sábado, 16 de novembro de 2019

Conselho Etnicorracial toma posse em Olinda

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Etnicorracial de Olinda (CMPPIR) tomaram posse nesta quarta-feira (13.11) no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura. Dentre as atribuições, eles trabalharão para fortalecer programas e lutas contra o racismo baseado em raça ou etnia, assim como propor políticas na área. O prefeito, Professor Lupércio, esteve presente e reforçou que essa é uma das prioridades da gestão.

O mandato tem duração de dois anos, com 14 titulares e o mesmo número de suplentes. Metade dos conselheiros é de instituições não-governamentais e a outra parte de representantes do Governo Municipal. "Diversas ações estão sendo desenvolvidas na cidade desde que nós assumimos, com as portas abertas para todas e todos", afirmou Lupércio, lembrando a parceria recente celebrada com o Afoxé Alafin Oyó, que está com nova sede na Rua do Sol, após 30 anos de espera.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Odin Neves, seguiu o prefeito e lembrou que a posse no CMPPIR acontece no mês da Consciência Negra e que a Prefeitura está realizando diversas atividades sobre o tema.

Imprensa Olinda

SESI e SENAI oferecem 80 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Novo Ensino Médio do SESI-PE, no qual os estudantes poderão cursar, gratuitamente, o Ensino Médio e um curso técnico em Eletrotécnica, simultaneamente, na escola SESI/SENAI Ipojuca. No total, estão sendo ofertadas 80 vagas, e os interessados devem realizar a inscrição até o dia 22 de novembro de 2019 no SENAI Ipojuca, localizado na Rodovia 42, Km 1, em Jagatá.

Para concorrer à vaga, o estudante deve ser dependente de trabalhador da indústria e ter nascido a partir do ano de 2004. Os candidatos serão avaliados em uma única etapa, no dia 1º de dezembro de 2019, por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões de múltipla escolha cada. A relação dos aprovados será divulgada no dia 9 de dezembro, no quadro de avisos do SENAI Ipojuca. O edital completo está disponível nos sites do SESI-PE e do SENAI-PE.

Com o objetivo de oferecer educação de qualidade e preparar para o mundo do trabalho, o Novo Ensino Médio terá currículo integrado por áreas de conhecimento ao invés de disciplinas específicas e incluirá formação técnica que possibilitará aos jovens iniciarem mais cedo a vida profissional. Todos terão acesso à educação tecnológica básica e à compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, bem como aprenderão sobre o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

A nova metodologia será composta pelas áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o itinerário de formação técnica e profissional em Eletrotécnica, conforme determinação da organização curricular da Base Nacional Comum Curricular.

O curso em Eletrotécnica terá sete módulos e após a conclusão de todas as etapas, o jovem terá direito ao diploma de técnico de nível médio em Eletrotécnica. “O curso de eletrotécnica visa preparar profissionais para atuar em diferentes tipos de indústrias e essa é uma das áreas que mais irão demandar pessoas qualificadas no nosso Estado em um futuro próximo. Esses jovens terão a oportunidade de finalizarem o Ensino Médio já com uma profissão indispensável para a indústria”, comenta a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto.

De acordo com a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a iniciativa contribuirá na formação de cidadãos com capacidade de pensar de forma crítica e qualificará profissionais para atuar no setor produtivo. “O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais capacitados, competentes e plurais. Nosso foco é instruir os alunos para a indústria do futuro, assim como estimulá-los a trabalhar com a interdisciplinaridade”, comentou.

Imprensa FIEPE

PL de integridade aproxima Governo do Estado e iniciativa privada

No intuito de estreitar a relação do Governo do Estado com a iniciativa privada, em virtude do Projeto de Lei (PL) 446/2019 - que exige das empresas que contratarem com a administração pública do Estado a implementação de um Programa de Integridade na organização, a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, esteve reunida com o diretor-presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, na tarde da última terça-feira, 12 de novembro. Durante o encontro, ela fez a apresentação do projeto e colocou a SCGE à disposição da entidade para a realização de parcerias no sentido de esclarecer às empresas as novas regras das contratações públicas no âmbito do Estado de Pernambuco.

