terça-feira, 20 de maio de 2014

Supermercados são interditados pelo Procon

A fiscalização nos supermercados, realizada na manhã desta terça-feira, 20, pelo Procon-PE, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Vigilância Sanitária, interditou mais 02 supermercados do Recife: o Bompreço, em Boa Viagem e o RM Express, em Setubal, ambas na Zona Sul do Recife.
No Bompreço, que fica Av. Conselheiro Aguiar, 4930, próximo a Pracinha de Boa Viagem, foram encontrados produtos fora da validade, restos de ratos e fezes de roedores. O supermercado terá interdição total, no período de 04 (três) dias.
No RM Express, situado na Dr. Luiz Inácio Pessoa de Melo, 350 Setubal, a interdição é parcial, atingindo a padaria e o açougue. Por falta de condições higiênicas para a manipulação dos alimentos, a interdição é por tempo indeterminado, até que o supermercado se adeque as condições da vigilância sanitária.
Na próxima sexta-feira, uma nova vistoria será realizada nos supermercados interditados. O Objetivo é averiguar se foram solucionadas as problemáticas apresentadas na fiscalização de hoje.


Imprensa Procon/PE

Pilotos da Sauber terão capacetes desenhados por Romero Britto

A dupla da SauberAdrian Sutil e Esteban Gutiérrez, disputará o GP de Mônaco usando capacetes desenhados pelo pintor brasileiro Romero Britto, famoso mundialmente pelo seu estilo que combina elementos de cubismo, pop art e grafismo, sempre com cores muito vivas. A ação faz parte de campanhas de caridade. O capacete do alemão Sutil já foi leiloado no dia 7 de maio em Londres (Inglaterra) em um evento beneficente da Fundação Gabrielle, que faz pesquisas decombate ao câncer. Já a peça do mexicano Gutiérrez está prevista para ser leiloada online no site charitybuzz.com, de 26 de maio a 11 de junho.

Globo Esporte

Artigo: O futuro de Suape

Desde o final da década de 70 escuto falar do porto de Suape. O desenvolvimento de Pernambuco será alavancado pelo crescimento e consolidação do Porto de Suape. Se o desenvolvimento chegar, a desigualdade social será amenizada. Oportunidades profissionais surgirão. Investimento em infraestrutura ocorrerá. Os serviços públicos sofrerão processo de ampliação e qualificação. Estas eram as consequências provenientes da construção do Porto de Suape que eram auscultadas por mim.
O Porto de Suape não é apenas um porto. O porto é a célula embrionária. Dela surgiram variadas moléculas. Estas são representadas pelas cidades que cresceram economicamente, mas não necessariamente socialmente. As cidades sofreram aumento populacional. Passaram a ser espaços públicos que recebem diariamente trabalhadores advindos de todos os estados do Brasil. Os problemas surgiram.
Não é necessário inserir neste texto dados socioeconômicos para explicar a realidade de Suape. A minha observação diária é suficiente. Suape cresceu. E ao crescer criou demandas para os municípios em seu entorno. Tais demandas não estão sendo atendidas de modo satisfatório pelo poder público. Não observo na região uma revolução educacional. No caso, construção de mais escolas técnicas, creches, qualificação do ensino básico. Existem tentativas. Mas insuficientes para os desafios existentes.
A infraestrutura do caminho de Suape é capenga. Engarrafamentos são costumeiros. O deslocamento de ir e vir das pessoas que trabalham em Suape é tarefa árdua. Variados trabalhadores acordam às quatro da manhã. Mas o início da jornada laboral só inicia as sete da matina. Porém, o percurso entre Recife e Suape, que deveria durar, no máximo, quarenta minutos, pode chegar a ser de duas horas. O sacrifício desses trabalhadores é diário.
As greves são corriqueiras no Porto de Suape. Elas ocorrem em virtude de que diversas empresas não cumprem com as obrigações trabalhistas para com os trabalhadores. A representação sindical da categoria procura dialogar com as empresas. Intermedeia os interesses dos funcionários junto às empresas. Mas, por vezes, o diálogo não é suficiente. Por consequência, paralisações ocorrem. Interrupções de vias públicas acontecem.
Os investimentos públicos contribuíram para a criação de empregos no Porto de Suape. Contudo, se eles diminuírem, a oferta de emprego amainará. Com isto, desemprego. Deste modo, indago: o que farão os trabalhadores que ficarem desempregados? Eles podem ir para outras partes do estado, como Goiana. E lá conquistarem outra ocupação. Mas se assim ocorrer, as cidades no entorno de Suape ficarão vazias, perderão, certamente, arrecadação e capacidade de investimento. E o que ocorrerá com os desempregados que ficarão? Neste caso, precisarão de novas oportunidades. Estarão ansiosos pela qualificação profissional e à espera de um novo emprego. Mas o poder público terá capacidade e interesse de investir na qualificação profissional destes trabalhadores?
O desenvolvimento socioeconômico planejado contribui para o bem-estar social. Contudo, quando ele ocorre sem planejamento, malefícios são criados para a sociedade e desafios são postos para o poder público. Suape não é apenas a refinaria Abreu e Lima e demais empresas que lá estão. Suape é mais do que isto. Suape foi construído por milhões de trabalhadores. E precisamos olhar para o futuro deles.  
Aldo Amaral - Presidente da Força Sindical

