domingo, 25 de julho de 2021

#RodaVT Hospitais registram aumento em número de acidentes com motos

 


Estudante aprovado em nove universidades nos EUA é recebido por governador

 

O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta sexta-feira (23.07), o estudante pernambucano Fred Ramon, que foi aprovado este ano em nove universidades nos Estados Unidos. Ele é ex-aluno da Rede Estadual de Ensino, com passagem pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desportista Rubem Rodrigues Moreira, em Jaboatão dos Guararapes, onde iniciou o ensino médio, e na EREM Professor Fernando Mota, em Boa Viagem, onde concluiu a etapa. Durante esse período, Fred também participou do curso de idiomas do Programa Ganhe o Mundo (PGM).

“Fred é um exemplo importante de que, com educação, a gente pode ir em busca dos nossos sonhos. É isso que a gente quer para Pernambuco, uma educação que possa fazer com que as pessoas avancem e consigam alcançar suas metas. Agora, queremos ajudá-lo a concretizar esse sonho de ir aos Estados Unidos e fazer o seu curso escolhido. É uma história que com certeza vai inspirar muitos pernambucanos a alcançarem seus objetivos”, avaliou Paulo Câmara.

Fred mora em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, com a mãe, Silvia dos Santos, que é faxineira. O jovem ajuda na renda da casa dando aulas de inglês, principalmente durante a pandemia, quando passou a ensinar remotamente. Simultaneamente, Fred estudava para o vestibular nos Estados Unidos. Ele recebeu a notícia de que foi aprovado em nove universidades norte-americanas após alcançar uma nota acima da média em provas de inglês, e com recomendações de professores e da Junior Achievement PE. A instituição escolhida por Fred foi a Whittier College, na Califórnia, que lhe oferece uma bolsa de 70% dos custos e lhe permite estudar tecnologia e teatro.

O jovem sempre estudou em escolas públicas, tanto na rede municipal quanto na rede estadual, e agora vai realizar seu objetivo, que é inspirar outros jovens e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de projetos de empreendedorismo. “Uma escola particular não é melhor que uma pública. Eu vim de uma escola pública de Pernambuco e aqui tem um diferencial: eles estão interessados em buscar parcerias e novos projetos. Temos programas que permitem levar o estudante para fora da sala de aula e melhorar a forma como aprendemos as coisas”, disse Fred Ramon.

“A história de Fred está inspirando os jovens de Pernambuco e das nossas escolas. É uma prova de que sonhos podem ser conquistados e que a educação transforma vidas. A nossa educação integral dá ainda mais oportunidades aos jovens pernambucanos, pois ocupa o tempo ocioso e abre as mentes para que eles construam e conquistem seus projetos de vida”, afirmou a secretária executiva de Educação Integral e Profissional da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, Maria Medeiros.

lmprensa PE

Atração lança o álbum Sinal dos Tempos do violonista Cainã Cavalcante

 

O violonista Cainã Cavalcante lança disco instrumental com músicas do inesquecível Garoto, um dos mais celebrados compositores de sua época. Foi contemporâneo - com talento e sucesso equivalentes - de Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim. Suas composições, como "Gente Humilde", "Lamentos do Morro", "Duas Contas", encantam geração após geração. Sete décadas depois de sua morte aos 39 anos, o compositor paulistano é estudado, reverenciado, e tem seus tesouros musicais gravados por notáveis como Baden Powell, Bola Sete, Guinga, João Gilberto, Yamandu Costa.

Agora é Cainã a prestar a homenagem que o violonista considera "a realização de um sonho, tamanha é a enormidade em suas harmonias, inteligência nas composições e fluência na execução".

"Sinal dos Tempos - Cainã Toca Garoto" terá Guto Wirtti no contrabaixo acústico e o mestre Paulinho Braga na bateria. O repertório foi pinçado em busca de um equilíbrio entre obras mais conhecidas como "Gente Humilde", "Duas Contas", "Jorge do Fusa", "Lamento do Morro", àquelas menos ouvidas, por exemplo, "Voltarei" e "Esperança".

As músicas são interpretadas de maneira alegre, apesar da necessária profundidade, com a fluência espontânea que o "gênio das cordas" imprimiu às suas composições.

No disco, Cainã não se rendeu a arranjos com invencionices pseudo modernosas, ao preferir desfrutar sua criatividade, atendo-se à beleza de um olhar espontâneo e certeiro sobre o trabalho da "figura mitológica" de Garoto.

Novas propostas são apresentadas: conduções rítmicas sutis, e diferentes variações de divisão dos fraseados melódicos tornam-se improvisos que não desconstroem os originais, ao demonstrar total compreensão da essência do iluminado artista.

Garoto absorveu influências jazzísticas em passagem pelos Estados Unidos, ao lado de Carmen Miranda e do Bando da Lua; e também dos impressionistas franceses, sem jamais perder sua majestosa brasilidade.

Cainã Cavalcante fez questão de imprimir sua personalidade, sem se deixar influenciar pelas gravações dos famosos que prestaram tributo ao grande mestre. Teve a sabedoria e a maturidade de soar original sem virtuosismos gratuitos, evitando armadilhas, clichês e obviedades.

Do Olimpo onde descansa o maior compositor da história do violão popular brasileiro, Garoto vê nascer, já com feitio de clássico, um disco à altura de sua genialidade.

"Sinal dos Tempos - Cainã Toca Garoto" é um lançamento da gravadora Atração, e já está disponível em formato digital em todas as plataformas.

l Semana de Prática do Direito no Recife

 

Nos próximos dias 28 e 29/07, será realizada, no casarão da Faculdade Central do Recife (FACEN), a Primeira Semana da Prática Pura do Direito. O evento que faz parte do projeto “Entra em Pauta na FACEN” será aberto e gratuito para estudantes de Direito de outras instituições de ensino superior, com certificação de atividade acadêmica complementar de 10h, mas as vagas são limitadas.

“Nossa ideia é implantar no Recife, através da Faculdade Central, um programa de créditos acadêmicos, baseado no que é feito em instituições de ensino superior da Europa. Os estudantes poderão trocar experiências com professores e alunos de outras faculdades, ampliar seus conhecimentos e utilizar esses créditos em horas de atividades acadêmicas complementares, exigidas na graduação, explica o diretor-geral da FACEN”, Frederico Belfort.

O objetivo das atividades é que os alunos possam vivenciar a prática do Direito, a partir de casos concretos. No primeiro dia do evento, os estudantes irão reabrir o julgamento encenado no filme “Meu Nome não é Johnny”, através da apresentação de novas teses de defesa e acusação, sob a supervisão dos docentes. O júri simulado marca a estreia do Cine Central que, periodicamente, fará análises jurídicas decorrentes de obras cinematográficas relevantes.

Já no dia 29, os discentes terão a difícil tarefa de promover a defesa dos acusados de um dos crimes mais chocantes de Pernambuco, a macabra história dos “canibais de Garanhuns”. Na atividade, os alunos terão acesso à decisão de pronúncia e denúncia dos canibais e outras peças do processo e vão ouvir a explicação sobre o caso, através da perspectiva de um psicólogo judicial. O profissional vai abordar os distúrbios dos acusados e as técnicas que foram utilizadas na elaboração dos laudos.

A Faculdade Central do Recife vai disponibilizar 30 vagas para alunos de outras instituições. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria acadêmica da Faculdade, através do whatsapp 81 99418 4000 e garantir logo a vaga.

Os Certificados de Atividade Complementar, emitidos pela FACEN, estão de acordo com os termos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), de modo a serem aceitos na Faculdade Central do Recife e em outras Instituições de Ensino Superior (IES). O evento totaliza 10 (dez) horas de Atividade Complementar, decorrente da participação nas 02 (duas) atividades.