“Essa ainda é uma área nova, da qual as empresas estão começando a entender e se inserir. A ideia é nos aproximarmos da iniciativa privada para ajudar nesse processo de mudança de cultura e governança. Para isso, estamos propondo um trabalho de cooperação entre o Governo do Estado e o Sistema Fiepe com a intenção de promover iniciativas que auxiliem a divulgação da lei e a melhor forma de capacitação dessas organizações”, pontuou a secretária.

A proposta foi recebida com entusiasmo pelo diretor-presidente do sistema. Para ele, quem deve sair ganhando com essa parceria é a população, que terá uma administração pública ainda mais transparente e eficiente. “A falta de integridade causa um prejuízo generalizado, que termina atingindo de forma negativa a sociedade. A tendência é que, com a provação desse PL, as empresas possam ter um olhar mais efetivo sobre a questão do combate à corrupção, especialmente nas áreas de obras públicas”, avaliou.

Atualmente, o Projeto de Lei está em fase de votação no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ainda na terça-feira (12) ele foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e a previsão é que a decisão final saia na próxima semana. Com a sua validação pelos deputados estaduais, o projeto segue para sanção do governador Paulo Câmara. “Estamos nos antecipando nessa conversa porque sabemos que a implementação de um programa de integridade demanda tempo e dedicação e entendemos que uma parceria entre a SCGE e a Fiepe irá apoiar às empresas nessa inciativa. Esperamos, em breve, divulgar ações em conjunto para o ano de 2020, período que as empresas terão para começar o processo de adaptação ao programa de integridade”, adiantou Érika Lacet.

Ainda participaram da reunião na sede do Sistema Fiepe, no bairro de Santo Amaro, no Recife, o diretor de Correição da SCGE, Filipe Castro, o advogado do sistema, José Joaquim, e Roger Bold, do setor jurídico da entidade.


Imprensa SCGE PE

BRT: Estação BR-101 volta a funcionar

O Grande Recife retomou, nesta quinta-feira (14), a operação na Estação de BRT BR-101. Localizado na Avenida Caxangá, o equipamento faz parte do Corredor Leste/Oeste e estava fechado para requalificação após sucessivos atos de vandalismo e depredação. Durante 30 dias, o espaço recebeu reparos na coberta, piso, vidros, cerâmica, corrimão e rede elétrica ao custo de R$ 260 mil.

Com o retorno da operação na EBRT BR-101, a Estação volta a atender cinco das seis linhas de BRT que trafegam no Corredor Leste/Oeste, além dos 5,9 mil usuários que utilizam o local diariamente. O equipamento foi o segundo entre quatro Estações, nos dois Corredores, a passar pelo processo de requalificação empreendido pelo Grande Recife. O valor total investido nestes espaços será de R$ 900 mil.

Linhas que atendem à Estação de BRT BR-101:

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2480 – TI Camaragibe/Derby

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – TI CDU(Conde da Boa Vista)

2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

WorkBrand promove Talk Show sobre tendências no mercado de Consultoria nesta segunda(18)

Tendo como foco principal as tendências no mercado de consultoria que, de acordo com a Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec), é o que mais cresce nos últimos anos superando, inclusive, o crescimento da economia brasileira, o Recife sedia nesta segunda-feira (18), das 9h às 11h, no auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega, a I edição do Talk Show Consultor 4.0. O evento realizado pela WorkBrand Consulting reúne especialistas em áreas distintas do conhecimento para promover interação, cooperar e debater sobre o atual cenário da consultoria no Brasil. Para garantir a vaga, os interessados em participar do Talk Show precisam efetuar sua inscrição através do app Sympla e levar 1kg de alimento não perecível que será doado para o Instituto AGIR, que presta assistência social básica a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o idealizador do evento e diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, o país ainda necessita de profissionais especializados para atender as diversas demandas. “Há uma tendência das empresas e instituições públicas utilizarem cada vez mais os serviços de consultoria especializada. O setor estima que, em poucos anos, cerca de 15% dos profissionais que atuam nas empresas serão consultores especializados, contratados sob demanda”, enfatiza. 

