quinta-feira, 22 de abril de 2021

Pernambuco deve receber novas doses de vacinas nesta sexta-feira

 

Durante coletiva de imprensa online do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (22.04), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou a expectativa de recebimento, na manhã desta sexta-feira (23.04), de mais 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 28.400 da Coronavac/Butantan e 113.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Serão beneficiados com esses quantitativos os idosos a partir dos 60 e trabalhadores de força de segurança e salvamento, em ambas as doses; e trabalhadores de saúde (apenas 2º dose).

Sobre a nova remessa, o secretário ressaltou que em um planejamento anterior, Pernambuco deveria receber, apenas da Coronavac, em torno de 120 mil doses nesta semana, especificamente para a segunda aplicação. "Este é um fato que nos preocupa, e já solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde", frisou.

INFLUENZA - Além da vacinação contra a Covid-19, o secretário lembrou que está em curso a segunda semana da campanha contra a Influenza, outro vírus que provoca problemas respiratórios e pode levar à internação e ao óbito. "Por isso, a importância de buscar essa proteção, evitando adoecimentos e mais pressão no sistema de saúde", destacou. No momento, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, população indígenas de 6 meses a 8 anos, gestantes e puérperas.

Já foram aplicadas 98.469 doses da vacina contra a Influenza, o que representa 12% do total do insumo recebido. "Precisamos que a população procure os serviços para ser imunizada, e que os gestores municipais criem estratégias para que as vacinas cheguem às áreas de difícil acesso. A vacina é um direito e traz benefícios para toda a sociedade. Se protejam e nos ajudem a proteger nossas crianças”, disse Longo.

INDICADORES – Na análise de mais uma semana epidemiológica, o secretário estadual de Saúde ressaltou que, apesar da estabilidade alcançada, com leve viés de queda, Pernambuco continua com os indicadores da Covid-19 em patamares elevados, causando grande pressão sobre a rede de saúde. Até esta quinta (22.04), foram contabilizadas 3.218 pessoas internadas com o novo coronavírus nas redes pública e privada, sendo quase 2 mil em leitos de terapia intensiva.

O secretário também ressaltou, durante a análise, a importância das medidas restritivas e do apoio da população para Pernambuco superar a pandemia. “Como foi anunciado mais cedo pelo governador Paulo Câmara, o nosso comitê de enfrentamento decidiu manter as atuais restrições, com adequações mínimas, sem maiores avanços no Plano de Convivência. Reforço que, para que possamos ter menos medidas restritivas, menor pressão sobre a rede e menos vidas perdidas, é preciso que todos usem máscara, lavem as mãos e evitem as aglomerações. Nossas ações podem salvar vidas”, destacou.

NOVOS HORÁRIOS - A partir da próxima segunda-feira (26.04), o comércio dos bairros terá mais flexibilidade de funcionamento, desde que cumprido o limite de dez horas contínuas durante a semana, e de oito horas contínuas nos fins de semana. Na prática, as lojas desse perfil poderão abrir a partir das 8h, de segunda à sexta. As unidades que optarem por esse horário precisarão encerrar as atividades às 18h. Quem optar por abrir às 9h fechará às 19h. Já quem abrir às 10h terá que fechar às 20h. Nos fins de semana, o funcionamento poderá ocorrer até as 18h, mas só poderão funcionar até esse horário as lojas que abrirem às 10h. Portanto, quem abrir às 9h continuará encerrando a atividade às 17h, cumprindo o limite de oito horas de operação contínua.