SERVIÇO :
O QUE - Primeira Semana da Prática Pura do Direito
ONDE – Faculdade Central do Recife
QUANDO – 28 e 29/07
HORÁRIO – das 16h às 21h

Seguem abertas as inscrições para o mutirão de alteração de prenome e gênero nos registros civis

 

Como forma de garantir os direitos da população transexual e travesti, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), informa que seguem abertas as inscrições para o 1º Mutirão para Alteração de Prenome e Gênero no Registros Civis, no município de Jaboatão dos Guararapes, e seguirão até o dia 28 de julho. A ação acontece em parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Coordenação Municipal de Saúde LGBT+ e do Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Integral LGBT, Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), Coordenação Estadual de Saúde LGBT e Juntas Codeputadas.

Para participar, os interessados, que deverão ser residentes do município de Jaboatão dos Guararapes, deverão acessar o formulário (https://forms.gle/xrGUFShSSJKiHMZg8) e preencher todas as informações solicitadas. Após o envio do formulário, deverão ser enviadas pelo solicitante, por meio do e-mail ambulatoriolgbtjaboatao@gmail.com, cópias dos documentos de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência atualizado (últimos 30 dias), Certidão de nascimento ou casamento atualizado, passaporte brasileiro (se tiver) ou entregue presencialmente no Ambulatório LGBT de Jaboatão, localizado na Rua São Domingos Sávio, 119, Piedade.

No dia do evento, que realizado nos dias 12 e 13 de agosto,os interessados deverão levar os documentos solicitados originais e cópias. Para mais informações ou dúvidas entrar em contato pelo (81)9.9993-73535.

Relação de documentos a serem enviados por e-mail ou entregues presencialmente no Ambulatório LGBT de Jaboatão dos Guararapes para o mutirão de alteração do prenome e gênero nos registros civis:

1. Cópia de RG e CPF;
2. Cópia de Título de eleitor;
3. Cópia de Comprovante de Residência atualizado (últimos 30 dias);
4. Cópia de Certidão de nascimento (ou casamento) - deverá ser atualizada, se for de outra serventia (outro cartório);
5. Certidão de casamento (se for casada/o);
6. Cópia de passaporte, se possuir.


lmprensa SEDH PE

Procon-PE promove atendimento itinerante no Recife

 

Nesta segunda-feira (26), o Procon Pernambuco iniciará o mutirão dos superendividados de 2021. Nesta edição, além do atendimento na sede, está sendo disponibilizado para a população, o Procon móvel com programação itinerante pelos bairros de Casa Amarela, Nova Descoberta, Brasília Teimosa e Ipsep. Com atendimento das 08h às 14h, cada localidade terá 60 fichas a serem disponibilizadas, para sanar dúvidas e negociações apenas com bancos e empresas de telefonias.

Anteriormente, havíamos noticiado que o Procon Móvel passaria pela comunidade do Córrego de Areia, mas devido a falta de local para estacionamento do veículo, estaremos atendendo em Nova Descoberta, próximo ao Córrego. Sendo assim, toda a população dessa região poderá contar com o serviço.

Além disso, em parceria com a Prefeitura do Recife, também está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe para atender pessoas dos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, até este momento, mais de 313 mil pessoas já receberam a dose na capital, e a ideia é melhorar a cobertura com a adesão de mais pessoas à vacinação no veículo. Desde do dia 19 de julho, o órgão de defesa do consumidor cedeu o ônibus para a Prefeitura realizar a vacinação itinerante.

Para o consumidor que pretende buscar negociar dívidas com empresas bancárias e de telefonias, celpe, compesa e IPTU das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, as negociações acontecem na sede do Procon-PE. Para o atendimento, o agendamento deste deve ser realizado previamente no site do Procon (www.procon.pe.gov.br), ao contrário do atendimento do Procon Móvel não terá distribuição de fichas. O órgão fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Centro do Recife.


