terça-feira, 3 de agosto de 2021

Vogue Fever Recife

 

Em 2018, o Recife recebeu a primeira edição do Vogue Fever Recife - Festival Internacional de Vogue, um evento inclusivo, democrático e empoderador que emergiu da dança de rua e que tem identificação total com o público LGBTQIA+. Agora o Vogue Fever retorna em formato virtual a partir do dia 18 de agosto sem perder a pose e com um alcance ainda maior trazendo oficinas diversas e uma competição online.

 

O Vogue Fever Recife surgiu através de uma parceria do Coquetel Molotov com o Trio Lipstick que organiza desde 2015 o BH Vogue Fever na capital mineira, sendo considerado o primeiro evento internacional de Vogue do Brasil. Esta logo se tornou a maior Batalha de Vogue da América Latina, reunindo artistas e integrantes da cultura ballroom de todas as partes do Brasil e dos países vizinhos. 

 

Com incentivo do Funcultura, nesta nova edição, fazem parte da programação de oficinas e do júri profissionais renomados da dança na região como Pioneiro Edson Vogue Guerreiras (PE), Fênix Negra 007 (AL), Pioneira Mãe Yagaga Kengaral (CE), Legendary Prada 007 (PA) e Mother Tanesa Cabal (RJ). Toda a programação é gratuita e acontece online com inscrições no endereço coquetelmolotov.com.br. Em sua programação, o II Vogue Fever Recife está aberto para que as pessoas possam competir num Ball virtual com o envio de vídeos com suas coreografias musicadas. 

 

A segunda edição do evento vem para fortalecer também a cena do Recife, que apesar de recente, vem crescendo com diversos grupos e coletivos que trocam ideias constantemente. O evento proporciona esta chance dos coletivos locais também interagirem entre si e trocarem experiências com profissionais de outras regiões do país e do mundo. E como o Vogue possui forte ligação com os grupos LGBTQIA+ transitando entre as pessoas não-binárias, o evento agrega a maior diversidade possível de corpos na dança. 

 

Foi assim que o Vogue Fever Recife tornou-se ainda um evento acessível que trouxe também pessoas com deficiência para participar dos desfiles e da Ball ao lado de profissionais da área. O II Vogue Fever Recife possui incentivo cultural do Funcultura e conta com realização da Coda Produções e Trio Lipstick. 

 

BATALHAS - A Ball (competição de dança) do Vogue Fever Recife será realizada neste ano integralmente de forma online. As inscrições têm início no dia 1º de agosto, onde cada pessoa interessada em participar deverá enviar um vídeo com a sua performance para a seletiva. Após assistir todas as performances encaminhadas, o júri selecionará as oito melhores performances para participarem das próximas etapas.

 

Após a divulgação das selecionadas, será realizado um sorteio para a definição das chaves de batalhas. Cada participante receberá uma música específica para a gravação de um novo vídeo referente à próxima fase. E assim seguem as batalhas no estilo “mata-mata” até a final no dia 22 de agosto, que terá ainda uma festa com DJ set e a premiação dos melhores. 

 

PARTICIPANTES - Um dos principais nomes do estilo no estado, Pioneiro Edson Vogue Guerreiras é dançarino, pesquisador, ator, professor de dança e escritor. Começou a dançar frevo profissionalmente em 2010, iniciou no Voguing em 2008 e no Balé Clássico em 2009. Edson mantém uma pesquisa em dança, história e corporal idade chamada Frevoguing que também aborda o ensino do vogue a partir de um resgate do corpo “que ferve no carnaval com o frevo”. 

 

Fênix Negra 007 é dançarine profissional com graduação em Dança e Técnique em Produção de Moda. Com mais de 15 anos no estudo de danças, principalmente afro diaspóricas, atualmente estuda a fusão da dança voguing com a dança do orixá Ogun, tendo participado de programas e premiações nacionais como o AfroLab de Moda Digital (Preta Hub, Feira Preta e British Council), Ocupação ModaInfo Senac/SP e Prêmio Latinidades Pretas.

 

Travesti de 21 anos residente em Fortaleza, Pioneira Mãe Yagaga Kengaral é nacionalmente reconhecida como uma das três Pioneiras do Vogue no Norte/Nordeste. A mesma é Mãe da Casa Kengaral que foi aberta em 2019 e é fundadora do Coletivo Becha Cearense que trabalha principalmente com Ballroom e corpes LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade. Yagaga participou das edições do BH Vogue Fever desde 2017 e atua como produtora, apresentadora, chanter, professora e performer.

 

Legendary Prada 007 (Rafa de Prada), 25 anos, iniciou seus estudos e imersão em ballroom em 2016. Entre balls e categorias, se especializou nas categorias de Vogue Fem Soft and Cunt e Hands Performance. Já ministrou workshops de Vogue Fem na Escola Mirai de Dança, instituição de referência em danças urbanas. Além disso, desenvolve um papel importante na expansão da cena ballroom no norte do país, através de projetos como Belém Is Burning.

 

Mãe da Kiki House of Cabal na região serrana do Rio de Janeiro, Tanesha Jennifer é a responsável no Brasil pela International House of West desde 2018. Tanesha é instrutora de dança em estudos como vogue, hip-hop, dancehall e heels no Studio de Dança Rafaela Ribeiro, Power Pole Studio e Laboratório de Dança Interurbanus LAB. Trabalha profissionalmente com dança desde 2013 e hoje é coreógrafa e dançarina na Cia Interurbanus de Teresópolis, tendo atuado como jurada em Balls pelo país.

 

OFICINAS - Na programação do festival, entre os dias 18 e 21 de agosto acontecem oficinas de formação com temas diversos a serem ministrados pelos convidados desta edição. No primeiro dia, Mother Tanesha Cabal apresenta a Oficina de Vogue Fem: Elementos e Coreografia. A professora vai ensinar a técnica da modalidade a partir dos cinco elementos principais e finalizando com uma coreografia. As dinâmicas incluem: musicalidade, coordenação motora e improviso.

 

O segundo dia de oficinas vem com Legendary Prada 007 e a Oficina de Vogue Fem Soft and Cunt. Esta é a forma mais suave e fluida da dança onde Prada vai ensinar a técnica da modalidade com elementos e coreografia.

 

Pioneiro Edson Vogue Guerreiras apresenta na sexta (20/8) sua Oficina de Frevogue, nome da pesquisa em que desenvolve as interfaces do Frevo e do Voguing. Serão abordadas as relações estéticas, organizacionais, de passos e improvisos, assim como o tipo de energia e estado corporal que duas modalidades apresentam.

 

O sábado (21/8) reserva duas oficinas, sendo a primeira “Oficina de Runway” com Fênix Negra 007. Runway é uma categoria que exalta a caminhada levando em conta os elementos fashion de quem desfila: roupas, acessórios, revelações e transformações. Na oficina, além de reconhecer historicamente a influência dos desfiles de moda tradicionais na passarela, é possível aprender elementos que podem auxiliar na performance.    

 

A última atividade é da Pioneira Mãe Yagaga Kengaral com sua Oficina de Vogue Fem: elementos e coreografia em que ela vai ensinar a técnica da modalidade em sua visão dos elementos principais do vogue incluindo dinâmicas com musicalidade, coordenação motora e improviso.

 

SOBRE A DANÇA - Vogue é uma dança que surgiu em Nova York na primeira metade do século XX. As comunidades gay, trans, latino e afroamericana encarceradas devido à sua orientação sexual, tinham como diversão copiar as poses das modelos das revistas femininas, em especial a Vogue. 

 

Esta competição pela melhor pose deu origem a um estilo de dança e um aspecto cultural presente nas ruas das periferias de grandes cidades em diversas vertentes. Foi assim que o Vogue ganhou espaço em diversas comunidades LGBTQIA+ do mundo, que se identificaram com a sua proposta. A dança conseguiu visibilidade com o lançamento da música “Vogue”, da Madonna, e do filme “Paris is Burning”, de Jennie Livingston, na década de 1990.


II VOGUE FEVER RECIFE

De 18 a 22 de agosto de 2021

Aberto ao público

 

Programação

 

Quarta 18/08

19h30 - Oficina Elementos com Mother Tanesha Cabal

20h30 - Divulgação dos 8 selecionados para a Ball

21h - Sorteio das Chaves

 

Quinta 19/08

19h30 - Oficina Soft & Cunt com Legendary Prada 007

 

Sexta 20/08

19h30 - Oficina de Frevo com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras

20h30 - Transmissão dos vídeos com votação online top 8 ---> top 4

 

Sábado 21/08

14h - Oficina de Runway com Fênix Negra 007

15h - Oficina Vogue Fem com Pioneira Mãe Yagaga Kengaral

17h30 - Seminário com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, Fênix Negra 007, Pioneira Mãe Yagaga Kengaral, Mother Tanesha Cabal e Legendary Prada 007

19h30 - Transmissão dos vídeos com votação online top 4 ---> top 2

 

Domingo 22/08

18h - DJ set com

19h00 - Performance de juri, melhores momentos finalistas, etc

19h30 - Transmissão ao vivo dos vídeos com votação online

 

SERVIÇO:

 

SEGUNDA EDIÇÃO DO VOGUE FEVER RECIFE ACONTECE EM AGOSTO COM VERSÃO ONLINE E PARTICIPANTES DE TODO PAÍS

 

Incentivo cultural: Funcultura - Governo de Pernambuco

Realização: Coda Produções e Trio Lipstick

Gratuito
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br

Liana Cirne ingressa com ação para que Prefeitura do Recife cumpra o piso nacional da educação

 

A vereadora Liana Cirne (PT) ingressou, nesta segunda-feira (2), com ação popular cobrando o cumprimento da Lei Nacional do Piso Salarial da Educação pela Prefeitura Municipal do Recife. De acordo com a parlamentar, o Executivo municipal vem desrespeitando a legislação federal há 502 dias, incorrendo em crime de improbidade administrativa.

A iniciativa da vereadora petista foi anunciada na retomada dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda, quando o tema foi levado à discussão na tribuna da Casa de José Mariano.

Segundo a parlamentar, em resposta a requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade no Plenário da Câmara em 12 de abril deste ano, a Prefeitura alega estar impedida de atualizar o piso em virtude do Programa Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que veda reajustes aos servidores públicos, e recorre até mesmo à Legislação Eleitoral, que impede a concessão de reajustes aos servidores em anos eleitorais, apesar de o último pleito ter acontecido há oito meses.

“Os argumentos apresentados pela Prefeitura são absurdos. A própria Lei Complementar 173//2020 prevê como exceções ao reajuste salarial, em seu artigo 8º, os aumentos determinados por sentença judicial transitada em julgado ou por norma legal anterior à pandemia, o que é o caso da Lei do Piso. Mais absurdo ainda é recorrer à legislação eleitoral, oito meses após o término das eleições, como desculpa para não reajustar o piso das professoras e professores do Recife”, criticou Liana.

Desde o início do primeiro semestre, a vereadora Liana Cirne vem cobrando o cumprimento da Lei do Piso, abrindo seus pronunciamentos na Casa com a contagem do tempo em que a Prefeitura está desrespeitando a Lei Nacional do Piso e publicando, diariamente, em suas redes sociais o Atrasômetro da Prefeitura, que no último sábado completou 500 dias.

Ascom Liana Cirne

Programa Retomada deve investir R$ 5 bilhões até o final de 2022

 

O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (03.08), um pacote de incentivos para estimular a geração de empregos e, ao mesmo tempo, investir em projetos estruturadores no Estado. O Plano Retomada mira em quatro eixos: investimento público, investimento privado, ambiente de negócios e pessoas e crédito. Até o final de 2022, o Estado vai aplicar R$ R$ 5 bilhões na iniciativa. Uma das principais ações será o pagamento, durante seis meses, de metade de um salário mínimo para cada novo trabalhador contratado pelo setor privado. A expectativa é que 133 mil novos postos de trabalho sejam criados em Pernambuco. Os projetos de lei que instituem o plano foram assinados pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, e remetidos à Assembleia Legislativa de Pernambuco para votação.

“Está sendo possível fazer isso agora porque soubemos enfrentar a crise econômica, a partir de 2015, e a emergência da Covid-19, que ainda estamos atravessando, com muita responsabilidade e trabalho. Recuperamos nosso status de captação de crédito no mercado e isso está possibilitando o maior investimento da história de Pernambuco. Somente em 2022, serão R$ 3,7 bilhões”, afirmou Paulo Câmara.

