sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Projeto Pré-Vestibular Gradação abre inscrições para novos estudantes em 2025

                                                      
O Projeto Gradação, pré-acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abre inscrições para novos estudantes. Com aulas gratuitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h (Turma Semanal), e aos sábados, das 9h às 16h (Turma aos sábados) o projeto tem vagas limitadas (150). As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de março, exclusivamente pelo formulário contido no Instagram do Projeto: @gradacao . 

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Gradação é um projeto pré-acadêmico que visa propiciar de forma inclusiva e cidadã, por meio de seu curso preparatório, alternativas para estudantes que não tiveram a oportunidade de desenvolver suas capacidades de aprendizagem nos padrões exigidos para garantir o ingresso ao Ensino Superior. Assim, o Gradação tem olhos voltados para estudantes da rede pública de ensino, além de ser o primeiro pré-vestibular gratuito para surdos e pessoas com deficiência visual.

*Mais informações pelo Instagram:* 
@gradacao

Governadora Raquel Lyra assina contrato de gestão para o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru

 

O Hospital da Mulher do Agreste (HMA) está mais perto de entrar em funcionamento. A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (21), o contrato de gestão com a organização social de saúde (OSS) que será responsável pela administração da unidade de alta complexidade assistencial, localizada em Caruaru. A gestão ficará sob responsabilidade da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), que tornará uma referência em atendimento materno-infantil para os municípios do Agreste de Pernambuco, fortalecendo a rede de saúde e garantindo assistência especializada para a população. Serão disponibilizados 190 leitos no total.

“O Hospital da Mulher do Agreste é a primeira das nossas cinco grandes maternidades que nos comprometemos a entregar no nosso governo. Uma obra paralisada há muito tempo, andou a ritmo lento, e a gente chegou, acelerou a obra, comprou os equipamentos, lançou o edital para a OSS e hoje a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer assume a gestão do hospital. Vamos abrir o edital para a contratação dos profissionais, para que possamos, no mês de abril, começar o funcionamento para atender a demanda de quem vive no Agreste pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Além do HMA, outras quatro unidades serão construídas em Garanhuns, Ouricuri, Igarassu e Serra Talhada, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação e qualificação da assistência às mulheres e aos recém-nascidos.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do hospital para a região. “Será um grande avanço para a segunda macrorregião de saúde, ampliando o número de leitos e oferecendo serviços de alta complexidade, como UTI neonatal, centro de imagem e ambulatórios especializados. Estamos entregando uma unidade moderna e totalmente equipada para garantir um atendimento qualificado e seguro às mães e bebês”, afirmou.

O HMA contará com uma estrutura de alta complexidade para internações, disponibilizando de leitos de obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica (alojamento conjunto), ginecologia, centro de parto intra-hospitalar, além de leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e Serviço de Acolhimento à Pessoa Vítima de Violência. O hospital ainda terá a Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, também contará com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.

O presidente do Conselho de Administração da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, Ricardo de Almeida, enfatizou que esta é a sétima unidade de saúde do Estado a ser administrada pela organização. “É um dia muito especial para todos nós. O hospital vai atender toda aquela macrorregião, oferecendo os serviços mais modernos, a que todas as mulheres têm direito”, pontuou.

Serão oferecidos, ainda, serviços ambulatoriais especializados, abrangendo ginecologia/obstetrícia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, psiquiatria, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, psicologia e odontologia. A produção mensal estimada do ambulatório passará de 3,8 mil consultas médicas por mês na primeira fase para 5 mil na segunda.

Também estiveram presentes as secretárias executivas de Atenção à Saúde, Domany Cavalcanti; de Administração e Finanças, Andréa Costa; a gerente de Monitoramento dos Contratos de Gestão, Rebecca Dauer; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; o superintendente da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, Filipe Bitu; e o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco, Sidney Neves.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom



Com apoio do Moda Center, ciclistas do Planeta Pedal conquistam pódios no Pernambucano de MTB

 

No último domingo (16), oito integrantes do projeto social Planeta Pedal, de Santa Cruz do Capibaribe, participaram da primeira etapa do Campeonato Pernambucano de Mountain Bike. Realizada em Porto de Galinhas e organizada pela Federação Pernambucana de Ciclismo, reuniu mais de 200 competidores de várias partes do estado. Cinco integrantes conquistaram pódios na prova:

🔵José Everton campeão da categoria Elite e terceiro lugar geral,
🔵Higor Kauã campeão na categoria Infantojuvenil,
🔵 Everton Ribeiro em terceiro lugar na categoria Juvenil,
🔵Kaiky Cláudio conquistou o terceiro lugar na categoria Junior,
🔵Ryan Silva conquistou o quarto lugar na categoria Junior.

Sobre o projeto: O Planeta Pedal conta com apoio do Moda Center e funciona como escola para formação de novos talentos tanto para o ciclismo de estrada como para o mountain bike em Santa Cruz do Capibaribe. O foco principal é auxiliar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para contribuir com a iniciativa, entre em contato pelo WhatsApp (81) 99667-9307 ou via direct no Instagram @janioxavier345.

Labanca mostra prestígio em sua passagem por Brasília


O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, conhecido por seu jeito amplo de fazer política, esteve na capital federal para apresentar projetos nas áreas de saúde, infraestrutura, esportes e contenção de encostas.

Ao lado do vice-prefeito, Lucca Labanca, participou de reuniões em diversos ministérios, no Sebrae e no FNDE. Labanca também foi recebido pelos três senadores pernambucanos: Tereza Leitão, Fernando Dueire e Humberto Costa. Mais de 15 deputados federais, de diferentes siglas, ouviram as demandas do município, demonstrando o prestígio e a capacidade de articulação do gestor.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou boa parte da agenda, trabalhando ao lado de Vinícius para viabilizar esses encontros e fortalecer projetos estratégicos para São Lourenço da Mata.

Labanca tem se mostrado um exímio articulador e é um dos poucos políticos de Pernambuco que transita com facilidade em todas as esferas e mantém diálogo com praticamente toda a classe política pernambucana.

Belo Jardim conquista o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na Categoria Ouro


A Prefeitura de Belo Jardim comemora mais uma conquista na educação. O Ministério da Educação (MEC) entregou ao município o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, categoria ouro, reconhecendo os esforços na alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental.

O selo, instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023. No Brasil, 2.592 municípios foram certificados com o selo ouro, além de 26 estados, contemplados nas categorias ouro, prata e bronze.

Para o secretário municipal de Educação, Esportes e Tecnologia, Renato Duarte, a certificação é motivo de orgulho e reforça o compromisso da gestão com o futuro das crianças belo-jardinenses: “O selo ouro representa um marco para a educação de Belo Jardim. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe, professores e comunidade escolar. Estamos avançando cada vez mais para garantir que nossas crianças tenham uma base educacional sólida, essencial para seu desenvolvimento”, pontuou.

O reconhecimento reforça o compromisso do governo municipal com a qualidade da educação no município, resultando em investimentos na capacitação de professores, implementação de metodologias inovadoras e melhoria da infraestrutura das escolas, garantindo um ambiente propício para o aprendizado.