ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando manchetes...

Faça sua pesquisa aqui no Blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2026

🎬 “Woodstock Brasileira” no Espírito Santo vira documentário e resgata capítulo histórico da Música Popular Brasileira

🎥 O cineasta e documentarista Lucas Bonini está transformando em filme uma das histórias mais curiosas da cultura brasileira. Natural de Guarapari, a 50 km de Vitória-ES, ele dirige o documentário Houve uma vez um Verão, que resgata a trajetória do 1º Festival de Verão de Guarapari, realizado em fevereiro de 1971, no Espírito Santo. A produção tem estreia prevista para 2027 e revisita um evento que nasceu com a ambição de ser a "Woodstock Brasileira", mas acabou marcado por uma sucessão de problemas que o tornaram lendário.

🎶 Segundo Bonini, o festival foi idealizado em um momento em que o mundo ainda repercutia o famoso Festival de Woodstock, realizado nos Estados Unidos em 1969. “Eu sou de Guarapari e sempre ouvi histórias sobre o festival. Foi programado pra ser a Woodstock Brasileira, pois todo mundo comentava do festival de Woodstock. Mas deu tudo tão errado que nunca mais fizeram. Porém, ficaram as histórias e o legado na Música Popular Brasileira”, destaca o diretor, que busca reunir memórias e relatos sobre aquele episódio singular da história da música no País.

Com a técnica do uso de quatro câmeras, o cantor e compositor Fábio Stella concedeu depoimento ao documentário - Foto: Lucas Bonini

📽️ O documentário foi contemplado pelo Edital de Desenvolvimento de Produção de Longa-Metragem da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Espírito Santo. A pesquisa foi construída ao longo de vários anos, com levantamento de materiais de arquivo e pré-entrevistas. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de filmagens, aprofundando a reconstrução de um evento que reuniu grandes nomes da música e movimentou a cena cultural brasileira no início da década de 1970.

🎤 Entre os entrevistados estão nomes de peso ligados à música e à cultura nacional, como Paulinho Lima, ex-empresário de Gal Costa; o poeta e letrista Capinam; Paulinho Boca de Cantor; a dupla Célia & Celma, que esteve no festival mesmo sem se apresentar; Wagner Tiso; e Fábio Stella, autor de um artigo recente para o Blog Taís Paranhos sobre sua experiência em Guarapari. O filme também reúne depoimentos de jornalistas que cobriram o evento e de artistas capixabas que ajudam a contextualizar a importância histórica do festival.

⚖️ Bonini afirma que os bastidores foram tão turbulentos quanto as histórias que sobreviveram ao tempo. “Pra se ter uma ideia de como o negócio foi tenso, os organizadores foram presos no primeiro dia do festival. E tudo o que eles queriam era levar a Guarapari a nata da música brasileira da época”, relata. O episódio acabou contribuindo para que o festival jamais tivesse uma segunda edição, consolidando sua aura de mito entre músicos, jornalistas e moradores da região.

🕊️ Mais do que revisitar a música, a proposta do documentário é retratar o clima político e social do Brasil daquele período. “O documentário tem a pretensão de, ao mesmo tempo, ser lúdico e divertido para mostrar o que era aquela época, tanto no contexto cultural, quanto no contexto político”, explica o diretor. A narrativa também busca aproximar as novas gerações de uma fase marcada por restrições às liberdades civis durante a ditadura militar.

📚 Para o cineasta, compreender a realidade dos anos de chumbo é fundamental para entender a dimensão histórica do festival. “É preciso mostrar aos jovens de hoje o que era viver num país com privação de liberdade, num estado bruto”, afirma. Na época da realização do evento, o Brasil vivia sob os efeitos do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em vigor desde dezembro de 1968, período considerado um dos mais duros da repressão política no País.

📸 Fotos: Acervo Lucas Bonini 

Serviço

Documentário: Houve uma vez um Verão

Direção: Lucas Bonini

Tema: O 1º Festival de Verão de Guarapari (ES), realizado em fevereiro de 1971

Formato: Longa-metragem documental

Situação atual: Em fase de filmagens

Financiamento: Edital de Desenvolvimento de Produção de Longa-Metragem da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Espírito Santo

Estreia prevista: 2027

Principais entrevistados: Paulinho Lima, Capinam, Paulinho Boca de Cantor, Célia & Celma, Wagner Tiso, Fábio Stella, jornalistas e artistas capixabas.

Veja o trailer do documentário a seguir: