terça-feira, 21 de março de 2023

Curta Taquary fomenta cultura e entretenimento na Terra do Café


Desde o último dia (16), que a Terra do Café vem respirando cinema com mais um Curta Taquary. O evento que está em sua 16ª edição é idealizado pelo cineasta Alexandre Soares com apoio do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte,  incentivo do Funcultura - Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco, Compesa, Prefeitura de Toritama, Mistika, Paróquia de Santo Amaro e Museu Amazônico.

Em sua programação oficinas, ações de conscientização para o meio ambiente e lógico, exibições de curtas metragens. Nesta edição, foram selecionados 80 curtas, entre 72 nacionais (de 19 estados!) e 8 internacionais (vindos da Argentina, Chile, Peru, França e Irã). E mais da metade das produções foram dirigidas por mulheres: ao todo, são 43 filmes de direção feminina. 

O Curta Taquary é dos principais festivais de cinema de Pernambuco. O projeto tem um caráter de formação, tanto em termos práticos, com as várias oficinas, workshops e palestras que ofereceu desde sua primeira edição, quanto no que diz respeito à sensibilização das plateias. Por isso, tem também uma forte ligação com a educação e realiza ações sistemáticas juntos às escolas de Taquaritinga do Norte.

Durante as exibições dos curtas alunos da rede municipal de ensino estão indo até o cinema. É a junção de entretenimento, conhecimentos e incentivo à uma visão crítica, pois os filmes possuem grandes temas de cunho social voltados ao meio ambiente e preservação do nosso planeta. 

Há três edições, o Festival se propôs um desafio: plantar uma muda de árvore para cada filme inscrito. Esse plantio está acontecendo junto com alunos da rede municipal. Já foram mais de mil plantios e a meta é dobrar este número 
O festival segue até esta quarta - feira (22), no Cine Teatro Santo Amaro. 

Prefeitura de Caruaru celebra Dia Internacional da Floresta com plantio de 120 árvores


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP), celebrou o Dia Internacional da Floresta realizando o reflorestamento de uma área de aproximadamente 1,5 hectare afetado pelo último incêndio ocorrido em janeiro deste ano, no Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho. 

O plantio das 120 mudas de árvores das espécies Ipê, Pau-Brasil, Castanheira e Jenipapo foi realizado na manhã desta terça-feira (21) por representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Compesa e do Rotary Club. Na ocasião, também foi realizada uma trilha de 2km pela área de mata nativa. O passeio foi acompanhado por guias turísticos e os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do parque. 

“Uma excelente oportunidade para que a gente, enquanto poder público municipal, possa mostrar a importância de valorizar e preservar a área, bem como de difundir a história do parque municipal que agora em julho completará 40 anos”, afirmou a gerente de Sustentabilidade, Priscila Oliveira.

Imprensa Caruaru

Pedro Campos: ”Precisamos fazer da equidade uma prática diária, no Brasil e no mundo”

Pedro Campos: ”Precisamos fazer da equidade uma prática diária, no Brasil e no mundo”


GENEBRA, SUÍÇA  - O deputado federal, Pedro Campos, esteve, hoje (21), na sede das Nações Unidas, representando parlamento brasileiro, em reunião que marcou as celebrações pelo Dia Mundial da Síndrome de Down.

“Para além do exercício do cargo, eu chego à sede da ONU como irmão de Miguel. O convívio com as diferenças nos engrandece. Os desafios nos fortalecem e nos dão a sensibilidade. Sensibilidade essa que transborda para as lutas de todas as pessoas com Síndrome de Down”, pontuou.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, é um dia de conscientização global que foi instituído pelas Nações Unidas desde 2012. A data visa fortalecer a luta por equidade, pela garantia de direitos, pela inclusão e pelo bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Em sua fala, o parlamentar ressaltou o caráter coletivo do seu mandato como um instrumento de luta das PCDs, visando a efetividade de políticas públicas que tornem a autonomia, no maior grau possível, uma realidade. “Como deputado federal, ao lado do governo Lula e, principalmente, ao lado das pessoas com Síndrome de Down, lutaremos pela inclusão. A equidade é o parâmetro para concretizar essa igualdade plena que tanto buscamos”, afirmou. 

Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 45 milhões de brasileiros são classificados como pessoas com deficiência e, do total de pessoas declaradas com algum tipo de deficiência, 5,5% afirmam ter deficiência  intelectual. Na educação, 87% das crianças com deficiência frequentam a escola. O percentual de matrículas de alunos incluídos em classe comum vem aumentando. Entre 2008 e 2018 o  percentual saltou de 54% para 92%.

Durante o evento, Pedro pontuou sobre a importância de garantir, em lei, a efetividade de ações inclusivas. “Já existe a lei de cotas nas empresas privadas e serviço público para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Como uma forma de incentivar a contratação de pessoas com deficiência intelectual, está tramitando no Congresso o projeto do emprego Apoiado. Essa iniciativa é importante para inclusão deste grupo que, em 2020, representou apenas 10% de ocupação dos empregos preenchidos por pessoas com deficiência”, ponderou.

Os desafios são muitos para concretização de um mundo mais inclusivo. “Sonho com o dia em que todas as crianças com Síndrome de Down possam ter acesso àquilo que conseguimos oferecer a Miguel. Sabemos que muito precisa ser feito e muitos temos a melhorar enquanto poder público e sociedade para chegar até lá”, ponderou.

ONU - Este ano, a rede Down Syndrome International está fazendo campanha pelo direito à capacidade legal, tomada de decisão apoiada e comunicação fácil de entender. A capacidade jurídica significa que a lei reconhece a PCD como uma pessoa com direitos. Isso significa que todos podem tomar decisões sobre coisas importantes em suas vidas. A capacidade legal é necessária para outros direitos, tais como: o direito  de escolher onde e com quem você mora, de tomar decisões sobre sua saúde, de casar e constituir família, de controlar seu próprio dinheiro e propriedade. Mas muitas pessoas com síndrome de Down em todo o mundo não têm capacidade legal. Arranjos legais como tutela impedem as pessoas de tomarem suas próprias decisões ou as pessoas não têm apoio adequado para tomar decisões por si mesmas. As pessoas com síndrome de Down podem tomar decisões sobre suas vidas com apoio adequado. As salvaguardas para evitar abusos são proporcionais, limitadas no tempo e sujeitas a revisão regular.

Vacinação bivalente é ampliada para grupos prioritários em Caruaru


A partir desta quarta-feira (22), Caruaru amplia  a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nos grupos descritos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS). 

São considerados grupos prioritários: Idosos de 60 anos ou mais de idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas e Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Para receber o imunizante é preciso ter completado o esquema primário com as monovalentes, respeitar um prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida e comprovar fazer parte de um dos grupos citados. 

A vacina está disponível no posto de vacinação da Via Parque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 19h30. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h e nas Unidades Básicas de Saúde (conforme cronograma), das 8h às 16h. 

