quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa


O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.
Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. "O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora.
Os resultados do levantamento vão ao encontro de outros já feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.
Os médicos que realizaram o levantamento sugeriram que homens também sejam vacinados contra o vírus, como é recomendado para as mulheres. Em países como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne até 90% dos casos de infecções.
No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, contra os tipos mais comuns de câncer do colo do útero, mas o governo alerta que não há evidência suficiente da eficácia da vacina, o que só poderá ser observado depois de décadas de acompanhamento. O governo também recomenda a prática de sexo seguro como a melhor maneira de se prevenir.
Portal Terra


Compesa revitaliza campo de futebol no Jordão


Amanhã, 24, a partir das 9h, a comunidade do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, tem encontro marcado com a Compesa. O presidente da companhia, Roberto Tavares, irá assinar a Ordem de Serviço para início das obras de revitalização do Campo de Futebol do Flamengo, localizado na comunidade. Os moradores vão participar de uma partida simbólica juntamente com ex-jogadores que atuaram no futebol pernambucano. A Compesa também vai criar uma escolinha de futebol para atender às crianças da comunidade e o projeto será coordenado pelo tetra campeão brasileiro, o pernambucano Ricardo Rocha.

A expectativa é que cem crianças e adolescentes, do entorno do Reservatório do Jordão, sejam beneficiados com aulas gratuitas de futebol. Segundo o presidente da Compesa, a ideia é resgatar a cidadania e promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio de práticas esportivas. “A disciplina, a vida saudável e o bom exemplo, que são valores agregados ao esporte, podem mudar a realidade social e apontar novos caminhos para os jovens do Jordão”, afirmou.

A Compesa ainda vai viabilizar os padrões e as chuteiras para todos os inscritos. A área ao redor do estádio da comunidade também será urbanizada, com a implantação de um espaço de lazer com parque infantil, área de convivência, entre outros equipamentos. “No Jordão, está localizado o maior reservatório do Sistema Pirapama (com capacidade para armazenar 90 mil metros cúbicos de água) e, durante meses, participamos da rotina dos moradores enquanto executávamos as obras do Sistema. Essa é uma forma de retribuir o apoio da comunidade durante o período de execução da obra”, explicou o presidente.

A revitalização do Campo do Flamengo e a urbanização da área de seu entorno serão executadas com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no valor de R$ 500 mil. O prazo para conclusão é de seis meses. As obras serão realizadas valorizando a história e a tradição do Campo do Flamengo que, de acordo com os moradores, existe há 45 anos, e é uma das poucas opções de lazer e esporte do bairro. “Escolhemos o Campo do Flamengo para um projeto de inclusão social porque o espaço é referência no local, com o qual os moradores se identificam”, explicou o presidente da Compesa. A partir da próxima semana, o Jordão também será beneficiado com o projeto Compesa No Meu Bairro, com diversas atividades sociais voltadas para a comunidade.

Imprensa Compesa

Cervejaria Itaipava anuncia instalação de fábrica em Pernambuco


O Grupo Petrópolis, fabricante das cervejas Itaipava e Petra, anuncia nesta sexta-feira (24) a construção de uma fábrica no município de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife. A unidade pernambucana integra o plano de expansão da empresa e será a segunda do grupo do Nordeste, ao lado da planta de Alagoinha, na Bahia, anunciada no mês de julho.

A empresa espera consolidar a vice-liderança do setor e marcar presença em todo o território nacional até 2020. Para isso, encara o Nordeste como estratégica, uma vez que o consumo da bebida na região vem crescendo acima da média nacional, além de ainda apresentar o maior potencial de crescimento do País.

O anúncio será feito pelo presidente do grupo Petrópolis, Walter Faria, e pelo diretor de mercado da empresa, Douglas Cost, que serão recebidos pelo governador Eduardo Campos, quando assinarão o protocolo de intenções para construção da fábrica.

O Grupo
Fundado em 1994, o Grupo Petrópolis possui atualmente quatro fábricas em atividade, em Petrópolis, Teresópolis, Boituva e Rondonópolis. A empresa é a única grande cervejaria do País com capital 100% brasileiro.

