quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Shopping Costa Dourada promove folia para os pequenos no Carnaval

Durante a folia de Momo, o Shopping Costa Dourada, localizado no Cabo de Santo Agostinho, irá promover atrações para os clientes. O Bloco do Costinha irá levar muita diversão para o mall com a Orquestra Vorazes do Frevo. O bloco infantil vai percorrer todos os corredores do Costinha até chegar à praça de eventos, onde o frevo continuará rolando solto. Além disso, haverá um concurso de fantasias para a criança que quiser participar. Não é necessário se inscrever para participar. A festa acontece no dia 20 de fevereiro às 17h30. Entre 15 e 20 de fevereiros, a praça de eventos receberá Bailinhos de Carnaval que irão encher o mall de música e alegria. 


Para o carnaval, o Shopping Costa Dourada trabalha com a expectativa de um aumento de 6% nas vendas em relação ao ano passado. Como o carnaval estendeu o verão e o mall está na rota das praias do litoral sul, esse aumento se dá através do aumento de vendas no atacarejo do shopping, e nas lojas de moda praia, óculos e alimentação. Para aproveitar o bom momento, o centro de compras estará aberto em horário diferenciado. Apenas na terça-feira estará fechado, os demais dias o shopping estará aberto. Já o Hotel Intercity Suape Costa Dourada, localizado dentro do complexo, está com sua ocupação em 100%. 



Novo sistema eletrônico do MPPE traz mais dinamismo às demandas do cidadão

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a operar, nesta terça-feira (4), com o processo extrajudicial eletrônico, implementado pelo Sistema Integrado do Ministério Público (SIM). Com a ferramenta, um dos principais benefícios é o enorme ganho de celeridade na tramitação dos processos, com a economia de recursos financeiros dispensados na aquisição e uso de papel, caneta, impressoras, cartucho de tinta; além da melhoria da logística de transporte de procedimentos e diminuição da necessidade de espaço físico para arquivamento.

O SIM vai proporcionar uma maior transparência a atuação ministerial, uma vez que permite a qualquer pessoa possa acompanhar o andamento dos autos que não estejam sob sigilo, viabilizando, ainda, a comunicação dos órgão de execução com os da administração superior, como com o Conselho do Ministério Público e Corregedoria. “Os processos que visam atendimento de demandas do cidadão, como as de acesso a medicamentos, leitos, da área do direito do consumidor e de diversos outros assuntos, serão abertos e tramitados de forma eletrônica, isso vai trazer muitas melhorias às necessidades dos cidadãos”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

O sistema abrange desde a entrada dos processos e sua distribuição, passando pelo provimento de relatórios que permitem aferir a qualidade da atuação da instituição por todo o Estado e a tomada de decisões estratégicas. “A sociedade está vivenciando um período revolucionário, com o boom das ferramentas inteligentes e uma forte disseminação de informações de todo o tipo e qualidade. Entendemos que as organizações públicas não podem ficar para trás quando o assunto é tecnologia, pois precisamos nos adequar à nova realidade social, promovendo, ainda mais celeridade no atendimento às demandas do cidadão”, reforçou Barros.

Ao longo dos últimos três anos, o MPPE vem investindo em tecnologia, com a criação do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do MPPE (MPLabs) e a criação de ferramentas que fazem uso da inteligência artificial para apoiar a tomada de decisões. “Estamos investindo cada dia mais na transformação tecnológica do Ministério Público, pois entendemos que uma instituição inovadora trará cada vez mais e melhores resultados à sociedade”, concluiu.

O MPPE montou uma grande estrutura de logística para que a implementação da ferramenta ocorra em todo o Estado, garantindo que todas as Promotorias e Comarcas possam passar pela implementação. “O SIM ele é um Sistema que foi implementado no Ministério Público do Rio Grande do Sul e, foi nos cedido gratuitamente, e desde a sua implantação lá no Rio Grande do Sul, eles vêm experimentando uma série de ganhos. Tanto em velocidade de entrega dos procedimentos, de finalização, quanto em economia de recursos públicos. Com o SIM todos os papéis que tramitariam em uma promotoria, passam a ser, agora, eletrônicos”, disse o promotor de Justiça e secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg.

