quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Obesidade: Medicamento aprovado pela Anvisa pode auxiliar quem está acima do peso


Definitivamente, a obesidade é um problema de saúde mundial que se agravou bastante com a pandemia e a impossibilidade de sair de casa. Muitos ganharam peso naquela época e até hoje não conseguiram reverter o quadro. 

Um dado alarmante é que o Brasil deve ter quase 30% de adultos obesos em 2030, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2022. A pesquisa foi realizada pela Federação Mundial da Obesidade, organização voltada para a redução e o tratamento da doença. Caso a projeção do atlas se confirme, o Brasil será o 4º país com maior número total de pessoas com excesso de peso. 

Com a obesidade, aumentam os índices de hipertensão, diabetes e outros males correlatos. Assim, especialistas trabalham sempre com o objetivo de reverter esse aumento de peso populacional, buscando medicamentos, novas dietas e orientação nutricional que possam contribuir na diminuição desses índices alarmantes. As campanhas de saúde anuais também são voltadas à educação da  população e sua relação com o alimento. 

Segundo o médico Diego Pascaretta, nutrólogo especializado na redução de peso, esta semana foi aprovado um medicamento aprovado pela  Anvisa, para sobrepeso e obesidade, que permite redução média de 17% de peso. A droga em questão é a semaglutida, com nome comercial de ozempic, a qual no Brasil só havia indicação para tratamento da diabetes. Como a obesidade é uma doença de difícil controle, as dosagens da droga em questão seriam muito maiores do que as doses máxima do ozempic. Então, criou-se um medicamento com a mesma droga, mas com outro nome comercial, o Wegovy, porém, com doses bem maiores (até 2,4mg por aplicação). 

Atualmente, é a medicação antiobesidade com melhor controle de peso e menos riscos. Seu uso só pode ocorrer sob prescrição de médico especialista na área. Vale ressaltar que a perda de peso é mais comportamental do que medicamentosa. O remédio é um auxílio. Mas, efetivamente, o indivíduo precisa fazer sua parte em questão de reeducação alimentar e ingerir porções menores nas refeições.

Fim de semana de atrações musicais para as crianças no Shopping Patteo Olinda


A partir deste final de semana, o Shopping Patteo Olinda leva para as crianças e famílias atrações musicais e recreação gratuitas, no piso L1. Neste sábado (14/01), a Bandalelê, banda de pop infantil, fará a animação da garotada. Já no domingo (15/01), haverá muita diversão com o Tio Dodinho e sua turma.

No dia 21/01, o Mágico Rodrigo Lima leva seu espetáculo para o shopping, seguido da cordelista e contadora de histórias Mari Bigio, que se apresenta nos dias 22 e 28/01. E fechando a programação de janeiro, no dia 29/01, Pallis e sua turma encena a magia dos contos infantis no encerramento das férias.

Todas as apresentações acontecem a partir das 17h. Nos dias de atrações, haverá ainda recreação infantil gratuita com a Hora do Lazer, das 14h até às 20h. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, Casa Caiada.

Recife é a cidade mais competitiva do Nordeste e a 4ª no Brasil


Recife tem o melhor ambiente de negócios do Nordeste e é a quarta cidade mais competitiva do País, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), realizado pelo  Ministério da Economia com dados referentes ao ano de 2022, que teve seus resultados divulgados nesta semana. Com 583,62 pontos, a capital pernambucana também ultrapassou as médias nacional, de 473,92, e do Nordeste, que ficou em 480,53. No Brasil, o Recife fica atrás apenas do Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Ponta Grossa (PR). 

Em relação ao levantamento anterior, realizado no ano passado, com dados de 2021, a pontuação do Recife teve um crescimento de 66,02 pontos, passando de 517,6 para os atuais 583,62. A avaliação feita no ICM é transversal e inclui nove itens, fundamentais ao desenvolvimento e equilíbrio das cidades.