*Confira o cronograma da vacinação bivalente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS):*

*Segunda-feira*

- Serranópolis
- Rendeiras I
- José Liberato I
- Salgado III
- Doutor Antônio Vieira
 
*Terça-feira*

- Salgado IV
- Morro Centenário
- Xique-xique I e II
- Cipó
- Salgado I e II
- Maria Auxiliadora I e II
- Santa Rosa II, III e IV
- São João da Escócia I, II e III
- Agamenon Magalhães II
- Ame Maria Lyra
- Vassoural I, II e III
- Indianópolis
 
*Quarta-feira*

- Morro São Francisco
- Nova Caruaru
- Cedro
- Barra De Taquara
- Doutor Antônio Vieira
- Centenário
- AME Pedro Justino
- Residencial Luiz Bezerra Torres 
- AME Fernando Lyra
- Vassoural I, II e III
 
*Quinta-feira*
- Caic
- Jardim Liberdade
- Salgado I e II
- José Liberato II
- Cidade Jardim
- Severino Afonso
- Maria Auxiliadora I e II
- Caiuca II
- Sinhazinha I e II
- Ana Rodrigues
- Santa Rosa I
- AME Maria Lyra
- João Mota
- José Carlos de Oliveira II e III
- Agamenon I e Encanto da Serra
- Residencial Alto do Moura
 
*Sexta-feira*
- Cajá
- Jardim Panorama
- Vila Kennedy I
- Alto do Moura
- Caiuca I
- Demóstenes Veras e Novo Mundo
- Agamenon I e Encanto da Serra
- José Carlos de Oliveira I
- Doutor Antônio Vieira
 
*Segunda a Sexta-feira*
- Boa Vista

Imprensa Caruaru

OAB Caruaru vai realizar 1° Encontro de Direito da Moda


A OAB Caruaru, em parceria com a Comissão de Direito da Moda da OAB Pernambuco, traz para o Polo de Confecções do Agreste o 1º Encontro de Direito da Moda de Pernambuco. O evento acontece no dia 27 de março, no Armazém da Criatividade e vai debater a temática pela primeira vez em Caruaru. 

A programação terá início às 14h e vai trazer palestras com os principais temas da atualidade sobre Direito da Moda, que é uma nova área do direito que foca em aproximar os dois setores com o objetivo de utilizar a legislação relacionada à indústria do vestuário.

Na oportunidade será lançado o livro: Estudos sobre Fashion Law - Aspectos Contemporâneos Aplicados ao Direito da Moda, da editora Casa Editorial. A Capital do Agreste foi escolhida para o lançamento que acontece a nível estadual. 

O evento terá a participação de autoras do livro e conta com o apoio da OAB Santa Cruz do Capibaribe, OAB Paraíba, OAB Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Campus Agreste. 

O evento é voltado para estudantes dos cursos de Direito e Moda, Advogados (as), Empresários (as) e interessados em geral. A inscrição custa R$ 20,00 e a participação confere certificado de 3h/aula. As vagas são limitadas!


SERVIÇO:

O que? 1º Encontro de Direito da Moda de Pernambuco

Quando? 27/03/2023

Onde? Armazém da Criatividade (Rod. BR 104, Km 92, Polo Caruaru). 

Prefeitura de Caruaru divulga lista dos habilitados e inabilitados do edital de artistas para o São João 2023


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC), divulgou, nesta terça-feira (21), a listagem da avaliação dos artistas habilitados e inabilitados no edital de chamamento para o São João 2023.

Este ano, as inscrições foram realizadas, exclusivamente, pelo Mapa Cultural e as habilitações se deram a partir de análise documental, realizadas por equipes técnicas da Fundação de Cultura. 

As propostas consideradas inabilitadas poderão recorrer até às 23h59 do dia 23 deste mês, também através do Mapa Cultural, pelo formulário de recurso. 

A divulgação do resultado dos recursos será realizada na próxima sexta-feira, 24. E o resultado final das notas será divulgado no dia 30 de março.

No total, o edital de chamamento público para apresentações artísticas no São João 2023 contou com 1.224 incrições recebidas.

O edital tem como finalidade a habilitação e seleção de propostas de atividades artísticas e culturais para compor a grade de programação do São João 2023, nos seguintes polos: Luiz Gonzaga; Alto do Moura; Camarão; Instrumental Rildo Hora; Repente; Quadrilhas; Azulão; Juarez Santiago; Casa Rosa; Infantil; Brincantes; Coreto do Alto do Moura e o São João da Roça, que acontecerá em 13 localidades da zona rural.

O São João 2023 terá início em 28 de abril, com o São João da Roça, que segue até 2 de junho, e, a partir do dia 3 de junho até 1° de julho acontecerão os festejos na cidade, no Polo Luiz Gonzaga.

Imprensa Caruaru

Arcoverde terá o primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco


O interior de Pernambuco irá ganhar seu primeiro hospital-dia: o San Camilo, em construção na cidade de Arcoverde, distante 255 quilômetros do Recife. O empreendimento, orçado em R$ 9 milhões, terá financiamento do Banco do Nordeste (BNB) e deve ficar pronto no segundo semestre de 2024. O contrato de crédito foi assinado nesta segunda-feira, 20, no Recife. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O empreendimento é dos médicos e irmãos Breno e Thiago Siqueira Fernandes, naturais de Arcoverde e sócios no negócio. Eles apostam na alta demanda pelo modelo hospital-dia, voltado para cirurgias de baixa e média complexidade que exigem internações breves, de no máximo dois dias, como as incluídas nas especialidades de cirurgia geral, vascular, oftalmológica, ginecológica, urológica e ortopédica, entre outras.

A expectativa é atender a população da região, que gira em torno de 600 mil pessoas, residentes num raio de 75 quilômetros de Arcoverde, município conhecido como o Portal do Sertão por ser o primeiro após a região do Agreste. “O nosso projeto terá capacidade de até triplicar a oferta de leitos e salas cirúrgicas que iremos oferecer na primeira fase. Ele irá evoluindo de acordo com a demanda do mercado. Podemos avançar em curto prazo, graças ao formato da construção”, diz o CEO do San Camilo, o cardiologista Breno Siqueira Fernandes.

O San Camilo será construído em duas fases. A primeira, já iniciada, conta com recursos do financiamento da linha FNE Saúde. Nesta primeira etapa terá um centro cirúrgico, com duas salas de cirurgia e seis leitos de observação; um centro próprio de esterilização e oito leitos para pacientes que precisam ficar internados por períodos acima de 12 horas e de 24 horas. Ela inclui ainda salas para atendimento ambulatorial de médicos que vão atuar em parceria com o hospital.

“Vamos ter equipamentos de ponta, com sistemas automatizados que irão facilitar a comunicação e a gestão hospitalar. Teremos um hospital tecnológico e humanizado, oferecendo um serviço de alta qualidade aos nossos pacientes”, afirma o CEO do San Camilo.

O projeto do San Camilo foi idealizado junto com a MCA e Consultores Associados. A execução está a cargo da construtora CB Engenharia e já emprega muitos operários da construção civil, com previsão de término em agosto de 2024.

Segundo Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, superintendente do BNB em Pernambuco, o empreendimento irá facilitar o acesso da população a serviços importantes com equipamentos modernos e baixo custo. “Além de ter um custo direto mais acessível, reduz custos indiretos como deslocamentos, hospedagem e despesas com acompanhamento de parentes. Outro impacto importante é a geração de negócios na região. O setor de saúde tem essa característica. Você tem a parte de diagnóstico de imagem, fornecimento de materiais e outros serviços atrelados que surgem ao redor desse tipo de equipamento. Essa atração de novos investimentos gera emprego e renda em uma região do interior do estado”, afirma.

Decreto determina que 30% de vagas em cargos e funções de confiança sejam para pessoas pretas

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (21/3), a edição de decreto que reserva às pessoas negras (pretas e pardas) percentual mínimo de 30% na ocupação em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

A medida tem por objetivo iniciar o processo de fortalecimento das ações afirmativas de igualdade racial pelo governo federal, por meio da valorização da diversidade racial nos cargos da Administração Pública. O Decreto incentiva a presença de pessoas negras nos espaços decisórios e de liderança, considerando seu papel na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para todos os segmentos da sociedade.

Para fins do disposto na norma, considera-se pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que possuem traços fenotípicos que as caracterizem como de cor preta ou parda.   

