terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jaboatão Pop




O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, recebe esta semana a 3ª edição do Jaboatão Pop. O evento, que tem como foco a cultura pop em geral e histórias em quadrinhos, começa nesta quarta-feira (08) e vai acontecer no Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), no bairro de Piedade. A entrada é gratuita.Este ano, o evento conta com uma ampla programação que inclui palestras, debates, lançamentos de publicações e também Feira Geek, onde estará disponível a venda de livros, quadrinhos e produtos relacionados à cultura pop. Paralelamente, o Jaboatão Pop terá concurso de cosplays, jogos de Just Dance e um Beco dos Artistas, em que os visitantes vão poder e interagir com autores e ilustradores de quadrinhos.


Na quarta-feira, acontece uma palestra sobre o atual mercado de jogos eletrônicos e um debate intitulado “As metodologias ativas com quadrinhos interpretando o mundo de hoje”, com participação de Thiago Modenesi, professor da UniFG e organizador do evento. Outro destaque é o debate “Os quadrinhos e a relação com os conflitos do século XXI”, que vai contar com a exibição do filme em animação Valsa com Bashir. O Jaboatão Pop vai receber, ainda, o lançamento da Revista Plaf!, publicação especializada em quadrinhos, e dos livros Educação para Abolição, de Thiago Modenesi, e A Maldição Circular, de André Balaio e Luciano Félix.

“O Jaboatão Pop já está inserido entre os principais eventos da cultura pop da RMR”, afirma Thiago Modenesi. “É um evento em que os participantes não apenas acompanham tudo de maneira passiva, mas interagem, jogam, dançam, fazem caricaturas, debatem sobre quadrinhos. É uma experiência completa.”



Serviço – Jaboatão Pop

Data: 08/11 até 10/11

Horário: 17h às 22h

Local: Rua Comendador José Didier, nº 27 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Inscrições: https://goo.gl/DEZrmg







Obra emergencial de esgoto interdita rua em Boa Viagem




Um trecho da Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, no bairro de Boa Viagem, será interditado a partir das 22h de hoje (7/11), para a realização de um serviço emergencial na rede coletora de esgoto, que está danificada no cruzamento com a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem.

A Compesa em parceria com a BRK Ambiental, fará a recuperação de três metros da tubulação de esgoto, que possui 300 milímetros de diâmetro e está a mais de três metros de profundidade.

O local estará sinalizado e os motoristas deverão estar atentos ao desvio que será realizado pela Rua Francisco Cunha, seguindo pela Rua Aristídes Muniz. A previsão é de concluir o serviço até a próxima sexta-feria (10/11).


Imprensa Compesa

Perpart Itinerante já atende mais de 200 mutuários de Limoeiro

Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Limoeiro está com a caravana do Perpart Itinerante no município. Com início nesta segunda-feira (07) e seguindo até a sexta (10), a ação já atendeu mais de 200 mutuários da Cohab Velha, Cohab Nova, Mutirão 1 e 2 que estão regularizando a escritura do seu imóvel no Centro Social Urbano de Limoeiro, localizado na rua São Vicente Férrer, nº 97, bairro Juá.

O prefeito João Luís Ferreira Filho, Joãozinho, está acompanhando a caravana e agradece a todos que estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que agora terão o imóvel regularizado. “Viemos aqui para ver o Perpart Itinerante, ação do Governo do Estado de Pernambuco, nosso governador Paulo Câmara, que vai regularizar imóveis das famílias que há anos sonham em ter sua escritura. Com a articulação do nosso deputado estadual, Aluíso Lessa e com João Campos, chefe de gabinete do nosso Governador, trouxemos a Perpart para Limoeiro onde passará toda semana atendendo a nossa população”.

De acordo com o Supervisor de Regularização Fundiária do Perpart Itinerante, Renato Lobo, ação já obtém grandes resultados. “A participação da Prefeitura de Limoeiro em conjunto com a Perpart, já nos trouxe o atendimento diário acima de 90 pessoas. A divulgação e a ação estão sendo muito boas pra gente, estamos trazendo o mutuário que não pode estar em Recife para resolver sua situação e garantir o direito de moradia do cidadão. Dentre as cidades que estamos indo em Pernambuco, até agora Limoeiro está bombando no atendimento”, ressaltou.

