quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Mais de 500 mil foliões nas ruas de Bezerros

 

Considerado o carnaval mais seguro e tradicional do interior de Pernambuco, a Folia dos Papangus em Bezerros, no Agreste, atraiu mais de meio milhão de pessoas para os festejos de momo na cidade. Com o tema “Folia, Mistério e Magia”, o Carnaval do Papangu 2024 já é tido como um dos melhores da história do município. Foram quatro dias de festa, com mais de 100 atrações artísticas nacionais, regionais e locais, nos seis polos espalhados pela cidade. A festa contou ainda com polo infantil, espaço da acessibilidade, campanhas ambientais, educativas e de saúde, banhos para refrescar o calor do folião, ações de sustentabilidade, espaços para economia criativa e muito mais.

“O Carnaval do Papangu é, sem sombra de dúvidas, o maior carnaval do interior do Brasil. Este ano, nós temos orgulho em dizer que Bezerros vivenciou o maior carnaval da sua história e isso ficou evidente pelo número de foliões nas ruas, pelas atrações nacionais, regionais e locais nos seis polos de animação, pelos colorido das máscaras e fantasias e principalmente pela presença do nosso anfitrião mascarado (o papangu) em todos os dias da folia”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Em 2024, o município registrou a maior captação de recursos financeiros e apoios de toda a história do Carnaval do Papangu. Foram mais de R$ 2,4 milhões, sendo boa parte junto ao Sesc e Ministério do Turismo (através de um acordo de cooperação) e Governo do Estado de Pernambuco. Este ano, o evento contou com patrocínio da Coca-Cola e Devassa, além de empresas locais, segundo a Secretaria da Fazenda. Também houve um reforço expressivo nas forças de segurança, garantindo um carnaval de paz e tranquilidade. Foi montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE) da Polícia Militar (PM) e uso de helicópteros da Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Nosso maior sentimento é de felicidade, tanto por manter a tradição e a história do nosso Papangu, que é a principal atração dos nossos festejos carnavalescos, quanto por poder contar com a parceria e apoio de outros órgãos federais e estaduais na realização do nosso carnaval. É graças ao trabalho conjunto que nós entregamos uma festa linda, tranquila e repleta de arte e cultura. Nos despedimos do Carnaval do Papangu já nos preparando para vivenciar o São João mais tradicional do interior e com toda certeza, Bezerros espera por você de braços abertos”, concluiu a prefeita Lucielle.

O balanço prévio, segundo dados da Secretaria de Administração e Inovação, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, aponta 100% de ocupação da rede hoteleira, com geração de mais de 1.500 empregos diretos e indiretos e cadastro de aproximadamente 200 pontos autorizados para comercialização no ciclo carnavalesco (ambulantes, barraqueiros, gasoseiros, food trucks, artesãos, entre outros). Mais de 160 empreendedores foram qualificados e receberam orientação de acesso à crédito para o período carnavalesco, através da Sala do Empreendedor e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A expectativa é que mais de R$ 20 milhões tenham sido injetados na economia local e regional nos quatro dias de festa.

Os foliões contaram com o apoio de quatro pontos de saúde espalhados pela festa, com mais de 500 atendimentos, 400 fiscalizações da Vigilância Sanitária, mais de 2.500 preservativos distribuídos e mais de 300 profissionais da Secretaria de Saúde envolvidos na operação de carnaval. A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) também atuou na retaguarda do atendimento aos foliões, garantindo cuidados mais humanizados.

A Folia do Papangu também teve sustentabilidade. Por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, foram desenvolvidos os projetos EcoFolia, com a troca de lacres de latinhas por copos de plástico e a entrega de confetes biodegradáveis, bem como o trabalho de orientação e educação ambiental. O Projeto Reciclar é Massa, por sua vez, promoveu o recolhimento de óleo nas barracas de comercialização, contemplou mais de 90 recicladores com bonés, camisas, crachás e protetor solar (através do Instituto Heineken). Mais de 10 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas durante o evento.

Também houve uma parceria com o Instituto Movimento Ambiental (IMOA) para garantir a logística de destinação correta de materiais pets, vidros e latinhas. Os recicladores foram devidamente acompanhados e orientados pelos profissionais do instituto e da secretaria. Já o Projeto “Refresca Folião”, em parceria com a Secretaria de Saúde, espalhou cabines de banho em vários pontos nos polos da folia para amenizar o calorão nos dias da Folia do Papangu. Para garantir o abastecimento dos pontos, foram utilizados 60 caminhões-pipas de água.

A Secretaria de Cidadania promoveu o Carnaval da Boa Idade, contemplando mais de mil idosos de Bezerros e outras 11 cidades da região. Teve ainda campanhas educativas de combate ao trabalho infantil, visita e identificação de mais de 200 estabelecimentos comerciais com a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outras campanhas com informações e orientações sobre os direitos das mulheres e contra a LGBTQIAPN+Fobia. O Espaço da Acessibilidade atendeu mais de 100 pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

O Projeto Cuidar, por mais um ano, prestou assistência e cuidado aos filhos e dependentes dos trabalhadores do ciclo carnavalesco. Mais de 30 crianças e adolescentes foram cuidados durante os três principais dias do carnaval. A Secretaria promoveu ainda o tradicional Futebol do Papangu, realizado na terça-feira de Carnaval, no campo do Parque Poliesportivo. O tempo regulamentar foi empate com o placar de 2x2 e a disputa foi para os pênaltis. A equipe Rosa saiu vitoriosa. Mais de 44 atletas (infantis e adultos) participaram da competição este ano.

