Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

domingo, março 21, 2021

21 de março marca o dia Internacional contra a Discriminação Racial

 

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e da Coordenadoria de Igualdade Racial de Paulista (CIR) vem desde o dia 01 de março reforçando a campanha ‘Racismo é Crime. Denuncie!’, nas redes sociais. O objetivo é chamar a atenção sobre o tema e também atuar na luta por uma sociedade mais justa com igualdade de oportunidades para todos.

Você já parou para pensar como as palavras racistas ajudam a perpetuar esse mal em nosso pais? Já percebeu também quantas vezes reproduzimos, mesmo sem querer, expressões e termos racistas que reforçam esses estereótipos?

Denegrir, Mercado Negro, Criado Mudo, A coisa Tá Preta, Lista Negra, Dia de Branco… Se você fala um desses termos, mesmo sem querer você está sendo racista e perpetuando esse ciclo de injustiça.

A língua brasileira ainda preserva resquícios de uma sociedade com base escravocrata, termos e palavras que espelham o racismo ainda são reproduzidas diariamente, não só pelos cidadãos em conversas rotineiras, mas também pelas instituições do Estado e poder judiciário.

Lutamos contra o racismo porque compreendemos que consiste numa prática de dominação que oprime negros no Brasil. Negar o racismo é negar a história de resistência do povo negro, ou seja, é tornar a violência invisível.

Para ajudar na identificação de palavras e termos racistas, compartilhamos uma cartilha produzida pela Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), que traz 13 páginas conscientizando para o uso de termos que incitem racismo.

Baixa aqui a Cartilha:


“Precisamos nos somar à luta antirracista e não desprezar a experiência social africana, pois ela marca e caracteriza a sociedade brasileira, transmitindo elementos culturais e políticos. São esses elementos que fazem do Brasil um país com uma intensa ancestralidade negra e uma cultura tão rica e diversa”, afirma a Coordenadora de Igualdade Racial Nathalia Valeska.

Racismo é Crime. Denuncie!


Disque Racismo 100
Polícia 190
Coordenação de Igualdade Racial do Município do Paulista – igualdaderacial.social.paulista@gmail.com



lmprensa Paulista PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário