quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Paulista assina termo de parceria com instituição para o Programa Jovem Aprendiz

 

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Paulista assinou, juntamente com a Inspetoria Salesiana Nordeste (Escola Dom Bosco) e o Conselho de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, um termo de parceria para a implantação do Programa Jovem Aprendiz no município. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo do Paulista, em Maranguape I. O programa é promovido pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

O Jovem Aprendiz foi criado em 2000, através da Lei nº 10.097, a fim de facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho, sem que isso comprometa seus estudos. As empresas de médio e grande porte devem disponibilizar de 5% a 15% de suas vagas para o Programa Jovem Aprendiz. A parte prática da iniciativa é desenvolvida em parceria com as empresas.

Neste primeiro momento, foram inseridos nove jovens. Sete estão lotados na Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e os outros dois estão lotados no Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP). Os jovens têm acesso a todos os direitos trabalhistas, além de carteira assinada.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, o projeto é de suma importância para a área social do município. "Agradeço muito a todos os parceiros que colaboraram para hoje estarmos aqui beneficiando esses jovens. Pedimos também a sensibilidade das empresas do município para darem oportunidades a jovens que já passaram por dificuldades e que às vezes só precisam de uma chance para mudar todo o contexto da sua vida e de sua família."

Wallace Lima, um dos contemplados com o programa, fez um discurso agradecendo a oportunidade. "Quero agradecer demais esse programa que mudou minha vida e a de todos esses jovens que estão aqui sendo contemplados com uma oportunidade de emprego e podendo entrar no mercado de trabalho. Hoje estamos podendo dar a volta por cima e estamos aqui agradecendo por tudo que está acontecendo", disse Wallace.

Participaram da solenidade a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares; o Presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Paulista, João Soares; a coordenadora de aprendizagem da Escola Dom Bosco, Jaqueline Oliveira; a técnica social do Projeto Novas Oportunidades da SEA (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado de Pernambuco), Kassandra Leite. Representando o Conselho Tutelar do município, estiveram presentes Cic da ONG e Bridja Tafarel, diretora do Programa Jovem Aprendiz em Paulista.

lmprensa Paulsta

Iterpe discute medidas de enfrentamento aos conflitos fundiários da área da Usina Frei Caneca

 

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, junto com a equipe do Instituto, com a missão de contribuir com as ações do Governo de Pernambuco que buscam soluções para os conflitos na área da Usina Frei Caneca se reuniu, nesta segunda-feira (09), com a prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino. A reunião contou com a participação dos advogados dos agricultores, Lenivaldo e Gabriela; o vereador do município, Manoel Messias; o secretário de governo de Jaqueira; Amadeu Henrique, e as lideranças locais que representam as famílias de agricultores da região.

“O Iterpe se compromete em enviar equipe técnica para georreferenciar todas as posses dos trabalhadores; efetuar o levantamento sociocupacional da área; buscar um imóvel que seja demarcado para que as famílias sejam remanejadas para um novo local e possam viver de forma digna na terra”, elucidou Henrique Queiroz durante o debate.

O Iterpe vem atuando nesse processo, por meio da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, junto com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); a Secretaria de Defesa Social (SDS); a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e a Defensoria Pública, buscando os meios necessários para encontrar resoluções pacíficas.

lmprensa lterpe

Olinda fecha parcerias para desenvolver projetos de sustentabilidade e educação ambiental

 

Em um encontro realizado nesta terça-feira (10.08), no Palácio dos Governadores, sede do governo municipal, foi formalizada uma importante parceria entre os representantes da Federação de Empreendedores Juniores de Pernambuco (FEJEPE), Coordenadoria Nacional da Brasil Júnior, Arco Consultoria e a Prefeitura de Olinda para desenvolvimento de projetos inovadores voltados para áreas de sustentabilidade e educação ambiental no município. Na ocasião, foram disponibilizadas consultorias gratuitas e a primeira instituição beneficiada na cidade será a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – (COOCENCIPE), localizada no bairro de Jardim Atlântico.

O prefeito Professor Lupércio esteve à frente das propostas que irão viabilizar novos programas para fortalecer o empreendedorismo local, além de manter o respeito ao meio ambiente e firmar parcerias com a iniciativa privada. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda, Izabel Urquiza, recebeu o projeto elétrico, estrutural e arquitetônico desenvolvido pela Empresa Júnior Arco Consultoria para as futuras instalações de uma Escola de Educação Ambiental que será instalada na Coocencipe, em um terreno cedido pela Prefeitura de Olinda.

A iniciativa é um exemplo da atuação que o Encontro Nacional de Empresas Juniores - ENEJ e a FEJEPE terão durante a realização do Empreenda Pernambuco, nos dias 26 e 27 de agosto, fornecendo consultorias gratuitas para micro e pequenos empreendedores de todo o Estado. O encontro serviu também para divulgar o ENEJ em nível nacional, que vai acontecer em setembro deste ano e já conta com cinco mil estudantes inscritos de todo o Brasil.

lmprensa Olinda 

Paulista chega à marca de 191 mil doses aplicadas contra a Covid-19

 

A Prefeitura de Paulista, por meio da secretaria de Saúde, divulgou nesta terça-feira (10) um balanço com o número total de doses aplicadas contra a Covid-19 no município. Até a tarde desta terça, foi aplicado um total de 191.496 doses desde o início do Plano de Imunização. Desse quantitativo, 144.132 pessoas receberam a primeira e 47.364 receberam a segunda dose. São disponibilizadas diariamente 350 vagas por polo para a primeira e segunda aplicação.

A Prefeitura de Paulista iniciou a vacinação contra a Covid-19 no público a partir de 28 anos no último sábado (07). Nesse dia, foram disponibilizados 16 polos, com funcionamento das 9h às 16h. No primeiro dia de vacinação do novo grupo, o município obteve novo recorde de maior número de vacinados em 24h, aplicando 3.486 doses.