Metas e prazo

O Decreto estabelece o prazo de até 31 de dezembro de 2025 para que a Administração Pública alcance os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados pelo normativo.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) juntamente com o de Igualdade Racial (MIR) devem estabelecer metas intermediárias para cada grupo dos níveis de CCE e FCE estipulados pelo decreto. As pastas também podem estabelecer metas específicas para cada órgão ou entidade, visando o alcance dos percentuais estipulados. Paralelamente ao preenchimento do percentual mínimo de ocupação por pessoas negras, também deve ser observada a paridade de gênero para cada grupo de níveis.

Para os demais cargos em comissão e funções de confiança correlatos aos anunciados no decreto, o MGI e MIR devem estabelecer o percentual mínimo de preenchimento e a forma de controle e monitoramento da ocupação desses cargos e funções comissionadas. Quando houver lei específica tratando do procedimento de escolha do ocupante do cargo em comissão ou da função de confiança, o critério racial não deve ser levado em conta.   

O Decreto determina ainda que, em caso de denúncias ou suspeitas de irregularidades na autodeclaração, será constituída comissão de heteroidentificação para a apuração dos fatos, sendo respeitado o direito à ampla defesa. O registro dos relatos sobre as irregularidades deve ocorrer preferencialmente em meio eletrônico, por meio na Plataforma Fala.BR, ou por sistema a esta integrada.  

Pacote de medidas

Além do anúncio do decreto que reserva às pessoas negras percentual mínimo de ocupação em cargos em comissão e funções de confiança na Administração Pública Federal, o presidente Lula anunciou também um pacote de medidas para a promoção da igualdade racial.

Entre os anúncios estão o programa Aquilomba Brasil, que retoma a promoção dos direitos da população quilombola; a concessão de títulos de terra a cinco associações quilombolas; o Novo Programa Nacional de Ações Afirmativas; o Plano Juventude Negra Viva; a criação do grupo de trabalho para o Enfrentamento ao Racismo Religioso; e o grupo de trabalho de Preservação do Cais do Valongo.

21 de março

A data de hoje reúne marcos de várias lutas pela igualdade racial no Brasil e no mundo. Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a data também marca o dia de fundação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A secretaria, primeiro órgão com status de ministério voltado para a temática da questão racial no Brasil, foi fundada em 2003, durante a primeira gestão do governo Lula.

 Imprensa Planalto 



Accape promove palestra sobre o Imposto de Renda 2023


A Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape) promoverá no dia 30 de março uma palestra sobre o Imposto de Renda 2023. A ação é exclusiva para associados e é uma parceria da Accape com a Receita Federal e o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia). 

O evento ocorrerá das 14h às 16h, no auditório da Accape, e terá como palestrante o delegado da Receita Federal em Caruaru, o auditor fiscal Rafael Casimiro.

A participação na palestra será solidária e o interessado deverá levar no dia do treinamento um kit de higiene pessoal, contendo, no mínimo, quatro itens. As doações serão destinadas às famílias afetadas com as chuvas em Caruaru. 

As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/5AqbeSKrymjaPJQS8.

Anderson Correia, vereador de Caruaru, solicita ao Ministério das Cidades ajuda para as vítimas das chuvas


Diante do cenário com diversas famílias desabrigadas, atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram no sábado (18) em Caruaru, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou, por meio de uma Indicação, ajuda ao Ministério das Cidades – responsável por combater as desigualdades sociais, transformar as cidades em espaços mais humanizados e ampliar o acesso da população a moradia, saneamento e transporte – para amparar, por meio de recursos e outras iniciativas, as pessoas afetadas. O parlamentar esteve acompanhando durante todo o fim de semana as ações junto a Defesa Civil, visitando diversas residências, levando apoio à população. 

“É um momento de unirmos forças em prol das diversas famílias afetadas por estas fortes chuvas. Estamos nos mobilizando de todas as formas possíveis, com arrecadação de donativos e, também, por meio do mandato, com essa indicação ao ministro das Cidades, Jader Filho, para que emane esforços para ajudar toda população caruaruense, que precisa muito de todo amparo necessário para recomeçar”, destacou Anderson.

Em reunião, Prefeitura de Caruaru e Governo do Estado analisam dados recorrentes de temporal ocorrido no último sábado (18)


A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras de Caruaru (Siurb) recebeu a visita do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, na manhã desta terça-feira (21), na sua sede que fica localizada, no centro da cidade. A reunião contou com a presença de técnicos de ambas as secretarias, com o objetivo de analisar os dados coletados da chuva ocorrida, no último sábado (18), na Capital do Agreste, a eficiência dos dispositivos de drenagem já implantados, além de futuros investimentos a serem feitos nas diversas áreas do município.  

Na sequência do encontro, as equipes visitaram as áreas afetadas pelo extenso volume de água caído no fim de semana, a exemplos das comunidades do Severino Afonso e dos Três Bandeiras, bem como ainda acompanharam os serviços que estão sendo realizados por lá, desde então, com as atuações de várias secretarias da Prefeitura de Caruaru, incluindo, a Siurb. 

“A visita do professor Almir Cirilo contribui bastante para com o planejamento que vem sendo elaborado e executado pela Siurb. As conseqüências das fortes chuvas foram minimizadas por tudo que já foi feito anteriormente e tem muita coisa ainda para ser feita. Seguimos com as ampliações de canais, pavimentações de vias e projetos que estruturem o manejo das águas pluviais urbanas”, destacou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras de Caruaru, Andrews Melo.

De acordo com o secretário Almir Cirilo, a Prefeitura de Caruaru vem conduzindo bem os trabalhos de reordenação, após o temporal do último sábado. “Observamos que as providências necessárias estão sendo tomadas por parte da Prefeitura, a governadora Raquel Lyra está acompanhando de perto os trabalhos realizados, operando juntamente com o governo municipal na aplicação de medidas que possibilitem melhorias na vida da população”.

Vereador de Caruaru Jorge Quintino lança projetos incentivando o empreendedorismo



O vereador, solicitou dois requerimentos e um projeto de lei pedindo a inclusão e o incentivo do empreendedorismo em Caruaru. O referido Projeto de lei, visa instituir a Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, voltada às microempresas, empresas de pequeno porte e às cooperativas.

 Ademais, A Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo visa incentivar a criação, a formalização, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos individuais e coletivos, o estímulo à inovação e ao desenvolvimento local, por meio de ferramentas e ações de fomento à cultura empreendedora, o desenvolvimento do empreendedor, a simplificação do ambiente regulatório, a disponibilização de infraestrutura, o acesso ao capital e ao mercado e a descentralização de oportunidades no Município de Caruaru.

O parlamentar também solicitou um requerimento solicitando a inclusão de conceitos de empreendedorismo na Rede Municipal de Ensino, o mesmo afirma que “É de extrema relevância despertar em nossos alunos, a consciência de que é possível ajudar a transformar o mundo começando por soluções para problemas cotidianos. Através de atividades práticas e teóricas os alunos da rede municipal irão aprender todos os pilares da criação de um projeto.”

Outro requerimento do vereador é a implementação do Programa Empreende Caruaru de qualificação do microempreendedor de baixa renda, que consiste no suporte profissional especializado ao microempreendedor gratuito, podendo ser realizado em seu estabelecimento comercial ou em próprios municipais, onde serão prestadas orientações, treinamentos e informações pertinentes para o crescimento orgânico da empresa. Inclusive, poderão ser empregadas ferramentas tecnológicas para a qualificação e o acompanhamento do empreendedor de forma virtual.

