quinta-feira, 30 de março de 2023

Projeto para crianças autistas de Olinda vira modelo para Pernambuco

 

O Núcleo Infantil de Integração, da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, vai virar modelo para todo estado de Pernambuco. Na manhã desta quinta-feira (30.03), a deputada estadual Socorro Pimentel (União BR) esteve no espaço, que funciona na Vila Olímpica de Rio Doce, e confirmou que pretende replicar o equipamento em outras cidades.

“É um espaço muito importante para as famílias de crianças com autismo e gostaria de replicar isso em outros municípios. Vimos todo envolvimento das pessoas que trabalham aqui e esse é o segredo do sucesso da Prefeitura de Olinda”, elogiou.

O secretário de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos, explicou que outros representantes da sociedade já estiveram no NIDI em busca de informações sobre o funcionamento, e isso é o resultado de esforço da Gestão em atender uma demanda que vem crescendo nos últimos anos. “Já recebemos vereadores de outros municípios querendo levar essa ideia para suas cidades. Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que a cada 36 crianças nascidas, uma é autista. Esse número já foi 44”, explicou.

O Núcleo de Olinda funciona com uma equipe integrada, que oferece fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e psicomotricidade. Isso sem contar com a prática esportiva, com aulas de judô, karatê e natação. Os atendimentos começaram em maio do ano passado, com 80 crianças. Hoje já são 165.

Imprensa Olinda

Espetáculo A Revolta dos Doces inicia programação de páscoa do Camará Shopping

 

Neste sábado (1), o Camará Shopping receberá um espetáculo gratuito para dar início à programação de Páscoa: A Revolta dos Doces. O show promete encantar crianças e adultos com a história de Mister Lito, o pirulito divertido.

A apresentação começa quando Mister Lito percebe que todos os doces da cidade estão sendo deixados de lado em favor do chocolate. Indignado, ele decide se unir aos seus amigos doces, como sua amiga senhorita Cupcake, para reclamar no Sindicato dos Doces. O objetivo deles é promover uma verdadeira revolução, a fim de mostrar que os doces também podem ter o seu lugar na páscoa.

Com muita música e dança, o espetáculo conta com uma equipe de artistas na Nova Produções que prometem fazer a plateia se emocionar e se divertir. Assim, para conhecer a história de Mister Lito e seus amigos neste sábado, basta comparecer ao espetáculo a partir das 16h, no L3 do Camará Shopping.



Paulista lança guia orientador para requalificação civil de pessoas trans e travestis

 

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria da Pessoa LGBTI+ do Paulista, lançou o “Guia orientador para a requalificação civil de pessoas travestis e transexuais residentes no Paulista”. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (29.03), no auditório da Uninassau Paulista. Na ocasião, estavam presentes representantes do município, Defensoria Pública do Estado e da sociedade civil.

“Nós estamos muito felizes com o lançamento de hoje porque é mais uma conquista na luta pela garantia de direitos das pessoas trans e travestis do município. É garantia de dignidade e respeito”, destacou a diretora LGBTI+ do município, Karla Augusta. Além de receber o guia com orientações para a mudança do nome na certidão de nascimento, as pessoas que se enquadram nos requisitos puderam fazer o agendamento para participar do primeiro mutirão de agendamento da requalificação civil, que ainda possui 35 vagas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário, disponível no link abaixo.


Médico alerta sobre engasgo com espinhas de peixe durante a Páscoa

 

A Semana Santa é um período festivo que aumenta o consumo de peixes por parte da população. Cresce também a incidência de engasgos por conta das espinhas. Com isso, é necessário ficar atento aos cuidados para evitar complicações mais sérias.

O médico pediatra e facilitador do Centro de Simulação (CSim), Filipe Marinho, explica que os engasgos por qualquer corpo estranho podem trazer repercussões importantes, como quadros de vômitos, tosse, desconforto na respiração e até mesmo insuficiência respiratória em casos mais graves.

“Em situações como essa, a orientação é manter a calma, não oferecer nada para ingestão e, se o paciente estiver tossindo ou falando, seja estimulado a expelir o alimento”, recomenda. Nos casos de inconsciência ou falta de conhecimento de primeiros socorros, é indicado o contato com o SAMU (192) para ter orientações básicas e chamar por ajuda.

O cuidado com as crianças precisa ser redobrado pois, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgo. “A conduta com as crianças a partir de um ano são semelhantes à com os adultos. Porém, nos menores de um ano, as manobras de desobstrução são diferentes, necessitando de conhecimento e treinamento específicos”, explica Filipe. Também pode-se obter orientação do SAMU pelo telefone para reverter a situação.

CUIDADOS - Para evitar o susto, o facilitador do CSim informa a importância de escolher o peixe e manter atenção durante o consumo. “É necessário avaliar o tipo e a quantidade de espinhas. Sem dúvidas, a melhor opção é escolher peixe que já venha sem. Mas, mesmo assim, é preciso ter atenção à estrutura e orientar a mastigação de forma adequada antes da deglutição”, orienta o médico.

No Centro de Simulação (CSim), os treinamentos de primeiros socorros são desenhados para toda a população, tendo ou não conhecimento na área de saúde. Durante o curso, são realizadas atividades com o apoio de conteúdo audiovisual e simulações com manequins de bebês, crianças e adolescentes/adultos.

ARIES inaugura Jardins Filtrantes e obras de requalificação do Parque do Caiara

 

A partir da próxima sexta-feira (31), moradores de toda a Região Metropolitana do Recife poderão usufruir de novas áreas de contemplação da natureza, espaços de convivência e lazer para crianças e adolescentes, mobiliários e intervenções artísticas de Manoel Quitério no Parque do Caiara, na Iputinga. É lá onde estão os primeiros Jardins Filtrantes do Estado, Solução Baseada na Natureza que está filtrando cerca de 350 mil litros/dia de água poluída do Riacho do Cavouco antes de fluir para o Rio Capibaribe.

O evento de inauguração ocorre em dois momentos. O primeiro, às 10h30, com falas institucionais da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Núcleo de Gestão do Porto Digital, Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI); seguida de relatos de moradores da Iputinga que estiveram ativamente presentes no decorrer do projeto. Já a segunda parte está reservada para debates sobre os Jardins Filtrantes, voltando-se para a premissa de educação ambiental do projeto.

Com participação da ARIES, Poder Público, Academia e Phytorestore, os painéis terão início às 14h30 e abordarão os seguintes temas: “O que são Jardins Filtrantes?” e "Como soluções baseadas na natureza podem influenciar a qualidade de vida e do meio ambiente?". De forma simultânea, a partir das 15h, a Casa das Asas realizará recreação infantil nas áreas inauguradas.

As entregas são iniciativas do Projeto CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é implementado nacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado na cidade do Recife pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital e a Prefeitura da Cidade do Recife

CITinova

O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), ele é implementado nacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Confira a programação:

Manhã: Solenidade inaugural

10h30 – Falas institucionais
11h – Fala de moradores da Iputinga

Tarde: Roda de conversa sobre Jardins Filtrantes
14h30 - Painel 1 – O que são Jardins Filtrantes?
16h - Painel 2 – Como soluções baseadas na natureza podem influenciar a qualidade de vida e do meio ambiente?

15h às 17:30 - Recreação infantil

Exposição e Equovisita marcam ações em prol da Conscientização do Autismo

 

De acordo com estudo mais recente do Centro de Controle (CDC), divulgado na última semana com base em dados estatísticos de 2022, uma em cada 36 crianças é autista nos EUA, o que representa uma média de mais de 226 mil crianças. Apesar do Brasil não ter números de prevalência de autismo, tomando-se a mesma proporção desse estudo com a população brasileira, pode-se determinar que este público chegue a cerca de 5,95 milhões. 

Por isso, faz-se necessário ter o melhor entendimento sobre esse transtorno que ainda está ainda amplamente imerso na incompreensão por parte de grande parte da população. “Hoje, conseguimos perceber com mais facilidade transtornos comuns, como o TDAH, depressão e ansiedade, por exemplo, porque começamos a prestar mais atenção a isso agora. Da mesma forma, estudos mostram que o autismo está muito mais abrangente por conta da facilidade de profissionais de saúde e educação compreenderem melhor os sinais, percebidos pelas famílias que estão descobrindo coisas em seus filhos que antes não se percebia!”, comenta a psicopedagoga Luciene Santos, que atua com este público há mais de uma década.

Para a especialista, que fundou o CEAM - Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, hoje temos mais percepção dos problemas emocionais que estão ao nosso redor e das dificuldades que já existiam na sociedade e nos núcleos familiares, especialmente no que diz respeito ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), cujas causas ainda são desconhecidas. Apesar disso, os tratamentos atuais podem ajudar no processo comportamental com intervenções que contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação. 

Por isso, é importante abraçar a conscientização do autismo, cuja data é próximo domingo, dia 02 de abril (Dia Mundial da Conscientização do Autismo), movendo esforços para ajudar na mobilização pela inclusão. “Os profissionais de educação das escolas, em especial da rede pública, já estão começando a se familiarizar cada vez mais com o transtorno. Mas, claro, é fundamental estarmos sempre colocando o assunto em questão”, destaca Santos, que comanda o CEAM e o grupo homônimo com os sócios Anna Karenina Bittencourt (fonoaudióloga) e Italo Gomes (psicólogo).

O Grupo CEAM atende cerca de 500 crianças e adolescentes entre os cinco e os 16 anos com Transtorno do Espectro Autista – TEA e, desta forma, busca intensificar o entendimento da condição e massificar a inclusão através da 3ª Jornada CEAM do Autismo, que está sendo realizado até o próximo domingo, dia 02. As atividades do evento envolve desde segunda (dia 27) até a próxima sexta (31 de março), palestras escolas públicas das redes municipais do Recife, Olinda e Jaboatão com o objetivo de compartilhar conhecimento que ajude na dinâmica dos profissionais de educação no ambiente escolar, a identificar alguns sinais e ter capacidade de lidar com algumas circunstâncias comuns como dificuldade de capacidade de comunicação e interação social, falta de interesse em brincar com outras crianças e padrões repetitivos de comportamento. “O Transtorno do Espectro Autista envolve uma ideia ampliada do que imaginamos, que engloba casos muito graves a casos muito leves - que que tem uma variabilidade e uma maleabilidade específica –, que possivelmente não apresentam diagnóstico tão visível aos olhos. Por isso, é importante o diagnóstico mais precoce para a realização de um tratamento mais ostensivo, com mais horas de terapia para evolução”, comenta Italo Santos.

Para tanto, a 3ª Jornada CEAM do Autismo aposta em estratégias importantes dentro da ação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo com foco na evolução entre as quais uma exposição de artes, a EXPOCEAM, em todas as quatro unidades do Grupo CEAM com telas criadas pelas crianças e adolescentes atendidas nos trabalhos do Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar. Mas, ainda envolve no sábado, dia 01, uma Equovisita das crianças com pais ou responsável ao Centro Elohim, na Várzea, e no Centro Pernambucano de Equoterapia, em Gravatá, com a intenção de aproximar pais, familiares e amigos ao processo de inclusão, longe dos estigmas desta condição que envolve um público muito maior do que imaginamos. Já no domingo, dia 02, haverá um passeio ao Mirabilândia com integração das crianças com brinquedos e energia de aprendizado que o processo de brincadeira proporciona.

“Crianças com TEA precisam ser associadas com diversas atividades e ações que as ajudem a desenvolver habilidades e interação social com outras crianças. Elas precisam instalar o básico que está atrelado ao cerne do espectro e da condição de ter conexões sociais com outras pessoas. É uma construção contínua”, enfatiza a fonoaudióloga Anna Karenina Bittencourt do CEA. Por isso, o CEA tem trabalhado também com diagnóstico com uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados de diversas áreas da saúde, além do atendimento pelo desenvolvimento do aprendizado e da redução dos entraves que limitam crianças e adolescentes com TEA no processo de socialização com a família e a sociedade. Pioneiro no estado no tratamento de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista – TEA, o CEAM atua com ações que contemplam, inclusive, formação de profissionais de educação e saúde.

Dom Santana: compositor não binárie lança single "Promessa"

 

Violinista cantore e compositore não binárie, Formade como Técnico em música pelo centro de criatividade musical de Pernambuco onde estudou violino com o professor Antônio Anjos, começando meus estudos musicais em 2012 e desde então venho trabalhando minha carreira na vertente erudita com trabalhos como “Orquestra espiral- OESP etecm”, “Recital de Ballet Casa Grande eSenzala – Spasso Dança (Dirigido por: Silvia Micheline)”, Recitais de formatura e Audições e na vertente popular com trabalhos como “Violino Popular de Rua”, Laboratório Contemporâneo de Choro do Sesc Santo Amaro, Dom Santana, Afroito e outros.

Em 2017 realizou trabalhos de rua onde eu interpretava músicas regionais (Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Santana...) no metrô do Recife e através desse trabalho comecei abrir outras portas para o artista.

Em Janeiro de 2020 lançou o primeiro single "Reza - Dom Santana" com um videoclipe produzido pelo "Entre Coletivo", em outrubro de 2021 lancei minha segunda música de nome "exacerbado" junto com um videoclipe produzido por Afroito e em junho de 2022 lancei o single chamado Alento acompanhado de um visualizer produzido pela SubversoLab disponível no Youtube.

