terça-feira, 19 de junho de 2012

Urgente: Luiza Erundina não é mais pré candidata a vice

A deputada Luiza Erundina (PSB), indicada para a vaga de vice na chapa do pré-candidato petista Fernando Haddad, desistiu da indicação. Segundo o presidente paulista do PSB, deputado Marcio França, ela informou a decisão para os colegas de partido, em reunião na tarde desta terça-feira, 19. Erundina havia antecipado que pretendia rever sua decisão de disputar a eleição municipal, depois de o PT ter fechado acordo eleitoral com o PP, de Paulo Maluf.



O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, avisou França sobre a decisão. Ela ainda continua reunida com a cúpula do PSB em Brasília. A tendência agora é que o PSB deixe a indicação do cargo de vice-prefeito para o próprio PT, que ainda negocia com o PC do B.
No decorrer dessa terça-feira, Erundina conversou com os líderes do partido, por telefone, e voltou a reclamar da aliança com Maluf, lembrando a participação dele no Regime Militar. “Não convivo com esse tipo de coisa”, afirmou a deputada.
De acordo com petistas, a participação de Lula no evento que formalizou o apoio de Maluf a Haddad foi a gota d'água para a deputada recuar da decisão de ser vice. A participação do PP na campanha de Haddad representa o acréscimo de 1min35s na propaganda eleitoral da TV. Na ocasião do acordo entre PT e PSB, na semana passada, Erundina não vetou o acordo com o PP, preferiu não se posicionar sobre o assunto e afirmou que um acordo com o Maluf e com o PP não passava pela decisão pessoal dela. Ela reforçou, no entanto, que gostaria de ter ao lado pessoas comprometidas com o projeto político da chapa com Haddad. No domingo, Erundina declarou que considerava "desconfortável" estar no mesmo palanque que Maluf.
Lamento - O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, lamentou a decisão da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) de desistir da vaga de vice em sua chapa. "Não gostei, gostaria que ela permanecesse", disse o petista, em tom de desolação. "Não contávamos com essa decisão", emendou.
Haddad passou esta terça-feira, 19, em visita à região de Aricanduva, na zona leste da Capital, e cancelou seu último compromisso de agenda, que era uma plenária com a militância local, para atender a uma reunião de emergência em sua residência, no bairro do Paraíso, na zona sul da cidade.
O petista explicou aos militantes que Erundina ficou incomodada com uma aliança com o PP de Paulo Maluf e que, por isso, teria que se reunir com as lideranças de sua sigla para definir os novos rumos de sua campanha. Assim que se explicou, Haddad ouviu de uma militante: "Maluf não dá, gente."
O pré-candidato disse que recebeu um telefonema do presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dizendo que manterá o apoio integral da sigla à sua candidatura. "Estávamos celebrando a espécie de retorno da Erundina, mas em respeito ao seu sentimento e até agradeço o apoio que ela reiterou à minha candidatura, mas como cidadã", afirmou.
Indagado sobre como ficará a vaga de vice, aberta com a desistência de Erundina, Haddad afirmou que vai conversar com as lideranças partidárias que o apoiam e que vai aguardar a decisão do PCdoB até o final desta semana. Ele revelou que assim que foi comunicado por Campos, avisou o ex-ministro do Esportes Orlando Silva sobre a desistência de Erundina. "Eu não tinha plano B, até porque seria uma indelicadeza. E porque eu mantinha a expectativa que ela permaneceria conosco."
O pré-candidato do PT descartou, num primeiro momento, um vice indicado pelo PP. E disse que tem outros nomes em mente. Haddad justificou a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na casa de Maluf sob o argumento de que o PP queria homenagear o ex-presidente por considerá-lo uma liderança à altura do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. "O apoio à minha candidatura era uma deferência à liderança do presidente Lula."
Segundo Haddad, o PT é um partido como os outros que buscam suas alianças nessas eleições municipais. E que não seria justo o PP apoiar o governo federal, da presidente Dilma Rousseff, e não servir para apoiar a sua candidatura na Capital. "Nós queremos aliança com todos os partidos (da base do governo Dilma Rousseff), como é que um partido que apoia o governo federal pode não servir para nos apoiar no plano municipal? Não faz o menor sentido do ponto de vista da democracia moderna."
Estadão


Horário do Comércio no São João

Neste final de semana, quando acontecem as festas em comemoração ao Dia de São João (24/06), as lojas dos shoppings irão funcionar em horário especial, conforme relação abaixo. Já o comércio do centro do Recife e dos bairros funciona em horário normal no sábado e não abre no domingo.

Confira os horários dos shoppings da RMR:
Boa Vista 
Sábado (23/06) - 9h às 18h 
Domingo (24/06)– Lojas fechadas. Lazer e alimentação (facultativo) -11h às 19h.

Guararapes Sábado (23/06) - 9h às 19h 
Domingo (24/06)– Lojas fechadas. Hiperbompreço - 9h às 19h /  Americanas - 10h às 18h / Alimentação e lazer - 12h às 20h.

Plaza 
Sábado (23/06)- 10h às 18h 
Domingo (24/06)– Lojas fechadas. Lazer e alimentação  - 12h às 20h.

Shopping Recife
Sábado (23/06)- 10h às 18h 
Domingo (24/06)– Lojas fechadas. Lazer e alimentação - 12h às 20h.

Tacaruna Sábado (23/06)- Lojas - 9h às 18h / Hiperbompreço - 8h30 às 19h / Americanas -8h30 às 20h 
Domingo (24/06)– Lojas fechadas. Hiperbompreço - 9h às 19h / Americanas 10h às 20h / Lazer e Alimentação - 12h às 20h

