domingo, 21 de março de 2021

21 de março marca o dia Internacional contra a Discriminação Racial

 

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e da Coordenadoria de Igualdade Racial de Paulista (CIR) vem desde o dia 01 de março reforçando a campanha ‘Racismo é Crime. Denuncie!’, nas redes sociais. O objetivo é chamar a atenção sobre o tema e também atuar na luta por uma sociedade mais justa com igualdade de oportunidades para todos.

Você já parou para pensar como as palavras racistas ajudam a perpetuar esse mal em nosso pais? Já percebeu também quantas vezes reproduzimos, mesmo sem querer, expressões e termos racistas que reforçam esses estereótipos?

Denegrir, Mercado Negro, Criado Mudo, A coisa Tá Preta, Lista Negra, Dia de Branco… Se você fala um desses termos, mesmo sem querer você está sendo racista e perpetuando esse ciclo de injustiça.

A língua brasileira ainda preserva resquícios de uma sociedade com base escravocrata, termos e palavras que espelham o racismo ainda são reproduzidas diariamente, não só pelos cidadãos em conversas rotineiras, mas também pelas instituições do Estado e poder judiciário.

Lutamos contra o racismo porque compreendemos que consiste numa prática de dominação que oprime negros no Brasil. Negar o racismo é negar a história de resistência do povo negro, ou seja, é tornar a violência invisível.

Para ajudar na identificação de palavras e termos racistas, compartilhamos uma cartilha produzida pela Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), que traz 13 páginas conscientizando para o uso de termos que incitem racismo.

Baixa aqui a Cartilha:


“Precisamos nos somar à luta antirracista e não desprezar a experiência social africana, pois ela marca e caracteriza a sociedade brasileira, transmitindo elementos culturais e políticos. São esses elementos que fazem do Brasil um país com uma intensa ancestralidade negra e uma cultura tão rica e diversa”, afirma a Coordenadora de Igualdade Racial Nathalia Valeska.

Racismo é Crime. Denuncie!


Disque Racismo 100
Polícia 190
Coordenação de Igualdade Racial do Município do Paulista – igualdaderacial.social.paulista@gmail.com



lmprensa Paulista PE

Bezerros: Dados da Covid-19 são atualizados

 

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, realizou uma auditoria interna de transparência da Covid-19 e atualizou os números relativos ao Coronavírus no município. Após constatar DISPARIDADE nos dados contabilizados pela gestão anterior, junto a IV Gerência Regional de Saúde, a equipe técnica da secretaria auditou os números e descobriu GRAVES FALHAS NA TRANSPARÊNCIA das informações fornecidas para a população em 2020.

O processo de auditoria identificou a existência de CINCO MORTES e VINTE CASOS CONFIRMADOS, referentes a 2020, que NÃO foram CONTABILIZADOS pela antiga gestão. O Boletim Epidemiológico Diário - divulgado ao longo da semana - também apresentou divergência nos números fornecidos e até mesmo INEXISTÊNCIA na divulgação como foi constatado nos dias 12, 20 e 22 de novembro de 2020.

A auditoria identificou também mais de 700 CASOS EM ABERTO (no programa eSUS-VE que contabiliza os números para a Secretaria Estadual de Saúde) de pacientes suspeitos, confirmados ou negativos para Covid-19, bem como testes sorológicos que haviam sido contabilizados DUAS ou TRÊS VEZES para a mesma pessoa.

>>ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS

Com os números auditados, a contabilização da Covid-19 em Bezerros ficou da seguinte forma:

*Janeiro/2021 - 222 casos confirmados
*Fevereiro/2021 - 241 casos confirmados
*Março/2021 - 167 casos confirmados (até dia 20.03.2021)


*Total de casos confirmados entre 01 de janeiro a 20 de março de 2021 - 630 casos (sendo que 20 casos não contabilizados pela gestão anterior foram acrescidos no mês de janeiro deste ano)

*Total de mortes desde o início da pandemia até o dia 20 de março deste ano - 81 mortes (sendo que 05 mortes não contabilizadas pela gestão anterior foram acrescidas no quantitativo deste ano)

*Total de casos confirmados desde o início da pandemia até o dia 20 de março deste ano - 2.601 casos confirmados.


>>ÓBITOS NÃO CONTABILIZADOS

Os 05 óbitos ocorridos em 2020 e NÃO CONTABILIZADOS pela gestão anterior foram registrados nas seguintes datas:

*Sexo feminino 72 anos de idade - ÓBITO em 29.05.2020
*Sexo feminino, 88 anos de idade - ÓBITO em 26.07.2020
*Sexo masculino, 77 anos de idade - ÓBITO em 19.08.2020
*Sexo feminino, 82 anos de idade - ÓBITO em 09.09.2020
*Sexo feminino, 49 anos de idade - ÓBITO em 22.11.2020

>ESTRUTURAS PRECÁRIAS

Outro ponto crítico identificado pela equipe de auditores da Secretaria de Saúde foi a condição precária na qual às unidades de saúde foram encontradas pela nova gestão. Toda a rede de Unidades Básicas de Saúde - UBS’s do município, por exemplo, teve que passar por um processo de vistoria e readequação para normalizar o atendimento à população.

