segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Escola de Controle Interno encerra 2019 com cerca de 2.800 capacitações



Desde que foi instituída, no dia 21 de fevereiro deste ano, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoveu a capacitação de cerca de 2.800 pessoas. Ao longo do ano de 2019, foram promovidos 72 eventos – incluindo cursos, palestras, oficinas e seminários –, dentro de um portfólio com mais de 30 temas distintos. “Esse é um trabalho que muito nos orgulha e mostra a assertiva da iniciativa. O fortalecimento do controle interno, seja no órgão central, seja nas unidades gestoras da administração direta e indireta, apoiando a administração pública, requer profissionais cada vez mais qualificados e a Escola surgiu para dar esse suporte”, comemorou a secretária Érika Lacet.

A coordenadora da ECI, Karla Sabino, enfatizou que a marca de 2.800 capacitações, aproximadamente, foi fechada semana passada, com a conclusão de quatro cursos, sendo três direcionados especialmente para os servidores da SCGE e um para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

A programação de dezembro teve início no dia 02, com o curso “Regime de Adiantamento”, voltado para os militares do CBMPE. As aulas foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife, até o dia 06. O conteúdo teórico e prático deste programa foi repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).

Já no período de 03 a 05, foi realizado o curso “Compliance: aspectos da iniciativa privada e da administração pública”, ministrado no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife, por Daniel Tiné, que integra a Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Também no auditório da SCGE, nos dias 06, 09 e 10, a ECI promoveu o curso “Gestão de Riscos: conceitos e papel da auditoria interna”. Programa ministrado por Allisson Procópio, da equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI).

E, fechando a agenda de eventos do mês de dezembro, no período de 11 a 13, foi realizado o curso “Gestão de Ouvidorias e Acesso à Informação”. Como instrutoras, Isis Andrade e Ana Luiza Trapiá, que atuam na Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE). Encerrada a agenda de 2019, a Escola de Controle Interno já estrutura a programação mensal de 2020. “Nosso calendário irá sempre atender as perspectivas do público interno, dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias da SCGE; e do público externo, oferecendo temas na nossa linha de atuação –auditoria, correição, ouvidoria e controladoria”, disse Thayse Galvão, diretora de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

Imprensa SCGE PE

Oratória: ferramenta importante de ascensão profissional e pessoal

Dizer que tudo hoje em dia é comunicação, não é um exagero. Desde criança somos testados com relação a nossa oratória ou instigados a desenvolvê-la, seja numa simples apresentação para os colegas de classe, no primeiro dia de aula, como num complexo trabalho escolar. O especialista em oratória, Edson Xavier Jr. ministra curso de férias de Treinamento em Oratória, na MPE, na Boa Vista, nesta quarta-feira (18), das 8h às 12h, para quem quer desenvolver e dominar as técnicas dessa poderosa ferramenta de ascensão profissional e pessoal.

Neste curso, o profissional vai repassar técnicas de como “destravar” e se sentir à vontade para falar em público. “ Hoje em dia, independente da profissional, a oratória é indispensável. Na fase adulta, pode ser uma aliada e tanto quando precisarmos nos submeter a uma entrevista de emprego, reunião de trabalho e conversas com clientes e potenciais clientes. Ter uma boa oratória não é um dom mas, algo que se aprende através de cursos e dicas com especialistas”, salienta.

Na vida pessoal a oratória também é indispensável. Com ela, conseguimos fazer amigos com mais facilidade e interagir com o meio onde estamos inseridos. Quando dominamos as técnicas da oratória conseguimos desenvolver conversas mais interessantes, com maior clareza e, consequentemente, atingimos os nossos objetivos sejam eles pessoais ou profissionais.

Oscar 2020: "Democracia em Vertigem" concorre a Melhor Documentário

"Democracia em Vertigem", o filme de Petra Costa, que registra os bastidores do Impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, foi nominado hoje para a pré-concorrência a Melhor Documentário. Petra é mineira, tem 36 anos e desde o ano passado é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Enquanto isso, o filme "A Vida Invisível", de Karim Ainouz ficou de fora da disputa de Melhor Filme Estrangeiro. 


Chile: água usada para dispersar manifestantes contém soda cáustica

A polícia chilena usou água com gás de pimenta e soda cáustica para conter manifestantes em diversos protestos que tomaram conta do país há quase dois meses.