O estudo, que afere o ambiente concorrencial e regulatório no Brasil, demonstra a eficácia dos investimento da Prefeitura na cidade para a melhoria do ambiente de negócios e de desburocratização de processos, o que tem facilitando a atração de novos investimentos que estão resultando na ampliação de geração de emprego para a população. Na capital pernambucana, a facilitação para obtenção de licenças, a inovação digital impressa aos procedimentos para quem empreende, o programa de concessões de parcerias públicas-privadas, o Invest Recife, além de linha de crédito através do Programa Crédito Popular do Recife (CredPop Recife) são uma realidade. 

No tópico "Empreendendo no Município", que avalia o ambiente de abertura de empreendimentos e o tratamento econômico que é conferido a esses estabelecimentos após o início de suas atividades, a capital pernambucana avançou 3,22 pontos, passando de 71 no levantamento anterior para 74,22. Em relação à "Infraestrutura do Município", indicador que avalia questões relacionadas a sistema viário, vias de pedestres, transporte coletivo e conectividade, a cidade marcou 60,4, ante 52,6 da pesquisa de 2021. 

Na análise da carga tributária, o Recife avançou 12,32 pontos, passando de 46,3 em 2021 para 58,62 atualmente. No item "Liberdade Econômica", que avalia, classificação de risco, isonomia, inovação e a consolidação regulatória, a cidade passou de 30,9 (2021) para 43,69. 

No entanto, o item em que a cidade mais avançou foi na "Qualidade da Regulação Urbanística", que avalia o acesso e a transparência dos procedimentos necessários ao licenciamento na gestão urbanística. O indicador do Recife deu um salto de 26,42 pontos, saindo de 32,9 para 59,32. A capital ainda teve destaque no capítulo "Segurança Jurídica", que analisa o nível de transparência das administrações públicas municipais. Recente estudo realizado pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (NETACIP), da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, apontou que o município alcançou o terceiro lugar entre as capitais do País no Ranking Nacional da Transparência 2021-2022.

O indicador federal avaliou 119 cidades em todo País. O Nordeste foi a região com maior número de cidades na pesquisa, um total de 23 cidades, que abrigam 41% da população, incluindo as nove capitais. Em Pernambuco, foram analisados os dados das cidades mais populosas do Estado. Além do Recife, participaram do estudo Jaboatão dos Guararapes (530,85); Paulista (528,38); Caruaru (467,26); Olinda (446,18) e Petrolina (437,29 pontos).

Imprensa Recife 

A Restaurant Week celebrará 15 anos no estado com edições especiais


A Restaurant Week volta a Pernambuco entre os meses de abril e maio. Nesta edição, serão realizadas novidades em comemoração aos 15 anos do maior evento gastronômico da América Latina, no Estado. 

Nesses 15 anos de história, o festival cresceu e conquistou o público de todos os tipos e sabores. “Já fazemos parte do calendário gastronômico do estado e nos últimos 15 anos movimentamos cerca de R$77 milhões na economia pernambucana”, comentou Léo Barbosa, nome à frente do festival em Pernambuco.

Léo ainda comenta que mais de 1.200 restaurantes do estado já participaram do festival. “Essa celebração vai além porque durante esse tempo mais de 1.500 milhões de menus foram vendidos, aonde parte desse valor foram revertidos em doações para instituições de caridades do nosso Pernambuco”, destacou. 

A Restaurant Week é um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Entre seus objetivos, estão a criação de oportunidades e a promoção do acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado em um período de baixa sazonalidade, especialmente após os impactos das restrições impostas ao setor gastronômico nos últimos anos.

“Vimos restaurantes com décadas de história fechando durante a pandemia, então queremos ajudar a reverter esse cenário e temos total ciência do importante papel do festival. É válido lembrar, que durante a pandemia, realizamos uma edição custo zero para movimentar o setor de bares e restaurantes com Delivery Solidário”, enfatizou. “Desejamos proporcionar bons momentos aos apreciadores da boa gastronomia e ajudar a movimentar o setor de restaurantes em Pernambuco”, completou Léo Barbosa.

NOITES ROCINANTE – Carioca Sylvio Fraga lança álbum no Teatro Fernando Santa Cruz, em Olinda


Em turnê pelo Nordeste através do projeto Noites Rocinante, o poeta e compositor carioca Sylvio Fraga faz uma parada no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, no dia 18 de janeiro. A iniciativa é da gravadora Rocinante, da qual Sylvio é o diretor artístico, que promove encontros pelo país dos artistas do seu catálogo. A apresentação está marcada para às 21h e a entrada é franca.
 
Com o seu último disco “Robalo Nenhum” na bagagem, Sylvio chega acompanhado de seu grupo formado pelo baixista carioca Bruno Aguilar e por três baianos: o pianista Marcelo Galter e os percussionistas Reinaldo Boaventura e Luizinho do Jêje. Este último faz parte da Orkestra Rumpilezz e em breve lança o trabalho de seu coletivo, Aguidavi do Jêje, também pela gravadora.
 
Sobre a música de Sylvio, o saudoso maestro Letieres Leite disse: "O trabalho do Sylvio é um dos que mais me encantam hoje no Brasil, traz uma contribuição importante no avanço e nas possibilidades da canção". Seu trabalho marca um casamento entre a música brasileira com o blues, jazz e rock.
 
ROCINANTE: A gravadora vem se posicionando como uma gravadora que aposta na singularidade dos anseios estéticos de seus criadores. Sua fábrica de LP faz discos que competem em qualidade com o que há de melhor no mercado internacional, além da excelência de seu estúdio. Tudo feito em casa.
 
O fato de dois trabalhos lançados pela Rocinante terem sido indicados para o Grammy Latino de 2022 (os álbuns de João Donato & Jards Macalé e o da pianista Érika Ribeiro) é sinal de que a aventura estética sempre terá vez no mercado da música.
 
Serviço:
Noites Rocinante com Sylvio Fraga
Data: 18 de janeiro
Local: Teatro Fernando Sta. Cruz, Centro Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro), Olinda
Entrada: Gratuita
Abertura da Casa: 20h30
Horário do show: 21h
Capacidade: 120 lugares
 
Saiba mais:
Ouça "Robalo nenhum" na sua plataforma de streaming de preferência: https://rocinante.com.br/discos/robalo-nenhum/
 
Site: www.sylviofraga.com.br
 
Vídeo ao vivo:
"Euá" (Ao vivo no Estúdio Rocinante) -  https://youtu.be/gO7H0eDlDO0
Um baobá e eu (Ao vivo na Audio Rebel) - https://youtu.be/hbi1rq5yxsE
Fala do quê (Ao vivo na Audio Rebel) - https://youtu.be/Nwuz3D4fIsc

Tendências de sustentabilidade no setor de seguros para 2023

                                                                          O número de empresas do setor segurador que leva em consideração as questões ambientais, sociais e de governança (ASG) no desenvolvimento de produtos e serviços saltou de 43%, em 2016, para 73,7% em 2021, segundo dados do Relatório de Sustentabilidade elaborado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). 

De acordo com Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), o movimento é um reflexo do compromisso das organizações com o conceito do mercado segurador que é trazer, de fato, segurança para a população. “Nosso negócio vai muito mais além do que emitir uma apólice de seguro. Estar aliado com as diretrizes de ASG traduz na prática o quanto as seguradoras estão preocupada com os fatores ambientais e sociais que impactam o mundo e também com a própria governança”, afirma.

Já na visão da superintendente de relações de consumo de sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall´Agnol, as mudanças dos padrões do clima também trazem oportunidades de negócios. “As seguradoras estão inovando na criação de novos produtos, serviços e assistências para diminuir o impacto ambiental”, avalia. Conheça as tendências de melhores práticas das seguradoras para 2023:
 
1. Oficinas sustentáveis. As seguradoras devem ampliar, no dia a dia, o trabalho com parceiros que priorizem ações ambientalmente corretas nas suas atividades, como oficinas de automóvel referenciadas que adotem procedimentos como o descarte correto, reutilização da água, redução no consumo de luz elétrica e utilização de insumos de baixo impacto ambiental. “Outro exemplo dessa tendência para seguro auto é o desenvolvimento de iniciativas que possuem soluções de descarte adequado, reciclagem e certificação de rastreabilidade para revenda de peças automotivas usadas”, explica Luciana.  
 