O acesso ao crédito também será facilitado e ampliado, por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), em duas modalidades. No Giro AGE, o empresário pode ter acesso a até R$ 100 mil, com três meses de carência, 33 meses para pagar e juros de 0,99% ao mês. Já no Crédito Popular, o valor a ser liberado pode chegar a R$ 5 mil, com dois meses de carência, 14 meses para pagar e juros de 0,50% ao mês. O Plano Retomada também foca na desburocratização, tornando mais fácil abrir uma empresa e negociar dívidas já existentes.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, o Estado dialogou com o setor produtivo e com especialistas em economia, infraestrutura e emprego, enriquecendo e melhorando alguns pontos. “O Governo tem um olhar privilegiado. Analisamos outros países do mundo, que também estão se estruturando com o avanço da vacina, para conseguir fazer a retomada. Sobretudo com o foco em resgatar empregos e gerar renda”, disse Geraldo Julio.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, Eduardo Melo Catão, ressaltou que o novo Plano do Governo é uma mensagem de esperança. “Temos que trabalhar e ajudar a reverter essa situação da pandemia. Chegou a hora de a gente falar em outros assuntos que tragam resultados positivos para Pernambuco”, frisou.

A ação do governo, com a política de incentivos fiscais e a solidez do ambiente de negócios em Pernambuco, está incluída no Plano Retomada com um conjunto de empreendimentos já anunciados. São investimentos que, juntos, somam R$ 39 bilhões, como a planta de energia solar da multinacional Solatio e o conjunto de empresas que integra o fornecimento de peças e insumos da Jeep.

Entre os projetos que receberão o investimento de R$ 5 bilhões em recursos públicos estão a triplicação da BR-232, no acesso ao Recife, o Arco Metropolitano, outras rodovias incluídas no programa Caminhos de Pernambuco; obras nos aeródromos de Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Garanhuns, além de investimentos em abastecimento de água, saneamento e educação.

Estiveram presentes à solenidade diversos secretários estaduais; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Dirceu Rodolfo; o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas; além de representantes do setor produtivo.

lmprensa PE

Recife: capital mais desigual do Brasil vacina menos na periferia

 

Apesar de as maiores taxas de letalidade por Covid-19 no Recife estarem localizadas em regiões de bairros mais pobres e de população de maioria negra, boa parte dos bairros mais vacinados se concentram em áreas de maior renda, de pessoas brancas e acesso aos serviços de saúde. É o que revela uma análise de dados da Secretaria Municipal de Saúde disponíveis na nota técnica Nº 10 realizada pelo mandato do vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL), com informações entre 19 de janeiro (início da vacinação na cidade) até 24 de junho. A análise objetiva propor estratégias que reduzam as desigualdades da vacinação completa entre os grupos mais vulnerabilizados no Recife, capital mais desigual do país, segundo informações publicadas pelo Instituto Brasiliro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado.

A Nota Técnica apresenta ainda os 10 bairros com maior taxa de letalidade no Recife: Linha do Tiro, Fundão, Rosarinho, Dois Unidos, Porto da Madeira, Mustardinha, Peixinhos, Cidade Universitaria, San Martin e Sancho. Em contrapartida, Boa Viagem, Cohab e Várzea lideram o ‘ranking’ da imunização completa, com segunda dose. Chama a atenção o bairro da Cidade Universitária, oitavo em letalidade e terceiro menos vacinado do Recife. O bairro de Boa Viagem, 63º em letalidade, é o bairro mais vacinado com primeira e segunda doses.

Quando relacionada a taxa de letalidade e pontos de vacinação, a análise mostra que os pontos de vacinação não foram posicionados de acordo com as maiores taxas de letalidade. Bairros como Barro, que está na posição 13º no rankeamento com letalidade de 50,6%, não tem pontos de vacinação próximos. Assim como também são poucos os pontos de vacinação nas regiões onde se encontram os morros da cidade, que têm maior concentração de população negra, com menores taxas de rendimento mensal por domicílio. Isso tem colocado esse grupo social como um dos mais vulneráveis à pobreza no país e no Recife se explicita fortemente.

A Nota Técnica também identifica que nem todas as áreas onde predomina a população de 60+ foram atendidas e que ainda há falhas na cobertura vacinal das áreas mais vulnerabilizadas em que há importante concentração dessa população. Os dados da proporção das pessoas com 60 anos mais por bairro foram obtidos pelo IBGE e compilados pela Prefeitura do Recife. "É preciso que haja esforço objetivo da prefeitura do Recife para que possamos suprir as lacunas para ter uma cidade totalmente vacinada, e acesso a carro, às redes sociais do prefeito ou internet não sejam critérios para ser imunizado", explica Ivan Moraes.

A capital pernambucana optou por desde o início do processo de imunização a organizar todo processo pela internet, o que não é uma realidade para toda a população da cidade que é tão desigual, o que se configura como uma primeira barreira ao cadastramento. Dificuldade em se obter comprovante de residência, transporte e a falta de mais postos de vacinação espalhados pela cidade são outros obstáculos à população mais pobre.