A presença dos componentes, que causariam queimaduras graves, foram detectadas em um relatório divulgado nesta segunda-feira, encomendado pelo Movimento Saúde em Resistência (MSR) “devido ao número crescente de pacientes que tiveram reações alérgicas”, após serem atingidos por água lançada por carabineros em caminhões-pipa.

A análise, feita pelo Colégio de Químicos Farmacêuticos e Bioquímicos do Chile, revela que parte da água continha elementos altamente irritantes, com um pH igual a 12 — em uma escala de 1 a 14 — , potencialmente fatal, e capaz de causar danos graves ao contato cutâneo, ocular ou por ingestão acidental. As amostras foram coletadas por brigadistas e entregues aos membros da MSR.

Diário do Centro do Mundo

Vai faltar água em Camaragibe

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que suspenderá o abastecimento de água de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, para a realização de serviços de manutenção emergencial no sistema de água tratada que atende a localidade. O sistema será paralisado a partir da 0h de amanhã (17/12) até à 0h da sexta-feira (20/12), período necessário para conserto de vazamento na principal adutora que abastece a cidade, uma tubulação de grande porte (600 milímetros de diâmetro) situada na saída da Estação Elevatória do Viana. Os serviços são essenciais para eliminar as perdas, possibilitar a melhoria das pressões nas redes e atender com maior eficiência as partes mais elevadas de Camaragibe.

Com o intuito de reduzir o tempo do serviço, que será de 72 horas, será mobilizada uma equipe de 45 profissionais que realizarão as intervenções, consideradas de alta complexidade, que contemplam, dentre outras ações, a instalação de uma peça especial e feita sob medida e a reconstrução de blocos de ancoragem. A Compesa também aproveitará a parada para executar outros serviços de manutenção preventiva no sistema de abastecimento de Camaragibe.

Após finalizar os trabalhos, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa e de acordo com o calendário de cada localidade.

Imprensa Compesa

Homenagem a um flamenguista mobiliza a internet

A estudante universitária Lívia Brito está fazendo uma campanha no Twitter para que o time do Flamengo homenageie o seu namorado. O jovem João Vitor Bonfim (com Lívia na foto ao lado), de 21 anos, morreu no último sábado (14) e era um apaixonado torcedor do Rubro-Negro Carioca. A campanha é para que o time, durante o jogo desta terça (17), faça uma homenagem ao João Vitor. Em vida, ele comemorou muitas vitórias de seu time, inclusive a Taça Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro deste ano.

Por enquanto, a campanha está só no Twitter, mas várias pessoas, incluindo torcedores de outros times, já demonstraram seu apoio. "Meu namorado faleceu na manhã de sábado, mas na noite anterior decidimos que o nome de nosso filho seria Gabriel, em homenagem ao Gabigol, que fez os dois gols da Liberta", contou Lívia, na sua conta de Twitter.

"Peço para que esse tuíte chegue até o time do Flamengo e ao Gabigol, para que eles façam uma homenagem amanhã. Estarei junto da família dele, vendo o jogo". O Flamengo joga nesta terça-feira (17) contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, pela semifinal do Mundial de Clubes, que ocorre em Dubai. A partida será às 14h30, no horário de Brasília.

Terça Negra inspira obra sobre espiritualidade afrobrasileira

"O sagrado é qualquer movimento interior que lhe leve à transcendência. Então, uma música pode lhe elevar a tal ponto que você atinge outra dimensão". As palavras são da pesquisadora Maria Lúcia Gomes dos Prazeres (foto), que lança o livro “Terça Negra no Recife: Narrativas sobre Dança, Música, Espiritualidade e Sagrado”, nesta terça (17), às 19h, no Pátio de São Pedro. 

No local - onde o evento que celebra a ancestralidade africana do povo pernambucano ocorre desde 2001 -, também se apresentam o Maracatu Estrela Dalva, o Afoxé Omô Inã e o grupo de samba reggae Raízes de Quilombo.

A obra de Lúcia Gomes é resultado do seu mestrado em Ciências da Religião, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e reúne histórias sobre o fortalecimento da identidade, cultura e espiritualidade de afro-pernambucanos, vividos a partir da Terça Negra.

O livro é dividido em cinco capítulos e costura narrativas de 12 personagens que transformaram a experiência do povo negro no Recife e tiveram suas próprias histórias fortalecidas pelos encontros de música e dança no Pátio de São Pedro

Com duas décadas de ação completadas este ano, a Terça Negra é um projeto criado pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Durante esse período, passaram pelo evento no Pátio de São Pedro mais de 300 grupos de afoxé, samba, maracatu, rap, dança, hip hop, coco, samba reggae e mangue beat.