Durante a semana, a Prefeitura segue imunizando a população. Para receber o imunizante, é necessário fazer o agendamento no site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do endereço. No dia e hora marcados, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Além do público geral a partir de 28 anos, podem ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com comorbidades (a partir dos 18 anos); gestantes (a partir dos 18 anos); puérperas com até 45 dias (a partir dos 18 anos); caminhoneiros; profissionais da saúde; profissionais da educação; profissionais de educação física; trabalhadores industriais; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; aquaviários; forças armadas; forças de salvamento; seguranças; trabalhadores dos correios e bancários.

Quem estiver no grupo de comorbidades deve levar o laudo médico e o registro do CID no dia e hora marcados. Os profissionais que serão vacinados em razão da atividade profissional que exercem deverão comprovar vínculo empregatício. Além disso, precisam atuar no município do Paulista.

lmprensa Paulista

O Palco é a Rua - A Música nos Espaços Populares

 

O projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” surgiu para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as dinâmicas de músicos, musicistas, cantores, cantoras, cantadores/poetas populares que se apresentam nos espaços públicos de cidades pernambucanas, gerando diálogos estéticos entre os artistas e os pesquisadores/produtores a partir dos conteúdos – textos, fotos, vídeos/documentários e áudios – que estão sendo postados no site www.opalcoearua.com.br e nas redes sociais (@opalcoearua e @theiaprodutores) 

Capitaneada pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Guilherme Patriota e Laura Sousa, e com incentivo do Funcultura da Música (Secult, Fundarpe - Estado de Pernambuco), a iniciativa circulou por Petrolina, Caruaru, Goiana e Recife entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 acessando, também, outros municípios próximos e consolidando um campo de pesquisa que abarca contextos do Sertão até a Região Metropolitana do Estado.

Apresenta-se, portanto, rica variedade de “cenários” em ruas, praças, transportes coletivos, feiras, mercados, barcas e pontos turísticos. A metodologia é marcada pela aproximação com os músicos, o registro de suas performances e de suas falas que dão significado às suas trajetórias musicais e à ocupação dos espaços urbanos aqui chamados de “Espaços Populares” por serem onde grande número de pessoas transitam e dão continuidade a formas de partilha e de disputa dos territórios que são comuns a todos. 

Esse trabalho resultou, recentemente, no documentário “Manifesto O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” que está na programação da Mostra “[Em]Curtas - Julho 1001 Temas”. O doc. de curta duração também já está selecionado para a Mostra “VRT Channel Curta Agosto” e, de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, estará no serviço on demand do VRT Channel disponível para 175 países. 

Ainda em 2021, DVDs com cópias do documentário serão destinados a instituições educacionais de Pernambuco com versões acessíveis para pessoas cegas ou deficientes visuais e pessoas surdas ou com deficiências auditivas. A partir dessas ações, o objetivo de ampliar a fruição audiovisual do projeto que conta com a participação de mais de cem artistas da música que fazem das ruas seus “palcos” e suas fontes de renda total ou parcial. O site está no ar desde novembro de 2019 e, por meio dele, pesquisadores, estudantes, artistas, produtores e o público em geral podem acompanhar a pesquisa que associa interesses estéticos e sociológicos, compartilhando percepções, narrativas e experimentações. 

Os conteúdos, dessa forma, vão além de um mapeamento de artistas e expõem a fluidez do campo da vida como campo de pesquisa, das cidades como laboratórios e cenários e do espectador como um potencial investigador e criador. “O site tem se desenvolvido como um dinâmico acervo de reflexões sobre o trânsito dos artistas entrevistados e seus contextos de produção e circulação. Dessa forma, questões relativas às histórias de vida e às nossas vivências no campo de pesquisa se entrecruzam nos conteúdos gerados. 

O site apresenta, também, seções com imagens da nossa prática investigativa, perfis dos artistas com seus contatos e inclui áudios que revelam de forma interessante toda a mistura de sonoridades que permeiam o ofício dos músicos nos espaços populares” (Laura Sousa). Como esclarece, também, Guilherme Patriota: “O projeto tem amadurecido muito com o caminhar da pesquisa. Novas ideias e perspectivas estão em andamento. O que era um simples registro estético tomou novas dimensões, assim como o que era apenas pesquisa se transformou em produtos artísticos, em diálogos, em projeções que já estamos lapidando e buscando aportes financeiros. Tudo em comunhão com o sentido da busca por visibilidade para os artistas, as ruas, as interações cotidianas, a pesquisa e seus conteúdos artísticos”. 

O projeto aborda, também, a complexidade da ação artística nas ruas a partir das redes de colaborações e trocas de serviços que os músicos acionam cotidianamente. Nos seus deslocamentos, os artistas criam estratégias para chamar atenção do público, divulgar o próprio trabalho e movimentam gastos com hospedagem, alimentação, transporte, estúdios de gravação, gráficas e vendem produtos autorais que complementam suas rendas. 

Por meio dessas percepções e dando protagonismo às falas dos(as) entrevistados(as), o projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” foi um dos agraciados com o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa 2020 concedido pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Como um todo, o projeto e suas plataformas de conteúdo impulsionam uma desconstrução de preconceitos disseminados pelo senso comum e, também, por grandes mercados artísticos sobre as potencialidades estéticas e as práticas profissionais dos músicos dos Espaços Populares. 

Destacamos, dessa forma, o intuito de debater como nossas cidades podem se tornar espaços menos hostis diante da arte que se desenrola em suas vias coletivas e, de várias maneiras, sensoriais, atentando para as micro subversões e transformações nos usos, partilhas e fruições que a música enseja em suas geografias e paisagens.



Espaços culturais do Recife oferecem descontos para recifenses vacinados

 

Reforçando o estímulo à vacinação contra a Covid-19, espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife começaram a oferecer descontos para pessoas imunizadas, portadoras do Passaporte Recife Vacina. A ação deve durar, pelo menos, até outubro.