Muitas unidades ainda estão passando por um processo complexo de reestruturação, visto o estado estrutural precário deixado pelo governo anterior. A auditoria identificou prédios e salas sem as mínimas condições físicas e elétricas para funcionamento, como é o caso dos consultórios odontológicos.

>>INTERDIÇÃO

A Sala Odontológica da Unidade Básica Frei Caneca teve que ser interditada diante da falta de condições físicas para atender os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. Mesmo com um cenário atípico, deixado pela gestão anterior e agravado pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para restabelecer o pleno funcionamento do espaço e assegurar que a população seja atendida dignamente.

Importante lembrar que, enquanto os serviços odontológicos não são normalizados na UBS Frei Caneca, o atendimento da população está sendo feito no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Bezerros, que fica localizado na Rua Vitoriano Pereira de Lima, Nº 84 - Centro.

As unidades de saúde do Cruzeiro, Boas Novas, Sítio dos Remédios e Cajazeiras também passarão por adequações na estrutura física, além do recebimento de novos materiais e equipamentos.

lmprensa Bezerros - PE



Paulista inicia vacinação de idosos a partir de 70 anos nesta terça (23)

 

Dando continuidade ao andamento do plano de enfrentamento ao COVID-19 a Secretaria de Saúde do Paulista dará início a imunização para idosos com idade a partir de 70 anos a partir da próxima terça-feira (23).

É necessário realizar o agendamento online, por meio do formulário que está disponível no site www.agendamentovacinapaulista.com.br no qual o idoso ou responsável irá preencher algumas informações básicas.

Paulista recebeu no último sábado (20) cerca de 7 mil doses da CoronaVac para administrar nesta faixa etária da população idosa. O horário de atendimento será das 8h00 às 13h00. Com o objetivo de acelerar a imunização, o Prefeito Yves Ribeiro determinou que a vacinação ocorra agora em 7 pontos na cidade. São eles:


Policlínica Adolfo Speck
R. Mimoso, 35, Artur Lundgren I.

Pátio da Igreja Nossa Senhora do Ó
Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7113 - Nossa Sra. do Ó


Praça João Pessoa
Centro de Paulista

Clube Municipal do Nobre
R. do Nobre, s/n - Nobre, Paulista

Centro Administrativo
Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I

USF Ana Nery
Rua José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha

Clube Municipal de Paratibe
Rua Doutor José Mariano, sn - Paratibe


Cadastro Online 

Para realizar o agendamento é obrigatório primeiro o cidadão se cadastrar. Todo processo é online e o beneficiário precisará informar dados pessoais, como: nome completo, endereço e documento de identidade e CPF. O cidadão também precisa anexar um comprovante de residência e um documento com foto (RG).


Passo a passo do agendamento online

O agendamento a princípio se dará através de aplicativo compatível com a plataforma Android e estará disponível para download no site www.agendamentovacinapaulista.com.br. Após o cadastramento o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Em breve o aplicativo estará disponível para os dispositivos IOS.


Idosos com mobilidade reduzida

Os idosos que possuem mobilidade reduzida precisam que algum responsável se dirija a Unidade Básica de Saúde mais próxima solicitando imunização domiciliar. Caso seu bairro esteja acobertado por um ACS (Agente Comunitário de Saúde), o responsável pode solicitar ao mesmo que faça o pedido na UBS mais próxima.

lmprensa Paulista PE

Pernambuco abre 383 leitos de terapia intensiva em 20 dias

 



Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21.03), o governador Paulo Câmara destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo do Estado para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia. Ao longo dos últimos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Fim de semana tem poucas irregularidades

 

O primeiro fim de semana da quarentena do Governo de Pernambuco foi de poucas irregularidades. Grande parte do comércio estava cumprindo com o decreto. Uma casa de bronzeamento, em Jaboatão dos Guararapes, foi interditada e uma outra notificada, no Recife.

Os dois estabelecimentos irregulares foram fiscalizadas após denúncias nas redes sociais do Procon. O Persolare Bronzeamento Natural, no bairro da Encruzilhada, foi notificado. O local estava aberto, mas sem clientes. Já A Moreninha Bronze, no Zumbi do Pacheco, estava com clientes e sem máscaras. O local foi interditado.

O órgão de defesa do consumidor passou, também, em 16 Marinas, durante o fim de semana, localizadas nos bairros de Barra de Jangada, Maria Farinha e Pina. As fiscalizações aconteceram após denúncias de que as pessoas estavam alugando lanchas para realizar festas. Não foi encontrada nenhuma irregularidade.

FESTAS EM RESIDÊNCIAS- Na noite do sábado, três festas residenciais, foram pedidas para que fossem encerradas. Uma delas acontecia no meio da rua, no bairro do Pina, com piscina montada. Nos três locais o pedido foi cumprindo no ato da fiscalização.

lmprensa Procon PE