Apesar de o município não obter cobertura completa na atenção básica, existe uma rede de equipamentos de saúde que poderiam auxiliar na implementação da vacinação e assim se aproximar geograficamente dos grupos mais vulneráveis da cidade, sendo aquelas com maior dificuldade de deslocamento. Analisando os pontos de vacinação disponíveis, fica explícito que a maior parte dos pontos de vacinação está em regiões centrais da cidade e são poucos os pontos que se encontram nas áreas mais vulneráveis. Dos 27 pontos de vacinação, 14 são drive thru. Embora haja a possibilidade de as pessoas se vacinarem nesses locais mesmo sem carro, a informação não é de conhecimento da população.

Recomendações - O estudo também apresenta uma série de recomendações com a proposta de contribuir para que as diferenças sejam diminuídas no processo de imunização de toda a população. Entre eles:
  • Maior incentivo de ações dos agentes comunitários de saúde, assim como, das equipes vinculadas aos equipamentos socioassistenciais, para assegurar o acesso e acessibilidade das informações prestadas, adotando uma comunicação que abranja os diferentes níveis etários, sócio espacial e de escolarização;
  • Realizar vacinação domiciliar para aqueles com dificuldade de locomoção: idosos, pessoas com deficiência, entre outros;
  • Continuar e ampliar medidas voltadas à população em situação de rua após a crise;
  • Ofertar chips de celular para facilitar o cadastramento digital;
  • Reforçar a atuação dos serviços socioassistenciais na busca ativa das pessoas vulnerabilizadas, prestando apoio ao acesso a políticas públicas como as de saúde e as que se relacionam às medidas de transferência da renda;
  • Articular e organizar a Atenção Primária à Saúde (APS)/Estratégia Saúde da Família (ESF), quando possível e necessário, horário estendido, a fim de aumentar a oferta de vacinação para horários alternativos, como hora do almoço, horários noturnos e finais de semana.

A Nota Técnica Nº 10 com toda a análise completa está disponível completa no site do vereador Ivan Moraes no link: https://bit.ly/notatecnica_vacinacao


Ascom lvan Moraes

TV Pernambuco terá noticiário com interpretes de Libras

 

Numa iniciativa pioneira, a TV Pernambuco será a primeira emissora de canal aberto do Estado a transmitir simultaneamente notícias com interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a partir do dia 02 de agosto. O primeiro programa a ofertar essa tradução em libras será o Notícia da Hora, boletim informativo da TV Pernambuco que traz durante sua programação matérias jornalísticas com foco em serviços para a população. Para isso, a TV pública pernambucana firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), para a cessão de intérpretes. Em contrapartida, a TV PE vai produzir um curso básico de Libras que será exibido na programação da emissora e disponibilizado nas redes sociais da Sead.

Com a parceria, telespectadores com surdez passam a ter acesso a programas exibidos pela TV Pernambuco. A iniciativa da emissora está em consonância com a missão de proporcionar uma comunicação acessível, junto com o propósito da Sead de ofertar o direito de informação das pessoas surdas através da popularização da Língua Brasileira de Sinais – Libras. “É um ganho para nossa programação e para todas as pessoas com deficiência auditiva, contemplando uma comunicação inclusiva, onde todos têm direito à informação, entretenimento, entre outras formas comunicativas”, avalia o diretor presidente da TV Pernambuco, Invan Júnior.

“A iniciativa vai trazer um público pouco visto que da comunidade de surdos. Hoje, vicemos em mundo com muita informação e vemos que esse acesso precisa ser ampliado, o que uma busca do Governo do Estado e agora essa parcerias amplia cada vez mais esse acesso”, avaliou a secretária Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, e Juventude, Marília Bezerra.

Saiba mais - A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro.

Baseou-se, primariamente, na Língua de Sinais Francesa, apresentando semelhanças em relação a várias línguas de sinais européias e à norte-americana. Para se comunicar em Libras não basta apenas conhecer os sinais; é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação, dessa forma não é universal, já que cada local tem estrutura, semântica e sixtase próprias.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos. Assim, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção às variações praticadas em cada unidade da Federação.

Ascom TVPE

TIM muda escritório de Pernambuco e adapta ao sistema híbrido de trabalho

 

Imagine um escritório sem posições fixas, baias ou gavetas, onde todos têm liberdade para escolher seus lugares. Quem chega, organiza os pertences em um armário e, com seu laptop, pode trabalhar até mesmo na cafeteria do escritório. Os espaços colaborativos têm destaque: é lá que as pessoas podem trocar ideias quando estiverem trabalhando presencialmente, já que o home office também permaneceu na rotina. É o que está acontecendo na TIM. A operadora transformou o momento de prédios vazios na pandemia em uma oportunidade de adaptar suas instalações para o que enxerga como o futuro do trabalho no mundo corporativo.

“A remotizaçao de diversas atividades habilitada pela digitalização não exclui a necessidade de se desenvolver parte do trabalho presencialmente: as duas modalidades se complementam. O que precisa evoluir é forma de se pensar os espaços, que terão de ser estruturados para estimular a integração entre as pessoas e a troca de ideias. Esse será o papel do escritório no futuro”, explica Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM.

Chamado de Renova TIM, o projeto foi criado antes da pandemia, ainda em 2019, mas está se adaptando ao que a companhia avalia para a retomada do trabalho presencial de forma ampla. Os escritórios foram ou estão sendo repaginados para propiciar um ambiente corporativo mais acolhedor, valorizando características como áreas de convivência. São destaques também os espaços pensados para facilitar a dinâmica de interação com quem está à distância: há mais salas de reunião, novos equipamentos de videoconferência e cabines especiais para ligações, chamadas de “phone booth”.

A sede da companhia, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, já havia sido remodelada em 2016 e serviu como ponto de partida para os demais projetos. Em Pernambuco, a sede muda de endereço, saindo de Jaboatão dos Guararapes para a Zona Sul do Recife, próximo ao Shopping Recife. O novo prédio tem 850 m² de área e capacidade para 114 postos de trabalho. Segue todos os protocolos de segurança e saúde e é totalmente acessível. Os escritórios de São Paulo, Campinas, Curitiba e Salvador também já estão prontos. E a companhia avalia mudanças em outros prédios ainda em 2021.

Os novos ambientes foram desenvolvidos com uma infraestrutura mais eficiente e sustentável. Há sensores para identificar necessidades de iluminação e refrigeração, por exemplo. Segundo Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da TIM, a ideia é garantir o uso racional dos recursos naturais, como energia, e atuar em linha com as premissas ESG (ambiental, social e de governança), que são prioridade na empresa. “A redução de custos é importante, sem dúvida. Em facilities, podemos chegar a uma queda de 60%. Mas enxergamos além. Queremos incentivar a adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental por mais empresas e também estimular novos hábitos nos nossos colaboradores, para que levem para suas casas o que praticam no escritório”, conta o executivo.

Apesar das reformas e mudanças de endereço, a TIM ainda não tem uma previsão de reunir todos os seus colaboradores nos escritórios novamente, mesmo em um modelo híbrido. São cerca de 7,5 mil funcionários que atuam nesses espaços e, atualmente, a maior parte permanece em home office, por conta das medidas de saúde no enfrentamento da pandemia. “Estamos constantemente avaliando a experiência do nosso time com o trabalho remoto e, com base nas últimas pesquisas, oferecemos a possibilidade de retomada das atividades presenciais em alguns escritórios. Temos outro estudo em andamento agora. Só abriremos para todos quando for realmente seguro”, ressalta Maria Antonietta.

Vice Prefeita lsabella de Roldão participa de reuniões em Brasília

 

Em visita à Brasília entre os dias 3 e 4 de agosto, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, cumpre uma intensa agenda na Câmara Federal, na Embaixada da Índia e em evento com o presidente da COP26, Alok Sharma, para tratar de temas como dignidade menstrual, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

Nesta terça-feira (3), às 14h, o encontro é com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. O principal objetivo é o intercâmbio de experiências de fomento à dignidade menstrual e ao empoderamento feminino.

O tema também estará na pauta durante a visita à Secretaria da Mulher e à Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados na tarde da quarta-feira (4), onde a vice-prefeita discutirá sobre a tramitação de propostas legislativas relacionadas à dignidade menstrual.

Tanto na Embaixada da Índia quanto no Congresso, a vice-prefeita apresentará o Programa Ciclo de Cuidado, lançado pela Prefeitura do Recife em julho. Através da Secretaria de Educação, o projeto beneficia, com acesso à informação e distribuição de produtos de higiene íntima, cerca de 17 mil estudantes da rede municipal em situação de vulnerabilidade social ou econômica. O investimento anual no programa é de R$ 1,5 milhão.

