terça-feira, 9 de julho de 2019

Mangue e Tal nas Ecoférias do Recife

Quatro protetores da natureza acompanhados por uma garça azul e um robô reciclado e cibernético formam a Turma Mangue e Tal, que transmitem mensagens e ensinamentos de preservação do meio ambiente através de linguagem lúdica e divertida em vídeos, atividades e apresentações teatrais.
Os personagens Jô, Riso, Dom, Otto, o caranguejo Dü Porto, a garça-azul Morena e o Gato estarão presentes nas atividades gratuitas da Ecoférias, que movimentará os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife - Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico - entre os dias 9 e 28 de julho. Eles foram criados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, chamado Educar para uma Cidade Sustentável. Atualmente, o projeto é realizado em 62 escolas da rede municipal. Cada área do programa tem um personagem correspondente. Jô é relativo ao verde urbano, Dom a resíduos sólidos, Riso a recursos hídricos e Otto à biodiversidade. O tema do programa neste ano é Mudanças Climáticas e os estudantes têm a oportunidade de refletir como os elementos da cidade do Recife têm relação com essa questão, seja do verde urbano, dos resíduos sólidos, da biodiversidade, das águas e do consumo consciente. A ideia é que se possa entender que muitas das nossas ações cotidianas impactam negativamente no planeta e que há atitudes simples de se adotar para que nossa Cidade seja mais sustentável ambientalmente", esclarece o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.
Durante a programação de Ecoférias, os personagens interpretados pela equipe de arte-educadores da SMAS, envolvem a garotada com informações sobre coleta seletiva na cidade do Recife, ações em prol da preservação da natureza e auxiliam na tarefa de transformar material reciclado em brinquedos, artigo de decoração e até lápis sustentável. “As crianças e adolescentes aproveitam a temporada de férias com jogos ambientais, aguçando a criatividade e descobrindo diversas particularidades sobre o meio ambiente. São trilhas ecológicas pelos jardins e coleções temáticas do Jardim Botânico, apresentação das espécies de árvores do Jardim, oficina de produção de mudas, entre tantas outras gincanas e brincadeiras”, explica Danielle Sampaio, gerente de sustentabilidade da SMAS. 
O programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife teve início no ano de 2014 e atua em 5 linhas de ação: Gestão e Planejamento da Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Instituições de Ensino; Comunicação para a Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Áreas Verdes; e Tecnologia para a Sustentabilidade. Quatro clipes animados com a Turma Mangue E Tal já foram produzidos. “Vá pela sombra” aborda a importância das árvores para garantir sombra e ar puro. O segundo trata da reciclagem do lixo. O terceiro, intitulado “No embalo do rio”, lembra da necessidade de não desperdiçar a água e de se proteger rios, mangues e mananciais, e o quarto é intitulado “Beleza bicho” sobre a temática da biodiversidade. 
Confira a programação completa da Ecoférias: https://bit.ly/2xzgnuO

Imprensa Recife