A mudança de fim de semana também vale para escritórios corporativos, bares e restaurantes, que poderão escolher funcionar das 9h às 17h ou das 10h às 18h. Já para as academias, inclusive nas unidades localizadas dentro dos clubes sociais e esportivos, o funcionamento ganha uma hora no fim de semana e será estendido até as 18h, mantendo a abertura a partir das 5h. A medida também vale para igrejas.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, reforçou que o retorno do comércio de praia será exclusivamente de segunda à sexta, das 9 às 16h e continua proibido durante os fins de semana. “Precisamos fazer essa retomada de forma bastante cautelosa. Ontem, no feriado de Tiradentes, ainda vimos cenas de pessoas nas praias e parques praticando exercício sem o uso da máscara e aglomerando e não podemos permitir comportamentos desse tipo. Por isso que as atividades estão sendo retomadas de forma gradual, para que a gente observe o reflexo na saúde”, pontuou.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Ciranda de Retina e Cristalino mescla bailarinos de habilidades mistas

 

Originado para mostrar o processo de criação da Cia. Dança sem Fronteiras, que durante 15 meses trabalhou a maior parte do tempo a distância, o documentário espetáculo CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO estreia dia 27 de abril, terça-feira, às 20h, no canal do YouTube da Cia. Dança sem Fronteiras [youtube.com/DançasemFronteiras]. As apresentações virtuais gratuitas também acontecem nas redes sociais de vários equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

Com direção geral e concepção de Fernanda Amaral, CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO ganha o universo online com sessões dias 28 de abril, quarta-feira, às 14 e 19h, na Casa de Cultura Raul Seixas; 29 de abril, quinta-feira, às 14h e 19h, na Casa de Cultura do Butantã e 30 de abril e 1º e 2 de maio, de sexta-feira a domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Nos dias 1º e 2 de maio, sábado e domingo, às 16h30, haverá sessões com audiodescrição transmitidas pelo canal da Cia. no YouTube.

O documentário espetáculo intercala cenas elaboradas durante a execução do projeto Poéticas da Diversidade, contemplado pela 27ª Edição do Fomento à Dança, com depoimentos e vídeos desenvolvidos durante a pandemia. Em cena estão os bailarinos Ana Mesquita, Gabriel Domingues, Gustav Coubert, Lucinéia Felipe dos Santos, Maiara Roquetti e Rafael Barbosa, além da própria diretora Fernanda Amaral.

Mudança de olhares

CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO apresenta os temas da pesquisa de criação de espetáculo, assim como as vivências dos bailarinos da Cia. Dança sem Fronteiras e seus processos diários de mudanças e adaptações nestes tempos de afastamento social e encontros através de telas. “Durante 2020 inteiro e agora em 2021 nos encontramos semanalmente para pesquisar e desenvolver ações educacionais, além dos processos de criação do documentário espetáculo. O filme utiliza, por meio de uma dramaturgia poética, objetos cotidianos e com isso forma imagens e movimentações, que com sutiliza refletem sobre a mudança de olhares”, explica Fernanda Amaral.

A montagem de CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO traz entre outros os personagens Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho roda com grandes cílios e Iris e Corneia, dançarinas com duas faces, que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho.

Todos os intérpretes no começo estão isolados em espaços demarcados por desenhos de círculos feitos com giz no chão e a iluminação. Eles estão conectados por suas narrativas corporais, que as vezes se unem em uma só coreografia de diversos corpos afastados, mas que ao final do espetáculo mesmo a distância, são ligados por grandes elásticos em uma grande ciranda da memória.

Rodas, círculos e cirandas

Em CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO as composições coreográficas são cuidadosamente desenhadas com os corpos dos bailarinos e suas características únicas, juntamente com a trilha e a iluminação, que tem um papel fundamental no desenho das cenas, delimitando espaços e diálogos com movimentações diversas.

O elemento círculo, a roda que gira-gira e dá volta rodando na ciranda da memória lembrando o infinito, se tornaram poesia, movimento e canção, como diz a letra da ciranda composta por Fernanda Amaral e o músico Wagner Dias para o espetáculo: “Foca e descoca provoca um novo olhar em uma só virada” ... “do mundo que gira, gira e dá voltas lembrando da Ciranda sem fim.”