As palestras irão destacar os vários elementos que compõem a cadeia produtiva na área da consultoria, ocasionando ao final um debate sobre os principais pontos apresentados sobre o tema. Entre os participantes estão o secretário executivo de licitações e contratos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Thiago Fernandes, que falará sobre a Contratação de Consultoria no Setor Público para a Gestão da Inovação; a coordenadora de design e soluções do Sebrae-PE, Roberta Andrade, que abordará o tema Tendências e Oportunidades de Consultoria Empresarial no Mercado de Varejo, o co-fundador e diretor executivo da Work Avanti Soluções, Juliano Arruda, que apresentará painel sobre o Business Inteligência como Ferramenta de Análise de Resultados na Consultoria Empresarial, e o diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, que fechará o ciclo de debates falando sobre a Presença Digital do Consultor e o Marketing de Entrada para Prospecção de Clientes.

“O conceito 4.0 implica que estaríamos vivendo uma quarta revolução, que é caracterizada por um uso massivo de novas tecnologias como sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem para a realização do que ficou conhecido como “fábricas inteligentes”, explica o consultor Robertson Alves, da WorkBrand, que irá destacar, em sua palestra, a questão do saber aproveitar as oportunidades de negócios, de modo que os consultores e futuros consultores estejam sempre atentos aos novos rumos do milênio para que possam transformar o seu conhecimento em lucro.

PROGRAMAÇÃO:


9h00 - Abertura - Robertson Alves
9h15 - Tiago Fernandes - 1° Tema - CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA NO SETOR PÚBLICO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO.
9h35 - Roberta Andrade - 2° Tema - TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CONSULTORIA EMPRESARIAL NO MERCADO DE VAREJO
9h55 - Juliano Arruda - 3° Tema - B.I.- BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE RESULTADOS NA CONSULTORIA EMPRESARIAL.
10h15 - Robertson Alves - 4° Tema - PRESENÇA DIGITAL DO CONSULTOR E INBOUND MARKETING PARA PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
10h35 - Debates e Perguntas - Tiago Fernandes, Roberta Andrade, Juliano Arruda e Robertson Alves
11h00 - Encerramento

SERVIÇO:

I TALK SHOW – CONSULTOR 4.0

Quando: 18 de Novembro, das 9h às 11h
Local: Auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega 
Rua Madre de Deus, 11 – Recife Antigo
Acesso: 1kg de alimento não perecível + inscrição através do app Sympla. 


Festival do Jeans de Toritama: edição de 2020 será realizada no Campo do Ipiranga

A 19ª edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT) vem cheia de novidades. Com data marcada para 30 de abril a 2 de maio, um dos maiores eventos de moda do Nordeste vai mudar de local. Apresentado em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (13), o novo espaço será o Campo do Ipiranga, localizado na Rua do Comércio, Centro de Toritama.

“O Festival cresceu e precisamos de um espaço maior para abrigar todas as marcas que investem no evento. Queremos dar ainda mais visibilidade a esse que é o maior encontro de moda do estado”, explicou Thiago Alexandre, diretor do FJT pelo quarto ano consecutivo.

Em 2020, o evento conta, mais uma vez, com o patrocínio master da Santana Textiles, grupo cearense que atua no mercado têxtil há mais de 50 anos e investe no Festival pelo quinto ano consecutivo, além de outras edições. A marca vai estar presente no hall dos stands e na passarela. “Nós entendemos a importância econômica do Festival do Jeans, tanto para a cidade quanto para as marcas da região, e por isso estamos presentes mais um ano como patrocinadores”, comentou Antônio Manzarra, diretor nacional de vendas da Santana Textiles.

