quarta-feira, 22 de março de 2023

Márcia Conrado prestigia a volta do Programa de Aquisição de Alimentos com Lula


A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a capital pernambucana, nesta quarta-feira (22). Lula anunciou, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 no âmbito do Fome Zero. Mais de 100 prefeitos assistiram a cerimônia.

A principal novidade está no aumento do volume de acesso para agricultoras e agricultores familiares. O programa tem como objetivo contribuir para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, fortalecendo também a produção de alimentos da agricultura familiar. A ação incentiva o setor adquirindo por parte dos órgãos públicos produtos cultivados pela agricultura familiar.

No novo PAA, o valor individual que pode ser comercializado pelas agricultoras e agricultores familiares será reajustado. Além disso, haverá facilitação do acesso a indígenas, povos e comunidades tradicionais e maior participação das mulheres na execução do programa no conjunto das modalidades oferecidas.

No evento, o presidente divulgou ainda a reinstalação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e assinou decreto para a criação do Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais.

“Nós voltamos a governar esse país para mudar a sua história. Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer. Não vou desistir antes de cumprir a profecia de que esse povo tem que comer três vezes por dia. O que nós anunciamos hoje é um passo muito importante na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e sobretudo do que trabalha na agricultura”, declarou o presidente Lula.

Imprensa Amupe 

A 7ª Conferência Distrital de Saúde de Fernando de Noronha aconteceu com representação de vários segmentos da ilha


A Administração de Fernando de Noronha realizou, ontem e hoje (21 e 22), a 7ª Conferência Distrital de Saúde, com o tema “Defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, com a participação de convidados e da população. Antes do início do evento, aconteceu a eleição dos novos membros do Conselho para o biênio 2023/2025, que irão representar a população nas questões ligadas à saúde distrital. 

O Conselho Distrital de Saúde de Fernando de Noronha (CDSFN) é composto por oito pessoas. Foram eleitos dois representantes dos trabalhadores (Maria Tereza Pinheiro e Moana Matias) e os suplentes Melquíades de Carvalho e Brenny Veríssimo, além de representantes da sociedade civil, através de entidades representativas da ilha (APN, ACITUR, GCD e ABATUR), e outros dois que serão indicados pela administração. A posse será realizada em agosto deste ano. 

Para o atual presidente do conselho, Antônio Gomes, "a eleição foi bastante representativa, ao lado da sociedade civil, representada pelas entidades, e, no plenário, por representantes de todos os segmentos". 

Após a eleição, houve a abertura da conferência, que, este ano, homenageou a dona Eunice Oliveira, ex-conselheira distrital, e seu falecido marido, Francisco Oliveira, ex-administrador adjunto,  conhecido como Chiquito. “Eu fiquei feliz por mim e muito mais pelo Chiquito, meu marido Francisco. Quando fui chamada, eu falei pra ele: 'eu preciso trabalhar para o povo, porque sempre se diz assim, trabalhar tem que ganhar, mas eu não vou atrás de ganhar, porque fazer é bem melhor do que receber'”, disse dona Eunice, emocionada. 

O segundo dia começou com a mesa de abertura, composta pela gerente da 1ª Regional de Saúde de Pernambuco, Polyanna Christine; pelo assessor de Planejamento, Antônio Moura; pela superintendente de Saúde da Administração de Fernando de Noronha, Isabel Sobral, e pela especialista em Saúde Pública, Flávia Karina Wanderley, que deu uma palestra sobre "Controle Social e Governança no SUS". 

“Nosso objetivo aqui é trazer instrumentos, ferramentas e conhecimentos para que todos exerçam bem o seu papel dentro do Conselho de Saúde de Fernando de Noronha, sempre pensando que a saúde é produzida com a colaboração de usuários, trabalhadores da área e a gestão do Sistema Único de Saúde", afirmou Flávia.

Durante o segundo dia, a população pôde participar de grupos de discussão, separados por temáticas, com o objetivo de avaliar e debater as políticas públicas relacionadas à saúde empregada no distrito. Para essa participação, a comunidade se inscreveu previamente, entre eles os que ficaram na condição de delegados (representantes de usuários e trabalhadores), que tiveram direito à voz e voto, e os observadores e convidados, que participaram colaborando com sua opinião, enriquecendo os debates.  

Cada grupo/eixo temático selecionou quatro propostas. Ao todo foram aprovadas pela plenária  15 propostas e estas serão apresentadas e debatidas  na Conferência Estadual de Saúde,  que acontecerá em maio, no Recife. Se algumas dessas propostas forem aprovadas na etapa estadual, vão ser levadas para a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, no mês de julho. Vale ressaltar que as propostas aprovadas na Conferência Estadual devem ser colocadas em prática como política pública de saúde do distrito em dois anos, a partir do plano plurianual do Governo de Pernambuco.

Parte das propostas estavam vinculadas à realidade da ilha, como ampliação do quadro profissional, implantação de um Núcleo de Saúde Mental, com estrutura similar ao Caps,  aquisição de ambulância 4X4 para o Samu e implantação de uma Farmácia Hospitalar. Alguns temas dizem respeito a anseios mais abrangentes, a exemplo da regularização da atividade do agente comunitário de saúde, reestruturação das equipes de saúde, entre outros. 

A superintendente de Saúde de Noronha, Isabel Sobral, avaliou que a 7ª Conferência de Saúde de Fernando de Noronha foi super positiva. “Tivemos mais inscritos do que a gente esperava, mais mais de 100 pessoas, divididas por eixos temáticos. A eleição foi supertranquila. A conferência é uma grande oportunidade da população estar mais junto da gestão, propondo, construindo e pensando na melhoria do sistema de Saúde”, concluiu.

Imprensa FN

Teatro na Escola: Conheça oito benefícios que essa arte traz para os alunos

Caros jornalistas,
Segue sugestão de pauta 
Informações à imprensa - Fernanda Carvalho | Oficina Comunicação
(81) 98197-9950

**

Para exaltar a importância dessa linguagem artística, no próximo dia 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do Teatro, arte milenar que consegue desenvolver o ser humano de forma integral, além de ensinar sobre sociabilidade e de ajudar as pessoas a perder a timidez. Dentro da escola, as aulas de teatro vão muito além da brincadeira e da interpretação, desenvolvendo habilidades que os estudantes podem levar para a vida inteira, tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional, como a criatividade, a comunicação e o autoconhecimento.

Professor de teatro do Colégio GGE, Luiz Felipe Vidal avalia que estimular os alunos a entrarem em aulas de teatro pode desenvolver o estudante de forma integral. “Desenvolve corpo, mente e as emoções. Dentre os muitos exercícios promovidos nas aulas, destacamos os jogos teatrais como atividade promotora da socialização, interação e estímulo da criatividade”, pontua, explicando que, sobretudo, se for levada em consideração a juventude, a arte pode ser ainda mais benéfica. “Isso porque é nesse ciclo que os jovens passam por inúmeras dúvidas, indecisões, medos e anseios, comuns nessa fase da vida”.

Nesse sentido, Felipe acredita que o teatro vem como um instrumento não apenas de ensino-aprendizagem, mas de estímulo a diversos outros aspectos. “Com o teatro, desenvolvemos a criação, o autoconhecimento, a descontração e habilidades psicomotoras, que são indispensáveis para estimular as tomadas de decisões, raciocínio lógico e estreitamento das relações socioafetivas de forma resiliente e empática”, pontua.

As aulas de teatro desenvolvem:

1. Mente
2. Corpo
3. Emoções
4. Criatividade
5. Autoconhecimento
6. Aspectos psicomotores
7. Raciocínio lógico
8. Relações socioafetivas

Saúde do Paulista realiza evento em alusão ao mês de combate à tuberculose

Com o objetivo de fortalecer a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cura da tuberculose, a Secretaria de Saúde do Paulista irá realizar uma atividade voltada para a temática. Em alusão ao mês de combate à tuberculose, será realizado o III Simpósio de Vigilância Epidemiológica, com o tema: “As Particularidade do Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose Infantil”. O encontro será na próxima quinta-feira (23.03), das 8h às 12h, na Uninassau-Paulista. 

De acordo com a organização, o público alvo abrange os médicos, enfermeiros e dentistas da Rede Municipal de Saúde, com a participação da Dra. Rita de Cássia Coelho Moraes de Brito. O tema foi escolhido por conta da tuberculose infantil ser considerada uma realidade que precisa de atenção, com singularidades para o diagnóstico e tratamento. 

Com as ações alusivas ao mês e Dia Internacional da Tuberculose, o município do Paulista une forças às ações estaduais, nacionais e mundiais para reduzir a doença. O evento foi planejado e organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Coordenação do Programa Municipal de Controle e Prevenção da Tuberculose.

Imprensa Paulista PE 

Vistoria de veículos de transporte de passageiros começa no dia 3 de abril, em Caruaru


A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) informa que, a partir do dia 3 de abril, os proprietários de veículos de transporte de passageiros deverão ficar atentos para o início do período para a vistoria do exercício 2023.

A ação será realizada na sede da AMTTC, localizada na Avenida Gregório de Matos, 401, no bairro Petrópolis. Para outras informações, os condutores devem ligar para (81) 3723-2838 ou (81) 98384-5097.

Os proprietários dos modais de transporte escolar, mototáxi e táxi já podem solicitar a autorização do pagamento do alvará na autarquia.

Imprensa Caruaru

#VCNoBlog Maybi Machacalis

A Maybi já apareceu algumas vezes no nosso blog, pois é uma talentosa artista plástica. Agora ela está estudando Jornalismo e sua primeira matéria vai ser publicada aqui. Pena que a notícia é trágica. Mas Jornalismo é assim mesmo:

Senhor Ozório, mais conhecido como Caburé, morador das “Popular Nova” em Itanhém é encontrado boiando em represa próximo a sua residência.

 Vizinho que prefere não se identificar relatou  que no domingo,19/03, Caburé estava bebendo e foi com “um povo” para a represa, e as pessoas presentes, sendo uma delas sua filha mais velha, viram ele se debater, mas como ele era muito “palhaço” pensaram que ele estava brincando e foram embora deixando-o no local.

No dia seguinte, 20/03/2023, seu corpo foi encontrado sem vida, boiando na represa, por pessoas que passavam por lá. “Caburé era um senhor bacana e muito engraçado, quando estava alcoolizado falava abobrinhas com as pessoas ao redor, mas o que falava não era coisas de se levar para o lado pessoal. Gostava muito dele.”, relata vizinha. 

O senhor Ozório trabalhava no PSF1 de Itanhém como vigia. Deixa esposa, duas filhas já adultas e dois netos. A população, encontra-se em choque com o ocorrido.

Paulista realiza ação em saúde bucal

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, a Prefeitura do Paulista realizou, na última segunda-feira (20.03), um trabalho educativo em parceria com a Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves (UPA), localizada em Jardim Paulista Baixo.

Na ocasião, uma equipe de Agentes de Saúde Bucal (ASB) da Prefeitura deram palestras sobre a saúde bucal e fizeram a distribuição de kits com escovas de dentes e folders contendo informações de locais onde tem atendimento odontológico gratuito na região à população. 

Para o dentista da UPA e também coordenador do serviço de saúde bucal de Paulista, Pedro Petribu, ações como essas são muito importantes, pois permitem aos usuários dos serviços de saúde tirar dúvidas sobre a higiene bucal, como fazer a escovação correta e como utilizar adequadamente o fio dental, entre outras.

“Além dos esclarecimentos acima citados, orientações referentes à utilização de próteses dentárias e informações sobre algumas patologias bucais estiveram à disposição para todos os presentes”, frisou o Dr Petribu

Já a superintendente de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do município, Rosário Holanda, destacou que a parceria entre as instituições foi de muita valia, pois a saúde bucal é essencial para todas as pessoas. “Quando se tem hábitos que ajudam no cuidado e preservação dos dentes e da boca se evitam doenças que afetam o coração. Além disso, tem os aspectos de evitar a cárie e o mau hálito”, concluiu a servidora municipal.   

Imprensa Paulista PE 


Made Pernambuco homenageia o Mestre Nena em sua 10ª edição


A Mostra de Artesanato, Arte e Design (Made Pernambuco), aporta no Piso L1,  do Shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, com entrada gratuita, entre os dias 10 e 24 de abril. Nesta 10ª edição, o evento vai destacar a arte inspirada no barro, tendo como homenageado o Mestre Nena, artesão e ceramista, consagrado como herdeiro das tradições do barro do município do Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa busca valorizar os artesãos regionais, com produções exclusivamente pernambucanas. Aproximadamente 61 expositores estarão no evento.

São artesãos e artistas, que como Nena, possuem diversidade criativa, com peças produzidas à mão; a maior parte das obras são sustentáveis e apresentam traços culturais, contemporâneos e tradicionais. O evento oferece opções para todas as idades, entre os segmentos, reciclados, madeira, papel, metal, cerâmica, porcelana, telas, artigos para crianças, acessórios, vestuário e calçados. 

Conhecido como Mestre Nena, Severino Antônio de Lima, nasceu no dia 15 de junho de 1964, na Vila das Mercês, distrito do Cabo de Santo Agostinho. É pai de dois filhos e avó de 5 netas. De ajudante a oleiro experiente, Nena que se dedicou décadas de sua vida à fabricação da cerâmica utilitária, introduziu outras habilidades, atualmente produz vasos, pêndulos, castiçais entre tantos outros objetos utilitários e decorativos.

“Estamos felizes em homenagear nesta edição o Mestre Nena, grande ícone ceramista da cultura pernambucana e que tem uma história rica, um homem que sempre se dedicou no que faz. A edição 10 é inspirada no estilo do barro, com certeza quem é artesão e artesã, tem um pouco de inspiração no nosso homenageado, que ainda vai fazer muito em favor da nossa cultura”, finaliza a designer e artesã, Taciana Pontual, organizadora da feira Made Pernambuco. Ainda de acordo com ela, a expectativa é que mais de R$1 milhão de reais circule entre o período da feira. 

Mestre Nena cresceu acompanhando o trabalho desses oleiros e de grandes mestres artesãos, como Celestino José Mota Filho, o seu Celé, um dos precursores no Cabo de Santo Agostinho. Os caminhos para a construção do artista têm início depois que ele perdeu o pai, ainda quando era criança. Nena foi morar com os avós no Mauriti, local que já nos anos 1960 se destacava pela concentração de olarias e pela produção em cerâmica.  Aos dez anos de idade, o Mestre já tinha o barro como ocupação, quatro anos depois já estava assumindo compromissos financeiros de estudo dele e dos irmãos mais novos.

Faz parte desta edição também: Acessório Ramifica, Adrianne Barros, Algo Ateliê, Anas Acessórios, Arterial, Ateliana, Ateliê Mogno, Bacaro Borges, Baudoin Design, Bolsas B Up, Brinqueco, Cabrera, Caju Clo, Catharine Torres, Claudia Couto, Claudia Pontual, Cristine de Holanda, Croá, Daniel Lau, Dengo da Mamãe, Diego Martins, Dona Chica, Essencial Design, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, Gmc Ateliê, Guida Marques e Jailson Marcos.  

Além de Jonas Moreno; Kokedamar, Lavand'alma, Leandro Loureiro, Léo Pinheiro, Lú Pontual, Lúcia Fireman, Luciane Casagrande, Lum Luz, Marcelo Tavares, Marcos Duarte, Maria Ribeiro, Marize Patchwork, Oficina de Formas, Palmeiral, Panos e  Cores, Patricia Barros, Paulette Maranhão, Ronaldo Fonseca, Rosana Kitover, Rosélis Alves, Saad Decorações, Simone Andrade, Simone Maior, Studio Lama, Tacy Pontual, Tramandoarte, Vânia Coutinho e Wunderbar.

Pelo segundo ano, MC Thammy recebe o prêmio de melhor MC mulher do Brega Awards



Sucesso na música e nas redes sociais, a MC Thammy conquistou nesta terça-feira (21) a premiação do Brega Awards na categoria "Melhor MC Mulher". Estavam disputando o prêmio as MCs Laryssa Real, MC Myres, Milly Explosão e Rayssa Dias.

A cerimônia aconteceu no Teatro Santa Isabel, localizado no bairro de Santo Antônio no Centro do Recife. 

Thammy, que está atualmente em São Paulo, não conseguiu comparecer ao evento. Mas seu pai esteve presente para receber e fez um discurso muito emocionante, dizendo o orgulho que sente da filha e reforçando o apoio que dá a ela em um segmento que é tão discriminado e preconceituoso, ainda mais paras a mulheres, levantando a bandeira da valorização das mulheres no brega funk.

