sábado, 8 de janeiro de 2022

Com os Bolsos Cheios de Pão, de Matei Visniec, estreia em SP

 

Com os Bolsos Cheios de Pão, texto do romeno naturalizado francês Matei Visniec, escrito no início dos anos 1980, quando o país ainda vivia sob o governo autoritário, trata da história de dois homens - o Homem de Bengala e o Homem de Chapéu – diante de um poço, onde um cachorro foi jogado por desconhecidos. Eles argumentam, pensam, discordam, mas não tomam nenhuma atitude efetiva. A peça, com direção de Vinicius Torres Machado e atuação de Edgar Castro e Donizeti Mazonas, estreia dia 14 de janeiro, às 20h, no Espaço Cênico do Sesc Pompeia. A temporada segue até o dia 06 de fevereiro.

“O diálogo em torno do poço eternamente amistoso, absurdo, argumentativo, tranquilizador transforma-se em fábula política, social, humana. As falas circundam a ação da mesma forma como os dois personagens circundam o poço. Estes criam diversas possibilidades de ação que constantemente se desfazem sob a pressão da argumentação”, revela o diretor sobre a ação dos personagens. Em cena, em cima do poço, os dois homens, apesar da indignação que manifestam, não socorrem o animal, emaranhados que estão em embates verbais e disputas personalistas.

Para o diretor, essa situação ficcional de Visniec nos remete ao atual cenário político e social brasileiro. “Confrontados com a miséria, a todo momento nos deparamos com a urgência da ação. É assim que os argumentos absurdos e o mundo às avessas que a peça nos apresenta podem nos ajudar a observar o nosso próprio poço sob a luz do meio-dia. A luz a pino que deixa ver seu fundo, com todos os desafios que a necessária ação exigirá. Precisaremos de uma corda? De uma escada?”, completa o diretor.

Serviço

Com os Bolsos Cheios de Pão

De 14 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022*

Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h30

*Sessão com tradução em Libras no dia 29/01, sábado.

Local: Espaço Cênico Sesc PompeiaIngressos: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes; meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência).  Classificação indicativa: 14 anos.

Capacidade: 30 lugaresDuração: 70 minutosIngressos limitados

 

Bilheteria*: 

Terça a sexta, das 10h às 21h30. 

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. 

*Venda online a partir de 11 de janeiro, terça-feira, às 14h.

Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 12 de janeiro, quarta-feira, às 17h.

  

É necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 das duas doses, a partir de 12 anos, e documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. 

Cerca de 140 animais são atendidos no lançamento do Projeto “Olhar Animal”, no Morro da Conceição

Cerca de 140 cães e gatos passaram por consultas e foram vacinados contra raiva neste sábado (8), durante o lançamento do Projeto “Olhar Animal”, no Morro da Conceição. Organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), a iniciativa busca democratizar o acesso a serviços de Medicina Veterinária, ampliar a cobertura vacinal antirrábica para controle de zoonoses e promover o bem-estar animal com orientação aos tutores sobre cuidados, direitos e deveres em relação aos pets. A ação ocorreu durante a manhã na Escola Municipal Padre João Barbosa e todos os atendimentos foram totalmente gratuitos.

A tutora Inalda Fernandes levou a cadela Maia Cadore, uma mestiça preta de 11 anos, para se consultar. “Ela estava muito doente, mas a veterinária me orientou e passou remédio. Adorei o atendimento”, afirmou. Já a estudante Karina Nalmyr de Oliveira Lima, de 10 anos, ganhou há oito dias um filhote canino e o batizou de Chihuahua. Ela fez questão de levá-lo para o Olhar Animal. “Trouxe ele para consultar e para ele ficar imune a doenças”, explicou.

Uma equipe formada por dez médicos veterinários esteve a postos para realizar consultas clínicas e aplicar vacina antirrábica nos animais de pequeno porte, como cães e gatos. Na oportunidade, os tutores também receberam informações e cartilhas a respeito de seus deveres enquanto responsáveis pelos animais e os direitos dos pets.

