quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Cursos pós-técnicos são opção para quem já está no mercado

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um diferencial no currículo pode fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga. Essa verdade também é válida para os profissionais de nível técnico, que atuam para manter o setor de serviços essenciais e toda a economia em movimento. Para que esses profissionais que já estão no mercado de trabalho possam se manter atualizados, os cursos de especialização técnica são uma opção viável e assertiva, visto que promovem maior qualificação e estão diretamente relacionados às novidades tecnológicas e às necessidades do setor produtivo.

Em Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE) é a primeira instituição a oferecer essa modalidade de ensino, que visa aprofundar, também de forma prática, os conhecimentos adquiridos durante a formação técnica. “O pós-técnico está para o técnico assim como a pós-graduação está para a graduação. O curso técnico apresenta ao aluno várias áreas de conhecimento distintas e o pós-técnico vem para que ele possa se aprofundar e complementar esse conhecimento”, explica a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail.

Para a diretora, além de serem opções para quem está no mercado de trabalho e está em busca de atualização, esses cursos também são direcionados para quem está começando a carreira. O pré-requisito, no entanto, como o próprio nome diz, é a habilitação técnica do profissional. E isso tem uma explicação: assim como a formação técnica, o pós-técnico é muito focado no saber fazer. “Esse tipo de especialização exige que o profissional tenha uma formação de base que também seja prática. Assim, ele conseguirá acompanhar as aulas e se aprofundar”, reforça Carla Abigail.

Neste primeiro momento, o SENAI-PE está com oferecendo quatro cursos pós-técnicos: Administração de Banco de Dados; Eficiência Energética na Indústria; Eficiência Energética em Edificações; e Manutenção de Equipamentos Biomédicos. “Estes cursos pós-técnicos foram pensados a partir das necessidades atuais do mercado no quesito mão de obra especializada. Todos os nossos cursos estão alinhados às inovações tecnológicas e aos conceitos da indústria 4.0”, acrescenta a diretora. 

Com duração entre 250h e 310h, os cursos serão oferecidos na modalidade híbrida, com encontros presenciais quinzenais. Para se matricular, é preciso ter formação técnica anterior em áreas específicas afins à especialização, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que deverá ser comprovada pela apresentação do diploma. Outras informações podem ser obtidas no site www.pe.senai.br


Imprensa FIEPE

Cursos da ECI/SCGE oferecem 134 vagas no mês de outubro

 

A programação do mês de outubro da Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) conta com a oferta de cinco cursos na modalidade de educação a distância. Nesse período, serão disponibilizadas 134 vagas para os servidores do Poder Executivo estadual nas temáticas de “Básico de prestação de contas”, “Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) e à mediação de conflitos em ouvidorias”, “Suprimento individual e institucional”, “Transferências voluntárias sob a ótica da legislação estadual” e “Tomada de Contas Especial”. Todas aulas serão ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams.

As duas primeiras capacitações já estão com turmas fechadas para a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e Rede Estadual de Ouvidorias, respectivamente. A primeira será realizada entre os dias 5 e 9, com as aulas ministradas por Simone Leite, chefe da Unidade de Contas do Governo da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). A segunda ocorrerá de 19 a 22, com a instrutora Luciana Silva, gestora governamental de Controle Interno da Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE) e coaching integral sistêmico.

Para os demais cursos, as inscrições estão abertas no site do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no endereço www.cefospe.pe.gov.br. No período de 5 a 9 de outubro estão agendados os treinamentos em “Transferências voluntárias” e “Tomada de Contas especial”, que serão apresentados por Fabiana Ferreira e Daniel Tiné, respectivamente coordenadora de Informações de Convênios e Regularidade da Diretoria de Convênios (DCON/SCGE) e gestor governamental de Controle Interno da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE).

Finalizando a programação do mês, de 19 a 23, Jamerson Souza, coordenador de Orientação e Contas de Governo (DOGI/SCGE), irá ministrar a capacitação em “Suprimento individual e institucional”.

PÚBLICO INTERNO – Para os servidores da SCGE, a ECI selecionou quatro cursos online que englobam áreas como Controladoria, Auditoria e Correição. As capacitações são promovidas pelo Ministério da Economia, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a PCPE, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.