O documentário espetáculo também traz cenas do videodança Fronteiras da Memória. “Selecionamos imagens feitas por um drone da cidade vazia e com essas cenas fazemos algumas perguntas. Que olhar teremos? Será que nossa visão voltará? Será que ainda vamos focar, quando tudo virar só lembrança? Que memórias sobrarão? Serão alucinações? Serão ilusões?”, antecipa Fernanda Amaral.

Ninguém solta a mão do Povo Brasileiro [2]

 

O Centro Social da  Tenda de Umbanda Caboclo Flecheiro, de Olinda, está com suas atividades religiosas interrompidas devido à pandemia da covid 19. No entanto, a comunidade está sendo acolhida pela tenda, que tem o Babalorixá Pai Edson de Omulu à frente da casa. O pessoal está arrecadando alimentos para doar aos necessitados.

Quem puder doar recursos financeiros, pode depositar na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1138-X
Conta: 151113-0
TENDA CABOCLO FLECHEIRO
CNPJ: 24.811.686/0001-69


SEGURANÇA ALIMENTAR NA PANDEMIA: uma GIRA DE EMPATIA e um PADÊ de AÇÃO!

Nossa casa segue fechada para rituais públicos, mas nosso Centro Social e Biblioteca Comunitária mantém as portas e os braços abertos para o acolhimento, respeitando as medidas de segurança contra Covid, de nossa comunidade neste momento tão difícil para tantas famílias. E esse trabalho que faz chegar alimento e esperança em Águas Compridas e entorno, alcançando até Passarinho (Vila Bom Jesus) só é possível graças ao apoio de todo um XIRÊ de colaboradores. Sim, o Orixá se manifesta nas atitudes e posturas que assumimos perante o próximo! Lembrando que o racismo estrutural é pautado também nas desigualdades, e no que toca à segurança alimentar, já dizia Betinho: "Quem tem fome, tem pressa!".
CESTAS BÁSICAS DE MARÇO E ABRIL: TOTAL DE 80 (oitenta), sendo cerca de 300 pessoas beneficiadas.
Doações da CUFA, Rede de Mulheres de Terreiro, Ana Paula e Leocádio, com apoio logístico de Dr. Eduardo Araújo (Iadcrim).
Gratidão a todos, com votos de saúde e muito axé! Quem quiser também ajudar com doações em recurso, pode fazer em nossa conta institucional!


#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [63]

 


Yoko Farias Sugimoto mora em Jaboatão dos Guararapes - PE e sofreu um trágico acidente que a deixou tetraplégica, devido a uma lesão na medula espinhal. Tempos após o acidente, ela perdeu os pais e os avós e não tem mais familiares que cuidem dela. Sem emprego nem aposentadoria, ela vive atualmente de BPC (Beneficio de Prestação Continuada).

Além do beneficio, amigos sempre fazem doações, que ajudam no pagamento do seu plano de saúde. Agora ela está em uma campanha para a aquisição de um guincho de transferência, para facilitar sua locomoção e evitando úlceras de pressão na pele, as chamadas escaras.

O guincho para pessoas acamadas, também conhecido como elevador individual ou guincho de transferência, é um aparelho desenvolvido para auxiliar a transferência de pessoas com mobilidade reduzida por conta de doenças ou deficiências físicas, além de idosos e obesos. No caso de Yoko, ela tem a mobilidade totalmente reduzida e esse aparelho facilitaria totalmente a vida dela.

O link da Vakinha é esse aqui: http://vaka.me/174097

Governo de Pernambuco mantém medidas restritivas até 9 de maio

 

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (22.04), que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto. Por conta disso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado decidiu, em reunião realizada ontem (21.04), estender as atuais restrições contidas no Plano de Convivência até o dia 9 de maio, com alguns ajustes que passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (26).

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, detalhou Paulo Câmara.

Ainda de acordo com o governador, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará analisando diariamente os números da pandemia para avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio. “Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara”, finalizou.

Link para o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-oAlozfG6sE

Secretaria de lmprensa de Pernambuco