quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O carnaval de Almir



O cantor pernambucano Almir Rouche, homenageado do Carnaval 2017, preparou um show especial pra abertura do Carnaval do Recife, que acontece nesta sexta (24), a partir das 19h, no palco montado no Marco Zero. 

O artista recebe como convidados Vanessa da Mata, Jota Michilles, Pedro Salustiano, Marrom Brasileiro, Luciano Magno, André Rio, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Maestro Spok, Gustavo Travassos, Maestro Forró, Som da Terra, Genival e João Lacerda, Ed Carlos, Charles T, Balé Popular do Recife, Coral Edgard Moraes, Bloco das Flores, Escola de Frevo, Pácua, Marcelo Assis, Fabiana, Liv Moraes, Irah Caldeira, Nádia Maia, Caboclo Sete flechas e Maracatu e Balé do Movimento Pró-Criança. 

Almir promete grande surpresa na abertura do show. No repertório, pode-se adiantar que estarão os grandes sucessos do cantor e releituras de músicas de artistas consagrados. “O show terá sucessos consagrados do nosso carnaval e as nossos sucessos nesses 30 anos de carreira, que estarão presentes no meu novo trabalho, o CD e DVD Rouche 30, que gravamos em 2016 e lançaremos este ano” ressaltou Almir Rouche. O show de Almir Rouche e convidados está previsto para as 21h.

Galo - O cantor Almir Rouche comandará o 5º trio elétrico (Trio Planeta) no seu 30º desfile no Galo da Madrugada, que acontece neste sábado (25), a partir das 9h, pelas ruas do centro do Recife. O artista fará homenagem ao compositor Jota Michilles, com as músicas “A máscara caiu” e “Recife nagô” e ao velho guerreiro Chacrinha e Michilles, na canção “Roda e avisa”, composição de Jota com Edson Rodrigues. Almir fará dueto com a cantora Lia Sophia.

Rouche 30 - Além das homenagens, o repertório será baseado no projeto “Rouche 30”, com os principais sucessos do artista nesses 30 anos de carreira, como “A vida inteira te amar” (Almir Rouche / Marrom Brasileiro), “Galo do sol” (Almir Rouche), “Ligado em Você” (Almir Rouche / Ari / Presidente), “Recife Maracatu” (Almir Rouche / Jaime / Assis) e uma música que não pode faltar no desfile do Galo da Madrugada, que já virou também hino da agremiação, a música “Galo eu te amo” (Almir Rouche ), uma das mais esperadas e cantadas pela multidão. O figurino de Almir Rouche para o Galo será de Romildo Alves, que criou várias opções. O artista deverá escolher a opções nesta sexta-feira (24).

Perfil - O cantor e compositor Almir Rouche completa 30 anos de carreira como uma das principais expressões artísticas da cultura pernambucana. Rouche é o homenageado do Carnaval 2017 do Recife. O cantor se destaca todos os anos no carnaval, quando participa das principais prévias, bailes e blocos, como o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, que atrai anualmente mais de dois milhões de pessoas. Almir também participa dos festejos juninos em várias cidades do Nordeste.

O artista consagrou-se nacionalmente no início da década passada quando participou de festivais e carnavais fora de época de todo o país, e internacionalmente, quando participou da turnê "Pernambuco em Canto", realizada na Europa, em 2001, junto com vários artistas de Pernambuco, como Alceu Valença, Antonio Carlos Nóbrega, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. 

Com um repertório repleto de ritmos regionais, com um toque pessoal e estilo próprio, o cantor também compõe e interpreta gêneros musicais como forró, coco, maracatu, ciranda, caboclinho e MPB. Um artista completo, que interpreta, compõe, dança, dirige seus espetáculos e ainda coordena sua banda, formada por notáveis músicos, que o acompanha há anos. 

O último DVD lançado pelo cantor, intitulado ‘Evoé Nabuco’, foi gravado no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, em 2011 e contou com uma superprodução. O trabalho foi em homenagem a Joaquim Nabuco e teve participações especiais de artistas como Elba Ramalho, MV Bill, Arlindo dos 8 Baixos, Maestro Spok, Gaby Amarantos, André Rio, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro, Ed Carlos e Gustavo Travassos. O mais novo trabalho, intitulado "Rouche 30" alusivo aos 30 anos de carreira será lançado no início de 2017, com data a ser definida.

Almir, que já esteve à frente das bandas "Turma do Pinguim", entre os anos 1987 e 1999, e "Almir Rouche e Banda Humm", de 2000 a 2001, segue carreira solo desde 2002, e possui, ao todo 26 CDs e 6 DVDs gravados. Grandes sucessos como “Deusa de Itamaracá”, “Galo eu te Amo”, “A vida inteira te Amar” e “Recifolia” são de autoria do próprio Almir Rouche com alguns parceiros de trabalho.

A sua influência musical é composta por artistas como Capiba, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Expedito Baracho, Nelson Ferreira e Ney Matogrosso, além de artistas internacionais, com destaques para o rei do pop Michael Jackson e as bandas britânicas Iron Maiden e Rush, sendo esta última que originou o seu pseudônimo "Rouche", desde antes da carreira profissional.



Boi Voador no Clube das Pás




O Clube Carnavalesco Misto das Pás, que neste ano está de volta ao Grupo Especial na categoria Clubes de Frevo, tem como tema do seu Carnaval “A Festa do Boi Voador de Maurício de Nassau”, em alusão aos 380 anos da chegada de Maurício de Nassau em terras pernambucanas. O desfile da agremiação na Passarela do Frevo será na quarta (1º), à 1h, na Av. Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio. 

Ao todo, são trezentas e noventa pessoas divididas nas 12 alas, intituladas como: Ala das Bandeiras, Ala de Época, Ala das Sinhazinhas, Ala dos Sinhozinhos, Ala dos Camponeses, Ala da Multiculturalidade, Ala dos Capoeiristas, Ala do Bumba meu Boi, Ala dos Pierrots, Ala do Frevo, Ala da Velha Guarda e Ala da Harmonia.