#VcNoBlog André Portela

*O direito estrangeiro em contratos brasileiros*

*Por André Portela*

O direito brasileiro, cuja origem civilista é baseada nos conceitos europeus, especialmente francês, italiano e alemão, atingiu a maturidade e aparente independência, mas não para de se transformar. As atuais influências do direito americano em nosso direito, principalmente no contratual, não só em operações societárias, é mais um passo desse importante e contínuo processo de mutação e atualização, com objetivo de atender as demandas da sociedade contemporânea. Nem toda importação é possível sem a necessária adaptação com objetivo de atender ao conjunto de normas legais brasileiras vigentes.

Nosso direito civil abre espaço para inovações contratuais, ao estabelecer no artigo 425 do Código Civil que é lícito às partes celebrar contratos atípicos, desde que sejam observadas as normas gerais fixadas naquele código. O mesmo entendimento deve ser observado para a presença de elementos atípicos em contratos tipificados, como o contrato de empreitada em construção civil, que igualmente como ocorre nos contratos de fusões e aquisições de participação societária, também sofre influência do direito anglo-saxão.

Bom exemplo de transformação do direito brasileiro a partir da importação de contrato americano são os contratos de "built to suit" que, por muitos anos, foram construídos e celebrados como atípicos. Devido à sua importância para a economia e ampla difusão em nosso mercado imobiliário, como importante instrumento de viabilização financeira para a construção de novos e melhores imóveis, teve a sua regulamentação legal em 2012, por meio da alteração da Lei do Inquilinato (lei 8.245/.910) com a inclusão do artigo 54-A.

Em operações de Fusões e Aquisições de empresas, por exemplo, podemos destacar a importação da cláusula de sandbagging, que tem por objetivo limitar o dever de indenizar do vendedor em favor do comprador em respeito às violações das declarações e garantias que o comprador tinha conhecimento antes do fechamento da operação de M&A (anti-sandbagging) ou deixar estabelecido que não existe restrição ao dever de indenizar em casos de violações das declarações e garantias que o comprador tinha ou teria com ter conhecimento antes do fechamento da operação de M&A (pro-sandbagging).

Os riscos assumidos pelos inovadores devem ser valorizados e incentivados, a importação de conceitos, cláusulas e contratos do direito estrangeiro contribui com a melhor educação do nosso judiciário, dos nossos advogados e do mercado nacional. Nos abre novas portas e confere novas possibilidades.

Passamos a contar com novas ferramentas em nossa caixa de conhecimentos para possibilitar novas soluções em operações nacionais e internacionais, auxiliando a globalização dos negócios gerados no Brasil e por companhias brasileiras fora do Brasil. Sou grande incentivador de toda e qualquer modalidade de atração de conhecimento, sendo certo que a utilização de cláusulas e expressões internacionais contribuirão positivamente para o nosso direito e para a nossa economia.

*André Portela* é sócio-fundador do escritório Portela Soluções Jurídicas. Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, com LLM em Direito Corporativo; especialista em Direito para Startups; pós-graduado em Direito e Negócios Imobiliários e mestrando em Direito dos Negócios. Atua há mais de dez anos no segmento de consultoria jurídica estratégica e operacional para empresas de diversos segmentos, focado em soluções para os empreendedores.

Coletivo Cultural Mulheres do Alfenim é lançado em Agrestina



Foi lançado ontem (20), durante o 2° Encontro Mulher que Faz, proporcionado pelo Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL), o “Coletivo Cultural Mulheres do Alfenim de Agrestina”, um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina que une mulheres doceiras, tradição familiar e empreendedorismo feminino. 

O projeto foi lançado durante o 2° Encontro Mulher que Faz, movimento criado em 2019, em Brasília, pela Empresa Movimento Gente que Faz. Além da capital pernambucana, Agrestina e mais sete municípios receberam o evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O tema do encontro foi "Autoempreendimento Feminino: Repensando comportamentos e ressignificando saberes”, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino.

Além da exposição de seus trabalhos manuais no evento, artesãs agrestinenses da linguagem de gastronomia e pintura tiveram um dia repleto de conhecimento com palestras comportamentais, de planejamento, inovação e finanças, conduzidas pela especialista comportamental, Valdistela Caú, a criadora do Movimento Gente que Faz, Rubia Vasconcelos, a consultora de eventos, Verônica Ribeiro, e a consultora financeira, Vivi Santos. 

Durante a programação, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou o lançamento do coletivo, um projeto formado por três doceiras, herdeiras da técnica aprendida com Dona Menininha do Alfenim, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Dona Neném e Silvania, filha e nora de Dona Menininha, e Meire, de outra linhagem familiar produtora do doce na cidade, integram o projeto. Essas mulheres, junto aos seus núcleos familiares, encabeçam agora a preservação desta importante tradição culinária, que faz parte da gastronomia popular pernambucana. 

A Secretaria de Cultura e Turismo explica que o doce está em vias de extinção, uma vez que os mestres produtores se encontram em idade avançada e grande parte das novas gerações não aprenderam a arte e os segredos de fazê-lo. Por isso, o coletivo marca um novo momento para a tradição do Alfenim no Estado.

Imprensa Agrestina PE

Prefeitura de Paulista realiza Café com Down no Dia Internacional da Síndrome de Down


Em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista promoveu, nesta terça feira (21.03), o Café com Down, a atividade aconteceu no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, na Vila Torres Galvão, e contou com palestras, conscientização, rodas de conversas, atividades com diversão e aprendizagem. O objetivo foi de construir e fortalecer as políticas públicas deste segmento da sociedade. No evento, a apresentação musical foi de Marcel de Lima.

O diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, explicou que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim, uma alteração do cromossomo 21, por isso a data comemorativa é em 21 de março. "O intuito da ação de hoje é para acolher, abraçar e fazer um clima familiar, porque é preciso que a sociedade enxergue o Down como pessoa normal", finalizou.

A superintendente do Centro de Habitação e Reabilitação do Centro Integrado Criança Feliz, Eleonora Souza, pontuou que o objetivo da celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários. " A inclusão e o bem estar dos indivíduos com Síndrome de Down tem que ser em todas as esferas", analisou  a superintendente.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Ela é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Imprensa Paulista PE 

Prefeitura de Caruaru realiza contratação emergencial de Bombeiros Civis


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), realizou, nessa segunda-feira (20), a contratação emergencial de 30 bombeiros civis para atuação nos locais mais atingidos pelas
chuvas que caíram na cidade, no sábado (18). 

Na reunião, estiveram presentes o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; o vereador Cabo Cardoso; secretários municipais e representantes da Defesa Civil do município.

A Prefeitura de Caruaru vem agindo de forma rápida para minimizar os impactos que as chuvas causaram na vida dos caruaruenses. “Nossas equipes estão monitorando, diariamente, diferentes pontos da cidade. Estamos atentos e agindo de forma integrada com as secretarias do nosso município e adquirindo reforços com a contratação temporária dos bombeiros civis, com o objetivo de resguardar a população”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Na ocasião, Rodrigo Pinheiro reforçou a importância da atuação dos bombeiros no município e do Decreto Municipal n°20 de 19 de março de 2023, que decretou situação de emergência pelo prazo de 180 dias no município, após as chuvas registradas no último sábado (18).

Imprensa Caruaru 

NACC lança nova campanha de Páscoa em parceria com a Faultless


O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) lançou, esta semana, mais uma campanha de Páscoa em parceria com a Faultless Chocolates Finos, onde parte da renda obtida com as vendas dos ovos e chocolates será revertida para a instituição, que há 38 anos oferece apoio biopsicossocial para crianças e adolescentes carentes com câncer em tratamento no Recife. As guloseimas podem ser encontradas no quiosque montado no mall do Shopping ETC, nos Aflitos, e diretamente por encomenda na sede da instituição, na Rua do Futuro, 855, nas Graças. 