CRONOGRAMA DO PROCON MÓVEL:

Casa Amarela - Largo de Casa Amarela, em frente ao Cemitério | de 26 a 29 de julho;
Nova de Descoberta - Rua Nova Descoberta, Feira de Nova Descoberta | de 30 de julho a 02 de agosto;
Brasília Teimosa - Avenida Brasília Formosa, em frente ao Iate Club | dia 03 e 04 de agosto;
Ipsep - Praça de Santo Aleixo Oliveira | dia 05 e 06 de agosto;

lmprensa Procon PE

Câncer de Cabeça e Pescoço mata 10 mil brasileiros por ano

 

O Julho Verde é um mês importante na área da saúde, pois promove a conscientização ao câncer de cabeça e pescoço que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), atinge 43 mil brasileiros ao ano, matando 10 mil. O dia 27 de julho foi escolhido como o dia principal de combate a essa doença. O objetivo é a democratização da informação e levar conhecimento.

Os tumores de cabeça e pescoço são denominados de forma geral, uma vez que o câncer se localiza em regiões como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, tireoide e seios paranasais. “A prevenção é necessária, pois alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço podem agir de forma rápida letal, além de que, muitos pacientes não se atentam aos sintomas básicos da doença, chegando ao diagnóstico já com o tumor avançado”, explica a oncologista Marina Kelner, da Multihemo Oncoclínicas.

A atenção aos sintomas é o primeiro passo para um tratamento de sucesso e ao diagnóstico inicial: manchas avermelhadas ou brancas na boca, aftas, lesões nos lábios, rouquidão, tosse e dificuldade para engolir são alguns deles. “O aparecimento de linfonodos (caroços que geralmente aparecem na região do pescoço) podem sinalizar doença em estágio mais avançado. Com persistência de algum sintoma estranho nessas regiões, é essencial consultar um médico”, explica Marina.

Após a comprovação do tumor, as principais opções de tratamento são radioterapia, quimioterapia, cirurgia ou imunoterapia, dependendo do estágio da doença e da avaliação da condição clínica do paciente.

Fatores de Risco - O cigarro e álcool são os principais fatores de risco para esse tipo de doença. Atualmente, o papilomavírus (HPV) também pode ser um potencial causador desse tipo de câncer, já que o HPV é uma infecção sexualmente transmissível e a prática do sexo oral pode atingir as regiões do câncer de cabeça e pescoço. Por isso, proteção e exames regulares são importantes”, acrescenta Marina.

Escola de Negócios do IEL chega para capacitar mercado empresarial

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Pernambuco lança sua mais nova vertente de capacitação empresarial: a Escola de Negócios. Com aulas ao vivo e online, os cursos foram totalmente adaptados para o momento atual e preparados para proporcionar networking entre os participantes. Até o fim deste ano, serão mais de 50 treinamentos ofertados, cujas abordagens vão desde a Gestão da Produção até as técnicas de negociação comercial e empresarial para a gestão de negócios. Informações no ielpe.org.br.

Segundo o superintendente do IEL-PE, Israel Erlich, a capacitação e a qualificação de um profissional são caminhos que contribuirão para a melhora do ritmo de expansão da economia, da produtividade e da competitividade do País. “A Escola chega com esse intuito: de fomentar o treinamento de profissionais que estão nas mais diversas atividades, seja do perfil mais estratégico ou operacional”, destacou.

Em recente pesquisa, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que mais de nove em cada dez empresas relatam a falta de mão de obra qualificada, o que se configura como um desafio em meio à crise atual. “As empresas devem entender que o treinamento permanente é fundamental para que os conhecimentos teóricos e práticos sejam reciclados e acompanhem as mudanças do mercado, que, de uns tempos para cá, têm sido muitas”, afirmou Erlich.

Essas mesmas empresas informaram também que têm políticas e ações para lidar com a situação. Entre elas se destacam, em primeiro lugar, a qualificação na própria empresa, com 85% das respostas. Em seguida, com 42% das menções, aparece a capacitação fora da empresa (cursos externos) e, em terceiro lugar, com 28% das citações, o fortalecimento da política de retenção do trabalhador.