No que diz respeito à Infraestrutura, mais de 150 profissionais trabalharam nas frentes de limpeza urbana, iluminação, segurança pública e trânsito, através da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Debetrans) e equipes contratadas. Toda a operação da Folia do Papangu foi coordenada pelo Grupo de Carnaval (GT) da Prefeitura de Bezerros, com um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais.

O Carnaval do Papangu 2024 contou com transmissão ao vivo das páginas oficiais da Prefeitura de Bezerros e também da TV Pernambuco. Foram mais de 48 horas de transmissão, sendo mais de 10 horas para todo o estado, nos quatro dias de festejos. A folia já é tida como uma das maiores da história. Polos como a Praça Centenária e Cultural ganharam destaque com a descentralização de atrações de peso que, tradicionalmente, se apresentavam no QG do Frevo, mas este ano subiram em novos palcos e fizeram a festa acontecer junto aos foliões.

Imprensa Bezerros PE

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital


Mais de 172 mil famílias de Pernambuco fizeram a substituição da antena parabólica antiga pela nova parabólica digital, por meio da Siga Antenado. Agora, a entidade inicia uma nova fase de atuação, abrindo agendamento para a instalação do kit em mais 43 municípios pernambucanos, com previsão de beneficiar cerca de 75,6 mil lares.
 
Entre as novas cidades com agendamento aberto, estão: Toritama, Glória do Goitá, Taquaritinga do Norte, Passira, Panelas, Agrestina, Canhotinho, Cupira, São João e
Altinho. Veja a lista completa ao final da reportagem.
 
A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população na migração do sinal da banda C para a banda KU. Os pré-requisitos para receber a sua parabólica digital gratuitamente é ser beneficiário de algum programa social do governo federal, por meio do CadÚnico, e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
 
A substituição é necessária porque, em breve, o sinal da parabólica tradicional vai deixar de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição ficará sem assistir à TV.
 
Serviço
 
Para saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br. No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit” e informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se o agendamento já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, é só preencher um questionário para que equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o benefício. Outra opção é ligar para o ligar para 0800 729 2404, número que também funciona como WhatsApp.
 
O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Ele não solicita dados bancários, nem exige pagamento pela instalação do kit digital, que contém a antena, o receptor e o controle remoto já com as pilhas. O aparelho antigo fica com o morador.
 
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a troca dos equipamentos é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado”.
Novos municípios com agendamento aberto na atual fase de atuação da Siga Antenado:
 
 
1. Afrânio
2. Agrestina
3. Altinho
4. Amaraji
5. Angelim
6. Barra de Guabiraba
7. Belém de Maria
8. Cachoeirinha
9. Calumbi
10. Canhotinho
11. Cedro
12. Chã de Alegria
13. Cortês
14. Cumaru
15. Cupira
16. Dormentes
17. Feira Nova
18. Flores
19. Frei Miguelinho
20. Glória do Goitá
21. Ibirajuba
22. Joaquim Nabuco
23. Lagoa de Itaenga
24. Moreilândia
25. Palmeirina
26. Panelas
27. Passira
28. Pedra
29. Primavera
30. Salgadinho
31. Santa Cruz
32. Santa Cruz da Baixa Verde
33. Santa Filomena
34. Santa Maria do Cambucá
35. São João
36. São Joaquim do Monte
37. Serrita
38. Tacaimbó
39. Taquaritinga do Norte
40. Toritama
41. Triunfo
42. Venturosa
43. Vertentes

Hospital Unimed Petrolina implanta reconhecimento facial no centro cirúrgico


Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, nas mais diversas especialidades de pequenas, médias e grandes complexidades, o centro cirúrgico do Hospital Unimed Petrolina (HUP), agora dispõe de uma ferramenta tecnológica que proporciona segurança, agilidade e inovação no atendimento médico: o reconhecimento facial.

O novo sistema, que garante uma rápida identificação e só permite o acesso de profissionais de saúde registrados, consiste em mapear a imagem do rosto de uma pessoa, gravando as distâncias entre pontos específicos, baseando-se pelos olhos, boca e nariz.

Para o diretor técnico do HUP, Lúcyo Diniz, a biometria facial, além de facilitar processos e eliminar etapas, também contribui para a prevenção de infecções durante os procedimentos cirúrgicos.“O reconhecimento facial elimina a necessidade de toque em superfícies compartilhadas, promovendo um ambiente mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, reduzindo ainda a probabilidade de contaminação cruzada”, pontuou.

O diretor acrescentou ainda, que até o mês de março, todo o hospital estará funcionando com o controle de acesso por reconhecimento facial, possibilitando o registro e monitoramento de quem entra e sai do HUP.

Prefeitura de Arcoverde e SENAR abrem inscrições gratuitas para Curso de Informática Básica

Prefeitura de Arcoverde e SENAR abrem inscrições gratuitas para Curso de Informática Básica 

A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Coordenadoria da Juventude e do Programa Qualifica Arcoverde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, abre nesta quinta-feira (15), as inscrições gratuitas para o Curso de Informática Básica.

A atividade abordará conhecimentos iniciais do segmento, sendo direcionada para quem tem 14 anos ou mais e vai ser ministrada entre os dias 11 e 15 de março, nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 13h às 17h), na Casa das Juventudes. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

O ato de inscrição acontece presencialmente, na sede da Casa das Juventudes de Arcoverde, localizada na Av. Dom Pedro II, n° 330 - Centro (prédio do antigo Colégio Rio Branco). É necessário levar cópia dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência e um (01) Kg de alimento não perecível, que será revertido em doação.

Imprensa Arcoverde PE 

Bloco Liso Fica em Casa encerra folia no interior de Pernambuco


A cidade de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, está na expectativa para o Bloco Liso Fica em Casa, que ocorrerá no próximo sábado (17), encerrando a folia no interior do Estado. Este ano, o bloco completa dez anos de fundação e, ao longo de sua história, tem espalhado alegria para os foliões em oito edições da festividade.