Para esta Páscoa, a Faultless, marca que é referência no ramo de chocolates artesanais na cidade, preparou ovos de chocolate nos tamanhos 80g, 180g e 300g. Além dos ovos, a Faultless também oferece cenourinhas, coelhinhos, pirulitos e placas de chocolate com mensagem de Feliz Páscoa, com itens a partir de R$6. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (81) 99993-9662 ou pelo número (81) 3267.9200.

NACC - O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer tem como missão oferecer suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife, através do apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição realiza, anualmente, em torno de três mil atendimentos às crianças e aos acompanhantes. Entre os serviços oferecidos gratuitamente pelo NACC estão hospedagem, alimentação, transporte, atendimento com profissionais de fisioterapia, nutrição, odontologia, entre outros. Mais informações pelo site www.nacc.org.br.

Dia Municipal da Síndrome de Down é celebrado pela primeira vez no Recife



Neste dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down. Em 2023, celebra-se pela primeira vez a data, que é muito importante para a conscientização sobre essa condição genética, no Calendário Oficial de Eventos do Recife graças à Lei nº 18.961/2022, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB). Para marcar a data, o parlamentar fez discurso em defesa da inclusão na tribuna da Casa de José Mariano na presença de jovens e adultos com Down e de suas mães, do Grupo Down Mais, que foram recebidos em seu gabinete e conheceram as instalações da Casa.

“No primeiro Dia Municipal da Síndrome de Down, devemos sempre reforçar que não estamos tratando de uma doença a fim de quebrar esse estigma que ainda existe na nossa sociedade. Afinal, esses jovens e adultos que ocupam as galerias desta Casa de José Mariano são perfeitos do jeito que são, não é, mães? E é preciso fortalecer o debate sobre políticas públicas para a inclusão das pessoas com Down nos mais diversos espaços”, disse Alcides Cardoso, que é líder da oposição à gestão do prefeito João Campos (PSB).

O Grupo Down Mais promove a formação para o mercado de trabalho e a busca da empregabilidade dos jovens com Down. Um dos exemplos desse trabalho é Nicholas Filinkoski, de 27 anos. “Eu trabalho como fotógrafo, também trabalho em uma farmácia. Eu gosto de fotografar modelos, pessoas, paisagens”, afirmou Nicholas.

“As pessoas com Down podem ser o que quiserem. De um carateca faixa preta e colecionador de títulos, como o mineiro Daniel Borges, a uma ginasta consagrada, a exemplo da americana Chelsea Werner. Os dois derrubaram barreiras e prognósticos médicos e servem de inspiração para todos nós. E uma das palavras-chave nessa discussão é oportunidade. Quem tem Down sofre com uma condição genética que altera o cromossomo 21 das células do embrião, número ao qual a data faz alusão, fazendo com que haja um cromossomo a mais do que os 46 regulares e assim modificando também o desenvolvimento da criança. Entretanto, com o acompanhamento necessário, esse pequeno poderá viver como qualquer outra pessoa, sendo capaz sim de exercer qualquer atividade”, ressaltou o parlamentar.

Ainda em seu discurso, o vereador destacou que os empregadores devem ter noção dessa capacidade de trabalho das pessoas com Down na hora de decidir sobre a sua contratação. E reforçou a necessidade do fortalecimento do sistema de saúde para que elas tenham uma melhor qualidade de vida.

“É fundamental ressaltar o papel do poder público na garantia do acesso ao sistema de saúde às pessoas com Down, já que a expectativa de vida delas aumentou muito graças à evolução na área nos últimos 30 anos, que possibilitou o surgimento de recursos e terapias que melhoram a sua qualidade de vida. Essa expectativa de vida hoje gira em torno dos 65 anos. Então, é necessário fortalecer nosso sistema de saúde para um melhor atendimento para elas”, pontuou.

Shopping Carpina promove liquida de aniversário com descontos de até 70%


Para celebrar os 4 anos neste mês de março, o Shopping Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, fará o Liquida de Aniversário. As lojas participantes irão oferecer até 70% de descontos. Com esta ação, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, a expectativa do shopping é aquecer as vendas em 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De 29 de março a 2 de abril, a cada R$ 200,00 em compras, o cliente gira a roleta e ganha o desconto. O consumidor pode trocar o cupom ou nota fiscal por um giro na roleta de prêmios, entre eles, brindes personalizados ou descontos ainda mais especiais.

Para a superintendente do Shopping Carpina, Maria Paula Rabelo Paes, as liquidações são oportunidades para adquirir produtos com descontos em vários segmentos do mercado. “É uma satisfação enorme estar celebrando o 4º ano do Shopping Carpina. Há três anos, criamos o liquida de aniversário, comprou, girou, ganhou! A cada ano o sucesso da campanha promocional aumenta. Entendo que é uma forma de presentear os nossos clientes pela presença constante", conta Maria. Ainda segundo ela, o centro de compras tem uma localização estratégica e influência dos consumidores de mais de vinte municípios.

*Sobre:*
O Shopping Carpina foi inaugurado em março de 2019 como o primeiro centro de entretenimento, lazer, serviços e compras da Mata Norte de Pernambuco. *_O Empreendimento foi idealizado pelo grupo Petribu_*, presente na região há quase 300 anos, uma família que construiu história pelos trabalhos realizados durante sete gerações.

O empreendimento possui uma arquitetura de open mall inovadora, com ventilação constante e a presença de um lago como personagem principal do seu projeto paisagístico. Atualmente, são cerca de 65 operações, dentre elas, Centerplex Cinemas e Diversões, C&A, Le Biscuit, Lojas Americanas, Hering, Uninassau, Bobs, Melissa, Lojas Tropical, além de outras marcas nacionais e regionais e operações focadas em serviços, como Bradesco, Caixa Econômica, Banco 24h, lojas de serviços estéticos e uma grande clínica de saúde, a Preditiva.

Em sua primeira fase, com 8.840 mil metros quadrados, o Shopping Carpina tem projeto de expansão para 21 mil metros quadrados. A ampliação visa a implantação de hotel, academia, hospital, centro empresarial, que serão integrados ao complexo.

Seleções de Paulista e de Sanharó se enfrentam na final da Copa do Interior


A Seleção de Futebol de Paulista vai disputar a final da 33ª Copa do Interior contra a equipe da cidade de Sanharó, localizada no Agreste do Estado A decisão será em duas partidas, sendo a primeira no domingo (02.04), no Estádio Cícero Leite, em Sanharó; e no dia (09.04), no jogo de volta, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista.

O credenciamento da equipe de Paulista se deu com a eliminação da Seleção de Jaboatão. Já Sanharó, garantiu sua presença na grande final derrotando a Seleção de Cachoeirinha na semifinal da Copa.

A Seleção de Futebol do Paulista tem o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e busca o título de tetracampeão.

Imprensa Paulista PE 

Em defesa da Hemobrás, Humberto articula retirada de PEC


Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Humberto Costa (PT-PE) usou, nesta terça-feira (21), a tribuna da Casa para condenar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2022, que, na prática, autoriza a comercialização de sangue no País. Para o senador, a medida é um retrocesso e deve ser retirada da pauta do Congresso.

A Constituição Federal de 1988 proibiu que sangue virasse um produto negociado no mercado, encerrando um ciclo de horror vivido pelo país nas duas décadas anteriores em que sangue era trocado, sem qualquer critério rígido, até "por pão e um copo de café".  "Foi uma vitória da sociedade civil e do movimento da Reforma Sanitária, razão pela qual essa PEC é um enorme atraso em políticas públicas de saúde", afirmou.

