sábado, 29 de setembro de 2018

Inclusão das pessoas com deficiência ainda é um desafio para Pernambuco

Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas que moram em Pernambuco convivem com algum tipo de deficiência. A estatística alarmante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo de 2010, reforça a importância de um maior cuidado com a população que representa 26,75% do estado. E esse cuidado deve vir na forma de políticas públicas que necessitam ser propostas, debatidas e implementadas com estrutura de orçamento e gestão.

Já dispomos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Nacional Nº13.146, de 6 de julho de 2015 é um avanço que enfrenta entraves na efetivação. Um bom exemplo é que o Brasil dispõe de 30 milhões de pessoas em idade para trabalhar, no entanto apenas 30 mil têm carteira assinada. Sem contar as adequações dos espaços públicos para acolher pessoas com deficiência com estrutura de rampa, audiodescrição e escrita em braille que ainda é insuficiente para atender a população.

Outro desafio que envolve a população com deficiência é o acesso à educação. Nessa direção, há alguns debates em curso na esfera do legislativo estadual. Um deles, previsto na Lei Estadual nº12.045/2001, trata da gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais às pessoas portadoras de deficiência física, sensorial e mental. Lembrando que o Censo de 2010 aponta quase 27% da população pernambucana com algum tipo de deficiência, mas apenas 20% está matriculada no sistema regular de ensino. O dado chama a atenção para a necessidade da criação de centros educacionais especializados afim de minimizar esse impacto e inseri-los.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade. Além do combate ao preconceito, a luta por espaços físicos com rampas e outros equipamentos que facilitem o direito de ir e vir da pessoa com deficiência é uma bandeira histórica do segmento.


Com informações da jornalista e radialista Adriana Amâncio

Obras de calçamento e pavimentação de ruas em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Urbanismo e Obras (Seurb), realizou, no período de 17 a 21 de setembro, ações de manutenção e regularização de vias em diversos pontos da cidade e da zona rural. Na área de manutenção de paralelos, equipes responsáveis executaram 65 intervenções, contemplando os seguintes bairros: Petrópolis, Indianópolis, José Antônio Liberato, Inocoop, Rendeiras, Morada Nova, Riachão, Maurício de Nassau, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, Vila Kennedy, Encanto da Serra, São Francisco, Cidade Alta, Divinópolis e Alto do Moura, o que corresponde à 16 bairros da zona urbana beneficiados, com um total de 5252,18m² de pavimento recuperado, 7,20m² de calçadas recuperadas e 8,69m de recuperação de meio fio.

Com as manutenções de saneamento/drenagem, foi totalizado um número de 34 intervenções em 12 bairros diferentes. Com os serviços finalizados, foram totalizados 147m de desobstrução, utilização de 96m de tubo, colocação de oito novas tampas e duas caixas, além da reforma de seis caixas e limpeza em 23 unidades.

Ainda percorrendo as localidades com serviços de regularização de vias não pavimentadas, as máquinas percorreram os bairros São João da Escócia e Maria Auxiliadora, regularizando um total de 13 vias e dois campos.

Em andamento, as equipes estão atuando em 11 pontos da cidade, com execuções em sete localidades, sendo elas: Severino Afonso, São João da Escócia, Salgado, Vila do Aeroporto, Rendeiras, 1º e 2º distritos.

Imprensa Caruaru

Domingo tem parada LGBT em Olinda


Concorrência do Vestibular da UPE

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a concorrência do seu Processo de Ingresso 2019 da instituição.

Os números referem-se a procura de candidatos por vaga entre cotistas e não-cotistas (universal). Para esse ano, 11.157 candidatos se inscreveram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 1.740 vagas, de 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

O curso de medicina, ofertado no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 39,75 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, com 30,75 candidatos por vaga e, em terceiro, medicina, no campus de Garanhuns, com 20,88.

No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de odontologia em Arcoverde com 32 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de medicina no campus de Serra Talhada com 28,50 candidatos por vaga e, em terceiro, o de enfermagem no campus de Petrolina com 18,50.

O presidente da CPCA/UPE, professor Ernani Martins, lembrou que os candidatos devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os locais de prova, que serão liberados a partir do dia 05/11. O documento poderá ser emitido através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

A novidade do Processo deste ano foi a criação dos cursos de Engenharia de Software, ofertado no campus de Garanhuns, e Administração, no campus Mata Sul (Palmares).

As provas da 3a fase do SSA serão realizadas nos dias 18 e 19/11 pela manhã. Já as provas da 1a e 2a fases da seleção acontecem nos dias 02 e 03/12, pela manhã e a tarde, respectivamente.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

Imprensa UPE

"É Meu Direito " realiza mutirão de documentos em Santa Cruz do Capibaribe

O município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado, recebe até hoje, 29, um de mutirão de documentos realizado pelo programa "É Meu Direito". A ação é promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e sua Executiva de Direitos Humanos (SEDH). Durante três dias a população terá acesso aos serviços de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, emitidas pelo programa Balcão de Direitos, além de 2ª vias de carteira de identidade e CPF.