2. Descarte de resíduos e logística reversa. Mais que consertar avarias ou repor bens danificados e cobertos pelo seguro residencial, a tendência é que as seguradoras também se responsabilizem pela destinação correta desses itens. Já em prática, algumas iniciativas incluem o contato com os segurados para o agendamento e retirada dos equipamentos em desuso. Após a coleta, os objetos são separados e encaminhados a cooperativas, diminuindo o impacto ao meio ambiente. “Além do seguro residencial, há seguradoras que também oferecem serviços de destinação adequada e descarte de eletroeletrônicos e outros itens que estão amparados por apólices de Seguro Garantia estendida”, afirma a superintendente da CNseg.
 
3. Finanças sustentáveis. Diante da crescente demanda por investimentos que conciliem retorno financeiro com práticas sustentáveis, diversos instrumentos financeiros, como os títulos green bonds, vêm sendo criados com o objetivo de financiar projetos reconhecidamente verdes e de impacto social positivo. “Nesse sentido, outra grande tendência é que seguradoras cada vez mais participem ativamente do mercado de finanças sustentáveis, tanto na emissão de títulos para, por exemplo, financiar grandes áreas de reflorestamento, projetos sociais, de eficiência energética, ou de recuperação de áreas degradadas, quanto no investimento em títulos emitidos por outras empresas”, avalia Luciana. 
 
4. Seguro RC Ambiental. A crescente preocupação com o meio ambiente e, principalmente, com a responsabilização por eventuais danos e prejuízos causados por operações empresariais tem colocado um holofote especial no Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental. Empresas como indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, atividades hospitalares, entre outras, estão expostas a eventos de poluição ambiental súbita ou gradual, e, consequentemente, a riscos financeiros relevantes. “Para apoiar o processo de gerenciamento de riscos ambientais, que é cada vez mais demandado e exigido das empresas, o Seguro RC para Riscos Ambientais é peça-chave para a sustentabilidade dos negócios”, afirma a superintendente da CNseg.

Gestão municipal do Paulista realiza trabalho integrado para auxiliar as empresas da cidade

A Prefeitura do Paulista criou um plano estratégico de ações para agilizar a entrega e a renovação de alvarás de funcionamento e localização para as empresas instaladas e que venham a se instalar no município. Seguindo as diretrizes legais, o trabalho está sendo realizado em conjunto pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, de Finanças e de Saúde.

A ação projetada vai promover campanhas educativas nas redes sociais, peças publicitárias em veículos de comunicação e visitas às empresas. O intuito é prestar todas as informações no que diz respeito ao procedimento para legalização, renovação e entrega de alvarás para instituições que estão com documentações vencidas, prestes a vencer ou que desejam se instalar no município.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Wandelson Santos, destacou que o trabalho integrado entre as Secretarias vai criar um ambiente de diálogo e de fluidez entre a iniciativa privada e o governo municipal. ”Vamos, dentro dos parâmetros legais, oferecer facilidades para que as empresas recebam seus alvarás de funcionamento com rapidez, para que exerçam suas atividades com tranquilidade e dentro da legalidade”, completou.

“Os empresários necessitam de processos agilizados e simplificados, sem burocracia, para cuidar de seus negócios e empreendimentos, gerando empregos e renda para o município. Nossa responsabilidade é criar todas as estratégias e canais de atendimento para que os que já estão aqui se sintam bem e para os que virão sejam bem atendidos. Isso favorece o ambiente de negócios do município e ajuda a economia a girar”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes.

Imprensa Paulista PE 

Polícia Federal: Balanço das prisões relacionadas aos atos antidemocráticos em Brasília

Brasília/DF – A Polícia Federal encerrou na tarde desta quarta-feira (11/1) as atividades de polícia judiciária determinadas pelo Supremo Tribunal Federal após os atos do último domingo (8/1).

Ao todo, 1.843 pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar do Distrito Federal para a Academia Nacional de Polícia. Todos os detidos foram identificados pela Polícia Federal e irão responder, na medida de suas responsabilidades, por crimes de terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, perseguição, incitação ao crime, dentre outros.