No entanto, muitas empresas têm dificuldade para este processo, é tanto que a pesquisa indicou que 88% dos empresários dizem que enfrentam dificuldades para fazer investimentos em formação da mão de obra. Para esse grupo, o principal obstáculo, com 53% das citações, é a má qualidade da educação básica. Por isso que o Sistema FIEPE vem apostando na educação de qualidade, investindo desde a educação básica até o aperfeiçoamento deste profissional no mercado de trabalho. “E, no que compete ao treinamento dos profissionais, estamos cada vez mais ampliando a oferta de temáticas que sejam usadas na prática pelas empresas pernambucanas”, reiterou.

CURSOS DE AGOSTO

Gestão da Produção - 26 a 29 de julho
Liderança e gestão de times ágeis - 26 a 30 de julho
Programa: Segurança da Informação - 9 de agosto a 10 de setembro
Logística e Distribuição - 9 a 12 de agosto
Modelagem e Estratégia de Negócios - 16 a 20 de agosto
Controle de Estoque - 23 a 27 de agosto
Balanced Score Card: como estratégia de gestão – 23 a 27 de agosto
Política de cargos, salários e remuneração – 30 de agosto a 3 de setembro
Técnicas de negociação comercial e empresarial – 20 a 24 de setembro

lmprensa Fiepe

Prefeitura do Recife divulgou segunda lista de habilitados ao AME São João, que teve pagamentos antecipados

 

Foi publicada sábado(24), no Diário Oficial, a segunda lista de habilitados ao Auxílio Municipal Emergencial - AME São João do Recife. As inscrições para o benefício, assegurado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para artistas do ciclo junino, entre cantores e bandas, trios pé de serra, grupos culturais e quadrilhas da capital pernambucana, encerraram no último dia 22, com um total de 525 inscrições concluídas. Mais de 90% das atrações artísticas elegíveis realizaram inscrição, chegando aos 100% no caso das quadrilhas.

O primeiro grupo de habilitados foi divulgado no último dia 20 e o calendário de pagamentos, com início previsto para final do mês, foi antecipado em mais de uma semana. Os repasses começaram na última quinta-feira (22). Dos 190 habilitados da primeira lista, 95% das atrações artísticas terão recebido o benefício até a próxima segunda-feira (26). Os demais pagamentos devem ser concluídos num prazo estimado de quinze dias, considerando que há período para recurso, até a divulgação final.

O valor do benefício varia de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil, pagos em parcela única, equivalendo a 50% do valor máximo de cachê ou subvenção pago em ciclo anterior (considerando uma ou mais edições dos festejos juninos, nos anos de 2018, 2019 ou 2020). Para os proponentes que declararam, no ato da inscrição, a existência de equipe técnica de apoio, será assegurado um acréscimo de 20% sobre o valor do repasse.

“O nosso objetivo, assim como aconteceu com o AME Carnaval, é alcançar o máximo de artistas e coletivos, dentro dos critérios estabelecidos. Por isso a busca ativa, o contato com cada possível contemplado. Assim chegamos, mais uma vez, a números tão expressivos, por conta de uma força-tarefa que envolve muitos profissionais da Secult e da Fundação. O momento é muito difícil, ainda, o auxílio se faz importante, necessário, um amparo emergencial. Mas também estamos retomando o Sistema de Incentivo à Cultura, voltado para o fomento, enquanto vamos debatendo e estudando a retomada gradual das atividades, buscando alternativas junto com o segmento cultural. Queremos construir a volta com todo cuidado, mas também com toda a força que a cultura recifense tem”, declarou o secretário municipal de cultura, Ricardo Mello.

O AME São João tem apoio da AMBEV, por meio da marca Bohemia, que fará um aporte de R$ 500 mil, do total de R$ 2,7 milhões previstos. A exemplo do que aconteceu no ciclo carnavalesco, o AME foi construído a partir do diálogo com a classe artística para minimizar os efeitos da pandemia num dos setores produtivos e criativos mais afetados pela necessidade de isolamento social.