Como fazer? Os interessados devem procurar o cartório e solicitar a certidão do imóvel para levá-la no Centro Social Urbano com os demais documentos originais e cópias da identidade, CPF, certidão de casamento (ou nascimento se solteiro), carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração. Os moradores desta localidade estão aptos a receber escrituras solicitadas previamente, dar entrada na solicitação do documento , receber esclarecimentos jurídicos sobre como retirar escritura e regularizar a situação jurídica do imóvel.

Já marcam presença na ação a coordenadora de Projetos Fundiários, Aryanne Vasconcelos, o supervisor de Regularização Fundiária, Renato Lobo, o prefeito Joãozinho, a secretária executiva de Demandas Especiais, Fernanda de Melo Barbosa, o secretário executivo de Governo, José Jackson e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa.

Serviço:
Local: Centro Social Urbano de Limoeiro – Rua São Vicente Férrer, nº 97, bairro Juá
Quando: Segunda (06/11) a quinta (09/11) das 9h às 12h e das 13h às 15h30, já na sexta-feira (10/11) das 8h às 11h.
Mais informações: (81) 3184.5101 / 5103 ou acesse: www.perpart.pe.gov.br


Secretaria de Imprensa de Limoeiro

Procon-PE retoma projeto de educação financeira nas escolas

Nesta quarta-feira (08.11), o Procon/PE retomará nas escolas públicas o projeto de educação financeira para jovens e crianças. A Escola de Aplicação do Recife receberá a ação a partir das 13h30.

O objetivo do Governo do Estado é de formar consumidores conscientes, além de permitir que os jovens se tornem multiplicadores de informação. Os direitos básicos dos consumidores serão levados de forma transparente e acessível, de maneira que eles absorvam, na linguagem deles.

O projeto surgiu ano passado com a intenção de conscientizar crianças e jovens sobre o que constitui as relações de consumo. Este mês a ação estará nas seguintes escolas:


Horário                        Escola                                  Bairro
08.11 – às 13h30 
Escola de Aplicação do Recife
Madalena
10.11 - às 15h
Escola Amaury de Medeiros
Afogados
13.11 – às 13h30
Escola Educador Paulo Freire
Bonji
17.11 - às 10h30
Escola Barbosa Lima
Graças
20.11 – às 8h
Escola José Maria
Santo Amaro



Imprensa Procon PE

Penas alternativas em debate

Integrar a política de alternativas penais, avaliar as ações desenvolvidas e traçar perspectivas para o próximo ano. Com esse objetivo, as organizações que recebem cumpridores de penas ou medidas alternativas se reuniram na manhã terça-feira (07). A reunião aconteceu no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), e foi promovida pelo Governo do Estado, através da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Os representantes das instituições do Recife e Região Metropolitana que formam a Rede Social Parceira esclareceram dúvidas, receberam orientações sobre procedimentos e falaram de suas experiências. “É uma forma de fortalecer o relacionamento de forma humanizada, de avaliar as ações realizadas e traçar metas para o próximo ano” avalia a Gerente da Gepais, Raquel Brandão.

A presidente da Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem, Rosilda Moura, destacou a importância de receber cumpridores. “A gente sabe que está dando uma nova chance e participa do recomeço dessas pessoas que por alguma razão, cometeram delitos. Eles contam com o nosso apoio e nosso principal objetivo é ressocializá-los” explica. 

Em meio aos desafios de acompanhar a execução de penas alternativas, a Gepais finalizou no Recife um ciclo de encontros com instituições parceiras que percorreu todo estado através das Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapas). Atualmente, Pernambuco conta com 657 instituições cadastradas e aptas a receber autores de crimes de menor e médio potencial ofensivo para a prestação de serviço à comunidade, tratamento ou cumprimento de pena pecuniária, de acordo com a aplicação do poder judiciário.


Imprensa SEDH PE

Coordenador da UTI do HMA é palestrante em evento mundial no Rio

O coordenador da UTI do Hospital Miguel Arraes (HMA), dr. Noel Loureiro, participa, como palestrante, do Congresso Mundial de Medicina Intensiva de 2017, no Rio de Janeiro, e que acontece pela primeira vez no Brasil. Nesta quarta-feira (8), ele será moderador na sessão temática sobre “Enterobactérias multirresistentes na UTI” juntamente com palestrantes do Brasil, da França e da Itália. Noel Loureiro também é presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco. 

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Crianças fazem a festa na Exposição Nordestina de Animais



Um evento dirigido aos produtores do setor agropecuários é também uma alternativa de entretenimento para o grande público. Trata-se da 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados que, além de pecuaristas de vários estados do País, atrai, em sua maioria, famílias que levam seus filhos para um contato direto com os animais da fazenda. A todo são esperadas mais de 200 mil pessoas este ano. O evento começou no último sábado e vai até o domingo, dia 12 de novembro, no Parque de Exposições do Coerdeiro, no Recife.

Na Exposição, cavalos, bois e carneiros podem ser vistos de perto e até tocados pelas crianças que, em muitos casos, só viram esses bichos em fotografia ou na televisão. Além dos animais de grande porte, as meninas e meninos também ficam encantados com os peixes ornamentais, coelhos, porcos da índia e aves exóticas que podem ser vistos, adquiridos e levados para casa.

Outras atrações muito concorridas são os passeios de pônei e a visita à fazendinha onde podem ser vistos exemplares de mini vacas, mini cabras e mini cavalos, incluindo a menor égua do Brasil, que mede apenas 50 centímetros e já está esperando a primeira cria.

No local, tem também um estúdio fotográfico onde as crianças poderão tirar fotos com os animais. Para os adultos, haverá a opção de foto em cima de um touro gigante que, apesar do tamanho, é manso como um carneirinho. Para os que querem mais emoção, a opção é o desafio do touro mecânico.

Outra atração de destaque que a Exposição de Animais oferece para os pequeninos é um moderno parque de diversões com brinquedos recém lançados na Europa. Nesse parque, as opções são muito variadas, com brinquedos destinados a adultos e crianças de todas as idades. Além disso, tem os shows infantis com o Palhaço Chocolate, Patati Patata, Galinha Pintadinha, Patrulha Canina, Banda dos Herais, Ladybug e Cat Noir, a partir das 16h.

Para a hora da fome, os visitantes do Parque do Cordeiro têm a disposição uma ampla praça de alimentação que oferece cardápios para todos os gostos. Existe comidas regionais, fast-food, quiosques de churros e sorvetes.

O Parque abre para o público sempre às 8h. O preço dos ingressos de segunda a quinta-feira é de R$ 5,00 meia e R$ 10,00 inteira. De sexta-feira a domingo é de R$ 6,00 meia e R$ 12,00 inteira. Crianças até 2 anos não pagam.

Serviço:

76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados:
De 4 a 12 de novembro
Hora: A partir das 9h
Local: Parque do Cordeiro - Recife

Preços
Segunda a quinta-feira: R$ 5,00 meia e R$ 10,00 inteira.
Sexta-feira a domingo: R$ 6,00 meia e R$ 12,00 inteira.
Crianças até 2 anos não pagam.

Balcão de Direitos realiza emissão gratuita de documentos em cidades do Sertão e na capital

O Governo do Estado, através do programa Balcão de Direitos, realiza ao longo desta semana a emissão gratuita de documentos em quatro cidades pernambucanas do Sertão do Estado e no Recife, até este sábado (11/11). A ação é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH), e acontece nas cidades de Manari, Sertânia, Arcoverde e Recife.

A população poderá solicitar 2ª vias de registros de nascimento, casamento e óbito. É preciso apresentar a certidão antiga ou cópia, ou até mesmo o Registro Geral (RG). O atendimento será realizado das 8h às 12h (ver endereços abaixo). As ações são uma parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, o programa Governo Presente e Projeto Colmeia.

POSTO FIXO - O Balcão de Direitos também emite documentos gratuitamente no posto fixo, situado na Praça Arsenal da Marinha, s/nº- Bairro do Recife. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das14h às 17h. O agendamento do serviço e a obtenção de outras informações devem ser realizados através do telefone (81) 3182-7654 ou 3182-7642.

SERVIÇO
Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
Dia: Quarta-feira (08/11)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Cel. Manoel de Souza Melo, Manari.

SERVIÇO
Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
Dia: Quinta-feira (09/11)
Horário: 8h às 12h
Local: Canto Mãe Coruja, Sertânia.

SERVIÇO
Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
Dia: Sexta-feira (10/11)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Antonio Japeassu, Arcoverde

SERVIÇO
Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
Dia: Sexta-feira (10/11)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Anibal Fernandes. Rua Marques do Pombal, s/nº, Santo Amaro – Recife.

SERVIÇO
Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
Dia: Sábado (11/11)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Estadual São Judas Tadeu. Rua Marcilio Dias, nº591, Campina do Barreto - Recife

Imprensa SEDH PE

Festa Ai Meu Corassaum retorna com festão com vista para o mar

Após hiato de quase um ano, a festa Pop Trash Ai Meu Corassaum retorna com festão de aniversário na próxima véspera de feriado (14/11), a partir das 22h. O agito querido da galera alternativa que curte uma jogação na cidade acontece no Biruta Bar, no Pina, com brisa e vista para o mar. A Banda Vício Louco é uma das atrações confirmadas.