Serviço:
Pauta: Assinatura de Protocolo de Intenções para construção de fábrica da Cervejaria Itaipava
Dia: Sexta-feira, 24/08
Hora: 11h30
Local: Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Programa Ganhe o Mundo leva os primeiros alunos ao Canadá


Como vem fazendo desde a primeira turma, o governador Eduardo Campos foi mais uma vez ao Aeroporto dos Guararapes, na manhã desta quinta-feira (23/08), acompanhar o embarque dos primeiros alunos do Programa Ganhe o Mundo para o Canadá. Desta vez foram 57 estudantes, divididos em três grupos.  Ao todo, já são 142 de jovens intercambistas do Estado e a meta é encerrar o mês com 563 estudantes fora do país.

Em meio a um Aeroporto lotado por familiares e estudantes, Eduardo foi recebido calorosamente pelos jovens e fez questão de tirar fotos com cada um dos participantes do programa. “A emoção das famílias é a nossa emoção. Daqui a 6 meses, eles estarão de volta para serem testemunhas de que a educação é o caminho para mudar as suas vidas e das famílias”, disse. Os seguiram para as cidades canadenses de Gulf Island, Vernon, Qualicum, Nanaimo, Malaspina, Kamloops, Okanagan, Nova Scotia, onde passarão um semestre letivo.

O governador ouviu um pouco das histórias de vida desses meninos e meninos, que, apesar de tão jovens, tinham muito que dizer. A superação alcançada por Danilo Melo, 17, foi uma delas. O jovem, natural de Limoeiro, sofreu um acidente de carro aos 11 anos de idade, quando ficou por mais de um mês em coma. Na época, a previsão dos médicos era a de que ele jamais voltaria a andar e a falar. Hoje, ele é um dos selecionados do Ganhe o Mundo. 

O garoto contou que, embora tenha que tomar medicamentos até hoje por conta do acidente, aprendeu muito sobre o valor da vida. “Eu só tenho a agradecer. E esse agradecimento é, em especial, ao Governo do Estado, que primeiro ajudou a custear todo o meu tratamento de saúde e agora me oferece essa oportunidade de aprender uma segunda língua”, disse. “Quando saí do coma, a primeira palavra que li foi esperança, que estava bordada na roupa da enfermeira, que me atendeu pelo Sassepe”, completou o garoto, lembrando-se de alguns detalhes.   

Sua mãe, Verônica Maria, é professora do estado e criou sozinha Danilo e os seus dois irmãos.  O seu esposo faleceu neste mesmo acidente.  “Ele perdeu um pai e ganhou outro: o Governo do Estado”, afirmou, contando que, antes de estudar na Escola de Referência Professora Jandira de Andrade Lima, Danilo passou por duas outras escolas privadas e não se adaptou. O motivo: “A escola tem uma política de inclusão muito maior do que a particular”, afirmou.

E é uma história dentro da outra. De São Vicente Férrer, no Agreste pernambucano, a estudante Gabriela dos Santos, 16, viveu nos últimos dias uma segunda emoção. Através de uma gravação para tevê sobre o Ganhe o Mundo, ele pôde reencontrar o pai que não via havia mais de 10 anos. “Depois disso (o programa de tevê), ficou fácil para ele descobrir meu endereço e vir me visitar. Foi muito emocionante o nosso encontro. Desejou-me muita sorte e pediu para eu aproveitar ao máximo essa oportunidade”, contou a aluna da Cel. João Francisco.

Além do pai, Gabriela deixa no Recife o namorado de quatro anos e a avó, com quem sempre viveu. D. Rita Maria Barbosa, de 67 anos, confessou que, até conversar com o governador, estava bem nervosa com a viagem. “Eduardo me explicou tudo bem direitinho e me tranqüilizou”.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Inauguradas as obras de requalificação da Estrada da Batalha