Criador da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em 2004, no período em que foi ministro da Saúde do primeiro governo Lula, Humberto defendeu o órgão, cuja função social é garantir o abastecimento prioritário aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, o Brasil ainda descarta o excedente do plasma, parte líquida do sangue. Mas, quando a Hemobrás for totalmente concluída, o que está previsto para outubro próximo, a empresa terá capacidade para processar até 500 mil litros de plasma para produção de diversos hemoderivados, como imunoglobulina, albumina humana, Fator VIII e Fator IX.

"A Hemobrás é estratégica. Não pode ser esvaziada. Está quase pronta. Muito foi investido nela. Não precisamos de comercialização de sangue, prática proibida pela nossa Constituição. Do que precisamos é reforçar a empresa para que sejamos autossuficientes no setor e possamos abastecer o SUS, em benefício de todo o povo brasileiro, longe de transformar a hemorrede em um balcão de mercado", concluiu o senador.

Paulista dá continuidade à Operação Inverno no município

Assim como no ano passado foram realizadas relevantes intervenções para evitar acidentes causados pelas chuvas da época na Região Metropolitana do Recife, Paulista dá continuidade em 2023 à Operação Inverno. 

Os trabalhos contemplam os serviços em 50 canais existentes no município, além de córregos, canaletas e galerias de águas pluviais da cidade.  As atividades em andamento já estão sendo efetuadas na Avenida João Pereira de Oliveira (Manepá) no Janga, e nos bairros da Jaguarana, Pau Amarelo, Nobre e Maranguape II.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas, é importante ressaltar que a operação inverno tem evitado casos fatais na cidade. Os trabalhos transcorrem durante todo o ano  dentro do cronograma de ações planejadas pela Prefeitura. 

“São mais de 15 equipamentos entre retroescavadeiras, caminhões, caçambas e hidrojatos, para realizar a limpeza das áreas, com um contingente de mais de 100 colaboradores para apoiar na limpeza manual em Paulista”, frisou o gestor.

Imprensa Paulista PE 







Lula virá ao Recife para relançar Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do relançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) nesta quarta-feira, 22/3, no Recife (PE). O evento será a partir das 15h no Ginásio Geraldão, na capital pernambucana.

O programa foi criado em 2003 no âmbito do Fome Zero, com o objetivo de contribuir para garantir a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, além de fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar.

Neste novo PAA, haverá reajuste no valor individual que pode ser comercializado pelas agricultoras e agricultores familiares, facilitação do acesso a indígenas, povos e comunidades tradicionais, além de maior participação das mulheres na execução do programa no conjunto das modalidades oferecidas.

O PAA é operacionalizado por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Além do PAA, no evento será feita a reinstalação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e criado o Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais.

Antes do evento, às 13h, no Palácio do Campo das Princesas, o presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinam a homologação do acordo sobre a gestão compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha. A assinatura será registrada pelos órgãos oficiais e as imagens serão compartilhadas com a imprensa.

SERVIÇO:
Relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
📆 Data: 22/3 (quarta-feira)
⏰ Horário: 15h
📍 Local: Ginásio Geraldão, av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787 – Imbiribeira / Recife (PE)

Imprensa Planalto 

CLT garante direitos iguais para trabalhadores temporários


Com o aquecimento do comércio para a chegada da Páscoa, as lojas e fábricas de produtos relacionados ao período já estão a todo vapor na produção e atendimento aos clientes. Para isso, as contratações de funcionários temporários estão esquentando o mercado de trabalho. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a estimativa é que os quatro primeiros meses de 2023 contabilizem 40 mil postos de trabalho temporário, sendo 13 mil durante o mês de março. Mas quais os direitos básicos dos trabalhadores? Quais os deveres dos patrões? E como um contrato de trabalho temporário pode ser feito e quais são as suas principais regras, segundo a legislação? Para isso, o Advogado João Varella, especialista em Direito do Trabalho, explica alguns dos principais pontos dessa modalidade de contratação.

Segundo João Varella, os contratos temporários estão assegurados pela Lei n°13.429/2017 e correspondem a contratações de pessoas físicas para prestar serviços de forma ocasional, devido a um súbito aumento dos serviços ou demandas daquela empresa, ou defasagem de funcionários. Assim a empresa busca essa forma de contratação para atender às suas necessidades por um curto período de tempo. “Nas épocas de festividades que aquecem o comércio como final de ano, Páscoa ou São João, é muito comum ver funcionários temporários em lojas e empresas diversas, sejam elas de grande ou pequeno porte. O trabalhador, além de ganhar experiência profissional, também está assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dispondo de direitos concedidos ao trabalhador fixo” - comenta o Advogado.

*Como funciona esse tipo de contrato?*

“A contratação de trabalhadores temporários tem como obrigatoriedade, por Lei, a realização única e exclusivamente por meio de uma Empresa Especializada (ETT – Empresa de Trabalho Temporário). Feito a contratação desde a ETT, o trabalhador escolhido para preencher essa vaga, seja ela por motivos de licença, férias ou aumento de demanda, terá inicialmente o prazo de 180 dias, sendo possível prorrogar por mais 90 dias. Ao fim desse prazo, o funcionário temporário só poderá ser recontratado pela mesma empresa após novos 90 dias e assim sucessivamente.” - explica João Varella.

Como destacado pelo Advogado, a contratação temporária deve ser feita por meio de uma Empresa Especializada e homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o que garante total segurança ao trabalhador escalado para a função, seguindo a Lei trabalhista e o regime de CLT brasileiro. Além disso, a empresa também fica acobertada pela lei, caso haja algum problema com esse funcionário.

*Direitos trabalhistas para funcionários temporários:* 

O Advogado Trabalhista lista alguns benefícios que o trabalhador temporário possui. “Esse trabalhador tem direito a jornada de trabalho de 40 horas semanais; décimo terceiro proporcional; horas extras; abono salarial; proteção previdenciária; fundo de garantia; recebimento de férias proporcionais ao período trabalhado e descanso semanal remunerado. O trabalhador tem direito também a adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade, a depender da função desempenhada.” - explica Varella, que ainda complementa: “Lembrando que a empresa contratante tem a obrigação de oferecer treinamento para a atividade que esse trabalhador ou trabalhadora vá desempenhar nesse período, além também, de zelar por sua segurança e saúde.” - finaliza o especialista.

URGENTE: STJ suspende demissão de Áureo Cysneiros

Demitido da Polícia Civil de Pernambuco devido às suas atividades sindicais, Áureo Cysneiros, diretor do SINPOL - Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco anunciou em redes sociais que sua demissão foi suspensa:

O STJ tornou Nulo o ato da minha demissão. Voltando a minha casa e corrigindo o abuso de autoridade cometido po PSB aqui em Pernambuco. A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DE MINHA AMANDA CATEGORIA E POR UMA SEGURANÇA PÚBLICA MELHOR PARA O POVO PERNAMBUCANO, CONTINUARÁ FIRME E FORTE 🙌👏🙏 A JUSTIÇA TARDOU MAS NÃO FALHOU 🙏 AGRADEÇO A TODOS E TODAS QUE ESTAVAM NESSA CORRENTE POSITIVA🙏 HOJE AÍNDA IREI ME PRONUNCIAR AQUI 😘. Áureo Cisneiros

Refazenda é destaque em pesquisa realizada pela Humanizadas


No mundo todo, a ascensão de uma Nova Economia tem se consolidado por meio de um processo liderado por empresas comprometidas em avançar nas pautas ESG, que se referem a questões ambientais, sociais e de governança. Porém, um dos grandes desafios para as empresas é mensurar o quanto estão realmente progredindo em suas práticas. 