Imprensa SCGE PE

Em Olinda, manutenção urbana contempla localidade da Ilha do Maruim

 

Nesta quinta-feira (24.09), a partir das 8h, a Prefeitura de Olinda promoverá mais uma edição do Arrumando a Casa. O trabalho irá contemplar a localidade da Ilha do Maruim, no bairro de Santa Tereza. O mutirão envolve serviços de varrição, retirada de entulhos, capinação, tapa-buracos, desobstrução de drenagem. A iniciativa inclui, ainda, o conserto de lâmpadas queimadas da iluminação pública e poda de árvores. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura.

Imprensa Olinda

Pernambuco amplia horário de serviços de alimentação a partir desta quinta-feira para cidades que avançam à Etapa 9

 

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), a autorização para ampliação do horário de funcionamento dos serviços de alimentação, a partir desta quinta-feira (24), nas cidades que avançam para a Etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. São as cidades da Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo. Dessa forma, os estabelecimentos poderão funcionar duas horas a mais, das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada para 70%. Assim, a distância obrigatória entre as mesas passa para 1 metro. 

“Os primeiros dois meses foram de ajustes para o setor de alimentação. A maioria dos estabelecimentos se mostrou adaptável. Eles conseguiram retomar a rotina como um ambiente controlado e seguro para os clientes. Por isso, decidimos ampliar a carga de funcionamento do setor, já que há estabilização de queda dos casos de contágio”, avaliou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. 

Já a partir da próxima segunda-feira (28), as cidades que avançam para a Etapa 9 também poderão permitir a realização de eventos sociais e culturais, assim como a abertura de cinemas e teatros com novos protocolos e limite de público de até 100 pessoas, ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor. Na mesma data, as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores. 

Vale ressaltar que as regras para se evitar a disseminação do novo coronavírus, como a exigência de máscaras para os clientes que não estiverem nas mesas, continuam em vigor e podem ser consultadas no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção “protocolos setoriais”. Confira os municípios que pertencem a cada Gerência Regional de Saúde no link: http://portal.saude.pe.gov.br/secretaria-executiva-de-coordenacao-geral/gerencias-regionais-de-saude


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

TIM firma parceria com startup Agrosmart para oferecer soluções de agricultura digital

 

Sempre buscando as melhores soluções para seus clientes, a TIM firmou parceria para ampliar o seu portfólio de ofertas para o agronegócio com a inclusão das soluções de agricultura digital da Agrosmart. A startup brasileira de tecnologia é especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes para o campo, gerando informações para diferentes players do agronegócio e tornando a agricultura 4.0 uma realidade. Com esse acordo, os clientes da operadora passam a contar com a expertise da agtech, indicada como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela Thrive Agtech, uma das principais aceleradoras do Vale do Silício, e única representante brasileira no Fórum Econômico Mundial de Davos 2020. 

“Estamos muito felizes por anunciar mais uma importante parceria que vai expandir nossos serviços para mais clientes de agronegócio. A Agrosmart cria aplicações inteligentes que terão impacto real no mercado agrícola. Esse acordo vai complementar o projeto 4G TIM no Campo com ofertas de soluções diferenciadas e apoiar um dos setores mais importantes para o Brasil”, celebra Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil e líder do projeto “4G TIM no Campo”. 

As soluções criadas pela Agrosmart coletam dados de diferentes fontes, como de estações meteorológicas que estarão conectadas na rede NB-IoT, sensores de solo, caderno de campo e de integrações com o legado da fazenda. Essas ferramentas analisam as informações em tempo real e geraram recomendações aplicáveis para diferentes players do agronegócio, o que facilitam e agilizam as tomadas de decisões no campo. O objetivo principal da parceria é impulsionar a agricultura 4.0, pois agora mais do que nunca é necessário mitigar questões de acesso a recursos tecnológicos e digitais para que toda a cadeia do agronegócio seja cada vez mais produtiva e resiliente. 

Líder em cobertura 4G no agronegócio, a TIM atenderá inicialmente grandes grupos agrícolas pelo País por meio de parcerias com empresas líderes de mercado, mas a intenção é ampliar o pacote tecnológico em um segundo momento do projeto, atingindo integralmente produtores de todos os tamanhos, culturas e segmentos. Além da operadora, a Agrosmart atende grandes grupos como Nestlé, Cargill e Bradesco. 

“A parceria é pioneira, pois é capaz de proporcionar, por meio das soluções de agronegócio digital, o gerenciamento ágil de toda a cadeia produtiva com monitoramento em tempo real de dados. A conectividade sempre foi um desafio para os produtores, porém o pacote de soluções Agrosmart já chanceladas pelo mercado é capaz de potencializar as possibilidades tecnológicas e ampliar a geração de novos negócios”, finaliza Guilherme Raucci, Diretor de Novos Negócios da Agrosmart.

Paulo Câmara recebe representantes dos grupos Evipar e UnitedHealth

 

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (24.09), no Palácio do Campo das Princesas, o empresário Eustácio Vieira, do grupo Evipar – Eustácio Vieira Investimentos e Participações – e representantes do grupo UnitedHealth (UGH), após a conclusão da primeira etapa das obras de ampliação do Hospital Santa Joana, entregue na manhã de hoje. A expansão consiste na construção de uma nova torre no hospital, praticamente duplicando a capacidade atual e se tornando um marco importante para a consolidação do polo médico pernambucano. 

O projeto de ampliação conta com um dos mais modernos blocos cirúrgicos do Brasil, além de disponibilizar mais 140 leitos privativos. O empreendimento tem investimento total de R$150 milhões, gerando cerca de mil empregos diretos. A previsão é de que o novo prédio esteja em total operação a partir de 2022.

Estiveram presentes ao encontro os secretários estaduais Antônio Figueira (Assessoria Especial), André Longo (Saúde) e Bruno Schwambach (Desenvolvimento Economico); o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Participaram também o diretor executivo da Evipar, Marcelo Vieira; o cofundador da Evipar, José Aécio Vieira; os diretores da United Health, Marcos Costa; o diretor executivo do Hospital Santa Joana, Alberto Cherpark; além de outros integrantes das empresas envolvidas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Olinda realiza mais um mutirão itinerante de saúde

 

A Secretaria de Saúde de Olinda realiza, nesta quinta-feira (24.9), a partir das 8h, uma nova edição do projeto Olinda Mais Saúde. A ação, que acontece na Rua do Cobre, na comunidade do Sítio do Cajá, em Fragoso – próximo ao bairro de Cidade Tabajara – vai ofertar 80 exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos (40 pela manhã e 40 à tarde), 25 citologia, 25 consultas com clínico geral.Além disso, outros serviços estarão à disposição dos moradores da área, como 40 testes rápido de HIV/Sífilis e mais 40 testes rápido de Covid-19, atualização de vacinas, orientação e avaliação nutricional, palestra sobre prevenção ao suicídio, consultório para o idoso, aferição de pressão arterial e de glicose.

Imprensa Olinda

Pernambuco anuncia novo protocolo de abertura do turismo em Fernando de Noronha

 

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), novo protocolo para abertura da Ilha de Fernando de Noronha para turistas. A medida, válida a partir do próximo dia 10 de outubro, foi divulgada pelo administrador da ilha, Guilherme Rocha. Os visitantes deverão seguir regras estabelecidas pelas autoridades de saúde do Estado. A principal delas é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19 no dia anterior ao embarque. 

“Essa abertura só vai ocorrer devido à extrema responsabilidade e seriedade do Governo de Pernambuco no enfrentamento da pandemia no Estado e, principalmente, em Fernando de Noronha, onde não se detecta contaminação comunitária desde maio. Foram impostas ações importantíssimas baseadas na ciência sob a liderança do governador Paulo Câmara, com a ajuda do secretário de Saúde, André Longo”, disse Guilherme Rocha.

Outra medida indispensável para o turista é baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing durante o período de estadia na ilha. Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, dando melhor rastreabilidade e controle da doença. Quando alguma pessoa, também usuária, sinaliza que está contaminada, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

Também será necessário aos visitantes assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago. A assinatura do termo vale também para trabalhadores e prestadores de serviço. Na saída da ilha, será necessário realizar um novo RT-PCR para que haja um controle da Vigilância em Saúde sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a viagem de retorno.

No desembarque no arquipélago serão seguidas as regras já em vigor para todos que chegam à ilha. Será feita a medição de temperatura e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. E também é necessário obedecer ao distanciamento social de 1,5 metro na área do aeroporto. Além disso, é necessário seguir as normas de higiene e segurança como uso de máscara em locais públicos, sob pena de multa caso não seja utilizada, e a higienização das mãos.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

SP: Vagamundos, um laboratório cênico

 

O CPT_SESC recebe a diretora Maria Thaís, fundadora da Cia Teatro Balagan, para coordenar o laboratório cênico Vagamundos, que acontece de 16 de setembro de 2020 a 30 de maio de 2021. As pré-inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro pelo site do CPT_SESC. A primeira etapa, Abrindo Terreiros, é aberta ao público, em encontros online transmitidos pelo YouTube do CPT_SESC (youtube.com/cptsesc), às quartas e quintas-feiras, às 14h, de 16 de setembro a 29 de outubro.

Esta primeira etapa será composta por encontros online, para exercitar a escuta de múltiplos saberes e conhecimentos que auxiliarão a reconhecer e distinguir as ferramentas e categorias que fundam os diversos pensares que convivem no Brasil nos dias atuais.

Convidados de diferentes origens, etnias e formações participam dessa primeira etapa. Neste rol, estão nomes como o poeta e músico Tiganá Santana (BA); o líder indígena, ambientalista e escritor Aílton Krenak (MG); a antropóloga, arte-educadora e artesã Sandra Benites (RJ); a filósofa Katiúscia Ribeiro (RJ); o escritor Luiz Antonio Simas (RJ); a médica Kota Mulangi Monakelembeketa, da Nação Angola (SP); o antropólogo Marlon Marcos (BA); entre outros nomes.

Entre os temas que serão discutidos estão modos de apreensão do mundo, cosmologias e cosmovisões ameríndias, encruzilhadas culturais entre candomblés, jarês e encantaria amazônica e festas e cosmos lutas.

Sobre Vagamundos - Um laboratório Cênico
Uma das principais vocações do Centro de Pesquisa Teatral é ser um laboratório permanente de criações teatrais, formação de atores e de dramaturgos.

Em Vagamundos, os participantes terão a oportunidade de estar em um lugar de observação, experimentação e produção teatral a partir de saberes e práticas pluridisciplinares. Para isto, Maria Thaís pensou um cruzamento das culturas indígenas, afro-diaspóricas, afro-brasileiras, afro-indígenas e caboclas, cruzando perspectivas e colocando-as em confronto - no sentido de situá-las diante de outras tradições cênicas (euro-ocidentais, euro-orientais, orientais, africanas, americanas).

Além da primeira etapa Abrindo Terreiros, acontecem: Talhar, em que o foco será na prática e na experimentação, com a criação e a fabricação de estudos cênicos a partir de materiais narrativos diversos – orais, gestuais, sonoros, escritos. A cada mês, o grupo selecionado receberá a visita de parentes (online ou presenciais) de mestras e mestres, sabedores, artistas de diferentes tradições - que partilham suas formas de criar e produzir, conduzindo práticas e/ou apresentando seus trabalhos; e Encantar, última etapa e momento de partilha, de tornar públicas as linguagens experimentadas no processo, durante mês de maio de 2021.


Sobre o CPT_SESC
Coordenado por Antunes Filho, o Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atores e de dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.


Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro que é referência da área teatral e formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores, além de criar 46 espetáculos, dentre os quais, Macunaíma, Antígona, A Pedra do Reino, Blanche, entre outros.

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT.

As ações podem ser conferidas no site do SescSP e nas redes do CPT_SESC.

Serviço:

Vagamundos, um Laboratório Cênico
De 16 de setembro de 2020 a 30 de maio de 2021
Inscrições mediante processo seletivo
Pré-inscrições de 8 a 22 de setembro no site www.sescsp.org.br/cpt - Grátis


Agenda dos encontros da Primeira etapa - Abrindo Terreiros: série de encontros abertos e ao vivo, com convidados de diferentes formações, etnias e origens [atividade online em youtube.com/cptsesc]. Grátis.