Os idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças tiveram prioridade. Ao todo, 684 detidos pertencentes a esses grupos foram identificados e responderão em liberdade.

A Polícia Federal qualificou, interrogou e prendeu 1.159 pessoas. Elas foram entregues para a Polícia Civil do Distrito Federal, responsável pelo encaminhamento ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional.

Durante toda a ação, os detidos receberam alimentação regular (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e hidratação. As equipes médicas estiveram disponíveis durante todo o período, tendo sido realizados 433 atendimentos. Desses, 33 pacientes foram levados para unidades de saúde.

Os procedimentos foram acompanhados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defensoria Pública da União.

A operação também contou com a participação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,  Ministério Público Federal, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, da Defensoria Pública do Distrito Federal, da Comissão de Ética e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional, da Força Nacional, da Polícia Militar do Distrito Federal, da Polícia Civil do Distrito Federal, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, da Secretaria de Direitos Humanos do Distrito Federal, Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal,  do Conselho Tutelar, do Governo do Distrito Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Essas ações se somam a outras 209 prisões efetuadas no domingo (8/1), pela PMDF e PCDF.

Foram 57 horas de trabalho ininterrupto que mobilizou cerca de 550 policiais federais, a maior operação de polícia judiciária da história da PF.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal 

Requalificação do Econúcleo Jaqueira reforça educação ambiental junto à população

 

Com o objetivo de promover e fortalecer a educação ambiental, o Econúcleo Jaqueira, localizado no parque de mesmo nome, na Zona Norte da cidade, foi requalificado e entregue à população na manhã desta quinta-feira (12). O equipamento, ligado à Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, recebeu melhorias no piso externo, instalação de bombas hidráulicas, novas portas de madeira, sanitários, manutenção da cobertura e revisão dos tubos de drenagem das águas pluviais. Além disso, foi feita toda pintura externa, colocação de portas de vidro e chapa metálica e ajustes nos móveis de madeira, entre outras benfeitorias. Os serviços tiveram investimento de R$ 247 mil e o prefeito João Campos fez a entrega simbólica do equipamento.

“A gente está fazendo hoje a entrega desta requalificação com muito entusiasmo, sabendo que o espaço garante informação e conscientização para as pessoas que circulam pelo parque. Temos esta unidade na Jaqueira e outra no Jardim Botânico, e vamos ampliar o número de Econúcleos espalhados na cidade ainda este ano. Por ano, são mais de 10 mil visitantes que passam pelo Econúcleo Jaqueira e a gente, a partir de agora, está ativando mais agendas com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Meio Ambiente, para trazer, sobretudo, estudantes, escolas e cada um deles participa de ações temáticas e pedagógicas”, explicou o prefeito João Campos. “Aqui, por exemplo, há uma sala com um material incrível sobre mudanças climáticas, que foi construído pela Prefeitura do Recife junto com o ICLEI, que é uma rede global para a sustentabilidade através dos governos locais. E a gente consegue aqui, mais do que fazer uma ativação, passar educação e conhecimento sobre um tema tão relevante. Quem não conhece, venha conhecer aqui, no Parque da Jaqueira, está todo requalificado, mais uma ação da Prefeitura do Recife com a Secretaria de Meio Ambiente”, finalizou.

Toda a obra de requalificação respeitou a estrutura do local, já que o Econúcleo Jaqueira é um exemplo de edificação sustentável, devido ao uso de materiais como telhas de garrafa PET, lâmpadas LED e sistema de captação de energia solar. O espaço também ganhou um piso monolítico, que possui rápida execução e tempo de cura (secagem) reduzido. O material é impermeável, o que vai eliminar o problema de acúmulo de água, durável e de fácil manutenção e limpeza. “O Econúcleo Jaqueira é um espaço de educação ambiental voltado para a temática das mudanças climáticas. A gente atua aqui muito com as escolas públicas municipais e com outros públicos, principalmente, crianças. Esse espaço tem uma estrutura de sustentabilidade e a gente fez a reforma e a requalificação dele. Desde a parte do telhado que são para captação de águas das chuvas como também a própria cisterna inferior, banheiros, jardim, troca de piso. Os materiais de apoio também são novos. E houve uma reforma na parte interna onde há uma mostra sobre mudanças climáticas”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro.

