Símbolo de elegância, Carmen ficou famosa no mundo da moda e entrou para a lista das mulheres mais bem vestidas do mundo da revista “Vanity Fair”. A socialite foi retratada por artistas mundialmente famosos, como Andy Warhol, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, e fotografada por Mario Testino e Richard Avedon.

"A minha vida é absolutamente privilegiada e fascinante", disse em entrevista.

A socialite foi casada por seis décadas com o empresário Tony Mayrink Veiga, que morreu no ano passado. O casal teve dois filhos e cinco netos.

Carmen nasceu em 24 de abril de 1929 em Pirajuí, no interior de São Paulo, em uma família tradicional da região Sudeste do país. Seu pai, Enéas Solbiati, foi cônsul honorário do Reino da Itália. A mãe, Maria de Lourdes Lacerda Guimarães, era filha do Barão de Arari.

No início dos anos 90, a família de Carmem perdeu a fortuna e ela passou a dar aulas de etiqueta e moda. Em 1997, escreveu o livro "ABC de Carmen", sobre etiqueta e estilo pessoal.

A filha Antônia Frering publicou nas redes sociais uma foto da mãe, com um coração partido ao lado. Amigos comentaram com palavras de conforto.

"Meus sentimentos amiga, Deus está recebendo de abraços aberto bjs , com todo o carinho”, dizia uma mensagem.

Portal G1

Rio: Grávida baleada no Alemão (RJ) perde bebê e segue internada em estado grave

Karolayne Nunes de Almeida Alves, 19, está internada em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, depois de ter sido baleada, por volta das 21h30 de sábado (2), na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte.

Karolayne estava grávida de seis meses. Ela foi atingida por dois disparos no abdômen, e o bebê acabou não resistindo aos ferimentos.

O estado de saúde da jovem, que passou por cirurgia no Hospital Municipal Miguel Couto, é considerado muito grave, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na noite de sábado, quase no mesmo horário em que Karolayne foi atingida, houve um confronto armado no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, de acordo com registros do OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio) --serviço que faz um mapeamento não oficial, via redes sociais, dos tiroteios na capital e na região metropolitana do Rio.

O site "Voz das Comunidades", jornal comunitário com base no Complexo do Alemão, afirma que, na noite de sábado, houve uma troca de tiros entre policiais e criminosos.

O caso é investigado pela Polícia Civil. O local do crime possui uma das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Complexo do Alemão. Procurada, a UPP Fazendinha declarou que não houve confrontos na região, bem como "não foi acionada para qualquer intervenção no ocorrido".

Portal UOL