Por isso, a Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder, isto é, sistema de governança que indica o conjunto de estruturas, regras e políticas nas quais os diversos setores interessados da sociedade são envolvidos nas discussões e tomadas de decisão, promoveu a pesquisa “Melhores para o Brasil”, avaliando organizações em quatro pilares institucionais:  reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas, para medir a qualidade das relações da organização com seus colaboradores, lideranças, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade. 

REFAZENDA - Um dos destaques da avaliação, em janeiro de 2023, é a marca de roupas autoral e pernambucana Refazenda, ativa no mercado há mais de 30 anos. A Refazenda recebeu a classificação ESG rating A, que demonstra alto nível de maturidade organizacional. A partir da percepção dos públicos externos e também da equipe de colaboradores, a pesquisa identifica padrões, sinais e evidências de uma nova forma de atuar na economia e se estão alinhadas às atuais práticas, principalmente quando comparadas ao mercado. “Já é o terceiro ano consecutivo que a Refazenda faz parte do índice de avaliação. A gente opta em participar da pesquisa porque entendemos que essa visão global é muito importante para a nossa empresa. Conquistamos o rating A, que consideramos ser muito bom para um grupo de empresas que trabalha para o Brasil e que não apenas pertence ao Brasil”, aponta Marcos Queiroz, Diretor de Soluções da Refazenda. A Refazenda já possui o selo de Empresa B certificada, conquistado em 2022, entre outras certificações. 

HUMANIZADAS – A pesquisa já está em seu quarto ano e a empresa é a primeira brasileira de avaliação multistakeholder em ESG orientada à Inteligência de Dados. A empresa auxilia no processo de prosperidade econômica no país, mitigando crises ambientais e de governança, além de diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores.

23ª Fenearte segue com inscrições para salões de arte popular de Galeria de Reciclados com prêmios de R$ 8,6 mil


A  Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato – segue com inscrições abertas para o 18º Salão de Arte Popular Ana Holanda, o 7º Salão de Arte Popular Religiosa e a 16ª Galeria de Reciclados. O evento, conhecido como a maior feira de artesanato e arte popular da América Latina, é esperado por artistas e entusiastas da arte brasileira, que vêm de todo o país para expor e adquirir trabalhos de profissionais dos quatro cantos do Brasil. A 23ª edição da Fenearte acontece entre os dias 5 e 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco. 

Durante os 12 dias de evento, as peças selecionadas serão exibidas ao público e as obras vencedoras nas três categorias de cada salão e galeria ganharão prêmios em dinheiro, no valor de R$ 8,6 mil. Os artistas interessados devem realizar o cadastro no período de 08 de fevereiro a 07 de abril através do site www.fenearte.pe.gov.br. Podem se inscrever artesãos de todo o Brasil.

Os inscritos nos editais poderão apresentar até três peças ou três conjuntos de peças, que vão ser avaliadas por curadoria, podendo ser escolhida até uma obra – ou conjunto – por cada artesão. Destas, 70 serão selecionadas para exposição em cada um dos salões e na galeria, podendo ainda ser comercializadas enquanto estiverem sendo exibidas para o público do evento. O julgamento das peças vencedoras será realizado numa data anterior ao início da feira, por uma equipe de jurados. Além da premiação em dinheiro e da oportunidade de negócios, os artistas ganharão visibilidade ao exporem seus trabalhos na porta de entrada da Fenearte. Os visitantes que passarem por lá também poderão votar nas peças que mais gostam. 

Curador do Salão de Arte Popular Ana Holanda, o arquiteto Carlos Augusto Lira, que também assina o projeto cenográfico da feira há 16 anos, ressalta a importância dos salões e da galeria como vitrines para artistas de todo o Brasil. “É uma possibilidade única de artistas terem seus trabalhos vistos por milhares de pessoas e, com isso, a vida na arte transformada”, comenta. “Pela minha experiência, constatei que vários artistas que participaram dessas exposições têm o seu espaço garantido continuar atuando no mercado da arte”, completa Carlos Augusto. 

Na última edição da Fenearte, em 2022, os editais receberam mais de 300 inscrições e mais de 600 peças, reunindo tendências plurais da arte e obras das mais variadas tipologias. Os artesãos selecionados pela curadoria deverão enviar ou entregar suas obras presencialmente na loja do Centro de Artesanato de Pernambuco do Marco Zero até a data estipulada em cada edital. 

*FENEARTE//* A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco (Sdec). Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte acontece desde o ano 2000 e é um dos eventos mais aguardados pelos pernambucanos e amantes da arte popular de todo o Brasil. A feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

Batuk de Bamba e Andreia Nóbrega se apresentam no Empório Barrozo sábado (25)


O Empório Barrozo prepara mais uma tarde de samba que promete não deixar ninguém parado. A banda Batuk de Bamba e a cantoria Andreia Nóbrega se apresentam no sábado, dia 25, a partir das 16h, com um repertório de traz músicas antigos e atuais sucessos do samba.

E quem quiser chegar antes dos shows, poderá curtir o som ambiente do casarão à beira do rio Capibaribe, além de pratos variados com frutos do mar e carnes. Drinks, refrigerantes e cerveja gelada também parte do cardápio especial da casa.

Serviço
Empório Barrozo  
Instagram:@emporiobarrozo  
Couvert: R$ 18, por pessoa 
Informações: 81 99933 9234

HRA é finalista em mostra que premia experiências exitosas da odontologia no SUS


Implantado desde 2014, o Serviço de Atendimento Odontológico de Pacientes Especiais (SAOPE) do Hospital Regional do Agreste (HRA), direcionado a pessoas com deficiência, é finalista na II Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS. A Mostra é promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e busca valorizar experiências bem-sucedidas, na área da odontologia, desenvolvidas nos municípios pernambucanos. O trabalho foi apresentado nessa segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife. 

Sob a coordenação da professora Maria Cristina Andrade, cirurgiã bucomaxilofacial e especialista em atendimento à pessoa com deficiência, o finalista é o trabalho intitulado de “Comunicação entre os serviços do SUS: perspectiva de humanização e resolutividade no atendimento odontológico sob anestesia geral à pessoa com deficiência”, que concorre a um prêmio de mil reais com outros dois trabalhos do estado.

“É muito importante esse reconhecimento a um trabalho que é feito com tanto cuidado e responsabilidade e que visa, essencialmente, humanizar e otimizar o atendimento às pessoas com deficiência, diminuindo tempo de translado, de espera e, também, o sofrimento do paciente e dos seus familiares”, pontua Maria Cristina, que também é a coordenadora de atendimentos a pessoas com deficiência sob anestesia geral do HRA.

Referência em todo o estado, o SAOPE é norteado por três pilares: comunicação entre os serviços do SUS, visando um atendimento humanizado e inclusivo; resolutividade, prezando pela agilidade dos atendimentos; e responsabilidade pela formação acadêmica, envolvendo alunos dos nono e décimo períodos do curso de odontologia.

Os atendimentos às pessoas com deficiência são feitos por demanda espontânea bem como por encaminhamento dos serviços de saúde dos municípios. O atendimento ambulatorial é sempre nas sextas-feiras, entre 7h30 e 9h. O atendimento em bloco cirúrgico é realizado toda sexta-feira a partir das 9h. O agendamento pode ser realizado, diariamente, pelo telefone (81) 3719-9389.

Com informações da jornalista Flávia Tavares

Espaço Mãetamorfose recebe Dra Karine Nobre


A médica Karine Nobre, ortopedista,  única especialista no Recife a atuar com a técnica REAC, promove happy hour sobre o método, na próxima quarta-feira, 22/03, às 19h, no Espaço Mãetamorfose, nas Graças, para convidados. REAC é um tratamento inovador, originário na Itália, com diversas indicações: tratamento de Autismo, TDAH, insônia, sequelas de Covid, de olfato e memória, AVC, dores crônicas, dentre várias outras doenças. 

