segunda-feira, 29 de julho de 2019

Aluna do Qualifica Caruaru representou Pernambuco em evento do Instituto C&A em São Paulo

O Instituto C&A promoveu no início deste mês, em São Paulo, um encontro entre parceiros com o objetivo de promover uma troca de conhecimentos, experiências e desafios. Entre as participantes, esteve a costureira Maria Valdinete da Silva, aluna do curso de Corte e Costura do Qualifica Caruaru, indicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) (parceiro do instituto) para representar Pernambuco e o trabalhodesenvolvido na Região Agreste do Estado, nessa ação. O evento intitulado “Trabalhadoras da Moda: Liderança e Ação Coletiva de Mulheres para a Transformação” aconteceu nos dias dez e 11 de julho e reuniu “cases” de diversos estados, entre eles, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e o caso de Valdinete, de Pernambuco.

A indicação da participante foi por meio da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que, após conclusão do curso do Qualifica, continuou o acompanhamento da aluna através do projeto “Vozes da Moda”, promovido pelo Dieese no município, em parceria com a SPM. Na cidade de São Paulo, Valdinete contou a experiência vivenciada como costureira de figurinos teatrais em Caruaru, desde a profissionalização do ofício,através do certificado do Qualifica, ao impulso que o Dieese lhe deu através das escutas promovidas no município, que a incentivaram a empreender na área de modo cooperativo.

“Fiquei muito grata de poder representar a SPM e as mulheres que fazem parte desse processo tão inovador. Eu, que participei do curso de corte e costura do Qualifica Caruaru, poderparticipar de um encontro que contou com presenças do Instituto C&A, da Fundação C&A Internacional e de tantos outros órgãos que trabalham com mulheres na áreas da costura, foi marcante demais para mim. Eu pude levar para o sudeste do país um pouco do que é o nosso trabalho aqui em Caruaru com as nossas costureiras, através da SPM”, destacou Valdinete.

“A participação de Valdinete nesse evento é importante pois ela fortalece toda a política de valorização das mulheres que está sendo feita em Caruaru, que se dá também no mercado detrabalho e através da qualificação profissional. Isso fortalece também nossa parceria público-privada, já que em Caruaru nós não construímos políticas públicas de forma solitária, mas de forma coletiva, agregando vários atores nesse processo, e a parceria com o Dieese também fortalece nossas mulheres e nossa política”, ressaltou a secretária da SPM, Juliana Gouveia. 

Imprensa Caruaru