Estão confirmadas as participações do cantor Davi Firma, Paredão da Uva, Edyshow e Ávila Larissa. A concentração será a partir das 16h, na Rua Professor Alencar, no palco principal montado no Centro da cidade, seguindo pelas principais ruas de Ibirajuba. Ao longo do percurso, haverá open bar para os foliões que adquirirem o kit, que está no valor de R$ 49,90 e está sendo vendido através do telefone (81) 9.9267-7115.

“O Bloco Liso Fica em Casa teve um início singular em 2014, quando eu perguntei ao amigo Max Rodrigues (in memoriam) sobre sua decisão de não viajar durante o Carnaval. A resposta descontraída de Max Rodrigues, afirmando que ‘liso fica em casa’, inspirou o nome do bloco. Acabei reconhecendo o potencial cativante desse lema, dando origem a uma tradição divertida que, ao longo dos anos, evoluiu de uma comemoração entre amigos para um bloco de Carnaval animado”, afirma o organizador Edilson Sobral, lembrando como surgiu a ideia do bloco.

Para acompanhar a folia, é só seguir o Instagram @blocolisoficaemcasa.

Concessionária Avelloz Motos se instala em Paulista


A concessionária Avelloz Motos está ampliando a sua área de atuação com a instalação de uma unidade em Paulista. Nesta quinta-feira (15.02), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, recebeu a responsável pelo RH da empresa, Gisleine Ferreira. O grupo, que já conta com 120 colaboradores, irá absorver mais 20 profissionais residentes no município.

"Paulista está vivenciando o seu melhor momento econômico. A credibilidade do prefeito da cidade, Yves Ribeiro, tem atraído o empresariado. Eles acreditam na gestão municipal. Além disso, as facilidades de licenciamento, a aproximação com o sistema financeiro e a localização estratégica da cidade são fundamentais nesse processo", destacou o secretário.

Imprensa Paulista PE 

Exercícios no verão envolvem atenção e precauções necessárias



A elaboração de metas e a vontade de iniciar algo novo é comum no início do ano, especialmente quando se trata da atividade física. Pois, na maioria das vezes, ela é um dos principais objetivos das pessoas. Apesar de ser uma estação muito convidativa para as férias, o verão pode se tornar um obstáculo para quem deseja começar uma rotina de exercícios físicos. Por isso, é necessário tomar algumas medidas para evitar complicações devido às altas temperaturas.

O calor excessivo pode gerar várias consequências negativas para quem faz atividades físicas no verão. Dentre elas, estão cansaço precoce, vista embaçada, desmaios - em decorrência das possíveis quedas de pressão - ou até mesmo o aumento da frequência cardíaca. Segundo o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Rio de Janeiro, Diogo Van Bavel, para evitar essas e outras possíveis adversidades é fundamental ter atenção, principalmente, com a hidratação do organismo.

"O indicado é que o indivíduo procure se hidratar sempre que sentir sede, podendo ingerir 500 ml de água 30 minutos antes das práticas ou 250 ml a cada 30 minutos. Quantidades acima destas não são indicadas porque podem causar a sensação de estômago cheio. Também se deve utilizar roupas leves, que permitam a transpiração e a troca de temperatura com o meio externo, e a alimentação deve ser a mais leve possível.

 Frutas, por exemplo, são ótimas opções já que contém água e são digeridas mais facilmente”, recomenda.
Além disso, o horário escolhido para a prática dos exercícios é outro ponto que requer vigilância. É aconselhável que se escolha um momento em que não haja tanta incidência solar como manhãs e finais de tarde. Como por exemplo, atividades até às 10h e após às 16h, pois permitem maior duração do treinamento. O uso do protetor solar e o ato de refrescar a pele com água durante o treino em dias muito quentes - para aumentar a perda de calor por evaporação - são fatores que também contribuem para as melhores condições de exercício nessa estação do ano.

Agenda da semana na Sala de Reboco

*BOA TARDE, NAÇÃO FORROZEIRA.*

O CARNAVAL ACABOU. AGORA É FORRÓ!
SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada *
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar!


Encantos Artesanais é atração no Caruaru Shopping


O Caruaru Shopping estará sediando, a partir do dia 16 de fevereiro, o Encantos Artesanais. O evento acontecerá próximo à entrada da academia, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 12h às 21h. 

O público que visitar o espaço vai conferir uma incrível variedade de itens, incluindo souplast de tecido e crochê, tapeçaria ponto ruso, luminária PVC, saboaria e cosméticos artesanais, quadros em MDF, bolsa de pedrarias, de palha e crochê, almofadas em petwork, fuxico e bonecas, além de brownies e doces artesanais.

“O visitante terá uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de artesãs locais, que se dedicam a produzir peças únicas e de alta qualidade”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Palestra na Faculdade Senac aborda o uso de dados e Inteligência Artificial no marketing


A Faculdade Senac promove nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a palestra "Tendências do Marketing 6.0: Antecipar Comportamento do Consumidor Utilizando Estratégias Inovadoras com Dados e Inteligência Artificial". O encontro, marcado para as 19h no salão de eventos da instituição, é gratuito e contará com a participação de duas especialistas em marketing digital e inteligência de mercado. Para participar, basta se inscrever pelo site https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3536.

A palestra se propõe a explorar as tendências emergentes no marketing, destacando a importância de adotar estratégias inovadoras e adaptativas para se manter relevante em um mercado digital em constante transformação. Entre os tópicos a serem abordados, destacam-se a personalização e experiência do cliente, a automação de marketing, o uso do Big Data na tomada de decisão, a interatividade por meio de chatbots e a análise preditiva para prever tendências de mercado.

