quarta-feira, 31 de julho de 2019

Olinda mantém recebimento de donativos para as famílias atingidas pelas chuvas

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda (SDSDH) continua recebendo doações para as vítimas das chuvas da semana passada. De 24 a 31 de julho, 195 pessoas foram assistidas nos locais de abrigos, disponibilizados pela Prefeitura de Olinda, e 99 foram atendidas nas próprias residências. A SDSDH já fez o cadastro dos moradores, sendo distribuídos em duas categorias: desabrigados, aqueles que perderam total ou parcialmente a casa e/ou moram em locais de barreiras, e desalojados, como os que tiveram danos nas casas, mas, após as alguns dias, puderam retornar para onde moram. Nos dois casos, as pessoas estão recebendo donativos, e até esta quarta-feira (31) foram entregues 262 cestas básicas, 221 kits de limpeza e higiene, 168 cobertores, 168 colchões, além de outras doações como fraldas descartáveis, biscoitos e pães.
A distribuição está sendo realizada por meio de registro, recibo e assinatura. Mais de 60 funcionários e voluntários estão envolvidos nas ações, sejam assistentes sociais, psicólogos e técnicos de outras secretarias, os quais estão atuando na força tarefa para dar total assistência às famílias.
Na última quarta-feira (24) choveu na Região Metropolitana do Recife mais de 200 milímetros em 12h - o esperado para 20 dias. No mesmo dia, a Prefeitura se mobilizou com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e a de Saúde, e montou quatro abrigos. A Igreja Metodista, no Alto da Bondade; Escola Municipal Pró-Menor e Estádio de Futebol Grito da República, ambos em Rio Doce; e a Escola Vereador José Mendes, em Passarinho. Nos pontos de abrigamento foram feitos atendimentos de saúde, doação de colchões, roupas, sapatos, comidas, água, material de higiene pessoal e de limpeza e também foram entregues 1.069 quentinhas com refeições para os atendidos.
Nos abrigos, não há mais desalojados e desabrigados, no entanto, o Estádio Grito da República ainda está efetuando doações de roupas e sapatos para as pessoas devidamente cadastradas.
Já os demais donativos e mantimentos estão concentrados da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, que fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 536, no Bairro Novo. As pessoas que quiserem ajudar podem fazer doação no referido endereço, das 8h às 17h, nos dias úteis, e das 8h às 15h, nos fins de semana. Quem precisar de auxílio de psicólogos ou assistentes sociais pode buscar orientação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. As equipes formadas por multi profissionais estão à disposição da população.

Imprensa Olinda