O servidor ou o membro poderá acessar o SIM de qualquer aparelho com conexão a internet, seja por um terminal de computador, seja por smartphone ou tablet. “O que impacta na verdade é essa evolução. A diferença de você poder trabalhar imprimindo papel, gastando papel, corrigindo em papel. E poder fazer isso efetivamente pela internet, fazer isso de onde estiver. Conseguir cuidar do expediente da Promotoria de onde estiver. Isso representa uma mudança radical na velocidade em que os procedimentos tramitam, na forma com que eu trabalho. De maneira que eu consigo dar uma resposta mais rápida, a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana. Além do processo dentro da Promotoria ter um fluxo específico, já que todo fluxo que a legislação traz está mapeado dentro do SIM”, disse o promotor de Justiça da Comarca de Toritama, Vinícius Costa.

Depoimentos - “Para mim, a palavra que define o Sistema SIM é celeridade processual. É um Sistema muito dinâmico, com respostas muito rápidas, e é isso que a sociedade quer. Ele ajuda, a agendar as demandas. A utilização dessa ferramenta SIM, vem trazer essa modernização essencial para a velocidade do nosso trabalho. E para a organização também, uma vez que possibilita que o nosso acervo seja acessado de qualquer local e não tenha extravio de documentos”, disse a servidora da Comarca de Amaraji, Elizama Mara da Silva.

“O SIM ele tem essas vantagens, ele agiliza um pouco o trabalho, ele dinamiza também o trabalho, e auxilia naquilo que eu acho que seja a melhor funcionalidade: que é a gestão documental. Estamos vendo aqui, muitos processos físicos, que chegam diariamente, e o fluxo é intenso. Sabemos que, às vezes, uma situação superrelevante vem em um ofício, em uma folha, e aí, basta essa folha se misturar em várias outras folhas e isso já gera uma dificuldade grande. Então, elimina retrabalho, auxilia nessa gestão documental. São vantagens muito grandes do SIM”, disse o promotor de Justiça da Comarca de São José do Egito, Aurinilton Carlos Leão Sobrinho.

Obras de Saneamento continuam em Candeias

As obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário do bairro de Candeias seguem o cronograma e os serviços continuam em execução na Avenida Ayrton Senna da Silva, entre a Avenida São Sebastião até a esquina com a Avenida Aniceto Varejão, sentido Barra de Jangada. Nesse trecho, de aproximadamente 500 metros, serão implantadas tubulações de 150 milímetros a uma profundidade de mais de dois metros, e as obras seguem até o dia 21 de fevereiro.

Para a realização dessa intervenção foi necessário interditar uma das faixas da avenida no trecho citado. Desta forma, os veículos estão realizando o desvio pela própria via ou podem evitar a área, fazendo desvio pela Rua Ouricuri (uma rua antes do Supermercado Leão) e depois pegar a Rua José Braz Moscou (1ª esquerda), logo em seguida o condutor pode retornar à Avenida Ayrton Senna da Silva após a área de intervenções.

A obra de esgotamento sanitário, que levará mais saúde e qualidade de vida para a população de Candeias, faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, e tem como objetivo a universalização do acesso ao esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Imprensa Compesa

Com 103 feiras, Pernambuco tem a maior rede de comercialização de produtos orgânicos do Nordeste

Pernambuco já conta hoje com 103 feiras orgânicas cadastradas em todo o estado, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o que representa a maior rede de espaços orgânicos do Norte e Nordeste e a segunda maior do País. Desde a criação do Programa Circuito Pernambuco Orgânico, em 2019, o número de feiras orgânicas ou agroecológicas no estado cresceu 24%, saindo de um total de 83 feiras, no início do cadastramento, para 103 feiras no final do ano passado.

De acordo com o secretário Dilson Peixoto, ao contrário do Governo Federal que vem liberando de forma acelerada novas fórmulas de agrotóxicos, o Governo de Pernambuco vem atuando para ampliar a rede de feiras orgânicas em todo o estado e trabalhando para formalizar mais agricultores e agricultoras como produtores orgânicas.