Principal apoiadora do FJT, a Prefeitura de Toritama garantiu um investimento ainda maior para 2020. “Será o quarto ano em que investimos ainda mais no festival por entender a dimensão a que ele leva o nosso município e por testemunhar a proporção que o festival tem tomado. Hoje, sem dúvida, está entre os maiores eventos de moda do país”, completou Edilson Tavares, prefeito da cidade.

O Festival do Jeans de Toritama é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit). “O Festival não é só um evento de moda. É, acima de tudo, uma forma de alavancar a economia da região”, concluiu Douglas Costa, presidente da Acit.

Em 2019, o Festival do Jeans de Toritama contou com o patrocínio master da Santana Textiles e com o apoio da Prefeitura de Toritama, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e AD Diper. O FJT teve quase 60 marcas participantes, mais de 15 atrações musicais e um público estimado em 20 mil pessoas nos três dias de evento.



12º Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos é inaugurado na comunidade de Chão de Estrelas



Em média 80 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, prestigiaram a inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos, da comunidade de Chão de Estrelas, na Zona Norte do Recife, nesta quarta-feira (13/11). O Núcleo é uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Cáritas Brasileira e o Centro Comunitário de Chão de Estrelas e tem o objetivo de difundir a cultura de paz e enfrentar a violência na comunidade de forma pacífica. Este é o 12º espaço inaugurado pelo Governo de Pernambuco, junto com parceiros, nos últimos 10 anos. 

Na ocasião, foi assinado um termo de compromisso pelo representante do órgão e entidades envolvidas. Seguindo a programação da noite foi realizado o corte do laço da sala, onde serão feitos os atendimentos pelos 11 mediadores e mediadoras O evento foi finalizado com as apresentações artísticas de estudantes que atuam em escolas da região como mediadores escolares, e pelo grupo de percussão da comunidade em Chão de Estrelas. 

Secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa falou sobre a importância do Núcleo de Mediação na localidade. “É importante incentivar esse espaço para que a população referencie, como um local de segurança, para que ela possa procurar e saber que terá auxílio dos mediadores nas questões que envolvem conflitos de vizinhança e familiares, entre outros. É nesse espaço que isso pode e deve ser feito”, relata.

Para um dos moradores mais antigos da comunidade de Chão de Estrelas, Ovídio Ferreira, os mediadores e mediadoras têm uma função relevante dentro da comunidade. “Vocês têm a missão de ser o eixo da comunidade”, expressou. 

O novo Núcleo fica no Centro de Organização Comunitário de Chão de Estrelas, localizado na Rua Doutor Elias Gomes, nº 3, e contará com a atuação de onze mediadores e mediadoras, formados na 3ª turma de 2019, do curso em Direitos Humanos e Mediação Comunitária de Conflitos, na resolução de situações conflituosas, como: conflitos entre vizinhos, familiares, de consumo, acordos de visitas, entre outros.

Imprensa Sedh PE


Sabores e costumes da cultura japonesa ganharão uma programação especial este mês, no Bugan Paiva by Blue Tree Hotels, no litoral sul pernambucano. Entre os próximos dias 18 e 23, o hotel marca própria do Grupo Rio Ave realiza o Japan Week, que vai envolver gastronomia, danças, músicas e exposição com artesanatos orientais. A intenção é divulgar os costumes japoneses e criar atrativos para os visitantes ao Estado.

Durante o evento, o público poderá conferir e participar de atividades gratuitas como oficinas de origami, além de ikebana e exposição de origami. Ikebana são arranjos florais para serem utilizados como oferta religiosa e para decorar altares. São elaborados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Haverá ainda aula de sushi e palestras, em pacotes reservados.

Segundo a Associação da Cultura Japonesa do Recife (ACJR), a procura por cursos de língua japonesa e oficinas de temática oriental (origami, ikebana, shodo, etc) tem aumentado a cada ano. Sem falar da culinária, que ganha cada vez mais apreciadores, especialmente do sushi e do sashimi. Por causa disso, no Japan Week, a proposta é trazer não apenas o que aparece na mídia sobre esse país, mas demonstrar de uma maneira mais genuína os costumes da comunidade nipônica.