No Paço do Frevo, os ingressos, que custam R$ 10, ficaram 50% mais baratos para quem apresentar o Passaporte Recife Vacina na bilheteria. O desconto não vale para a meia entrada, garantida regularmente para pessoas com mais de 60 anos, professores, estudantes e pessoas com deficiência. O Paço fica na Praça do Arsenal e funciona de quinta a sexta, das 10h às 16h, e nos sábados e domingos, das 11h às 17h.

Nos teatros do Parque, de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça e Barreto Júnior, quem tiver com a vacinação completa ganha 20% de desconto na compra de ingressos para espetáculos em cartaz, no período da campanha, que pode ser prorrogado.

Buscando viabilizar esta iniciativa sem onerar as companhias produtoras, a Prefeitura do Recife alterou temporariamente o acordo para fechamento de pautas, substituindo a cobrança da taxa fixa de ocupação pelo percentual de 10% arrecadado em bilheteria. Assim, fica facilitada a concessão do desconto por grupos, companhias e artistas, neste desafiador momento de retomada gradual das programações, depois de tantos meses de atividades interrompidas pela pandemia. A estratégia foi traçada buscando incentivar a saúde pública, por meio da vacinação, mas também a vitalidade da cena cultural da cidade, de tantas vocações e tradições.

Sobre o Passaporte Recife Vacina – Para ter acesso ao Passaporte, recifenses que já completaram o ciclo vacinal devem entrar no aplicativo Conecta Recife e gerar um certificado digital de vacinação com QR Code, que fica disponível em formato PDF, podendo ser baixado ou compartilhado por aplicativos de comunicação online ou por email.

Basta apresentar esse documento para ter acesso a descontos e benefícios nos espaços culturais e em mais de 31 estabelecimentos já cadastrados, entre bares, restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. Mais de 53 mil pessoas já garantiram seus passaportes.


Para mais informações:
Paço do Frevo - @paçodofrevo no Instagram ou (81) 3355-9500
Teatro do Parque - @teatrodoparqueoficial ou (81) 3242-3437
Teatro de Santa Isabel - @teatrodesantaisabeloficial ou (81) 3355-3323
Teatros Apolo e Hermilo Borba Filho - @apolohermilo ou (81) 3355-3319/3355-3321
Teatro Luiz Mendonça - @teatroluizmendonca ou (81) 3355-9822
Teatro Barreto Júnior - @teatrobarretojunior ou (81) 3302-5914

lmprensa Recife

Olinda e Sebrae oferecem curso gratuito para mulheres empreendedoras

 



As inscrições para o curso “Delas - mulher de negócios” podem ser realizadas a partir desta quinta-feira (12), presencialmente, na Sala do Empreendedor de Olinda, da Avenida Liberdade, 68, Carmo, das 8h às 13h. As aulas são destinadas para as mulheres empreendedoras de Olinda que atuam nas áreas de gastronomia e moda, e terão início na próxima segunda (16), no Auditório do Centro da Moda e na Associação Boi Menino, ambos em Peixinhos. Para inscrição é necessário apenas um documento com foto e comprovante de residência. A realização é da Prefeitura de Olinda e do Sebrae em Pernambuco.

O curso terá duas fases, uma informativa e outra prática. Serão abordados temas como: orientações de marketing e venda; como fotografar seu produto para comercialização em redes sociais, como gerir seu negócio, noções de legislação, entre outros. A Diretoria de Desenvolvimento Econômico de Olinda ressalta que a capacitação é destinada para as mulheres que já empreendem, e não para as que desejam iniciar seu próprio negócio.

lmprensa Olinda 

Recife prorroga seleção simplificada para vagas de nutricionista

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, publicou, no Diário Oficial do último sábado (6), uma retificação do edital de seleção simplificada que prevê a contratação temporária de 39 profissionais de nível médio e superior. O Decreto 34.802 altera os requisitos de ingresso para o cargo de nutricionista, exigindo experiência mínima de dois anos, sem necessariamente ser nas áreas da assistência social ou direitos humanos. Além disso, a publicação também prorroga o prazo de inscrição para nutricionista até 16 de agosto.

É importante ressaltar que o candidato que já enviou a documentação não precisa mandar novamente, a comissão irá realizar a avaliação conforme as alterações publicadas no Decreto 34.802 de 6 de agosto de 2021. A divulgação do resultado preliminar da avaliação curricular está prevista para o dia 26 de agosto.


lmprensa Recife

Tenho um paciente surdo, e agora?

 

Para facilitar a comunicação e melhorar o atendimento de pacientes surdos, será realizado, este mês, um curso virtual para alunos e profissionais de saúde. Serão realizados durante dois sábados (14 e 21 de agosto), das 9 horas às 12 horas, via Google Meet. O público-alvo são alunos e profissionais da saúde que atuam na atenção primária, principalmente da Unidade de Saúde da Família (USF).

A iniciativa faz parte do projeto “Tenho um paciente surdo, e agora?”, da Faculdade Tiradentes (FITS), que integra o Grupo Tiradentes. Durante a ação, sob a orientação do professor Roberto Silva, também pedagogo e especialista em tradução e interpretação em Libras, serão debatidos temas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A intenção é facilitar o entendimento de pessoas surdas, permitir a troca de experiências e acolhimento com dignidade e respeito. Interessados podem se inscrever pelo endereço: 




Decreto institui auxílio a famílias vítimas de deslizamento no Brejo da Guabiraba

 

O prefeito João Campos assinou, nesta quarta-feira (11), decreto que garante suporte às famílias vítimas de um deslizamento de barreira no bairro do Brejo da Guabiraba na madrugada da última terça-feira (10). Ao todo, cinco famílias receberão o valor de R$ 1.500 cada, referente ao pagamento de pecúnia, e serão incluídas no auxílio-moradia, de R$ 200. O pagamento deve ser realizado até a próxima semana, dependendo da documentação e do banco responsável.