Ainda na iniciativa, uma equipe da SEDA esteve no local para receber denúncias da população a respeito de casos de maus-tratos a animais nas localidades. Servidores municipais também divulgaram os serviços oferecidos pela SEDA, como o agendamento de castração, instruindo a população como utilizá-los. Essas orientações fazem parte da iniciativa, que tem por objetivo oportunizar o acesso ao tratamento regular de saúde dos animais de estimação.

Durante a ação, os casos que os médicos veterinários identificaram a necessidade de realizar consultas e/ou exames complementares, receberam encaminhamento para o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, equipamento subordinado à SEDA. Tais marcações para o HVR deverão ser feitas mediante ligação para a central telefônica da Secretaria, por meio do número: 4042-3034.

O projeto Olhar Animal é itinerante e será realizado uma vez por mês num bairro da cidade. Para ter acesso aos serviços do projeto, a população deve apresentar qualquer documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, além de CPF e comprovante de residência com CEP do Recife. Serão realizados em escolas públicas da rede municipal de ensino. Cada unidade que sediar a ação receberá uma placa “escola amiga dos animais”, como forma de agradecimento por recepcionar as atividades.

Os mutirões serão promovidos prioritariamente em bairros onde há maior demanda da população, bem como em locais onde a população possui maior dificuldade financeira para custear atendimento veterinário.

Para o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, o projeto “Olhar Animal” é uma ação que leva especialistas ao encontro dos animais nos mais diversos bairros do Recife, em especial para atendimento em comunidades carentes, facilitando o acesso para quem não pode pagar por este tipo de serviço. “A gente sabe que, muitas vezes, há dificuldades em encaminhar um animal a um atendimento veterinário particular pelo alto custo de determinados tratamentos. Diante disso, e da necessidade de promover o bem-estar animal em nossa cidade, os veterinários são levados até os animais, invertendo a ordem comum”, observou o gestor municipal.

lmprensa Recife

#VcNoBlog Pedro Dias e o Berço Esplêndido

 

O ator Pedro Dias esteve ontem (07/01) no Teatro Fernando Santa Cruz, em Olinda, onde assistiu a peça Berço Esplêndido e fez uma resenha para o Blog. Nos dias 21 e 31 de janeiro, a peça volta em cartaz e você pode conferir este espetáculo que satiriza a Necropolítica.

Leia a seguir a resenha de Das e depois a ficha técnica e serviço da peça:

No dia 07 de janeiro de 2022 , sexta-feira, no Teatro Fernando Santa Cruz,no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, Olinda- PE, assistir o belo espetáculo Berço Esplêndido, um texto de Flávio Costa e Priscila Scholz, que reflete uma realidade bem atual, e traz com muita propriedade os valores afetivos, político de dois homens marcados por sentimentos tão nobres, e destruídos por uma cegueira política e belica.

A direção de Quiercles Santana é muito invetiva e criativa, com marcas, desenhos que dão um conforto aos atores, tornado tudo muito belo em cena. É muito bom ver esse jovem diretor num crescimento gigantesco de talento, poesia e pólvora.

A iluminação de Luciana Raposo , é um elemento muito forte na cena, trazendo magia ,delicadeza e cumplicidade.

A sonoplastia é executada com muito cuidado e pontual por Bruna Barros. A coreografia de Sandra Rino , é graciosa e da um toque muito especial a cena. A produção de Pedro Portugal/ Portugal Produções é sempre muito bem cuidada, caprichosa e que produz belos espetáculos e projetos como o Festival Estudantil de Teatro.