Em novembro de 2022 recebi o troféu da "Prêmio e Revista Referência Pernambucana".

Conheça a partir de agora a música de Dom Santana:


Banda Biu Bruxa lança novo single

 

A banda Biu Bruxa ainda é uma estreante na cena recifense, apresentou seu trabalho ao público pela primeira vez em janeiro de 2021. Contando agora com seu terceiro single lançado, segue devorando as influências da música Funk, Soul, Disco e R&B, engolindo e regurgitando o tradicional groove afro-americano em fluxos e refluxos entre o balanço da música brasileira e a criatividade da música pernambucana.

Formada por Jonatas Godó no vocal e teclados, Marcelo Duva no contrabaixo e backing-vocal, Nando Zé na bateria e backing-vocal e Guilherme Trovador nas guitarras e backing-vocal, o quarteto é um projeto de música autoral e independente que surgiu para o público nos idos iniciais de 2021 com o lançamento do seu primeiro single, “Traço e Tinta”, mas já trabalhavam há algum tempo experimento musicalidades e compondo o que viria a ser o repertório da banda.

Após 3 singles lançados, com a estreia de “Seu Biu mandou dizer”, passando por “Baile do Biu”, mais um passo é dado pela banda rumo à consolidação do projeto na cena musical pernambucana, trajetória essa que é marcada pela busca de uma música com personalidade, inventiva e sincera, que reflita o sentimento de liberdade experimentado quando da sua composição.

O single também ganhou videoclipe, com lançamento simultâneo no último dia 17, e está disponível para audição, desde então, em todas as plataformas de streaming, ouça aqui e aproveita para nos seguir nas redes sociais:


Veja o vídeo aqui:


José Patriota destaca a importância da Marcha dos Prefeitos para os municípios de Pernambuco

 

Ao final da 24ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, realizada do dia 27 ao dia 30 de março, o deputado estadual José Patriota (PSB) destacou a importância do evento que reuniu gestores municipais de Pernambuco e de todo Brasil. Para ele, o encontro com os representantes do estado do Congresso Nacional foi imprescindível para que os municípios pernambucanos possam ter seus interesses defendidos em âmbito federal.

“Vindo a Brasília, as prefeituras puderam elencar suas dificuldades mais urgentes. O apoio da bancada para temas sensíveis como a Nova Lei de Licitação, a queda do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a revisão do Pacto Federativo”, afirmou o deputado.

Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos, Patriota deixou claro que sua defesa ao municipalismo independe de sua posição. “Seja qual for o cargo que eu ocupe, minha defesa da causa vem das convicções que tenho em decorrência da minha trajetória política”, disse. Ele também elogiou a atual presidente, Márcia Conrado por seu trabalho realizado em seu início à frente da associação. “Tenho convicção de que Márcia seguirá fazendo um ótimo trabalho em frente a Amupe”, completou.

Ação no Camará Shopping reforça importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

Neste domingo (2) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar a data, o Camará Shopping em parceria com o Grupo de Apoio aos Pais de Pessoas com Autismo de Camaragibe (GAPPAC) fará uma ação para compartilhar com a sociedade a importância de conhecer, aceitar, acolher e respeitar as pessoas com autismo.

O evento será realizado no Piso L1, em frente à Centauro, das 14h às 18h, onde serão realizadas diversas atividades, incluindo exposições fotográficas e distribuição de panfletos que visam sensibilizar a população sobre a importância do respeito e inclusão das pessoas com autismo.

A iniciativa é de extrema importância, uma vez que o autismo é um transtorno que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ter se tornado mais conhecido nos últimos anos, muitas pessoas ainda não entendem completamente as características e particularidades do espectro autista, o que pode levar a situações de preconceito e discriminação.

O GAPPAC surgiu da necessidade de acolher pais e filhos que vivem nesse contexto, criando uma rede de apoio mútuo. O grupo existe desde de 2015 e acolhe atualmente, de forma on-line, cerca de 179 mães. No entanto, mesmo que de forma remota, o grupo promove conversas, bate-papos, eventos e encontros nos quais acolhem e compartilham experiências, afetos e momentos de descontração, tanto para os filhos quanto para os pais.

Por isso, a ação promovida pelo Camará Shopping em parceria com o GAPPAC é uma forma de trazer mais informação sobre o autismo para a sociedade, ajudando a eliminar estigmas e promover a inclusão e o respeito pelas pessoas que convivem com o espectro autista.

Em Paulista, polo itinerante de vacinação vai funcionar nos sábados 1º e 8 de abril, no Centro Administrativo

 


Além das unidades de Saúde, que realizam a imunização de acordo com o dia da semana, a Secretaria de Saúde disponibilizou também o Polo Itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista. De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), haverá a vacinação nos sábados 1° e 08 de abril, das 9h às 16h, com vacinas de rotina e de Covid-19.

Ainda segundo o órgão, é preciso estar atento, pois o serviço não irá funcionar na próxima quinta e na sexta-feira (06 e 07.04). O Centro Administrativo fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, ao lado do Campo da Aviação, em Maranguape I.

Imprensa Paulista PE

Museus cheios de programações, novidades e convites para o fim de semana

 

Demarcando um momento de grande efervescência das artes visuais recifenses, abril já vai começar pendurando novidades nas paredes dos museus e espaços expositivos geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No próximo dia 4, estreia, no Museu Murillo La Greca, a primeira exposição individual do multiartista pernambucano Bruno Fish, intitulada “Cerâmicatomicamente”, em referência ao processo de fusão e mutação da cerâmica em alta temperatura e também ao alcance sem fronteiras da mente. Mas ninguém precisa esperar até lá para ir ao museu. No próprio Murillo, no Paço e no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), tem muito mais para ser visto e ser celebrado já neste fim de semana.

MURILLO LA GRECA

No Murillo, está em cartaz, desde o último sábado, a exposição “Não Reagente”, da fotógrafa Priscilla Bhur, que dá à luz questionamentos sobre a sina da maternidade como questão determinante do feminino, atravessando, de muitas e inquisidoras formas, os corpos e escolhas das mulheres. Reunindo mais de 40 obras, entre fotografias, textos, vídeo, imagens, colagens e pintura, a exposição nasceu da experiência pessoal de Priscilla com a maternidade: um diagnóstico de possível infertilidade - o não reagente - fez a artista questionar as imposições e aflições que turvam os limites entre o pessoal e o social. Na mostra, a artista também busca revirar seus próprios baús, usando imagens do seu nascimento, que denunciam violências obstétricas sofridas por sua mãe e também por 1 em cada 4 mulheres no Brasil. Colando e costurando relatos, fatos e fotos, Priscilla faz ecoar, das paredes do Murillo para sempre, as dores e as revoluções que as mulheres precisam gritar há séculos.