Pacotes - Com pacotes especialmente desenvolvidos para o período, o hotel vai oferecer uma série de atividades aos hóspedes. No café da manhã haverá, diariamente, uma estação com itens da gastronomia japonesa. Além disso, as pessoas hospedadas nesse no período irão receber um mimo japonês no quarto. Haverá ainda oficinas de artesanatos e aula de sushi com o renomado chef Juneck, vindo diretamente do Japão.

No dia 23, será a Noite do Lámen, com jantar japonês a partir das 20h e assinado pelo Chef Juneck, que virá do Japão. A programação envolverá ainda entrada com mix de sushi, Lamen Kazu, Chahan, Guioza, Karaage Japonês. O valor por pessoa é de R$ 79,00 – parte da renda será revertida para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). Informações: 3094.9700.


Risco de amputação: os cuidados com os pés diabéticos

No dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, data em que são alertados os riscos, formas de prevenção e tratamento da doença crônica. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o excesso de peso, o sedentarismo, gordura abdominal e histórico familiar são os principais fatores para o desenvolvimento de diabetes.

Com 16 milhões de pessoas portadoras de diabetes, o Brasil é o quarto com maior número de casos da doença no mundo, que responde também pela quarta maior causa de mortes, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

O diabetes é uma doença silenciosa, que se não for controlada pode levar a sérias complicações. Entre elas, o pé diabético, responsável por grande número de amputações, o que compromete a qualidade de vida dessas pessoas. Segundo a podóloga Eli Arôcha, grande parte dessas amputações foram precedidas por uma úlcera e essas poderiam ter sido evitadas por meio de avaliação para detectar os pés em risco de ulceração.

Estudos recentes contam que a cada 20 segundos um pé diabético é amputado no mundo. “Precisamos evitar o primeiro evento, seja ele um calo, uma bolha, uma úlcera ou até mesmo uma micose nos pés. Somente assim vamos reverter essa situação", informa a podóloga Eli Arôcha.

Eli Arôcha também conta que 60% a 70% das pessoas com diabetes têm algum grau de neuropatia "pés insensíveis". A neuropatia "pés insensíveis" está presente em 80% dos pacientes diabéticos que apresentam úlceras nos pés.

Eli diz que o tratamento do pé diabético deve ser feito com a orientação médica que irá definir o tratamento em função do tipo e da gravidade da lesão. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos, pomadas, curativos e, em casos mais graves, cirurgias. 

O grau de gravidade é determinado pela dificuldade na cicatrização.

Para evitar problemas com os pés, as pessoas diabéticas devem cortar as unhas dos pés com um podólogo, escolher sapatos confortáveis (evitar sapatos com pontas finas e apertados), manter os pés sempre aquecidos, evitar andar descalço e não retirar calos ou cutículas.

CTTU sinaliza novas áreas que serão fiscalizadas por câmeras de videomonitoramento


Para garantir o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a segurança viária dos cidadãos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), dará início à fiscalização por videomonitoramento em novos locais da cidade. A ação ordenará o estacionamento e, além de auxiliar na mobilidade dos pedestres, vai melhorar, também, a passagem dos transportes públicos. A implantação das placas tem o objetivo de alertar os condutores sobre a modalidade de fiscalização na área. Ao todo, 16 novas câmeras foram instaladas e passarão a operar em caráter educativo até o final de novembro. Os equipamentos passarão a operar em caráter definitivo após o término da implantação da sinalização, a partir da segunda-feira (2). Com a medida, Recife passa a contar com 28 câmeras de videomonitoramento aptas a fiscalizar, sempre através dos agentes de trânsito lotados na Central de Operações de Trânsito (COT).