O encontro contará com a presença de Priscilla Mendes e Rafaella Nascimento, professoras do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Senac. Priscilla é mestra em Inovação e Desenvolvimento e especialista em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já Rafaella é mestra em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE), com doutorado em andamento em Ciência da Computação pela UFPE.

Segundo a coordenadora do curso de ADS da Faculdade Senac, Heloysa Oliveira, o uso de estratégias inovadoras com dados e inteligência artificial no marketing tem revolucionado a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e conduzem suas campanhas publicitárias. "Com o avanço da tecnologia e o acesso a grandes volumes de dados, as organizações podem agora entender melhor o comportamento do consumidor, personalizar suas mensagens e prever tendências de mercado com maior precisão do que nunca", explica.

SERVIÇO
Palestra sobre marketing com uso de dados e IA
Data/horário: dia 15 de fevereiro, às 19h 
Local: Faculdade Senac (salão de eventos - 22º andar)
Endereço: Rua do Pombal, nº 57, Santo Amaro, Recife
Inscrições gratuitas pelo site:
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3536

Agenda do Teatro RioMar ainda reserva comédia e concertos para fevereiro


No pós-Carnaval, a agenda do Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, ainda reserva momentos especiais para fevereiro, com stand up comedy e concertos. Para quem curte show de comédia, Paul Cabannes está de volta à capital pernambucana apresentando as percepções culturais de um francês com alma de brasileiro no palco. Já o projeto Candlelight traz dois concertos neste mês: O Melhor de Vivaldi e Tributo a Coldplay.

*Paul Cabannes*
Depois do sucesso da passagem pelo Recife no ano passado, Paul Cabannes volta a se apresentar no Teatro RioMar no dia 25 de fevereiro, às 20h, com o show “Alma de Brasileiro”. Sucesso nas redes sociais e após uma década morando no Brasil, o francês compartilha a sua visão peculiar da cultura brasileira, contando histórias vividas por ele sobre os hábitos brasileiro, com muito humor. 

Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. 

*Candlelight*
O projeto Candlelight terá, ainda, duas apresentações no Teatro RioMar em fevereiro, ambas no dia 29 de fevereiro. Às 19h, acontece o concerto Candlelight: O melhor de Vivaldi. Já às 21h será a vez de Candlelight: Tributo a Coldplay. O projeto Candlelight entrega a magia de uma experiência musical ao vivo iluminada por luz de velas.

Os ingressos para cada concerto custam a partir de R$ 50 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android.

Anderson Correia pede criação da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil no Agreste


Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, e o vereador Anderson Correia (PP), engajado nesta causa, que é uma das bandeiras de seu mandato, solicitou por meio de requerimento (nº 225/2024), a criação da Frente Parlamentar de Combate a Câncer Infantil no Agreste. 

A iniciativa tem o objetivo de integrar as diversas câmaras da região, com debates e levantamento de soluções, por meio de políticas públicas, a serem aplicadas nos municípios, para crianças com câncer de terem acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento do câncer e a cuidados centrados na família para suportarem o longo período desde o diagnóstico até a alta médica.

“Essa é uma causa que tenho grande apreço e luto desde o início do mandato. Precisamos olhar para essa pauta, algo que estamos fazendo com afinco na busca por credenciar o ICIA no SUS, que dobrará o número de UTI’s pediátricas na região. Nesta data tão importante na luta contra o câncer infantil, a Frente Parlamentar chega com o intuito de ser um marco para o progresso desta bandeira, reunindo parlamentares e representantes do Poder Executivo e Legislativo para mobilizar a implantação de medidas adequadas para aumentar as chances de sobrevida do câncer infantil”, destacou Anderson.

Médico dá dicas de como restabelecer a saúde mental e física pós-carnaval


Após o período de Carnaval, muitas pessoas podem sentir-se exaustas, tanto mental quanto fisicamente, devido ao excesso de atividades, falta de sono adequado e possíveis excessos alimentares e de consumo de álcool. O Dr. João André Sampaio, psiquiatra com especialização no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, traz algumas considerações, ressaltando que é preciso identificar alguns sintomas como:

1. Fadiga extrema.
2. Irritabilidade e mudanças de humor.
3. Dificuldade para se concentrar.
4. Dores musculares e articulares.
5. Insônia ou alterações no padrão de sono.
6. Sentimentos de ansiedade ou tristeza.

O médico destaca também que algumas dicas são importantes para restabelecer a saúde física e mental:

1. Descanse: Priorize o descanso e tente recuperar as horas de sono perdidas durante o Carnaval. Estabeleça uma rotina de sono regular.
2. Hidratação: Beba bastante água para ajudar na desintoxicação do corpo e na recuperação física.
3. Alimentação saudável: Opte por refeições leves e balanceadas, ricas em frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos.
4. Exercício físico: Pratique atividades físicas moderadas para estimular a circulação sanguínea, aliviar a tensão muscular e melhorar o humor.
5. Relaxamento: Dedique tempo para atividades relaxantes, como meditação, ioga ou respiração profunda, para reduzir o estresse e a ansiedade.
6. Limitação de estímulos: Evite o excesso de estímulos, como redes sociais, televisão e videogames, que podem sobrecarregar ainda mais sua mente.
7. Busque apoio: Se os sintomas persistirem ou piorarem, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para orientação e apoio.

Priorizar essas condutas ajudará na recuperação gradual da saúde mental e física após o Carnaval, promovendo bem-estar e equilíbrio, finaliza Dr. João André Sampaio.

Neoenergia retirou cerca de 700 ligações clandestinas durante o Carnaval pernambucano em 2024


A Neoenergia Pernambuco atuou de forma intensiva contra o uso de ligações clandestinas durante o Carnaval deste ano. Nos quatro dias de folia, foram realizadas mais de 12 mil ações de segurança junto aos foliões de todo o Estado. Equipes da distribuidora também retiraram aproximadamente 700 ligações clandestinas realizadas por barraqueiros, promotores de eventos ou mesmo comerciantes informais. Essas ações tiveram como finalidade a utilização correta e segura da energia elétrica, eliminando assim a possibilidade de acidentes junto aos milhões de pernambucanos e turistas que aproveitaram os dias de Momo.

O local com o maior número de ligações clandestinas identificadas e retiradas foi o Recife, com 323 gambiarras. Em Olinda foram identificadas mais 269. No Litoral Norte, 39. Em Bezerros e Pesqueira, dois dos principais polos carnavalescos do Estado, técnicos da concessionária desligaram 35 ligações irregulares. As demais ligações foram encontradas nas demais cidades pernambucanas.

“No total, contamos com mais de 800 profissionais espalhados pelos principais polos carnavalescos durante os quatro dias de festa para garantir o fornecimento de energia e, de forma mais enfática, a segurança do folião. A retirada das ligações clandestinas evita possíveis acidentes que poderiam transformar a festa em luto”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.

Ao mesmo tempo em que promoveu a retirada de gambiarras ligadas diretamente à rede de distribuição, técnicos da Neoenergia Pernambuco também trabalharam intensamente para atender aos cerca de 1,5 mil pedidos de ligações provisórias para o período. 

“A ligação provisória é a forma correta de se utilizar a energia por um curto período. Realizamos uma série de ações preventivas para ajudar os comerciantes e produtores de eventos a fazerem as solicitações, inclusive com a disponibilização de agências móveis nos polos carnavalescos para facilitar os pedidos. Por isso alcançamos a marca de 1,5 mil ligações realizadas dentro dos padrões de segurança do setor elétrico”, afirmou a supervisora comercial da Neoenergia Pernambuco, Mariana Cordeiro.

Imprensa Neoenergia Pernambuco 

Sudene se une a tribunais de conta estaduais para aperfeiçoar implementação de ações de combate à desertificação


Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) será parceira de tribunais de contas estaduais para monitorar a implementação de ações locais para combater o avanço da desertificação na região do semiárido. A participação da autarquia foi discutida hoje (15) durante apresentação dos resultados da Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, realizada pelas equipes técnicas das cortes da Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

“O tema precisa de uma ação governamental coordenada. Não há órgão mais indicado para isso do que a Sudene. Por isso, viemos apresentar os trabalhos feitos e suas conclusões”, avaliou o conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Fernando Catão. Os achados de autoria indicados pelo levantamento apontam deficiências na implementação das Políticas Nacional e Estaduais de Combate à desertificação. Em um panorama geral, os estados avaliados apresentaram dificuldades com a governança de ações desta temática - incluindo o monitoramento e avaliação de iniciativas - além da ausência de medidas de combate à desertificação por meio da agricultura familiar e de tecnologias sociais hídricas. 

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Carlos Neves, defendeu uma postura mais pragmática dos estados para transformar as propostas em realidade. “Em alguns estados, existe a estruturação da política pública, mas não existe a efetivação dela, fazendo-a chegar nas pessoas. Por isso que os tribunais realizaram essa verificação. É preciso que os estados e a federação atuem de forma coordenada. E é aqui que entra a Sudene, nordestina que é, com o planejamento e a execução desta ação para combater a desertificação do semiárido”, explicou. 

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, é preciso transformar o combate à desertificação em uma agenda de estado, desdobrando-a em ações efetivas. “Nós não escolhemos esta pauta. Ela já foi imposta pela necessidade da agenda global da sustentabilidade. E isso é uma janela de oportunidade para o Nordeste. Por isso, a Sudene vai dar sequência ao diálogo já estabelecido pelo Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, para que possamos apoiar os estados e municípios para atualizarem seus planos de combate à desertificação. Além disso, queremos instalar comissões de acompanhamento e monitoramento destes instrumentos e ajudar os estados para que elaborem projetos de captação de recursos”, adiantou o gestor. 

Também estiveram presentes o diretor de planejamento da Sudene, Álvaro Ribeiro; o conselheiro do TCE-PE, Ranilson Ramos, além de técnicos da autarquia e dos tribunais. 

Confira os resultados da auditoria: https://portal.tcu.gov.br/auditoria-operacional-regional-coordenada-em-politicas-publicas-de-combate-a-desertificacao-do-semiarido.htm.

Imprensa Sudene 

Aulas municipais de Belo Jardim retornam com conquista de uma nova escola para a cidade


Reforçando o compromisso com a educação de Belo Jardim e começando o ano letivo municipal com o pé direito, a Gestão Gilvandro Estrela realizou, nesta quinta-feira (15), a solenidade de apresentação da municipalização da Escola Estadual Tomas Alves. A unidade de ensino, localizada na rua Agamenon Rodrigues Caraciolo, bairro São Pedro, foi cedida pelo Governo de Pernambuco à Prefeitura de Belo Jardim.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; secretários municipais; vereadores; servidores da Educação, além de pais e alunos da nova escola. Uma das mães participou da solenidade e externou a satisfação de ver sua filha na mesma escola em que estudou. “É um prazer estar aqui, representando os pais dessa escola, para expressar minha gratidão com todos os profissionais que cuidam e acolhem minha filha tão bem neste espaço. É extremamente reconfortante saber que minha menina está num ambiente que contribui pra o seu desenvolvimento. E essa alegria se torna ainda maior, por ver ela num espaço onde eu também já fui aluna e pude aprender muito", disse Dayana Michelle.

O novo espaço irá beneficiar mais de 600 alunos matriculados, que estavam divididos na Escola Batista e Escola João Paulo I. Inicialmente, seis salas serão disponibilizadas e as aulas serão ofertadas nos turnos da manhã, tarde e noite. Esta é a segunda escola estadual a ser municipalizada. A primeira foi a Escola Estadual Padre
Giovanni, em 2023, atualmente, conhecida como Escola Municipal de Ensino Integral Professora
Dulce Ramos, no bairro Bom Conselho.

"Em 2022, nós tínhamos 6.500 alunos matriculados. Hoje, temos mais de 12.000 alunos. Isso mostra que os pais confiam na qualidade das escolas municipais de Belo Jardim. E o compromisso em oferecer o melhor ensino e estrutura aos nossos alunos continua. Nosso objetivo é fazer dessa escola também uma unidade de ensino integral. Seguiremos trabalhando para construir uma nova história para Belo Jardim", afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

Imprensa Belo Jardim PE 

Projeto Cirandar, da Casa Criatura, vence o desafio “Saneamento do Futuro - Rio Sem Plásticos” com iniciativa sustentável para Recife e Olinda

 

Na busca por um futuro consciente e regenerativo, a Casa Criatura, que é referência em design e makerspaces, com sede em Olinda, desenvolveu o projeto Cirandar, um laboratório de educação e design circular que aborda os desafios relacionados ao saneamento básico e à gestão de resíduos na cidade do Recife e de Olinda, cuja região é conhecida por sua vasta hidrografia, já que possui mais de 100 riachos urbanos e três bacias hidrográficas locais. Essa iniciativa, em sintonia com a Ao Vento, e pautada nos princípios dos 3R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar-, venceu recentemente o desafio “Saneamento do Futuro: Rio Sem Plástico”, na categoria Social, proposto como chamada pública pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A proposta, voltada à diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos, leva em consideração alguns números expressivos. “Enfrentamos um problema global que se chama resíduo. Produzimos mais de 400 milhões de resíduos plásticos por ano. No âmbito local, percebemos que estamos diante de desafios críticos no saneamento básico e na gestão dessas sobras. Em Pernambuco, apenas 30,8% da população tem acesso ao esgoto e 81,7% à água tratada. O descarte inadequado de resíduos na Região Metropolitana do Recife compromete a saúde, desencadeando doenças como a dengue. Isso também contribui para inundações e poluição de recursos hídricos, agravando o impacto ambiental”, explica o idealizador da Casa Criatura, Isac Filho.

O Cirandar chega como uma solução destinada à poluição plástica nos corpos hídricos, buscando atuar de forma colaborativa com catadores, instituições e comunidades escolares para transformar tal material em móveis utilitários e pontos de coleta. A ação está centrada na participação ativa da comunidade na prototipação dos artefatos, com o envolvimento da rede educacional para a promoção de uma consciência para a preservação ambiental. “É de grande importância reforçar que esse projeto também tem impacto cultural, ao incentivar novos hábitos e potencial de replicação, e impacto econômico relevante como oportunidade de mercado e modelo para indústrias locais ao aproveitar matéria-prima plástica abundante”, completa, Juliana Rabello, também idealizadora da Casa Criatura.

O foco do laboratório, com turmas a partir de meados de fevereiro, reside na criação de artefatos reciclados de código aberto (open source), cuja variedade inclui a criação de mesas, cadeiras e lixeiras, entre outros utilitários. “Esses itens buscam incentivar o senso de pertencimento e uma abordagem mais responsável ao meio ambiente, com a participação ativa da comunidade escolar e população local na construção do material que será utilizado por elas”, pontua Jessica Lobo, da iniciativa co-criadora Ao Vento, responsável pela captação de recursos, sistematização e documentação das atividades que serão executadas.

Para garantir a sustentabilidade da iniciativa é necessário envolver outras instituições, desde governamentais, por meio do apoio de prefeituras, secretarias e agências de fomento, ou mesmo iniciativa privada ou do terceiro setor, através do suporte de organizações locais e internacionais. A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooncecipe), em Olinda, participa deste projeto e será um importante agente na cadeia de suprimentos dentro do ciclo de Economia Circular. Já a Global Innovation Gathering (GIG), uma parceira internacional, é uma comunidade internacional que reúne makerspaces, centros de inovação, hackerspaces e centros comunitários para a transformação positiva dos lugares por meio de iniciativas tecnológicas e de código aberto, que também participa do Cirandar.

Incentivo normativo e garantias

A solução proposta pelo Cirandar está alinhada com as políticas públicas que incentivam a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos no Brasil. A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece como objetivos a prevenção e a redução da geração de resíduos, a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e a implementação da logística reversa, na responsabilização dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pelo ciclo de vida dos produtos.

Além disso, a outra Lei nº 14.260/2021 cria mecanismos de incentivo fiscal à indústria da reciclagem e fundos específicos para financiar projetos voltados à reciclagem (Favorecicle e ProRecicle). Essas iniciativas legislativas visam estimular o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados, e promover a economia circular, que é um modelo de desenvolvimento que busca preservar e melhorar o capital natural, otimizar o aproveitamento dos recursos e minimizar os riscos ecossistêmicos.

Outros números

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo. Cada brasileiro produz cerca de 1kg de lixo plástico por semana. Das 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas, somente 145 mil toneladas são recicladas, ou seja, 1,3% do lixo plástico gerado no Brasil é reciclado. Não o bastante, 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular. E mais: 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários. Um volume em torno de 1 milhão de toneladas não é recolhida no País.

Sobre a Casa Criatura

Com uma sólida bagagem em design e criação de laboratórios de inovação desde 2019, a Casa Criatura destaca-se por suas colaborações internacionais e pela notável iniciativa de fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a pandemia de 2020, que envolveu a rede internacional Careables, demonstrando resiliência na solução dos problemas vividos naquele período de emergência. Em 2023, em parceria com o Instituto Procomum, da Baixada Santista (SP), a Casa Criatura liderou o Lab Tempestade Olinda, um laboratório dedicado à prototipagem e discussão de soluções para desafios climáticos vividos pela cidade. Também no ano passado, assumiu o papel de uma das organizadoras do V.U.C.O (Viver o Urbano Caminhando e Ocupando), um laboratório aberto que redefine a experiência de habitar e ocupar as ruas do Centro do Recife. Essa iniciativa única, desenvolvida em parceria entre a cidade do Recife e Nantes, na França, envolve instituições governamentais e agências de desenvolvimento como a Aries (PE) e Samoa (FR). Mais informações: @casacriatura.

​Última noite do Garanhuns Jazz Festival consolida sucesso de mais uma edição do evento

 

A noite de terça-feira (13) de Carnaval teve muita energia e talentos musicais com o encerramento do Garanhuns Jazz Festival. Ao longo de quatro dias de celebração à música, o evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, trouxe mais de 40 artistas de todo o Brasil, além de atrações internacionais, para preencher o feriado de quem fugia da folia tradicional do período.

“O Garanhuns Jazz Festival foi um sucesso mais uma vez. Temos um grande público para este estilo musical, muita gente de outras cidades e estados que ficou encantada com o que viu aqui. O balanço que nós fazemos é o melhor possível”, diz a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino. O festival contou com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais e produção executiva da produtora Promundo, além de apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe.

A última noite do GJF contou com os garanhuenses Fábio Aladdin Trio e Karla Cybele, que realizaram uma apresentação com clássicos do jazz. Em seguida, a Guitar Night homenageou o vocalista e guitarrista da banda Blues Etílicos Greg Wilson, referência do blues no Brasil. O tributo contou com a participação de Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA) e Olegário Lucena (PE). A produção do Jazz Festival também prestou homenagem ao artista e músico garanhuense Maurílio Matos.

Laretha Weathersby, cantora estadunidense, fez o público dançar ao som do blues e do soul ao lado da Bruno Marques Band. Sem deixar a barreira do idioma interferir em sua presença de palco, a “Chicago Blues Diva” encantou o público do Garanhuns Jazz Festival. Por fim, a noite foi encerrada com animação ao som dos Serial Funkers e de Ivan Barreto, ambos em seu segundo show nesta edição do evento — desta vez, em tributo ao pioneiro da Soul Music, Ray Charles.

Além do cenário cultural, o Jazz Festival movimentou a economia e a gastronomia de Garanhuns. A festa não ficou restrita à Praça Mestre Dominguinhos, e após os shows, os restaurantes da cidade foram palco para as ‘jam sessions’, onde os músicos e público do evento puderam ter uma experiência mais intimista.

As edições de 2023 e 2024 do Garanhuns Jazz Festival provaram que o evento tem sido um sucesso contínuo. A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e seguiu na cidade até o ano de 2015. Após cinco anos sediado em Gravatá e um hiato de dois anos pela pandemia da Covid-19, o evento foi retomado pela prefeitura de Garanhuns, em 2023.

“Em 2023, tivemos um grande retorno e, este ano, crescemos ainda mais, com muitos artistas de todo o Brasil e do exterior, além da representação de Garanhuns no palco. No próximo ano, a expectativa segue muito boa: teremos uma edição ainda maior, melhor e com atrações para todos os gostos”, finaliza a secretária Sandra Albino.

Prorrogada as inscrições para 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Caruaru

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em conjunto com o Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural Sustentável, prorrogou as inscrições para 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Caruaru. Os interessados podem confirmar a participação até o dia 23 de fevereiro.

A 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Caruaru será no dia 26 de fevereiro, iniciando às 9h, na Secretaria de Educação e Esportes, no antigo prédio da Fafica. O Tema deste ano será: “Novas Ruralidades: diálogos necessários para efetivação do desenvolvimento socioambiental sustentável e da soberania alimentar”.

O encontro terá o objetivo de debater o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), buscando ampliar e fortalecer apontamentos previstos no PMDR, bem como prospectar novas políticas públicas para o município, com os representantes civis e municipais. Dessa forma, garantindo transparência e comprometimento para o efetivo desenvolvimento rural de toda população residente nas respectivas vilas rurais.

As inscrições são feitas exclusivamente por meio do link: bit.ly/conferenciarural .

Imprensa Caruaru

Após ‘nevar’ no Carnaval, vereador do Cabo de Santo Agostinho critica folia na cidade: “Não existiu”

 

Vereador e pré-candidato ao cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Jamerson Batera fez sucesso ao aderir ao cabelo “nevou”, ou seja, descolorido, para o Carnaval. Afinal, foram mais de meio milhão de visualizações no vídeo publicado anunciando o novo penteado. Porém, nem tudo foi motivo para sorrir nos dias de folia, na visão de Jamerson. Ele fez duras críticas à elitização das festas no município.

“O Carnaval não existiu na cidade. Foi focado em blocos fechados, ou seja, pagos, e a população de baixa renda não tem condições de fazer esse investimento. É motivo de muita tristeza não poder comemorar um Carnaval popular, democrático, nas ruas, para as pessoas que gostam de brincar. Elas não têm condições de pagar um abadá”, disse Jamerson Batera.