A exposição, viabilizada pelo Sistema de Incentivo Cultural (SIC), da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, fica em cartaz até o dia 10 de maio, com entrada gratuita.

Já “Cerâmicatomicamente”, que entra em cartaz no próximo dia 4 de abril e segue até o dia 2 de junho, refaz a trajetória artística de Bruno Fish, reunindo 28 obras, entre esculturas e pinturas, nas quais o artista trabalhou ao longo dos últimos 6 anos. A curadoria é de Felipe Campelo. São 14 quadros e 14 peças em cerâmica, criadas a partir do diálogo entre as influências surrealistas e regionais que marcam o trabalho de Fish, um discípulo do mestre Thiago Amorim. Peixes, lobos, primatas (como o mandril e o babuíno) e la ursas habitam sua obra, assumindo contornos e práticas humanas, em cores fortes e vibrantes.

Artista contemporâneo e urbano, Bruno Fish completará 48 anos no mesmo dia da abertura da mostra. Com trabalhos expostos nos salões da Fenearte do ano passado e obras encomendadas por apreciadores de arte residentes em outros estados do Brasil e também dos EUA, ele é natural do Recife, mas viveu parte de sua infância em Caruaru, tendo sua sensibilidade forjada no barro e no talento de grandes artistas como Galdino, Manuel Eudócio, além dos filhos do mestre Vitalino.

PAÇO DO FREVO

No Paço, a programação já começa amanhã (31), enchendo de acordes o intervalo para o almoço. A partir do meio-dia, o projeto Hora do Frevo recebe a trombonista olindense Neris Rodrigues, para apresentação gratuita e aberta ao público, no térreo do museu. Neris, que também é pedagoga, graduada em música, arranjadora e compositora, apresenta o projeto Trombonando, em que o trombone sola as melodias e, com improviso, dialoga com orquestra e público. Para a Hora do Frevo que encerra o mês das mulheres, Neris convidou para participações especiais: Lua Trombone e Karine Alves, no trombone; Leticia Darlane, no trompete; e Cintya Cibele, no sax tenor.

No domingo (2), o Paço faz outro convite musical: vai ter Arrastão do Frevo pelas ruas do Recife Antigo, com a Troça Carnavalesca Mista Estrela da Tarde, acompanhada da Orquestra 3 de Agosto, do maestro Valter. O Arrastão terá concentração às 15h30 no Marco Zero, com cortejo às 16h, em direção ao Paço.

Quem for pular frevo pode aproveitar para conferir a exposição “Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo”, que fica em cartaz até 21 de junho no museu. Trata-se de um tributo e um reconhecimento à trajetória da artista, cuja vida e obra vêm trazendo para a roda da cultura popular muitas gerações de pernambucanos. Composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações de Lia de Itamaracá pelo mundo, a exposição pretende fazer ecoar a ciranda na pele e no peito de cada visitante.

MAMAM

No MAMAM, está aberta à visitação a exposição “Na Cidade da Ressaca”, que fica em cartaz até 18 de junho, reunindo trabalhos produzidos ao longo dos últimos 15 anos por Jonathas de Andrade, considerado um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil, com obras expostas em importantes coleções privadas e públicas, entre elas: Centre Georges Pompidou, em Paris, Museo del Barrio, Museum of Modern Art (Moma) e Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York.

Com trabalhos em vídeo, fotografia e instalação, agrupados por afinidades temáticas, a expografia convida o visitante a aguçar todos os sentidos para explorar a obra do artista, que é plural e prolífica, tanto em relação aos suportes utilizados quanto às temáticas.A mostra tem incentivo do Funcultura, Fundarpe/Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, e apoio da Galeria Nara Roesler, e do MAMAM, espaço cultural da Prefeitura do Recife.

SERVIÇO
MURILLO LA GRECA

Exposição “Cerâmicatomicamente”
Abertura: 4 de abril, às 19h
Visitação: Até 2 de junho, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h


Exposição “Não Reagente”
Visitação: Até 10 de maio, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

O Murillo fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim

Entrada gratuita

MAMAM

Exposição “Na Cidade Da Ressaca”
Visitação: De 24 a 18 de junho, de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Entrada gratuita

PAÇO DO FREVO

Hora do Frevo
Com Neris Rodrigues
Sexta (31), às 12h
No térreo, ao lado do Aurora Café
Acesso gratuito

Arrastão do Frevo
Com TCM Estrela da Tarde
Domingo (2)
Concentração às 15h30 no Marco Zero e cortejo às 16h em direção ao Paço
Acesso gratuito

Ocupação Lia de Itamaracá
Visitação: Até 21 de junho, de terça a sexta, das 10h às 17h e sábados e domingos, das 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia, com entrada gratuita às terças

O Paço fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Imprensa Recife

Olinda promove feira de empreendedoras negras nesta sexta-feira

 

Para encerrar o “mês da mulher”, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda recebe, nesta sexta-feira (31), a 3ª Feira de Empreendedoras Negras do município. Com o tema “Caminhar, lutar e libertar”, o evento acontecerá das 9h às 15h, na própria sede da Secretaria, localizada na Rua Gastão Vilarim, 109, Jardim Atlântico.

A realização do evento é da Divisão de Educação Étnico-racial, com colaboração da Feira das Mulheres Pretas e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda. O coletivo da feira surgiu em 2018 e é exclusivamente composto por mais de 20 empreendedoras pretas. O artesanato é o forte do projeto, que é voltado para a valorização das mulheres de origem africana.

Imprensa Olinda

Pesquisa aponta que 46% da população sonha em abrir o próprio negócio

 

Em um momento econômico instável, muitos brasileiros veem no empreendedorismo a saída para “fugir” dos empecilhos financeiros e ver o sonho de ser seu próprio chefe se tornando realidade. Como forma de incentivo aos futuros e novos empreendedores, o SEBRAE, em parceria com as unidades de ensino superior da Estácio e a Wyden, realizará de forma online e gratuita o evento “Meu primeiro negócio”. Para participar das oficinas basta realizar a inscrição pelo link https://www.carreirasedu.com.br/empreendedorismo.

A iniciativa, que ocorre nos dias 04, 06, 11 e 13 de abril, sempre a partir das 17h, vai ao encontro do relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – maior pesquisa de empreendedorismo no mundo – que aponta que o percentual de 46% da população que sonha em abrir o próprio negócio. O levantamento ainda sinaliza que o desejo de empreender supera o de fazer carreira em uma empresa, o que abrange 32% dos entrevistados. E as principais motivações são fazer a diferença no mundo (76%) e ganhar a vida (77%).