De acordo com José Hilário - campeão por 8 anos consecutivos pela Escola Gigante do Samba - e novo carnavalesco do Clube das Pás, o tema é baseado em um episódio ocorrido na antiga cidade Maurícia, na época do Brasil Holandês. A história é narrada por frei Manuel Calado no seu “O Valeroso Lucideno” (1648). “O objetivo é levar para a avenida fantasias deslumbrantes, inspiradas nos holandeses que fizeram de Pernambuco um Brasil Holandês no século XVII”, revela o carnavalesco.

A confecção de chapéus, sapatos e sapatilhas e adereços de mão e de pescoço foi tocada a várias mãos por um grupo de artesãos especializados em Carnaval. Para montar essa confecção, o Clube das Pás adquiriu modernas máquinas de costura overlock industrial e centenas de itens que vão desde mantas e cartonados com glitter até tecidos dos mais diversos tipos. Muitas indumentárias foram adquiridas em lojas especializadas do Rio de Janeiro.

História - O administrador da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, Conde João Maurício de Nassau, foi o responsável pela construção de duas pontes sobre o Rio Capibaribe. A primeira unia o Recife à cidade Maurícia, na altura da atual Ponte Maurício de Nassau e a segunda, tinha o seu início no Palácio da Boa Vista e se estendia até o continente.

O pedreiro português Manuel Costa foi o contratado para a construção da primeira ponte e ergueu um pilar, com o objetivo de estudar a força das correntezas. Em 1641, a obra foi licitada e o judeu Balthasar da Fonseca foi o vencedor, estimando um prazo de dois anos para a conclusão do trabalho. 

No ano seguinte, em 1642, já haviam sido concluídos quinze pilares, a cabeceira de pedra do lado da cidade Maurícia e a parte de madeira correspondente pronta para ser assentada, já estando postas várias vigas de um pilar para o outro. Por dificuldades na execução dos trabalhos no trecho mais profundo do rio, as obras foram suspensas. 

Devido à paralisação, uma censura por escrito do Conselho dos XIX que, em carta datada de Amsterdã em 24 de outubro de 1643, indagava em tom irônico sobre a interrupção do trabalho. As criticas também vieram da população, quando afirmavam que era mais fácil um boi voar do que a ponte ser terminada.

O conde, então, resolveu tirar recursos do seu próprio bolso para a continuação da obra. Para o restante da ponte, foram empregadas estacas de madeira. Em 1644, o serviço estava concluído. A estrutura era feita de duas cabeceiras em pedra e quinze pilares do mesmo material, completada por madeira. Segundo relatos de frei Manuel Calado, foram esculpidas numa extremidade as armas do Príncipe de Orange e as da Casa de Nassau e, na outra, foi gravada em pedra uma inscrição.

No dia da inauguração da obra, Nassau, com o objetivo de reunir o maior número de pessoas pagando pedágio na ponte, anunciou que um boi manso iria voar. Ele mandou abater e esfolar um boi e enchê-lo de pele de erva seca. Outro boi manso, vivo, foi emprestado ao conde para ser usado na estreia da ponte. O animal, vivo, foi colocado no alto da galeria, sendo visto pelo público. Neste momento, o conde fechou o boi em um aposento, de onde tiraram o outro couro de boi cheio de palha e o fizeram voar por umas cordas. Muitas pessoas passaram de uma parte para outra da ponte que, naquela tarde, rendeu mil e oitocentos florins.



Serviço:
Desfile do Clube das Pás
Quarta (1º) | 1h
Local: Passarela do Frevo, na Av. Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio
Entrada Franca

O que abre e o que fecha no carnaval


Durante o carnaval 2017, entre sexta-feira (25) e Quarta-feira de Cinzas (1º), uma série de serviços terá mudanças de horário no Grande Recife. Comércio, repartições públicas, bancos e agências dos Correios vão funcionar em dias e horários especiais. Para evitar transtornos, confira o que abre e o que fecha durante a festa, na Região Metropolitana do Recife:

Shoppings e comércio

O comércio do Centro e dos bairros do Recife terá funcionamento facultativo até a segunda-feira (27). Na terça (28), o comércio ficará fechado. Já na quarta o funcionamento é normal, a partir das 12h.


Boa Vista 
Os centros de compras funcionarão em horário especial. Todas as lojas do Shopping Boa Vista estarão fechadas no Sábado de Zé Pereira (25) e no domingo (26). Na segunda e terça, as lojas estarão fechadas, o Game Station funciona das 11h às 20h, praças de alimentação tem funcionamento facultativo das 12h às 19h e o cinema abre conforme programação. Na Quarta-feira de Cinzas (1), o funcionamento é normal, a partir das 12h.


Plaza
No sábado (25), o Plaza Shopping tem funcionamento normal, das 10h às 19h. No domingo (26), as lojas estarão fechadas e só o Game Station e a praça de alimentação do shopping ficarão abertos, das 12h às 20h. Na quarta (28), o funcionamento é normal, das 10h às 22h.


Guararapes
A lojas do Shopping Guararapes vão abrir no sábado (25), das 9h às 19h, e Hiper Bompreço, Game Station e praça de alimentação funcionarão das 9h às 20h. No domingo (26), as lojas estarão fechadas, mas Hiper Bompreço abrirá das 9h às 20h. Praça de alimentação e Game Station receberão clientes das 12h às 21h.


Segunda (27) e terça-feira (28), as lojas também fecharão. Hiper Bompreço abrirá das 8h às 20h e a praça de alimentação e Game Station, das 12h às 21h, com funcionamento facultativo. Na quarta-feira, o funcionamento dos centro de compras será normal, a partir das 12h. O Hiper Bompreço funcionará das 8h às 22h. Todos os dias, o cinema seguirá conforme a programação anunciada.



Rio Mar
O RioMar Shopping funcionará normalmente no sábado (25), das 9h às 19h. Domingo (26), segunda (27) e terça-feira (28), as lojas fecharão e as áreas de alimentação e lazer terão funcionamento facultativo, das 12h às 20h. Quarta-feira, o funcionamento será normal, das 12h às 23h.


Recife
O Shopping Recife abrirá normalmente sábado (25), das 9h às 19h. No domingo (26), segunda (27) e terça (28), as lojas do shopping fecharão e o funcionamento será facultativo para alimentação e lazer, das 12h às 20h. Quarta-feira, o centro de compras funcionará normalmente, das 12h às 22h.