“Enquanto em Brasília o Ministério da Agricultura liberou a utilização de 439 agrotóxicos apenas em 2019, em Pernambuco a prioridade é oferecer alimentos saudáveis e livres de produtos químicos para a população. Estamos trabalhando para fortalecer a produção orgânica, tanto ampliando os espaços de comercialização como incentivado os agricultores a se formalizarem como produtores orgânicos. Muitos produtores rurais já adotam práticas orgânicas, mas não têm conhecimento desse diferencial e terminam comercializando seus produtos como produtos convencionais”, destaca Dilson Peixoto.

Hoje, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de produtores orgânicos cadastrados em Pernambuco também cresceu, saltando de 849 para 1.044 ao longo de 2019. “Isso reflete o crescimento também da quantidade de OCSs (Organizações de Controle Social) em Pernambuco. Hoje temos 52 OCSs em Pernambuco, seis a mais que no início dos trabalhos do Circuito Pernambuco Orgânico”, detalha o gerente de Processos Agroecológicos da SDA, Maílson Pedro Rodrigues, acrescentando que é a vinculação a uma OCS que permite aos agricultores e agricultoras serem reconhecidos como produtores orgânicos.

Para o secretário Dilson Peixoto, um dos desafios do programa hoje é ampliar o número de espaços no interior do estado, já que hoje um terço desses espaços está concentrado na capital. “Quando interiorizamos as feiras estamos incentivando os chamados circuitos curtos, aproximando o produtor do consumidor. Isso representa menos custos para quem produz, que passa a gastar menos com combustível e transporte, por exemplo, e para quem consome o acesso a um alimento saudável muitas vezes mais barato do que encontramos nos supermercados”, explica.

Entre as ações realizadas em 2019, Mailson Rodrigues destaca, além do levantamento e cadastramento das feiras, a realização de 128 visitas técnicas; o apoio direto a implantação de 11 novas feiras; a implantação da sinalização de trânsito dos espaços orgânicos na Região Metropolitana; a distribuição de equipamentos para as feiras. “Uma de nossas metas para 2020 é contribuir para a formação de uma Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (Opac), que permitirá ao produtor certificado a utilização do selo de produtos orgânicos, através do Sistema Participativo de Garantia (SPG), e sua comercialização por terceiros”, adianta.

Imprensa Agricultura PE

Adolescentes da Funase levam alegria a abrigo de idosos em Arcoverde

Adolescentes da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situada em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, colocaram em prática a solidariedade. Por meio da campanha “Adote um Avô”, os socioeducandos promoveram um dia de alegria, abraços apertados e escuta aos 32 idosos atendidos no Abrigo São Vicente, no município. A atividade pedagógica foi proposta pela instituição como uma oportunidade de exercitar a empatia no processo de reintegração desses jovens à sociedade.

A visita dos socioeducandos contou com a oferta de um lanche, acompanhada de orações e de uma apresentação do cantor Tom Lima. Depois, cada adolescente, acompanhado por agentes socioeducativos, profissionais técnicos da Funase e funcionários do abrigo, iniciou um processo de conversa sobre o que os idosos desejam receber como presente. Os pedidos foram variados: anel, calça, relógio, sabonete, produtos estéticos, camisa social e até um rádio para ouvir missas. Agora, na segunda parte da ação, funcionários da Funase e outras pessoas que aderirem à campanha farão um esforço coletivo para honrar as solicitações.

“Os adolescentes participantes, os funcionários da Funase e os do abrigo se envolveram em uma grande corrente. Assumimos a missão de voltar levando aquilo que os idosos pediram no processo de escuta, simbolizado com o que foi escrito em cartazes. Mais que isso, sabemos que foi uma ação que combateu a solidão, que levou alegria para aquelas pessoas e que representou muito para os adolescentes e para todos nós que participamos”, avalia a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

Imprensa Funase

Batata inglesa é o produto que mais sobe em janeiro

A pesquisa realizada, mensalmente, pelo Procon-PE demonstrou que houve queda na Cesta Básica da Região Metropolitana do Recife (RMR), no mês de janeiro, mas, que alguns produtos aumentaram quase 50%, a exemplo da batata inglesa, que subiu 45,23%. Já nos municípios de Caruaru e Goiana, as cestas básicas estão mais caras, subiram 2,55% e 1,12%, respectivamente. 

