terça-feira, 9 de julho de 2019

Mangue e Tal nas Ecoférias do Recife

Quatro protetores da natureza acompanhados por uma garça azul e um robô reciclado e cibernético formam a Turma Mangue e Tal, que transmitem mensagens e ensinamentos de preservação do meio ambiente através de linguagem lúdica e divertida em vídeos, atividades e apresentações teatrais.
Os personagens Jô, Riso, Dom, Otto, o caranguejo Dü Porto, a garça-azul Morena e o Gato estarão presentes nas atividades gratuitas da Ecoférias, que movimentará os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife - Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico - entre os dias 9 e 28 de julho. Eles foram criados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, chamado Educar para uma Cidade Sustentável. Atualmente, o projeto é realizado em 62 escolas da rede municipal. Cada área do programa tem um personagem correspondente. Jô é relativo ao verde urbano, Dom a resíduos sólidos, Riso a recursos hídricos e Otto à biodiversidade. O tema do programa neste ano é Mudanças Climáticas e os estudantes têm a oportunidade de refletir como os elementos da cidade do Recife têm relação com essa questão, seja do verde urbano, dos resíduos sólidos, da biodiversidade, das águas e do consumo consciente. A ideia é que se possa entender que muitas das nossas ações cotidianas impactam negativamente no planeta e que há atitudes simples de se adotar para que nossa Cidade seja mais sustentável ambientalmente", esclarece o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.
Durante a programação de Ecoférias, os personagens interpretados pela equipe de arte-educadores da SMAS, envolvem a garotada com informações sobre coleta seletiva na cidade do Recife, ações em prol da preservação da natureza e auxiliam na tarefa de transformar material reciclado em brinquedos, artigo de decoração e até lápis sustentável. “As crianças e adolescentes aproveitam a temporada de férias com jogos ambientais, aguçando a criatividade e descobrindo diversas particularidades sobre o meio ambiente. São trilhas ecológicas pelos jardins e coleções temáticas do Jardim Botânico, apresentação das espécies de árvores do Jardim, oficina de produção de mudas, entre tantas outras gincanas e brincadeiras”, explica Danielle Sampaio, gerente de sustentabilidade da SMAS. 
O programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife teve início no ano de 2014 e atua em 5 linhas de ação: Gestão e Planejamento da Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Instituições de Ensino; Comunicação para a Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Áreas Verdes; e Tecnologia para a Sustentabilidade. Quatro clipes animados com a Turma Mangue E Tal já foram produzidos. “Vá pela sombra” aborda a importância das árvores para garantir sombra e ar puro. O segundo trata da reciclagem do lixo. O terceiro, intitulado “No embalo do rio”, lembra da necessidade de não desperdiçar a água e de se proteger rios, mangues e mananciais, e o quarto é intitulado “Beleza bicho” sobre a temática da biodiversidade. 
Confira a programação completa da Ecoférias: https://bit.ly/2xzgnuO

Imprensa Recife

Serra Talhada recebe Super Mix Itinerante nesta sexta-feira (12)