Outras medidas também vêm sendo adotadas com o mesmo fim, como os pagamentos de cachês em aberto, de ciclos anteriores, além da retomada do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC, que deve iniciar os pagamentos do edital 2019/2020 ainda nos primeiros dias de agosto.

lmprensa Recife 

Recife aplicou mais de 3,4 mil doses de vacina contra gripe durante Dia D de Vacinação

 

Em um esforço para aumentar a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe, a Prefeitura do Recife realizou, ao longo deste sábado (24), o Dia D de Vacina contra a Influenza. Para a ação, as salas de vacina de 150 unidades de saúde da rede municipal estiveram de portas abertas e outros 14 pontos volantes (três deles no esquema drive-thru) funcionaram para que a população dos grupos prioritários pudesse se vacinar. Pouco depois do encerramento das atividades, o balanço parcial indicava que haviam sido aplicadas mais de 3,4 mil doses do imunizante que protege contra o vírus da Influenza.

A abertura do Dia D aconteceu na manhã deste sábado, na Upinha de Jardim São Paulo, localizada no bairro de mesmo nome. A aposentada Eunice Cordeiro, 75 anos, aproveitou a oportunidade para receber a sua dose de proteção. “Eu sempre me planejo para tomar a vacina. Como ainda não tinha tomado a minha dose, a agente de saúde passou na minha casa e avisou que o posto estaria aberto hoje. Sei da importância de tomar a vacina e tomo todo ano. Por isso, faz tempo que não fico gripada”, destacou a senhora que chegou cedo e foi a primeira pessoa a ser imunizada hoje na unidade de saúde.

Até o momento, foram aplicadas 323.539 doses do imunizante na capital pernambucana. De acordo com o balanço parcial do Dia D, até pouco depois do encerramento das atividades, tinham sido aplicadas 3.475 doses da vacina contra a gripe.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destaca a importância da ação para ampliar a cobertura vacinal da Campanha. “Essa iniciativa foi tomada para tentar alcançar quem ainda não se vacinou. Ainda estamos com 48% do público-alvo vacinado e o Ministério da Saúde pede que, pelo menos, 90% dos grupos prioritários sejam imunizados. Ou seja, ainda é preciso que muitas pessoas se vacinem. Essa campanha é tão importante quanto a da covid-19. Não podemos deixá-la de lado, porque a gripe é uma doença que também pode se agravar ou até levar a pessoa a óbito”, comentou a gestora.

Para quem não conseguiu tomar a vacina neste sábado, a vacinação contra a gripe terá continuidade neste domingo (25). Três postos volantes estarão montados na cidade: no Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e também no Marco Zero (Bairro do Recife). Esses locais funcionarão das 8h às 17h. Ao longo da próxima também serão montados novos postos itinerantes espalhados pela cidade. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. “Entre uma vacina e outra é preciso que seja respeitado o intervalo de 14 dias. E é importante salientar que são vacinas diferentes que protegem contra vírus diferentes. E quem estiver apto deve tomar as duas”, frisou a coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

PÚBLICO-ALVO – Somando todo o público-alvo, de todas as etapas da campanha, são mais de 645 mil pessoas aptas para serem imunizadas na capital pernambucana. Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades (confira a lista aqui); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

A DOENÇA - Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com covid-19, mas pode estar com gripe. A orientação inicial para os dois casos é a mesma: isolamento domiciliar para evitar contaminar outras pessoas. A Prefeitura do Recife disponibiliza o canal Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br), através do qual a pessoa com sintomas responde a um questionário e depois recebe a teleorientação de um profissional, caso seja necessário.

Medidas para evitar infecções respiratórias como gripe e covid-19:

- Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro);

- Evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca);

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

- Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

- Pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

lmprensa Recife

#RodaVT Estátua de Borba Gato incendiada em São Paulo

 

Foto reproduzida do Twitter da Alice Pataxó




SP: Ajude o Pão do Povo da Rua