Para as oficinas, o SEBRAE apresenta um time de empreendedores que trará dicas essenciais para quem quer ter seu primeiro negócio. “Quanto mais conhecimento o empreendedor tiver, mais predisposto ele estará para buscar oportunidades de negócio e a desenvolver um planejamento , o que acaba aumentando as chances do projeto ser bem-sucedido. O avanço na escolaridade é fundamental para a melhoria do empreendedorismo brasileiro”, destaca o representante do SEBRAE, Arthur Hinrichsen .

Para Stephanie Kalynka Rocha Silveira, Líder Nacional da Área de Negócios da Estácio, incitativas como essa são sempre bem-vindas. “Parabenizo o SEBRAE pela realização das oficinas. A Estácio é atuante quando o assunto é empreendedorismo. A instituição vem fazendo história com programas e ações que incentivam quem deseja empreender. Temos vários projetos pelo Brasil que apoiam e levam conhecimento às pessoas que desejam abrir seu próprio negócio. Não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa tão rica do SEBRAE”, ressaltou Stephanie.

Já Samara Felipe, docente do curso de Negócios da Wyden, explica que a Wyden atua com uma série de projetos, por meio dos Laboratórios de Prática e Gestão (LPG) e que é uma honra apoiar o SEBRAE na realização das oficinas. A especialista afirma que o contexto social do país também trouxe a necessidade de adaptação da população em busca de novas formas de manter o sustento. “O empreendedorismo acaba sendo uma alternativa para muitas famílias e ajudá-las a pensar nas melhores alternativas e analisarem riscos, vantagens e tecnologias é fundamental e são esses pontos que o SEBRAE trará nas oficinas”.

E para compor o time de palestrantes, Carlos Henrique, sócio da West Digital e aluno do Curso de Administração da Estácio, vai contar como suportou o impacto econômico que sua empresa enfrentou durante a pandemia e como buscou soluções criativas e imediatas para manter sua equipe de colaboradores e gerar renda, apostando em parcerias com a comunidade.

Serviço:
Ciclo de 4 oficinas totalmente online, gratuito e com muitos aprendizados para quem quer empreender: https://www.carreirasedu.com.br/empreendedorismo

03 de abril - Oficina 1: O que é preciso para empreender?
06 de abril - Oficina 2: Como começar a empreender?
11 de abril - Oficina 3: Para onde ir?
13 de abril - Oficina 4: Quem seguir?

Amanhã (31) tem formatura de Mulheres Encanadoras

 

A Compesa realiza amanhã (31), em parceria com o SENAI, a formatura da primeira turma de mulheres encanadoras. O evento acontecerá na sede administrativa da Companhia, no bairro de Santo Amaro, Recife, a partir das 14h. O curso faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização de obras e serviços realizados pela empresa. Participam da primeira turma um grupo de 17 mulheres, residentes em Santo Amaro, bairro onde a Companhia está inserida. O curso teve carga horária de 240 horas e todas as aulas foram ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A formatura das mulheres encanadoras marca as comemorações da Semana da Água e Dia Internacional da Mulher, ambos eventos celebrados no mês de março.

Imprensa Compesa

Tour pelo Capibaribe, Recife Francês, Bairro da Encruzilhada e Jornais do Recife são temas do Olha! Recife de abril

 

Outra opção de passeio também no domingo, às 9h, é o tour pelo bairro da Encruzilhada, com saída do mercado público do bairro. Além do próprio centro comercial, os inscritos irão conhecer a fundo a história daquela localidade e locais como o Monumento ao Jahy e o Beco da Coragem.

Em homenagem ao Dia do Jornalista, que é celebrado no dia 7 de abril, o Olha! Recife traz ainda um tour com o tema “Jornais do Recife”. Esse passeio será na quarta-feira (5), com saída às 14h, da Praça do Arsenal. Este roteiro irá levar os inscritos para conhecer os antigos e atuais jornais da nossa cidade, tais como o Jornal do Comércio, o Diário de Pernambuco, o Diário Novo e outros jornais que marcaram a história da nossa cidade.

RECIFE WALKING TOUR (CAMINHADA CULTURAL) - Fortalecendo o Centro do Recife enquanto destino turístico e também incentivando a disseminação sobre a cultura e história da cidade, o Olha! Recife realiza, todas as sextas-feiras, passeio com o tema Caminhada Cultural. A saída será às 9h30, da Praça do Arsenal. De lá o grupo irá passar por locais como Marco Zero, Torre Malakoff, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, entre outros. As inscrições para todos os passeios abrem nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Olha Recife no Rio - Recife e suas pontes
01/04 saída às 09:00 da Catamaran Tours Cais das Cinco Pontas
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Olha Recife a pé - Recife Francês
01/04 saída às 14:00 da Praça do Arsenal
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Olha Recife de bike - Recife na Ditadura de 64
02/04 saída às 09:00 da Praça do Arsenal
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Olha Recife a pé - Bairro da Encruzilhada
02/04 saída às 09:00 da Frente do Mercado da Encruzilhada
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Olha Recife a pé - Jornais do Recife
05/04 saída às 14:00 da Praça do Arsenal
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Olha Recife a pé - RECIFE WALKING TOUR
07/04 saída às 09:30 da Praça do Arsenal
Inscrições 31/03 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

Paixão de Cristo do Moreno - pelos olhos das Marias

 

A Paixão de Cristo do Moreno - pelos olhos das Marias promete emocionar ainda mais o público na edição de 2023. Além da inclusão de duas novas cenas, a de Pentecostes e a da Negação de Pedro, o diretor geral Roberto Oliveira ampliou a participação da mulher no roteiro. A tradicional cena da Santa Ceia, protagonizada por Jesus Cristo e os doze apóstolos, contará também com a presença de Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena. “Apesar delas não terem texto na cena, a presença na Santa Ceia é fundamental para marcar a influência das mulheres na vida de Cristo. Elas sempre estiveram muito presentes na vida de Jesus e não faz sentido estarem ausente num momento tão importante”, explica Roberto Oliveira.

Os atores Danilo Tácitto, como Jesus, e Edivane Bactista, como Maria, continuam nesses papéis que já fazem nas últimas edições do espetáculo. A Paixão de Cristo do Moreno conta também com a permanência de Carlinhos Silva como Judas. Já Maria Madalena será interpretada pela atriz Ana Medeiros. O casal Herodes e Herodíades será interpretado por Inaldo Lima e Talita Lima. O ator Will Menezes dá vida a Pilatos.

O evento tem uma abordagem diferenciada das outras paixões, com um texto voltado para o ponto de vista das mulheres que conviveram diretamente com Jesus. Dentre as personagens, uma não está presente na maioria das Paixões de Cristo: a Maria Iscariotes, mãe de Judas, com destaque para todo o sofrimento vivido por ela com a morte trágica do filho. "E essa dor é a que muitas mães vivem na atualidade com a perda de seus filhos para a depressão, as drogas, a violência. E com a inclusão da mãe de Judas, queremos passar uma mensagem a mais de conforto para todas as mulheres que também são mães", ressalta Roberto Oliveira.

