sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Encontro Nacional do Direito à Comunicação

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), conjuntamente com entidades parceiras nacionais e locais, promoverá o I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2012, na cidade de Recife, em Pernambuco. O evento reunirá instituições, grupos, movimentos e indivíduos envolvidos na busca da efetivação do direito à comunicação.


O I ENDC destina-se, primeiramente, a reunir integrantes de instituições, grupos, movimentos sociais e indivíduos de todo o Brasil, que já estejam envolvidos de alguma forma na discussão e luta pela democratização da comunicação. Além disto, pretende também sensibilizar novos sujeitos para a temática, a partir do debate e visibilidade do tema que o evento possa promover.


No evento, o grupo de ativistas Loucas de Pedra Lilás estavam com um abaixo assinado para as reformas políticas e jurídicas, necessárias para o País:

Loucas de Pedra Lilás promovendo faxina no Congresso Nacional


O ativista cultural Roger de Renor estava presente no encontro

A Professora Ana Veloso (Unicap) era uma das palestrantes


O jornalista Ivan Moraes Filho, um dos organizadores do encontro, e integrante do Centro Luiz Freire, nos concedeu uma entrevista falando sobre a importância do Encontro Nacional do Direito à Comunicação:


Arena Gourmet Ferreira Costa recebeu o Planetário e divulga últimas oficinas

Na última quinta-feira, 09, a Arena Gourmet Ferreira Costa, onde está sendo realizadas oficinas do Food Festival Brasil, recebeu o Planetário com o Chef Wellington que ensinou a preparar uma das receitas mais saborosas do Festival: o Filet ao Reino, composto por dois medalhões de filet mignon, gratinado no forno, cobertos com puro queijo do reino, envolvidos ao molho madeiras e champignons, servidos com três acompanhamentos.

A receita deixou todos os participantes de água na boca, com o aroma e sabor do prato, que além do filet acompanhava Risoto de tomate seco com linguiça portuguesa, batatas e a salada planetário que leva alface, acelga, repolho roxo, cenoura, queijo parmesão ralado, croutons, fatias da manga e molho de mostarda.

Com muita dedicação e atenção, os proprietários do Planetário também interagiam com os participantes, deixando o ambiente bem descontraído. E como em todas as oficinas foram sorteados produtos da Tambaú Alimentos, Meber, Sacolas da Walita, Revista Engenho e vouchers para restaurantes que estão participando do Festival.

Nesta sexta será o último dia para participar das oficinas do Food Festival Brasil, na Arena da Ferreira Costa, com a presença do Barista Jonathan do Coffe Center Café, que vai falar sobre as Curiosidades do Café e ensinará a fazer várias receitas com a bebida. E a última oficina será com os doces da Anna Corinna, que ensinará uma receita de bombons de chocolate. Na próxima semana a Arena será aberta com novas oficinas, os temas serão divulgados ainda esta semana.

Serviço:

Arena Gourmet Ferreira Costa
Local: Home Center Ferreira Costa, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira, Recife-PE;
Informações: (81) 3338-8333 – no site: www.ferreiracosta.com

Programa Leite de Todos renova cadastro de laticínios e fornecedores

A coordenação do Programa Leite de Todos reuniu esta semana na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), representantes de laticínios pernambucanos, para discutir mudanças no cadastro dos participantes do programa. As modificações começarão a ser implantadas dentro de 15 dias, segundo informou o superintende técnico da Secretaria, coordenador da ação, Manoel Filgueiras. A proposta objetiva assegurar um melhor controle no que diz respeito aos produtores/fornecedores.

Para processar o leite do Programa, os participantes do Leite de Todos, deverão recadastrar CPF (ativo) sem irregularidades e apresentar Declaração de Aptidão (DA) do Pronaf. Atualmente 20 laticínios e 5 mil produtores estão cadastrados, sendo 2,3 mil fornecedores ativos do Programa, informou Filgueiras. Diariamente são distribuídos 96.500 litros de leite de vaca e 10.000 litros de leite de cabra, beneficiando 106.500 famílias com investimentos dos Governos Federal e do Estado da ordem de R$ 43.973.980 milhões para o período do convênio que vai até dezembro deste ano.

O Leite de Todos é realizado em Pernambuco em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), o Programa está presente em 159 dos 184 municípios de Pernambuco. “A meta é adquirir e distribuir 29.529 milhões litros de leite de vaca e 3.060 milhões de leite de cabra, no período de 1º de março a 31 de dezembro”, disse a gerente de Agronegócio da SARA, Edivânia Vidal.


Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Indústria de Pernambuco amplia vagas de empregos e aumenta salários

A oferta de empregos na indústria pernambucana teve um crescimento de 4,6% em 2011, segundo Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O resultado obtido pelo Estado foi o segundo melhor do País, ficando atrás apenas do desempenho da indústria do Paraná, que registrou crescimento de 5,4%. Em relação à folha de pagamentos, a remuneração paga aos trabalhadores pernambucanos cresceu 12%, o maior resultado do País – quase três vezes a média nacional, de 4,2%.

Na comparação com os demais estados da Região Nordeste, Pernambuco liderou a geração de empregos industriais, enquanto no Ceará houve uma queda de 1,8% e a Bahia registrou um crescimento de 1,7%. A média da região foi de um incremento de 1,3%. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, o resultado revela o quanto o contexto econômico de Pernambuco é diferenciado em relação aos outros estados da região.

“O crescimento do valor da folha de pagamentos mostra que além de gerar mais oportunidades, os empregos criados são de melhor qualidade, remunerando melhor, o que é bom para os trabalhadores pernambucanos”, destaca Geraldo Júlio. De acordo com o secretário, a tendência é que o desempenho mantenha a trajetória de crescimento nos próximos anos, com a entrada em operação das unidades industriais atualmente em construção no Estado.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Frotas e viagens extras para o bloco “Cabeça de Touro”

O Grande Recife reforçou a programação de três linhas para o usuário com o interesse em acompanhar o bloco “Cabeça de Touro”, que vai desfilar pelas ruas do Engenho do Meio, no Recife, no próximo sábado (11). A concentração da agremiação será na Rua Antônio Curado a partir das 10h e com saída prevista ao meio-dia. No total, a programação será de 26 coletivos e 293 viagens, o que representa um aumento de quatro coletivos e 26 viagens de um sábado normal.

A programação especial para o desfile terá início na primeira viagem do dia das linhas 207 – Barro/Macaxeira (BR – 101), 302 – Curado II/Caxangá e 303 – Curado II/ Caxangá (BR – 232). A linha 207 – Barro/Macaxeira (BR – 101) terá um aumento de 1 ônibus e 11 viagens, o que significa 10 veículos e 158 viagens. A 302 – Curado II/Caxangá terá 1 coletivo e 3 viagens extras, o que representa 8 veículos e 58 viagens . Já a linha 303 – Curado II / Caxangá (BR – 232) terá 2 veículos e 26 viagens a mais, cumprindo um total de 8 ônibus e 76 viagens.

Outras informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.

Gerência de Imprensa

Turfe: A. Paiva estreia com vitória na Gávea

Corrido agora há pouco o primeiro páreo da programação da sexta feira ( 10/02/12), no Hipódromo da Gávea. Vitória espetacular do pernambucano Anderson Paiva que fez a sua estréia montando o animal Ubrique. Correndo nas posições intermediárias, o aprendiz mostrou muita calma e na entrada da reta final procurou posicionar melhor o seu animal.

Nos 300 metros finais, Ubrique bem acionado pelo Anderson Paiva, partiu para decidir com Fides (Mecele Martins). Que corria junto à cerca interna. Nos 150 finais, com a corrida já dominada, Anderson apenas administra a situação e com muita categoria carimba a sua primeira vitória no turfe carioca. Ainda na programação de hoje A.Paiva vai estar no 5º páreo no dorso de Apagão Aéreo, no 6º páreo Puqulia, 7º páreo Rastilho e no 8º páreo Sol de Gap.

Com informações do radialista Francisco Mendonça

Remanejamento de adutora provoca falta d'água em Goiana

Atendendo a uma solicitação da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, a Compesa paralisa, a partir da próxima terça-feira (14), o abastecimento de água de 70% da cidade de Goiana, exceto os bairros de Nova Goiana e Flexeiras, na Mata Norte do Estado. A intervenção será necessária para que a companhia realize o remanejamento de uma adutora de água bruta (de 400mm de diâmetro) localizada às margens da BR-101, na divisa entre Pernambuco e Paraíba. A interrupção do fornecimento de água será de 36 horas, tendo início às 8h e seguindo até as 20h da quarta (15), quando terá início o processo de regularização do abastecimento.

A tubulação que será desviada pela Compesa passa pelo pátio do posto fiscal de Goiana. Como serão realizadas intervenções no piso da unidade, a companhia foi acionada para fazer o remanejamento, já que a adutora é antiga, feita em cimento amianto, e está próxima à superfície do solo. "Faremos um desvio de aproximadamente 900 metros por uma estrada paralela, o que dará segurança na operação da adutora", explica Cláudio França, gerente de Produção da Compesa.

Cerca de 20 profissionais, entre técnicos e engenheiros, participarão dos trabalhos de remanejamento da adutora. "Já assentamos a nova tubulação, na semana passada, e faremos agora a interligação", detalha o gerente.

Imprensa Compesa

Carnaval inclusivo em Jaboatão dos Guararapes

Com muita alegria e animação vem aí o Carnaval Inclusivo, para festejar a inclusão de pessoas com deficiência e diferentes entidades. A festa acontece no dia 13 de fevereiro, às 14:00. Começa na concentração do Bloco CAINE na Folia, Rua Dr. Antonio Carlos de Oliveira, 5570, Candeias, e culmina com um grande grito de carnaval no Clube APSES.

Esta proposta do CAINE – Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais, neste segundo ano, se amplia para a rede de entidades do Jaboatão dos Guararapes. O Caine, o Cenespra, a Fundação Perrone e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Coordenação da Pessoa com Deficiência, uniram suas idéias, fitas, sombrinhas, confetes e serpentinas para brincar o Carnaval Inclusivo. Um carnaval bem curtido deixa um astral de alegria e afirma identidades. Brincar carnaval é sorrir, abraçar o outro e cantar juntos até a quarta feira ingrata.

Inclui PE

Hungria queima toneladas de dinheiro velho para aquecer os pobres no inverno

O Banco Central da Hungria encontrou uma função social para o dinheiro que recolhe de circulação. Há quatro anos, passou a reciclar suas cédulas usadas como briquetes para calefação destinados às instituições sociais mais necessitadas do país, em um gesto que neste ano é ainda mais apreciado devido ao frio glacial que atinge o continente.

– É um ato de caridade muito útil, uma ajuda importante para nossa fundação, porque podemos economizar parte de nossos gastos de calefação graças a esses briquetes – explicou Krisztina Haraszti, diretora da Fundação de Autistas de Miskolc, cidade no Nordeste do país.

Desde setembro, o centro de logística do Banco Central (MNB), em Budapeste, envia cargas de blocos de briquetes para aquecer as instituições mais carentes. No início, as cédulas usadas eram apenas queimadas. Depois, foi adotada uma máquina para comprimi-las na forma de uma espécie de tora.

Todos os anos, o MNB retira de circulação cerca de um quarto do total de cédulas e imprime uma quantidade equivalente para substitui-las, o que equivale a 200 bilhões de florins (US$ 900 milhões) ou entre 40 e 50 toneladas de briquetes anuais, segundo o diretor do centro.
É preciso cerca de 5 milhões de florins (US$ 22 mil) para fabricar um único briquete, que pesa em torno de um quilo.

Correio do Brasil

Greve no Rio: Bombeiro detido no Rio é vítima de ‘prisão política’, afirma cabo da PM

A prisão do cabo Benevenuto Daciolo guarda todos os componentes de um barril de pólvora, com o estopim aceso pela primeira prisão política no país, após o encerramento da ditadura militar. A descrição é do cabo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro João Carlos Soares Gurgel.

O cabo Gurgel, que acompanhou de perto a transferência do líder sindical para o presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio. Daciolo é um dos líderes do movimento organizado pelas forças auxiliares de Segurança do Estado por melhores salários e condições de trabalho. Ele foi preso na noite passada, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, vindo de Salvador, por agentes da Corregedoria, e escoltado por policiais civis.

As escutas telefônicas realizadas por agentes dos setores de Informação do Estado foram ‘vazadas’ para o principal jornal de TV da imprensa conservadora e serviram de pano de fundo para a captura do cabo Daciolo. Minutos após a exibição do áudio no Jornal Nacional, da Rede Globo, o bombeiro militar era detido pela polícia.

Nas gravações que, segundo o cabo Gurgel, “parecem ter sido cortadas”, Daciolo conversava com interlocutores sobre as negociações entre os policiais militares e bombeiros prevista para uma paralisação a partir desta sexta-feira.

– O que houve, na realidade, foi uma prisão arbitrária, com o único objetivo de esvaziar o movimento. Mas o governador Sérgio Cabral se esquece que estamos no Rio de Janeiro, às vésperas do carnaval. Uma atitude como esta, de prender um dos líderes de um movimento pacífico, que tem o único objetivo de reivindicar melhorias salariais e condições de trabalho mais dignas, tende a provocar uma reação contrária, na mesma intensidade. Bandido é que se amedronta com a demonstração de força da polícia. Cidadão de bem, trabalhador, diante de uma injustiça, tende a se revoltar e isso conduzir a uma revolta sem precedentes. Na Bahia apenas os policiais militares pararam. Aqui no Rio, a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão unidos. É preciso lembrar esse detalhe – afirmou o cabo Gurgel.

Em nota, o comando do Corpo de Bombeiros informa que Daciolo foi transferido para o presídio Bangu 1 “por questões de segurança”. Ele foi detido, inicialmente, no Quartel General da corporação, mas a possibilidade do local ser tomado, como em junho de 2011, fez com que ele fosse transferido para uma prisão de segurança máxima, onde permanecerá em prisão administrativa por crime militar por 72 horas, até que a Justiça decrete sua prisão preventiva.
Trechos da gravação divulgada no Jornal Nacional:

Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio…
Daciolo: Tudo bem, tudo bem… sabe o que vou fazer agora??? Ligue para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.
Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho… se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação.


O governador Sérgio Cabral, solicitou ao colega baiano, Jacques Wagner, as cópias das gravações que tenham tido como interlocutor Daciolo ou qualquer outro servidor do Estado do Rio de Janeiro. E, por meio de seu aparato de imprensa, divulgou o conteúdo do pedido, na manhã desta quinta-feira.

Leia a íntegra do documento:

“Prezado Governador Jacques Wagner,
Tomei ciência pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, que o bombeiro militar do Estado do Rio de Janeiro, cabo Benevevuto Daciolo, manteve conversas telefônicas, gravadas com autorização da Justiça, com diversos interlocutores, nas quais planejava estratégia de deflagração de atos grevistas no meu Estado que, se deflagrados, colocariam em risco a ordem pública. A fim de que eu possa tomar as providências cabiveis para a manutenção da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro, solicito que me sejam enviadas cópias de todas as gravações que tenham tido como interlocutor o bombeiro militar acima referido ou qualquer outro servidor do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço desde já a colaboração do Estado da Bahia na manutenção da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro”.


Até o fechamento desta matéria não havia ainda qualquer pronunciamento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio acerca do pedido de habeas corpus para Daciolo.

Correio do Brasil

Esperança: Estudante de 17 anos pode ter descoberto a cura para o câncer

Conforme publicação do site Daily Mail, uma jovem de apenas 17 anos pode ter descoberto a cura para o câncer. Angela Zhang, estudante da Monta Vista High School, recebeu uma bolsa de estudos de US$ 100 mil por ter ganhado o Siemens Competition Math, Science & Technology.

A adolescente sempre se revelou um prodígio. Já em seu primeiro ano no Ensino Médio, a garota lia artigos de pós-doutorado em bioengenharia. Um ano mais tarde, Zhang já comentava sobre seu objetivo de trabalhar como pesquisadora no laboratório da Universidade de Stanford – uma das instituições de ensino mais renomadas dos EUA.

O projeto da jovem consiste na utilização de nanopartículas para identificar as células cancerígenas, as quais podem ser enviadas ao centro dos tumores quando combinadas com uma droga à base de salinomicina. Depois de terem se “prendido” às células doentes, através de ressonâncias magnéticas, essas nanopartículas permitem que os médicos saibam exatamente onde estão ou poderão se formar os tumores.

Por meio de uma luz infravermelha, as nanopartículas são “derretidas”, liberando o medicamento que eliminará as células cancerígenas de dentro para fora. Quando testada em ratos, a tecnologia acabou quase que completamente com os tumores. Angela Zhang passou mais de 1.000 horas engajada em seu projeto, o que significa que ela trabalha nele desde os 15 anos.

Embora ainda possa levar alguns anos para que essa técnica seja testada em humanos, os primeiros resultados são promissores.

Portal UOL