quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Greve e aulas presenciais estão suspensas para debate com especialistas

 

Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação aprovaram em Assembleia um acordo com o Governo do Estado e suspenderam a Greve em Defesa da Vida, ao mesmo tempo em que o Governo também interrompe as aulas presenciais na rede pública estadual até o próximo dia 21 de outubro. A Assembleia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 8 de outubro. 

Com a presença de 1.100 profissionais no ambiente virtual, por votação de 78% a 16%, a categoria acatou a proposta da direção do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) de abrir negociações com o Governo do Estado, instituindo uma Comissão Setorial para discutir o contexto do retorno às aulas. A comissão será formada por três representantes do Sintepe e três representantes do Governo. A Comissão Setorial terá reuniões com especialistas indicados por ambos (governo e sindicato) e que debaterão as questões inerentes ao tema. As aulas remotas também serão tema dos debates. 

No dia 6 de outubro, por força de liminar solicitada pelo Sintepe, a Justiça interrompeu as aulas presenciais. Com o acordo, o Sintepe interrompeu suas mobilizações ao mesmo tempo em que permanece em Estado de Greve e em Assembleia Permanente. Esta é uma condição em que o Sindicato mantém a categoria mobilizada e debatendo a temática para, caso necessário, entrar em greve novamente.

Em breve o Sindicato divulgará um calendário de mobilizações e debates sobre o tema.

Com informações do jornalista Jonatas Campos

Hoje tem Super Drive da LBV em Paulista

 

Nesta sexta-feira, dia 09/10, às 16h, o Colégio Patrícia Costa, realiza em prol da Legião da Boa Vontade - LBV, um “Super Drive da Criança Solidária”, onde arrecadará alimentos não perecíveis, para a Campanha LBV - SOS Calamidades da entidade, a ser entregues às centenas de crianças atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Recife/PE, em comemoração ao Dia das Crianças.

O “Super Drive da Criança Solidária” é um projeto social desenvolvido pela coordenação da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Patrícia Costa. A profa. Danielle Pina, mobiliza a comunidade escolar para participar da ação solidária e humanitária no combate a Covid-19. “Contamos com a sua solidariedade! Venham fantasiados de super-heróis, com seus sorrisos e suas doações, juntos vamos fazer mais crianças felizes! O melhor presente é a sua presença e a solidariedade”, convida a coordenadora.

Para participar, basta ir de carro ao estabelecimento escolar e, sem sair do veículo, entregar a doação no Colégio Patrícia Costa, localizado na Rua Doutor Benoni de Sá, 515 - Pau Amarelo, Paulista. Informações pelo telefone: (81) 3436-1142.

Serviço:
Arrecadação de alimentos - “Super Drive da Criança Solidária”
Dia: 09/10/2020 - Horário: às 16h
Local: Colégio Patrícia Costa
End: Rua Doutor Benoni de Sá, 515, Pau Amarelo, Paulista /PE


Imprensa LBV PE

Câncer de mama: doença não pode ser negligenciada durante a pandemia

 

A pandemia da Covid-19, que determinou um regime de quarentena sem precedentes pelo mundo, tem apresentado impactos diretos na oncologia e mastologia. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), 70 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser realizados entre março e junho deste ano. E os reflexos dessa nova realidade podem a curto e médio prazos desencadear um aumento nos índices de tumores descobertos em fase mais avançada.

Entre os tumores mais incidentes no país figura o câncer de mama - tipo de câncer mais comum em mulheres depois do câncer de pele. A ocorrência por aqui vem apresentando crescimento constante: são 66.280 novos casos esperados, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres por ano para o triênio 2020-2022 - números que ainda estão abaixo da incidência observada em países desenvolvidos, mas cuja tendência de aumento segue em ritmo acelerado, proporcional às taxas de envelhecimento da população.

Para o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, este cenário exige esforços contínuos no sentido de aumentar a taxa de cobertura da mamografia de rastreamento populacional, assim como o nível de alerta das mulheres para alterações na mama, requerendo atenção dos especialistas para que o câncer de mama seja diagnosticado da forma mais precoce possível.

“As campanhas de conscientização sobre a doença e alerta para que a população esteja munida de informações sobre os impactos positivos da descoberta de tumores logo no início de seu desenvolvimento são primordiais para a redução das taxas de letalidade do câncer de mama. A nossa batalha pelo diagnóstico precoce deve continuar, por ele significar maior número de pacientes curados. No entanto, nos últimos seis meses observamos uma queda na realização da mamografia”, diz o médico.


Ele alerta que se deixarmos de lado a vigilância ativa, no pós pandemia há grandes chances de observarmos um aumento considerável de diagnósticos tardios da doença. O exame de imagem na qual a mama é comprimida permite que sejam identificados tumores menores que 1 cm e lesões em início, sendo determinante para a descoberta do câncer de mama logo no início. 

“O câncer de mama é o segundo mais comum entre mulheres no país e eram esperados quase 67 mil novos diagnósticos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim deste ano. De forma geral, a mamografia deve ser realizada anualmente por todas as mulheres acima dos 40 anos e a decisão por adiar ou não esse exame só deve ser tomada mediante o aconselhamento médico”, ressalta Max Mano, oncologista clínico e especialista no tratamento do câncer de mama do Grupo Oncoclínicas

As chances de cura chegam a 95% ou mais quando o tumor é descoberto no início, sendo o tratamento menos invasivo, o que melhora, em muito, a qualidade de vida durante e após o tratamento da doença. “Mulheres que tratam ou já tiveram câncer de mama, bem como aquelas com histórico de câncer de mama entre parentes próximas (irmãs, mães) e/ou que têm mutações genéticas hereditárias já identificadas, não devem jamais deixar de fazer os controles sem orientação do especialista”, completa Max Mano.

Redução no número de cirurgias preocupa

Outro ponto de atenção desencadeado pela pandemia está relacionado ao adiamento ou cancelamento de cirurgias oncológicas. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) indica que 70% dos procedimentos para retirada de tumores malignos deixaram de acontecer em abril. Especificamente nos casos de câncer de mama, um recorte da situação feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) nos meses de abril e maio mostra que nos grandes centros hospitalares de oncologia - públicos e privados - houve uma queda de 75% no movimento cirúrgico em comparação aos registros de 2019.

“Isso vai impactar na sobrevida dos nossos pacientes e isso é pior que a própria pandemia. Precisamos manter a população munida de informações relativas aos fluxos seguros que vêm sendo adotados para que eles possam estar confiantes para seguir com as orientações de tratamento devido, de acordo com cada caso”, alerta Bruno Ferrari.

O médico reforça que o câncer faz parte do rol de doenças estabelecido pelo Ministério da Saúde, cujo tratamento não pode ser considerado eletivo. Atualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de brasileiros têm tumores malignos e estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que são esperados ao menos outros 625 mil novos diagnósticos da doença até o final de 2020.

Oncoclínicas no Outubro Rosa

Anualmente, o Instituto Oncoclínicas – iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para promoção à saúde, educação médica continuada e pesquisa - desenvolve uma série de ações para alertar sobre a importância da realização de exames preventivos periódicos e mudanças nos hábitos de vida no combate ao câncer de mama. Em 2020 a iniciativa traz uma abordagem positiva nas redes sociais ressaltando a importância de não adiar consultas com especialistas e agendar os controles de rotina, incluindo a realização da mamografia por mulheres a partir dos 40 anos.

Com o mote “A melhor dica é viver bem”, a campanha é voltada à conscientização sobre a importância de estar atento a fatores de riscos evitáveis relacionados à incidência de câncer de mama, como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regulares, para uma retomada da saúde e da qualidade de vida. Direcionada à sociedade em geral, ela ressalta ainda uma importante informação: busque sempre saber sobre os fluxos seguros implementados pelos centros de referência em atendimento e realização de exames diagnósticos. Apesar da pandemia e do medo da contaminação pelo coronavírus, é preciso que as mulheres mantenham seus controles em dia para que a luta contra o câncer de mama não seja deixada em segundo plano.

A ação faz parte de uma série de ativações nas redes sociais desenvolvidas pelo movimento “O Câncer Não Espera. Cuide-se Já” para alertar os pacientes oncológicos e a população em geral sobre como atrasos nos cuidados médicos adequados pode comprometer, até irreversivelmente, o sucesso na luta contra o câncer. A ação liderada pela Oncoclínicas é apoiada por entidades como a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), Instituto Oncoguia , Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e Rede Inspire Ser.

A mobilização também conquistou o reforço voluntário de personalidades como as atrizes Suzana Vieira, Mariana Rios e Priscila Fantin, os cantores Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Bell Marques, Leo Jaime e Tomate, a jornalista Mona Lisa Duperon e o medalhista olímpico com a seleção brasileira de vôlei Maurício Lima.

Empresas, entidades ligadas à área médica ou qualquer cidadão engajado na luta em favor da vida e da saúde dos brasileiros podem aderir à campanha. Os interessados encontram mais informações nos sites https://www.grupooncoclinicas.com/movimentopelavida e www.ocancernaoespera.com.br

Mercado precisa se preparar para 2050 agora, enfatiza especialista

 

Estamos vivendo a chamada Era da Transmissão na qual as empresas precisam se reinventar para sobreviver e existir com uma redefinição do varejo pautado pelo E-commerce, de acordo com diversas pesquisas. E, consequentemente, a previsão é de que esse processe de transformação impacte o mercado de trabalho com a substituição de mais de 50% dos empregos formais do país podendo ser ocupados por robôs até 2050. Esse futuro, que será impactado pela inteligência artificial, vai começar a ter um papel importante na nossa vida das empresas, especialmente pequenas e médias empresas que precisam se começar a se reestruturar agora para manter competitiva. 

Serão necessários mais do que produtos de qualidade e atendimento adequado para estabelecer contatos constantes e assertivos com os clientes e consumidores. Serão necessárias novas soluções e novas experiências de venda e atendimento para encantar e direcionar as ações certas para o público certo. “Todos nós sabemos que o mundo mudou de forma intensa e rápida como nunca tinha mudado. A sociedade tem outro movimento e o mercado exige novas soluções. Assim como ele, estamos constantemente mudando desde o nosso surgimento. E é esse novo movimento e a conjuntura atual que enfatizamos em uma campanha, que para nós é uma realidade há muito tempo. Porém, ela nunca foi mostrada de forma tão contundente por nós antes”, destaca Diego Curvêlo (foto), diretor de criaçāo da Martpet, que têm apostado há quase 10 anos na revolução contemporânea.

No foco da estratégia da empresa de comunicação com mais de 20 anos de atuação, estão organizações de diversas áreas de atuação como restaurantes, pet shops, farmácias, mercadinhos, entre outros, que podem se beneficiar com táticas de negócios de qualidade com investimentos acessíveis. E isso envolve um amplo trabalho de planejamento e de análise de esforços necessários em tecnologia, marketing e comunicação para o desenvolvimento de estratégias assertivas, remoção de medos dos clientes com a experiência online e eliminação de qualquer ponto fraco das compras. “Para oferecer uma experiência de compra online com excelência, o primeiro passo é ter um bom planejamento de comunicação para sua marca, um conteúdo relevante e envolvente, aliado a estratégias de alcance e conversão digital”, comenta Curvêlo, que assina com sua equipe criativa campanha para mostrar todo este posicionamento da Martpet.

Desta forma, reestruturou suas ações e criou serviços como Estratégias de Atenção e Conteúdo Estratégico, para adoção de ferramentas assertivas para multiplicar resultados nesses nichos. E, para reforçar toda essa visão, a agência desenvolveu um trabalho de redefinição de sua imagem com foco em suas premissas (dinamismo, inquietação, visão e inovação) para enfatizar a condição da Martpet dentro do novo mundo: o “Multi”. O conceito endossa o padrão de trabalho construído ao longo de duas décadas para clientes como Instituto Maria da Penha, Governo da Paraíba e Rota Uniprag. O reposicionamento da marca já é uma prática da Martpet, mas, dessa vez, a agência sai da tradicional identidade em P&B e assume sua inquietação com uma aposta em rebranding com maior proximidade com o mundo contemporâneo. 

A proposta da nova marca é fugir da ideia de que a Martpet fica parada, pois ela se mexe e se molda, constantemente, diante da necessidade. Sendo assim, as cores se misturam no símbolo principal de um “Infinito”, que é moldado em um M estilizado, adequando-se as circunstâncias e ganhando sempre protagonismo em qualquer cenário. “A compra online deixou de ser uma possibilidade e passou a ser uma necessidade. A grande maioria das pessoas não pensa mais se vai ou não fazer uma compra online, elas simplesmente compram. Não importa se a sua empresa é pequena, média, ou grande. Queremos mostrar que a Martpet têm multi soluções e estratégias para multiplicar os resultados. Assim é a Martpet no mercado”, finaliza o sócio-diretor.

Com informações da jornalista Ivelise Buarque