segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Escola de Controle Interno encerra 2019 com cerca de 2.800 capacitações



Desde que foi instituída, no dia 21 de fevereiro deste ano, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoveu a capacitação de cerca de 2.800 pessoas. Ao longo do ano de 2019, foram promovidos 72 eventos – incluindo cursos, palestras, oficinas e seminários –, dentro de um portfólio com mais de 30 temas distintos. “Esse é um trabalho que muito nos orgulha e mostra a assertiva da iniciativa. O fortalecimento do controle interno, seja no órgão central, seja nas unidades gestoras da administração direta e indireta, apoiando a administração pública, requer profissionais cada vez mais qualificados e a Escola surgiu para dar esse suporte”, comemorou a secretária Érika Lacet.

A coordenadora da ECI, Karla Sabino, enfatizou que a marca de 2.800 capacitações, aproximadamente, foi fechada semana passada, com a conclusão de quatro cursos, sendo três direcionados especialmente para os servidores da SCGE e um para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

A programação de dezembro teve início no dia 02, com o curso “Regime de Adiantamento”, voltado para os militares do CBMPE. As aulas foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife, até o dia 06. O conteúdo teórico e prático deste programa foi repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).

Já no período de 03 a 05, foi realizado o curso “Compliance: aspectos da iniciativa privada e da administração pública”, ministrado no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife, por Daniel Tiné, que integra a Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Também no auditório da SCGE, nos dias 06, 09 e 10, a ECI promoveu o curso “Gestão de Riscos: conceitos e papel da auditoria interna”. Programa ministrado por Allisson Procópio, da equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI).

E, fechando a agenda de eventos do mês de dezembro, no período de 11 a 13, foi realizado o curso “Gestão de Ouvidorias e Acesso à Informação”. Como instrutoras, Isis Andrade e Ana Luiza Trapiá, que atuam na Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE). Encerrada a agenda de 2019, a Escola de Controle Interno já estrutura a programação mensal de 2020. “Nosso calendário irá sempre atender as perspectivas do público interno, dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias da SCGE; e do público externo, oferecendo temas na nossa linha de atuação –auditoria, correição, ouvidoria e controladoria”, disse Thayse Galvão, diretora de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

Imprensa SCGE PE