De 16/Set a 29/Out, quartas e quintas, das 14h às 17h

23/09/2020 - Sobre modos de apreensão do mundo, com Tiganá Santana (BA)

24/09/2020 - Sobre biomas, territórios e modos de pensar (ou, como afirma Paulo Freire, “a cabeça pensa onde os pés pisam”), com Marcia Mura (RO); Fernanda Kaingáng (Foto - RS) e Francy Fontes Baniwa (AM)

30/09/2020 - Sobre biomas, territórios e modos de pensar (ou, como afirma Paulo Freire, “a cabeça pensa onde os pés pisam”), com Nego Bispo (PI); Damiana Campos (MG) e Cacique Babau (BA)

01/10/2020 - Cosmovisões - Terra, com Ailton Krenak (MG)

07/10/2020 - Cosmologias e Cosmovisões ameríndias com Sandra Benites - Guarani (RJ) e Tsitsina Xavante (MT)

08/10/2020 - Cosmologias e Cosmo percepções africanas I - Outras ontologias - re-pensando e dispensando o que é, com Tiganá Santana (BA) e Katiúscia Ribeiro (RS)

14/10/2020 - Cosmologias e Cosmo percepções Africanas II - Outras lógicas do corpo, com Wanderson Flor (DF)

15/10/2020 - Cosmologias e Cosmo Percepções afro-diaspóricas I - Fundamentos e organização espiritual-social - as nações Angola, Jeje e Ketu, com Kota Mulangi Monakelembeketa - Nação Angola (SP), Iya Jô Brandão - Nação Jeje (MA), Iya Lindinalva Barbosa - Nação Ketu ( BA)

21/10/2020 - Cosmologias e Cosmo Percepções de cruzos, com Luiz Antonio Simas (RJ) e Sandro Guimarães Salles (PE)

22/10/2020 - Cosmologias e Cosmo Percepções nas encruzilhadas culturais entre Candomblés, Jarês e Encantaria Amazônica, com Marlon Marcos (BA) e João de Jesus Paes Loureiro (PA)

28/10/2020 - Cosmo festas e cosmos lutas – saberes em espirais, com Leda Maria Martins (MG) e Tata Lande Onawale (BA)

29/10/2020 - Poéticas do encanto, com Tiganá Santana (BA) e Pedro Cesarino (SP)

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [44]

 

Esta senhorinha da foto é a mãe da Aline Leandro Mesquita, de Catalão/GO. Ela passou por uma cirurgia delicada no começo do ano e precisa sempre de trocar as bolsas de colostomia, além de outros itens para o tratamento.

O link da Vakinha é esse aqui: http://vaka.me/1351872

Segue o depoimento da Aline:

Olá minha mãe teve que passar por um cirurgia em Janeiro teve que tirar um pedaço do intestino devido a uma diverticulite e passou a usar a Bolsa de Colostomia, estamos enfrentando dificuldades tanto para achar e para manter estamos comprando 4 bolsas por semana sao 56 reais por semana e como não temos dinheiro toda semana está cada vez mais difícil comprar então eu peço que quem poder ajudar com dinheiro ou principalmente com a doação das bolsas nos ajudaria muito, este valor da Vaquinha manterá a compra por 5 meses, estou a disposição para mais informações.

Um dia para Ibeji: acolhimento para crianças

 

Há mais de 30 anos, integrantes da comunidade tradicional do Terreiro Nagô Axé Talabi, localizado na comunidade de Paratibe em Paulista, região metropolitano do Recife, realiza uma celebração para louvar a ancestralidade, a cultura e a fé em devoção aos orixás Ibeji, orixás gêmeos que representam a prosperidade familiar a partir da chegada de novas crianças. 

Um dia para Ibejí acontecerá no próximo domingo, 27 de setembro, será ofertada para cerca de 100 famílias moradoras da própria comunidade, as senhas com os respectivos horários serão distribuídas um dia antes, no sábado (26). A programação se iniciará a partir das 8:00 horas da manhã e seguirá até as 18:00 horas. 