Serviço:
Lançamento do livro “Terça Negra no Recife: Música, Dança, Espiritualidade e Sagrado”, de Maria Lúcia Gomes dos Prazeres

Apresentações: Maracatu Estrela Dalva, do Afoxé Omô Inã e do grupo de samba reggae Raízes de Quilombo.

Quando: Terça-feira, 17 de Dezembro, a partir das 19h

Onde: Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, Recife

Acesso Livre

Imprensa Recife

Criada a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE foi oficializada na última quinta-feira (12). A referida instituição universitária era conhecida como Unidade de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O campus localizado no município de Belo Jardim, antes pertencente à UFRPE, passa a ser integrada à nova UFAPE. O reitor é o Professor Doutor Airon Aparecido Silva, que respondia pela direção da unidade de ensino. Graduado, Mestre e Doutor em Zootecnia pela UFRPE, Aparecido estava no segundo mandato como diretor-geral e diretor acadêmico.

Da Redação com informações da Agência Brasil


Ator Maurício Mattar sofre infarto

O ator Maurício Mattar, de 55 anos, sofreu um infarto na madrugada desta segunda (16), enquanto trabalhava em um evento na cidade de Bauru no interior de São Paulo. Ao sentir-se mal, o artista foi socorrido ao Hospital Estadual de Bauru. Há uma previsão de que ele seja transferido para outra casa de saúde, em Botucatu, também no interior paulista. Mattar agora segue consciente e estável e deve passar por um cateterismo ainda hoje.  Há quase dois meses, nasceu sua filha caçula, Ilha. Além da bebê ele tem outros filhos: o músico Luan, de 32 anos; a fotógrafa Rayra Gracie, de 22 anos e  a cantora e empresária Petra, de 25 anos.  

Projetos de educação do Grande Recife estão em votação popular

Duas iniciativas pernambucanas foram pré-selecionadas para votação popular nacional. Elas concorrem na 7ª edição do programa Educar para Transformar, Chamada Pública de Projetos do Instituto MRV. Junto com mais 14 instituições, elas concorrem a capacitações e aporte de R$ 160 mil para desenvolver projetos voltados para educação e, com isso, na melhoria social. A votação acontece até as 18h do dia 20 de dezembro e pode ser realizada por qualquer pessoa pelo link: http://educarparatransformar.institutomrv.com.br/votacao.

Em Pernambuco, estão na disputa os projetos: ‘Alavanca na escola’, que irá desenvolver um trabalho em conjunto com a gestão de três escolas parceiras para o diagnóstico de desafios de docentes e alunos e desenvolvimento de soluções para o ensino público; e ‘Movimento Juvenil de Articulação Comunitária’, que foca na formação em mediação de conflitos e justiça restaurativa para estudantes, no desenvolvimento de uma cultura de paz.

O programa tem o objetivo de promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos. Deste total, os dez projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), em parceria com escolas da rede pública de Ensino Fundamental II e Médio, mais votados receberão capacitações em gestão, acompanhamento de sua evolução e um aporte financeiro de R$160 mil, cada um, para o desenvolvimento das atividades durante dois anos. O resultado será anunciado no dia 23 de dezembro no site do Instituto.

“Estamos muito felizes com esta nova fase do programa, recebemos muitos projetos interessantes e relevantes. A partir de agora, contamos com a participação da população para votar no projeto que mais irá transformar a realidade da escola pública. Realmente é emocionante perceber a preocupação das OSCs e das instituições de ensino em contribuir para um futuro melhor para as crianças e adolescentes deste País”, comenta Eduardo Fischer, presidente do Instituto MRV.

Sobre o Instituto MRV

Fundado em 2014 pela MRV, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2018, foram investidos mais de R$ 6 milhões em projetos como Educar para Transformar – Chamada Pública de Projetos, MRV Voluntários e Seu filho, Nosso futuro; além de apoio a importantes instituições. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