Considerada uma das maiores "paixões" do estado, a encenação da Capibaribe Produções Culturais conta com uma mega produção ao ar livre e completa onze edições este ano. As apresentações são gratuitas e estão marcadas para os dias 6, 7 e 8 de abril, às 20h, na Praça da Paixão. A encenação tem a parceria da Prefeitura do Moreno e produção executiva da Capibaribe Produções. Cerca de 150 pessoas, entre atores, figurantes e produção, fazem parte da equipe. Quase 15 mil pessoas assistem ao espetáculo nos três dias de apresentação, sendo muitos turistas.

Danilo Tácitto tem formação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em teatro ao ar livre, foi Jesus na Paixão de Cristo de Paudalho em 2019. Em TV, atuou na novela Rock Story (2017), da TV Globo, e no último capítulo da série Justiça (2016), na mesma emissora. Ainda nos personagens principais, a atriz Edivane Bactista será Maria. Ela interpreta a mãe de Jesus há quatro anos na Paixão do Moreno. Além de atriz, é produtora cultural e jornalista.

A direção geral da Paixão de Cristo do Moreno é de Roberto Oliveira, que é o idealizador e desde o primeiro ano fica responsável pelo texto, roteiro e aprovação do figurino e elenco. Com formação em Artes e Letras, Roberto é diretor da Capibaribe e co-fundador do Grufolmo (Grupo Folclórico do Moreno), cenógrafo e coreógrafo. Dirigiu grandes produções teatrais, como As vizinhas, Tributo a Carmem Miranda e Peter Pan - o musical. "A Paixão de Cristo do Moreno é para mim uma das realizações mais gratificantes da minha carreira. Tenho um carinho especial por esse espetáculo, principalmente, porque imprimi uma marca diferente com ênfase no papel da mulher na vida de Cristo", ressaltou o diretor.

SERVIÇO
11ª PAIXÃO DE CRISTO DO MORENO
de 6 A 8 de abril de 2023
Às 20h
Praça da Paixão - av. Dr. Sofrônio Portela. Centro. Moreno (PE)

ELENCO PRINCIPAL

Danilo Tácitto
Jesus

Edivane Bactista
Maria

Ana Medeiros
Maria Madalena

Carlinhos Silva
Judas

Will Menezes
Pilatos

Inaldo Lima
Herodes

Talita Lima
Marta e Herodiades

Alex Lino
Sacerdote

Clovis Moreira Jr
Elifaz

Alberto Queiroz
Nicodemos

Roberto Honorato
Demônio

Adilson Alves
José de Arimateia

João Augusto Lira
Caifás

Ruan Coushing
Barrabás

Dia Mundial da Juventude: PCR lança o VAI Jovem Recife

 

No Dia Mundial da Juventude, nesta quinta (30), o prefeito do Recife, João Campos, esteve no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, onde assinou o projeto de lei que cria o Programa de Valorização de Iniciativas Juvenis, o VAI Jovem Recife. A Prefeitura do Recife vai destinar R$ 1 milhão para 50 propostas de grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, prioritariamente jovens de 18 a 29 anos, de baixa renda e moradores de territórios mais vulneráveis. Será R$ 20 mil para cada uma das ideias. O programa visa promover a participação, a inclusão social, a cidadania ativa, a equidade e o protagonismo, reconhecer, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas dos jovens recifenses, estimulando o acesso à formação e à profissionalização.

O prefeito João Campos lançou o VAI Jovem Recife logo após um bate papo com jovens de diversas localidades do Recife, parte da programação da 6ª Semana Municipal da Juventude. “Fico muito feliz de vir aqui hoje, e o significado desse dia é muito especial, simbólico. A gente tem que garantir os espaços no orçamento, porque no discurso tudo cabe. Dificilmente alguém vai falar algo contra a juventude. Mas a diferença está entre falar e fazer. Quando a Prefeitura faz pela juventude, não é apenas algo pontual, é também mobilizar, reunir e canalizar a energia, a potência, a força e a inquietude da juventude. A ideia dos editais é fortalecer os territórios periféricos do Recife. Pela primeira vez estamos fazendo um edital específico para a juventude”, comentou o gestor municipal.

Os projetos apresentados também precisarão estar alinhados com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Recife e com os 11 direitos do Estatuto da Juventude. No encontro, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, explicou o VAI Jovem Recife e também falou do trabalho da secretaria. “A gente acredita que é muito importante construir juntamente com os territórios, ouvir as demandas dos territórios que precisamos atender. Estamos muito felizes com este momento de hoje. A política pública da juventude demanda saúde, educação, cultura, esporte e lazer; e Recife consegue fazer isso com parcerias. Inclusive a 6ª Semana Municipal da Juventude foi feita coletivamente”, disse ele.

A jovem, psicóloga, de 29 anos, Priscila Siqueira é idealizadora da Vale PCD, uma ONG voltada para a população LGBT+ com deficiência, e participou do encontro no Compaz Dom Helder Câmara nesta quinta. “Eu achei esse projeto muito bom e fiquei surpresa com a quantidade de propostas que serão beneficiadas. Para mim é muito significativo. Vai ser uma chance para pessoas como eu, que tem um projeto para pessoas com deficiência, ter recursos para desenvolver o trabalho, alcançar mais pessoas e mudar realidades. É um ponta-pé inicial para criar projetos autosustentáveis”, avaliou ela.

Realizada em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, a 6ª Semana da Juventude do Recife tem como objetivo reforçar ações, serviços e programas realizados pelo município para contemplar o público jovem, de 15 a 29 anos. Neste ano, a programação reforça o tema "Construindo caminhos para a participação juvenil", com atividades realizadas desde o dia 26 e que seguem até o dia 31 de março. A Semana Municipal da Juventude, promovida pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife, foi instituída pela Lei Municipal 18.709/202. Todas as ações são realizadas em parceria com diversas secretarias e órgãos municipais, além do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ) e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

BANCO DE ALIMENTOS - O prefeito João Campos visitou as instalações provisórias do Banco de Alimentos do Recife e lançou o espaço oficialmente. O Banco de Alimentos é um equipamento coordenado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, viabilizado graças ao retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O equipamento começa a operar como centro de arrecadação e distribuição de alimentos para diversas unidades da rede municipal como, por exemplo, escolas, creches, CRAS, CREAS, Centros POP e casas de acolhimento institucional.