North Way
North Way Shopping abrirá normalmente no sábado (25), das 9h às 19h. No domingo (26), segunda (27) e terça-feira (28), apenas as áreas de lazer e alimentação funcionarão, das 12 às 21h. Na Quarta de Cinzas (1º), o funcionamento será normal, a partir das 12h.


Paço Alfândega
No sábado (25), domingo (26), segunda (27) e terça (28), a praça de alimentação do Paço Alfândega abre das 13h às 23h, demais serviços têrão funcionamento facultativo. Na quarta-feira (1º), o funcionamento será normal, das 12h às 22h.


Tacaruna
Lojas e quiosques do Shopping Tacaruna abrirão no sábado (25), das 9h às 17h, Hiper Bompreço das 8h às 20h, alimentação, cinema, Game Station, Lojas Americanas e Le Biscuit das 9h às 20h. Domingo (26), segunda (27) e terça (27), lojas e quiosques estarão fechados; Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem das 9h às 18h e praça de alimentação e Game Station tem funcionamento facultativo das, 12h às 20h. Nesses dias o cinema funcionará das 14h às 22h30. Na quarta-feira o funcionamento é normal, das 12h às 22h; Hiper Bompreço abre das 8h às 22h e cinema das 13h às 22h30.


Costa Dourada
No sábado (25), o Shopping Costa Dourada funcionará normalmente, das 10h às 22h; o Arco-vita das 8h às 22h. Domingo (26), lojas as lojas do shopping funcionarão das 12h às 20; praças e quiosques de alimentação e parques abrirão das 11h às 21h, Arco-vita das 8h às 20h.


Segunda (26) e terça (27), as lojas fecham, com exceção das Lojas Americanas, que abrem das 12h às 20h; praças e quiosques de alimentação e parques funcionam das 11h às 21h. Arco-vita das 8h às 20h na segunda e das 8h às 18h na terça-feira. Quarta-feira (1º), lojas terão funcionamento normal no Costa Dourada, das 12h às 22h, Arco-vita abre das 8h às 22h.


Bancos

As agências bancárias só funcionam na Quarta-Feira de Cinzas (1º), a partir do meio-dia. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta as pessoas a usarem os caixas eletrônicos para pagamento e agendamento de contas, mas alerta que as contas de consumo e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 como data de vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado de Quarta-feira de Cinzas.

Correios

Os Correios informam que suas agências estarão fechadas do sábado (25) até a terça-feira de carnaval (27). Na quarta-feira de cinzas (1°), as unidades retomam o atendimento ao público a partir do meio-dia, com exceção da Agência Central e das unidades do Recife Antigo e de Olinda.

Detran

A sede do Detran, no bairro da Iputinga, a Unidade de Táxi – Duat e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Citetrans) funcionarão na sexta-feira (24), das 7h30 às 13h30. Já o atendimento no Expresso Cidadão da Boa Vista – no Centro, abre das 7h30 às 15h. No Expresso Cidadão do Parque de Exposições do bairro do Cordeiro funciona das 7h30 às 17h. O de Olinda atende das 7h30 às 16h, o de Garanhuns das 7h às 18h e o de Petrolina das 8h às 20h.

As unidades dos shoppings da Região Metropolitana abrem na sexta-feira (24), das 9h às 17h, com exceção do RioMar, que funciona no Expresso Cidadão do shopping e abre das 8h às 18h. Do sábado (25) até a Quarta-Feira de Cinzas (1º), todas as agências estarão fechadas.

TJPE

No desfile do Galo da Madrugada, sábado (25), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai oferecer o serviço de Juizado do Folião, que vai funcionar em dois polos: Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros; e Estação Central do Metrô do Recife. Durante os dias de festa, até a Quarta-Feira de Cinzas (1), as atividades ficarão suspensas, funcionando em regime de plantão para atender Às demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras.

O plantão judiciário do 1º Grau na Capital terá como base o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior.

Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, também no horário das 13h às 17h.

O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.

Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco terá funcionamento especial na sexta (24), das 7h às 13h. Segunda (27), terça (28) e quarta (1), o expediente é facultativo. Durante o período carnavalesco, denúncias trabalhistas de interesse coletivo poderão ser feitas na internet.

Justiça Federal de Pernambuco

Durante o Carnaval, a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) funcionará em regime de plantão, com o fim de assegurar a prestação jurisdicional aos cidadãos. Entre o Sábado de Zé Pereira (25) e a Quarta-feira de Cinzas (1º), o expediente da JFPE em todo estado fica suspenso.

Na sexta-feira (24), a JFPE funcionará normalmente, das 9h às 18h, com exceção dos Juizados Especiais Federais (JEFs) de Recife. Como o prédio dos JEFs está situado na Avenida Dantas Barreto (bairro de São José) e já estão sendo efetuadas várias instalações para a apresentação dos desfiles do Galo da Madrugada no seu entorno, o funcionamento do local, na data mencionada, foi suspenso. A partir da quinta-feira (02), as atividades da JFPE voltam à normalidade.

Durante o feriado, serão atendidos apenas pedidos de medidas urgentes, cíveis ou criminais, que visem a prevenir ou evitar perecimento de direito ou assegurar a liberdade de locomoção individual. Os processos com vencimento no período serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, quinta-feira (2).

Três telefones do plantão estarão à disposição para alguma demanda urgente: Polo Plantão 01 - Fone: (81) 99971-6668 (Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Palmares); Polo Plantão 02 - Fone: (87) 99602-7518 (Arcoverde, Caruaru e Garanhuns); e Polo Plantão 03 - Fone: (81) 99276-7980 (Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada).

Prefeitura do Recife

Suspenso durante o carnaval, atendimento ao público no edifício-sede da Prefeitura do Recife volta a ser oferecido na quinta-feira (2) 

A Secretaria de Planejamento Administração e Gestão de Pessoas informa que, de sábado (25) até a quarta-feira (1º), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na quinta-feira (2), o expediente será normal, das 8h às 17h, nesses três locais.

