quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A Oposição tem propostas para o Brasil

 



E não, nós não estamos falando de campanha eleitoral. Mas sim, de propostas para um Brasil pós-pandemia, pós-queimadas, pós-tudo-isso-daí, etc. O que intrigou muitas pessoas é que essas propostas não têm sido divulgadas - a não ser em portais de esquerda. Por isso que o Blog foi atrás dessas informações para mostrar aos nossos leitores. PT, PSol, PDT e UP nos responderam e vamos publicar aqui. Os outros partidos de esquerda se quiserem mostrar suas propostas, é só entrar em contato conosco. 



PT - Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil 

Um livro de 210 páginas e feito a dezenas de mãos mostra as propostas do Partido dos Trabalhadores para reconstruir o Brasil. Em sua apresentação, o documento afirma que “Além de reverter o processo desmonte do estado brasileiro, será necessário torná-lo mais forte e presente, capaz de responder democraticamente e de maneira eficaz às necessidades do país e aos justos anseios da maioria pobre e excluída de nosso povo”. 

Para isso, equipes foram montadas em várias frentes de trabalho. Saúde, Educação, Segurança Pública, Ação Social, Reforma Agrária, entre outras, formularam várias propostas para a retomada do crescimento do Brasil. Acesso a bens comuns como água e energia elétrica; combate ao racismo, machismo e homofobia; apoio a populações vulneráveis e a defesa do estado democrático de direito estão entre as propostas defendidas pelo partido no documento. 

O livro está disponível no site da Fundação Perseu Adamo e o pdf pode ser baixado livremente neste link: 




PDT - Diretrizes para uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento para o Brasil 

Mais do que um programa governamental (pois foi apresentado na campanha de 2018), esse plano nacional de desenvolvimento tem como objetivo principal trazer diretrizes para a sociedade. De acordo com o documento, “É estratégia porque é desenhada para o longo prazo, tem objetivos claros, sabemos onde queremos chegar, e incluirá metas ao longo do tempo”, afirma. 

As propostas têm um viés econômico de fortalecimento do Estado, com a recuperação da capacidade estatal em fazer investimentos que fomentem a geração de emprego e renda. Além disso, também de acordo com o documento, o fortalecimento do Estado também deve ajudar na melhoria da infraestrutura em itens básicos, como moradia e saneamento. Combate à Corrupção, Investimento em Ciência e Tecnologia e o fomento à Política Externa também são itens do Programa Nacional de Desenvolvimento do PDT. 

O site oficial do partido tem mais propostas: http://www.pdt.org.br/ 

PSol - plano emergencial de combate à crise sanitária, econômica e social 

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados se reuniu em Brasília e concluiu um plano de emergência com propostas para combater a crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia. Entre os principais pontos, estão a Proteção aos trabalhadores e trabalhadoras mais vulneráveis, a Retomada dos benefícios sociais e a Revogação imediata da emenda do Teto de Gastos a fim de fortalecer financeiramente o SUS. A bancada também propôs o direcionamento prioritário de recursos do Orçamento da União e a suspensão dos limites e sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso permite aos municípios e estados ampliarem o número de trabalhadores na área de saúde. 

Esse plano pode ser conferido, na íntegra, aqui: 


UP - Pontos Programáticos 

O partido de esquerda mais recente do Brasil fez uma lista de seus pontos mais fundamentais, como reestatização de empresas privatizadas, reforma agrária popular, proibição do trabalho infantil, poder judiciário com cargos eletivos. Outros pontos também listados pela UP: plena garantia à liberdade religiosa; demarcação e posse imediata de todas as terras indígenas; Implantação imediata das recomendações do Conselho de Direitos Humanos da ONU referentes à desmilitarização da Polícia no Brasil e Investigação de todos os abusos e crimes cometidos pelos agentes da ditadura; todo apoio à luta pela Memória, Verdade e Justiça. 

Esses pontos podem ser vistos no link a seguir: http://unidadepopular.org.br/programa