Tradicionalmente neste dia a comunidade se prepara uma grande festa para receber todas as crianças e receber as famílias moradoras do bairro e adjacências. Um dia inteiro é dedicado à realização de brincadeiras tradicionais como a corrida de saco, o quebra panela, a contação de histórias e apresentações de teatro, além do compartilhamento de alimentos e a distribuição dos saquinhos de doces e de muitos brinquedos. 

Este ano, diante dos desafios sociais e da grave crise causada pela pandemia, membros da comunidade do Terreiro Axé Talabi fizeram um balanço e observaram como a cultura e religiosidade afro-brasileira foram impactadas pela COVID-19. Com as atividades públicas do terreiro suspensas desde março, em respeito aos protocolos de segurança e saúde, os religiosos continuam a seguir as orientações dos orixás de não realizarem celebrações abertas e participativas, realizando apenas os rituais internos de oferendas para o fortalecimento espiritual coletivo. 

Segundo a Iyalorixá da casa Mãe Lú de Iyemanjá se faz necessário levar em conta as possibilidades de se realizar uma ação que acolhesse e ao mesmo tempo garantisse a segurança de todos, para isto uma mobilização foi aderida pelos filhos, amigos e consulentes da casa, que acionou uma rede de doações para garantir que alimentos, máscaras, kites de higiene e os tão esperados doces e brinquedos pudessem ser distribuídos. 

Senhas com horários distintos serão entregues para as famílias receberem as doações, uma alternativa para que não haja aglomeração em frente ao terreiro. Outra estratégia que será adotada é o uso obrigatório de máscaras e o respeito aos marcadores postos no piso externo do terreiro, para orientar a necessidade do distanciamento mínimo entre as pessoas. 

“Não podíamos deixar que neste dia tão importante não fosse realizado nada. Tivemos de nos reformular, mesmo não recebendo as crianças para realizarmos nossa festa como ela é, com todos juntos, estamos preparando um dia diferente, de acolhimento para amenizar as dores causadas pelas perdas e violências que temos vivido,” destaca Mãe Lú. 

Para Pai Júnior de Odé, Babalorixá e membro do conselho religioso da casa, os terreiros de religiões de matriz afro-indígenas são espaços de acolhimento, resistência filosófica, cultural e de dignidade humana. 

As experiências vividas nestes espaços têm na memória coletiva, na prática ritual e nos ensinamentos transmitidos a força necessária para que a vida se encontre com as novas formas dos novos tempos. Na visão do sacerdote o Axé (poder de realização) dos Orixás é dinâmico, capaz de nos impulsionar para novos caminhos, rumos e possibilidades, é propulsor na perspectiva de superação e de mudanças. 

“Já passamos por momentos de muitas dificuldades e crises sociais, somos frutos de uma força ancestral que se restabeleceu na dor. O Axé dos Orixás e dos Encantados é o que tem nos sustentado, desde sempre. No passado outras pandemias já assolaram as nossas comunidades. O fato é que antes, durante e depois das pandemias, precisamos de força para enfrentar o racismo, as desigualdades e a intolerância histórica que recai sobre nós,” afirma o Babalorixá. 

Desde o início da pandemia, diversos terreiros de Pernambuco têm realizados ações de solidariedade e de saúde pública, com acolhimento social. Mesmo com a publicação do decreto estadual que autorizou, com o cumprimento das diversas obrigatoriedades impostas, a reabertura dos templos religiosos no estado de Pernambuco, o Terreiro Axé Talabi, por orientação espiritual e por decisão do conselho religioso da casa, mantém as atividades participadas por grandes números de pessoas como celebrações religiosas (toques), seminários culturais, vivências e oficinas, temporariamente suspensas até que haja estabilidade e segurança para todos. 

Ônibus da linha Amparo voltam a atender a população em Olinda

 

A Prefeitura de Olinda promoveu a requalificação asfáltica dos corredores das ruas Pedro Álvares Cabral e Capivara, entre os bairros de Jardim Atlântico e Fragoso, devolvendo a mobilidade de pedestres, ciclistas e condutores de veículos. Entre os destaques, está o retorno do transporte público, com a linha Amparo (1971), beneficiando centenas de usuários. Em encontro, nesta quarta-feira (23.09), com representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte, o município articulou o atendimento do coletivo pelo antigo itinerário, atendendo a demanda da população.

