segunda-feira, 26 de julho de 2021

Pernambuco deve receber mais de meio milhão de vacinas esta semana

 

O governador Paulo Câmara informou, nesta segunda-feira (26.07), por meio de pronunciamento, que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19. Estão previstas para amanhã as chegadas em dois voos de 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Já na próxima quarta-feira (28.07), chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo Paulo Câmara, a entrega já está confirmada pelo Ministério da Saúde, e será a maior já registrada em uma mesma semana. “Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o Estado”, afirmou o governador, que alertou a população para a importância da segunda dose. “Se você já tomou a primeira, não perca o prazo para completar a sua imunização”, finalizou.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.455.800 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

lmprensa PE

Pães & Delícias abre segunda unidade em Caruaru

 

A Pães & Delícias inaugura no mês de agosto a segunda unidade em Caruaru. A nova loja fica localizada no Bairro Maurício de Nassau, com os mesmos serviços da sua sede. Os carros-chefes da casa são o café da manhã e a confeitaria, que ganham características das sofisticadas gastronomias europeia e americana, e a padaria, com uma variedade de pães saudáveis e produzidos em um processo de longa fermentação.


O espaço do novo empreendimento da Pães & Delícias é de 300 metros quadrados, no nobre endereço do bairro Maurício de Nassau. Serão 100 metros quadrados dedicados à produção das refeições e 200 metros quadrados de atendimento aos clientes do restaurante e da padaria, que foi apontada seis vezes como uma das 100 melhores do País pelo Prêmio Baker Top 2020. A unidade tem a capacidade de acomodar até 80 clientes de forma simultânea no seu salão de refeições.


O novo espaço da Pães & Delícias oferecerá café da manhã e jantar à la carte e almoço em um buffet especial. O cliente poderá degustar de brunch, lunch, omeletes, panquecas e sanduíches naturais, além de saborear cafés ecológicos, cappuccinos, sucos da fruta e chás. “Trazemos uma confeitaria bastante atualizada com as tendências da gastronomia global e uma proposta de café da manhã com itens bastante sofisticados”, afirma o sócio Jonathas Laureano.


Os pães levam 48 horas de fermentação. O pão que você come na quarta foi preparado na segunda e o da quinta, na terça. Um processo lento, que quebra as enzimas. Faz o pão mais leve, mais digestivo e com baixo índice glicêmico. Na padaria, eles podem ser servidos com queijo de cabra, presunto de parma, tomate confitado, ao lado de um café orgânico, cultivado em solo pernambucano, em Taquaritinga do Norte. Esses são apenas alguns dos aperitivos do cardápio já conhecido da loja, que inclui ainda brioches, croissants e panetones. Sobre o almoço, a Pães & Delícias prioriza a oferta de um buffet saudável, com produtos sempre que possível oriundos da agricultura familiar, e dispõe de uma variedade de pratos e carnes nobres, como filé, salmão, camarão e risotos.

EMPREENDIMENTO

Para a nova operação, a Pães & Delícias, que é uma empresa familiar, contratou 40 profissionais, quase dobrando sua equipe atual. O empreendimento já estava nos planos da Família Laureano antes da pandemia, mas tomou forma e começou a sair do papel em julho do ano passado. “A ideia de expandir a nossa marca e conquistar novos mercados era antiga. Sempre quisemos abrir uma nova operação. Para isso fizemos um estudo de mercado, analisamos um ambiente que tivesse moradia, comércio e empresariais na vizinhança e um público consumidor interessado em produtos de maior valor agregado, similar ao perfil que já é atendido na nossa primeira unidade”, afirma Jonathas.


A trajetória da família com a panificação começou em Bonito, nos anos 70, quando o agricultor José Laureano abriu uma pequena padaria. Em Caruaru, a marca Pães & Delícias nasceu em 1992, com o espírito empreendedor de Eli James Laureano, filho do fundador dessa história, e da sua esposa Rildete Laureano. A inauguração da unidade do Bairro Maurício de Nassau marca a terceira fase da empresa, com as contribuições dos netos, o chef Jonathas Laureano e a nutricionista Raíssa Laureano.


SERVIÇO:
Endereço: Avenida Marcionilo Francisco da Silva, 60 - Maurício de Nassau, Caruaru - PE
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 7h às 21h, e no Domingo, das 8h às 21h.

Facepe tem editais de Inovação Social prorrogados

 

Inscrições prorrogadas para os editais de Redução da Pobreza Extrema e para o de Inovação Inclusiva, ambos lançados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Agora, os interessados podem fazer suas submissões até o dia 12 do próximo mês de agosto.

O edital Contribuição da Ciência e Tecnologia para Redução da Pobreza Extrema em Pernambuco, que tem o investimento de R$ 2 milhões, visa apoiar propostas que utilizem os conhecimentos a partir do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia para apoiar as políticas públicas em uma agenda inclusiva para os segmentos da sociedade, na redução de extrema pobreza, no Estado de Pernambuco. Cada projeto deverá propor estudo multidimensional com a participação efetiva de diferentes especialistas que possam atuar no tema em regime de cooperação e complementaridade.

Já o edital de Inovação Inclusiva, tem o investimento de 1,2 milhão. O novo chamamento é direcionado para Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OSs), Cooperativas de trabalho e outras instituições sem fins lucrativos, públicas ou privadas, situadas no estado de Pernambuco.

A previsão é que os resultados das submissões aprovadas sejam divulgadas no site da Facepe e no Diário Oficial no dia 04 de outubro. Propostas aprovadas serão contratadas 15 dias úteis após a divulgação do resultado.

lmprensa Secti PE

Obras da Compesa em Paudalho

 

Nesta sexta (23), o diretor Regional de Interior da Compesa, Mário Heitor Filho, vistoriou as obras de melhorias da Estação de Tratamento de Água de Paudalho. O gestor foi conferir de perto o andamento das intervenções que dará melhor capacidade de tratamento à unidade, especialmente devido ao desafio que estava sendo tratar a água captada do manancial Cursaí/Orá que ficou muito turva após as últimas chuvas ocorridas na região. O diretor esteve no local acompanhado da gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Cleice Brito, além dos gerentes de Produção e Manutenção do Interior, George Ramos e Augusto Dantas, respectivamente.

A obra, executada em menos de 30 dias, está em fase final e a perspectiva é que o abastecimento dos municípios de Paudalho, Carpina, Chã de Alegria e Tracunhaém sofram alterações, passando a receber mais água torneiras.

“A expectativa com as obras é de regularizar a operação dos sistemas integrados e reavaliar os calendários atualmente praticados nessas cidades, pois conseguiremos, através da modernização dos equipamentos, melhorar a qualidade de água o que poderá reduzir o intervalo entre os abastecimentos ”, explica o diretor.

lmprensa Compesa

No Dia Mundial do Manguezal, servidores são capacitados em Paulista

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Manguezal, comemorado em 26 de julho, servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA) participaram de uma capacitação sobre o ecossistema nesta segunda-feira (26). A atividade ocorreu no Parque Natural Municipal Acaraú, Unidade de Conservação Municipal que preserva mais de 30 hectares de manguezal em Paulista. Além de participar da aula, os servidores também realizaram o plantio do mangue vermelho e do mangue branco na área.

A qualificação foi ministrada pelo engenheiro florestal e analista ambiental da SEMA, Tiago Santos, que é especialista em manguezal e Doutor em Solos. O profissional falou da importância desse ecossistema costeiro para a preservação do meio ambiente, mostrando in loco as diferenças entre as espécies encontradas na Acaraú: Rhozophora mangle (mangue vermelho), Laguncularia racemosa (mangue branco), Avicennia sp (mangue preto, canoé) e Conocarpus erectus (mangue de botão).

O Parque Natural Municipal Acaraú é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto no 078/2018. Seu uso é restrito e é voltado para pesquisas científicas e educação ambiental, mediante autorização prévia do órgão ambiental responsável, a SEMA. Entrar em unidades de conservação de proteção integral sem autorização é proibido por lei.

A SEMA iniciou os estudos no Parque Acaraú com o objetivo de elaborar o Plano de Manejo da Unidade. Esse projeto é um importante instrumento que permitirá determinar as áreas da unidade de conservação que atenderão pesquisadores e estudantes através de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

A capacitação de hoje marca o início de uma série de programações previstas para os próximos meses, não apenas no Parque Acaraú, mas também em outras Unidades de Conservação Municipais e em todo o litoral do município do Paulista.

lmprensa Paulista PE

PCR inicia sinalização da Ciclofaixa CDU, na Zona Oeste da cidade

 











Com potencial para interligar diversos tipos de transportes e acesso ao Campus da UFPE, a nova rota cicloviária do Recife, a Ciclofaixa CDU, terá a sinalização iniciada a partir da terça-feira (27). De acordo com as pesquisas de origem e destino realizadas pela PCR, o equipamento beneficiará 755 ciclistas diariamente. Além disso, espera-se que mais pessoas sejam incentivadas a utilizar a bicicleta na área a partir da implantação. A nova rota terá conexão com as ciclofaixas Antônio Curado, Jordão Emerenciano e Várzea.

O equipamento faz parte dos 10 km anunciados pelo prefeito João Campos em maio, quando o Recife chegará à marca de 160 km de rotas cicláveis. Entre 2013 e 2021, o crescimento da malha cicloviária do Recife foi de 525%. Os projetos foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, referência mundial sobre o assunto. Com início na Rua General Polidoro, a nova ciclofaixa passará pelas ruas Emiliano Braga, Antônio Coelho e Professor Artur de Sá, conectando o Terminal Integrado de CDU à Universidade Federal de Pernambuco, garantindo a intermodalidade para quem deseja acessar o campus.

MUDANÇA DE CIRCULAÇÃO - Para viabilizar a implantação da Ciclofaixa CDU, será implantado o sentido único de circulação na Rua Antônio Coelho, no bairro da Várzea, em direção à Avenida Caxangá. A nova circulação passará a valer a partir da terça-feira (27). Os condutores que desejarem seguir em direção à UFPE poderão utilizar a Rua General Polidoro como rota alternativa. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias de mudança para orientar os condutores.

lmprensa Recife

Dia da Prevenção ao Acidente de Trabalho reforça importância de um ambiente de trabalho seguro

 

Prestes a completar 50 anos, o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho foi instituído no dia 27 de julho de 1972. A data evidencia a importância da prevenção e da necessidade de promoção de um ambiente seguro de trabalho em todos os setores produtivos. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que, no Brasil, os acidentes de trabalho graves, notificados ao Ministério da Saúde, subiram 40%.

O acidente de trabalho é aquele que ocorre no ambiente de trabalho a serviço da empresa e todo aquele que provoca lesão corporal. Perturbação funcional, redução da capacidade laboral, além de doenças ocupacionais ou relacionadas ao cargo também são considerados acidentes de trabalho. “Dados oficiais da Previdência mostram que 300 mil acidentes ocorrem anualmente. Fora os que não são registrados”, alerta o médico do trabalho que atua no SESI-PE, Luiz Regueira.

Para que os riscos sejam minimizados, o engenheiro civil e de segurança do trabalho do SESI-PE Otávio Pires alerta para que as empresas implementem normas e procedimentos, realizem treinamentos, orientações e capacitações com todos os funcionários. “Precisamos reduzir os riscos e tentar, cada vez mais, promover um local de trabalho seguro. Por exemplo: se há ruído, os gestores precisam encontrar uma forma de enclausurá-lo. Se há um produto químico, é preciso fazer um processo que sugue esse produto do ambiente”, exemplifica. “Mas de nada adianta a empresa oferecer todo esse aparato e o trabalhador não utilizar. Todos precisam cooperar”, lembra Otávio.

Para ele, o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho reforça a importância da promoção de um ambiente seguro. “O empregador não deve enxergar isso como um custo, mas como um investimento para a empresa, pois quando se investe em equipamentos, capacitações e treinamentos, o gestor está investimento na saúde do maior bem que a empresa dele pode ter: o funcionário”, avalia.

Além de ter uma política de prevenção de acidentes, o médico do trabalho Luiz Regueira orienta que toda empresa precisa realizar o monitoramento biológico e acompanhar a saúde do trabalhador, com exames médicos ocupacionais. “Esses exames devem ser feitos conforme a periodicidade que manda a Norma Regulamentadora Nº 7. Além, claro, de exames complementares, que podem ser indicadores de doenças ou de exposição a agentes químicos”, alerta.

lmprensa FlEPE

lnspiração e vida!

 

A empreendedora Luiza Meira, à frente da Frida Suculentas, junto com sua mãe, Dani Meira, figura a lista de jovens empresárias que souberam dar a volta por cima nesta pandemia. Com apenas 18 anos, Luiza fez nascer uma empresa cuja finalidade é de ajudar os pais a superarem a crise enfrentada. Surgiu a Frida Suculentas, loja especializada em plantas, com vasos decorados cuja inspiração vem de Frida Kahlo, uma das mais famosas pintoras da história, que, em seu momento de dor, ressignificou a sua realidade difícil e trágica através da pintura.

"Estamos funcionando"

 

Após meses, com atendimento restrito e/ou até mesmo, com atividades suspensas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes, pouco a pouco, voltam a funcionar em muitos estados brasileiros.

Com essa reabertura total, o empresário tem um novo desafio pela frente: atender às exigências para o funcionamento com atenção às medidas de segurança e higiene e estar preparado para receber clientes cautelosos e com novos padrões de consumo.

E para preparar esses locais de lazer da melhor forma possível, os empreendedores do setor podem contar com os produtos que a Ferreira Costa disponibiliza. Para os cuidados básicos, tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com os empresários encontrarão uma enorme gama de EPI´s como: máscaras faciais, vários tipos de álcoois, diferentes tipos de luvas, entre outras coisas.

Para a organização do salão, nas lojas do Home Center ou até mesmo no www.ferreiracosta.com, eles poderão encontrar vários tipos de conjuntos de mesa, que mais se adeque ao estilo do estabelecimento, além das vitrines para refrigerantes e sucos, onde podem ser facilmente higienizadas com produtos de limpeza básico, como detergente. Assim como tipos de toalhas e plásticos e descartáveis, que vem sendo recomendado pelo Ministério da Saúde, no lugar das louças.

Outra recomendação do Ministério da saúde é a sinalização de cada ambiente, de modo que seja possível uma separação mínima de 1m entre as cadeiras de clientes e 2m entre as mesas. Essas sinalizações também podem ser encontradas nas lojas físicas do Home Center ou no www.ferreiracosta.com.

Falando em cozinha, há um setor exclusivo na Ferreira Costa com todos os produtos necessários para essa reabertura, como freezers e conservadores, forno, fogões e liquidificadores industriais. Sem esquecer do sistema de ventilação, que também é recomendado para as cozinhas. O ideal é adquirir uma coifa e um exaustor no local..

Para o setor de hotelaria, além dos EPI´s necessários, o Home Center também dispõe de vários tipos de pulverizadores, Mop´s e aspiradores de pó para higienizar os apartamentos e áreas comuns, além do aspirador extrator que higieniza os estofados. Para a limpeza dos objetos dos quartos e dos objetos das áreas externas, eles poderão encontrar o produto Lysoform que também ajuda na limpeza de piso. Esse processo de limpeza, vem acontecendo mais minucioso e abrange locais de contatos com as mãos, como maçanetas, interruptores e torneiras.

Para as áreas de lazer, há uma recomendação do Ministério da Saúde para haver uma manutenção preventiva nas piscinas, por serem coletivas. E no Home Center, eles poderão encontrar todos os tipos de acessórios, revestimentos, iluminação e produtos de limpeza para ter o cuidado necessário com o local.

Doenças pulmonares e saúde bucal

 

A odontóloga Nathália Lacet nos informa que doenças pulmonares podem estar relacionadas à saúde bucal. "Quando não há uma boa higienização diária, as bactérias presentes na boca podem migrar para a corrente sanguínea e um dos órgãos que podem ser atingidos é o pulmão, causando problemas em sua recuperação e funcionamento", alerta. "A indicação é de visita semestral ao dentista ou em caso de alguma necessidade pontual, não protelar, mas tentar logo resolver a doença em questão", reforça a odontóloga.

Camará Shopping adota selo Pet Friendly

 

Os Pets são membros da família e, pensando na alegria de quem quer compartilhar mais momentos com seus bichinhos, o Camará Shopping decidiu transformar o espaço em Pet Friendly, a partir do dia 31 de julho.Isso quer dizer que os animais de estimação serão oficialmente bem-vindos no mall, após a adoção de diversas estratégias para integrar e manter a harmonia entre todos presentes.

Para que isso seja possível, algumas regras básicas foram determinadas para orientar os donos de pets enquanto estiverem no Camará Shopping, como: permitida a circulação de animais com até 25Kg e/ou 60cm; permitida a entrada de cão-guia; os animais devem sempre estar em guias, bolsas ou carrinhos de passeio devidamente fechados; não sendo permitido o acesso à praça de alimentação e à escada rolante (a menos que o pet esteja no colo); entre outras regras.

É importante destacar que o acesso a lojas fica a critério de cada estabelecimento e que a responsabilidade por qualquer dano causado pelo animal é total do dono/condutor. Esse é um grande momento para o Camará Shopping, e o público é essencial no sucesso dessa nova fase. Por isso, para consultar todas as regras, acesse o site https://www.camarashopping.com.br/