sexta-feira, 12 de julho de 2019

Alunos aproveitam férias na preparação para vestibular


O mês de julho é sinônimo de férias, pelo menos para os estudantes que têm esse recesso escolar no meio do ano, para descansar e se preparar para a maratona de estudos do segundo semestre. Mas para os alunos que estão na preparação para prestar vestibular e ENEM, esse período é importante para colocar em dia os assuntos que não foram bem compreendidos no início do ano letivo.

De acordo com Maria Luiza Nery, psicóloga educacional do Colégio Motivo, é importante que o aluno tenha consciência de que esse período é importante para o descanso: “Tudo é equilíbrio, o aluno tem que aproveitar esse tempo mais em casa para descansar, caso ele não vá viajar, e dividir entre estudar as matérias que ele teve certa dificuldade, explica”.

A pouco mais de três meses para o ENEM, é preciso aproveitar cada tempo extra para que o aluno possa extrair o máximo de conhecimento possível: “Nesse período, os estudantes podem focar em estudar no período da manhã e depois refrescar a mente fazendo alguma atividade que o deixe relaxado a tarde, pode ser assistindo um filme, ou saindo com os amigos. Dessa forma, ele nem deixa de se divertir, e não volta do recesso escolar sem pique para retornar aos estudos”, orienta Maria Luiza.

Organização é fundamental, por isso, é importante criar uma rotina, e com isso, enumerar as atividades que podem ser realizadas, mesclando com o lazer. “O Enem e os vestibulares, que normalmente são realizados no último trimestre do ano, parecem até estar longe, mas é necessário estudar com antecedência, para que mais próximo dos testes, o aluno não se sinta ansioso e achando que acumulou assuntos importantes que podem cair na prova”, finaliza.