Caruaru, Pernambuco – O projeto Cultura Transforma, uma iniciativa do Colégio GGE que visa fortalecer a identidade nordestina entre as novas gerações, foi o grande destaque de uma reunião nesta quinta-feira (10) com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. O encontro contou com a presença de José Folhadela Neto, sócio-fundador do Colégio GGE, e de João Suassuna, neto do icônico escritor Ariano Suassuna, que assume a curadoria cultural da iniciativa.
A nova fase do Cultura Transforma foi apresentada ao prefeito, à vice-prefeita Dayse Cintra e ao deputado federal Fernando Monteiro. O projeto inova ao homenagear oito artistas caruaruenses, cujas trajetórias serão o centro de estudos em sala de aula e de edições especiais do programa "Chega Junto", da TV Asa Branca, durante os meses de agosto e setembro.
Imersão Cultural e Senso de Pertencimento
A abrangência do Cultura Transforma vai além de Caruaru. A iniciativa também reconhecerá artistas de Petrolina e João Pessoa, por meio de parcerias com as TVs Grande Rio e Cabo Branco, totalizando 24 nomes da cultura nordestina homenageados pelo GGE Cultural. O projeto, que teve início com "presentes-espetáculo" inspirados na obra de Ariano Suassuna, agora se expande para uma imersão ainda maior nas raízes regionais.
"Enquanto a sociedade estiver assistindo às homenagens na TV, os alunos estarão estudando sobre esses artistas em suas cidades. As unidades estarão decoradas, criando uma verdadeira imersão na nossa cultura", explicou João Suassuna, detalhando a proposta de conexão. José Folhadela reforçou o objetivo de estimular o senso de pertencimento: "Queremos que eles construam uma nova forma de se conectar com o mundo por meio das nossas raízes e compreendam o valor disso para suas vidas", afirmou.
A proposta foi unanimemente elogiada pelas autoridades presentes. "Gostei muito do projeto. Todos estão de parabéns por esse movimento de valorização da nossa cultura", declarou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
O Cultura Transforma se estabelece como uma agenda permanente nas unidades da rede de ensino, prometendo continuar a enriquecer a formação dos alunos por meio das obras e histórias de grandes nomes da cultura nordestina.