Projeto
Alavanca na Escola
(Recife)
Trabalho em conjunto com a gestão de três escolas parceiras para o diagnóstico de desafios de docentes e alunos e desenvolvimento de soluções para o ensino público.
Anima Aqui! Formação Audiovisual para crianças
(Rio de Janeiro)
Formação em audiovisual e conexão com o mercado de Cinema do Rio de Janeiro para profissionalização, além da sensibilização em cinema por triangulação envolvendo educadores, alunos e familiares.
BiblioArte LAB
(Belo Horizonte)
Profissionalização de jovens em medidas socioeducativas em carreiras da economia criativa (design gráfico, revista literária, audiovisual) construindo uma cooperativa de criadores e um plano de geração de renda.
CATALISE UMA ESCOLA!
(São Paulo)
Oficinas catalisadoras de invenção e criatividade nas aulas vagas da escola, transformando práticas pedagógicas, além do letramento digital para professores e alunos e envolvimento da comunidade.
CONHECER, ACOLHER E SEMEAR
(Maringá)
Capacitação de professores para lidar com temáticas sociais relevantes no contexto escolar, com o suporte de psicólogos (gestão de conflito), advogados (direitos sociais) e pedagogos no processo de formação.
EMPREENDEDORISMO - DO ECONÔMICO AO SOCIAL
(Salvador)
Implementação do programa Miniempresa e Liderança Comunitária em parceria com três escolas, para o desenvolvimento de seis negócios e projetos sociais que potencializem os aprendizados em empreendedorismo.
Empresa Júnior Escolar - Empreendedorismo Educacional para os 140 anos do Instituto de Educação do Amazonas
(Manaus)
Criação de empresa júnior no IEA com módulos de capacitação em diversas temáticas para professores e alunos, destacando o empreendedorismo como opção de carreira. Desenvolvimento de serviços para dar sustentabilidade à empresa júnior.
Escola do Aprender
(Porto Alegre)
Formação de professores conteúdos que contribuam para competências socioemocionais, desenvolvimento da cultura de formação continuada, metodologias ativas, inteligência emocional, com análises sobre o educador, sobre o educando e sobre o trabalho em conjunto.
Escola Humanitária
(Salvador)
Criação de Espaço Maker e horta comunitária com envolvimento de alunos e professores para a gestão e manutenção dos espaços, além de oficinas temáticas em arte e cultura, segurança e cidadania, família e fortalecimento de vínculos e protagonismo juvenil.
FALA AÍ - NÚCLEO EXPERIMENTAL DE JOVENS COMUNICADORES
(Cuiabá)
Incentivo ao potencial comunicativo de jovens com capacitações em conteúdos de comunicação em um espaço a ser montado na escola com infraestrutura de design gráfico, audiovisual e mídias sociais.
LABORATÓRIO DE MULTIPLICADORES
(Brasília)
Melhoria do Espaço Maker da escola e criação de uma empresa júnior, com a formação alunos em empreendedorismo para conduzir a empresa e atuarem como multiplicadores para outras turmas.
Mamulengo na Escola: ludicidade, educação e autonomia
(Fortaleza)
Oficinas sobre pedagogia e arte, educação inclusiva e técnicas de utilização do teatro de bonecos nas disciplinas em sala de aula, além de estratégia de aproximação das famílias ao ambiente escolar por meio dos festivais.
Movimento Juvenil de Articulação Comunitária: Uma intervenção urbana pela construção de uma cultura de paz em 2 escolas públicas na Zona Norte do Recife/PE.
(Recife)
Formação em mediação de conflitos e justiça restaurativa para estudantes, no desenvolvimento de uma cultura de paz. Aplicação em círculos restaurativos com intercâmbio de alunos entre escolas e criação de spots de rádio com os conteúdos.
PLANTANDO SABERES
(Belo Horizonte)
Reestruturação da horta escolar e formação de colaboradores efetivos para a manutenção do espaço de forma produtiva para a escola, além da qualificação de outros espaços verdes da escola e capacitações em sustentabilidade.
Projeto Educando com a Horta
(São José)
Trabalho com gestão de resíduos sólidos, compostagem e alimentação saudável por meio da horta escolar em três escolas parceiras, envolvendo alunos no processo de aprendizagem com o apoio de professores articuladores responsáveis pelo projeto.
Projeto Sinergias pela educação
(São Paulo)
Aplicação do Design Thinking, envolvendo professores e alunos em todo o processo de diagnóstico e desenvolvimento de soluções para os desafios da escola, além de trabalhar a pedagogia por projetos de impacto social.




Tecnologias da Indústria 4.0 aumentam em 22%, em média, produtividade em pequenas e médias empresas

As tecnologias digitais da Indústria 4.0 permitem aumentar em 22%, em média, a produtividade de micro, pequenas e médias empresas. O resultado foi obtido no programa-piloto Indústria Mais Avançada, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com 43 empresas de 24 estados. A Docile Nordeste, fábrica de doces de Pernambuco, participou do projeto, que é o primeiro a testar no Brasil, em todas as regiões do país, o impacto na produção do uso de ferramentas de baixo custo, como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT). 