A partir de hoje (23/08), os motoristas e passageiros que precisarem passar pela Estrada da Batalha terão seus roteiros agilizados e encurtados. Resultado de quase três anos de obras e R$ 342,1 milhões em investimento, o trânsito pela via coração da Região Metropolitana Sul do Recife foi liberado, no final desta manhã, pelo governador Eduardo Campos, formando um importante complexo viário.
Localizada em Jaboatão dos Guararapes, a rodovia PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha, é a principal saída do Recife para o Complexo Industrial Portuário de Suape e para as praias do Litoral Sul pernambucano. Passam por ela diariamente cerca de 55 mil veículos. A obra faz parte do Plano de Mobilidade do Governo de Pernambuco para Copa do Mundo de 2014.
Uma das principais mudanças é a duplicação de 5,09 km da sua extensão, que passa a oferecer três faixas em ambos os sentidos, indo do cruzamento das avenidas Mascarenhas de Morais e Maria Irene (bairro do Jordão) à conexão com a BR-101 (em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes). Antes era apenas uma única mão para ir e voltar.
Mas as intervenções na Estrada da Batalha não param por aí.  Incluíram ainda a construção do Túnel Felipe Camarão, dois viadutos, um centro cultural e uma praça monumental com equipamentos de serviços e lazer, além de novos projetos de paisagismo e iluminação.
Em um palco erguido em frente ao novo túnel, Eduardo destacou a grandiosidade da obra e também a importância de sua integração com outros modais. “Ao lado da Estrada da Batalha, estamos fazendo quatro TIs (Cajueiro Seco, Aeroporto, Prazeres, Tancredo Neves) que vão fazer a ligação dos ônibus com o metrô, desafogando ainda mais o transito nas principais vias da cidade”, explicou o governador.
Inaugurado hoje, o Túnel Felipe Camarão vai reduzir os congestionamentos no cruzamento das Avenidas Mascarenhas de Morais e Maria Irene, facilitando o acesso ao bairro do Jordão e o retorno de veículos, em ambos os sentidos da Estrada da Batalha. Com 300 metros de cumprimento por 21 metros de largura, o túnel tem 8 metros e 1,5 m de passeio em cada lado. Conta ainda com iluminação também na área interna e gradil de proteção. O equipamento sozinho custou R$ 50,8 milhões.
O motorista Robson Fernandes, que diariamente faz o trajeto do Ibura/ Boa Viagem, disse que, com a requalificação da Estrada da Batalha, o trânsito vai ficar “filé”. “Vou pegar por baixo desse túnel e já saio em Setúbal. Acredito que vou levar 15 minutos para chegar, o que será uma economia de mais da metade do tempo que gastava antes”, comemorou.   
Os dois elevados, que também fazem parte das intervenções, já estão em funcionamento. Inaugurado por Eduardo em abril de 2010, o primeiro viaduto, em forma de ferradura, está localizado após o acesso à avenida Armindo Moura, no sentido Recife-Jaboatão. O outro viaduto, batizado de Prefeito Geraldo Melo, fica no cruzamento com a Avenida Barreto de Menezes, no bairro de Prazeres e funciona desde maio passado.
 “Essa já é a segunda grande obra de mobilidade entregue para a Copa do Mundo, demonstrando a competência, a presteza e, sobretudo, o compromisso do governador com o desenvolvimento de Pernambuco”, elogiou o secretário de Transporte, Isaltino Nascimento.
Além de Isaltino, acompanharam a cerimônia da Estrada da Batalha, o vice-governador João Lyra Neto, o prefeito do Recife, João da Costa, o vice-prefeito de Jaboatão, Edir Peres, os deputados João Fernando Coutinho e Luciana Santos. Também estavam presentes, a primeira-dama Renata Campos e os secretários Evaldo Costa (Imprensa) e Tadeu Alencar (Casa Civil).
SERVIÇOS E LAZER- Antes mesmo de discursar, o governador vistoriou as obras que ficam embaixo dos dois elevados.  Na área, foi construída a Praça Monumental, onde os espaços são destinados ao lazer e entretenimento. Há pista de Cooper e duas quadras poliesportivas. A estrutura conta com um posto médico e outro policial, além de uma lanchonete e banheiros públicos. A iluminação do local será feita por refletores instalados em 43 pontos, na parte inferior dos elevados, por onde passam modernas canaletas do sistema de drenagem das pistas dos viadutos.
Mecânico de uma oficina que fica logo atrás da praça, Mário Gouveia de Santana, foi conferir a novidade e saiu satisfeito com o que viu. “No intervalo do almoço vou passar por aqui para ter um momento de descanso agradável e seguro também”, disse.  
Já o Centro Cultural, que recebeu o nome de Miguel Arraes de Alencar, fica localizado próximo à fábrica da Coca-Cola, na conexão com a BR-101, e será destinado à realização de eventos culturais. O espaço conta com área para exposições, eventos e de estacionamento.
 Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Pernambucanos no Tiro Esportivo Nacional