Imprensa CDL-Recife

Cigana que vive no Recife reencontra o pai depois de ver foto dele na internet


Longe do lar há 12 anos, Daiane da Rocha, 23 anos, moradora do Recife, é o exemplo de como a mobilização de parentes e amigos pôde realizar o sonho de reencontrar a família nessa segunda-feira (18). Com o uso de ferramentas de busca pela internet e das redes sociais, Daiane identificou seu pai há 15 dias em fotografia publicada pela Agência Brasil (ABr) como personagem da reportagem especial Ciganos: Um Povo Invisível, divulgada em 2011.
Daiane é cigana, nascida em Belo Horizonte, mas, ainda criança, foi com a família morar na cidade goiana Jardim Ingá. Após a fuga da mãe, ela se viu com a responsabilidade de cuidar de cinco irmãs. Teve de largar a escola e passou a morar em assentamentos com outros ciganos. A pressão de parentes e o preconceito com o fato de a mãe não ser cigana levaram a então pré-adolescente a fugir de casa.
“Eu sentia muita dor, ficava muito triste. Sentia muita raiva dela [da mãe], porque era muita humilhação ver minhas irmãs sem roupa e dependendo de um prato de comida da família ao lado. Minha mãe não era cigana, por isso, [parentes] diziam que eu era diferente e isso me forçou a sair de lá”, disse Daiane.
Com a ajuda de uma tia, Daiane conseguiu deixar a vida cigana, com a promessa de que retomaria os estudos, e seguiu rumo a Pernambuco. Chegando a Garanhuns, ela se deparou com uma situação bem diferente, pois foi obrigada a pedir esmola na rua. No entanto, em menos de um mês conseguiu fugir novamente, com a ajuda de um caminhoneiro e, após muita procura, conseguiu trabalho como empregada doméstica em casa de família. “Eu trabalhava em troca de comida e abrigo. Tinha 15 anos e ela [a dona da casa] não me deixava estudar”.
Após ser dispensada, a cozinheira da casa a acolheu como filha. Daiane passou a morar no bairro Nova Descoberta, em Recife. Lá, apesar das dificuldades, profissionalizou-se cabeleireira e manicure pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), do governo federal. Hoje, Daiane exerce a  profissão com carteira assinada, é casada e tem dois filhos. Mesmo tendo fugido de casa, ela garante que nunca deixou de procurar o pai.
“Nunca desisti de procurar. Eu imaginava o pior, achava que meu pai tinha muito ódio de mim. A minha tia ficava colocando na minha cabeça que ele não me queria mais, porque tinha saído de lá [da casa]. Eu disse que queria voltar, mas ela me botava muito medo”, relembra a jovem.
A dona do salão de beleza onde Daiane trabalha, Virgínia Campello, se comprometeu a ajudar a moça. Desde então, usou as redes sociais como instrumento de divulgação da história da cigana. No início de junho, uma amiga enviou a foto do comerciante Wanderlei da Rocha, tirada pelo fotógrafo da ABr Marcello Casal Júnior.  “Na mesma hora em que vi [a fotografia], descobri que era meu pai”, disse Daiane.
Com a ajuda da patroa e das colegas do salão, Daiane chegou a Brasília na manhã de ontem (18). Saiu do aeroporto em direção a Planaltina de Goiás, onde mora o pai. Após uma hora de viagem, ela finalmente reencontrou o pai e as irmãs. Emocionada, Daiane desmaiou assim que abraçou Wanderlei. O choro tomou conta de toda a família. A cigana teve a oportunidade de rever tios, primos e sobrinhos. “Se eu tivesse alguma coisa para completar a minha vida, foi preenchida hoje. Qualquer palavra é pouco para dizer o que estou sentindo agora”, declarou Wanderlei.
Cerca de 20 pessoas, entre filhos, irmãos e sobrinhos, moram com Wanderlei em uma pequena chácara na zona rural de Planaltina de Goiás. Apesar de ter uma casa de alvenaria, pelo terreno há ainda três barracas de lona. Segundo o comerciante, o objetivo é “manter a tradição cigana”.
Para Virgínia Campello, o fato de estar presente em uma casa simples de uma área rural faz com que as pessoas repensem os valores. “No meio dessa simplicidade todinha, olha só o que aconteceu. Realmente, a gente tem de aprender a viver do essencial, porque o essencial é a família. O resto é acessório”.
A chegada de Daiane foi festejada com danças típicas, além de um churrasco. A cabeleireira deve ficar uma semana com a família e depois retorna para Recife para reencontrar o marido e os filhos. “Agora que encontrei meu pai vou manter contato. Quero levá-lo para lá [Recife], para conhecer minhas filhas e meu marido”.

Agência Brasil

Cuidado com os olhos no São João


Todos os anos, na época junina, dezenas de pessoas dão entrada nas emergências dos hospitais com queimaduras pelo corpo. A imprudência na hora de soltar fogos de artifício é a principal causa dos acidentes. O que pouca gente lembra é que além do corpo, as pessoas têm que ter atenção redobrada com a visão neste período. O oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, explica que o ideal é evitar lugares com muita fumaça para não causar irritação, ardência, coceira ou prurido nos olhos.            

De acordo com o médico, o manuseio com fogos de artifício também deve ser feito com bastante cautela porque os danos podem ser irreversíveis. Se uma fagulha atingir os olhos, por exemplo, pode causar queimadura, mutilação das pálpebras e, dependendo da gravidade, perfurar o globo ocular, provocando a cegueira. Em caso de acidente, o indicado é lavar o olho com água corrente e se dirigir ao hospital especializado com urgência. A rapidez no socorro é fator primordial.

Alguns cuidados são essenciais nesta época. É importante nunca associar bebida alcoólica ao uso de fogos de artifício, observar sempre a data de validade e o certificado de garantia dos explosivos, nunca segurar os fogos com as mãos, soltar os rojões apenas ao ar livre e nunca tentar acender os fogos de artifício que falharem. Com esses cuidados, os mais animados podem vestir a roupa de matuto, preparar a canjica e ir para a festa dançar o autêntico forró pé-de-serra.

