domingo, 8 de maio de 2022

Cobogó das Artes leva texto de Caio Fernando Abreu para os palcos recifenses

 

A Cobogó das Artes, escola de teatro com atuação no Recife, abre a temporada de espetáculos de 2022 apresentando a peça Pode ser que seja só um leiteiro lá fora", com direção de Adriano Portela(Recife Assombrado) e MaduMelo. O elenco é de alunos, ex-alunos e professores da Cobogó. A peça estreia no dia 13 de Maio, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, às 19h, e faz parte do ciclo comemorativo dos cinco anos de atividade da Cobogó.

O espetáculo é uma adaptação do texto de Caio Fernando Abreu e promove uma conexão direta entre Pernambuco-Rio Grande do Sul. Com exceção de autores do teatro clássico, esta será a primeira vez que a escola encena uma produção de autores não-pernambucanos ou regionais. A Cobogó acumula uma tradição de trabalhar nomes como Osman Lins e Ariano Suassuna.

"Eu até me emociono ao lembrar da nossa estreia, em 2017. Foi com Lisbela e o prisioneiro, e nos marcou muito. De lá para cá, sempre tivemos casa cheia e muita história marcante", recorda Portela, que, além de diretor da peça, é o fundador da Cobogó das Artes.

Desta vez, a escola mergulha no universo de Caio F. Abreu. A história de Pode ser que seja só um leiteiro lá fora conta que, em meados dos anos 1970, alguns jovens ocupam um casarão abandonado para passar a noite e escapar da chuva. Durante esse tempo, eles vivem uma profunda experiência de liberdade, com debates sobre assuntos aleatórios, além de cantar, dançar, experimentar e sonhar. Há também momentos de desabafos e conversas profundas.

"Eu costumo associar que esta casa pode ser facilmente a nossa casa de fato, a sede da Cobogó das Artes. Aqui, antes de tudo, nós somos um espaço de resistência, de sonhos e de fazer arte. Acho que isso me fez perceber que havia uma conexão com aquela casa do texto de Caio F.", afirma Portela, que redescobriu o texto do autor gaúcho durante uma experiência com escritor e professor de um curso de Escrita Criativa, em Porto Alegre. "Achei que combinava muito com esse momento que o país passa", concluiu. O texto de Caio F. de Abreu passou anos sob censura do regime militar

Além de criar a conexão entre os dois estados, a peça Pode ser que seja só um leiteiro lá fora também significa um novo momento para Madu Melo, professora de teatro e dança e ex-aluna da Cobogó.

"É um momento bem desafiador e, ao mesmo tempo, mágico para mim", conta


INGRESSOS

Os ingressos estão à venda pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/pode-ser-que-seja-so-o-leiteiro-la-fora-cobogo-das-artes/1524755

Inteira custa R$ 40,00
Meia-entrada: R$ 20.00

ANIVERSÁRIO DA COBOGÓ

O espetáculo também marca as comemorações de cinco anos de atividade da escola Cobogó das Artes. O aniversário será em agosto, mas o ano será de festa, com muitos espetáculos. Este será o primeiro de um ciclo de apresentações ao longo do ano com caráter comemorativo.

Detalhes em forma de amor

 




A artesã Monica Miranda está à frente da Flor de Lotus, que nasceu em 2018, e através do feltro, passou a construir bonecos com os temas de profissões. As peças são construídas 100% artesanalmente  e você pode conferir no Instagram @flordelotusartesmm 





Noite das ldeias: de Paris para o Recife

 

A Noite das Ideias (ou La nuit des idées) tornou-se, em menos de uma década, um evento de relevância internacional. Todos os anos, o Instituto Francês convida as instituições culturais e educacionais da França e dos cinco continentes para celebrar uma festa de ideias e conhecimentos. Finalmente, o Recife recebe, no dia 12 de maio, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, além de exibições, performances artísticas e workshops.

Para a 7ª edição mundial e 3ª brasileira foi escolhido o tema '(Re)construir juntos: nossos sonhos para o amanhã' pela necessidade de aprofundamento, urgente, em assuntos como resiliência e reconstrução de sociedades após a pandemia de Covid-19. Esse episódio da história afetou o mundo não só na perspectiva da saúde pública e da economia global, mas trouxe mudanças para a vida das pessoas em âmbitos mais subjetivos.

Outro ponto de atenção do evento é a discussão da questão ambiental no Brasil. Diante desses desafios singulares, a Noite das Ideias traz mensagens de cooperação e solidariedade entre indivíduos, grupos e Estados. No Brasil, o tema '(Re)construir juntos: nossos sonhos para o amanhã' ganhou olhar local e reúne artistas, profissionais, pensadores e criativos brasileiros e franceses. A edição pernambucana é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultural, apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School.

"O fato de Recife ser a única cidade a ter o evento diretamente coordenado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França da capital pernambucana, faz muito sentido para nós - esta é a primeira edição no Nordeste e em Recife, cidade de inovação e de grande riqueza cultural. Será realizada no magnífico Centro Cultural Cais do Sertão, um modelo de arquitetura aberta ao oceano, gerador de novos ideais e experiências humanistas, essenciais para inventar um mundo em comum”, contam Sébastien Dahyot, adido de cooperação e de ação cultural em Recife, e Vincent Zonca, adido nacional para o livro e o debate de ideias.

MÊS DA EUROPA no Nordeste 

Esta edição da Noite das Ideias é marcada pela presidência francesa do Conselho da União Europeia e, por ocasião do mês de maio, o evento é parte do mês da Europa no Nordeste. A data é celebrada em toda a região em eventos que reúnem os parceiros europeus para comemorar a história da União Europeia e os laços que unem os europeus dentro e fora da Europa. A partir de 4 de maio, nas cidades de Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Aracaju e João Pessoa, serão realizados eventos incluindo portas abertas de instituições europeias, venda de livros, exibições, conferências, concurso de fotografia e feira de produtos europeus.

Serviço:
Noite das Ideias (ou La nuit des idées)
Quando: Quinta-feira, 12 de maio de 2022, a partir das 18h30.
Onde: Museu do Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Recife.
Telefone: (81) 3182-8268 Entrada franca