Os locais onde serão entregues equipamentos para realizar o serviço de fiscalização por videomonitoramento têm, em sua maioria, linhas de ônibus que trafegam com dificuldade por conta de estacionamentos irregulares nas vias. Por isso, a CTTU intensificará a fiscalização por meio das câmeras para coibir irregularidades como estacionamentos sobre calçadas ou em locais proibidos e garantir a segurança viária e a mobilidade dos cidadãos.

As imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento são utilizadas para a fiscalização de infrações como o estacionamento irregular, formação de fila dupla e conversão proibida, entre outras. A CTTU reitera que elas não são utilizadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como o excesso de velocidade; ou, ainda, as que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios ou em mau estado de conservação. Por isso, as áreas beneficiadas ainda continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da Autarquia, que trabalham não apenas na fiscalização, como também no monitoramento e na operação do tráfego. 

As câmeras possuem um raio avançado de alcance e a Central de Operações de Trânsito, que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, é responsável pelo monitoramento do tráfego de veículos por meio das câmeras. As câmeras são operadas por um efetivo de 12 profissionais, entre agentes de trânsito e técnicos, mas apenas os agentes são responsáveis pelas autuações de trânsito. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a implantação de fiscalização por videomonitoramento contemplam áreas como entorno de largos comerciais e de grande interesse público e atendem à demanda da população para intensificar a fiscalização nesses locais. “O principal foco da fiscalização por videomonitoramento será os estacionamentos irregulares sobre calçadas e as operações de carga e descarga irregulares, que comprometem a segurança dos pedestres e a mobilidade do transporte público. Por isso, investimos nessas áreas atendendo ao pleito da população para que a fiscalização seja intensificada”, diz.

As câmeras de videomonitoramento começaram a ser utilizadas na fiscalização de trânsito pela CTTU em maio de 2017. Após um ano, a iniciativa foi responsável pela redução de 87% no número de infrações registradas, passando de 3 para, em média, 1 multa por dia em cada um dos 10 pontos. O resultado atende às expectativas da Autarquia, uma vez que demonstra o potencial da ação como mais um instrumento de conscientização dos condutores e de proteção aos pedestres. 

VIDEOMONITORAMENTO - A fiscalização por videomonitoramento está autorizada desde 2015, de acordo com a resolução 532/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para aplicar no Recife, a CTTU realizou estudos técnicos para finalizar o projeto de sinalização vertical, conforme prevê o Conselho. Todo o processo teve início a partir de consultas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o intuito de definir as especificações técnicas que seriam utilizadas no projeto de sinalização.

Confira os novos locais que serão fiscalizados por videomonitoramento e receberão sinalização indicativas até o fim do mês de novembro: 


- Rua Córrego Euclides, próximo ao miniterminal de ônibus;

- Entrocamento entre as ruas Córrego do Bartolomeu, Padre Oliveira e Córrego do Euclides, na Praça da Rodinha;

- Avenida Beberibe, no Largo Comercial de Água Fria;

- Entrada do Córrego da Areia, nas proximidades da Escola Municipal Professor Moacyr de Albuquerque

- Avenida Hildebrando de Vasconcelos, na altura do miniterminal de ônibus;

- Praça da Convenção, nas proximidades do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda;

- Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus, na Iputinga;

- Avenida General San Martin, na altura da rotatória, próximo à Rua Doutor Gomes Pôrto;

- Rua Jenner de Souza, próximo à Praça do Derby;

- Praça Carlos Pinto, em Santo Amaro, próxima ao Shopping Tacaruna;

- Cruzamento da Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes

- Cruzamento das avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio; 

- Rua Maria Irene, próximo à Praça do Jordão;

- Avenida Dois Rios, próximo ao semáforo 475;

- Avenida Jean Emile Favre, em frente à Faculdade Boa Viagem;

- Cruzamento das ruas Vasco da Gama e Frederico Ozanan, na entrada do Córrego do Botijão;



Locais que já contam com fiscalização por videomonitoramento: 


- Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz;
- Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado;
- Avenida Antônio de Góes, nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;
- Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro;
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no sentido subúrbio, no cruzamento com a Av. João de Barros;
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins;
- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César;
- Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados;
- Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa, próximo ao cruzamento com a Rua Espadarte;
- Rua Nova Descoberta, no cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, no bairro de Nova Descoberta;
- Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5 Ibura.