Governo do Estado garante rigor na investigação e punição dos saqueadores‏

O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta segunda-feira (19/05), o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Josias Albuquerque. Eles entregaram ao chefe do Executivo estadual imagens dos saques realizados nas cidades de Abreu e Lima e Paulista, durante a greve da Polícia Militar, ocorrida na semana passada, como forma de contribuir com as investigações.

Através do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Governo do Estado garantiu que fará cumprir a lei. "Nós temos por dever de ofício que instaurar inquérito policial para apurar eventuais condutas criminais de quem participou dos saques ou liderou o movimento. Igualmente, estamos tomando medidas do ponto de vista disciplinar, instaurando sindicância", garantiu o secretário. Alessandro Carvalho também destacou a continuidade dos esforços do Governo do Estado no restabelecimento da segurança em Pernambuco com o apoio da Força Nacional e Exército, que permanecem no Estado até o dia 29 deste mês.

Aguinaldo Fenelon garantiu o apoio e parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na elucidação dos crimes. "Todos os inquéritos que chegarem nas procuradorias terão um tratamento diferenciado. O mais rápido possível vamos denunciar todos os envolvidos. Mesmo os que entregarem (produtos saqueados) serão denunciados. O Ministério Público não aceita saqueadores. Vamos dar uma resposta à sociedade pernambucana", afirmou o procurador-geral, que também incentivou a devolução dos produtos pela população sob a condição de atenuação a pena.

Por sua vez, Josias Albuquerque informou que a Fecomércio está fazendo um levantamento técnico junto com as empresas para consolidar os prejuízos. "Cada empresa terá que fazer um boletim de ocorrência comprovando os prejuízos que sofreram, apresentando os seus estoques com documentos. É evidente que vamos à Justiça, mas através de provas concretas", salientou. O presidente da Fecomércio também solicitou ao governador João Lyra Neto intervenção junto aos bancos oficiais a fim de garantir uma linha de crédito especial para os comerciantes, bem como a possibilidade de restituição dos impostos pagos antecipadamente pelos comerciantes.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco


Bastidores da biografia de Roberto Carlos viram tema de livro



Paulo Cesar de Araújo levou 16 anos pesquisando, pensando e escrevendo a biografia Roberto Carlos em Detalhes: em 2006, publicou o livro pela Editora Planeta. No ano seguinte, Roberto Carlos e seus advogados entraram na Justiça e iniciaram a grande cruzada contra a publicação de biografias não-autorizadas que já dura sete anos no Brasil. Os bastidores desse processo estão agora registrados em novo livro do historiador baiano,O Réu e o Rei, publicado pela Companhia das Letras, que chega nesta terça-feira às livrarias, com uma tiragem de 30 mil exemplares.

Contra Araújo, o Rei perpetrou processos nas esferas cível - que resultou na apreensão do livro e uma multa de R$50 mil por dia para a editora caso o livro continuasse nas prateleiras - e criminal, que resultou numa conciliação muito favorável ao astro da música. O novo livro conta, agora, a história da composição da biografia, das entrevistas e o contato com vários personagens importantes da história da música brasileira, e do processo doloroso que é, marcadamente, um dos maiores atentados à liberdade de expressão na história recente do Brasil.
No final de 2013, a questão da publicação de biografias não autorizadas ganhou destaque nacional depois de o grupo Procure Saber manifestar sua posição contrária ao tema. Composto, na ocasião, pelo próprio Roberto Carlos, por Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros artistas, o grupo e sua posição tiveram uma repercussão negativa que impulsionou a aprovação de um projeto de Lei na Câmara dos Deputados.
O projeto, de autoria do deputado Newton Lima, altera os artigos do Código Civil que versam sobre o tema, no sentido de liberar a publicação de obras não autorizadas. O projeto tramita agora no Senado Federal, e está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça.
Estadão