“Dados alarmantes mostram que, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou às aulas por não ter condições de comprar absorvente. É inaceitável um prejuízo tão grande à educação das nossas jovens pela falta de acesso a um item tão básico de higiene. Precisamos somar esforços para garantir dignidade menstrual às pessoas que menstruam. Sinto-me honrada em representar a Prefeitura do Recife e o prefeito João Campos nessa agenda urgente, apresentando o nosso programa Ciclo de Cuidado”, diz Isabella de Roldão.

PARCERIA COM A ÍNDIA - Na condição de Coordenadora Estratégica de Relações Internacionais da atual gestão municipal, a vice-prefeita ainda terá a oportunidade de aprofundar o diálogo com a Índia para futuras parcerias entre a capital pernambucana e o país asiático, principalmente no que diz respeito à inovação tecnológica, produção de energia limpa e desenvolvimento urbano sustentável.

“Como sexta maior economia do mundo, a Índia é um parceiro importantíssimo para o Brasil e para a capital pernambucana, que possui o maior hub consular do Nordeste, com mais de 40 representações. Nossa intenção é estreitar os laços do Recife especialmente com Bangalor, pelo viés de inovação que as duas cidades possuem. Temos o parque tecnológico do Porto Digital e podemos agregar novas parcerias nesse setor”, destaca Isabella.

COP26 - A agenda da vice-prefeita na capital federal ainda contempla um encontro com o presidente da COP26, Alok Sharma, na manhã da quarta-feira (4), em evento promovido pela Embaixada do Reino Unido. Estarão reunidos gestores municipais, governadores e CEOs de grandes empresas para debater a implementação de iniciativas de neutralização da emissão de carbono.

Como embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance, Isabella coordena esforços na região para promover financiamento climático e projetos de desenvolvimento urbano sustentável, em conformidade com a Agenda 2030.

Em abril, Recife se tornou umas das primeiras cidades do País a aderir à campanha global Race to Zero (Corrida para o Zero), comprometendo-se com a implementação de ações climáticas inclusivas, resilientes e de baixo carbono. A cidade também integra a iniciativa MCR 2030 (Making Cities Resilient), para redução de riscos de desastres.


Ascom Vice Prefeitura do Recife

IPA e SDA firmam convênio com AD Diper para construção de centro laboratorial em São Bento do Una

 

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, e o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Filho, participaram de reunião na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), na tarde desta terça-feira (03). Eles foram recebidos pelo diretor-presidente, Roberto Abreu e Lima Almeida

A visita teve como objetivo um convênio entre as instituições para a construção do Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), na Estação Experimental do município de São Bento do Una, no Agreste do Estado.
O centro vai atender a demanda dos produtores rurais das principais bacias leiteiras, servindo como local de triagem, avaliação e seleção de tourinhos, principalmente do rebanho leiteiro da raça holandesa.

Para garantir maior produtividade e rentabilidade do rebanho, o laboratório vai coletar, processar e difundir o material genético da espécie bovina, e também de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos). Os animais já terão uma genética adaptada às condições climáticas do Agreste pernambucano.

O centro laboratorial já está com parte da estrutura construída. As obras da primeira etapa consistem nas instalações externas, alojamento dos tourinos, quarentenário e sala externa de coleta, com investimento estimado em R$ 60 mil.

Estão previstas ainda a construção das salas da unidade laboratorial, sala de processamento, armazenamento, recepção, vestiário e banheiro, com orçamento estimado em R$ 100 mil. Os equipamentos laboratoriais já foram adquiridos pelo IPA e a AD Diper ficou responsável pela execução e finalização da obra.

lmprensa lPA

Posse dos novos conselheiros de políticas culturais de Olinda acontece nesta quarta-feira (04)

 

Acontece nesta quarta-feira (04.08), às 9h, a posse do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Olinda – CMPCO, no biênio 2021-2023. Serão empossados os conselheiros eleitos, na última terça-feira (27.07), pela sociedade civil e os representantes governamentais e institucionais, incluindo integrantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento ocorrerá na Biblioteca Pública, na Avenida Liberdade, Carmo.