Nos dia 18 e 19 de agosto, Pernambucanos participaram de três Campeonatos Nacionais de Tiro Esportivo, no Caxangá Golf Country Club. As provas foram realizadas em todos os estados e os resultados dos atletas são enviados para CBTE - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, que divulga a classificação nacional, modelo chamado de Provas On-Line. 

Na 7ª Etapa da Copa Brasil de Fossa Olímpica, Fossa Double e Skeet, 118 atletas participaram em todo o Brasil, representando Pernambuco Roberth Vieira lidera o ranking na modalidade Skeet classe C e sagrou-se campeão da etapa com 96 pratos.

A 8ª Etapa do Tiro Vitual com 176 atletas em todo o Brasil, os pernambucanos lideram em 2 categorias, entre elas Pistola de Ar 10m Feminino com Lunna Rayna Vieira totalizando 130 pontos. Na categoria Carabina de Ar Mola 25m Benchrest com Luneta Masculino, o 1º lugar no ranking está com Renato de Lemos Paiva Filho 168 pontos.

Livro conta a história dos 70 anos do ITEP


Em comemoração aos 70 anos de atividades em prol do desenvolvimento tecnológico em Pernambuco, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) publicará, em dezembro de 2012, um livro sobre a história da instituição, desde 1942, quando foi criada, até os dias atuais.

O projeto é fruto do convênio entre o Itep e o ADTA & TEC – Instituto de Administração e Tecnologia de Pernambuco da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) e está sob a responsabilidade do engenheiro Roldão Gomes Torres. Presidente do Itep de junho de 1984 a junho de 1986 e de março de 1992 a dezembro de 1992, Torres conta com a colaboração do assessor da Presidência Antônio Carlos Bastos e da estagiária Joice de Sá, graduanda em História na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da equipe do Núcleo de Comunicação (NCOM).

“Ao produzir esse livro, serão registrados os principais traços da trajetória de desenvolvimento tecnológico do Itep e a sua história. É um registro de fatos, pesquisas e trabalhos da entidade, consolidando sua memória institucional, numa consciência de que as instituições precisam preservar suas memórias como um bem cultural, um patrimônio técnico de conhecer bem o passado para o proveitoso caminho futuro”, destaca Roldão Gomes Torres, que prevê a finalização da parte escrita em outubro e a publicação em dezembro deste ano.

Para a produção do livro, a equipe tem entrevistado ex-presidentes do Itep e funcionários antigos do instituto. Além disso, está sendo feito levantamento de documentos da instituição e de arquivos que façam referência a ela durante as sete décadas de existência. “No começo, pesquisamos nas edições antigas do Diário Oficial. Também houve visitas ao Arquivo Público e à Fundação Joaquim Nabuco”, disse Joice de Sá.

Dentre os entrevistados mais recentes, estão os ex-presidentes Paulo Barbosa (maio de 1979 a junho de 1984; e de fevereiro de 1993 a outubro de 1993) e Juliana Maria Almeida (maio de 1975 a novembro 1977). Hélio de Oliveira e Silva Júnior, filho do ex-presidente Hélio de Oliveira (março de 1957 a novembro de 1957), também concedeu entrevista, colaborando com um documento de extremo valor para a pesquisa do livro: a nomeação de seu pai para o cargo de presidente do Itep, assinada pelo governador de Pernambuco da época, general Cordeiro de Farias.

O formato da publicação está sendo definido. Mas já existem tópicos provisórios que indicam como estará organizado o livro. Basicamente, será dividido em apresentação; introdução; necessidades tecnológicas na criação do Itep; criação do Itep; anos iniciais, de 1942 a 1960; desenvolvimento e consolidação do Itep, de 1960 a 2003; e dias atuais.