Zé Lezin na Copa e na Cozinha

Humorista paraibano, Nairon Barreto, popularmente conhecido por Zé Lezin, leva seu personagem para a Copa do Mundo, com o show intitulado “Zé Lezin na Copa e na Cozinha”, em sua primeira e única apresentação no Manhattan Café Theatro, nesta quarta, dia 21. O espetáculo começa às 21h, e a abertura da casa fica a cargo dos Garçons Cantores.
                O show “Zé Lezin na Copa e na Cozinha” coloca o Lezin em sua forma mais poderosa de humor, brincando com o tema do momento: A Copa do Mundo aqui no nosso país. E o “matuto” vem com bagagem suficiente para falar do assunto, porque seu intérprete Nairon gostava de jogar futebol na sua infância, no bairro dos Expedicionários.
               O ingresso individual custa a partir de R$ 110. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-041. Mais informações pelo fone 3325 - 3372.

Novas abordagens na área da gestão dos resíduos sólidos serão debatidas pelo Itep no próximo dia 6‏

Experiências de novas abordagens na área da gestão dos resíduos sólidos serão debatidas no próximo dia 6, durante o seminário “Oportunidades e Diálogos na Gestão de Resíduos Sólidos”, que será promovido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), na sede da instituição, na Cidade Universitária, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2014 do Itep.

A proposta é trazer ao debate o tema da gestão de resíduos sólidos no Recife, procurando contribuir para o estabelecimento de um necessário diálogo entre os diversos setores da sociedade, explica o coordenador do evento, Bertrand Sampaio, que gerencia o Projeto Recicla PE, no Itep. O evento acontecerá das 8h30 às 16h30, no auditório Pelópidas Silveira.

Após a abertura, haverá o painel sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Recife, com o presidente do Itep, Frederico Montenegro. Em seguida, ocorrerá o painel “Inovação e Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Sólidos”. À tarde, o tema será “Logística Reversa na Gestão dos Resíduos Sólidos”. Entre os palestrantes e debatedores estão Francisco Saboya, do Porto Digital; José Cardoso, MNCR – Catadores e Coleta Seletiva em Rede: Cecorpe; representantes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, do Ministério Público do Estado, de empresas privadas e instituições não governamentais envolvidas com reciclagem e inclusão digital. Também será palestrante Luciana Freitas, da BVRio, que falará sobre Créditos de Logística Reversa para Catadores.

Programação

Seminário “Oportunidades e Diálogos na Gestão de Resíduos Sólidos”

8h30 – Credenciamento

Esquete com Educadoras Ambientais (Grupo de Educação Ambiental do ITEP)
Feirinha de Arte com Lixo (Artesãos da Feira dos 3Rs da ASPAN)
Exposição Fotográfica (Heitor Oliveira/Bertrand Alencar) – Lixo no Tempo
Demonstração de Robótica com Materiais Recicláveis (CRC Marista)

10h – Painel sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Recife
Abertura: Frederico Montenegro, diretor-presidente do Itep

Painel 1 – Inovação e Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Sólidos

Palestrante:
·         Francisco Sabóia, Porto Digital – Inovando na Gestão dos Resíduos Sólidos

Debatedores:
·         Bertrand Alencar, Itep – Projeto Recicla PE: Avanços e Perspectivas.
·         Inamara Melo, SMAS/PCR – Educação Ambiental nas Escolas da Rede Municipal
·         José Cardoso, MNCR – Catadores e Coleta Seletiva em Rede: Cecorpe
·         Fernanda Wanderley, STQE/Governo do Estado – Projeto Senaes

12h – Debate com os participantes

12h30 – Almoço no Itep

14h – Reinício dos Trabalhos

Painel 2 – Logística Reversa na Gestão dos Resíduos Sólidos

Palestrante:
·         Luciana Freitas, BVRio – Créditos de Logística Reversa para Catadores

Debatedores:
·         Maria Botelho, Frompet – Reciclagem de PET
·         Lúcia Xavier, Fundaj – Logística Reversa de REEE
·         André Felipe, MMPE – Ação do MPPE no cumprimento da PNRS
·         Bruno Hebert, REVERT Brasil – Programa de Reciclagem de Geladeiras

16h – Doação de Microcomputadores Reciclados às Cooperativas integrantes do Projeto Recicla PE pelo CRC Marista

16h30 – Encerramento

Instituto de Tecnologia de Pernambuco