Thammy Caroline é pura intensidade. Natural de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a jovem divide o tempo entre a carreira de cantora e suas produções para as redes sociais. Formada em Logística, a artista venceu o preconceito ao ser uma das poucas mulheres MCs, no Recife. A MC Thammy é um dos exemplos de como as mulheres estão ganhando espaço no brega-funk. 

Com quase dois milhões de seguidores no Instagram, a loira usa toda sua sensualidade e expressão corporal para compartilhar conteúdos nas redes sociais. Após bombar com o canal do Youtube, a jovem recebeu o convite da produtora “Love Funk”, de São Paulo para lançar sua primeira música, em meio à pandemia e já é sucesso com hits que atingem milhões de visualizações com poucos dias de lançados. 

A cantora, dançarina e influencer digital, já lançou faixas como Me acabo, o seu primeiro sucesso, Barbie bandida e participou de Acabou água toma banho de leite sucesso que viralizou nas redes de todo o país. Além dessas músicas, a cantora lançou Pingo de Chuva, com a feat de G15, Sócias com feat de Laryssa Real e Robertinho CL, Sigilo Garantido, Amante do Teu Marido e Só da o Magrinho, com Anderson Neiff. Thammy colaborou com nomes como MC 3L, MC Lya, O Brutto e Tinho do Coque, totalizando cerca de 21 feats.  

Recentemente, a cantora e influencer digital lançou o clipe da música “Nevou Aí Molhou Aqui", parceria com DJ BR da Tijuca. O clipe pode ser assistido no canal do YouTube da produtora Love Funk. Thammy vem realizando grandes trabalhos, como o mais recente “Sem Aliança no Dedo (Piseiro)”, música em parceria com Tainá Costa, MC Xenon e MK no Beat.
A MC integra o casting da Aloha Influencer, agência fundada pelo empresário Fábio Trindade.

Assessor da vereadora Carol Gonçalves sofre intimidação de outro vereador durante sessão ordinária na câmara de Toritama


Nesta quarta-feira (22), a sessão ordinária da câmara de vereadores de Toritama foi marcada por discussão e bate-boca entre os parlamentares. Na ocasião, o assessor da vereadora Carol Gonçalves chegou a ser intimidado pelo vereador Edijan Enildo, que exigiu aos gritos que o profissional se retirasse da plenária. 

De acordo com a vereadora Carol Gonçalves, a situação aconteceu após o discurso do vereador Edijan, que teria alegado irregularidades no uso das diárias por parte de Carol. Entretanto, quando o assessor da parlamentar tentou indicar que ela teria o direito de resposta, já que havia sido citada, acabou sendo repreendido de forma agressiva pelo vereador Edijan, que utilizou falas como “sente ali”, “seu lugar é ali sentado”.

A discussão seguiu de forma calorosa, e chegou a ser filmada pelo próprio assessor da vereadora Carol Gonçalves, que divulgou o vídeo nas redes sociais. A parlamentar destaca que em momento algum o assessor agiu contrário às suas atribuições. “O papel do meu assessor é o de me auxiliar durante a sessão plenária. O que aconteceu aqui na câmara hoje é inaceitável, estamos falando de um parlamentar que não respeita o trabalho de um profissional e que agiu de forma arrogante. Saí em defesa do meu assessor e da minha equipe, e a única coisa que  exigi foi o respeito,” destaca a vereadora.

Sobre o assunto das diárias, Carol explica que há uma movimentação para distorcer os fatos e enganar a população. “Tanto o vereador Edijan como outros parlamentares da casa utilizaram do seu tempo na tribuna para compartilhar informações falsas sobre o meu mandato, hoje tenho orgulho de dizer que sou uma das parlamentares que menos gastou com diárias aqui na câmara, e que cada uma das diárias que peguei foi com o objetivo de trazer algo em troca para a população de Toritama,” pontua.

Confira quanto cada vereador de Toritama vem gastando com diárias: https://transparencia.toritama.pe.leg.br/diarias.php

Ações da Compesa em Santa Cruz do Capibaribe


As equipes de manutenção finalizaram na tarde desta quarta-feira, (22), os serviços de recuperação na adutora de Tabocas, que se rompeu no último sábado após falta de energia. Com isso, o abastecimento em Santa Cruz do Capibaribe, em Pão de Açúcar (distrito de Taquaritinga do Norte) e em São Domingos (distrito de Brejo da Madre de Deus), está retornando gradativamente, e em até 24 horas, estará regularizado.

Nos bairros São Jorge e Rio Verde, além dos 15 carros-pipa disponibilizados para ajudar na limpeza das residências, a Companhia realizou visitas a mais de 100 imóveis em situação vulnerável, para conferência das cisternas e abastecimento com água potável.  

Ao todo, 30 colaboradores estão realizando a manutenção das Estações Elevatórias de Esgoto, nos bairros Malaquias Cardoso e Santo Agostinho e a limpeza do Rio Capibaribe e riachos que passam pela cidade de Santa Cruz do Capibaribe, além da manutenção de 18 quilômetros de rede coletora de esgotos, que ficou sobrecarregada após as enchentes.

No centro da cidade, foram realizados reparos nas redes de distribuição de água, que foram danificadas. “Estamos com várias frentes de trabalho em Santa Cruz do Capibaribe, para que até o final desta semana a população mais atingida, já esteja em uma situação mais confortável, essa é a nossa prioridade nesse momento”, explica o gerente de Unidade de Negócio, Antônio Freire.

O calendário de abastecimento atualizado está disponível para consulta no site https://servicos.compesa.com.br/calendario-de-abastecimento-da-compesa/.

Imprensa Compesa Agreste

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para curso básico de Power BI voltado para servidores



A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), está com inscrições abertas para o Curso Básico de Power BI, pelo programa de Formação e Qualificação Continuada (PFQC), voltado para os servidores municipais. A formação é gratuita e destinada aos servidores que atuam em serviços direcionados à análise de dados na prefeitura de Caruaru e que necessitam aprender conceitos básicos do software.

Para esta capacitação específica, é exigido que o servidor tenha concluído o Módulo 2 do Curso de Informática Prática na Escola de Governo ou Excel intermediário em outras instituições. É necessário estar com a matrícula ativa no município. Outra exigência, é que o servidor não esteja gozando de nenhum tipo de afastamento do trabalho, como, por exemplo, licenças e férias. As inscrições estão sendo recebidas através do site www.escoladegoverno.caruaru.pe.gov.br .

O curso será dividido em duas turmas, uma nas segundas e quartas e outra nas terças e quintas. Sendo assim, as aulas iniciam no dia 27 de março (para a turma 1) e no dia 28 de março (para a turma 2), sempre das 13h às 17h. A capacitação tem carga horária de 20 horas e será realizada na Escola Municipal Professor José Florêncio Leão, que fica na Travessa Piauí, no bairro Nossa Senhora das Dores.

*Serviço:*

Curso Básico de Power BI
*Inscrições:* www.escoladegoverno.caruaru.pe.gov.br
*Dias:* 
. Turma 1 (segundas e quartas) – início em 27.03.2023
. Turma 2 (terças e quintas) – início em 28.03.2023
*Horário:* Das 13h às 17h
*Local:* Escola Municipal Professor José Florêncio Leão. Endereço:Travessa Piauí, Bairro Nossa Senhora das Dores.
.*Carga horária:* 20 horas

Imprensa Caruaru 

Religiosas da Instrução Cristã, conhecida como Damas, completa 200 anos


Com destaque no setor educacional de Pernambuco, as Religiosas da Instrução Cristã completam 200 anos de fundação no próximo dia 25 de março. De origem belga, as irmãs Damas, como são carinhosamente conhecidas, chegaram ao Estado em 15 de outubro de 1896 e fundaram diversas unidades pelo país. As comemorações serão realizadas no Colégio Damas, no bairro das Graças, no Recife (PE), sede da congregação religiosa no Brasil.

Além do Colégio Damas, as Religiosas da Instrução Cristã (RIC) também são mantenedoras da Faculdade Damas, da Escola Nossa Senhora das Graças e do Centro Social Dom João Costa, todos no Recife; do Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vitória de Santo Antão; do Colégio Santa Cristina, em Nazaré da Mata; e do Colégio Santa Sofia, em Garanhuns, que formam a Rede Damas Educacional somadas a outras unidades pelo país, além de uma comunidade religiosa em Sertânia e o Centro de Evangelização em Aldeia. 