Central de Atendimento ao Contribuinte

A Secretaria de Finanças do Recife informa que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas no carnaval, de 25 a 1° de março. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura. É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

Expresso Cidadão

Na sexta-feira (24), a unidade do Expresso Cidadão da Boa Vista funciona das 7h30 às 15h. A unidade do Cordeiro abre das 7h30 às 17h. O Expresso de Olinda abre no mesmo horário e fecha às 16h. O Expresso do RioMar Shopping funciona das 8h às 18h, o de Caruaru das 8h às 20h, Garanhuns das 7h às 18h e Petrolina abre às 8h e fecha às 20h. De sábado (25) até a quarta-feira (1º), todas as unidades estarão fechadas.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar durante o Carnaval, voltando às atividades na quinta-feira (2).

Agências de emprego

Nesta quinta-feira (23), a Agência do Emprego da Avenida Rio Branco funciona até às 12h, a Agência universitária, instalada na Facipe, funciona até às 16h e as demais unidades funcionam normalmente. Na sexta-feira (24), a Agência da Rio Branco e a instalada na Facipe não abrem. As demais agências funcionam até às 12h. Todas as agências voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (2).

Mercados e feiras

No sábado (25), na segunda-feira (27) e na quarta-feira de Cinzas (1º), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (26) e na terça-feira de Carnaval (28), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (25) até a terça-feira (28). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (1º), de 8h às 18h. O mesmo vale para Mercado das Flores e das Frutas. Já as feiras livres nos bairros funcionam normalmente no período carnavalesco, de acordo com a programação semanal.

Ciclofaixas e academias

Durante os dias de folia, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Lazer na Rua ficam suspensos, dando espaço para os blocos carnavalescos que vão tomar conta da cidade. Os projetos retomam as atividades no domingo (5 de março). As Academias Recife funcionarão normalmente até a sexta-feira de Carnaval (24), retomando todas as atividades na quinta-feira, dia 2 de março.

Trânsito

Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos das 13h da sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (2), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

Centros culturais

Durante os festejos de Momo, os centros culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados ao público devido à proximidade aos focos de folia. O Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, vai funcionar durante o carnaval das 5h às 19h.

Visitação ao Museu Cais do Sertão fica suspensa durante o carnaval e retoma na Quarta-feira de Cinzas (1º)


Cais do Sertão

O Cais Sertão não abrirá para visitação de sábado (25) a terça (28). O Cais volta a receber visitantes na Quarta-Feira de Cinzas (1º), a partir das 13h, e ficará aberto até às 17h. A entrada é gratuita para todos.

Centro de Artesanato

O Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Marco Zero do Recife, estará fechado durante todo o carnaval. O local abre novamente na quinta-feira (2), funcionando das 8h às 18h. Já o Centro de Artesanato de Bezerros das 8h Às 17h na sexta (24) e no sábado (25). No domingo (26), segunda (27), terça (28) e quarta (1º), o espaço funciona das 8h às 14h.

Compaz

O Compaz do Alto Santa Terezinha funciona nesta quinta-feira (23) até às 14h. Da sexta (24) à quarta (1º), a unidade estará fechada, voltando às atividades na quinta-feira (2). As bibliotecas municipais não funcionam no período do carnaval.

Escolas e creches públicas

As escolas e creches-escolas públicas não funcionam do sábado (25) à quarta-feira (1º), voltando normalmente na quinta-feira (2).

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas para o público durante o carnaval, com exceção da segunda-feira (27), dia de manutenção. No sábado (25), domingo (26), terça (28) e quarta (1º), o espaço funcionará das 9h às 15h30. Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada.

Upinhas, maternidades e policlínicas

Na segunda (27), terça (28) e quarta-feira (1º), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (2).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição durante 24 horas para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio do número 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

Assistência social

Todos os serviços da Assistência Social, como CRAS, CREAS e Bolsa Família, não funcionarão durante o carnaval, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira (2).

Atendimento à mulher no Recife

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar. O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, funcionará dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Já o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionará durante a folia

Portal G1

Os benefícios do Marketing Empresarial

2017 é um ano de boas novas para empresas de todos os setores. Depois de um ano de crise e com baixa nas vendas, 2017 marca a passagem para uma nova fase. Uma maneira de renovar as ações e modificar o cenário atual é investir em marketing promocional.

Buscando a manutenção do bom relacionamento com clientes, fornecedores e amigos, as empresas que utilizam o marketing promocional podem alcançar objetivos distintos para a construção e reformulação da marca, aumento das vendas e fidelização de novos clientes.

“Vi meu negócio voltar a crescer. Percebi que algumas das dificuldades que tínhamos começou a não existir. Busquei fazer campanhas de brindes e panfletagens em locais estratégicos” disse Érico Santos, presidente da Massa Já, empresa nacional de argamassa polimérica. 

Para Taylane Lima, empresária no ramo alimentício, foi difícil acreditar que mudanças simples e com poucos custos poderiam fazer tanta diferença. “É preciso pedir ajuda. Sou microempresária, percebi que se não agisse logo, a crise iria me derrubar. O marketing promocional me ajudou a criar novas percepções de ganhos” disse Taylane. 

Amábily Nunes, diretora presidente da Power Full, empresa de marketing promocional que atua em todo o território nacional, lembra que independentemente da crise, o consumidor-final continua no mesmo lugar. “Não podemos aceitar a situação econômica, é preciso ir de encontro às dificuldades. O marketing promocional viabiliza maneiras diversas para alcançar o sucesso.

Amábily ressalta que para escolher uma boa campanha de marketing é necessário seguir um passo a passo, tendo os objetivos sempre bem definidos. “Nos dias de hoje, as empresas têm um uma grande variedade de metas bem estabelecidas que podem ser alcançadas através do marketing”, comenta Amábily. 

Estimular a fidelização dos clientes, divulgar inovações e projetos sociais, se destacar no mercado, são alguns dos exemplos da consequência em se trabalhar o marketing promocional dentro e fora das empresas. “O público-alvo é o fator mais importante do planejamento e é para ele que todas as ações são pensadas”, destacou Amábily Nunes.

Atendimento da Celpe no Carnaval

Nos dias de Carnaval, as Lojas de Atendimento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estarão fechadas. As atividades de atendimento presencial retomadas a partir do meio da Quarta-Feira de Cinzas (28). Os clientes que precisarem solicitar serviços comerciais podem acessar a Agência Virtual pelo site www.celpe.com.br. O teleatendimento gratuito permanecerá disponível 24 horas por dia durante todo os dias de folia. Em casos de ocorrência no fornecimento de energia elétrica, basta ligar para o número 116.

A concessionária ressalta que as equipes de prontidão estarão trabalhando normalmente neste período. No caso de falta de energia ou solicitações de urgência, a Celpe solicita que o cliente tenha sempre à mão o número do contrato, para facilitar a identificação da ocorrência e possibilitar a localização exata da ocorrência.

Além do teleatendimento, a concessionária oferece outro serviço gratuito para comunicar falta de energia por meio de torpedos (SMS) via celular. Uma mensagem de texto pode ser enviada para o número 26560, informando apenas o número da conta contrato do imóvel disponível na conta de energia. A resposta da concessionária com o registro do protocolo e a informação sobre o prazo de atendimento da solicitação será enviada ao cliente em até três minutos.

Imprensa Celpe

Procuradora do DF em palestra no Recife

Na próxima quinta-feira (02), a Faculdade Estácio de Recife, através da coordenação dos cursos de Pós Graduação, realizará uma palestra com o tema “NEOCONSTITUCIONALISMO: uma análise crítica sob o enfoque da Judicialização da Política e do Ativismo Judiciário na contemporaneidade.” O evento, que será aberto ao público, será realizado no auditório da instituição, campus Abdias de Carvalho, às 19h.

Na ocasião, dois professores da casa farão parte da mesa, Sabrina Rocha e Bruno Cyreno, juntamente com os convidados palestrantes, Roberta Fragoso (Procuradora do Distrito Federal, mestre em direito e autora do livro “Ações: afirmativas à brasileira necessidade ou mito?”) e André Rosa (Doutor em Direito pela Universidade de Madri e Juiz de direito do TJPE).


Os interessados poderão se inscrever através o link


Serviço

Palestra: “NEOCONSTITUCIONALISMO: uma análise crítica sob o enfoque da Judicialização da Política e do Ativismo Judiciário na contemporaneidade.” 

Quando: Quinta-feira (02/03/2017), às 19h

Onde: Auditório do Campus Abdias de Carvalho da Faculdade Estácio do Recife

Ingresso: 1kg de alimento não perecível 

Urgente: Liminar determina punição a quem tentar obstruir serviço de segurança pública

O desembargador José Fernandes de Lemos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), atendeu a pedido da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e determinou, no início da noite desta quinta-feira (23), que esposas e parentes de líderes das associações de classe da PM e qualquer outra pessoa se abstenham de obstruir a saída e a movimentação de militares ou viaturas militares das unidades onde servem ou de locais onde se encontrem, sob pena de multa individual diária de R$ 10 mil.

O pedido foi apresentado à Justiça para evitar qualquer tentativa de que se repita em Pernambuco movimento similar ao ocorrido no Espírito Santo. A decisão é endereçada a Verônica Maria Souza da Silva, Jane Rodrigues da Silva Costa, Welline Gusmão Silva Barros, Natacha Xênia Nascimento da Silva, Pamela Porto e a “terceiros incertos e não sabidos”.

Na petição à Justiça, foram anexados vídeos e textos extraídos das redes sociais contendo ameaças à ordem pública. O desembargador determinou a intimação das rés, bem como de “quaisquer outros que se encontrem ou venham a se encontrar em local público perpetrando conduta proibida por força da presente tutela de urgência concedida”.

Também conferiu, ao oficial de justiça que venha a ser designado para o cumprimento da ordem de intimação dos réus, autoridade para “dar ordem de desobstrução oriunda da presente decisão, seja ela em frente de quartéis, corporações, viaturas, ruas, etc., tudo para que se tenha a almejada segurança e paz desejada pela sociedade neste carnaval e posteriormente, podendo o mesmo requisitar reforço policial (e, na sua impossibilidade, das Forças Armadas) para o fiel cumprimento de seu mister”.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Inscrições para o InovAtiva Brasil batem novo recorde

Maior programa de aceleração de startups do país, o InovAtiva Brasil recebeu número recorde de inscrições, encerradas na segunda-feira (20). Ao todo, 1.793 negócios inovadores vão concorrer a 300 vagas para receber capacitação em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com executivos por até cinco meses e conexão direta com potenciais investidores, clientes e parceiros.

A região com o maior número de inscrições foi a Sudeste (829), com 439 instaladas no estado de São Paulo. A região Sul teve 424 inscrições, seguida do Nordeste (313), Centro-Oeste (160) e Norte (67). A divulgação dos selecionados será feita no dia 20 de março, no site do InovAtiva Brasil (www.inovativabrasil.com.br).

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressalta a consolidação do programa em todos os estados brasileiros. "Isso mostra a força e a capilaridade do InovAtiva Brasil, além de evidenciar a democratização e a descentralização do acesso a mecanismos de inovação e tecnologia", afirma.

Para o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, o grande número de inscrições é sinal de que o programa vem trilhando um caminho de sucesso. “A cada ciclo, provamos a importância de conectar empreendedores com pouca técnica de mercado a mentores já preparados e capazes de orientar as melhores formas de se desenvolver planos de negócio", diz Souza.

Já Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, acredita que o InovAtiva se tornou referência como reflexo da sua repercussão no ecossistema de inovação brasileiro. "Oferecemos capacitação e mentoria de nível mundial para fazer com que as startups brasileiras estejam cada vez mais no cenário internacional. Assim, aumentamos a visibilidade do empreendedorismo brasileiro no mundo todo", conclui Carioni.

Agência Sebrae de Noticias

Mais de 2 mil casas em obras no Porto de Suape

Estão sendo construídas próximas ao Porto de Suape 2.620 casas do Conjunto Habitacional Governador Eduardo Campos, maior em execução do Estado. O empreendimento, fruto de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, vai beneficiar moradores de 27 comunidades que antes residiam em áreas de preservação ecológica e na zona industrial do Complexo Industrial Portuário de Suape. As primeiras 583 casas do habitacional serão entregues em junho deste ano. As demais unidades deverão ficar prontas durante o primeiro semestre de 2018.