Imprensa Recife

Secretaria de Desenvolvimento Agrário expõe produtos da agricultura familiar na 78ª Exposição Nordestina de Animais

A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), que acontece no Parque do Cordeiro, chega à 78ª edição e abre as portas aos visitantes a partir desta sexta-feira (15). Como acontece todos os anos, o Governo do Estado está apoiando a realização do evento. Em parceria com a AD Diper, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) organizou um estande para expor produtos da agricultura familiar e artesanato de diversas regiões de Pernambuco.

O espaço, que está sendo coordenado pela Secretaria Executiva da Agricultura Familiar da SDA, é o lugar onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da produção da agricultura familiar em sua diversidade. Os expositores trarão alimentos in natura, produtos beneficiados e artesanatos regionais. Na ocasião, os órgãos vinculados à secretaria estarão divulgando as ações e os trabalhos executados em prol dos agricultores e agricultoras do Estado.

Estarão expondo seus produtos agricultores familiares, associações, movimentos sociais e cooperativas – como MST, Fetape, Socorro Rendas, Associação de Agricultura e Renda Familiar de Novo Cajueiro (Pesqueira), Jardim das Artes (Carpina), COOPFFEN (Feira Nova), Grupo Maneirarte (Jaboatão dos Guararapes),

Flor de Cheiro/ Rosa do Deserto (Garanhuns), Marcos de Tracunhaém (Tracunhaém), Artefen (Feira Nova) e Associatra (Tracunhaém).

Também participam da exposição a Associação dos Produtores Regionais de Macaparana, Bordados Finos de Salgadinho, Assentamento Ulisses Pernambucano (Igarassu), Engenho Capibarim, Caprigut (Jataúba), Grupo Mulheres de Varjada (Passira), Secretaria da Mulher (Recife), Associação dos artesões de Bezerros, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Emprego (Recife), Asapar- Produtos das Abelhas (Parnamirim), Grapa (Ipojuca), Rosa Artesanato (Salgadinho), Ateliê Quadros de Rebocos (Salgadinho) e Regando Alimentação Viva (Buique). O evento segue até o dia 24 de novembro.

Imprensa Agricultura PE

TRE promove palestra em parceria com o Consulado Americano

Em uma sociedade que luta por justiça e igualdade, o desafio da participação feminina nas mais diversas áreas não pode deixar de ser discutido. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em parceria com o Consulado Americano, realizará, na próxima terça-feira (19), a "Palestra Internacional - O fortalecimento da participação das mulheres na política e no poder em cenários nacionais e internacionais", ministrada pela Dra. Cathy Allen, com participação da Dra. Érika Ferraz. A palestra acontecerá na sede do TRE e terá início às 9h. 

Catherine Allen é presidente e sócia do “The Connections Group.” Trabalha há mais de 20 anos ajudando comunidades, governos, ONGs e associações de mulheres a se comunicarem melhor com a imprensa, políticos e sociedade. Orienta grupos de mulheres a ter expressão política e trabalha com organizações nos Estados Unidos, como a Associação Nacional de Educação e a Associação de Pais e Professores, bem como outras instituições, como as Universidades de Harvard, Yale, Oberlin e Michigan State, além de ter experiência em mais de 500 campanhas políticas, sendo a maioria delas representada por mulheres.

A palestra conta com a participação especial da Dra. Érika Ferraz, advogada e desembargadora eleitoral de 2015 a 2019. Ambas pretendem, com as suas falas, provocar reflexões sobre a desigualdade de gênero e aumentar a representatividade das mulheres no governo e em outros espaços importantes. 

O evento é aberto e contará com tradução simultânea. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Será conferido certificado referente às 3 horas de duração da palestra.

Imprensa TRE PE