Ainda de acordo com o vereador, a gestão municipal patrocinou mais de 80% dos blocos particulares no Cabo de Santo Agostinho, “forçando” a população local que não têm condições de comprar os famosos camarotes a buscar outros espaços para curtirem a festa, como Recife e Olinda.

“A atual gestão desgoverna, não pratica a inclusão e mais uma vez dá aula de como excluir as pessoas e como ser uma verdadeira falta de administração. Apesar de toda alegria, toda beleza que a população do Cabo tem, e demonstrou nesses dias, precisamos dizer que, infelizmente, no Cabo, o Carnaval só aconteceu para quem pagou”, concluiu Jamerson.

QUEM É JAMERSON BATERA

Pré-candidato a prefeito do Cabo, Jamerson Batera nasceu em 1980, na própria cidade onde participará da eleição. De origem humilde, da periferia, foi uma das vítimas da violência do município. Em 2005, quando trabalhava como garçom, recebeu cinco tiros no bar onde atuava, em um engano do criminoso, que confundiu o então jovem negro com um rival de facção.

Jamerson tem passagens pela Prefeitura do Recife, como gerente de programas e projetos, já foi chefe de gabinete de Anderson Bocão e, em 2020, se candidatou a vereador, sendo o mais votado na categoria dos que tentaram o primeiro mandato. Agora, será candidato às eleições para prefeito, no fim de 2024.

Anadem apoia decisão judicial que altera a expressão “erro médico”

 


O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e outras associações médicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), identificaram uma incorreção na nomenclatura das ações judiciais emitidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os processos que implicavam a área da saúde eram intitulados de “erro médico”e Tal denominação além de prejudicar os médicos, abria margem para interpretações e julgamentos antecipados dos pacientes e à perda de credibilidade da profissão. Sendo que, na maioria dos casos, comprova-se o contrário do que é sugerido.

Em 2023, as entidades ingressaram com um pedido de providências junto ao CNJ para a mudança do termo. A questão foi discutida com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, que entendeu que a solicitação era necessária para proteger os profissionais da saúde e para melhorar a segurança do paciente. Agora, o “erro médico” será substituído por “em danos materiais ou morais decorrentes da prestação de serviços de saúde".

O presidente da Anadem, Dr. Raul Canal, reitera que a decisão da Justiça é favorável à classe médica, visto que os erros não só acontecem por parte dos médicos. “Dentro da expressão ‘erro médico’ carrega consigo um verdadeiro estigma negativo à figura do médico. O erro em um procedimento pode ser cometido pelos profissionais de saúde que estão trabalhando ou pelo próprio hospital. A medicina não é uma ciência exata, mas sim, uma prática que envolve muitas imprevisibilidades”, afirma Canal.

A mudança de nomenclatura é um passo importante para a criação de um ambiente mais justo e transparente para a resolução de conflitos relacionados à saúde. Ela contribui para a proteção dos profissionais da saúde e para a melhoria da segurança do paciente.

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

Nevou e agora precisa voltar à cor original? Natura Lumina apresenta nova linha de tratamento para o Brilho e Proteção da Cor

 

Natura Lumina, marca especialista em cabelos da Natura, apresenta um novo sistema de tratamento para os cabelos tingidos e opacos: a linha Brilho e Proteção da Cor, que prolonga a cor dos cabelos por até 10 semanas e reforça o brilho intenso por até 24 horas. Com ação antidesbotamento, a linha também trata a cutícula formando um escudo protetor contra agressões externas e raios UV em 4 passos que irão revitalizar, proteger e blindar os fios contra agressões externas e raios UV.

Os produtos possuem em sua formulação ativos como a exclusiva Biotecnologia Pró-teia de Natura Lumina, uma proteína vegana que regenera os fios danificados de dentro para fora, deixando os cabelos 2x mais fortes, e Esqualano Vegetal, que atua na blindagem dos fios e proporciona proteção da coloração, oferecendo maciez, facilitando o desembaraço, reduzindo o frizz e entregando 3x mais brilho ao cabelo.

O uso da linha completa garante a máxima potência dos resultados, conheça os produtos, seus benefícios e a ordem e modo de uso:

Passo 1: Shampoo revitalizante - 300ml (R$42,90)Ajuda a remover os resíduos do dia a dia que se acumulam no couro e no fio.

Modo de uso: aplique nos cabelos molhados massageando o couro em movimentos circulares para ação do produto. Enxágue na sequência.


Passo 2: Condicionador protetor - 300ml (R$45,90)

- Combate a porosidade;

- Deixa os fios 8x mais macios, brilho intenso e duradouro.

Modo de uso: Aplique o condicionador nos cabelos úmidos evitando a raiz. Enxágue.

Passo 3: Máscara de Blindagem – 220ml (R$65,90)

- Blindagem e proteção da cor;

- Preenche a cutícula;

- Ação antidesbotamento;

- Cabelos 7x mais hidratados;

- Brilho intenso e duradouro;

- Blinda contra agressões diárias



Modo de uso: aplique a máscara nos cabelos molhados evitando a raiz. Deixe agir por 3 minutos e enxágue. Use de 1 a 3 vezes por semana.



Passo 4: Spray anti desbotamento e brilho – 150ml (R$66,90)Prolonga a cor por até 10 semanas;
Brilho intenso por até 24 horas;

Ação anti desbotamento;
Proteção UV;
Intensa ação antifrizz;
Proteção térmica;
5x menos pontas duplas.

Modo de uso: Aplique o spray nos fios úmidos ou secos, do comprimento às pontas. Reaplique sempre que achar necessário. Sem enxágue.

Os produtos da linha Brilho e Proteção podem ser encontrados com as Consultoras de Beleza Natura, também em ambiente digital, no e-commerce ou nas lojas físicas da marca e nas franquias Aqui Tem Natura.