Colaboradores e ex-colaboradores do Itep estão contribuindo para a produção desse documento, emprestando fotos e/ou documentos ou ainda relatando experiências e histórias vividas durante os anos dedicados ao instituto.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Sai amanhã no Diário Oficial o edital de licitação da reforma do Santos Dumont


Será publicado no Diário Oficial de amanhã (24) o edital para as empresas interessadas em participar da licitação da requalificação do Centro Esportivo Santos Dumont. A obra está orçada em quase R$85 milhões. Do total do investimento, mais de R$ 29 milhões são oriundos de convênios do Governo Federal através do Ministério dos Esportes. A maior fatia, mais de R$ 55 milhões, fica sob a responsabilidade do Governo do Estado. A previsão inicial é que a obra dure 20 meses, ou seja, termine no primeiro semestre de 2014.
“A construção da pista de atletismo no valor de R$ 5 milhões, com prazo para a entrega já no próximo mês (setembro), é só parte do projeto que vai transformar o Santos Dumont num centro de excelência, capaz de funcionar como celeiro para novos atletas brasileiros visando a Olimpíada de 2016, bem como o de cumprir o papel de espaço para aclimatação das delegações estrangeiras que virão para os Jogos Rio2016. O nome da instalação já saiu no guia do Comitê Organizador das Olimpíadas Rio 2016, distribuído na Casa Brasil, durante as Olimpíadas de Londres”, diz a secretária de Esportes, Ana Cavalcanti.
O Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont está localizado em Boa Viagem, no Recife. Inaugurado em 1974, o centro passará por reformas e construção de novas áreas entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro de 2014. O local oferecerá estrutura para treinamento de Atletismo, Natação, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Esgrima, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica e Taekwondo, Basquetebol em Cadeira de Rodas e Rúgbi em Cadeira de Rodas.
Após o término da reforma, a instalação contará com pista de atletismo, parque aquático com piscina de 50m para competição, piscina para aquecimento e tanque de saltos, arena multiuso, 112 alojamentos, salas de condicionamento físico e musculação, primeiros socorros, tratamento médico, fisioterapia e massagem, sauna a vapor, além de sala de reunião com equipamentos multimídia e sala privada para a gerência da delegação. Haverá ainda restaurante, lanchonete e área de descanso.
“Pernambuco é a bola da vez na economia e no esporte também. Por isso, precisamos preparar o terreno para estarmos sempre aptos a receber grandes eventos. E o melhor é que o legado - tanto o da Copa quanto o das Olimpíadas - ficará para o povo pernambucano. Nossos atletas é que vão desfrutar de melhores instalações e por consequência estarão mais preparados para subir ao pódio no Brasil e no mundo”, completa Ana.
 Secretaria de Esportes de Pernambuco

Mercado Livre de Energia: Nova Energia, uma das 10 maiores comercializadoras de energia elétrica do País, inaugura escritório no Recife



Economia, sustentabilidade e inovação tecnológica são as principais características dos serviços oferecidos pela Nova Energia, comercializadora de energia elétrica, que inaugurou seu novo escritório no Recife.

A empresa, que atua no mercado livre de energia, nas áreas de comercialização de energia elétrica, representação de agentes, consultoria especializada e migração de consumidores potencialmente livres para o mercado livre de energia, possui sua sede em São Paulo, escolheu a capital pernambucana para criação de sua filial no nordeste. “Além do expressivo crescimento econômico do estado de Pernambuco, geograficamente o Recife é estratégico por estar localizada no centro da região nordeste”, explica Gustavo Doná Machado, sócio-presidente da Nova Energia.

A Nova Energia faz parte do grupo ADN - que atua há mais de 15 anos nos mercados de Açúcar, Álcool, Logística e Bioenergia, sendo a maior corretora do Brasil neste segmento -, é uma das 10 maiores comercializadoras de energia elétrica do Brasil. Com o faturamento anual de 2012 estimado para cerca de R$300 milhões, a empresa soma, em seus três anos de atividades no mercado livre, mais de 25 milhões de MWh de energia elétrica comercializadas.