As empresas participantes já possuíam bom índice de produtividade antes do piloto, pois tinham passado pelo Brasil Mais Produtivo. O programa do governo federal, executado pelo SENAI, elevou em 52%, em média, a produtividade de três mil micro, pequenas e médias indústrias por meio de técnicas de manufatura enxuta (lean manufacturing). Após as duas etapas de atendimento de consultores do SENAI, as companhias aumentaram em 85%, em média, sua capacidade de produzir sem alterar o quadro de funcionários. 

“O objetivo do SENAI com a experiência-piloto, chamada de Indústria mais Avançada, é refinar um método de baixo custo, alto impacto e de rápida implementação, que ajude as empresas brasileiras a se inserirem na 4ª Revolução Industrial”, explica o diretor-geral da instituição, Rafael Lucchesi. “A iniciativa do SENAI prova que a Indústria 4.0 é para todos: qualquer tipo de empresa, em qualquer estado do Brasil. O resultado nacional é relevante, e, principalmente, houve ganhos significativos para todas as empresas atendidas”, completa. 

SENSORES – Os pilotos foram realizados entre maio de 2018 e outubro deste ano em empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas, Metalmecânica, Moveleiro, Vestuário e Calçados. Os especialistas do SENAI instalaram sensores, que coletam dados, e coletores, que os armazenam. Em seguida, as informações eram transmitidas para a plataforma Minha Indústria Avançada (MInA), que permite acesso aos dados de produção da máquina sensoriada. Por meio de tablets e celulares, os gestores podiam acompanhar, em tempo real, o desempenho da linha de produção e, com isso, ter maior controle de indicadores do processo e antecipar-se a eventuais problemas. 

As empresas da região Nordeste, com aumento médio de 28,2%, foram as que mais tiveram ganhos de produtividade com o Indústria Mais Avançada. A Japastel, pequena indústria de Salvador que produz massas para pastel e pizza, por exemplo, conseguiu elevar em 32,8% sua capacidade produtiva com uso de sensores na máquina de empacotamento de pizza. A empresa já havia alcançado ganho de 100% ao passar pelo Brasil Mais Produtivo. Ou seja, ao participar das duas etapas, a companhia mais que dobrou sua produção com o mesmo time de colaboradores e sem aumentar o custo. 

“A tecnologia ajudou a otimizar o tempo e diminuiu o desperdício. Com isso foi possível aumentar o lucro, pois conseguimos utilizar melhor a matéria-prima”, explica Rose Fukuhara, dona da Japastel. Ela conta que hoje tem outra percepção do que é a Indústria 4.0. “Antes eu achava que o investimento seria muito alto”, diz ela. O equipamento instalado pelo SENAI em cada empresa custou até R$ 3 mil. 

PERNAMBUCO – A Docile Nordeste, localizada em Vitória de Santo Antão, elevou em 6% sua produtividade com uso de sensores em três linhas de produção, de goma e de refresco em pó. O coordenador de produção, Cristiano Couto, comemora o ganho, pois a área já tem alta produtividade, de cerca de 88%. O gestor conta que o equipamento também ajudou a reduzir o desperdício com embalagens, mas o maior benefício, diz ele, foi na administração do processo produtivo. “O principal ganho foi a gestão em tempo real. Você consegue evoluir em produtividade quando você faz uma gestão com um tempo de resposta mais rápido”, explica. 

A experiência da Docile com a digitalização tem sido tão positiva que a empresa já se prepara para instalar sensores em toda a unidade do estado, que possui cerca de 100 funcionários. Em vez dos quatro postos de trabalho que lidam com a tecnologia, serão 20 após essa segunda etapa. Além disso, será contratado um funcionário apenas para a gestão da plataforma MinA. 

Para Cristiano Couto, o investimento em Indústria 4.0 vale muito a pena para as pequenas e médias empresas. “O investimento não é alto. Além disso, com os níveis de produtividade atuais e a redução de perda, temos um resultado muito mais elevado do que o investimento que fizemos. O retorno é muito impactante para o pequeno investimento que é feito. Eu só vejo ganhos com esse sistema de produção”, avalia. 

