domingo, 21 de março de 2021

Bezerros: Dados da Covid-19 são atualizados

 

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, realizou uma auditoria interna de transparência da Covid-19 e atualizou os números relativos ao Coronavírus no município. Após constatar DISPARIDADE nos dados contabilizados pela gestão anterior, junto a IV Gerência Regional de Saúde, a equipe técnica da secretaria auditou os números e descobriu GRAVES FALHAS NA TRANSPARÊNCIA das informações fornecidas para a população em 2020.

O processo de auditoria identificou a existência de CINCO MORTES e VINTE CASOS CONFIRMADOS, referentes a 2020, que NÃO foram CONTABILIZADOS pela antiga gestão. O Boletim Epidemiológico Diário - divulgado ao longo da semana - também apresentou divergência nos números fornecidos e até mesmo INEXISTÊNCIA na divulgação como foi constatado nos dias 12, 20 e 22 de novembro de 2020.

A auditoria identificou também mais de 700 CASOS EM ABERTO (no programa eSUS-VE que contabiliza os números para a Secretaria Estadual de Saúde) de pacientes suspeitos, confirmados ou negativos para Covid-19, bem como testes sorológicos que haviam sido contabilizados DUAS ou TRÊS VEZES para a mesma pessoa.

>>ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS

Com os números auditados, a contabilização da Covid-19 em Bezerros ficou da seguinte forma:

*Janeiro/2021 - 222 casos confirmados
*Fevereiro/2021 - 241 casos confirmados
*Março/2021 - 167 casos confirmados (até dia 20.03.2021)


*Total de casos confirmados entre 01 de janeiro a 20 de março de 2021 - 630 casos (sendo que 20 casos não contabilizados pela gestão anterior foram acrescidos no mês de janeiro deste ano)

*Total de mortes desde o início da pandemia até o dia 20 de março deste ano - 81 mortes (sendo que 05 mortes não contabilizadas pela gestão anterior foram acrescidas no quantitativo deste ano)

*Total de casos confirmados desde o início da pandemia até o dia 20 de março deste ano - 2.601 casos confirmados.


>>ÓBITOS NÃO CONTABILIZADOS

Os 05 óbitos ocorridos em 2020 e NÃO CONTABILIZADOS pela gestão anterior foram registrados nas seguintes datas:

*Sexo feminino 72 anos de idade - ÓBITO em 29.05.2020
*Sexo feminino, 88 anos de idade - ÓBITO em 26.07.2020
*Sexo masculino, 77 anos de idade - ÓBITO em 19.08.2020
*Sexo feminino, 82 anos de idade - ÓBITO em 09.09.2020
*Sexo feminino, 49 anos de idade - ÓBITO em 22.11.2020

>ESTRUTURAS PRECÁRIAS

Outro ponto crítico identificado pela equipe de auditores da Secretaria de Saúde foi a condição precária na qual às unidades de saúde foram encontradas pela nova gestão. Toda a rede de Unidades Básicas de Saúde - UBS’s do município, por exemplo, teve que passar por um processo de vistoria e readequação para normalizar o atendimento à população.

Muitas unidades ainda estão passando por um processo complexo de reestruturação, visto o estado estrutural precário deixado pelo governo anterior. A auditoria identificou prédios e salas sem as mínimas condições físicas e elétricas para funcionamento, como é o caso dos consultórios odontológicos.

>>INTERDIÇÃO

A Sala Odontológica da Unidade Básica Frei Caneca teve que ser interditada diante da falta de condições físicas para atender os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. Mesmo com um cenário atípico, deixado pela gestão anterior e agravado pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para restabelecer o pleno funcionamento do espaço e assegurar que a população seja atendida dignamente.

Importante lembrar que, enquanto os serviços odontológicos não são normalizados na UBS Frei Caneca, o atendimento da população está sendo feito no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Bezerros, que fica localizado na Rua Vitoriano Pereira de Lima, Nº 84 - Centro.

As unidades de saúde do Cruzeiro, Boas Novas, Sítio dos Remédios e Cajazeiras também passarão por adequações na estrutura física, além do recebimento de novos materiais e equipamentos.

lmprensa Bezerros - PE