sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Reformada e revitalizada, Paróquia de Fernando de Noronha celebra sua reinauguração


A Paróquia de Fernando de Noronha, Nossa Senhora dos Remédios, localizada no bairro que leva o mesmo nome, vai ser oficialmente reinaugurada neste domingo (1°), após passar por reforma. A cerimônia de reabertura promete ser um grande momento de celebração para os fiéis da ilha, com uma programação especial preparada para marcar a conclusão das obras de revitalização do templo.

A programação de apresentação será diversificada, começando com uma missa solene, às 20h, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Paulo Jackson, e o bispo-auxiliar, monsenhor Nereudo Freire, que darão boas-vindas a todos os visitantes e moradores da ilha. Diversos padres também foram convidados para participar do momento. O evento ainda vai contar com um recital e o sacramento de crisma dos jovens e adultos da comunidade. 

“A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é um dos patrimônios históricos e culturais mais significativos de Fernando de Noronha. O apoio da Administração na sua recuperação vai além da preservação de um edifício histórico; é um investimento no coração cultural e espiritual de Noronha, fortalecendo a identidade local da ilha. É com o coração cheio de gratidão e orgulho que celebramos essa conquista”, comemorou a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa.

A reforma, que visa melhorar a estrutura e garantir mais conforto aos paroquianos, incluiu a restauração de áreas internas, como o altar-mor e a sacristia, além da atualização das instalações elétricas e hidráulicas. Durante o período de obras, os fiéis assistiram às missas em um espaço montado na Praça da Mãezinha e em outras capelas no arquipélago.

Segundo o pároco da matriz, padre Wesley de Souza, a ajuda de todos foi essencial para a conclusão da restauração. “É uma sensação muito boa e, ao mesmo tempo que é trabalhoso, é prazeroso ver a obra acontecendo, além do empenho das pessoas, ilhéus, paroquianos, empresários e turistas. A reforma tem um pouquinho de todos e isso é lindo, é ver a graça de Deus acontecer. Só felicidade", disse o padre.

De acordo com a coordenadora de eventos da Matriz, Francismar Flor, é muito importante cuidar da paróquia por ser um ponto central de fé e um patrimônio para a comunidade da ilha.

“A importância deste zelo e desse cuidar representa muito para nós católicos aqui da Ilha, porque a nossa igreja é um patrimônio histórico de Fernando Noronha. Além de ser a nossa Matriz e a primeira igreja, ela sempre prevaleceu com o templo religioso nos tempos primordiais. Então, para nós paroquianos, é de suma importância a gente cuidar e zelar por esse patrimônio da ilha” enfatizou Francismar.

Aria Social apresenta “Concerto de Natal 2024” no Instituto Ricardo Brennand


O projeto Aria Social está em contagem regressiva para o “Concerto de Natal 2024”, que pelo terceiro ano consecutivo promete encantar o público de todas as idades. Com um repertório de clássicos natalinos, o espetáculo vai unir música e dança, contando com a interpretação de 78 artistas ligados ao projeto. As apresentações estão marcadas para os dias 7 e 8 de dezembro, às 17h30 e 19h30, na área externa da Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. 

Ao todo, 28 músicos, 44 bailarinos-cantores e seis solistas vão interpretar o concerto. Investindo na simbologia da festividade, o espetáculo revela a preparação para a tão esperada Noite de Natal, com o aparecimento de uma estrela brilhante que anuncia e guia os três Reis Magos até o local do nascimento do Menino Jesus. O evento, que já virou uma tradição na capital pernambucana, celebra o encerramento das atividades realizadas ao longo de 2024 pelo projeto Aria Social, que há três décadas transforma vidas por meio da arte-educação.

A bailarina e presidente do projeto, Cecília Brennand, que também responde pela direção geral do concerto, revela o sentido da terceira edição. “Muito longe daqui, mas na mesma noite dos nossos dias, a Estrela de Belém mantém uma bela lembrança que, de forma iluminada, representa a vinda de Jesus como a luz do mundo. É isso que interpretaremos, buscando emocionar e despertar a criança interior em todos para que, assim, possam encontrar o Menino Deus nos seus corações”.