A solenidade contará com a presença do vice - prefeito de Olinda, Márcio Botelho. A cerimônia será reservada para pessoas convidadas e seguirá os protocolos de segurança devido à pandemia causada pela covid-19.

lmprensa Olinda

Morre ex-governador Joaquim Francisco

 

Morreu hoje no Recife, aos 73 anos, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele se tratava de um câncer. Advogado, Procurador do Estado de Pernambuco aposentado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1970, com grande atuação na área política, foi Prefeito da Cidade do Recife por dois mandatos (1983-1985 e 1988-1990), Deputado Federal Constituinte (1988), Ministro do Interior (1989), Governador do Estado de Pernambuco (1990-1994), e Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco (1998-2006). Atualmente presidia o Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco.

"“Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito João Campos. 

"Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil". Afirmou o governador Paulo Câmara em nota oficial.

A deputada Priscila Krause também lamentou a morte de Joaquim: "Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar - e já faz tanta falta - no trato da coisa pública. Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público".

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, e todos os que compõem a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) lamentam o falecimento do ex-governador e procurador do Estado aposentado Joaquim Francisco. Ele foi procurador do Estado entre 1978 e 1994, tendo atuação destacada perante a Junta Comercial de Pernambuco. “Um homem público de grandes valor e cultura e com relevantes contribuições à vida do povo pernambucano. Aos familiares e amigos, expressamos votos de pesar e solidariedade”, externou  Medicis.

O também ex-governador João Lyra também externou pesar: "É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência.

Com lnformações de Ascom João Lyra, Ascom PGE-PE, 
Ascom Priscila Krause, lmprensa Recife, lmprensa PE e Wikipédia

Celebre cada momento com seu pai

 

O Dia dos Pais está se aproximando. E mesmo com as mudanças dos tempos atuais, acabamos nos aproximando cada vez mais das pessoas queridas e que amamos. Tanto os hábitos quanto a rotina dos pais com relação entre eles e seus filhos se tornaram ainda mais próximas e verdadeira. E acabamos descobrindo novas maneiras de cuidar de quem tanto amamos.

E a comemoração do Dia dos pais, vem tendo novos significados A tendência é que sentimentos como respeito, admiração, carinho, solidariedade e o amor vem sendo potencializado com pais e filhos em um esforço compartilhado para reinventarem as formas de estar juntos. Uma ótima oportunidade para demonstrar seu amor pelo seu pai de uma maneira nova e criativa.

Para ajudar a escolher o presente, nesse momento tão especial, o Home Center Ferreira Costa resolveu separar algumas dicas com muito carinho. Sabe aquele pai que adora cozinhar e gosta de preparar um bom churrasco para a família, a dica é uma boa churrasqueira e um kit churrasco para assar as mais diversas carnes, acompanhadas de uma cerveja bem gelada direto da cervejeira.

Sabe aquele papai vaidoso, que adora se cuidar? No Home Center ou no www.ferreiracosta.com você encontra barbeadores, aparadores de pelo, máquina de cortar o cabelo e muitas outras coisas para deixá-lo ainda mais bonito.

Para o papai que adora colocar a mão na massa, ou melhor: na terra, o setor de jardinagem do Home Center está repleto de produtos para ele começar ou organizar a sua hortinha ou até mesmo aquelas plantinhas que ele tanto deseja e vem cuidando com tanto carinho.

Para o papai que só pensa em relaxar, o que não falta na loja ou no www.ferreiracosta.com são opções de poltronas, encosto, sofás, travesseiros antistress, um roupão bem confortável e muitas outras coisas para deixar o paizão cada vez mais tranquilo. Falando em descanso, ele irá adorar automatizar toda a casa, com a linha Lis Smart Home. Imagina, com apenas um clique poder ter o controle do som, luzes e eletrodomésticos.

Sem esquecer que nesse momento, alguns papais ainda estão em Homee Office, merece um cantinho todo organizado. E na loja da Ferreira Costa ou no www.ferreiracosta.com o que não falta são modelos de cadeiras e escrivaninhas, além de um setor diversificado de iluminação.

Para o paizão que adora transformar a casa e não pode ver nada de fora, que tal presenteá-los com as ferramentas, como os kits, furadeira, parafusadeira, marteletes e diversos outros itens. A dica da Ferreira Costa é de na hora de colocar a mão na massa, os filhos se juntarem a ele, para passar mais momentos juntos.

E mais importante do que o presente, é se fazer presente. Seja pela presença física ou online. Estar agarradinho, de alguma forma, é o que mais importa.