Junto com o criador e residenteMozaum, os DJs Patrick Tor4 (Baile Tropical), Larrosa (URU), o trioArrete (Recife) e a cantora Vanvan (Recife) completam o clã que vai agitar a noite que contará com muitos hits dos anos 80, 90, 2000 e jogações atuais. Pop, rock, funk, batidões tropicais e pagodes antigos. A vanguarda e a retaguarda da música mundial.

Conhecida por quebrar tabus musicais misturando ritmos que vão de Grace Jones a Gretchen, David Bowie a Sidney Magal, Cher a Britney Spears, Gilberto Gil a Reginaldo Rossi e Depeche Mode a É o Tchan, a balada afetiva teve sua primeira edição em 2013 e já viajou para diversos lugares do Brasil, à exemplo de Salvador, Brasília e SP.

A cenografia, um dos destaques da festa será assinada pela Lixiki e como de costume, contará com projeções de filmes e clipes ao vivo para ambientar a atmosfera retrô da balada.

Os ingressos da Ai Meu Corassaum Vamos a La Playa custam R$ 20 (priemiro lote) e estão disponíveis nas lojas Disco de Ouro (Rua Sete de Setembro, 318 - Centro), Redley(Shopping Recife), Passa Disco(Galeria Hora Center, Espinheiro) e site do sympla:sympla.com/aimeucorassaum.

Serviço:

Ai Meu Corassaum Vamos a La Playa
Terça-feira (14 de novembro, véspera de feriado), no Biruta Bar, Pina, a partir das 23h.
Ingressos: R$ 20 (primeiro lote). Disponíveis nas lojas Disco de Ouro,Redley, Passa Disco e site do sympla:sympla.com/aimeucorassaum.

Informações: (81) 9 7100.2001 / 9 8532.6635


Igreja Universal realiza eventos dentro de colégios com aval da prefeitura

A fé evangélica entrou nas escolas do Rio. Dois colégios municipais, pelo menos, receberam, recentemente, eventos da Igreja Universal do Reino de Deus, denominação religiosa da qual o prefeito Marcelo Crivella é bispo licenciado. O Ciep Gustavo Capanema, na Maré, teve, em setembro, uma ação social em que o grupo de Evangelismo da Catedral de Del Castilho oferecia assistência médica, jurídica e distribuía cestas básicas e quentinhas, além de fazer atendimento religioso. No último domingo, como foi divulgado nesta segunda-feira pela coluna de Ancelmo Gois, houve a Grande Ação Social, na Escola Municipal Joaquim Abilio Borges, no Humaitá.

O evento na escola da Zona Sul teve ainda dois projetos da Igreja Universal voltado para mulheres: palestras para mães solteiras e para mulheres que sofreram agressões. O primeiro, chamado T-Amar, foi, segundo o site oficial do programa, “desenvolvido para oferecer apoio, conscientização e, acima de tudo, apresentar a fé que transforma, auxiliando a criar filhos na atualidade”. Já o segundo é o projeto Raabe. Os dois são oferecidos por um braço da Igreja Universal chamado Godllywood, criado para “levar as jovens a se tornarem mulheres exemplares” e avessas “às influências e imposições Hollywoodianas”, segundo o portal da instituição na internet. Tanto o projeto T-Amar, quanto o Raabe realizam encontros semanais e palestras em todo o país.

A Secretaria municipal de Educação informou que qualquer instituição — religiosa ou não — pode pedir para utilizar os prédios de escolas em horários ociosos. Uma resolução de 24 de outubro deste ano do secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, regula o uso do espaço escolar. Nela, fica autorizada a cessão de prédios das unidades que não estejam funcionando com atividades do calendário escolar. Basta ter autorização da direção da unidade, que deve informar a Coordenadoria Regional de Educação. São permitidos eventos gratuitos, com atividades educacionais, culturais ou de “interesse da comunidade”. Festas particulares são proibidas. A instituição autorizada fica responsável por eventuais danos ao prédio.