O conjunto está sendo erguido em uma área de 97 hectares, sendo 27 hectares de área verde preservada. Os lotes possuem 125 m², com residências de 40,32 m², composta por sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e quintal. Os futuros moradores contarão ainda com equipamentos públicos de lazer, uma unidade básica de saúde, uma creche-escola padrão para 260 alunos e três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Suape - O porto pernambucano vem apresentando recordes sucessivos de movimentação ao longo dos últimos anos. Ao todo, foram 22,74 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2016. Em um comparativo da última década, o Porto pernambucano evoluiu 450% neste tipo de movimentação, passando de 2,8 milhões de toneladas (2005) para 15,4 milhões de toneladas de cargas transportadas entre os portos nacionais, em 2016.

Essa taxa de crescimento foi a maior entre os 10 maiores portos públicos do país, o que alavancou Suape para a 5ª posição no ranking nacional de movimentação geral de cargas. O que ocasionou também na sua permanência como líder na movimentação de cargas por cabotagem entre os portos públicos do País de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Aumento da formalização de atividades ligadas ao carnaval foi de 272%

A formalização de microempreendedores individuais (MEI) que atuam em atividades ligadas ao carnaval teve um incremento de 272%, nos últimos cinco anos. O número de formalizados passou de 33,8 mil, em 2011, para quase 126 mil no ano passado, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae.

Para fazer o levantamento, a instituição analisou o número de novos microempreendedores individuais em dez atividades, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. Entre os segmentos analisados estão o de aluguel de palcos, produção musical, tratamento de beleza, confecções de roupas e sapatos especiais e os ligados à alimentação.

“As escolas de sambas, os blocos e a própria prefeitura dão prioridade de contratação para quem tem um CNPJ. Com isso, a formalização se faz necessária para atender as demandas desses clientes durante e depois do carnaval”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A capital fluminense foi a que teve o maior incremento no período analisado. O número de formalizações cresceu 336%. Já o ritmo acelerado do samba paulista promoveu um crescimento de 286%.

Agência Sebrae de Notícias

Goiás: Polícia confirma 5 mortos e 35 feridos durante tiroteio em presídio

As polícias Civil e Militar confirmaram que cinco detentos morreram após um tiroteio na manhã desta quinta-feira (23) na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. A corporação contabilizou ainda 35 feridos durante a confusão. Parentes dos presos (foto) aguardam notícias.

A assessoria dos bombeiros destacou que a corporação levou seis feridos para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e um para o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Os outros que sofreram lesões foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para as mesmas unidades de saúde. Do total de feridos, oito têm estado de saúde considerado grave e 11 foram medicados e retornaram à POG.

Três dos mortos já foram identificados. São eles: Thiago César de Souza, conhecido como Thiago Topete, líder de uma quadrilha de tráfico de drogas, William Seixas Silva Barbosa e Alexandre Batista França. Os outros dois ainda aguardam reconhecimento.

Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos, não se trata de uma rebelião, mas sim um conflito entre os próprios detentos. "Foi uma briga entre as alas, mas a situação já está controlada. Não houve insatisfação dos presos, mas um confronto entre eles", disse.

Várias forças de segurança estão no local. O assessor de comunicação da PM de Goiás, tenente-coronel Ricardo Mendes, informou que a situação foi controlada e que não houve reféns. Ainda segundo ele, se envolveram presos das alas A, B, C, 310 e 320.

“A confusão começou entre duas facções rivais e foi contida pelo sistema de segurança pública. Nenhuma fuga foi registrada”, afirmou.

Ainda segundo Mendes, já foram encontradas duas armas nas vistorias feitas no presídio, no entanto, as vistorias continuam. Houve um princípio de incêndio no local, mas o militar destaca que “ainda é cedo para avaliar os prejuízos causados”.

Investigações - O delegado Gylson Mariano, assessor de imprensa da Polícia Civil, informou que a corporação deve investigar o que levou ao confronto entre os presos. “O Grupo de Investigação de Homicídios de Aparecida de Goiânia já está com equipes no local junto com a Polícia Técnico-Científica. Eles estão analisando a dinâmica, já que ainda não sabemos o que aconteceu que permitiu que presos de alas diferentes se encontrassem”, explicou.

Mariano destaca que a Polícia Civil também deve investigar como as armas encontradas com os presos entraram dentro do presídio. Vários ônibus cheios de detentos saíram do Complexo Prisional do final da tarde. As polícias Civil e Militar não informaram quantos presos estão sendo transferidos nem para onde eles estão sendo levados.

Portal G1

Policiais Civis aposentados poderão voltar a trabalhar

Foi assinado hoje(23/02) o decreto no. 44.146, autorizando que policiais civis aposentados voltem a exercer funções administrativas. Desta forma, os policiais que estão na ativa reforçarão as atividades fins da Polícia Civil, como as investigações de crimes. O governo do Estado acredita que a medida ajudará no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

O decreto prevê que os policiais civis aposentados possam desempenhar os cargos de comissário, agente e escrivão de polícia. Dentre as funções, os servidores poderão atender ao público dentro das delegacias, lavrar boletins de ocorrência, dentre outras atividades administrativas em geral. Até 800 servidores aposentados poderão ser chamados, após processo seletivo. O prazo para desempenhar as funções será de três anos, prorrogável por igual período. O decreto é regulamentado pela Lei Complementar no. 340, de 22 de dezembro de 2016.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Qual o futuro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife?

Vereadora mais votada nas eleições de 2016, a missionária Michele Collins (PP) presidiu a posse da nova legislatura da Câmara Municipal do Recife. Durante discurso, ela afirmou: “foi Deus que escolheu vocês”. Do plenário, vem um protesto: “foi o povo, vereadora!”. Era a voz do vereador Ivan Moraes (PSOL). Um pequeno episódio que expõe um bom resumo das propostas, e posturas, defendidas pelos dois mandatos que, em janeiro, manifestaram a intenção de presidir a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Casa José Mariano pelos próximos dois anos. 

Michele acaba de iniciar seu segundo mandato. É missionária da igreja Assembleia de Deus e tem atividade parlamentar marcada pela orientação da sua religião. Em seu primeiro ano de mandato, numa sessão do plenário da Câmara, a vereadora condenou a decisão do Conselho Nacional de Justiça que garantiu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo nos cartórios de todo o país. Na ocasião, disse que "homem com homem e mulher com mulher não é família" e que "está errada a mulher que, após conquistar seu direito e seu espaço, deixa de ser submissa ao homem". 

Ela se elegeu vereadora com uma campanha em que tinha especial destaque o apoio político de seu marido, o pastor, radialista, apresentador de televisão e – desde 2003 – deputado estadual Cleiton Collins. Nos seus primeiros anos como legisladora do Recife, Michele foi vice-presidenta e presidenta da comissão que, à época, era nomeada como de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor. Foi de sua autoria o relatório da comissão que recomendou a aprovação do projeto de lei 26/2016, elaborado pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), que pretende proibir nas escolas públicas municipais qualquer material didático que se refira à “ideologia” de gênero e à diversidade sexual. Dentre a atividade parlamentar mais recente da vereadora, destacam-se projetos de lei que impõem restrições ao material didático nas escolas – e que, praticamente, censuram iniciativas de educação sexual – e que autorizam a realização de convênios entre a Prefeitura e entidades religiosas para a execução de atividades diversas.

Já Ivan Moraes (foto) se elegeu vereador pela primeira vez em 2016 propondo um “mandato popular”, assumindo compromissos com a transparência e a participação social na atividade parlamentar que acaba de iniciar. Jornalista, identifica-se como militante dos direitos humanos há quinze anos. Atuou na área como integrante do Centro de Cultura Luiz Freire e conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos. No ano passado, esteve junto das mobilizações que reagiram à retirada das menções à identidade de gênero e à diversidade sexual do Plano Municipal de Educação pela Câmara e contra o mesmo projeto de lei 26/2016 aprovado por Michele Collins.

Foi justamente sua proximidade com a sociedade civil – participando de diversas articulações na defesa e promoção de direitos – que garantiu o esforço coletivo necessário para que, com uma campanha modesta, Ivan chegasse à Câmara Municipal nas últimas eleições. A possibilidade de que presidisse a CDHC fez com que 103 entidades sociais pernambucanas manifestassem apoio ao seu nome em carta entregue aos gabinetes da Casa em ato público realizado no fim de janeiro. A expectativa era de que sua atuação à frente da comissão ofertasse a possibilidade de que as vozes dos mais diversos segmentos da sociedade – e, principalmente, dos grupos mais vitimados pela discriminação e pela desigualdade social – encontrassem sua expressão na análise do mérito dos projetos da Câmara, com discussões pautadas pela pluralidade democrática em audiências públicas e aberta à contribuição no monitoramento das políticas da Prefeitura para a área dos Direitos Humanos.

Na ocasião da entrega da carta, o vereador Carlos Gueiros, atual vice-presidente da Câmara, declarou à imprensa que a presidência das comissões é definida nas negociações para a eleição da Mesa Diretora da Casa e que caberia ao presidente eleito, Eduardo Marques (PSB), cumprir com seus compromissos políticos. Desde seu primeiro mandato, Michele Collins (foto) é figura destacada da base aliada do governo de Geraldo Julio no Legislativo municipal. Em 9 de fevereiro, ela, Ivan e Davi Muniz (PEN) – nomeados membros efetivos da CDHC por Marques – votaram entre si para a presidência e vice-presidência da comissão. Michele e Davi trocam votos. Ivan, isolado, vota em si mesmo. Tudo ocorre sem a exposição de justificativas ou debate de propostas. A vereadora do PP é eleita presidenta da comissão e seu aliado assume como vice. Todo processo que definiu a condução da Comissão de Direitos Humanos da Câmara pelo próximo biênio dura menos de um minuto. Dias depois, alegando motivos pessoais, Davi Muniz renuncia à vice-presidência, que passa a ser ocupada por Ivan Moraes.

Num ano que se iniciou com disseminação de casos de feminicídio numa sociedade que perpetua a violência cotidiana contra mulheres e a população LGBTT, a discussão sobre o papel da Educação na mudança da cultura que naturaliza a ameaça à liberdade, aos direitos e às vidas das pessoas soa mais que urgente. E a moral de toda essa história continua a mesma. Mesmo com um nome representativo de suas pautas, a ampliação da mobilização dos movimentos continua sendo essencial para que elas possam se fazer valer e avancem no Legislativo do Recife. O que se faz monitorando suas atividades, exigindo, denunciando e ocupando todos espaços políticos, os do cotidiano e os institucionais.


Centro Sabiá

Passageiro reage a assalto a ônibus e mata suspeito

Uma tentativa de assalto a ônibus acabou com um suspeito morto no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta quinta-feira (23). 

De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na Avenida Ayrton Sena, quando um homem, após anunciar a investida, foi morto por um dos passageiros que estava no coletivo e reagiu. 

Ainda segundo a PM, o homem estava armado com uma faca ao anunciar a investida, em um veículo da empresa Borborema que fazia a linha Piedade. Um passageiro portava um revólver e agiu para impedir o crime. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local para recolher o corpo.

As investigações sobre o caso ficarão a cargo da força-tarefa que investiga casos de assalto a ônibus. O responsável será o delegado Joel Venâncio.

Portal G1

Igarassu: servidores recebem salários antecipados amanhã

A Prefeitura do Igarassu antecipou o pagamento de fevereiro de seus servidores efetivos, contratados e comissionados. Inicialmente, os proventos seriam pagos no último dia deste mês. Com a antecipação da Folha haverá uma disponibilidade melhor de recursos no carnaval do município melhorando a receita dos comerciantes que atuam na festa.

A gestão Mario Ricardo com organização e cuidado com o gasto público através de uma força tarefa entre as secretarias de Gestão de Pessoas e Finanças viabilizou o pagamento antes do carnaval. De acordo com o Prefeito Mário Ricardo, a liberação antecipada visa respeitar o servidor público e melhorar o planejamento econômico das famílias neste período de festa popular. “ A medida mostra que apesar da crise, as ações de austeridade implementadas pelo atual gestão está dando resultado, vamos fazer o carnaval e pagar os salários antecipadamente e com isso teremos um maior consumo na cidade, o folião vai brincar a folia com tranquilidade”, conclui Mario Ricardo.

Secretaria de Imprensa de Igarassu

Sem Teto acusam PMs de atirarem contra manifestantes

Na tarde de terça-feira, a dona de casa Vitória Regina Penna, de 19 anos, escutou o marido gritar no meio da rua: “corre que eles estão atirando”. Ela conta que tentou obedecer, mas sentiu uma pancada na nádega, acompanhada de um choque, seguido de muita dor. 