O Econúcleo Jaqueira é um espaço multiuso voltado às ações permanentes de educação ambiental, que abriga exposições, exibição de filmes e peças de teatro, e que recebe uma média de 10 mil visitantes por ano. Além disso, conta atualmente com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambiental e a divulgação científica relacionada ao tema. O local ainda tem um pequeno jardim de plantas medicinais e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e microorganismos que transformam restos de alimentos em adubos). Esses espaços visam promover práticas ambientais, como a coleta seletiva, reutilização de materiais recicláveis e orgânicos, e valorizar a arborização urbana com o uso de espécies da Mata Atlântica.

A pedagoga, Tamires Victor, que faz parte da equipe técnica da casa de acolhimento Lar Paulo de Tarso, comemorou as mudanças no Econúcleo da Jaqueira. “Para a gente é muito importante trazer as crianças acolhidas para esse espaço, porque elas podem interagir com outras crianças e aprender sobre sustentabilidade na prática. Aqui eles podem ouvir sobre a natureza, estando na natureza, estando ao ar livre”, disse. O Lar Paulo de Tarso fica no bairro Ipsep e abriga crianças de 3 a 11 anos, encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e Juizado da Infância e da Juventude. Na manhã desta quinta, as 11 crianças que vivem no Lar atualmente puderam se divertir e aprender sobre meio ambiente durante a inauguração do espaço. A programação da reabertura do espaço contou com apresentações infantis e culturais. Além disso, a programação conta com oficinas.

UNIDADES - Atualmente, o Recife tem, em funcionamento, o Econúcleo da Jaqueira e o Econúcleo do Jardim Botânico. Em março deste ano, mais dois econúcleos abrirão as suas portas, sendo um no bairro Dois Unidos e outro na Lagoa do Araçá. Jiquiá e Boa Viagem também serão contemplados com os equipamentos em breve.

Imprensa Recife

Amor em Movimento neste sábado (14)

 

É com essa finalidade que nós do AMOR EM MOVIMENTO – AMO OLINDA, estamos chamando os amigos, as amigas, os parceiros(as) e colaboradores para o DIA 14 de JANEIRO, SÁBADO, QUE TEREMOS MAIS UMA AÇÃO SOLIDÁRIA EM FAVOR DO PRÓXIMO.

"Surgimos da união de forças de pessoas que desejam fazer o bem pelo próximo; cada um decidiu doar o que pode e doar como pode para minimizar um pouco da fome, miséria e , sobretudo, do sofrimento dos irmãos e irmãs que em estão em situação de vulnerabilidade nas ruas e avenidas de nossa cidade", afirma Amanda Karina, coordenadora do Amor em Movimento - AMO Olinda.

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Ajude àqueles que estão em situações mais precárias que a sua; a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. Mais do que tornar o mundo um lugar, somos contagiados pelo bem. Ou seja, também evoluímos como pessoas quando a caridade está nas raízes da nossa estrada evolutiva, a nossa vida passa a ser mais iluminada e plena quando praticamos a caridade.

Objetivo da ação é ajudar àqueles que estão em situações mais precárias que a sua; a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca, é uma prova de amor ao próximo. Contribua e seja solidário com os mais necessitados.

SIMBORA!

Peter Pan e Mágico Girafa se apresentam no Camará Shopping

 

O Camará Shopping está com diversas atrações gratuitas para a criançada neste mês de férias. No sábado(14), o mall recebe a peça teatral As Aventuras de Peter Pan, já no domingo o Mágico Girafa vai encantar todas as meninas e meninos de Camaragibe. As apresentações acontecem na a partir das 16h na praça de alimentação do shopping.

O espetáculo As Aventuras de Peter Pan é um clássico que chega ao palco do Camará Shopping trazendo a beleza de ser criança. Nesta aventura, Peter leva Wendy e seus irmãos para conhecer seus amigos na Terra do Nunca, onde nenhuma criança cresce. Neste novo mundo de aventuras eles terão que enfrentar o terrível Capitão Gancho que jurou se vingar de Peter. O final dessa história você confere neste sábado.