Agora, com a filial pernambucana, a Nova Energia amplia sua área de atuação para as empresas/indústrias, de toda a região do nordeste, que possuem os requisitos para aquisição de energia elétrica através do mercado livre de energia - atualmente, são elegíveis a este mercado empresas que demandam acima de 500 kW com a distribuidora, em termos práticos, encontramos viabilidade de Mercado Livre empresas cujas contas de energia são acima de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) por mês.

“Oferecemos uma completa gama de serviços e soluções associados à comercialização de energia elétrica como estudo de viabilidade econômico-financeiro para migração ao Mercado Livre, a Representação de Agentes na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o acompanhamento de Medição, consultoria especializada na gestão de energia e para os geradores a empresa oferece todos os serviços e assessoria técnica/regulatória inerentes à comercialização de energia elétrica”, reforça o sócio-presidente da Nova Energia.

Um dos diferenciais oferecidos pela Nova Energia, além da expertise com profissionais com grande experiência no mercado de energia – entre os dirigentes, três fizeram parte da CCEE -, é a gestão mensal dos custos dos clientes e a representação na CCEE por meio do software INOVA. “Oferecemos aos clientes o exclusivo sistema de gestão online, o INOVA, um software de gestão de energia via web, acessado em ambiente seguro, que disponibiliza de forma simples e objetiva as informações necessárias para acompanhar todos os dados relatados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica”, revela Machado

As Vantagens do Mercado Livre de Energia
De acordo com a Abraceel (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia), o mercado livre de energia já é utilizado por cerca de 1300 clientes regulares (empresas/indústrias), entre outros, e corresponde a 28% do consumo nacional de energia no país. A expectativa é que em 2015 esse número chegue a 38%.

“A opção de migrar para o Mercado Livre representa, dentre outras vantagens, a previsibilidade e a economia com o insumo energia elétrica. Esta economia pode ser maximizada pela escolha de um produto ideal. Além disso, a indústria pode negociar livremente as características do suprimento, de forma a atender suas necessidades energéticas presentes e futuras e ter o seu horizonte de contratação bem definido, permitindo assim obter dados mais seguros na formação de budget ou orçamentos. Cabe ainda destacar que o mercado livre apresenta toda a segurança necessária para que as empresas garantam o suprimento de energia independentemente da distribuidora local”, salienta o sócio-presidente da Nova Energia.

Gustavo Doná Machado ressalta que os benefícios não são apenas do ponto de vista econômico, mas também de sustentabilidade.  “A Energia ofertada, proveniente de fontes renováveis, traz benefícios econômicos para a empresa compradora, pois ela dá um desconto nas tarifas de uso do sistema de distribuição e ao optar pelo uso de energia limpa, a empresa também contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais limpa para o Brasil, pois fomenta novos investimentos em Usinas renováveis”, finaliza.

Eleições 2012: Em Camaragibe, candidato tucano mostra proposta de governo


O candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSDB, Jorge Alexandre, lança nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, na praça Coimbral, no centro de Camaragibe, o seu plano de governo.
Algumas lideranças políticas devem estar no evento, como os deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Raul Henry (PMDB), Bruno Araujo (PSDB), Jorge Corte Real (PTB), além do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.
Apesar de o PSB ter candidato em Camaragibe – O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), homem de confiança do governador Eduardo Campos (PSB), estará ao lado do tucano no lançamento do programa. O gestor de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PSDB) e os deputados estaduais Vinícius Labanca (PSB), Gustavo Negromonte (PMDB), Ricardo Costa (PTC) e Carlos Santana (PSDB) também estão sendo aguardados no ato de campanha eleitoral.
Com informações da jornalista Cássia Cruz

Maestro Spok na Sala de Reboco

Maciel Melo e Nena Queiroga são os convidados de Spok e Orquestra Forrobodó, nesta quinta. Juntos, eles vão cantar músicas como Caboclo Sonhador, Frevo Mulher, Tampa de Pedra, Que Nem Vem Vem, Na Base da Chinela, Sebastiana e outros sucessos do pé-de-serra, incluindo músicas de Gonzaga, Sivuca e Trio Nordestino. Maciel já consagrado no forró e Nena, uma das maiores cantoras pernambucas, que já cantou ao lado de Caetano, Alceu, Dominguinhos, Zélia Duncan e Luíza Possi, além de ser uma das maiores estrelas do carnaval pernambucano também tem se destacado mais a cada ano, cantando forró, com a mesma energia e qualidade que canta frevo. Até às 22:30 mulher não paga couvert artístico.