Já no sábado, 29, a ação vai ser realizada na Associação de Moradores e Agricultores do Distrito de Paço fundo, situado no Distrito de Paço Fundo, das 8h às 12h. A estimativa é que mais de 500 pessoas sejam beneficiadas nos três dias de ação.

De acordo com o Secretário-Executivo, Eduardo Figueiredo, o programa É Meu Direito “tem o seu principal objetivo, dentro das pautas de política públicas, promover a descentralização dos serviços de cidadania ofertados para a população, aproximando-os do cidadão que mais precisa. É um verdadeiro compromisso de contribuição para garantir o acesso dos direitos fundamentais a está população”.

Criado pelo Governo de Pernambuco, em 2015, o programa É Meu Direito já beneficiou a vida de milhares de pessoas garantindo assim, os direitos da população. Só no ano de 2018, de janeiro a setembro, desde a sua última realização, foram contabilizados 26.051 atendimentos de cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais. 

É Meu Direito - Informações: 

LOCAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AGRICULTORES DO DISTRITO DE PAÇO FUNDO
ENDEREÇO: Distrito Paço Fundo – Santa Cruz do Capibaribe - PE
DIAS: 29 de Setembro de 2018
HORA: 08:00 às 12:00h

Serão disponibilizados os seguintes serviços:
 2ª vias de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito;
 2ª via da Carteira de Identidade;
 2ª via do CPF;
 Foto 3X4;
 XEROX;


Imprensa SEDH PE

Sondagens arqueológicas são realizadas no Alto da Sé antes de iniciar obra de abastecimento de água

Antes de iniciar os serviços para implantação de rede de abastecimento de água no Alto da Sé, no Sítio Histórico da cidade de Olinda, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando o trabalho de sondagens no solo onde haverá abertura de valas, em função do elevado potencial arqueológico e do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico do lugar. Foi pelo Alto da Sé que Olinda começou a ser povoada - e onde acredita-se que existia o antigo castelo de Duarte Coelho - área que, inclusive, foi pouco escavada até hoje. Por isso, as ações do projeto Olinda+Água são realizadas com muito cuidado e acompanhadas por uma equipe de arqueólogos, que está fazendo sondagens nas áreas, próximas ao meio-fio das calçadas, para investigar se há materiais arqueológicos que possam sofrer impacto com as obras de assentamento de tubulações. No Alto da Sé, esse trabalho começou pela Rua Bispo Coutinho, e depois seguirá para a Rua Saldanha Marinho, e Ladeiras da Misericórdia e da Sé.

Está previsto realizar dez sondagens nessas ruas, sendo quatro delas na Rua Bispo Coutinho, onde estão sediadas construções tombadas como o Reservatório da Compesa, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Passo da Sé e a Igreja da Misericórdia. Só na Bispo Coutinho serão assentados mais de 240 metros de rede para reforçar o fornecimento de água para essa região. A sondagem é feita numa pequena área no solo, onde o paralelepípedo é retirado e feita escavações, de dez em dez centímetros, e todo processo é registrado em fotografias e relatórios, e qualquer material arqueológico encontrado é catalogado. Até agora, nas sondagens no Alto da Sé foram encontrados pedaços de louça, ossos e um cachimbo. “Avaliamos o impacto no patrimônio arqueológico a partir das informações obtidas no levantamento etno-histórico associado à vistoria dos locais que sofrerão intervenções na obra. Onde estamos fazendo as sondagens, já há outros dutos existentes, como de drenagem, energia e telefonia, então já foram locais onde solo foi remexido até cerca de meio metro de profundidade”, explica a arqueóloga Gleyce Lopes, informando que as sondagens já foram realizadas também nas áreas do Monte e do Guadalupe.

De acordo com a arqueóloga, todo trabalho está previsto no Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, um dos requisitos para execução da obra do Olinda+Água no Sítio Histórico. O trabalho preventivo está permitindo diminuir os impactos de perda de informações e de identificação de artefatos arqueológicos, além de promover atividades de educação patrimonial junto à população nas áreas da obra. Desde que iniciaram as obras no Sítio Histórico, em junho deste ano, já foram encontradas peças com ornatos arquitetônicos, louças, azulejos e moedas do século 19 - achados que pertencem à União e ficarão sob guarda da Secretária de Patrimônio, Turismo e Cultura de Olinda (Sepac). A terceira etapa das obras do Olinda+Água está em andamento e busca regularizar o abastecimento de água nos bairros do Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Amaro Branco, Carmo, Varadouro, Santa Tereza e parte dos Bultrins. Só nesses bairros, até o mês de dezembro, serão implantados 25 quilômetros de tubulações, além de válvulas e macromedidores. O Olinda+Água recebe o investimento de R$ 150 milhões (valor atualizado), recursos viabilizados pelo Governo do Estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Imprensa Compesa
Fotos Aluísio Moreira


MRV Engenharia apresenta case de sustentabilidade na ONU

A MRV Engenharia marcou presença na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, durante programação paralela à 73ª Assembleia Geral da entidade, para apresentar seu case sobre como os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) estão alinhados dentro da companhia e geram valor para a marca. A apresentação foi realizada pelo diretor de Relações Institucionais, Raphael Lafetá, no painel “O futuro das cidades” juntamente com outros 18 projetos do setor privado brasileiro. Também representou a empresa o Gestor Executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, José Luiz Esteves.

A MRV é signatária da Rede Brasil do Pacto Global e o evento foi uma boa oportunidade para apresentar suas propostas de sustentabilidade empresarial a investidores internacionais e nacionais, além de representantes de agências das Nações Unidas. “Trabalhamos o tema há muitos anos, e em 2016 reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável nos tornando signatários do Pacto Global”, afirma o diretor Raphael Lafetá. “Hoje, as ODS estão presentes em nossas atividades, inclusive em nossa Política de Sustentabilidade e em nossa Matriz de Risco. Temos, também, uma Comissão de ODS, na qual os 33 setores da companhia desenvolvem indicadores de impactos para monitorar o andamento dos objetivos dentro da própria MRV”, finaliza.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos pelos países membros da ONU em 2015. São 17 Objetivos, 169 metas e 231 indicadores que orientam países e empresas na adoção de ações que visam acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e injustiças e combater as mudanças climáticas. Esse ano, o tema central Assembleia Geral da ONU foi "Tornar as Nações Unidas relevantes para todas as pessoas: liderança global e responsabilidades compartilhadas por sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis".

Caruaru: Alteração de itinerário da linha 133-Caruá


A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) informa que a linha 133-Caruá passará por alterações no itinerário a partir da próxima segunda-feira, 01. A linha irá atender o bairro Severino Afonso por meio das ruas João Batista de Lima e Panamericana, até a via local da BR 104. Já a avenida João Soares de Lira deixa de fazer parte do itinerário da referida linha. A mudança irá garantir que o serviço da linha 133 deixe de ser sobreposto ao da linha 114-Jardim Panorama/Via Jardim Boa Vista em cerca de 900 metros, além de aumentar a oferta de viagens no bairro Severino Afonso, com intervalos de 30 minutos.

Imprensa Caruaru

Lançada cerveja Petra Origem

O Grupo Petrópolis aumentou seu portfólio de cervejas e traz ao mercado a Petra Origem, uma Puro Malte feita com água de profundidade e seguindo a receita original da Serra de Petrópolis. 

Com o DNA Petra, já conhecido e apreciado pelos consumidores de cervejas especiais por seu padrão de qualidade, esta cerveja Puro Malte de alto drinkability acaba de chegar ao mercado do Nordeste, com composição equilibrada e de baixo amargor, adaptada ao paladar e clima quente da região. 

Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o lançamento terá embalagens retornável e descartável de 600ml, Lata Sleek 350ml, e Long Neck. 

“Esta cerveja Puro Malte surgiu como uma oportunidade de mercado para o Grupo Petrópolis, acompanhando as tendências do universo cervejeiro. A Petra Origem é nossa aposta para o Nordeste por ser uma bebida Puro Malte refrescante e com alto drinkability, chegando ao mercado com a qualidade da linha Petra, já conhecida entre os consumidores”, explica Eliana Cassandre, gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis.

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico Ironage, e a água Petra. Com sete fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 26 mil empregos diretos. 

Por meio do projeto AMA, promove plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.

Olinda qualifica professores para função de gestor escolar

Investir na educação tem sido uma meta constante na atual gestão do prefeito de Olinda, Professor Lupércio. Enquanto as unidades de ensino são requalificadas, professores da rede municipal receberam, nesta quarta-feira (26.09), no auditório do Palácio dos Governadores, o certificado do Curso de Formação em Gestão Pública da Educação por Resultados. A qualificação profissional é oferecida pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), e promovida pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda.

Mais de 200 membros do corpo docente participaram do curso, com 100 horas/aulas, realizadas, das 8 às 17h, durante os sábados de maio a agosto deste ano. Todos assistiram às aulas nas disciplinas de administração, aplicação e prestação de contas de recursos escolares, políticas públicas em educação, gestão democrática e coordenação do trabalho pedagógico da escola. Com a capacitação, os aprovados podem pleitear cargos de gestão escolar na rede de ensino. “É a primeira vez que um curso dessa qualidade é oferecido aqui. Isso traz a certeza de que vai contribuir bastante para melhoria da educação do município”, declarou a chefe do Departamento de Gestão Escolar de Olinda, Fernanda Barreto.

O secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, parabenizou o esforço de todos os envolvidos na promoção do curso e sabe que muitos dos atuais professores serão bons gestores de escolas no futuro. “Buscamos essencialmente a melhoria dos indicadores educacionais, que a cada ano vem evoluindo na nossa cidade”, ressaltou.

“A proposta da Prefeitura de Olinda em criar um curso de formação para gestores municipais é de fundamental importância para o professor que busca se qualificar, além de ser de extrema relevância para valorização profissional”, disse o professor Francisco Oliveira, que é pedagogo da Escola Alexandre Barbosa Lima, em Caixa D’água.

Imprensa Olinda
Foto Maior: Sandro Barros