A magia continua com a apresentação do Mágico Girafa, um ilusionista já conhecido pela criançada que fará um show com muitas mágicas, truques, humor e brincadeiras. E mais, durante o show, as crianças poderão participar e interagir com o anfitrião, inclusive, participando de suas histórias. O espetáculo dura em média 45 minutos e irá encerrar com sessão de fotos no final.

Bate-papo esclarece os cuidados com o pet nas viagens de férias

 

Neste sábado(14) acontece um bate-papo com veterinários convidados para esclarecer e tirar dúvidas sobre os cuidados que devemos ter com os pets durante as viagens de férias. Será um evento totalmente gratuito que acontecerá a partir das 14h no Park Pet do Camará Shopping.

O evento é uma parceria entre a casa de rações e distribuidora de medicações Amoedo e o Centro Médico Veterinário de Camaragibe. Nesta primeira edição estarão presentes as veterinárias Vitória Oliveira e Débora Monteiro, numa entrevista ministrada pela jornalista Jaqueline Araujo tirando as dúvidas do público presente. E mais, haverá a presença das pet influencers Kathy Nevaska e Duddy.

Além disso, alguns dos assuntos abordados incluem cuidados essenciais como a vacinação em dia do pet, enjoo nas viagens, uso de sedativos, tratamentos, estresse e alergias. Tudo para ajudar as mães e pais de pet a viajar de forma tranquila e segura com seu animalzinho.

O bate-papo está previsto para durar 1h, mas o Park Pet funciona de segunda a sábado das 14h às 22h e das 14h às 20h aos domingos.

Raquel Lyra empossa primeira mulher eleita como reitora da UPE

 

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta quarta-feira (11), os professores Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti e José Roberto de Souza Cavalcanti, para exercerem os cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, da Universidade de Pernambuco (UPE), no quadriênio 2023-2026. A cerimônia foi realizada no Auditório Ênio Cantarelli, do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (Procape).

“Ter a primeira mulher eleita assumindo a Reitoria da UPE só demonstra que estamos vivendo novos tempos, e que as mulheres podem ter a sensibilidade necessária para trabalhar a humanização dos nossos serviços. O Governo do Pernambuco e a UPE serão parceiros na caminhada de um crescimento mais sustentável para o nosso Estado”, destacou Raquel Lyra.

Em seu discurso, a nova reitora externou sua gratidão em vivenciar esse dia histórico. “Divido este momento com todas as mulheres da comunidade acadêmica dessa universidade. Esta mais alta função administrativa da UPE traz uma grande responsabilidade e é uma honra poder assumi-la. Agradeço a toda comunidade que nos elegeu, depositando total confiança em nossa proposta de gestão”, reconheceu Maria do Socorro.

“Sinto-me honrado em também poder estar à frente dessa instituição que, ao longo do tempo, contribuiu com os grandes avanços da humanidade, proporcionando uma qualidade de vida cada vez melhor à sociedade”, enfatizou o vice-reitor José Roberto.

PERFIL - Maria do Socorro é docente da Universidade de Pernambuco desde 1992. Possui graduação em Farmácia e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Exerceu o cargo de vice-reitora entre 2015 e 2022, assumindo a Reitoria em abril de 2022. É integrante da Academia Pernambucana de Ciências.

Já José Roberto de Souza Cavalcanti é docente da Universidade de Pernambuco desde 1984. Foi gerente do Departamento de Ensino Básico, Divisão de Extensão, Divisão de Pós-graduação e do Departamento Setorial de Graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli). Exerceu os cargos de vice-diretor (2010-2014) e diretor (2014-2022) da Poli, além da função de diretor pro tempore da Faculdade de Administração e Direito, entre 2018 e 2019.

Participaram da solenidade a vice-governadora Priscila Krause, e os secretários estaduais Zilda do Rego Cavalcante (Saúde), Túlio Vilaça (Casa Civil) e o coronel Mamede (Casa Militar).

Imprensa PE