sexta-feira, 19 de julho de 2019

Inscrições para as 264 novas bolsas do Prouni Recife iniciam nesta segunda-feira (22)

Nesta segunda-fera (22) iniciam as inscrições do Prouni Recife, programa municipal que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 do dia 26/07/2019, exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Para o segundo semestre, a Prefeitura do Recife oferece 264 vagas, o que equivale a um aumento de 24%, em 72 opções de cursos, distribuídas pelas noveInstituições de Ensino Superior cadastradas. O primeiro listão com os resultados sai no dia 30. O programa é gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Implantado em 2015, na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife tem hoje cerca de 1400 alunos inscritos. Para concorrer a uma das vagas é preciso comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018; ser residente e domiciliado no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição; e não ter diploma de nível superior.
O Prouni Recife também vale para os professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da Prefeitura. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos para os estudantes.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao Passe Livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. No momento, cerca de 1.100 alunos usam o benefício. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife neste semestre estão Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, várias engenharias, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Sistemas de Informação,Fisioterapia, Nutrição e Fisioterapia.

PROGRAMA - O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.



Imprensa Recife
INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
- (81) 3355-8759
- prouniatende@recife.pe.gov.br

CRONOGRAMA:
Inscrições: de 22 a 26/07
Resultado: 30/07 
Matrícula: 30 a 05/08

LISTA DAS FACULDADES:
Faculdade Mauricio de Nassau
Sopece
Uninabuco
Faculdade dos Guararapes
Centro Universitário UNIFBV / Wyden
Universidade Estácio de Sá
Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE)
Nova Roma
Universidade Vale do Acaraú

LISTA DOS CURSOS:
Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia da Computação
Ciências Contábeis
Curso Superior em Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética
CST em Gestão de RH
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Farmácia
Fisioterapia
Gestão de RH
Medicina
Medicina Veterinária
Odontologia
Psicologia
Pedagogia
Redes de computadores
Relações internacionais
Sistemas de Informação
Serviço social
Logística
Nutrição