MPF acusa 17 ex-funcionários do PanAmericano por fraudes

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta quinta-feira que protocolou uma denúncia contra 17 ex-funcionários do banco PanAmericano na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, em São Paulo. Segundo o MPF, 14 diretores e 3 funcionários teriam "maquiado" os resultados da instituição em R$ 3,8 bilhões e recebido cerca de R$ 100 milhões em pagamentos irregulares, entre 2007 e 2010.
Entre os denunciados estão o ex-presidente do conselho de administração Luiz Sebastião Sandoval e o ex-diretor superintendente Rafael Palladino. Todos foram denunciados com base na lei 7.492/86, que trata dos crimes contra o sistema financeiro nacional.

De acordo com a denúncia, lançamentos manuais na contabilidade do PanAamericano permitiram fraudar as carteiras, e o valor que deveria ser indevidamente somado era estabelecido em reuniões mensais, com a participação de alguns dos denunciados.
Além disso, as dívidas em situação de inadimplência eram transferidas para a PanAmericano Administradora de Cartões, que não era fiscalizada pelo Banco Central (BC). Assim, o resultado do PanAmericano era artificialmente melhorado através da falsa celebração de contratos de renegociação da dívida, que nem chegavam a ser comunicados aos clientes, informou o MPF.
Entre os 14 ex-diretores denunciados, há acusações de apropriação de R$ 88,3 milhões do banco por meio de distribuição "fraudulenta de bônus", que não eram comunicados ao mercado, e de saques em espécie de cerca de R$ 16 milhões. "A movimentação irregular de dinheiro através de outras empresas do grupo foi a forma encontrada pelos diretores para maquiar a contabilidade do Panamericano e, ao mesmo tempo, realizar pagamentos ilícitos", afirmou o MPF em nota.
Rombo
O PanAmericano anunciou em novembro de 2010 passado que o Grupo Silvio Santos, seu controlador, iria injetar R$ 2,5 bilhões na instituição para restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez, após "inconsistências contábeis" apontadas pelo Banco Central (BC). O montante para quitar as dívidas foi arrecadado junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Até a rede de televisão SBT foi colocada à disposição como garantia para o empréstimo.

Silvio Santos disse que os problemas no PanAmericano foram causados por uma administração ruim. "Foi uma má administração. Se fosse boa, não teria ocorrido o que ocorreu", afirmou na época. Desde a descoberta do rombo, o grupo do empresário Silvio Santos reviu parte de seus negócios e, em 2011, teve de se desfazer de grande parte do "império". Em janeiro, 51% das ações ordinárias do banco PanAmericano foram vendidas ao BTG Pactual por R$ 450 milhões.
Segundo estudo da consultoria Economatica, o PanAmericano foi a instituição financeira com a maior alta no valor de mercado (montante necessário para comprar todas as ações em circulação) entre janeiro e 21 de agosto. O banco viu seu valor subir 68,67%, de R$ 1,47 bilhão para R$ 2,49 bilhões, e teve o maior avanço percentual entre 23 instituições pesquisadas.

Portal Terra

Milionário americano deixa parte de herança de US$ 40 mi para 18 brasileiros


Um empresário americano deixou parte de sua herança de US$ 40 milhões (cerca de R$ 80,8 milhões) para 18 brasileiros que foram estagiários de sua empresa há vinte anos.
Odd Odsen Júnior, que morreu em 19 de junho aos 52 anos, era solteiro, não tinha filhos e manteve contato com os ex-estagiários. Dez deles ainda vivem nos Estados Unidos e dois trabalham em sua empresa, que produz braços articulados para aparelhos eletrônicos.
O empresário sofreu uma parada cardíaca e morreu na cidade de Glen Cove, no Estado de Nova York, e cada um dos beneficiados em seu testamento receberá cerca de US$ 300 mil (R$ 606,1 mil).
Entre o patrimônio deixado por Odsen há um casarão em Northampton (EUA), construído em 1700, e um apartamento no Central Park de Nova York. A irmã de Odsen, Kristine Lamb, que é professora de música, recebeu a maior parte da herança.
Odsen estabeleceu seu vínculo com o Brasil em 1976, aos 16 anos, quando conheceu e se tornou amigo de um intercambista brasileiro que estudou em seu colégio.
Todos os herdeiros, que pediram à imprensa para manter a identidade em segredo, são de Santa Catarina. Um dos que retornou ao Brasil trabalha como representante da Innovative Office Products, empresa de Odsen, que todos os anos visitava Florianópolis.
Portal IG

Polícia portuguesa acredita que mãe brasileira ateou fogo na casa e matou os próprios filhos


A polícia de Portugal acredita na tese de que a brasileira Luciana Garcia ateou fogo na própria casa, com seus dois filhos de 11 e 13 anos dentro, informou o jornal do país Jornal de Notícias. Os corpos da dentista e dos adolescentes foram encontrados parcialmente carbonizados na residência, localizada na cidade de Faro. Ela espalhou gasolina no quarto e ateou fogo.
Segundo o diário português, fontes da polícia informaram que Luciana sofria de problemas psiquiátricos e já havia ameaçado se suicidar uma vez. "É uma tragédia. Não fomos ainda procurados pela família, o que é natural em situações como essa. Assim que nos procurarem, vamos ajudar para dar mais agilidade na documentação e liberação dos corpos. Mas não sabemos se o marido, que é brasileiro, vai querer levar a família para ser enterrada no Brasil", disse o cônsul do Brasil em Faro, embaixador Manoel Inocêncio.
Há informações que vizinhos disseram ter escutado pedidos de socorro. A explosão, de acordo com a polícia, ocorreu no quarto onde todos costumavam dormir. O incêndio destruiu parcialmente a casa. Luciana Garcia e o marido nasceram no Brasil, os filhos em Portugal e tinham dupla nacionalidade.
Faro é a capital da região de Algarve, no Sul de Portugal. É uma cidade histórica e que atrai turistas, principalmente durante o verão, devido às altas temperaturas. A família de Luciana Garcia mantinha um casa para veraneio na área.
Portal Brasil 247 com informações da Agência Brasil

Pesquisa: Geraldo Júlio na vice-liderança; Humberto ainda lidera


Pela primeira vez, o candidato do PSB à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, aparece bem colocado nas pesquisas. Afilhado político do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), Júlio surge com 22,2% das intenções de voto na nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau e encomendada pelo Jornal do Commercio. A pesquisa de intenções de votos ainda mostra o senador Humberto Costa (PT) como o líder das intenções de voto, com 31,1%.
Mendonça Filho (DEM) perdeu uma posição e está em terceiro entre os mais citados, com 15,1% das intenções declaradas. Daniel Coelho (PSDB) detém 5,7% das citações. O candidato Esteves Jacinto (PRTB) obteve a preferência de 2,1% dos entrevistados. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não atingiram nem 1% das citações. Não declararam o voto 15,2% dos entrevistados e afirmaram que vão anular o voto e 7,9% não souberam dizer qual será o seu candidato.
Humberto Costa oscilou dentro da margem de erro da pesquisa anterior: o candidato tinha 32,5% das intenções. Mendonça tinha 17% e também oscilou na margem de erro. A ascensão de Geraldo Júlio cresceu além da margem, pois tinha 14,4% das citações na pesquisa anterior, realizada entre os dias 6 e 7 de agosto.
O Instituto Maurício de Nassau também perguntou qual o candidato a prefeito dos entrevistados, sem oferecer opções de nomes em disputa. Humberto Costa (PT) possui 23,9% das citações espontâneas. O candidato Geraldo Júlio é o segundo com 19,9%, Mendonça vem em seguida com 10,8% e Daniel Coelho tem 4,4% das citações. Jacinto teve 1% das citações espontâneas.
Declararam voto branco ou nulo 15,2% dos eleitores e não têm candidato a prefeito 23,2%. As 1.080 entrevistas foram realizadas nos dias 20 e 21 de agosto e foi registrada no Tribunal regional eleitoral sob o número 0073/2012.
Celso Calheiros - Portal Terra

Exposição do escultor Jurandir Maciel