Na RMR, a cesta passou de R$ 400,43, para R$ 387,99, uma queda de 3,11%; comparado ao mês de dezembro, um impacto de 37,34% no salário mínimo. Dos 27 produtos analisados 10 mantiveram o valor e 17 subiram de preço. Os produtos que mais tiveram aumento, além da batata, foram: ovos (43,96%); alho (36,15%); creme dental (33,90%) e a lã de aço (30,88%).

Apesar do aumento, o melhor ainda é pesquisar. Porque esses valores podem subir ainda mais de um estabelecimento pra o outro. O quilo do alho, na RMR, pode ser encontrado por R$ 13 e por R$ 44 uma diferença de 238,46%. Já a carne de segunda, de um supermercado pra outro sobe 83,58%. O preço do quilo varia entre R$ 27,50 e R$ 14,98.

Foram feitas pesquisa na RMR, pesquisas isoladas nos municípios de Caruaru, Goiana e Vitória de Santo Antão. O órgão passou por 54 estabelecimentos, entre os dias 20 e 25 de janeiro. O consumidor pode ter acesso a pesquisa no site do Procon: www.procon.pe.gov.br.

Imprensa Procon PE

Primeira Infância é foco de projeto do Programa Chegando Junto

É possível saber se uma criança será bem-sucedida ou capaz de fazer boas escolhas no futuro? Há estudos que afirmam que apesar de não serem fatores únicos, vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais ainda na primeira infância – que vai até seis anos – para desenvolver características cerebrais presentes em adultos autônomos e com mais qualidade de vida. Esse é o momento que as experiências, aprendizados, descoberta e afetos são levados para o resto da vida. Deixando marcas profundas no cérebro com a falta de estímulo, de cuidados, violência, despreparo dos cuidadores e educadores no começo da vida.

Ao assumir a pasta da secretaria de Habitação do Recife, Isabella de Roldão preocupou-se em ultrapassar os limites da construção de moradias implantando o conceito de “habitabilidade”, e propôs ao prefeito Geraldo Julio mudar a realidade dessas crianças dos habitacionais e comunidades do Recife através do Pertencer – Espaço de Convivência – que faz parte do Programa Chegando Junto.

O projeto cria em espaços de convivência onde as crianças são acolhidas por mães da própria comunidade engajadas no curso profissionalizante de Brinquedista na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O Pertencer tem como principal foco o desenvolvimento infantil, estímulo ao pertencimento e reconhecimento da comunidade local e seu entorno. As crianças de seis meses a seis anos são orientadas a brincar com qualidade através de recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância”, explicou a secretária de Habitação.

Segundo Isabella de Roldão, os primeiros anos de vida é o momento em que o cérebro, se estimulado adequadamente, atingirá o seu potencial máximo de aprendizado (plasticidade). Habilidades como linguagem ou raciocínio lógico começam a ser desenvolvidas já durante a gestação, mas até a primeira infância, elas são definitivamente consolidadas. “Nessa fase o cérebro da criança é moldado a partir das experiências que ela tem, e do ambiente que ela vive. Até os três anos de idade, o cérebro cresce e se desenvolve a uma velocidade surpreendente. É quando a criança aprende a enxergar, detectar sons, andar, falar, identificar quantidades e construir uma série de outras habilidades”, explica.

Isabella ainda reforça que não se pode trabalhar a primeira infância sem fazer um recorte e debater a discussão de gênero. Fomentando a esperança e a cidadania junto às mulheres beneficiárias do projeto que passa a empoderar e mudar suas realidades, bem como de suas crianças e das comunidades nas quais estão inseridas através de ações voltadas para a profissionalização e geração de renda. “A acolhida permite que as mães voltem a ter chances de disputar uma vaga de trabalho no mercado formal e concede a elas uma segunda chance de reinterpretar seus próprios destinos. Ao oferecer este espaço, estimulamos que essas mulheres voltem a estudar, se qualifiquem, abracem uma nova profissão e se apropriem de suas escolhas”, enfatizou a secretária.

Atualmente, o projeto funciona em dois habitacionais do Recife, o Padre Miguel e o Travessa do Gusmão, localizados no bairro de Afogados, São José, respectivamente e na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. Até a segunda quinzena de fevereiro, o Habitacional Abençoada Por Deus, na Iputinga, será inaugurado mais um espaço, e com esta nova unidade, o Pertencer chega a 300 crianças contempladas e 50 mães-colaboradoras participando do programa.

Vai faltar água em bairros do Cabo e Jaboatão

Para garantir mais segurança no abastecimento em áreas do Grande Recife e do Litoral Sul e ainda alinhada às estratégias que estão sendo adotadas para assegurar o fornecimento de água durante o carnaval, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma manutenção programada na adutora do Sistema Gurjaú. Para realizar a intervenção será necessário suspender a operação de quinta-feira (6), a partir das 5h, até a sexta-feira (7), às 8h, período em que ficarão desabastecidos as localidades de Ponte dos Carvalhos, Itapuama, Paiva e Avenida Beira Mar de Piedade.

Cerca de 20 profissionais serão mobilizados para o serviço que inclui, ainda, a interligação da rede que abastecerá o Conjunto Residencial Praia Bela, em Jaboatão dos Guararapes. Ao fim das intervenções, será retomando o fornecimento de água, gradativamente, e de acordo com o calendário de cada área.

A medida preventiva vai ajudar a evitar futuros problemas de estouramentos, colaborando assim para a redução de perdas do sistema. Caso o cliente tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelo telefone 0800 0810195, que funciona 24 horas, nas lojas de atendimento ou acessando o site www.compesa.com.br

Imprensa Compesa

Resort Salinas Maragogi é eleito o melhor do Brasil

Alinhado com o compromisso de desenvolver o território em que está inserido, o Salinas Maragogi, localizado em Alagoas foi eleito o melhor resort do Brasil, pela pesquisa da Viagem e Turismo 2020. O prêmio é considerado o mais relevante do cenário nacional, pelo fato da escolha dos vencedores ser feita exclusivamente pelo público. A pesquisa premiou os principais estabelecimentos e serviços do mercado brasileiro e internacional. Com quase todas as vagas preenchidas para o feriado de carnaval, o Salinas Maragogi tem expectativa de manter a sua taxa de ocupação acima dos 90% em 2020. 

Com uma estratégia comercial diferenciada e muito eficiente, focada na distribuição digital, o Salinas Maragogi é o resort brasileiro mais bem ocupado do país, o sucesso do Salinas vai muito além do luxo, conforto e variedade de serviços oferecidos para os seus hóspedes. O grupo tem como prioridade, preservar a natureza que o cerca, especialmente a praia, o rio e manguezais. A aposta da direção para o desenvolvimento do território e crescimento da rede é a educação. Feita constantemente através de projetos sociais em conjunto com a população local, funcionários e seus filhos. Além disso, o Salinas Maragogi também é considerado o melhor resort do Brasil, pelo site Melhores Destinos é o segundo Melhor Resort All Inclusive do país, pelo Tripadvisor, ficando atrás apenas do Salinas Maceió, também do grupo Amarante. 

Considerado um dos resorts mais completos do Nordeste, o Salinas conta com sistema All Inclusive, onde todas as refeições, bebidas, petiscos, lanches e drinks estão inclusos no valor das diárias. Nos últimos anos, todos os apartamentos do resort foram reformados e sua infraestrutura, toda pensada para as famílias, dispõe de campo de futebol, quadras de tênis, vôlei, poliesportiva, trilha ecológica e até um mirante. Em breve será inaugurado um novo espaço para apresentações, além de novas piscinas e mais 40 novos apartamentos. 

Outro ponto importante que diferencia o Salinas dos demais empreendimentos, é que o grupo também conta com uma equipe interna de marketing e vendas. Iniciativa inovadora e propulsora no mercado hoteleiro. Nos últimos cinco anos, o grupo Amarante investiu mais de R$ 35 milhões no Salinas de Maragogi. Junto aos outros empreendimentos, o resort elevou o faturamento do Grupo Amarante à casa dos R$ 300 milhões. O Salinas faz parte do Grupo Amarante que também abarca o Salinas Maceió e o Japaratinga Lounge Resort.