Os resultados do piloto também foram expressivos no Centro-Oeste, com aumento médio de 22,44% em produtividade. Em seguida, estão empresas do Norte (22,29%), do Sudeste (18,42%) e do Sul (6,37%).

Em relação aos estados, as empresas do Piauí, do Rio Grande do Norte, do Acre e de São Paulo foram as que mais tiraram proveito da digitalização de sua linha produção.


O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, explica que as empresas que obtiveram maiores ganhos com as tecnologias digitais foram aquelas que utilizavam menos técnicas de gerenciamento da produção antes de participar do programa. “A técnica nova, ao ser introduzida em uma empresa que utiliza poucos métodos de gestão, proporciona um ganho maior em produtividade”, afirma. 

Em relação ao segmento da empresa, Marcelo Prim explica que todas as áreas atendidas tiveram, em média, um ganho significativo de produtividade, porém, com pequenas diferenças em relação a quanto cada um conseguiu incorporar a nova tecnologia a seu processo produtivo. "Concluímos que o ganho de produtividade está mais relacionado com o quanto se aprende com o processo produtivo, e como esse aprendizado se transforma em ações concretas. Trata-se mais de uma ciência de dados e de capacitação de pessoas do que de automação de processos produtivos”, diz.


O gerente do SENAI explica ainda que as micro empresas foram as que mais se beneficiaram do uso inicial de tecnologias digitais. “É provável que tenha sido a primeira vez que a empresa parou para analisar seu processo produtivo e conseguiu compreendê-lo de uma forma ampla. Com isso os ganhos são imensos”, afirma. “Observamos que as tecnologias da Indústria 4.0 são uma grande oportunidade especialmente para a micro e pequenas empresas”, complementa Prim. As grandes companhias não participaram deste piloto, pois foram selecionadas participantes do Brasil Mais Produtivo, programa direcionado a pequenos e médios negócios.


A análise dos resultados do programa-piloto também mostrou que a percepção do ganho obtido com a tecnologia é muito afetada pelo porte da empresa. As médias e grandes empresas tendem a investir em tecnologias da Indústria 4.0 para dar continuidade aos esforços de aumento de produtividade. Os micro e pequenos empresários, por sua vez, valorizam mais a agilidade permitida pelo sistema. 

“O sistema permite aprender com o processo produtivo, diminuindo o tempo de resposta, tornando-o mais ágil e previsível. Garantir que aquilo que o empresário planejou será entregue nos prazos que ele combinou com o mercado traz um nível de competitividade maior para a pequena empresa e ela consegue se inserir mais facilmente nas cadeias de valor”, analisa Prim. 

O SENAI recomenda quatro passos para as indústrias brasileiras se atualizarem tecnologicamente. A digitalização é um dos primeiros degraus no processo. Nesse estágio, as tecnologias ajudam as empresas a conhecerem melhor seu chão de fábrica e a conseguirem se antecipar a eventos como paradas de máquinas, que afetam a eficiência do processo produtivo. 

PASSO A PASSO RUMO À INDÚSTRIA 4.0 

1) Enxugar processos: a recomendação é que, antes de digitalizar seus processos, a empresa adote métodos gerenciais e práticas organizacionais, como eficiência energética, produção limpa e manufatura enxuta (lean manufacturing), técnica que reduz desperdícios com medidas de baixo custo, com excelentes resultados no aumento de produtividade. 

2) Qualificar trabalhadores: é fundamental qualificar os profissionais das empresas em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências socioemocionais com métodos para estimular a criatividade, resolução de conflitos, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação. 

3) Empregar tecnologias disponíveis e de baixo custo: o SENAI recomenda que as tecnologias digitais sejam empregadas, em um primeiro momento, para que as empresas aprendam o que está ocorrendo no seu chão de fábrica e sejam mais ágeis nas decisões. A sugestão é iniciar pela digitalização – utilização de soluções de baixo custo, como sensoriamento, internet das coisas, computação em nuvem e big data para melhor compreensão do processo produtivo. Em seguida, podem ser utilizadas técnicas como “advanced analytics” e inteligência artificial para prever problemas que afetam a produtividade, como quebras de máquinas. 

4) Investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação: a fim de serem mais competitivas e oferecerem melhores produtos, as empresas precisam investir em inovação. A recomendação é que os empresários tenham como objetivo a implantação de fábricas inteligentes, flexíveis e ágeis, conectadas com suas cadeias de fornecimento e com capacidade de customização em massa de seus produtos, estágio mais avançado da Indústria 4.0.

Imprensa FIEPE