Os eventos comemorativos começarão na próxima segunda-feira (21) e se estenderão até o dia 28, quando será realizada uma sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife. O ponto alto da comemoração será a Missa em Ação de Graças, no dia 25 de março, no Ginásio do Colégio Damas, celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e concelebrada por diversos bispos e padres.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Celebração Eucarística em Ação de GraçasDia: 25 de marçoLocal: Ginásio do Colégio Damas Horário: 17h30Link para confirmação de presença: https://rededamas.questionpro.com/200anosRIC

Transmissão da missa pelo canal do YouTube das Religiosas da Instrução Cristã / Link: Celebração dos 200 anos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã - YouTube

Sessão Solene Dia: 28 de marçoLocal: Câmara dos Vereadores do RecifeHorário: 17h

HISTÓRICO NO BRASIL
Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. São mais de 16 mil alunos sendo formados de maneira integral e para fazerem a diferença no mundo.

De origem belga, a Rede Damas Educacional vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) que é o de "Consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente a serviço da juventude, em toda parte, onde possamos cooperar na propagação da Glória de Deus”. A fundadora foi Inês Margarida Verhelle, que depois ficou conhecida como Madre Agathe. Entre as virtudes dela estão a coragem, humildade, espírito missionário e perseverança inabalável. As primeiras irmãs chegaram ao Brasil, em 15 de outubro de 1896, e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda/PE e depois se transferiu para o Recife.  

Além de Pernambuco, a Rede Damas Educacional está presente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná. No Recife, está sediado o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem como objetivo atender às unidades de forma a padronizar processos e serviços para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, facilidade na comunicação entre os setores e suporte para gestão e expansão das atividades.


Compesa promove ações de plantio no município de Bonito


Dentre as ações realizadas em alusão ao Dia Mundial da Água, a Compesa promoveu uma ação com visita técnica guiada e plantio de mudas de ipê roxo, espécie de árvore nativa muito indicada para ações de reflorestamento e preservação ambiental, na Estação de Coleta e Tratamento de Esgoto, do distrito industrial da cidade de Bonito. 

Participaram das atividades, os colaboradores do setor de Controle e Meio Ambiente da Fábrica Yazaki, instalada no distrito. “Nosso como objetivo foi demonstrar e discutir a importância da vegetação para preservação dos recursos hídricos e o empenho da Compesa em assegurar um tratamento de qualidade para a água após seu uso”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Tiago Grassi.

Imprensa Compesa Agreste

50% das Empresas Brasileiras oficializaram o Home Office e isso trouxe alterações na saúde


 Segundo o relatório da FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), mais da metade das empresas (56,6%) experimentaram o home office ao longo da pandemia de forma parcial ou total, incluindo os que já adotavam essa modalidade antes do isolamento social. Os destaques ficam por conta dos setores da indústria e de serviços, cuja adoção foi de 73,3% e 62,7%, respectivamente. 

Essa realidade é reflexo do isolamento social, que fez surgir um novo cenário no mundo do trabalho: conectado, independente da localização. Hoje o home office mudou o hábito de vida das pessoas, em algumas situações para pior. Algumas infelizmente engordaram, deixaram de praticar atividades físicas e se tornaram mais estressadas.

 A alimentação é um ponto importante: quem trabalha em casa tem que respeitar os horários das refeições e não "beliscar". Deve evitar itens calóricos e gordurosos e tentar organizar seu horário para finalizar o trabalho, pausá-lo e também para inserir a atividade física em seu cotidiano. 

Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado em março de 2021, grande parte dos brasileiros passou a ficar mais tempo em casa e teve muitos dos seus hábitos modificados, o que levou a alterações no peso corporal.

Segundo o nutrólogo Diego Pascaretta, algumas dicas podem ajudar a quem continua no "home":

Trabalhe longe da cozinha;
Não passe o dia tomando café;
Não substitua almoço por lanche;
Estabeleça horários para se alimentar;
Beba mais água;
Atenção às escolhas nas compras de supermercado: privilegiar itens mais naturais, integrais, lights, frutas e verduras.

Sindloja recebe reunião da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil


O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) sediou na manhã desta quarta-feira (22) uma reunião da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB), uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal fomentar o estreitamento dos laços entre Brasil e China. Participaram do encontro o presidente do Sindloja, Augusto Costa, o gerente geral da CCCB, Arthur Guimarães, o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcanti, e diretores do Sindloja e CDL. 

Um dos objetivos da reunião foi apresentar como é o funcionamento da câmara e como ela pode apoiar os lojistas para fazerem negócios com o mercado chinês. “A câmara é uma ponte entre os dois países. Estamos aqui para conhecer melhor sobre as demandas que as empresas de Caruaru tem com relação ao mercado chinês, seja para comprar produtos ou exportar produtos, e como a câmara pode prestar apoio futuro e abrir caminhos com relação à China”, explica o gerente da CCCB, Arthur Guimarães. 

Está sendo estudada a viabilidade de criar uma sede da CCCB em Pernambuco, tendo em vista o potencial econômico do Estado para negócios em vários segmentos. Atualmente, a câmara possui núcleos em Minas Gerais, São Paulo, Pará e Shangai, contribuindo para geração efetiva de negócios entre empresas e empresários brasileiros e chineses.
 “Com essa parceria, o Sindloja busca tornar acessíveis, aos pequenos e médios comércios da cidade, tanto a compra como a venda de produtos para ao mercado chinês”, afirma o presidente do Sindloja, Augusto Costa. 

A câmara conta com uma equipe especializada de profissionais, no Brasil e na China, que realiza assessoria para superar as barreiras culturais existentes na relação Brasil-China e oferece soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e a geração de resultados.

Depois dessa primeira visita da Câmara ao Sindloja, novas ações serão realizadas ao longo do ano com o intuito de fomentar a participação dos lojistas da região em negociações com o mercado chinês.   

Rodrigo Pinheiro reúne secretariado e faz balanço das ações após as chuvas


O Prefeito de Caruaru reuniu nesta terça-feira (21) todos os secretários municipais para apresentar o balanço das ações realizadas pela PMC referente as fortes chuvas que atingiram a cidade no último sábado. Nas últimas 72h as equipes da Prefeitura não mediram esforços para levar o socorro imediato para as vítimas das chuvas nos bairros Severino Afonso, Nova Caruaru, Divinópolis, João Mota, Caiucá e Jardim Panorama. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) diante de tal necessidade estruturou uma equipe de 30 técnicos sociais (assistentes sociais e psicólogos) para realizar entrevistas com as famílias e traçar o perfil socioeconômico de cada uma na intenção de realizar a concessão de benefícios eventuais e a inserção em acompanhamento nos serviços do CRAS e da rede socioassistencial. Foram realizadas em torno de 1.700 visitas. Já com o apoio do Transforma Caruaru, a SDSDH atendeu 420 famílias e um total de 1.150 vítimas. Foram distribuídas ainda 2.950 quentinhas, 200 colchões, 400 lençóis, 250 kits de higiene e 110 fardos de água mineral até o momento. 

A Defesa Civil de Caruaru segue monitorando as chuvas na cidade e permanecerá enquanto ocorrerem precipitações. A DC segue agindo nas ocorrências registradas. Até o momento foram interditadas 33 casas, 18 foram notificadas e 4 imóveis e 1 muro foram demolidos.

O órgão também segue acompanhando o nível do Rio Ipojuca que, devido às ações de limpeza recentes, não ocasionou maiores danos à população. A orientação é que todos fiquem em alerta e em caso de alagamento saiam da residência para garantir a segurança de todos. 

Em situação de Emergência estão de prontidão as secretarias municipais para auxiliar a população através dos números: 

199 Defesa Civil 
118 AMTTC 
153 Guarda Municipal 
0800 666 0080 Ilumina Caruaru

Imprensa Caruaru 

Defesa Civil de Caruaru e de Pernambuco se reúnem para traçar ações na Capital do Agreste


A Defesa Civil de Caruaru recebeu, na manhã dessa segunda-feira (20), a equipe da Defesa Civil Estadual para uma visita técnica. O encontro foi na sala de monitoramento da prefeitura do município e teve o objetivo de criar um relatório de Sistema Integrado de Informação sobre Desastre (S2ID), na ocasião foi possível analisar e construir planos de ações pós-desastre. 

Os órgãos municipal e estadual acompanharam as áreas afetadas pelas chuvas e fizeram visitas técnicas em canais, córregos e residências. Os trabalhos das equipes se estenderem por todo o dia. 

“A Defesa Civil de Caruaru agradece imensamente a visita da Defesa Civil do Estado de Pernambuco, em especial ao Cel. Ramalho, secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco. Essa visita foi de imensa importância tendo como destaque toda a ajuda humanitária prestada ao município e todo apoio técnico a equipe durante nossa ação de resposta”, disse o coordenador da Defesa Civil de Caruaru, Mário Revorêdo.

Imprensa Caruaru

Sesc comemora 76 anos com 490 ações em Pernambuco


Para comemorar os 76 anos de atuação no Estado, o Sesc Pernambuco vai promover, de 24 a 26 de março, mês de aniversário da instituição no estado, uma vasta programação sincronizada de lazer, saúde, turismo, cultura, esportes, educação e assistência. A proposta integra o Viradão Sesc, que chega à segunda edição, em 2023, e pretende beneficiar aproximadamente 54 mil pessoas com 490 ações durante os três dias de festa.

Todas as 23 unidades do Sesc localizadas em 17 municípios, incluindo os hotéis de Triunfo, Guadalupe e Garanhuns, estão com agenda recheada de atividades gratuitas ou a preços acessíveis. No Agreste, as cidades envolvidas são Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns e Surubim. Entre as cidades do Sertão, Arcoverde também preparou programação para as comemorações.

Em Arcoverde, as ações incluem o Sexta Saúde Mulher, no Receptivo de Lotação da cidade, e o projeto Aprendendo e Brincando, na Biblioteca José Lins do Rêgo e Sala de Ciências do Sesc. No sábado (25), O Nadando 2h vai ser no parque aquático da unidade. Tem Sesc Ciência, na Praça Winston Siqueira, Circuito Funcional Kids, na Praça Presidente Kennedy, e o Lual, com o cantor Ciro Santos, no Salão de Festas do Sesc. O domingo (26) abre com a Trilha do Lajedão e tem o Sesc Lazer Especial, com música ao vivo de Juninho Saygon. O Viradão fecha com o espetáculo “Espavento”, do Teatro de Retalhos, na Pç. Winston Siqueira, e o Demonstra Cena, experimento dos alunos de Teatro Avançado, no Teatro Geraldo Barros.

Belo Jardim celebrará o aniversário do Sesc PE e os 18 anos do Sesc Ler. A programação conta com atividades educativas, culturais e de nutrição, exposição Louças de Brincar e Maratona Recreativa. No Parque Janelas para o Bitury, haverá ações promovidas com parceiros, como torneio de vôlei, tenda de saúde, oficina de Páscoa, feira criativa, cortejo do Grupo Boi Diamante, gincanas, dança com o Grupo Girassol 60+ do Sesc, Tropa do Balacobaco, roda de capoeira, ginástica funcional, aulão de ritmos e show de Célio Gomes. O Sesc Lazer Especial traz um registro de fotos dos 18 anos do Sesc Ler, orientações sobre IST/AIDS, festival de natação, jogos de salão e aquáticos e bolo de aniversário, tudo ao som do Pagode Som de Nós.

Em Buíque, as ações incluem torneios de atletismo, futsal, futebol de campo, natação, dominó e pebolim, amistoso de futsal, aulões de hidroginástica e de natação, ginástica laboral, ginástica funcional, passeio ciclístico, contação de histórias, oficinas de robótica sustentável, miçangas e cupcakes, aula-espetáculo de cordel, com o poeta Diosman, cortejo com o grupo Baque Mulher de Arcoverde e serviços gratuitos de saúde e beleza, com parceiros. Happy hour com cantor Diego Matos e o Sesc Lazer Especial, com recreação, ginástica kids, Batalha de Tik Tok e show da cantora Silene – a Flor do Sertão, fazem parte da agenda. O Sesc realiza, ainda, ações em escolas da cidade e na comunidade quilombola Mundo Novo.

Em Caruaru, tem forró pé-de-serra, com o Trio Tabajara, show de Zé Barreto, com espetáculo “Os Passarinhos”, encontro de poetas populares e declamação de cordéis, apresentação do Coral Canto Livre, sessão de cinema e oficinas de produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis e de danças circulares. Tem passeio ecológico e ciclístico, torneio de Card Games, futebol society, futsal, dominó, damas e pebolim, oficina de aproveitamento integral dos alimentos e feira de saúde e bem-estar, com parceiros. No Sesc Lazer Especial, música ao vivo com Débora Araújo, espaço kids e aulão de danças de verão. Na Via Parque, tem grupos de K-Pop, Random Dance e Play Dance, brincadeiras populares, roda de capoeira e oficinas culturais.

O Viradão, em Garanhuns, apresenta o Samba D’Elas, no projeto NaComedoria, direto do CPC Sesc, e Régis Bakana, no Reuniões Dançantes da Unidade Sesc Garanhuns. Para as crianças, sessão de filmes, Festival de Sorvete e atividades aquáticas envolvendo os dois equipamentos do Sesc na cidade, que ficam em ruas vizinhas. O Parque Euclides Dourado recebe as ações sociais do Sesc e parceiros e a orquestra do 71º BIMTZ, grupos de Violão e Harmonia de Flautas, oficina de sensibilização em dança criativa, contação de histórias, roda de leitura e aulão de ritmos.

De volta ao CPC Sesc, o CineJardim exibe “Além da Lenda” e “Azougue Nazaré”. O espetáculo “A Dama da Noite” vai ser no Teatro Reinaldo de Oliveira (CPC) e o torneio de futsal feminino, no Ginásio de Esportes (Unidade). O Sesc Lazer Especial, no domingo, vem com música ao vivo e atividades recreativas. E tem oficinas de criação de brinquedos óticos, de Aquarela e Feira Mundaú de Economia Criativa, no CPC Sesc.

E em Surubim, o Sesc promove o Especial Viradão 76 Anos, com recreação e esportes, ações de Saúde Bucal, no Colégio Marista Pio XII e o Luau da Juventude, no Centro Cultural José Nivaldo. Tem também Maratona Recreativa e torneio de handebol, na unidade, e Viradão 76 anos, na Praça Dídimo Carneiro, local onde termina o Cortejo Cultural, com o Balé Municipal Surubim e Orquestra de Frevo D`Metade. O Sesc realiza ainda passeio ciclístico, torneio de futebol, oficina de brinquedos e feira de saúde e bem-estar, com parceiros. No Sesc Lazer Especial, música com Marcílio Azevedo, atividades recreativas e esportivas e banho de piscina. O Viradão termina com show de Pedrinho Sanfoneiro, na Av. João Batista.

“Estamos completando 76 anos. É o momento de celebrar com os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e toda a sociedade, que chancela nosso trabalho, e fortalecer nossa presença nos municípios. O Viradão Sesc é nossa grande iniciativa pelo volume e diversidade de atividades, pelas mais de 230 parcerias e por envolver todas as unidades em uma grande operação sincronizada”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco. Em 2022, ano de estreia do projeto, foram registrados cerca de 49 mil atendimentos ao público, em mais de 410 ações.

O detalhamento das atividades do Viradão em todos os municípios onde o Sesc atua está disponível em https://www.sescpe.org.br/.

*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Serviço: Viradão Sesc 76 Anos*
Data: de 24 a 26 de março
Unidades: Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns, CPC Sesc, Hotel Sesc Garanhuns e Surubim
Programação completa no https://www.sescpe.org.br/

Pré-venda do livro "Continuar é preciso" termina nesta quinta-feira (23)


Termina nesta quinta-feira (23), às 14h, a pré-venda do livro "Continuar é preciso", produzido pelos fundadores do grupo de apoio em saúde mental, Ponto e Vírgula Caruaru, Betto Moura e Katianny Torres.

O livro aborda sobre como cada pessoa pode escolher ser o melhor possível para si e para o próximo, trazendo um conjunto de histórias que se conectam e mostram que a vida é um emaranhado de possibilidades, encontros, novos sonhos e continuidade.

O livro pode ser adquirido de três formas: através do PIX CPF 046.630.314-98, em nome de Sandoberto de Moura, no valor de R$ 60. Enviar comprovante, nome completo e endereço para o (81) 99507.4561. Também pode ser adquirido pelo cartão de crédito através do link https://mpago.la/2PLvJb8 pelo valor de R$ 63,50 e envio de comprovante de compra, nome completo e endereço para (81) 99507.4561. E, por fim, o livro pode ser solicitado direto no site da editora (https://www.editorabaruch.com/pd-9380b2-continuar-e-preciso.html?ct=&p=1&s=1), pelo valor de R$ 74,90.

Todo valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para a construção de um espaço para atendimentos psicológicos e psiquiátricos do grupo de apoio em saúde mental, Ponto e Vírgula. Tu

*Sobre a Ponto e Vírgula Caruaru* - O Grupo Ponto e Vírgula teve seu início em setembro de 2016, através de alguns amigos que mostraram o interesse em conhecer mais sobre a temática da depressão e do suicídio, e as consequências que estas podem levar o indivíduo e seus familiares. 

"Nossa missão é levar informação sobre estes aspectos sociais e psicológicos ditos como “TABUS”, nesse sentido acreditamos que o conhecimento sobre estes assuntos, pode amparar várias vidas, também trazemos a pauta da ética e respeito a todos os aspectos da individualidade humana como: posicionamento político, orientação sexual, espiritualidade, entre outros", explicou um dos fundadores do grupo, Betto Moura.

Atualmente, o grupo conta com 80 voluntários entre psicólogos, psiquiatras, consultores, terapeutas, entre outros.

Escola SESI Belo Jardim inaugura nova estrutura


Completando seus cinco anos de fundação na cidade de Belo Jardim, a Escola SESI realiza, nesta quinta-feira (23), às 11h, a inauguração da sua nova estrutura, idealizada para comportar a ampliação da oferta de ensino para as turmas do 6º ao 8º do Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio. A solenidade também irá marcar a implantação do Programa Bilíngue em 2023 para o 1 ano dos anos  iniciais do ensino fundamental, em parceria com a International School, eleita seis vezes como o melhor programa de ensino bilíngue no Brasil. 

A gerente escolar do SESI Belo Jardim, Robervânia Cordeiro, explica que, mesmo sendo a mais nova escola da Rede Sesi Pernambuco, a unidade tem se destacado e que a ampliação irá beneficiar ainda mais a indústria local, a comunidade e as cidades vizinhas com uma estrutura física que promove avanços na aprendizagem. “Com o novo espaço, a escola contará ao todo com 10 salas de aula amplas, climatizadas e com acesso à internet, biblioteca, laboratório de Ciências, área de convivência e prática esportiva, com equipamentos modernos que permitem aos professores de Ciências da Natureza uma gama de atividades interativas com os estudantes”, ressalta.

A educação tecnológica também tem sido um diferencial da Escola SESI Belo Jardim. Os alunos vivenciam atividades desde o 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio e desenvolvem e fortalecem os conceitos de trabalho em equipe, engajamento, escuta ativa, e resolução de situações problemas que contribuam com a sociedade. “Todo esse processo faz parte do que chamamos de Cultura Maker, que vem sendo trabalhada em todas as áreas do conhecimento. Além disso, utilizamos a Metodologia STEAM, que permite aos nossos estudantes acesso aos conhecimentos de forma contextualizada, envolvendo Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, por exemplo”, explica Robervânia. 

A gerente escolar reforça que práticas como as que são adotadas pela Escola SESI fomentam a autonomia, o protagonismo e a preparação do estudante para o mundo contemporâneo e que para isso é necessário usufruir dos benefícios da tecnologia. “Contamos com plataformas de inteligência artificial que visam estimular no estudante o desenvolvimento da escrita através das produções textuais – Letrus, contando ainda com o Lekto, plataforma para desenvolvimento das competências socioemocionais, que permitem  ao estudante a condição de desenvolver técnicas para lidar com as emoções e enfrentar os desafios de uma era tecnológica, onde o contato e o calor humano vem sendo substituídos pelos recursos virtuais”. 

Os resultados positivos já vêm sendo colhidos pela equipe pedagógica e pelos alunos em premiações de renome nacional. “A Escola SESI Belo Jardim já participou duas vezes do maior Torneio de Robótica do país, Etapa Regional, na modalidade FLL com sua equipe Alphatech. O reconhecimento de eventos como esse mostram que estamos no caminho certo na busca por fazer a diferença na educação dos belo-jardinenses, transformando vidas”, finalizou Robervânia. 

*Serviço*
*Inauguração do Bloco II Sesi  Belo Jardim*
*Data:* 23 de março
*Horário:* 11h
*Local:* Rua Coronel Antônio Marinho, 120, Boa Vista - Belo Jardim/PE

Caruaru: “A Feira é Delas” será realizada no pátio da feira da Boa Vista, neste fim de semana


“A Feira é Delas”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), será realizada nos dias 25 e 26 de março, sábado e domingo, das 8h às 12h, no pátio da feira da Boa Vista I e II. Nesta edição, “A Feira é Delas” conta com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp).

A Feira é Delas, que faz parte do programa Mulheres Empreendedoras da SPM, visa  fomentar a economia, além de conseguir que essas empreendedoras criem conexões de mercado, ganhando mais visibilidade para seus trabalhos. Nesse formato de feira, as mulheres podem, mensalmente, comercializar seus produtos, além de obter renda extra e a troca de experiências com outras mulheres a fim de incentivar o empreendedorismo feminino, autonomia econômica e a geração de renda das mulheres de Caruaru.

As interessadas em participar do programa “Mulheres Empreendedoras’’ devem comparecer, presencialmente, a sede da SPM, localizada na rua dos Expedicionários, Nº 30, no Centro de Caruaru, e fazer sua inscrição. 
Outras informações: (81) 9.8384-2954.

*Serviço*
_“A Feira é Delas”
Data: 25 e 26 de março de 2023
Horário: 8h às 12h 
Local: Feira da Boa Vista I e II

Polo Caruaru realiza Mega Aulão de Ritmos neste fim de semana


No próximo domingo (26), o Polo Caruaru vai realizar o Mega Aulão de Ritmos, um evento especial para aqueles que gostam de dançar e querem aprender mais sobre os ritmos. A iniciativa vai acontecer das 14h às 15h30, na área 4 do Polo, ao lado da praça de alimentação, e vai contar com cinco professores ensinando ritmos como forró, zumba e aeróbica dance. A entrada será 1kg de alimento não perecível que será doado para as vítimas das recentes chuvas na região.

Além do evento, o Centro de Compras e Lazer também dispõe de opções de compras e lazer para a família toda nas mais de 200 lojas que estão com novidades de looks e acessórios para a próxima estação. O Polo Caruaru conta com praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, além de brinquedos, como triciclos elétricos e pista de kart, para crianças e adultos se divertirem. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte. 

Serviço: 
Mega Aulão de Ritmos
Data: 26 de março 
Hora: 14h às 15h30 
Local: Polo Caruaru 

Dueire e Jarbas Filho levam pauta de PE ao Ministro dos Transportes


As melhorias das estradas que cortam Pernambuco foram a pauta do encontro, nesta quarta-feira (22), entre o Ministro dos Transportes, Renan Filho, o senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado estadual Jarbas Filho (PSB). Os parlamentares pernambucanos fizeram questão de pontuar as necessidades de rodovias como a BR-232, BR-104, BR-101, que impactam no desenvolvimento econômico e social do Estado. A sinalização recebida foi que o Governo Federal já tem disponível cerca de R$ 600 milhões para obras e serviços emergenciais nas vias que passam por Pernambuco.

A BR-104, que corta oito municípios do Estado, deve receber uma atenção especial. A via – que possibilita o escoamento da produção do polo têxtil do agreste -, está no radar de prioridades do Governo Federal. A ampliação e requalificação da BR-101, no trecho que corta o Nordeste, também consta na lista de ações emergenciais do Ministro, que ainda discutiu com os pernambucanos sobre os estudos de viabilidade da concessão da BR-232. “O Ministro está comprometido com uma política de melhorias na malha federal que atende a região Nordeste. Isso faz toda diferença. Precisamos de rodovias com boa pavimentação e com sinalização vertical e horizontal que garantam a segurança de quem trafega”, afirmou Dueire.

Na avaliação do deputado Jarbas Filho, a experiência e o conhecimento do Ministro em relação às atuais condições das rodovias do Nordeste vão fazer a diferença na hora em que os investimentos no setor começarem a sair do papel. “Ele foi governador de Alagoas. Sabe muito bem as dificuldades viárias do seu estado e dos demais da região. Isso ajuda muito. Saio bastante otimista em relação às ações futuras do Ministério em Pernambuco e nossos entes vizinhos. Temos pressa em obras que incentivam nosso desenvolvimento”, afirmou o deputado.

*Agenda federal* – Jarbas Filho cumpriu ainda uma extensa agenda na capital federal nesta terça-feira (21). Ao lado do senador Fernando Dueire, o parlamentar recebeu o também deputado estadual Renato Antunes (PL) para tratar sobre a vinda da Escola de Sargentos para Pernambuco. Dueire e Filho também foram recebidos pelo presidente do MDB Nacional, Baleia Rossi.

No Senado, Jarbas teve um agradável encontro com a senadora Teresa Leitão (PT). No fim do dia, o deputado também tratou de assuntos estaduais com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Clínica-Escola da UNINASSAU Caruaru retoma atendimentos



A Clínica-Escola da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, retomou os atendimentos para população. Os serviços oferecidos são nas áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia, para adultos, crianças e pacientes com necessidades especiais. Com uma ampla estrutura e capacidade para mais de 300 atendimentos por dia, o objetivo é que a sociedade tenha acesso a serviços de qualidade com baixo custo.

Entre os serviços ofertados estão avaliação odontológica, restauração, extração, implantes, cirurgias de dentes inclusos, tratamento de canal, clareamento e atendimento odontopediátrico. O curso de Psicologia realiza psicoterapia para adultos, adolescentes, crianças, idosos, além de plantão psicológico. Fisioterapia dispõe de Hidroterapia, Pilates, sessões de Fisioterapia Respiratória, Estética, Ventosaterapia, entre outros. Já o curso de Nutrição realiza acompanhamento do controle do peso e orientação sobre alimentação saudável, avaliação Antropométrica, avaliação por Bioimpedância e Nutrição Esportiva.    

O coordenador da Clínica-Escola, Mychel Paes Barreto, ressalta que os atendimentos são realizados pelos alunos com a supervisão dos professores e preceptores que estão disponíveis para atender a população de Caruaru e cidades vizinhas. “Qualquer pessoa que precise dos nossos serviços poderá realizar o agendamento em uma ou mais especialidades e fazer o tratamento, independente da cidade onde mora. Nosso objetivo é promover o atendimento de qualidade e proporcionar conhecimento para os nossos alunos, por meio da prática”, ressalta.  

Os atendimentos ocorrem nos turnos da manhã, tarde e noite e os agendamentos poderão ser realizados pelo WhatsApp (81) 9.9557-7195. As avaliações são todas gratuitas e, para os serviços, será cobrada uma taxa social de acordo com o atendimento. Em 2022, a Clínica-Escola realizou 8993 atendimentos.

Em Paulista, Secretaria de Meio Ambiente resgata capivara

Na manhã desta quarta-feira (22.03), no bairro do Janga, em Paulista, uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) foi resgatada por uma equipe de técnicos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (NSU/SEMA). A presença do animal silvestre foi informada por moradores de um condomínio, localizado no bairro e ao chegar ao local foi constatado que se tratava de uma fêmea adulta. 

De acordo com os funcionários da SEMA, após o resgate e traslado adequados, o animal foi direcionado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Agência Estadual de Meio Ambiente (CETRAS/CPRH). “Fomos informados pela população que o animal perambulava desde a última terça-feira pela localidade e que, ao não conseguir voltar ao seu habitat natural, ficou estendida na calçada da rua. Ao chegarmos no local, observamos algumas escoriações na pele e o animal estava bastante debilitado”, explicou a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos.  

Segundo a CETRAS, que recebeu o bicho, foram realizados os primeiros atendimentos ao animal, que seguiu para cuidados intensivos e será monitorada até sua total recuperação.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate, é preciso entrar em contato pelo número de telefone (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

Imprensa Paulista PE 

Condado abre inscrições para 7° Conferência Municipal de Saúde.


A Secretaria de Saúde do município de Condado, iniciou nessa terça (21), as inscrições para 7° Conferência Municipal de Saúde com o tema: Condado na consolidação do SUS para manutenção do direito à Saúde - O SUS que temos e o SUS que queremos. 

A conferência é o momento de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação de propostas nos níveis municipal, estadual e federal.

Após a conferência são destinados 8 delegados para 10° Conferência Estadual, Etapa Metropolitana, que acontece no Recife nos dias 11 e 12 de maio. 

As vagas são dispostas entre Usuários, Trabalhadores e Gestores do SUS. 

As inscrições acontecem presencialmente na secretaria de saúde, que fica na localizada na Avenida 15 de Novembro, de 21 a 24 de março das 13h às 15h, e on-line pelo link https://linktr.ee/7conferenciamunicipaldesaude?fbclid=PAAaYCH5PyRqaBR7Bp4swnC2Mun-vcu3eOGpxPLNkAgkA-qy51mYK6-zUJRcQ.

Estudantes de Noronha participam de programação educativa sobre o Dia Mundial da Água


Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Uma data importante para refletir e colocar em discussão a importância desse recurso natural que é vital para todas as espécies de fauna e flora do planeta. Em Fernando de Noronha, as superintendências de Meio Ambiente e de Educação da Adminstração da ilha se articularam para promover uma programação temática especial de sensibilização e educação ambiental junto às crianças e adolescentes do arquipélago. As atividades estão acontecendo com os alunos do Centro Integral de Educação Infantil Bem-Me-Quer e da Escola Arquipélago.

Na manhã e tarde desta quarta-feira (22), os estudantes da escola visitaram a Usina de Dessalinização de Água da Compesa. Os jovens foram recebidos por Artur Santos, gerente da Compesa em Noronha, que explicou como funciona o processo de dessalinização e o caminho que a água da ilha faz até chegar na torneira dos moradores. Já os alunos do Ciei Bem-Me-Quer , do berçário até o infantil 5, estão participando de atividades lúdicas e musicais sobre a importância da água para o planeta, do entendimento da quantidade de água doce e salgada na Terra e da presença da água no nosso corpo, que é formado por 70% de água. 

"É urgente que os cidadãos saibam lidar com a água como recurso finito e que precisa ser utilizado com consciência. Para isso, é muito importante que temas como este sejam abordados nos ambientes escolares, desde a primeira infância, fazendo com que a consciência ambiental seja parte da formação das práticas e valores que serão levados para o resto da vida", ressalta Isadora Beltrão, coordenadora da Gerência de Meio Ambiente de Fernando de Noronha.

Imprensa FN

Paulista divulga edital de convocação para eleição do Conselho Municipal de Cultura


A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do Paulista, divulgou nesta quarta-feira (22.03), o edital de convocação para a eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paulista (CMPC) para o biênio 2023/2025, no Portal da Transparência do município e na página da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No documento, estão contidas as normas para a escolha dos representantes da sociedade civil para integrar a entidade.

As inscrições serão realizadas entre os dias 23 e 31 de março, O atendimento será na sede da secretaria, que fica localizada na Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, nº 403, no bairro do Janga, das 8h às 13h.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um instrumento democrático e participativo, que fortalece a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à categoria.

Imprensa Paulista PE 

Débora Almeida relata que houve omissão do Governo anterior referente às barragens


Após pronunciamento do Deputado France Hacker (PSB), nessa segunda-feira (20), pautado após fortes chuvas no final de semana que atingiram Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, ambas no agreste, quando elencou os riscos de enchentes na Mata Sul e pediu providencias ao Governo do Estado para que seja evitada a repetição de situações semelhantes as ocorrida em 2010 e 2017, quando tragédias envolvendo excesso de chuvas castigaram a região, a deputada Débora Almeida (PSDB), fez um aparte no qual deu seu testemunho de que vivenciou no governo anterior, situação de neglicencia e displicência em relação ao tema.  

A tucana, que governou São Bento do Una em duas ocasiões, iniciou sua fala agradecendo ao deputado pela abordagem do tema na ALEPE e revelou que quando gestora já integrou o Conselho Estadual de Recursos Hídricos com assento na AMUPE: “Tive a oportunidade de acompanhar desde lá de trás toda a problemáticas das barragens durante o Governo de Eduardo Campos. Dentre estas que o senhor citou ainda estava programada a construção de uma barragem em São Bento do Una e três ordens de serviço chegaram a ser assinadas. Tenho certeza de que a Governadora Raquel Lyra está atenta para resolver esse problema e é bom, deputado, que se olhe cada um destes convênios, todos muito antigos e alguns até que passaram do prazo e outros os sofreram remanejamento e os recursos possivelmente foram destinados a outras finalidades.”  

Após lamentar o episódio do último final de semana, quando fortes chuvas causaram danos em parte do agreste setentrional, Débora foi categórica: “Infelizmente principalmente no último governo, do Governador Paulo Câmara, não deu se deu atenção devida a construção dessas barragens e esse tema só volta ao debate quando acontecem as cheias”. 
Segundo os órgãos de monitoramento do clima no estado, os dois municípios do Agreste foram os que registraram maiores volumes de chuva no sábado (18), sendo 118 mm em Santa Cruz do Capibaribe, onde o esperado para o mês inteiro de março seria 71 mm; e 92 mm em Caruaru, onde a previsão era de 75 mm.      

Fãs de Percy Jackson promovem encontro de semideuses neste sábado(25)


Neste sábado (25), chega ao complexo Varejão do Estudante, a primeira edição do ano do encontro de fãs de Percy Jackson. O evento começa a partir das 10h e reunirá Semideuses para celebrar a obra de Rick Riordan, realizando atividades e dinâmicas temáticas da saga. 

O evento é fruto da parceria do Grupo Varejão do Estudante junto aos Semideuses, um grupo de fãs que existe desde de 2019, o qual é conhecido por sua paixão pelas aventuras de Percy Jackson e de seus amigos. E é justamente essa paixão que será celebrada neste encontro, o qual promete ser um dia incrível para todos os presentes. 

Durante o dia, haverá separação dos times, promovendo atividades com pontuações cumulativas para definir um time vencedor. A programação gratuita,  conta com várias atividades do universo de Percy, como: saudação dos chalés, sorteio, bate-papo, correio de Íris, mímica e concurso de cosplays que acontecerão dentro da livraria. Já no jardim, haverá o Coliseu, um combate "1X1" que segue as regras da Swordplay e a tradicional Caça à Bandeira. 

E mais, o Celeste Café preparou um prato especial para o evento, trazendo elementos na cor azul, assim como no livro. No complexo, também haverá uma feirinha com artigos relacionados, como camisa, bonés, bottons, além de um espaço para a coleta de alimentos e livros infanto juvenis que serão doados para GAC e para o Abrigo Cristo Redentor.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar e não é necessária inscrição, basta chegar à Livraria Varejão do Estudante, localizada no complexo Varejão do Estudante, até  16h e curtir o evento.

Intenção de consumo das famílias pernambucanas aumenta 11,12% em março na comparação com o mesmo período de 2022



A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela CNC em março de 2023, apresenta a avaliação dos consumidores em relação a aspectos relevantes para as condições de vida, como emprego e renda, perspectiva profissional e acesso ao crédito. Trata-se de uma importante ferramenta para avaliar a conjuntura econômica e identificar tendências de consumo, auxiliando empresas e governos a planejar suas estratégias de negócios e políticas públicas.

A análise é feita considerando a ótica de otimismo ou pessimismo do consumidor em relação a esses aspectos, indexada em um índice que varia de XX a YY. Quando o índice fica abaixo de 100 pontos, indica pessimismo do consumidor em relação à intenção de consumo. Valores acima de 100 pontos indicam otimismo em relação à intenção de consumo. Além de sistematizar os resultados para o Brasil e as Unidades da Federação, a pesquisa distingue resultados para dois grupos de renda: famílias com renda até 10 salários mínimos e famílias com renda acima de 10 salários mínimos. 

O índice geral da ICF, para o Brasil, indicou 96,7 pontos, um aumento de 1,04% em relação ao mês de fevereiro, enquanto Pernambuco apresentou 89,9 pontos, um aumento de 1,58% em relação ao mês de fevereiro. Portanto, em ambos os casos, há indicativos de que as condições de vida, embora tenham melhorado no comparativo com o mês anterior, conduzam a um consumo de bens e serviços mais restrito por parte das famílias.

A decomposição do índice geral, segundo as dimensões pesquisadas, traz indicativos mais específicos. Em relação ao emprego, a pesquisa apontou um índice de 103,8 entre todos os entrevistados em Pernambuco, enquanto a população com renda de até 10 salários-mínimos apresentou um índice de 101,4 e o público acima dessa faixa de renda indicou um índice de 128,6. O que se nota é que a população com renda mais elevada está mais satisfeita em relação ao emprego, sendo que, entre essa população, 38,6% se sentem mais seguros com o emprego em relação ao mesmo período do ano passado.

As diferenças encontradas na ICF em relação ao emprego podem ser influenciadas por diversos fatores, tais como o grau de escolaridade, a qualificação profissional, a localização geográfica e o setor de atividade econômica em que os indivíduos estão inseridos.

Normalmente, a população com renda mais elevada tende a apresentar qualificação e escolaridade, o que pode aumentar as chances de conseguir empregos com melhores condições e segurança. Além disso, esse extrato populacional se insere em setores da economia que estão em crescimento e/ou apresentando maior estabilidade, o que amplifica a segurança e a satisfação em relação ao emprego.

Já a população com menor renda tende a estar mais vulnerável a oscilações do mercado de trabalho, tendo menos acesso a empregos com melhores condições e menor estabilidade. A modo de ilustração, dados da PNAD Contínua revelam que, no Brasil, a taxa de desocupação entre as pessoas com renda média de até 1 salário mínimo foi de 21,2%, enquanto a taxa de desocupação entre as pessoas com renda média acima de 5 salários mínimos foi de 6,6%. Isso indica que as pessoas de menor renda estão mais vulneráveis a oscilações do mercado de trabalho e têm mais dificuldades para se inserir em empregos com melhores condições e estabilidade.

Ao tratar da perspectiva profissional, a pesquisa apresenta um índice de 93,2 pontos entre todos os entrevistados no Estado. Enquanto a população com renda de até 10 salários-mínimos indicou um índice de 90,7 e a população acima de 10 salários-mínimos apresentou um índice de 119,5. Destaca-se a menor faixa de renda, em que 38,6% dessa população indicou uma perspectiva profissional negativa.

*50,8% dos pernambucanos avaliam a renda familiar igual a do ano passado.* 

Em relação à renda em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice geral foi de 98,2. Enquanto a população com renda de até 10 salários-mínimos apresentou um índice de 94,7 e a população acima dessa faixa de renda indicou um índice de 134,5. Dessa população, 27,2% das famílias com a menor faixa de renda indicaram uma renda familiar pior quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao avaliar a facilidade de adquirir empréstimo/crédito, o índice apontou um indicador de 100,5 para todos os entrevistados, enquanto a população de até 10 salários-mínimos indicou um índice de 97,1 e a população com renda superior a 10 salários-mínimos apresentou um índice de 135,9.

Em relação ao nível de consumo, a pesquisa revelou que 51,8% das famílias com renda até 10 salários-mínimos estão comprando menos quando comparado ao ano passado, enquanto a população que recebe acima de 10 salários-mínimos indicou que 45% estão comprando mais que no ano passado. O índice geral do indicador ficou em 75 pontos.

*A perspectiva de consumo entre os pernambucanos é menor em comparação ao ano passado.*

Segundo o recorte local realizado pela Fecomércio-PE, em Pernambuco, 42,1% das famílias com renda até 10 salários-mínimos indicaram que esperam um consumo menor que no ano passado, enquanto 43,2% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos têm a expectativa de que o consumo seja igual ao do ano passado. 

A perspectiva de consumo revela não só os efeitos da desigualdade de renda para os próximos meses no Estado, como também prognosticam uma situação desafiadora para os estabelecimentos do setor de comércio e serviços no Estado. 

Além disso, a expectativa de crescimento conjunto entre as famílias que recebem faixas de renda diferentes ainda não é concreta (Gráfico 3).

Ao avaliar o momento para aquisição de bens duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, etc, 53,4% das famílias com renda até 10 salários-mínimos acreditam que é um mau momento para adquirir esses bens, enquanto 55,9% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos indicaram que é um bom momento para adquirir esses bens.

A CNC mostrou que a população com renda mais alta está mais satisfeita com relação ao emprego, perspectiva profissional e renda, enquanto a população de baixa renda apresentou indicadores negativos nessas mesmas áreas. Além disso, a pesquisa apontou uma desigualdade em termos de renda para os próximos meses em Pernambuco, com a população de baixa renda apresentando expectativas de consumo menores em relação ao ano passado.