“A gente sabe da importância deste recurso chegar rapidamente às famílias e por isso demos prioridade. Estamos assinando este Decreto e o dinheiro será repassado nos próximos dias”, afirmou o prefeito João Campos. O gestor assinou o documento em conjunto com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna. O decreto será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

Uma sexta família chegou a ter a casa interditada, mas não houve perda de bens e por isso não cabe o pagamento. João Campos já havia anunciado que a Prefeitura prestaria todo o apoio às vítimas do deslizamento, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. A Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife disponibilizou acolhimento no Abrigo Emergencial, mas a opção das famílias foi seguir para casa de parentes. Além disso, foram entregues colchões e cestas básicas aos moradores.

lmprensa Recife

Sucesso da Cia. Barca dos Corações Partidos, Auê apresenta temporada online no Teatro Sérgio Cardoso Digital

 

A Cia. Barca dos Corações Partidos apresenta temporada online do espetáculo Auê com sessões transmitidas através da Sympla Streaming a partir do dia 27 de agosto, sexta-feira, às 20 horas, no Teatro Sérgio Cardoso Digital, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerido pela Amigos da Arte. Após rodar diversas cidades brasileiras e receber 38 indicações e 18 troféus nas mais importantes premiações do gênero, o musical volta ao teatro com patrocínio da Amil One.

No dicionário, "auê" significa farra, tumulto, confusão ou barulho causado por uma algazarra. No palco, Auê marcou a história da companhia Barca dos Corações Partidos. O espetáculo estreou em 2016 e se tornou um sucesso instantâneo que nunca mais saiu de cartaz.

Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia, a encenação utiliza as letras como dramaturgia e os oito atores/cantores ainda são responsáveis por tocar todos os instrumentos ao vivo nesta verdadeira farra teatral. A idealização do projeto é fruto da parceria do grupo com a Sarau Agência, da produtora Andréa Alves, também responsável pelas outras montagens da companhia, como Gonzagão – A Lenda, Ópera do Malandro, Suassuna – O Auto do Reino do Sol, Macunaíma e Jacksons do Pandeiro.

Todas as composições de Auê foram compostas pelos atores da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano, Ricca Barros) e alguns colaboradores, como o cantor e compositor Moyseis Marques, que protagonizou a Ópera do Malandro com eles, e Laila Garin, que esteve em Gonzagão.

Tudo foi criado nas muitas excursões da trupe e ‘apresentadas’ em ônibus, vans e camarins Brasil afora. Em um processo que durou cerca de seis meses, o grupo selecionou algumas músicas, compôs outras e contaram com o retorno de Duda Maia, diretora de movimento de Gonzagão, que assumiu a direção geral. “As canções são altamente teatrais e a companhia já tem uma ligação muito forte, uma identidade. O desafio foi potencializar este encontro e integrar os instrumentos ao que acontece em cena. Brincamos ao falar que eles ‘vestem’ os instrumentos. Não é simplesmente pegar o instrumento e tocar, não é um show. A ideia é que tudo aconteça de forma natural, integrada à cena”, explica Duda, que ressalta o intenso trabalho corporal (“não se deve confundir com força ou vigor”) do grupo.

Seguindo o conceito principal do trabalho, os atores promovem uma verdadeira celebração musical – ou um auê, como preferir – no palco. Ao longo dos números, a diversidade musical e rítmica das canções fica explícita nos arranjos assinados por Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que passam por samba de roda, baião, rock, valsa, ijexá, maracatu e coco. “A musicalidade da peça é uma grande homenagem à cultura musical brasileira, os ritmos dialogam com dança e teatro o tempo todo”, resume a diretora.

Ficha técnica
Um espetáculo da Barca dos Corações Partidos
Direção: Duda Maia
Direção audiovisual: Diego de Godoy
Direção de fotografia: Carol Quintanilha e Loiro Cunha
Direção musical e arranjos: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos
Com: Ádren Alves (Percussão, sax soprano e vocais), Alfredo Del-Penho (Violão, guitarra, baixo, cavaquinho, flauta, percussão e vocais), Beto Lemos (Guitarra, violão, rabeca, sanfona e percussão), Eduardo Rios (Sanfona, sax tenor e vocais), Fabio Enriquez (Trompete, percussão e vocais), Renato Luciano (Violão, trombone e vocais), Ricca Barros (Baixo, sax alto e vocais)
Artista convidado: Rick de La Torre
Iluminação: Renato Machado
Design de Som: Gabriel D’Angelo
Direção de Arte: Kika Lopes
Direção de produção: Andréa Alves
Diretor assistente: Eduardo Rios

Serviço
Auê
Local: Teatro Sérgio Cardoso Digital
Temporada: De 27 de agosto a 19 de setembro, sextas, sábados e domingos, às 20h
Ingressos: A partir de R$15,00
A sala de transmissão digital abre com 15 minutos de antecedência. É recomendável acessá-la antes do horário de início da apresentação.
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Lote com 45.630 doses de vacinas da Pfizer chega a Pernambuco

 

Nesta quarta-feira (11.08), Pernambuco recebeu um novo lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A remessa, com 45.630 unidades, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre nesta tarde e foi encaminhada à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A distribuição às Gerências Regionais de Saúde (Geres) acontece na manhã desta quinta-feira (12.08). Esses imunizantes deverão ser utilizados exclusivamente para aplicação da primeira dose.