*VIVENCIANDO A ARTE -* Com idades a partir de seis anos, os alunos do projeto Aria Social fazem parte de 44 turmas que recebem formação em dança clássica e moderna, iniciação musical - com flauta, violão e canto coral -, além de língua portuguesa, raciocínio lógico, teatro e empreendedorismo. 

A relevância da educação vai além do espaço da sala de aula. Ela se estende a todas as experiências fora desse ambiente. “O Concerto de Natal 2024 tem uma abordagem interdisciplinar, que possibilita aos alunos do Aria experimentarem teatro, música e dança, enriquecendo seu desenvolvimento pessoal e artístico”, comenta a maestrina e vice-presidente do projeto, Rosemary Oliveira, que também é diretora musical e regente da orquestra do evento natalino.

Já a diretora artística, Ana Emília Freire, responde pela coreografia do espetáculo. “Nosso coro tem um gestual que diferencia a apresentação, pois investimos em uma movimentação delicada, mas com muita emoção dos artistas, para representar a magia e o amor do espírito natalino”, explica a coreógrafa. 

Os ingressos já estão à venda pelo Guichê Web e custam a partir de R$ 50 pelo link: https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/concertodenatal. A renda será voltada para o próprio projeto social.

*Ficha Técnica do Concerto de Natal 2024*

Direção geral: Cecília Brennand
Direção musical e regência: Rosemary Oliveira
Direção artística e coreografia: Ana Emília Freire 
Participação coreográfica: Inês Lima

*SOBRE O ARIA SOCIAL –* O Aria Social é uma instituição sem fins lucrativos que atua na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo. Há mais de três décadas, o projeto vem garantindo a milhares de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares acesso a oportunidades com grande potencial de transformar suas vidas. Atualmente, o Aria atende 580 alunos da Região Metropolitana do Recife. Para contribuir com o projeto, é possível fazer uma doação via pix, com a Lei de Incentivo à Cultura (IRPF ou IRPJ) ou débito na conta de energia (Neoenergia): www.ariasocialcontadobem.com.br.

*Serviço:*

Concerto de Natal Aria Social 2024
Quando: 07 e 08 de dezembro de 2024
Horário: 17h30 e 19h30
Onde: Instituto Ricardo Brennand

Itamaracá recebeu lançamento do livro “Pernambuco: Folclore e Folguedos”


Na última quinta-feira, 28 de novembro, Itamaracá foi palco de mais uma celebração cultural com o lançamento do livro “Pernambuco: Folclore e Folguedos”, do artista visual Pedro Índio. O evento foi na EREM Alberto Augusto de Moraes Pradines, no bairro do Pilar, e contou com uma programação especial, incluindo um bate-papo com o autor, apresentação do grupo Nossa Cultura tem Som e distribuição gratuita de exemplares.

O livro, que homenageia as riquezas do folclore pernambucano como o Maracatu, Frevo, Pastoril e Ciranda, já teve outros lançamentos de destaque neste mês. No dia 17 de novembro, foi apresentado na Fliporto 2024, em Olinda, durante o último dia da Festa Literária de Pernambuco, no Mercado Eufrásio Barbosa. Na última terça-feira, 26 de novembro, foi uma vez de Nazaré da Mata, Terra do Maracatu Rural, recebendo o evento, consolidando a turnê da obra por importantes cidades pernambucanas.

Segundo Pedro Índio, “Pernambuco: Folclore e Folguedos” é uma celebração visual e textual das manifestações populares que compõem a identidade do estado. As páginas trazem ilustrações e textos que exaltam a energia vibrante do Frevo, a tradição do Pastoril, a força do Maracatu Rural e a ciranda de Itamaracá, terra conhecida por sua forte tradição nesse folguedo.

Além da distribuição de exemplares, o projeto busca promover o diálogo com as comunidades locais e incentivar a preservação da memória cultural pernambucana. “Este livro é uma ponte entre o passado e o futuro, um convite para a valorização do nosso patrimônio imaterial”, destaca o artista.

O evento em Itamaracá foi um marco na turnê, destacando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização das tradições populares do estado numa iniciativa viabilizada com incentivo cultural através da Lei Rouanet. Desenvolvido pela ADCE Produções Culturais com a Mirada Janela, “Pernambuco: Folclore e Folguedos” é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Neoenergia/Eletrobras.

Blog Taís Paranhos é finalista do Brasil Publisher Awards

 

Definitivamente o ano de 2024 está sendo de colheitas para o Blog Taís Paranhos. Após a chegada aos 6 milhões de acessos e aos 15 anos de existência, a nossa página acaba de ser nomeada Finalista do Brasil Publisher Awards – Categoria Melhor Site de Notícias em Pernambuco. A premiação acontece nesta segunda (02/12) no Hard Rock Café, em Curitiba, no Paraná.

O Brasil Publisher Awards (BPA) é a primeira premiação nacional dedicada a reconhecer os melhores sites, publishers e portais digitais do País. O objetivo da iniciativa é celebrar a relevância e o impacto dos sites de todo o Brasil, em especial, os regionais. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, os sites de notícias regionais desempenham um papel muito importante na Comunicação no País, oferecendo uma cobertura mais próxima e personalizada das realidades locais.

A premiação é promovida pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), em correalização com a ad tech PremiumAds. O BPA é uma iniciativa que reflete um ano inteiro de planejamento e colaboração. A análise foi pautada na qualidade do conteúdo apresentado, no impacto positivo gerado na respectiva categoria, na contribuição efetiva à população e na sustentabilidade das práticas adotadas.

O BPA também se destaca pelo apoio de renomadas entidades do setor como a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), ABMN (Associação Brasileira De Marketing e Negócios), ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais, AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital), AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) e o IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

"Nosso objetivo é valorizar e destacar o trabalho incrível de todos os sites que participaram, mostrando o impacto do jornalismo regional! Parabéns a todos que fazem a diferença no cenário local!" afirmou a postagem no Instagram oficial do Brasil Publisher Awards

Gratidão a Deus, à minha Família, especialmente aos meus pais, José Luiz e Valkiria, e à Taciana, que é parte de tudo isso. E claro, sem os nossos parceiros, amigos e leitores, não estaríamos nesse patamar!

Gratidão, dívida que não prescreve!

De maneira inédita, em Paulista shopping Norte Janga sedia campanha do 'Natal Sem Fome'



Para fortalecer o trabalho de atenção a pessoas necessitadas na época natalina, uma parceria inédita no Litoral Norte entre o shopping Norte Janga e a ONG da Ação de Cidadania de Combate à Fome vai realizar, de dia 02 até o dia 29 do mês de dezembro, das 8h até às 20h, uma campanha para o 'Natal Sem Fome'.

Serão colocados banners de aviso e colaboradores com panfletos na entrada principal do centro comercial, assim como na entrada principal do Mix Mateus do Janga para avisar a população sobre a campanha a qual terá seu ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza na tenda instalada no salão de eventos interno do shopping. Ainda serão recebidas nesse local peças de roupas em bom estado.

Para o coordenador municipal da entidade social de Ação da Cidadania de Combate à Fome, Aderbal Elias de Medeiros, é de suma importância que instituições privadas acolham atividades como a que será promovida no shopping Norte Janga.

"Esse é um trabalho que iniciou nos anos 80 através da Ação da Cidadania e Combate à Fome, fundada pelo sociólogo, Herbert de Souza, o Betinho, para mobilizar todos os segmentos da sociedade brasileira em busca de soluções para questões referentes à fome e miséria no país. Agradecemos à CEO da administração do shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, por acolher nosso pleito e dar o exemplo de forma inédita na região no sentido do apoio, colocando à disposição a estrutura do centro comercial para tal feito", ressaltou o representante da ONG.

"Estamos honrados por sermos contemplados em receber um trabalho social tão destacado no Brasil e que agora aporta em Paulista. O shopping Norte Janga como instrumento de bens e serviços, tem a responsabilidade de apoiar ações que levem benefícios a população mais necessitada. Estamos à disposição", concluiu a gestora do mall de compras, Dra. Cléia Alves.

De A a Zélia ou “In redó do buraco tudo é bêra”: A emocionante imersão no mundo de Ariano Suassuna

 

Quem mergulha no mundo armorial de Ariano sabe que vai entrar num universo onde entra João Suassuna, “um cavaleiro sem mancha e sem medo”; na fé em Nossa Senhora Compadecida; no Sertão de Taperoá; na máquina de escrever; nas músicas armoriais; no traje Sport Fino e no fardão da Academia Brasileira de Letras. Sem deixar de mostrar o amor por Dona Zélia de Andrade Lima Suassuna, filhos, netos e bisnetos. E coube ao neto mais velho, João Suassuna, ser o cavaleiro a defender publicamente o legado de Ariano.

“Olha, é um desafio, mas é também muito emocionante pra gente. Porque eu digo desafio, Ariano, ele disse numa passagem, numa conversa, ele disse, ‘olha, eu acho que é uma espécie de megalomania minha, mas eu acho que o povo brasileiro me incumbiu de uma missão, que é defender o nosso País, a nossa cultura e o próprio Povo Brasileiro’. E eu acho que a gente trazer uma exposição como essa também é uma espécie de megalomania. Tem que ser corajoso”, afirma Suassuna.

João Suassuna trabalhou duro ao lado de uma grande equipe e do coordenador, o publicitário Jader França. “O projeto veio de um sonho, de levantar um legado do nordestino, um legado da cultura nordestina. A gente vê que em tantos lugares todo mundo valoriza tanto seus artistas e aqui no Brasil nem tanto. Então eu fiz uma visita à Europa e visitei o museu imersivo e vi tantos artistas sendo consagrados, sendo homenageados. E alguns até vindo para o Brasil, nada contra eles, mas eu tenho gente muito melhor para ser homenageado. E a partir daí veio o desafio”, relata.

Mergulho Biográfico
- A imersão obedece a uma ordem cronológica. Uma das primeiras salas mostrou várias gotas vermelhas penduradas, representando o sangue de seu pai, João Suassuna (1886-1930), assassinado no Rio de Janeiro aos 44 anos em meio aos imbróglios políticos da Revolução de 1930. Ariano tinha apenas três anos e a ausência paterna trouxe mudanças para a família. Primeiro, tendo que sair da capital da Paraíba (hoje João Pessoa) para o interior e segundo, a morte do político acabou sendo determinante para a sua trajetória como escritor.

Outra sala que representou a infância de Ariano foi a chegada de um circo em Taperoá. O menino ficou tão encantado com as cores, músicas, brilhos, artistas, palhaços, trapezistas que chegou a planejar a fuga com a trupe. Sua mãe, Dona Rita de Cássia, descobriu a tempo e impediu o filho de virar circense. De volta ao lar, Ariano descobre a biblioteca de seu pai e aí sim, ele conhece o mundo através dos livros e isso determina o seu destino: a Literatura. Nessa sala imersiva estava a biblioteca (representada cenograficamente) e a cadeira de balanço que ele usava em sua casa (essa sim, real, retirada da sala de casa de Dona Zélia, viúva de Ariano).