Secretaria dos Esportes divulga data de inscrição do Bolsa Atleta


Atenção atletas pernambucanos. Começam na próxima quinta-feira (21) as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2012. O incentivo está de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial de 12 de junho que amplia a abrangência dos beneficiados pelo programa, além do valor das bolsas. As inscrições seguem até o dia 06 de julho e serão realizadas na sede da Secretaria dos Esportes próximo ao Parque Amorim (Rua Montevidéu, 145 bairro da Boa Vista, Recife/PE), das 9h às 12h e das 14h às 16h. De acordo com a secretária Ana Cavalcanti, a publicação da lista dos contemplados será no dia 11 de julho. “O Governo do Estado vai investir R$1,2 milhão nos nossos atletas. Trabalhamos no sentido de aumentar o número de meninos e meninas contemplados pelo programa. Vamos regionalizar o Bolsa Atleta. No dia 11 divulgaremos os nomes”.

No novo decreto-lei houve um aumento do número de atletas contemplados nas modalidades coletivas. Agora, além do número de jogadores que iniciam a partida, segundo a regra oficial, serão contemplados até quatro atletas. Eram apenas dois na lei anterior. Já o valor mínimo da Bolsa para as modalidades olímpicas passa de R$ 380,00 para R$ 500,00 (Bolsa Estudantil). O valor máximo vai de R$ 1.700,00 para R$ 2.500,00 (Bolsa Olímpica). Os atletas categoria master não serão contemplados na nova Lei. A ficha de inscrição, o termo de compromisso e a lista dos documentos necessários podem ser impressos no site da Secretaria www.esportes.pe.gov.br. Mais informações: (81)3184-2677.

Confira as mudanças:

•    Atleta Estudantil - Destinada aos estudantes que tenham participado com destaque das Olimpíadas Escolares e dos Jogos Universitários Brasileiros. A nova lei contempla os medalhistas de ouro, prata e bronze, diferentemente da anterior, que contemplava apenas o medalhista de ouro;
•    Atleta Regional - Destinada aos atletas que tenham conquistado medalha de ouro em competição envolvendo uma ou mais regiões. Por exemplo, competições nordeste ou norte/nordeste, para atletas até 19 anos;
•    Atleta Nacional “B” - Destinada aos atletas que tenham conquistado medalha de prata ou bronze (não contemplado na lei anterior) em competição esportiva de âmbito nacional;
•    Atleta Internacional “B” - Destinada a atletas que tenham conquistado medalha de ouro, prata ou bronze (não contemplado na lei anterior) em campeonatos pan-americanos, sulamericanos ou universíades;
•   Atleta Internacional “C” - Destinada a atletas que tenham participado de competição esportiva internacional integrando a seleção brasileira ou representando o Brasil em sua modalidade, em pelo menos duas oportunidades no período de 12 meses;
•    Atleta Olímpico ou Paraolímpico - Destinada aos atletas que tenham obtido previamente o índice para as próximas olimpíadas (não constava da antiga lei a aceitação prévia do índice como norma para obter a Bolsa nesta categoria) ou participado de Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos.

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Hoje é aniversário de Chico Buarque

Chico Buarque completa seus 68 anos nesta terça-feira (19). Na política participou ativamente da luta contra a ditadura no Brasil. Seu primeiro interesse pela música foi aos cinco anos de idade, quando começou a recortar dos jornais e colar em um álbum retratos dos principais artistas do rádio na época. Ainda na infância, mudou para a Itália devido ao trabalho do pai. Lá, além de aprender outras línguas, teve contato com diversos artistas que frequentaram a casa da família, como Vinícius de Moraes. Compôs pequenas operetas em 1956, quando a família já estava de volta ao Brasil.


Se envolveu brevemente com uma seita ultraconservadora católica, mas seus pais, preocupados com as influências que o jovem estava recebendo, o enviaram para um internato. Quando voltou acabou preso devido a um furto de carro com um colega, sendo impedido de circular sozinho até os 18 anos de idade. No mesmo período publicou suas primeiras crônicas em um jornal do colégio.
Sua primeira composição é de 1961, Canção dos Olhos. Seguindo um desejo da família acabou entrando em arquitetura na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), mas não ficou muito tempo no curso, percebendo que seu caminho estava na arte. Em 1965 participou do I Festival de Música Popular Brasileira com a canção Sonho de Carnaval
Foi nesta competição que conheceu Elis Regina, a grande vencedora da noite. No mesmo ano lançaria seu primeiro compacto Pedro Pedreiro e Sonho de Carnaval. Conheceu também Caetano Veloso, frequentador do bar João Sebastião, reduto da bossa nova paulista.
Ganhou o Festival no ano seguinte com a música A Banda (dividindo o primeiro lugar comDisparada de Théo Barros). Com o sucesso da composição, mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou seu primeiro LP, Chico Buarque de Hollanda. Ainda em 1966 conheceu a atriz Marieta Severo Lins, com quem acabaria se casando.
Passou a trabalhar em diversas frentes que incluiam a composição de um segundo disco, canções para teatro (como o infantil O Patinho Feio) e a gravação de programas na Rádio Jovem Pan e na TV Record.
Em 1967 estreou como ator interpretando a si próprio no filme Garota de Ipanema. Com a ditadura militar em vigor no Brasil, participou dos protestos contra o regime. Após o início do Ai-5, teve a peça Roda Viva censurada e foi investigado pelo CCC (Comando de Caça aos Comunistas). Em discordância com o momento político vivido pela país, se auto-exilou na Itália em 1969, onde chegou a lançar dois LPs.
Foi neste período que nasceu seu primeira filha: Sílvia Severo Buarque de Holanda. Retornou ao Brasil em 1970 e lançou seu quarto disco. Nesse ano também compôs Apesar de Você que vendeu mais de 100 mil cópias e se tornou um hino contra a ditadura.
Quatro anos depois, ele entraria em um novo ramo das letras quando escreveu sua primeira novela: Fazenda Modelo. Iniciaria então um longo período fora dos palcos, onde continuou trabalhando em novas músicas, trilhas sonoras, peças de teatro e romances. Nesse período, participou apenas de espetáculos com causas sociais como o show no dia 1º de maio. Cantou também em em outros países, sempre trabalhando por causas políticas.
Na década de 80 manteve sua luta contra o regime militar no Brasil compondo e militando pelo fim da ditadura. Em 1991 lançou seu primeiro romance Estorvo. O segundo viria em 1995,BenjaminEstorvo viraria filme no final dos anos 90 e Benjamin iria para as telas em 2003. Publicou ainda Budapeste que também chegou aos cinemas.
Ao longo de sua carreira, Chico Buarque lançou 53 discos, escreveu peças como Opera do Malandro e Calabar, além de obras infantis, como Chapeuzinho Amarelo
Estadão

Programa de Peixamento atende a 400 famílias de pescadores artesanais de Belo Jardim


A barragem de Pedro Moura, localizada no município de Belo Jardim, no Agreste, recebe nesta quarta-feira (20), 150 mil alevinos – filhotes de peixe. A ação é executada pela Unidade de Pesca e Aqüicultura da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) e vai beneficiar cerca de 400 famílias de pescadores da Colônia Z-28 que praticam a pesca no local como alternativa para gerar renda.

            De acordo com o engenheiro de pesca da Seaf, Roberto Maurício, a barragem de Pedro Moura encontra-se com volume de água entre 70 e 80% da sua capacidade – dados da Secretaria de Recursos Hídricos. “Esse indicativo é suficiente para o manancial estar na programação estadual de peixamento de açudes e barragens coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar”, avalia. 
Após, seis meses, explica Roberto Maurício, com alimentação natural à base de plânctons e com as orientações técnicas sobre a pesca, as famílias que moram no entorno da barragem poderão explorar a atividade para consumo próprio ou para a comercialização, gerando renda complementar.  

Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Chiquinha do Chaves anuncia aposentadoria

A atriz María Antonieta de las Nieves, que popularizou o personagem Chiquinha na série "Chaves" anunciou que se aposentará aos 61 anos porque já não encontra oportunidades de trabalho. "Me boicotaram nas cidades maiores e tive que ir trabalhar em povoados", afirmou a atriz em entrevista publicada pela revista mexicana "TV Notas".

Há alguns anos, a atriz teve um conflito judicial com o criador da série "Chaves", Roberto Gómez Bolaños, que lhe reivindicava os direitos da personagem Chiquinha. "Prefiro retirar-me do meio, estou cansada de brigar, já não posso nem trabalhar como María Antonieta de las Nieves. Mas, mesmo aposentada, nunca lhes darei os direitos", assegurou.
A atriz não acusou diretamente Bolaños por esse "boicote", mas reconheceu que o ator é uma pessoa "muito influente no mundo todo". Após quase toda uma vida na tela de televisão, María Antonieta garantiu que não quer aposentar-se, mas que se viu obrigada a tomar essa decisão.
"Não é que queira fazê-lo, mas também não mendigarei trabalho. Todas as coisas que fiz foram com dignidade, e, se Deus não quer que eu volte a fazer algo, estou preparada para enfrentar isso", concluiu.
Portal IG

Procon faz palestras em Fernando de Noronha


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, realiza nos dias 20 e 21 de junho, palestras educativas sobre o Código de Defesa do Consumidor no arquipélago de Fernando de Noronha. As explanações serão realizadas das 19h às 22h, no auditório da Escola Arquipélago Fernando de Noronha.
As palestras serão direcionadas para moradores, turistas e comerciantes da Ilha. O objetivo é esclarecer a população local sobre seus direitos como consumidores e os comerciantes sobre seus deveres nas relações de consumo.
A proposta é preparar a população para a chegada do PROCON, que vai instalar uma unidade do órgão na Ilha até o final do ano. 
SERVIÇO:        
Palestra educativa em Fernando de Noronha
Quando: 20 e 21 de junho de 2012.
Onde: auditório da Escola Arquipélago Fernando de Noronha
Hora: das 19h às 22h.
Público alvo: moradores, turistas e comerciantes da Ilha.

Procon/PE

Erundina decide continuar na chapa petista

A deputada federal Luiza Erundina, do PSB, afirmou nesta terça-feira que não irá abandonar a chapa de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, apesar da aliança selada entre os petistas e o também deputado federal Paulo Maluf, do PP, para as Eleições na capital.

Erundina foi escolhida para ser vice na chapa de Haddad, mas mostrou descontentamento com a aliança com o PP. Ela e Maluf travaram batalhas históricas na política de São Paulo. “Não sou de recuar, mas vou procurar marcar campo”, declarou a deputada do PSB em entrevista à Rádio Brasil Atual.

“É mais do que desconfortável, é constrangedor”, declarou Erundina sobre a aliança com Maluf. “A notícia da aliança chegou justamente no momento do ato entre meu partido e o PT. Ao saber da possibilidade de o Maluf estar compondo o apoio ao Haddad, foi um balde de água fria.”

Erundina prometeu fazer campanha para Haddad. Ela, no entanto, descartou dividir palanque com Maluf. “Não acredito que ele tenha coragem de enfrentar a massa num palanque. Ele se apresenta por trás das câmeras. Mas, se expor na sociedade, eu acho que a coisa fica mais difícil. Eu lamento, é desestimulante... Mas vamos manter o acordo do meu partido.”



TV Bandeirantes

Cancelado show da Fina Tonelada

A banda Fina Tonelada, que iria tocar amanhã (20) na Sala de Reboco, em um evento beneficente para o Hospital Tricentenário não vai mais, isso porque na referida casa noturna, só se toca Forró Pé de Serra MESMO, ainda mais em época junina.