Depois veio outra pancada, as pernas falharam, e Vitória caiu. Cercada pela multidão que corria desorientada, em meio a berros e bombas, viu o sangue brotar da ferida na coxa. Ainda sem entender direito o que estava acontecendo, lembra que tentou pedir ajuda a uma viatura da Polícia Militar do Recife, mas foi ignorada. Acabou amparada pelos organizadores da manifestação que a colocaram em um carro e a levaram para o Hospital da Restauração, onde deu entrada às 16h50. Ali, foi informada de que tinha sido atingida por dois tiros.

Vitória não foi a única vítima da batalha campal que, na tarde desta terça-feira, tomou conta da avenida Agamenon Magalhães. Um dos principais corredores urbanos de Recife, a via foi tomada por uma confusão de bombas, gás lacrimogêneo e disparos de arma de fogo. Há relatos de uma segunda pessoa atingida por munição letal (ainda que não gravemente), e cerca 50 de feridos. Um deles segue internado, com hemorragia interna e costelas quebradas. Há vários relatos de fraturas. Uma das balas atingiu Vitória na perna, entrou e saiu. Outra atingiu a nádega, se alojou no osso da bacia e, segundo o médico, deverá ficar para sempre por ali, a não ser que o corpo expulse por conta própria.

A Secretaria de Defesa Social, responsável pela PM, disse que não se pronunciaria sobre o incidente e não confirmou o uso de munição letal. O hospital afirmou não poder passar informações sobre estado clínico de pacientes. Mas The Intercept Brasil teve acesso ao raio-x de Vitória – em que se vê claramente o projétil alojado – e à ficha de esclarecimento do hospital, onde, como diagnóstico provável, consta: “projétil de arma de fogo em coxa e nádega”.

O estopim da batalha ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Habitação. Segundo membros do MTST, a instituição desmarcou uma reunião sem aviso prévio, o que teria levado a um escalonamento da tensão. Já a secretaria se manifestou por nota, alegando que as reivindicações do movimento haviam sido recebidas, que o governo mantém um diálogo com os movimentos sociais, e que, mesmo assim, houve depredação do prédio por cerca de 200 manifestantes.

As negociações mais recentes entre o MTST e o governo de Pernambuco vinham se desenrolando desde de sábado, quando houve tentativa de remover 1.200 famílias da ocupação Carolina de Jesus, no bairro do Barro. Agora, diante da reação da Polícia Militar, que mantém um batalhão no mesmo prédio da Secretaria de Habitação, a tendência é que aumente a fervura.

Para o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, o que se viu em Pernambuco foi o caso mais grave de criminalização de movimentos sociais desde 2014, nas manifestações contra a Copa do Mundo do Rio. “Foi uma atrocidade, num nível muito grave, que a gente não via há algum tempo”, disse. Ainda segundo ele, contudo, a conduta da PM não chega a surpreender, pois faz parte de uma tentativa mais ampla, de desmobilizar as manifestações.

“Em regra, a criminalização dos movimentos sociais tem acontecido amplamente, com ações repressivas, e é reflexo de um governo que não constrói política para atender às demandas por direito social e por isso as trata como caso de polícia.”

Após o choque de terça-feira, dez pessoas foram presas. Elas passaram por uma audiência de custódia na tarde de quarta-feira, no Fórum de Recife, onde foram recebidas por centenas de manifestantes. Segundo o Tribunal de Justiça, elas responderão em liberdade pelos crimes de dano qualificado, resistência à prisão e formação de quadrilha.

Vitória não está entre os indiciados. Passou a noite no hospital e teve alta às 9h21 de quarta-feira. Ela diz que não tem ligação direta com o MTST e que havia ido ao ato na esperança de conseguir uma casa para viver com o marido e com as duas filhas – hoje ela mora com a sogra. A manifestação de terça-feira foi a primeira de que participou na vida. E provavelmente a última.

The Intercept Brasil

Por uma mídia sem violações de direitos!

Apenas no ano de 2015, emissoras de Rádio e TV promoveram 4.500 violações de direitos em seus programas, além de cometerem 15.761 infrações à leis brasileiras e desrespeitarem 1.962 vezes normas regulatórias da categoria, como o código de ética do jornalista. 

Os dados são resultado do programa de monitoramento das violações de direitos na mídia brasileira, realizado pela ANDI, Artigo 19, Procuradoria Federal dos Direitos Humanos e Intervozes, e refletem o contexto atual do país, pois com o crescimento do conservadorismo, cresceu também a disseminação de discursos autoritários e que atacam direitos humanos nos veículos de mídia, em especial, na TV, com a popularização dos chamados “programas policialescos”.

Em resposta ao descaso da mídia quanto aos direitos humanos, o Intervozes, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, realizou a campanha Mídia sem Violações de Direitos, com o objetivo de estimular o debate e a reflexão sobre o tipo de conteúdo que é veiculado na mídia.

No Recife, o lançamento da Campanha aconteceu na última quarta-feira (22), às 18h, na Universidade Católica de Pernambuco, e foi organizado pelo Intervozes em parceria com o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM), Observatório de Mídias da UFPE, Curso de Jornalismo da Unicap e Centro de Cultura Luiz Freire.

A mesa de lançamento, mediada pela jornalista Rosa Sampaio do CCLF/FOPECOM, foi composta por Ana Claudia Mielke, do Intervozes, pelo promotor de Direitos Humanos Maxwell Vignoli, por Edna Jatobá, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, pela coordenadora do curso de jornalismo da Unicap, Carla Patrícia e Patrícia Paixão, da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas, .

Para além do debate acerca das violações dentro dos programas e das emissoras, foi discutido também o papel do jornalista dentro deste cenário. Patrícia Paixão pontuou as violações que acontecem dentro das redações, onde jornalistas são coagidos à abordarem determinadas pautas ou têm suas matérias editadas ou alteradas por seus superiores, mostrando que certas violações já se tornaram parte do cotidiano da mídia hegemônica; foi complementada por Rosa Sampaio, jornalista do Centro de Cultura Luiz Freire, que enfatizou a importância dos jornalistas e veículos de comunicação seguirem o Código de Ética do Jornalista.

Centro de Cultura Luiz Freire