terça-feira, 3 de agosto de 2021

TV Pernambuco terá noticiário com interpretes de Libras

 

Numa iniciativa pioneira, a TV Pernambuco será a primeira emissora de canal aberto do Estado a transmitir simultaneamente notícias com interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a partir do dia 02 de agosto. O primeiro programa a ofertar essa tradução em libras será o Notícia da Hora, boletim informativo da TV Pernambuco que traz durante sua programação matérias jornalísticas com foco em serviços para a população. Para isso, a TV pública pernambucana firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), para a cessão de intérpretes. Em contrapartida, a TV PE vai produzir um curso básico de Libras que será exibido na programação da emissora e disponibilizado nas redes sociais da Sead.

Com a parceria, telespectadores com surdez passam a ter acesso a programas exibidos pela TV Pernambuco. A iniciativa da emissora está em consonância com a missão de proporcionar uma comunicação acessível, junto com o propósito da Sead de ofertar o direito de informação das pessoas surdas através da popularização da Língua Brasileira de Sinais – Libras. “É um ganho para nossa programação e para todas as pessoas com deficiência auditiva, contemplando uma comunicação inclusiva, onde todos têm direito à informação, entretenimento, entre outras formas comunicativas”, avalia o diretor presidente da TV Pernambuco, Invan Júnior.

“A iniciativa vai trazer um público pouco visto que da comunidade de surdos. Hoje, vicemos em mundo com muita informação e vemos que esse acesso precisa ser ampliado, o que uma busca do Governo do Estado e agora essa parcerias amplia cada vez mais esse acesso”, avaliou a secretária Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, e Juventude, Marília Bezerra.

Saiba mais - A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro.

Baseou-se, primariamente, na Língua de Sinais Francesa, apresentando semelhanças em relação a várias línguas de sinais européias e à norte-americana. Para se comunicar em Libras não basta apenas conhecer os sinais; é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação, dessa forma não é universal, já que cada local tem estrutura, semântica e sixtase próprias.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos. Assim, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção às variações praticadas em cada unidade da Federação.

Ascom TVPE