O método acontece através de sessões breves,  por meio de uma caneta sonda utilizada em pontos específicos da orelha. É indolor: crianças, idosos e gestantes podem ser submetidos ao procedimento.

#VcNoBlog Arley Junior

Como a Selic mantida em 13,75% ao ano afeta o cenário para os investimentos

Por Arley Junior*

Nos dias 21 e 22 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir para definir o patamar da Selic, a taxa básica de juros. O BC tem demonstrado maior preocupação com os riscos inflacionários em suas comunicações oficiais neste início de ano, sinalizando não haver espaço para cortes no cenário atual. Em linha com o consenso de mercado, o Departamento Econômico do Santander projeta que a Selic será mantida em 13,75%.

Com a expectativa de que os juros só vão começar a cair no quarto trimestre de 2023, os investimentos em renda fixa seguem como destaque nas nossas recomendações para os clientes em março. Os produtos pós-fixados, dentre eles os que acompanham a variação da taxa de juros, se beneficiam de um cenário de Selic elevada. Nessa modalidade, o investidor pode optar por alternativas com liquidez, como CDBs, fundos DI e o Tesouro Selic, ou com carência, como as LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio) e LIGs (Letra Imobiliária Garantida), que têm como vantagem serem isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Além disso, alternativas em crédito privado seguem como complemento da parcela recomendada para investimentos em renda fixa, visto que costumam pagar maiores prêmios em relação aos títulos públicos, por possuírem um pouco mais de risco que estes papeis. Neste caso, tem soluções via fundos e previdência, onde o risco é pulverizado, ou ainda via CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificado de Recebíveis Agrícolas) e Debêntures Incentivadas, cujas rentabilidades podem ser atreladas à inflação, que é uma forma de proteger parte da carteira contra a variação dos preços, além de serem isentos de IR para pessoa física.

Para quem tem um pouco mais de apetite a risco a classe dos fundos multimercados é uma boa opção para diversificar, apesar da forte volatilidade. Esta modalidade possui maior flexibilidade, porque permite acesso a diferentes mercados como renda fixa, renda variável e câmbio, tanto no Brasil, quanto no exterior. Nossa principal recomendação é o fundo Alocação Macro, do Santander, que avançou 14,73% nos últimos 12 meses, considerando fechamento de fevereiro, ante alta de 13% do CDI.

E a renda variável? Apesar do cenário ser mais desafiador, é possível, para aqueles que possuem maior apetite a risco, aproveitar oportunidades na Bolsa: a relação preço/lucro, um dos principais indicadores fundamentalistas a respeito da atratividade da bolsa, está indicando um momento oportuno de entrada para quem possui médio e longo prazos para investir. É possível ainda comprar papéis de empresas consideradas boas pagadoras de dividendos, que tendem a oscilar menos quando comparadas às demais ações.

Em resumo, a nossa recomendação é que o investidor tenha uma carteira diversificada, equilibrada em relação ao perfil de risco, e tenha em mente que oscilações podem gerar oportunidades. Para ajudar a identificá-las em meio a um leque cada vez maior de produtos, também é fundamental contar com o apoio de um especialista que saiba quais aplicações são mais adequadas ao momento de vida, objetivos e perfil do investidor.

*Arley Junior é estrategista de Investimentos do Santander Brasil

Cuidados para a prática da Corrida


Mover-se, buscar uma atividade física que lhe agrade e dê saúde, é salutar. Para muitos, a corrida é uma alternativa "boa e barata". Mas é importante atentar aos cuidados, antes de iniciar a prática e evitar lesões.

Um ortopedista deve ser consultado, assim, como um cardiologista, caso você seja sedentário. A recomendação é começar de "leve", com caminhadas, passar para o "trote" e depois correr. A orientação é cautela, apesar de todos os benefícios físicos e mentais do exercício.

Segundo o ortopedista Alexandre Andrade (foto), Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Pernambuco, quando decidir praticar a corrida é preciso atentar para a escolha do melhor lugar, que deve ser plano, do calçado adequado, que deve ser um tênis para esportes, e da frequência e intensidade da prática. 

👉A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

👉Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a atividade física regular ajuda a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, diminuir o declínio cognitivo e pode trazer melhorias para a memória e a saúde do cérebro.

👍Assim, é saudável correr! Seja apenas cuidadoso, para evitar lesões, e tenha uma orientação prévia para saber se a atividade é adequada à sua necessidade.

Grupo Mulheres do Brasil presta homenagem a Teresa Leitão


A senadora Teresa Leitão recebe, às 10h desta quarta-feira (22), o Prêmio Nísia Floresta – Mulher Educadora 2023. A homenagem é do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife, e acontece na Academia Pernambucana de Letras. De acordo com a entidade, a honraria será concedida em razão do que a senadora representa “para a Educação do nosso Estado, referência e inspiração para nós mulheres”.

Estudantes do SESI Petrolina conquistam premiação no Torneio Nacional de Robótica


A equipe de estudantes do SESI Petrolina Newgen Leaders conquistou, no último final de semana, em Brasília-DF, durante a etapa nacional do Torneio de Robótica, o 1º lugar no Prêmio de Design, na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC). A premiação avalia os elementos que a equipe incorpora no robô, que ganha pontos desde a aparência até a funcionalidade. Formada pelos alunos Camila Rocha, Eliel Bezerra, Geliton Almeida, Mariana Gomes e Yasmin Abreu, com idades entre 14 e 18 anos, a equipe foi recebida, na manhã dessa terça-feira (21), com muita festa e alegria por alunos e professores da escola.

De acordo com a professora e técnica em Robótica Neilsa Silva, a conquista desse prêmio representa muito para Pernambuco e Petrolina. "Participamos de uma competição, considerada a mais importante da Robótica educacional do Brasil, que reuniu cerca de 245 equipes e mais de 2 mil estudantes de todo o País", ressaltou, lembrando ainda a participação dos orientadores Luiz Eduardo Oliveira e Samara Raissa.

Bastante agradecida com a recepção da escola, a aluna premiada, Yasmin Abreu, disse que a equipe Newgen Leaders já vinha se preparando para competir na modalidade FTC desde o mês de março do ano passado. "Com a união de esforços e a dedicação de cada um, evoluímos bastante desde a participação na temporada anterior, em São Paulo, de onde voltamos sem conquistar prêmios, mas trazendo mais conhecimento na bagagem", frisou.

"Já estamos nos preparando para temporada 2023/2024, com a elaboração do projeto do robô no CAD e programação do robô, projeto social e produção de eventos para divulgação da Robótica", concluiu a também aluna premiada Mariana Gomes.

O Home Center Ferreira Costa receberá a Exposição Fotográfica de Síndrome de Down



O Home Center Ferreira Costa, localizada na Tamarineira, recebe entre os dias 21 de março ao dia 02 de abril, a Exposição Fotográfica de Síndrome de Down, que acontece dentro da loja no L1.  

A Exposição que é assinada pela fotógrafa Carol Mayer em parceria com o grupo inclusivo FAZENDO ACONTECER contará com fotos e filmes, que propõem uma maior interação e diálogo com o público, tem como objetivo proporcionar reflexões pertinentes, abordando situações do cotidiano, direitos, informações e dicas onde todos que vivenciarem essa experiência possam ganhar e contribuir sendo grandes em suas ações para uma sociedade mais inclusiva. 

São ações como essas, que enche a Ferreira Costa de orgulho. Pois, o intuito do Home Center é ser mais do que uma loja e sim, poder contribuir com a sociedade onde está inserida. 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil