sábado, 8 de janeiro de 2022

Cerca de 140 animais são atendidos no lançamento do Projeto “Olhar Animal”, no Morro da Conceição

Cerca de 140 cães e gatos passaram por consultas e foram vacinados contra raiva neste sábado (8), durante o lançamento do Projeto “Olhar Animal”, no Morro da Conceição. Organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), a iniciativa busca democratizar o acesso a serviços de Medicina Veterinária, ampliar a cobertura vacinal antirrábica para controle de zoonoses e promover o bem-estar animal com orientação aos tutores sobre cuidados, direitos e deveres em relação aos pets. A ação ocorreu durante a manhã na Escola Municipal Padre João Barbosa e todos os atendimentos foram totalmente gratuitos.

A tutora Inalda Fernandes levou a cadela Maia Cadore, uma mestiça preta de 11 anos, para se consultar. “Ela estava muito doente, mas a veterinária me orientou e passou remédio. Adorei o atendimento”, afirmou. Já a estudante Karina Nalmyr de Oliveira Lima, de 10 anos, ganhou há oito dias um filhote canino e o batizou de Chihuahua. Ela fez questão de levá-lo para o Olhar Animal. “Trouxe ele para consultar e para ele ficar imune a doenças”, explicou.

Uma equipe formada por dez médicos veterinários esteve a postos para realizar consultas clínicas e aplicar vacina antirrábica nos animais de pequeno porte, como cães e gatos. Na oportunidade, os tutores também receberam informações e cartilhas a respeito de seus deveres enquanto responsáveis pelos animais e os direitos dos pets.

Ainda na iniciativa, uma equipe da SEDA esteve no local para receber denúncias da população a respeito de casos de maus-tratos a animais nas localidades. Servidores municipais também divulgaram os serviços oferecidos pela SEDA, como o agendamento de castração, instruindo a população como utilizá-los. Essas orientações fazem parte da iniciativa, que tem por objetivo oportunizar o acesso ao tratamento regular de saúde dos animais de estimação.

Durante a ação, os casos que os médicos veterinários identificaram a necessidade de realizar consultas e/ou exames complementares, receberam encaminhamento para o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, equipamento subordinado à SEDA. Tais marcações para o HVR deverão ser feitas mediante ligação para a central telefônica da Secretaria, por meio do número: 4042-3034.

O projeto Olhar Animal é itinerante e será realizado uma vez por mês num bairro da cidade. Para ter acesso aos serviços do projeto, a população deve apresentar qualquer documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, além de CPF e comprovante de residência com CEP do Recife. Serão realizados em escolas públicas da rede municipal de ensino. Cada unidade que sediar a ação receberá uma placa “escola amiga dos animais”, como forma de agradecimento por recepcionar as atividades.

Os mutirões serão promovidos prioritariamente em bairros onde há maior demanda da população, bem como em locais onde a população possui maior dificuldade financeira para custear atendimento veterinário.

Para o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, o projeto “Olhar Animal” é uma ação que leva especialistas ao encontro dos animais nos mais diversos bairros do Recife, em especial para atendimento em comunidades carentes, facilitando o acesso para quem não pode pagar por este tipo de serviço. “A gente sabe que, muitas vezes, há dificuldades em encaminhar um animal a um atendimento veterinário particular pelo alto custo de determinados tratamentos. Diante disso, e da necessidade de promover o bem-estar animal em nossa cidade, os veterinários são levados até os animais, invertendo a ordem comum”, observou o gestor municipal.

lmprensa Recife