Em outro espaço, uma grande árvore, com tronco de baobá e frutos de romã, representou a árvore genealógica da Família Suassuna, com os seis filhos, os netos e os bisnetos, alguns deles artistas, como Dona Zélia. A história do amor de Ariano e Zélia é um belo capítulo à parte, com 57 anos de casamento, de 19 de janeiro de 1957 até 23 de julho de 2014, data de seu encantamento, pois um mestre como Ariano não morre, se encanta e permanece vivo em sua obra.

Na década de 2000, uma de suas aulas-espetáculo virou meme. Alguém tentou “convertê-lo” e ele, de forma bem-humorada, cantou uma música que falava dos físicos Ernest Rutheford (1871-1937), que era neozelandês; e Niels Bohr (1885-1962), dinamarquês. Além de um cavalo morto - um animal sem vida - e que “in redó do buraco tudo é bêra”. O vídeo foi transformado em um funk (ou “funque”) e virou meme. Resultado: nessa exposição imersiva, transformaram o antigo meme num “brega funque” com direito a Bohr e Rutheford dançando passinho. Há quem diga que o mestre tenha se divertido com o “funque”. Mas isso eu esqueci de perguntar ao João Suassuna.

Auto da CompadecidaClaro que sua obra mais conhecida não poderia deixar de ser conferida. Com direito a atores interpretando a Compadecida e o Cristo Negro. Inclusive, quando a peça foi lançada, na década de 1950, foi uma polêmica terrível. Após séculos de um Jesus (um judeu, nascido na Palestina) sendo retratado como um branco europeu dos olhos azuis, ser retratado como afrodescendente. Detalhe: no filme que será lançado no final do ano, a Compadecida também é negra. E os preconceitos voltaram à tona. Será que o povo esqueceu que Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil - é negra?

Mas enfim, voltando à exposição...

Eu, durante a imersão, acabei me lembrando de que assisti as outras duas versões do Auto da Compadecida no cinema. A versão dos Trapalhões, ainda criança; e a versão clássica, na adolescência. E as comparações são sempre inevitáveis. Quando vi a versão do filme dos Trapalhões (1987), eu queria ver os mesmos personagens da TV e fiquei chocada quando João Grilo (Renato Aragão) tinha sido assassinado. Uma criança de nove anos vendo seu personagem da infância baleado por um cangaceiro. Na adolescência, vi a versão filmada em 1969 com Regina Duarte interpretando a Compadecida e a dupla João Grilo e Chicó sendo, respectivamente Armando Bógus (1930-1993) e Antônio Fagundes. Como já tinha lido o livro no colégio, eu já entendia melhor.

Enfim, eu não vou dar mais spoiler... “Spoiler não, antecipação, que meu avô não gosta de estrangeirismos!”, me avisou João. Corrigindo: Eu não vou antecipar mais nada dessa exposição. Vou é dizer pra vocês que a exposição tá linda e você mergulha no mundo de Ariano e do Auto da Compadecida. Ah! Mais uma coisa: Em exposição estava o Traje Sport Fino, preto e vermelho. Se Ariano estivesse fisicamente presente (ele teria 97 anos atualmente), certamente ele estava vestido nessa roupa especial, afinal, o Sport voltou à Série A do Campeonato Brasileiro... “Felicidade é torcer para o Sport”, dizia o mestre.

Ingressos e horários

Os ingressos custam R$ 35 (meia), R$ 70 (inteira) e R$ 175 combo família (quatro ingressos) de segunda a quinta; e R$ 40 (meia), R$ 80 (inteira) e R$ 200 combo família (quatro ingressos) de sexta a domingo. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever (https://feverup.com/m/258242) e no App do RioMar Recife. O horário de funcionamento da exposição é das 9h às 22h de segunda a sábado, e das 12h às 21h nos domingos e feriados.

Serviço
Exposição "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso"

Local:
Espaço de Eventos – Piso L3 (mesmo nível da Praça de Alimentação)
RioMar Recife - Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife
Data de estreia: sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Em cartaz até o dia 30 de janeiro

Horário:
Segunda a sábado, das 9h às 22h;
Domingos e feriados, das 12h às 21h.