“Com o novo lote que recebemos hoje, o Estado ultrapassa a marca de oito milhões de doses de vacinas disponibilizadas à população pernambucana. Somente do imunizante desenvolvido pela Pfizer, recebemos mais de 1,4 milhão de doses”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

Com a logística de distribuição, os imunizantes ficarão à disposição dos gestores municipais nas sedes das 12 Regionais de Saúde, e tão logo cada um faça a retirada, poderão avançar na imunização dos seus habitantes. “É sempre válido frisar a importância do monitoramento constante dos estoques de vacinas e a utilização correta de cada montante, seja ele para primeira, segunda ou ambas as doses. Só com estratégias efetivas vamos poder avançar ainda mais e garantir a proteção da nossa população”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.006.730 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.738.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.691.960 da Coronavac/Butantan, 1.404.000 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

lmprensa PE

Compesa anuncia diminuição de rodizio no Grande Recife

 

O Governo do Estado, por meio da Compesa, anuncia hoje (11/08) redução e eliminação do rodízio para municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A recuperação da Barragem Botafogo, em Igarassu, que conseguiu acumular um bom volume de água com as chuvas registradas neste inverno e ainda diversas ações de melhorias operacionais realizadas pela Compesa no Sistema Botafogo, permitirão levar mais água para 250 mil pessoas. A partir da próxima segunda (16/08), partes de bairros de Olinda terão o rodízio eliminado, passando a ter água todos os dias, e outras áreas do município serão contemplados com a redução do rodízio, assim como em localidades dos bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.

A boa notícia foi anunciada pela presidente da Compesa, Manuela Marinho.“O volume de chuva registrado nos últimos meses não foi suficiente para Botafogo atingir o seu volume máximo de acumulação, mas permitiu que ela chegasse a 43,43%. Esse percentual permite, com segurança e responsabilidade, ampliar a oferta de água para esses municípios, beneficiando milhares de pessoas”, destaca. A presidente explica que a melhoria do abastecimento varia de acordo com o bairro e que o novo calendário estará disponível na segunda-feira no site da Companhia (www.compesa.com.br).

Em Olinda, a melhoria do abastecimento contemplará 138 mil pessoas, atingindo uma cobertura de 35% do município, beneficiando com a redução do rodízio parte dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso e Ouro Preto. Ainda na cidade, alguns bairros que já passaram pelas intervenções do Programa Olinda + Água, receberão água todos os dias, como é o caso de áreas de Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada, Bairro Novo e Ouro Preto. Nessas localidades, foram implantadas novas tubulações, registros e válvulas para o controle da água que viabilizaram a iniciativa. Nas demais localidades do município haverá o aumento do tempo médio de abastecimento.

Em Paulista, o novo calendário contemplará o centro da cidade e algumas áreas do bairro de Artur Lundgren que passarão a receber água em um esquema de dois dias com água e seis dias sem, além de parte do bairro do Janga que passará para um calendário de três dias com água e cinco dias sem. Em Igarassu, a localidade de Cruz de Rebouças terá redução do rodizio, passando para dois dias com água e seis dias sem. Por fim, em Abreu e Lima, na área do centro da cidade e em Caetés Velho e Timbó, será aplicado o calendário de um dia com água e três dias sem.

SISTEMA BOTAFOGO - A Barragem de Botafogo, que em janeiro estava em situação de pré-colapso, hoje registra 43,43%% da sua capacidade de acumulação. Esse nível permitirá que a Compesa opere o Sistema Botafogo com uma vazão de 1.300 litros de água por segundo, um incremento de 300 litros/segundo em relação a vazão até então de 1.000 litros por segundo.

Além disso, na última semana, a Companhia realizou uma importante ação de manutenção programada, em algumas unidades operacionais do Sistema Botafogo, de forma a garantir a ampliação da oferta de água. Foram mais de 30 profissionais envolvidos que realizaram serviços como a instalação de novos conjuntos motobomba, manutenção preventiva em instalações elétricas, vistorias e correções em componentes desse sistema. O resultado do trabalho de ajustes técnicos e operacionais foi fundamental para que a Compesa pudesse promover a redução do rodízio anunciada hoje.

lmprensa Compesa

Quatro linhas de ônibus terão itinerários desviados no bairro da Madalena no Recife

 

Durante os próximos 20 dias, trecho da Rua Padre Anchieta, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, será interditado para o tráfego de veículos automotores. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai realizar uma obra no cruzamento da via com a Rua José Bonifácio. Em virtude disso, quatro linhas de ônibus terão seus itinerários desviados para melhor atender os passageiros da localidade. Os desvios estarão ativos somente no horário das 9h às 17h.

Confira abaixo as linhas impactadas:

*Linha 516 – Casa Amarela (Nova Torre)
Itinerário normal: Sentido subúrbio / cidade

… Rua José Bonifácio, Rua Professor Trajano de Mendonça, Rua Real da Torre, Rua Padre Anchieta, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Av. Rui Barbosa ...

Desvio (das 9h às 17h):
... Rua José Bonifácio, Rua Professor Trajano de Mendonça, Rua Real da Torre, Rua Padre Anchieta, Rua José Bonifácio, Rua Melquisedeque de Lima, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Av. Rui Barbosa ...

*Linha 414 - Torre
Itinerário normal: Sentido subúrbio / cidade
… Rua Tomaz Gonzaga, Rua Conselheiro Theodoro, Rua Dom Manoel da Costa, Rua Padre Anchieta, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Av. Rui Barbosa …

Desvio (das 9h às 17h):
… Rua Tomaz Gonzaga, Rua Conselheiro Theodoro, Rua Dom Manoel da Costa, Rua Padre Anchieta, Rua José Bonifácio, Rua Melquisedeque de Lima, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Av. Rui Barbosa ...

*Linhas 700 – Beberibe / Afogados e 2920 – TI CDU / TI Rio Doce

Itinerário normal: Sentido cidade / subúrbio
… Av. Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio, Rua Padre Anchieta, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Rua do Espinheiro…

Desvio (das 9h às 17h):
… Av. Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio, Rua Melquisedeque de Lima, Av. Beira Rio, Ponte da Torre, Rua Amélia, Rua do Espinheiro …

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

#RodaVT Guarda Municipal de Olinda participa de capacitação sobre a Lei Maria da Penha

 


Recife vacina a partir de 18 anos

Defesa Civil de Paulista divulga balanço sobre as chuvas na cidade

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Defesa Civil, divulga um balanço sobre as fortes chuvas na cidade. Na manhã de ontem (10), momento mais intenso das chuvas, a Defesa Civil enviou uma equipe com 14 agentes às ruas. Na ação, foram realizados serviços de colocação e substituição de lonas, corte de árvores, engenharia e assistência social. Durante o dia, foram registradas 19 ocorrências. Nenhuma delas considerada grave, estando na classificação verde.

Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil implantou 5 lonas plásticas, realizou a reposição de 4 lonas, uma erradicação arbórea, quatro vistorias em barreiras e quatro vistorias em imóveis de risco. O órgão também registrou um deslizamento de barreira e uma queda de árvore.

O deslizamento de terra ocorreu no bairro de Mirueira. Felizmente, não houve vítimas. A equipe da Defesa Civil está dando toda atenção às famílias que moram no local, inclusive no âmbito da assistência social, fazendo o encaminhamento das pessoas para a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

Para solicitar o atendimento, o munícipe deve ligar para o disque 153. O serviço atua em qualquer local que possa oferecer risco à população. São mais de 20 bairros atendidos pelo serviço da Defesa Civil de Paulista.

lmprensa Paulista PE

Lares Confortáveis  

 

Ao passarem mais tempo em casa, os moradores estão querendo deixar os seus lares mais confortáveis e organizados. A residência passa a ser percebida com outras perspectivas, e a lista do dia a dia é repaginada. Morar bem, passou a ser prioridade para quem antes preferia viajar ou investir em um carro melhor.

Estudos apontam que houve uma procura maior, em pequenas reformas nos lares dos brasileiros. Uma pesquisa feita pelo indicador “Juntos Somos Mais”, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção indicou que 31,8% das pessoas sentiram necessidade de ter um escritório em casa, enquanto 28,4% passaram a dar mais importância para a área verde no entorno do imóvel e 25% para as áreas de lazer em casa. E conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 54% dos brasileiros já atuaram em reformas ou construções, só no ano de 2021.

E a Ferreira Costa também sentiu esse crescimento, seja em sua loja física ou até mesmo no www.ferreiracosta.com. O Home Center vem percebendo que pessoas estão cada vez mais decidindo investir para melhorar o ambiente onde vivem. E cada vez mais, procuram reformar e decorar os seus lares.

Mas, para isso, a Ferreira Costa aconselha em fazer um bom planejamento. Sem essa etapa, é possível que você acabe comprando mais itens do que necessita ou até fazendo alterações que tragam mais problemas do que benefícios. Tudo para garantir os menores custos e um belo resultado.

E a primeira coisa a fazer é escolher ferramentas adequadas. Mesmo que os reparos sejam simples, é sempre útil ter um kit de ferramentas em casa, que pode ser um grande aliado em momentos de imprevisto. Existem várias opções de maletas com kits prontos, que podem ser encontradas nas lojas físicas da Ferreira Costa ou no www.ferreiracosta.com. Mas, também é possível montar seu próprio kit, escolhendo quais ferramentas atenderão melhor às necessidades dos moradores da casa.

Itens como martelo, chave de fenda universal, conjunto de parafusos e furadeira são obrigatórios para montar um conjunto básico de ferramentas. Para quem gosta desse tipo de atividade, pode ser interessante investir em ferramentas mais profissionais.

Outro passo importante, que o Home Center Ferreira Costa não pode te deixar esquecer é saber o que irá mudar. Seja para fazer reparos pequenos ou para realizar mudanças maiores, é necessário ter em mente quais serão os cômodos e itens que sofrerão alterações, para então decidir os materiais e as ferramentas que serão usadas para o projeto. Se o reparo for simples, ele poderá ser feito mais rapidamente, não demandando tanto trabalho.

Caso o desejo seja reformar completamente um cômodo é possível pensar em estratégias para diminuir o impacto que uma obra grande causaria, investindo na mudança de detalhes que podem fazer a diferença, como cores do cômodo, tipos de móveis, iluminação, entre outros pontos.

Uma excelente dica da Ferreira Costa, em aumentar pequenos ambientes é pensar na iluminação. Com isso, você economiza e tem um ambiente muito mais amplo. Luz indireta no teto é uma alternativa, assim como arandelas e luminárias nas paredes. Investir na luz natural é sempre uma boa pedida. Quartos, por exemplo, devem estar voltados para a face leste, para que aproveitem a luz da manhã.

Repensar o espaço a partir da pintura também é uma grande dica do Home Center. É uma das melhores formas de renovar o ambiente de maneira fácil e barata. Basta um pouco de tinta para conseguir mudar a aparência da casa. As novas cores tornaram o espaço mais aconchegante e, ao mesmo tempo, vibrante, o melhor: com a sua cara e personalidade. A Ferreira Costa aconselha escolher com calma a cor que deseja. E no Home Center Ferreira Costa você pode manipular o tom que você deseja. Ótimo para ter o resultado desejado.

Uma tendência do mercado é o papel de parede, por ser uma opção econômica para quem deseja mudar uma parede ou até mesmo cômodo inteiro. E na loja física ou no www.ferreiracosta.com poderá ser encontrado vários tipos de modelos: Seja estampados, lisos, coloridos, brancos, com texturas ou até mesmo em 3D.

Outra opção para quem quer dar um Up na nova moradia são os quadros, uma maneira simples e prática para conseguir dar um novo visual ao ambiente. E nas lojas físicas da Ferreira Costa ou no www.ferreiracosta.com poderá escolher por modelos unitários ou até mesmo conjuntos que, lado a lado, formam uma composição única.

Quando se fala em reforma, a primeira coisa que vem à cabeça é a troca dos pisos. E para evitar a bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebradiços, a dica são os pisos laminado ou vinílico. Os dois materiais também são fáceis de limpar e podem ser sobrepostos sobre outros pisos. O piso vinílico abafa ruídos de passos e ajuda a conservar a temperatura dos ambientes. Como é protegido por resina de poliuretano, mancha muito pouco e é antialérgico. E não faltam opções de estampas! O produto pode ter desde cores vibrantes à aparência discreta. O laminado é muito fácil de instalar: no dia seguinte já é possível usá-lo. Em caso de mudança, pode ser desmontado e levado para a nova casa. “Ele é considerado flutuante, por isso o contrapiso não precisa estar tão nivelado quanto no caso do vinílico. Que também são encontrados facilmente nas lojas físicas do Home Center ou no www.ferreiracosta.com.

Adesivos também é uma excelente dica para quem procura praticidade, com um toque de modernidade. Além dos adesivos que podem ser aplicados direto na parede, também considere colocar nos azulejos da cozinha para repaginar o local. Alguns, imitam a estampa dos ladrilhos hidráulicos e ficam uma graça!

E nessas pequenas reformas, quem não aproveitou para repaginar uma cômoda antiga ou até mesmo uma mesinha de cabeceira? A dica do Home Center é o de utilizar cores e até verniz (no caso de móveis de madeira) para dar nova forma ao objeto. Você poderá se surpreender com o que uma lata de tinta e muita mão na massa são capazes de trazer ao ambiente!

Controladoria Geral publica cartilha de Matriz de Responsabilização

 

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Correição, publicou no seu site (www.scge.pe.gov.br/correicao) uma cartilha com orientações gerais para elaboração da Matriz de Responsabilização. O instrumento, que é utilizado em processos administrativos correcionais, como sindicâncias e inquéritos administrativos, dentre outros, relaciona distintos elementos relevantes para a apuração de responsabilidades às supostas infrações administrativas, em um modelo matricial, “esquematizando” informações associadas a uma determinada conduta irregular.

O material publicado tem como objetivo servir de base para a adequada definição do processo correcional a ser instaurado nos órgãos, e para que seja elaborado o cronograma de atividades a serem executadas no processo administrativo correcional. A cartilha também apresenta definições conceituais acerca dos elementos que compõe a Matriz de Responsabilização, tendo por referência o modelo de documento disponível no Sistema Eletrônico de Informações – SEI (GOVPE – Matriz de Responsabilização), com exemplos da aplicação desses conceitos e demonstração do “passo a passo” para criar o documento no SEI.

Segundo o Diretor de Correição da SCGE, Daniel Tiné, uma Matriz de Responsabilização bem elaborada permite a ampliação do nível de eficiência do processo administrativo correcional. “Isso facilita a compreensão acerca do que deve ser investigado e de como obter as informações e evidências complementares necessárias à investigação, o que faz com que a atuação da comissão processante esteja dinamicamente direcionada à obtenção de informações suficientes para elucidar os fatos investigados”, explicou.

Para acessar a Cartilha deve-se acessar o endereço eletrônico:


lmprensa SCGE PE

Recife reforça trabalho da Ação Inverno nesta quarta-feira (11)

 

Em virtude das fortes chuvas que caíram no Recife nos últimos dois dias, a Prefeitura reforçou o trabalho da Ação Inverno nas ruas da cidade. Nesta quarta-feira (11), o prefeito do Recife, João Campos, esteve na sede da Defesa Civil acompanhando de perto os trabalhos das equipes. Nas últimas 48h, o volume de chuvas ultrapassou os 150mm. Somente nos primeiros onze dias de agosto, o quantitativo já ultrapassou a média histórica prevista para todo o mês, que é de 213,40mm; o acumulado do mês até o momento já supera os 254mm, que equivale a 119% do esperado.

“Quando tem um período de fortes chuvas, e a gente ainda está na quadra chuvosa do Recife, temos um plano de ação e todas as secretarias envolvidas são mobilizadas a cumprir. Então, tanto a parte de limpeza, de manutenção urbana, de desobstrução de galeria, manutenção da macrodrenagem, a parte da CTTU, de controle urbano são realizadas dentro da Ação Inverno”, explicou João Campos.

“E a Defesa Civil tem um papel muito importante no período chuvoso, já que vistoria todos os pontos de risco da cidade, ao longo do ano, e prepara para o inverno. Temos um canal aberto, o tempo inteiro, para poder receber todos os chamados e fazer as vistorias em relação às questões de ordem emergencial também”, acrescentou o prefeito. Quem mora em área de risco pode acionar a Defesa Civil do Recife pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

A Secretaria-Executiva de Defesa Civil também é responsável pelo Programa Parceria. Atualmente, a Prefeitura do Recife totaliza 409 obras nos morros, sendo que o Parceria tem 253 intervenções em andamento, beneficiando 879 famílias, e concluiu outras 118, que garantem mais segurança para 535 famílias. Já a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) soma 27 obras de contenção definitiva de encostas em andamento, totalizando um aporte financeiro na ordem de R$ 40 milhões, e 11 intervenções do mesmo tipo já entregues à população, num investimento de aproximadamente R$ 9,5 milhões.

AÇÃO INVERNO - Este ano, o investimento total da Prefeitura do Recife na Ação Inverno é de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, limpeza de canais, entre outras. O trabalho começou desde janeiro deste ano e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais. Neste ano, a Defesa Civil já fez a colocação de 8.852 pontos de lona, o que totaliza mais de 2,6 milhões de metros quadrados. Também foram realizadas 1.422 ações porta a porta e 27.520 vistorias.

lmprensa Recife

Costa Dourada retoma feira de adoção de animais

 

Quem busca por um bom companheiro de quatro patas, agora tem a oportunidade perfeita para encontrá-lo. A partir deste domingo (15), o Shopping Costa Dourada retoma a sua tradicional feira de adoção de pets.

Realizado no corredor da entrada 1 do mall, o evento é gratuito e contará com mais de 15 animais, entre cães e gatos, que precisam de um lar. Os interessados na adoção devem apresentar um documento pessoal, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Além disso, passarão ainda por uma entrevista para conscientização de uma adoção responsável, evitando assim um novo abandono.

A ação, já conhecida na região e realizada mensalmente pelo mall, surgiu através de uma parceria entre o Costa Dourada e a ONG Carinho Pet, que atua há mais de 10 anos no Cabo de Santo Agostinho. Mônica Nascimento, presidente da ONG, conta como surgiu a iniciativa. “Com o grande número de animais abandonados, passei a oferecer abrigo em minha casa. Tratava, castrava e tentava a adoção. Foi assim que tudo começou. Atualmente contamos com uma sede que protege mais de 130 animais”.

Devido à pandemia, a cuidadora relata que os números de animais abandonados só aumentou, enquanto as doações que ajudam a manter o projeto diminuíram. “Antes da pandemia, em um só evento, 30 animais foram acolhidos. Atualmente, são adotados 12 pets por mês, e, no mês passado, apenas cinco. A alta demanda de adoção nos permite resgatar mais animais, pois recebo por semana de 60 a 80 alertas de animais abandonados que não temos como acolher”.

Além da feira no Costa Dourada, é possível contribuir com o projeto através de apoio financeiro e divulgação da ONG pelo Instagram @carinho.pet.

Concursos para a Marinha Brasileira

 


Saiu o edital do concurso para o Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA), voltado para candidatos do sexo masculino, com nível médio técnico em Mecânica ou Eletroeletrônica, com idade entre 18 e menos de 25 anos no dia 1º de janeiro de 2022, entre outros requisitos. São 20 vagas para atuação na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha. Os rendimentos após a formação é de R$5.699,25, já com adicionais, referentes à graduação de Terceiro-Sargento.

As inscrições serão aceitas no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br entre os dias 24/08/2021 e 26/09/2021. A taxa será de R$ 70.

Este concurso conta com diversas etapas e dura cerca de um ano e meio de formação. Há provas objetivas com questões da área profissional e redação. Além disso, há ainda os Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Câmara Hiperbárica (CH), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i), Avaliação Psicológica (AP), Verificação de Documentos (VD) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH). Além disso, há o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA e o Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças.


Praças - Também saiu o edital do concurso para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para 40 vagas de nível médio técnico. Os rendimentos iniciais após o Curso de Formação (CF) é de R$3.126,13 já com todos os adicionais, referentes à graduação de Cabo.

O certame é voltado para ambos os sexos, para quem tem menos de 25 anos no dia 1º de janeiro de 2022, para quem tem nível médio técnico completo em uma das áreas exigidas no edital, entre outros requisitos.

Os interessados devem acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br e ler o edital por completo. Entre os dias 08/09/2021 e 26/09/2021, as inscrições estarão abertas. A taxa é de R$ 60 reais e deverá ser paga até dia 30 de setembro no horário bancário.

O concurso será feito por meio de provas objetivas, com 50 questões de Conhecimentos Profissionais e uma redação. Os aprovados serão convocados para os Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i), Verificação de Documentos (VD), Avaliação Psicológica (AP) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Serviço

Marinha do Brasil 

Thelminha Assis participa do aniversário de 62 anos do Pão de Açúcar

 

Durante o mês de agosto, Thelminha Assis participa do aniversário do Pão de Açúcar. Na ação criada pela BETC HAVAS, a médica, influenciadora digital e ganhadora do BBB de 2020 lança uma série de vídeos para apresentar as dinâmicas comerciais e ofertas do Pão de Açúcar para que os clientes possam comemorar o aniversário de 62 anos da marca.

Além de conteúdos nos canais digitais do Pão de Açúcar e de Thelminha, a estratégia desenvolvida em parceria com a agência também conta com filme para TV aberta, veiculado em todo território nacional, e peças de comunicação exclusivas para pontos de venda e mobile.

“Para comemorar o aniversário do Pão de Açúcar, propusemos uma influenciadora que conversasse com os valores da marca e que tivesse relevância com o nosso público. Thelminha foi uma escolha bastante estratégica, pois ela contribuiu para o discurso de diversidade e modernidade que o Pão vem construindo e evoluindo em suas comunicações, além de transmitir em suas redes as mensagens que a tornaram referência durante o BBB e a transformaram em campeã da edição do ano passado, que é o empoderamento feminino e a força da mulher negra. Estamos muito contentes e otimistas com essa parceria, a Thelminha inspira felicidade”, comenta Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar.

Para o período, a rede preparou um mês inteiro de ofertas exclusivas nas lojas físicas, PaodeAcucar.com e App Pão de Açúcar Mais. Durante a celebração do aniversário do Pão de Açúcar, os clientes que usarem o app Pão de Açúcar Mais pela primeira vez ainda terão frete grátis para as compras online.

Semanalmente, no app, na seção “Meu Desconto”, os clientes encontram as “Ofertas de Ouro”, que dão até 62% de desconto em produtos de diversas categorias. Destaque também para a dinâmica de “Talheres em Dobro”, na qual os consumidores que atingirem a missão personalizada do “Meus Prêmios”, ao trocar os pontos Stix por um jogo de talheres Zwilling, o cliente levará outro totalmente grátis. São 7 conjuntos de talheres disponíveis para troca a partir de 1.500 ponto stix.

Ficha técnica

Agência: BETC HAVAS
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Ativação
Título: Níver do Pão, Festa no App
CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã)
ACD: Paula Junqueira
Criação: Daniel Zappa, Eduardo Menezes, Martim Batista, Lucas Stelzer, Carlos Gouveia, João Luiz Alves e Roberto Silva
Marcas & Negócios: Raquel Hipólito, Thiago Xavier, Fabio Morita e Flávia Silva
Canais & Engajamento: Ariane Finavaro, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez, Natalie Bezerra, Pedro Lara e Fatima Azevedo
Estratégia: Agatha Kim, Dannyllo Silveira e Milena Nakata
Aprovação do Cliente: Eduardo Telles, Elizabete Ponce, Camila Assis e Edson Alves