Depois de aportar em Caruaru, na quinta-feira (11), a Super Mix Itinerante chega a Serra Talhada nesta sexta, 12 de julho, das 18h30 às 22h, no auditório central da Exposerra, no Pátio de Eventos Waldemar de Oliveira. A Super Mix está dentro da programação da 20ª edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, que acontecerá de 11 a 13, e contará com mais de 250 expositores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.feirasupermix.com.br.
A região é conhecida pelos negócios gerados pelo setor de comércio e serviços, além dos polos de saúde e educação. De acordo com o gerente da unidade do Sebrae do Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, Henrique Malaquias, Serra Talhada é uma localizaçãoque tende a passar por mudanças de comportamento com o prenúncio do início das operações do aeroporto e de grandes redes atacadistas.
“Com grandes redes chegando a Serra Talhada, os mercadinhos precisam se preparar para poder concorrer de igual para igual. Por isso, vamos apresentar no evento o Mercadinho do Futuro, projeto que busca incentivar o desenvolvimento dos pequenos e médios supermercadistas e promover o reforço das relações com estes empresários”, destaca o gerente.
Durante o evento, a Super Mix promove ainda a palestra “Desafie o gigante”, ministrada pela mestra em administração e especialista em marketing Adriana Cavalcanti. Os novos modelos de consumo, as tendências de vendas do varejo, o perfil do novo cliente e a atuação em multicanais são alguns dos tópicos em foco.
“Quero mostrar como os pequenos varejistas podem se destacar e se tornar mais competitivos dentro desse mercado tão mutante. Como podem gerir a relação com o cliente, tornando-a mais competitiva e lucrativa, além de usar a tecnologia e a inovação em favor deles”,explica Adriana.
A Super Mix Itinerante em Serra Talhada é promovida pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). O evento conta com o patrocínio da Vitarella, São Braz, Banco do Nordeste e Compare Distribuidora. A feira de negócios ainda tem o apoio da ÉPão, Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Serra Talhada, Sindcom, Abras Brasil e Abad.
SERVIÇO
Super Mix Itinerante Serra Talhada – Sexta, 12 de julho, das 18h30 às 22h, no Pátio de Eventos Waldemar de Oliveira, em Serra Talhada. Inscrições:http://www.feirasupermix.com.br.

Hiper saldão Extra

Até sexta-feira (12/07), o Extra realiza, em todas as suas lojas de hipermercados e supermercados do Brasil, o Hiper Saldão Extra com ofertas nas categorias de alimentos, líquida, bazar, têxtil e eletroeletrônicos. Os descontos podem chegar a até 70% e a rede, possibilita, ainda, condições de pagamento exclusivas para o período da campanha. Haverá descontos e promoções também no e-commerce alimentar (www.clubeextra.com.br) e no aplicativo Clube Extra, que é fácil de baixar e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Todo o setor de Eletro, que conta com produtos como Smart TV’s, smartphones e refrigeradores, poderá ser parcelado em até 24 vezes sem juros nos cartões Extraou em 10 vezes nos demais cartões. Já os itens de Bazar e Têxtil podem ser pagos em até 10 vezes sem juros nos cartões Extra ou em até quatro vezes nos demais cartões; enquanto na categoria de Líquida, somente neste sábado (06/07), whiskies, vodcas, gins,vinhos e cervejas especiais podem ser parcelados em até três vezes sem juros nos cartões Extra. Os clientes podem acessar todas as ofertas para todas as regiões do Brasil por meio do aplicativo do programa de fidelidade Clube Extra, o qual disponibiliza o folheto de forma digital para facilitar o acesso dos consumidores, com todas as informações na palma da mão.

Ainda, no Hiper Saldão Extra, 22 lojas de hipermercados nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste receberão carretas temáticas nos estacionamentos para a venda de eletroeletrônicos e também em parceria com fornecedores para a venda de alimentos, como sorvetes.

SJDH beneficia 230 moradores de Fernando de Noronha, com serviços gratuitos

Após três dias de intensas atividades, para garantir a cidadania da população do Arquipélago de Fernando de Noronha, que a representante do Balcão de Direitos volta ao Recife com a bagagem recheada. Isso porque, nos dias 2, 3 e 4 deste mês, o programa que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), beneficiou a vida de 230 pessoas da ilha, com serviços gratuitos para a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. 

De acordo com o secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, a finalidade desta ação é cada vez mais ampliar os serviços do Balcão. “O objetivo do Governo do Estado é estar próximo aos cidadãos e cidadãs, atendendo às suas necessidades, como restouclaro na ida da SJDH à Ilha de Fernando de Noronha, em parceria com a SDS. Afinal, resgatar a cidadania e dignidade da população, por meio da emissão de documentos civis, também é promover Direitos Humanos”, explica. 

Imprensa SEDH PE