“Na semana passada o presidente Lula veio ao Recife para lançar o PAA e hoje a gente lança o Banco de Alimentos, fica aqui no Compaz Dom Helder Câmara no Coque. Quem quiser fazer uma doação de alimento pode vir aqui e fazer a doação no banco de alimentos. A gente também vai fazer aquisição da agricultura familiar. E a gente está lançando um edital para cadastrar as instituições que desejam receber esses alimentos, instituições que trabalhem de forma permanente com a segurança alimentar no Recife. Juntos a gente vai trabalhando e colocando no orçamento da cidade a priorização da segurança alimentar”, afirmou João Campos.

O Banco de Alimentos funciona por meio da articulação entre a PCR para receber doações do setor alimentício e sociedade civil, cumprindo um papel significativo na luta contra a fome na redução do desperdício de alimentos. O novo equipamento se soma aos restaurantes populares Naíde Teodósio e Josué de Castro, à Cozinha Comunitária do Gurupé e às cozinhas das casas de acolhimento institucional, reforçando a rede de segurança alimentar e nutricional do Recife.

Com a integração de um Banco de Alimentos à rede municipal de segurança alimentar e nutricional, o Recife reforça o compromisso com a promoção do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal. O novo equipamento municipal funciona no Compaz Dom Helder Câmara, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Interessados em fazer doações e população em geral podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com.

Imprensa Recife

Final de semana que antecede Páscoa promete aquecer vendas no comércio

 

Neste final de semana, muita gente vai bater pé no comércio do Centro do Recife para comprar os itens já prontos - como ovos de chocolate e caixas de bombom - ou preparar iguarias para o período mais doce do ano: a Páscoa. A uma semana da data, a expectativa é favorável para os lojistas. “O comércio reforçou estoque e espera vender entre 10% e 15% a mais nas vendas deste ano, em relação ao mesmo período de 2022”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e também do Sindilojas, Fred Leal.

Segundo ele, muita gente está indo ao Centro buscar também matéria-prima para o preparo de chocolates artesanais. Seja para consumo próprio, presentar alguém ou gerar renda com iguarias. A lista de compras envolve itens como ingredientes, formas, embalagens, coelhinhos, cestas, fitas e outros artigos.

Ainda de acordo com o presidente da CDL Recife, além de reforçar estoque, a estratégia dos lojistas também envolve promoções, entrega e outras iniciativas para atrair a clientela.

Atacado - A rede pernambucana Novo Atacarejo comprou 30% a mais de itens de Páscoa, este ano, para suas 20 lojas no Estado, entre Região Metropolitana do Recife e interior. O reforço no estoque é para abastecer pequenos estabelecimentos e também os empreendedores e profissionais da área da gastronomia, que produzem pratos para gerar renda no período.

O mix envolve principalmente bacalhau, pescados, azeite, vinhos, temperos e, claro, ovos de chocolate, além de matérias-primas como barras, recheios, artigos de bazar e demais itens para a produção de ovos artesanais. Só com bacalhau importado, a rede comprou sete contêineres, o que equivale a praticamente o dobro do que foi comprado para o mesmo período do ano passado. Outra novidade é a instalação de uma barraca, na entrada das lojas, para quem quiser cortar o peixe congelado, na saída.

Governadora empossa novos conselheiros governamentais do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco

 

Os novos conselheiros governamentais do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE) foram empossados na tarde desta quinta-feira (30). A cerimônia, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, foi realizada no bairro da Boa Vista, no prédio onde está localizada a Secretaria Executiva de Criança e Juventude, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas. O objetivo do CEDCA-PE é formular, coordenar e fiscalizar políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes pernambucanos.

“Nós temos muitos desafios no Estado, principalmente a pobreza que atinge primeiro as infâncias. E o governo está aqui para firmar o compromisso de destinar grande parte dos seus recursos ao investimento em políticas públicas que possam, de fato, ajudar na implementação de uma mudança radical em relação aos filhos de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os conselheiros governamentais titulares empossados são Bruno Araújo (gabinete da governadora), Lívia Teixeira (Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Jane Santos (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas), Mirian Costa (Secretaria de Educação e Esportes), Ítala Silva (Secretaria de Saúde), Darlson Macedo (Secretaria de Defesa Social) e Gláucia Ribeiro (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos).

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Jane Santos, ressaltou a importância do compromisso do Governo do Estado com as ações voltadas à infância e juventude. “Estamos retomando as ações do CEDCA e ter a presença da governadora marca um novo momento da relação do conselho com o governo. Isso nos transmite a perspectiva do compromisso que a governadora tem com a agenda da criança e da juventude, que é fundamental para firmar políticas de proteção para cada criança e adolescente pernambucanos”, disse.

O CEDCA-PE é um órgão paritário, composto por 14 conselheiros, sendo 7 governamentais, que são nomeados pela governadora, e outros 7 conselheiros de entidades da organização civil, cujo mandato corresponde ao triênio 2022-2025. Para cada titular, há um conselheiro suplente.

O órgão foi criado pela Lei Estadual nº 10.486, em 17 de setembro de 1990, e é considerado o primeiro Conselho Estadual criado no País, tendo iniciado as atividades em março de 1991. Desde a sua fundação, o CEDCA-PE é vinculado ao gabinete da governadora. O conselho realiza assembleias ordinárias uma vez por mês, quando solicitadas pelo colegiado.

Também marcaram presença na solenidade a vice-governadora Priscila Krause, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Mamede, o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, o secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra, a deputada estadual Simone Santana e o deputado federal Túlio Gadêlha.

Imprensa PE

Teatro Flávio Império recebe sessões de Águas do Mundo e Brincar de Pensar

 


No dia 5 de abril de 2023, quarta-feira, o Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba), na Zona Leste da capital, recebe as peças Brincar de Pensar (às 14h) e Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector (às 19h). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada sessão. Serão as últimas apresentações da circulação que as peças fizeram em teatros da cidade de São Paulo. Os espetáculos envolvem o universo de Clarice Lispector e são encabeçados por VULCÃO [criação e pesquisa cênica], ambos com direção de Vanessa Bruno.

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector amplia o debate sobre os estereótipos de gênero e promove reflexões a respeito dos projetos de representatividade, reconhecimento, validação e espaço social da mulher. Clarice Lispector trouxe no controverso "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" (1969) situações míticas envolvendo figuras femininas. Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector faz uma atualização cênica desse romance.

A montagem teatral mantém a poética narração em terceira pessoa do livro, e também os fluxos de pensamento dessa protagonista, que ora conversa com um interlocutor ao telefone, ora se dirige diretamente ao público.

As singelas descobertas da infância, bem naquele momento de virada para a adolescência, são o mote do espetáculo Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas. A peça é um convite à imaginação. A partir de oito contos e crônicas publicados por Clarice Lispector no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, o público é estimulado a inventar, filosofar e sentir, revisitando suas memórias de maneira doce e singela.

"Essas histórias não foram escritas para crianças. Clarice se inspirou nas suas lembranças de infância e na observação dos seus filhos para desenvolvê-las. É por isso que essas narrativas ecoam tão bem nos corações de pessoas de várias idades", conta Vanessa Bruno. Além das apresentações das peças, ao final de cada sessão acontecerão bate-papos com convidados, para extrapolar o que é mostrado em cena.

Serviços

Brincar de Pensar
Dia 05 de abril, quartas, às 14h*
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
Duração: 50 minutos | Classificação: Livre – mais indicado para crianças a partir de 9 anos
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após o espetáculo haverá um bate-papo com o produtor e encenador Anderson Vieira.

Ficha Técnica Brincar de Pensar
Proposição, concepção e direção: Vanessa Bruno
Elenco: Carol Marques da Costa, Isabel Wilker e Luiz Felipe Bianchini
Apoio dramatúrgico: Michelle Ferreira
Produção multimídia: Lucas Pretti e Rafael Frazão
Figurinos e adereços: Ronaldo Dimer
Composição e execução da canção tema: Tatiana Parra e Fábio Barros
Trilha sonora: Edson Secco
Operação de som e projeção: Lenon Mondini
Fotos: Bob Sousa
Iluminação: Fernanda Guedelha
Produção: Corpo Rastreado | Lud Picosque e Anderson Vieira
Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector
Dia 05 de abril, quarta, às 19h*
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
Duração: 50 minutos | Classificação etária indicativa: 12 anos
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após o espetáculo haverá um bate-papo com o jornalista e produtor Eucléa Bruno.

Ficha Técnica Águas do Mundo
Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno
Assistente de direção: Luiz Felipe Bianchini
Preparação vocal: Paula Mihran
Preparação musical: Zeca Loureiro
Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti
Cenotécnica: Diego Dac
Trilha sonora: Edson Secco
Iluminação: Fernanda Guedella
Vídeos: Gabriela Rocha
Voz gravada: Fabrício Licursi
Produção: Corpo Rastreado | Lud Picosque e Anderson Vieira
Apoio: Casa das Caldeiras e Jarro
Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques

TCU manda Marinha devolver R$ 27 mil pagos por Viagra superfaturado

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a ocorrência de superfaturamento na compra de pílulas do medicamento Viagra pelas Forças Armadas, feita entre 2020 e 2021, e ordenou a devolução de R$ 27,8 mil aos cofres públicas.

A compra do medicamento foi realizada pelo Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram comprados mais de 35 mil comprimidos de Viagra, remédio para o tratamento de disfunção erétil em homens e também para hipertensão arterial pulmonar.

De acordo com o processo, um dos oito pregões feitos pela Marinha adquiriu cada comprimido de citrato de sildenafila, princípio ativo do medicamento, por R$ 3,65, embora o valor médio no painel de preços do governo federal para o período fosse de R$ 1,81. A Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU calculou que o edital da Marinha resultou em prejuízo de R$ 27.820,80 aos cofres públicos.

O caso da compra de Viagra pelas Forças Armadas ganhou repercussão em abril do ano passado, quando foi revelada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), responsável por abrir a representação no TCU, junto com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

O caso foi relatado no TCU pelo ministro Weder de Oliveira. Pela decisão do TCU, que foi publicada ontem (29), o Hospital Naval Marcílio Dias tem 90 dias para devolver o valor.

Agência Brasil

Manguezais do Sudeste brasileiro são mais vulneráveis às mudanças climáticas

 

Áreas de mangue no Sudeste e Sul estão mais vulneráveis às consequências das mudanças climáticas em comparação a manguezais de outras regiões do Brasil. É o que indica estudo publicado nesta quarta (29) em capítulo de livro da editora científica “Springer Nature” por pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o trabalho, as características geomorfológicas dos ecossistemas de mangue do Brasil influenciam na sua capacidade de adaptação ao aumento do nível do mar.

“A ideia do trabalho era entender como os mangues se comportam frente a essa tendência e quais serão as diferentes reações em cada setor da costa brasileira, que são bem distintos um dos outros”, comenta Pedro Walfir Souza Filho, geólogo, professor da UFPA e do ITV e autor principal do trabalho. Para tal, a pesquisa usou características geológicas, geomorfológicas, oceanográficas e climáticas e identificou quatro grandes setores costeiros em quais vegetação de mangue ocorrem no Brasil: Norte, Nordeste, Leste e Sudeste. O trabalho constatou que o nível de vulnerabilidade à subida do mar é maior nos ecossistemas do setor Sudeste.

“O principal fator que controla essa vulnerabilidade é a morfologia costeira”, explica Souza Filho. Na região Norte, cujas áreas de costa são formadas por extensas planícies, os manguezais podem se expandir e colonizar novos habitats rio acima, em direção ao continente a partir do aumento do nível do mar e, consequentemente, da salinidade do solo. Já no Sudeste, cujo litoral tem proximidade com regiões de até mil metros de altitude, com destaque para as Serras do Mar e da Mantiqueira, há menos perspectiva para expansão do ecossistema. O pesquisador menciona rodovias, estradas e barragens construídas por ação humana como outros fatores capazes de ameaçar a sobrevivência dos mangues à medida que o nível do mar sobe.

Além da geomorfologia costeira, Souza Filho também destaca a variação da maré como outro fator que influencia na capacidade de adaptação dos mangues. “A maré na região Norte chega a variar até seis metros, o que gera extensas planícies alagáveis propícias para o desenvolvimento de mangues, cujas franjas litorâneas chegam a ter 30 quilômetros de largura”, relata o pesquisador. Em comparação, as marés na região Sudeste variam alguns centímetros apenas, o que também limita a capacidade de ocupação de habitat, e qualquer variação no nível do mar coloca em risco a sobrevivência futura dos manguezais.

Segundo o pesquisador, já é possível notar como os manguezais estão respondendo às mudanças climáticas e como isso está afetando as pessoas que dependem do ecossistema para o sustento. Por exemplo, consequências do aumento do nível do mar ou de ações humanas, como assoreamento de rios, salinização de estuários ou soterramento de manguezais afetam a disponibilidade de várias espécies que servem de sustento às comunidades próximas. “Do mangue, os locais tiram o caranguejo e a ostra, por exemplo”, diz Souza Filho.

A pesquisa, no entanto, alerta que a variabilidade biogeográfica dos manguezais e condições ambientais ao longo da costa brasileira fazem com que prever com exatidão o efeito da elevação do nível do mar nos mangues ainda seja um desafio. “Se depender apenas do nível do mar, estamos falando de alterações progressivas, que não são um alarme para a próxima década, mas sim de uma escala de tempo histórica de dezenas de anos à geológica de centenas a milhares de anos para frente”, afirma o autor. Por isso, o trabalho indica que mais pesquisas são necessárias para distinguir fatores multidimensionais que podem afetar os manguezais.

Agência Bori