A SME diz que a Igreja Universal não é a única a realizar eventos sociais em escolas da prefeitura. Segundo a pasta, as igrejas Metodista Ortodoxa, de Madureira, e a Primeira Igreja Batista, de Jardim Novo Realengo, utilizaram, em 15 de julho, o espaço do Ciep Almir Bonfim de Andrade, em Vila Valqueire. A reportagem descobriu que a Igreja Batista da Pavuna levou serviços para o Ciep Anton Makarenko, de Costa Barros. Procurada, a SME informou que não teve tempo para verificar se houve eventos católicos ou de outras religiões. A entrada de instituições religiosas em escolas públicas é criticada pela pesquisadora de laicidade e professora da USP Roseli Fischmann.

— O prédio público não pode servir a grupos religiosos, especialmente se forem ligados ao prefeito. Tudo bem que ajuda as pessoas, mas por que o evento não pode ser feito na própria igreja? — questiona.


Jornal O Globo (Rio)

Protesto com direito a "Queime a Bruxa" marcou presença da filósofa Judith Butler em São Paulo

A presença da filósofa norte-americana Judith Butler em evento no Sesc Pompeia, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta terça-feira (7), mobilizou coletivos de mulheres, LGBTs, negros e de direitos humanos. Os grupos organizaram a vigília Ocupe a Democracia como forma de assegurar a presença da professora da Universidade da Califórnia no ciclo de debates Os Fins da Democracia. Judith é uma das principais teóricas do debate contemporâneo sobre feminismo e ética e sua vinda ao Brasil despertou a ira de grupos de extrema-direita, que desde a semana passada tentam impedi-la de cumprir sua agenda no país.

A calçada da Rua Clélia, em frente à unidade do Sesc, foi tomada por manifestantes. De um lado, cerca de 400 ativistas convocados por coletivos como o Pompeia Sem Medo. De outro, em torno de 100 integrantes de grupos como Direita São Paulo e Tradição, Família e Propriedade, dizendo-se “sem ideologia”, em defesa das crianças e da família. Atacavam, além da pensadora, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso e até mesmo a ONU e a Unesco. Ostentavam bíblias, crucifixos e cartazes pedindo intervenção militar, aos gritos de “Fora, Butler”, respondidos com coros de “Dentro, Butler” e “bem-vinda, Butler”.

Participaram da vigília a antropóloga Jacqueline Moraes Teixeira, o advogado Renan Quinalha, a atriz Renata Carvalho e o ativista negro Marcio Black. Em sua intervenção, Quinalha afirmou que o golpe de 2016 abalou o Estado de direito. “Depois de remover de maneira ilegítima uma presidenta eleita, o golpe empoderou esses setores fundamentalistas, que já estavam no Legislativo, com as bancadas da bala, da bíblia, se revelam também no Judiciário”, disse.

Extremistas chegaram a queimar uma boneca com a cara de Judith Butler. “Queima a bruxa, vai pro inferno, Jesus tem poder”, gritavam. “O gesto faz lembrar o que o fundamentalismo religioso praticava na Idade Média com mulheres que ousavam utilizar a inteligência e desafiar a dominação machista em nome de Deus”, comparou a antropóloga Renata Carvalho.

“Estamos aqui para marcar a diferença e mostrar o que é democracia. Expor ideias diferentes é democracia, mas o discurso de ódio promovido aqui é abuso de liberdade de expressão. Usam da liberdade para expor violência em uma cidade já violenta” disse o ativista Márcio Black.

O debate começou com atraso. Judith Butler defende ideias de conciliação e coexistência e afirma que “o ódio nasce do medo do diferente”. Veja o vídeo:






Com informações do Sul 21 e da Rede Brasil Atual

Masp irá permitir menores de 18 anos em exposição sobre sexualidade

O Museu de Arte de São Paulo irá anunciar ainda hoje que a exposição “Histórias da Sexualidade”, proibida para menores de 18 anos desde a sua abertura, deixará de ter essa restrição.

A classificação etária deixará de ser proibitiva para se tornar indicativa. Assim, menores de 18 anos poderão visitar a exposição desde que acompanhados por seus responsáveis.

A decisão foi tomada tendo como base uma nota técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF, que decidiu sobre a liberdade de expressão artística em face da proteção de crianças e adolescentes.

De acordo com a procuradora Deborah Duprat, a classificação etária “é meramente indicativa” e “não cabe ao Estado (nem aos promotores do espetáculo ou diversão) impedir o acesso de crianças ou adolescentes a eventos tidos como ‘inadequados’ à sua faixa etária”.

Diario do Centro do Mundo, com informações do jornal O Globo (Rio)