Imprensa Olinda


A Oposição tem propostas para o Brasil

 



E não, nós não estamos falando de campanha eleitoral. Mas sim, de propostas para um Brasil pós-pandemia, pós-queimadas, pós-tudo-isso-daí, etc. O que intrigou muitas pessoas é que essas propostas não têm sido divulgadas - a não ser em portais de esquerda. Por isso que o Blog foi atrás dessas informações para mostrar aos nossos leitores. PT, PSol, PDT e UP nos responderam e vamos publicar aqui. Os outros partidos de esquerda se quiserem mostrar suas propostas, é só entrar em contato conosco. 



PT - Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil 

Um livro de 210 páginas e feito a dezenas de mãos mostra as propostas do Partido dos Trabalhadores para reconstruir o Brasil. Em sua apresentação, o documento afirma que “Além de reverter o processo desmonte do estado brasileiro, será necessário torná-lo mais forte e presente, capaz de responder democraticamente e de maneira eficaz às necessidades do país e aos justos anseios da maioria pobre e excluída de nosso povo”. 

Para isso, equipes foram montadas em várias frentes de trabalho. Saúde, Educação, Segurança Pública, Ação Social, Reforma Agrária, entre outras, formularam várias propostas para a retomada do crescimento do Brasil. Acesso a bens comuns como água e energia elétrica; combate ao racismo, machismo e homofobia; apoio a populações vulneráveis e a defesa do estado democrático de direito estão entre as propostas defendidas pelo partido no documento. 

O livro está disponível no site da Fundação Perseu Adamo e o pdf pode ser baixado livremente neste link: 




PDT - Diretrizes para uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento para o Brasil 

Mais do que um programa governamental (pois foi apresentado na campanha de 2018), esse plano nacional de desenvolvimento tem como objetivo principal trazer diretrizes para a sociedade. De acordo com o documento, “É estratégia porque é desenhada para o longo prazo, tem objetivos claros, sabemos onde queremos chegar, e incluirá metas ao longo do tempo”, afirma. 

As propostas têm um viés econômico de fortalecimento do Estado, com a recuperação da capacidade estatal em fazer investimentos que fomentem a geração de emprego e renda. Além disso, também de acordo com o documento, o fortalecimento do Estado também deve ajudar na melhoria da infraestrutura em itens básicos, como moradia e saneamento. Combate à Corrupção, Investimento em Ciência e Tecnologia e o fomento à Política Externa também são itens do Programa Nacional de Desenvolvimento do PDT. 

O site oficial do partido tem mais propostas: http://www.pdt.org.br/ 

PSol - plano emergencial de combate à crise sanitária, econômica e social 

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados se reuniu em Brasília e concluiu um plano de emergência com propostas para combater a crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia. Entre os principais pontos, estão a Proteção aos trabalhadores e trabalhadoras mais vulneráveis, a Retomada dos benefícios sociais e a Revogação imediata da emenda do Teto de Gastos a fim de fortalecer financeiramente o SUS. A bancada também propôs o direcionamento prioritário de recursos do Orçamento da União e a suspensão dos limites e sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso permite aos municípios e estados ampliarem o número de trabalhadores na área de saúde. 

Esse plano pode ser conferido, na íntegra, aqui: 


UP - Pontos Programáticos 

O partido de esquerda mais recente do Brasil fez uma lista de seus pontos mais fundamentais, como reestatização de empresas privatizadas, reforma agrária popular, proibição do trabalho infantil, poder judiciário com cargos eletivos. Outros pontos também listados pela UP: plena garantia à liberdade religiosa; demarcação e posse imediata de todas as terras indígenas; Implantação imediata das recomendações do Conselho de Direitos Humanos da ONU referentes à desmilitarização da Polícia no Brasil e Investigação de todos os abusos e crimes cometidos pelos agentes da ditadura; todo apoio à luta pela Memória, Verdade e Justiça. 

Esses pontos podem ser vistos no link a seguir: http://unidadepopular.org.br/programa