Agora o que falar dos atores Cleusson Vieira e Sóstenes Vidal que juntos fizeram O Circo de Seu Bolacha, Os Três Porquinhos, O Auto da Compadecida e a Paixão de Cristo do Recife, e eles dois estavam precisando se reencontrar em cena, mas agora só os dois, depois de anos de uma intimidade teatral e de amizade, eles nos presenteia com o grande espetáculo da cena pernambucana O Berço Esplêndido, é fatastica a presença de Vieira e Vidal em cena, dois grandes atores mostrando com talento como se faz um teatro de qualidade. A toda a equipe da peça o meu muito obrigado por me fazer mais feliz em ver um trabalho bem cuidando e de partituras belíssimas.

Gratidão.

Parabéns!

Pedro Dias, fá e tiete de vcs.

Peça - BERÇO ESPLÊNDIDO: Uma comédia necropolítica

É uma tragicomédia sobre a intolerância; sobre a linha fronteiriça que separa o amor do ódio; sobre a incapacidade de dialogar e de tentar ver o mundo pela perspectiva do outro.

Com Sóstenes Vidal (@sostenesvidal) & Cleusson Vieira (@cleusson.vieira)

Atenção: (OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA!)

*
Ficha Técnica
Texto: @flavio_miguel_costa e @priscilascholz
Coreografia: @rinosandra
Iluminação: @lucianaraposoluz
Som: @brunaluizabarros__
Produção: @pedroacores
Direção: Quiercles Santana.

Apoio: @cedro.master @fccr @centroapolohermilo e
@sindsep-pe


Serviço:
DIA 21 de janeiro, às 19h.
TEATRO SAMUEL CAMPELO
(Praça Nossa Sra. do Rosário, 510 - Centro, Jaboatão dos Guararapes - PE)

DIA 31 de janeiro, às 20h
TEATRO RIOMAR RECIFE
Informações: pedroportugal1957@gmail.com


#teatro #arte #performance #recife #pernambuco #brasil #brazil #politica #necropolitica #ativismosocial #resistencia #teatrorecife #humorpolitico #forabolsonaro

FICHA TÉCNICA:

• TEXTO: FLÁVIO COSTA E PRISCILA SCHOLZ
•DIREÇÃO: QUIERCLES SANTANA
•PRODUÇÃO EXECUTIVA E FOTOGRAFIA: PEDRO PORTUGAL
•DIREÇÃO DE ARTE: CLEUSSON VIEIRA
•ELENCO: CLEUSSON VIEIRA E SÓSTENES VIDAL
•COREOGRAFIA: SANDRA RINO
•ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: LUCIANA RAPOSO
•PESQUISA SONORA E PROJEÇÃO: QUIERCLES SANTANA
•OPERAÇÃO DE SOM E SOCIAL MEDIA: BRUNA LUIZA BARROS
•CENOTÉCNICA: CLEUSSON VIEIRA
•FILME/PESQUISA: ROBSON UGO SOUZA
•PROGRAMAÇÃO VISUAL: CÉLIO PONTES

Saúde do homem: o assunto ainda é tabu

 

Uma grande quantidade de homens têm a saúde prejudicada por causa de tabus relacionados à saúde masculina. Eles são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo doenças em estágio avançado. Diversos fatores estão por trás desse fenômeno, entre eles questões culturais, como preconceito – especialmente quando o assunto é disfunção erétil e exame do toque retal.

As consequências batem à porta. Em alguns casos, a não abordagem ou não realização de exames pertinentes pode retardar o diagnóstico de doenças sérias, como câncer de próstata ou de rim, que são curáveis em estágios iniciais. Na esfera sexual, pode piorar a qualidade de vida do paciente e, não raro, causar separação conjugal.

Apesar da importância das ações educativas de esfera pública, não se pode deixar de lado o trabalho no dia a dia de todos os médicos que atendem o homem, apesar de a urologia ser a especialidade mais próxima quando o assunto é saúde masculina.

Um dado importante é que 20% dos casos de câncer de próstata não alteram o exame de sangue (PSA) e somente podem ser diagnosticados pelo toque. "A conversa dentro do consultório é fundamental. É neste momento que o médico pode se dedicar à explicação da importância dos exames preventivos e salvar vidas", afirma o médico urologista Felipe Dubourcq.